De 9 a 15 de novembro  de 2009
 Realização: 
 Instituto Goethe de  Curitiba
 Local: Cinemateca de  Curitiba
 Entrada franca
 Classificação 16  anos para todos os filmes
 Versão original em alemão  com legendas em português
 Um cronista se inspira  nos acontecimentos diários que o cercam para elaborar seu material.  Após a apreensão do cotidiano, o cronista dá aos fatos seu toque  particular, incluindo em sua narrativa elementos da ficção, fantasia  e imaginação. Isso é o que se poderá encontrar na mostra “Cineastas  Alemães como Cronistas”, uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba  com o Instituto Goethe. Na tela, a magia do cinema e da imagem aliada  às características do dia a dia não apenas na Alemanha, mas em todo  o mundo. 
 Dia 9,  às 16h:
 O  ÚLTIMO A SABER  (Jeder schweigt von etwas anderem)
 Direção: Marc Bauder, Dörte Franke,  color., 72 min., 2006 - Documentário 
 Quatro ex-prisioneiros  políticos da RDA (República Democrática Alemã), julgados a penas  de vários anos devido às suas posições declaradamente críticas  ao regime do SED (Partido Socialista Unitário da Alemanha), relatam  sobre suas experiências neste passado recente e nos dias atuais. Eles  e suas famílias não superaram até hoje o trauma do passado – e  afinal de contas, seus filhos não querem mais saber disso.
 Às 20h:
 IGREJA SÃO NICOLAU  (Nikolaikirche)
 Direção: Frank Beyer, colorido, 133  min., 1995 – filme de ficção/literário. Com Barbara Auer, Urich  Matthes e Annemone Haase-Wolf.
 Leipzig, 1987: Albert  Bacher, um oficial da polícia popular da RDA, respeitado e altamente  condecorado, morre vítima de um colapso circulatório durante um exercício  de tiro. Na Igreja de São Nicolau, o pastor Ohlbaum inicia seu sermão  com a pergunta: “Por que vós, governantes, sois tão obstinados?”  As autoridades estatais não tardam a enviar-lhe uma primeira advertência  e, no Ministério de Segurança do Estado, as pessoas se perguntam:  “Por que as coisas estão fugindo ao nosso controle?” Pela primeira  vez, a arquiteta, Astrid Protter, filha de Albert Bacher, deixa de participar  da demonstração oficial do 1o de maio e se recusa a assinar um documento  em seu local de trabalho, na administração municipal. Astrid se envolve,  com isso, em uma séria crise, que atinge inclusive ser irmão, que  é capitão da Segurança de Estado. Por fim, Astrid é expulsa do Partido  e corre o risco de perder o emprego. Sascha Bacher, irmão de Astrid,  tem uma namorada e solicita o consentimento dos seus superiores para  a sua relação. Quando a namorada é presa temporariamente por ser  membro de um grupo ecológico, Sascha rompe o relacionamento abruptamente.  Marianne, a viúva de Albert Bacher, recebe uma visita do ocidente.  Trata-se de Linus Bornowski, a quem ela amara no passado, antes de ele  desaparecer de repente. O Ministério de Segurança do Estado interfere  até nesse caso. O encontro de Linus e Marianne é escutado por Sascha.  Nesse ínterim, as orações pela paz na Igreja de São Nicolau atraem  um número cada vez maior de pessoas. Por maiores que sejam as represálias  das autoridades, elas não surtem efeito. No dia 9 de outubro de 1989,  os cidadãos de Leipzig conquistam uma vitória decisiva. O Chefe da  Segurança do Estado declara: “Contávamos com tudo, menos com velas  e orações!”
 Dia 10,  às 16h:
 DESPEDIDA DE ONTEM   (Abschied von gestern)  - 
 Direção: Alexander Kluge, p/b, 88 min.,  1966 – Ficção/ensaio. Com Alexandra Kluge, Günther Mack, Hans Brammer
 Uma jovem, Anita G.,  rouba um pulôver para se aquecer. Cumprida a pena, ela faz várias  tentativas de começar vida nova. Depois de uma fuga em ziguezague,  vai parar de novo na cadeia. Os nazistas tinham levado seus pais. Ela  vem do Leste. E agora passa frio no Oeste. Três Alemanhas. Prêmio  Especial do Júri do Festival de Veneza.
 Às 20h:
 O RELATÓRIO DE WILLI BUSCH  ( Der Willi-Busch-Report )
 Direção: Niklaus Schilling,  colorido, 129 min., 1979 – ficção.  Com Tilo Prückner, Dorothea  Moritz, Kornelia Boje
 Na cidade provinciana  de Friedheim, próximo à fronteira entre as duas Alemanhas, Willi  Busch e sua irmã editam um jornal local – o “Werra-Post”  – que sai apenas três vezes por semana, pois mal consegue sobreviver  à concorrência dos jornais sensacionalistas supraregionais. A circulação  cai sem cessar. Por isso mesmo, Willi executa seu trabalho de repórter  sem muita vontade, preferindo rodar sem destino, a toda velocidade,  com o seu Messerschmitt-Kabinenroller, ou divertir-se com sua amante,  a professora Rose-Marie Roth. Um dia, ele resolve tomar uma atitude.  Como nunca acontece nada em Friedheim, Willi decide encenar ocorrências.  Ele corta o fio dos fones das cabines telefônicas públicas, de modo  que, no dia seguinte, o “Werra-Post” pode publicar em sua primeira  página a manchete “Terrorismo telefônico em Friedheim”. Noticia  também sobre uma menina de cinco anos que prega a reunificação para  um rebanho de ovelhas no campo: “Milagre de Friedheim”. Esse artigo  desperta, inclusive, a atenção de Arno Rösler, um conhecido repórter  da imprensa marrom e ex-colega de escola de Willi, que vem para Friedheim.  Quando Rösler morre subitamente nos braços da amante em um quarto  de hotel, Willi Busch tem uma idéia genial: ele arrasta o cadáver  até a cerca da fronteira e declara no “Werra-Post” que Rösler  era espião. Seu plano funciona – a tiragem do jornal local volta  a aumentar. Porém, de repente, surgem na cidade umas figuras estranhas  dirigindo carros escuros e, daí em diante, Willi começa a tropeçar  em cadáveres.
 Dia 11,  às 16h:
 O DESESPERO DE VERONIKA VOSS   (Die Sehnsucht der Veronika Voss) 
 Direção: Rainer Werner Fassbinder,  p/b, 104 min., 1981 – ficção. Rosel Zech, Hilmar Thate, Cornelia  Froboess.
 Inspirado pelo destino  da estrela Sybille Schmitz do estúdio alemão da Ufa, Fassbinder narra  uma estória sombria do pós-guerra: a atriz Veronika Voss, viciada  em drogas, não consegue mais ter o mesmo sucesso que no passado. Ela  se desespera e, enquanto se ouve no rádio a benção de páscoa do  papa, ela comete suicídio. Neste segundo filme de sua trilogia sobre  os anos cinqüenta, Fassbinder utiliza de modo soberano os elementos  visuais do antigo melodrama dos estúdios da Ufa. 
 Às 20h:
 O CASAMENTO DE MARIA BRAUN   (Die Ehe der Maria Braun)
 Direção: Rainer Werner Fassbinder,  colorido, 120 min., 1978 – ficção.
 Uma estória dos anos  da reconstrução alemã após a 2a Guerra Mundial. Maria Braun consegue  ascender socialmente; porém, ela paga um preço pessoal alto demais  pela sua carreira. O primeiro filme da trilogia crítica e multifacetada  de Fassbinder sobre a RFA (República Federal da Alemanha) termina de  modo fatal - exatamente no momento em que os alemães ganham a Copa  do Mundo de Futebol de 1954.
 Dia 12,  às 16h:
 O CASAMENTO DE MARIA BRAUN   (Die Ehe der Maria Braun) - reprise
 Direção: Rainer Werner Fassbinder,  colorido, 120 min., 1978. Com Hanna Schygulla, Klaus Löwitsch, Ivan  Desny.
 Às 20h:
 O DESESPERO DE VERONIKA VOSS   (Die Sehnsucht der Veronika Voss) - reprise
 Direção: Rainer Werner Fassbinder,  p/b, 104 min., 1981
 Dia 13,  às 16h:
 O RELATÓRIO DE WILLI BUSCH  ( Der Willi-Busch-Report ) - reprise
 Direção: Niklaus Schilling, colorido,  129 min., 1979
 Às 20h:
 CÉU SEM ESTRELAS  (Himmel ohne Sterne) 
 Direção: Helmut Käutner, preto/branco,  109 min., 1955 – ficção. Com Erik Schumann, Eva Kotthaus, Georg Thomalla.
 A trágica história  de amor entre uma operária da Alemanha Oriental e um policial de fronteira  da Alemanha Ocidental, em 1952/53. Embora rodado na Alemanha Ocidental  nos tempos da Guerra Fria, em nenhum momento, este filme se coloca a  serviço da guerra, mas sim, tenta encontrar a humanidade para além  de qualquer ideologia.
 Dia 14,  às 16h:
 ADEUS LENIN!   (Good Bye Lenin) 
 Direção: Wolfgang Becker, colorido,  120 min., 2003 – ficção. Com Daniel Brühl, Katrin Saß, Chulpan  Khamatova.
 Berlim (leste), outono  de 1989: A mãe de Alex Kerner entra em estado de coma após sofrer  um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida.  No verão de 1990 ela recobra a consciência, porém o médico adverte  que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder  da mãe a extinção do Estado do SED (Partido Socialista Único). Ele  e seus amigos enganam a mulher enferma, fazendo parecer que a RDA ainda  existe. A ilusão funciona por um bom tempo, mas chega o momento em  que a verdade não poderá mais ser ocultada. Esta inteligente comédia  foi o filme alemão de maior sucesso no ano de 2003.
 Às 20h:
 O  ÚLTIMO A SABER  (Jeder schweigt von etwas anderem)  - reprise
 Direção: Marc Bauder, Dörte Franke,  color., 72 min., 2006 
 Dia 15,  às 16h:
 DESPEDIDA DE ONTEM  (Abschied von gestern) - reprise
 Direção: Alexander Kluge, p/b, 88 min.,  1966
 Às 20h:
 ADEUS LENIN!  (Good Bye Lenin) - reprise
 Direção: Wolfgang Becker, colorido,  120 min., 2003