quinta-feira, 10 de março de 2016
O amor de Mítia de Ivan Búnin
CAIXA CULTURAL PROMOVE OFICINA GRATUITA DE PROCESSO CRIATIVO E PALESTRA SOBRE ARTE E ANTROPOLOGIA
Picture e Tygers Of Pan Tang tem promoção de ingressos imperdível para encontro histórico em SP
É neste domingo (13/03) que acontece o encontro histórico entre as lendas do metal tradicional Picture (HOL) e Tygers of Pan Tang (UK), no palco do Carioca Club, em São Paulo. A produtora Radio & TV Corsário lançou exclusiva promoção “compre um ingresso e tenha direito a um acompanhante” com valor promocional.
São Paulo recebe, neste sábado (13/09), um dos encontros mais majestosos da história do metal tradicional. As bandas lendárias Picture e Tygers Of Pan Tang dividem o palco do Carioca Club, para uma memorável apresentação na capital paulista.
Para que todos os verdadeiros fãs da música pesada tenham a oportunidade de conferir esta aula, a produtora Rádio & TV Corsário lançou imperdível exclusiva promoção para esta imperdível performance.
Os ingressos estão à venda no sistema 2x1. Portanto, quem comprar um ingresso terá direito a levar um acompanhante na faixa. As entradas continuam à venda pelo site Clube do Ingresso (http://www.clubedoingresso.
Formado em 1972, o Picture vem ao Brasil pela segunda vez na carreira. Pete Lovell (voz), Andre Wullems (guitarra), Mike Ferguson (guitarra), Rien Vreugdenhil (baixo), Laurens Bakker (bateria) estão na estrada divulgando o álbum “Warhorse” (2012). Apesar de ter nove discos lançados, o grupo conquistou muitos fãs na década de 80 principalmente com os clássicos “Picture” (1980), “Heavy Metal Ears” (1981), “Diamond Dreamer” (1982) e “Eternal Dark” (1983).
Reconhecendo a importância do que estão prestes a protagonizar, o vocalista Pete Lovell enviou convite aos fãs emhttps://www.facebook.com/
Já o Tygers Of Pan Tang, um dos nomes mais importantes do seminal NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), movimento musical que começou em 1970 e catapultou grupos como Iron Maiden, Venom, Def Leppard, Saxon, Diamond Head, Raven, Avenger, Girlschool, Grim Reaper, Satan, Tank, e até hoje influencia diversas a bandas por todo mundo, finalmente fará apresentação de estreia no Brasil, após 38 anos de carreira.
Robb Weir (guitarra – único integrante da formação original), Micky Crystal (guitarra), Jacopo Meille (vocal), Gavin Gray (baixo) e Craig Ellis (bateria) celebrarão quase quatro décadas de história e o legado dos seus 11 registros fonográficos, com destaque para os clássicos “Wild Cat” (1980), “Spellbound” (1981), “Crazy Nights” (1981), “The Cage” (1982), além de promover o novo álbum “Ambush” (2012).
Formado em 1978, na pacata Whitley Bay, o Tygers Of Pan Tang começou a sua jornada tocando em clubes de operários e foram os primeiros a assinarem com a gravadora independente Neat Records. Somente depois a MCA deu-lhes uma oportunidade maior. Após vários singles, gravaram o debut álbum “Wild Cat” (1980), que atingiu a 18ª posição na Grã-Bretanha logo na primeira semana de lançamento. Apesar do hiato entre os anos de 1987 e 1999, os ingleses também ficaram famosos na época em que o guitarrista John Sykes (Thin Lizzy, Whitesnake e Blue Murder) fez parte do line-up.
O emocionante e histórico encontro entre as bandas Picture e Tygers Of Pan Tang são os seguintes:
10/03 – Teatro Odisséia – Rio de Janeiro
11/03 – John Bull – Curitiba
12/03 – Bar da Montanha – Limeira
13/03 – Carioca Club – São Paulo
Uma Possível História do Desenho é tema do programa Arte Papo na Fundação Ema Klabin
Desenho André Tavares
A Fundação Ema Gordon Klabin promove todos os meses encontros com conceituados artistas contemporâneos pelo Programa Arte-Papo.
Nesse sábado, 12 de março, às 11h, o artista plástico André Tavares discute uma das mídias mais difundidas no mundo, o desenho. Desde as marcas ancestrais, produzidas com as mãos e pigmentos minerais, passando pelos desenhos infantis, as anotações visuais, além do desenho artístico e suas diversas funções no sistema das artes – projeto, esboço e estudo.
Serviço:
Data: 12 de março- sábado
Arte Papo: André Tavares - Uma Possível História do Desenho
Horário: 11h
Entrada franca
Livre
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo
Fone: 11 3897-3232
|
REALITY SHOW DE DRAG QUEENS É TEMA DE FESTA NO SOVIET
Camerata Antiqua de Curitiba tem novidades na sua temporada 2016
A programação de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba este ano tem muitas novidades. Além de um repertório especial, regentes e solistas convidados, e novos locais de apresentações, a Camerata ganhou um reforço na divulgação, com a criação de um site exclusivo, a venda antecipada dos ingressos e a distribuição nas redes sociais de vídeos contendo informações sobre as obras musicais de cada concerto.
A temporada 2016, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, com patrocínio da Volvo, tem início com a execução do “Réquiem de Mozart”, nos dias 18 e 19 de março, na Capela Santa Maria, sob a regência do maestro belga Peter van Heyghen. Ao longo do ano serão mais de 60 apresentações da Camerata, Orquestra de Câmara de Curitiba e Coro da Camerata na Capela, em igrejas, escolas e hospitais. Também estão agendados concertos em outras cidades.
Divulgação – Com o propósito de chamar atenção para o repertório, as palestras que normalmente antecedem as apresentações, dando informações sobre as obras, seus autores e o contexto histórico das composições, agora serão gravadas e divulgadas antecipadamente nas redes sociais. As gravações, com especialistas como Osvaldo Colarusso, Marco Aurélio Koentopp, Flávio Stein e André Egg, entre outros também serão exibidas antes dos concertos. “A nova dinâmica permite que o público tenha uma fruição mais completa da obra musical”, afirma o presidente do ICAC, Marino Júnior.
Show "Caboclo", de Itaercio Rocha, abre projeto Brasis no Teatro do Paiol
Além de ser apelido do artista, Ita significa pedra em tupi-guarani. Não fosse o bastante, seu sobrenome é Rocha. E vale lembrar que nasceu na vila de Pedras, no município maranhense Humberto de Campos. Se por um lado essa tríade sólida sempre o acompanhará, por outro, Itaercio é flexível, apresentando inúmeros trabalhos, caminhando tranquilamente em diferentes áreas da arte.
É essa multiplicidade que estará no show Caboclo, em que ele apresenta 20 músicas, muitas delas inéditas, reunidas especialmente para a ocasião. A ideia é contar histórias – a dele e as que se relacionam com ele. Em textos e melodias, ele traz um pouco sobre o seu caboclo e suas muitas facetas.
Esse caboclo a que se refere é ele mesmo, o animador e um dos fundadores do Garibaldis e Sacis, bloco pré-carnavalesco que arrasta milhares de pessoas para a avenida e que mudou a cara do carnaval curitibano. É também o pesquisador de ritmos e sons do grupo Mundaréu. É o bonequeiro, o ator, o brincante de bumba boi, o estudioso das culturas populares.
No programa estão o samba, cacuriá, bumba boi, congada, maracatu, tambor de mina, aboio, Divino Espírito Santo do Maranhão e muito mais. "Quem manda na mata é caboclo. Caboclo é quem manda no mar. É caboclo, é caboclo. Caboclo se espalha no ar", antecipa uma das letras do espetáculo.
Os arranjos são coletivos, assinados pelo próprio Itaercio em parceria com Du Gomide – diretor musical do espetáculo –, além de Matheus Braga e Fred Pedrosa, a dupla de músicos que o acompanham no palco. A direção cênica de Rafael Camargo.
O show foi viabilizado por meio do Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba com o apoio do Restaurante Mezanino das Artes, Jacobina, Blog Tudo o que você (ou)vê e Nego Chico. A produção é da Santa Produção e Fineza Comunicação e Cultura.
Trajetória
Nascido no município com o maior bumba-meu-boi do Brasil, Humberto de Campos, no Maranhão, Itaercio Rocha já morou em Olinda (PE), São Luis (MA), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR) antes de parar definitivamente em Curitiba, no ano de 1996. O interesse pelas culturas populares vem de berço: desde pequeno, recebeu influências culturais da família, como seu pai, músico prático, que tocava nas procissões, nos bumbas-bois e nos bailes do interior; e sua mãe que fazia e regia a festa de coroação da Nossa Senhora e pastoris, além de participar de outras festividades religiosas.
É formado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, pelas Faculdades de Artes do Paraná (FAP) e é especialista em Estudos Contemporâneos em Dança, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Faculdade Angel Vianna (FAV).
Atuou e dirigiu espetáculos junto ao grupo Mundaréu, com o qual gravou vários álbuns. Em 2006 lançou seu primeiro disco solo e autoral, Chegadim. É autor do Livro/CDComo é bom festa junina III, em parceria com Mara Fontoura, com quem ainda escreveu o livro Como diz o ditado. Em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, o músico lançou os álbuns Cancioneiro popular (2009) e Encanto de brincar (2013).
Serviço:
Música: Itaercio Rocha – show Caboclo
Data: 11 de março, sexta-feira, 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia, conforme legislação)
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n
Pontos de venda (somente dinheiro): bilheteria do Paiol (terça a sexta, das 13h30 às 19h; sábado e domingo, das 15h até o horário do evento) e Restaurante Mezanino das Artes (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 805, segunda a sábado, das 11h30 às 23h)
quarta-feira, 9 de março de 2016
CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA SHOW INUSITADO: SAPATEADO, GUITARRA, BATERIA E TUBA
Fundação Ema Klabin promove curso gratuito de apreciação musical
Série Aula de Mestres propõe aproximar o público ao universo da música
por meio da escuta mais apurada dos diversos elementos que compõem a teoria e a percepção musical.
A Fundação Ema Klabin promove a série Aula de Mestres. O conjunto de quatro aulas, ministradas por Marco Prado, terá como tema “Apreciação Musical”, importante recurso para o desenvolvimento da escuta. A Série terá início em 17 de março, quinta-feira, das 19h30 às 21h30.
“O curso tem como eixo a teoria e a percepção musical. As aulas são destinadas para pessoas que podem ou não ter conhecimento prévio de teoria musical ", explica o músico, compositor e professor Marco Prado.
Para enriquecer os quatro encontros, os participantes terão material de apoio como textos, projeções de imagens, exibição de filmes e audição de gravações relacionados aos assuntos em discussão.
Marco Prado é professor, guitarrista e historiador. Formado e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado pela PUC-SP. Estudou Composição e Regência na UNESP e História da Cultura e Composição na Itália (Roma e Òstia Antiga).
Casa-museu
A Fundação Ema Klabin reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. O espaço mantém uma rica programação cultural com shows, oficinas, cursos , palestras, a maior parte com entrada franca.
Serviço:
Aula de Mestres:
17/03/2016 19h30 - Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música
14/04/2016 19h30 - Aspectos rítmicos e melódicos
19/05/2016 19h30 - Aspectos harmônicos e formais
16/06/2016 19h30 - Tecnologia transformação e manipulação do som.
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
Lotação: 30 - Indicação: 10 anos – não é necessário inscrição
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020
Fundação Ema Klabin expõe intervenção do artista Andrey Zignnatto
Lançamento Míriam Maria - Ramapor
Projeto "Som em Curta" leva vídeos-canções para a Cinemateca de Curitiba
No evento, serão exibidos 10 vídeos, sendo 5 clipes e 5 Making Off. Este é um registro, transformado numa série inédita, de novas composições, melodias e arranjos, capturadas com exclusividade e intimidade para seu público. O projeto tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Lei de Incentivo a Cultura.
Serviço:Lançamento “Som em Curta”
Data e Horário: 9 de Março de 2016, quinta-feira, às 19h.
Local: Cinemateca de Curitiba– Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.
Ingressos gratuitos.
FICHA TÉCNICA
Realização
Fuá Produções
Grupo Molungo
MolungoCaio Guimarães
Carlito Birolli
Cauê Menandro
Gui Handa
Luis Piazetta
Músicos convidadosAlexandre Rogoski
Conde Baltazar
Du Gomide
Gusta Proença
Iria Braga
Itaercio Rocha
Italossy Alexandro
Marc Olaf
Marcio Rosa
Roseane Santos
Rogéria Holtz
Sandro Guaraná
Sergio Coelho
Sergio Freire
Thiago Duarte
Coordenação de produçãoFuá Produções
Produção executivaAnalice Trindade
Assistência de produçãoLeticia Martins
Elaboração de projetoJulia Basso
Direção de vídeo Vinícius Nisi
Direção de fotografiaRosano Mauro Jr.
Direção de arte Levi Brandão
CâmeraFilipe Parolin
Renata Corrêa
Rosano Mauro Jr.
Vinícius Nisi
LoggerRenata Corrêa
Captação de áudioJoão Caserta
Assistente de captação de áudioRamon Fassina
EdiçãoVinícius Nisi
Guilherme Delamuta
ColorizaçãoRosano Mauro Jr.
Masterização e mixagemGramofone
FotografiaRenaclo Filho