sábado, 11 de fevereiro de 2012

O festim dos corvos - de George R. R. Martin


O festim dos corvos -
As crônicas de gelo e fogo 4
de George R. R. Martin


Páginas: 644


A segunda temporada de Guerra dos Tronos ainda não começou mas...
O QUARTO VOLUME DA SAGA ÉPICA AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO CHEGA ÀS LIVRARIAS


Uma reviravolta nos Sete Reinos! Traições, mortes, novos senhores, novas alianças, alguns velhos traidores e o anúncio de dragões vivos além-mar. Quem em Westeros pode ser confiável agora?

Ajudada por Mindinho, que tem outros planos para a garota que agora é a Senhora de Winterfell, Sansa finalmente conseguiu fugir do castelo em Porto Real ¿ já que Robb e Catelyn foram executados pelos Frey, e Bran e Rickon desapareceram. Arya está sozinha vagando pelas florestas de Westeros em busca do Castelo Preto e Branco. John Snow, agora comandante da Patrulha da Noite, precisa reestruturar a Muralha e os irmãos de negro e defender, ou não, os interesses do Rei Stannis Baratheon. Enquanto isso, os dragões avançam pelo mar...

O festim dos corvos anuncia o que se pode chamar de o fim da guerra e o início de uma busca infindável por repostas: Onde estão os Outros? Para onde fugiram os Selvagens? Quem matou Joffrey? Bran, Rickon e Catelyn estão realmente mortos? Até que ponto os laços de sangue salvarão os elos que mantém o Trono de Ferro erguido?

E o inverno está cada vez mais próximo, e pelos maus presságios, será avassalador.

Leia um trecho:

Open publication - Free publishing


LANÇAMENTO DA





VERDE VALE de URDA ALICE KLUEGER


VERDE VALE
de URDA ALICE KLUEGER

203 Páginas – 12ª edição –
indicado para todas as idades


Chega a sua decima segunda edição Verde Vale de URDA ALICE KLUEGER. Com o mesmo frescor de uma estréia este é um livro que com singeleza e sinceridade nos dá um perfil da colonização no sul do país. Ela é realmente uma "baita contadora de histórias".


Este livro é uma marca histórica: é a primeira vez que um livro de literatura, em Santa Catarina, atinge a décima - primeira edição. Sucesso absoluto desde a primeira edição, vejamos o que diz dele a poeta e jornalista Tânia Rodrigues:
“Urda escreve sobre gente. Fala de vida. De alegrias e sofrimento.De passado e de presente. Mas com o pé no futuro. Otimista. Otimismo é recorrente em Verde Vale. Ao contar a história da família Sonne, Urda Klueger vai revelando a vida na então Colônia Blumenau, com a precisão de um pintor realista e com a emoção de uma mãe que pari a primeira cria. Muito já se escreveu sobre a saga da imigração alemã no Vale do Itajaí. Mas creio que Verde Vale seja o único instrumento que consegue colocar o leitor no dia a dia de uma família alemã, que deixou a sua terra natal em busca de melhores condições para viver. Faz-nos abrir o coraçãopara compreender como e o quanto sofreu a gente de olhos claros.Dá pra sentir o peso do machado lanhando mata adentro. Dá pra se arrepiarcom a ameaça dos indígenas, que por sua vez também não compreendiam ainvasão que sofriam. E como não chorar com os imigrantes, saudosos dapátria que ficou distante ou alegrar-se como eles ao ver a terra arada, a mesa um pouco mais farta, a vida seguindo, mas com rumo certo? O futuro podia ser sonhado, enfim. Verde Vale é um livro cheio de vida. Em cada página, em cada detalhe, o sangue pulsa. Amores, paixões, medos, tragédias. A vida à margem de um grande rio. Feito ele, seguindo.”

UM LANÇAMENTO

Prova ABC: Só 42% em matemática e 56,1% em leitura alcançam índice

Prova ABC: Só 42% em matemática e 56,1% em leitura alcançam índice


Apenas 42,8% dos alunos que concluem o 3.º ano do ensino fundamental têm as habilidades em matemática esperadas para a série, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 7, pelo Movimento Todos Pela Educação. O nível dos estudantes foi medido pela Prova ABC, aplicada em 250 escolas de todo o País em 2011, avaliando o desempenho em escrita, leitura e matemática.

Para a escrita, 53,3% dos alunos tiveram desempenho considerado satisfatório, com base nas escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), metodologia do Ministério da Educação. Em relação à leitura, o índice de estudantes com as habilidades esperadas ficou em 56,1%. A Região Norte obteve o pior resultado em matemática, apenas 28,3% dos estudantes tiveram o resultado esperado para a série. O Sul conseguiu o melhor resultado na disciplina, com 55,7% dos alunos apresentando bom desempenho.

Em relação à redação, o Nordeste teve o desempenho mais baixo: só 30,3% dos estudantes apresentaram domínio da escrita de acordo com a série que cursavam. A Região também teve o menor percentual de alunos (42,5%) com habilidade de leitura satisfatória. O Sudeste é a Região com o melhor resultado para a prova de escrita (65,6%).

Na rede particular de ensino, o porcentual de alunos com bom resultado em matemática foi 74,3%, mais do dobro do verificado na rede pública, 32,6%. Na prova de redação, 80,7% dos estudantes do ensino privado tiveram desempenho satisfatório, contra o percentual de 44,3% verificado entre alunos das escolas públicas. Proporção semelhante foi apresentada na avaliação de leitura, em que 79% dos alunos da rede particular se saíram bem e apenas 48,6% dos estudantes do ensino público tiveram bom resultado. Um dos fatores apontados pela pesquisa para a diferença entre os alunos do ensino privado e o público é o acesso à educação pré-escolar. “Uma explicação para esse resultado é que a maior aprendizagem na rede privada está relacionada ao fato de seus alunos terem melhores condições sociais e econômicas e de terem cursado a pré-escola. Tais condições ajudam a explicar, mas não deveriam justificar tal diferença entre as redes”, ressalta o estudo.


do O Estado de S. Paulo - 07/02/2012

O Espaço Veredas-SP abre a exposição INCUBADORA#1


O Espaço Veredas-SP abre a exposição

INCUBADORA#1

dia 29 de fevereiro, às 19h



Mostra é resultante de um ano de trabalho do grupo

de pesquisa “Incubadora”, sob orientação e curadoria de Regina Johas.

Estarão expostos os trabalhos de

Eide Feldon, Elaine Pessoa, Gláucia Martelli e Juliana D Chohfi.







O ESPAÇO VEREDAS-SP apresenta a exposição INCUBADORA#1, que reúne os desdobramentos recentes da produção de Eide Feldon, Elaine Pessoa, Gláucia Martelli e Juliana D Chohfi. Esta mostra é resultante de um ano de trabalho do grupo de pesquisa Incubadora, sob orientação e curadoria de Regina Johas. A exposição abre, com vernissage, dia 29 de fevereiro e fica até o dia 17 de março no local.











Inaugurada em setembro de 2010, VEREDAS-SP propõe novos vetores e idéias em arte contemporânea. Conectada com o espírito de seu tempo, uma de suas principais propostas é promover artistas emergentes, trabalhando com mídias diversas e promovendo uma arte de ponta.



Dirigida por Elaine Pessoa e coordenada por Regina Johas, VEREDAS-SP possui um programa que inclui exposições, edições e projetos de intervenção em seu espaço, além de promover o diálogo crítico entre artistas, público e colecionadores abertos ao mercado da arte brasileira.



"A galeria abriga cursos e palestras e encontros com artistas, além de promover a produção jovem em seu projeto de intervenção no espaço chamado PAREDÃO VEREDAS".




VEREDAS - SP

Rua Lisboa 328

Pinheiros – São Paulo SP

CEP – Brasil

+ 55 11 3081-3505

www.atelierveredas.com.br



Horário de funcionamento:

Seg – Sex, das 14h30 às 18h

Curitiba tem carnaval para a terceira idade




Nesta terça-feira (14), tem baile dos idosos no Paraná Clube, das 14h às 17h. E quem for conferir a festa poderá aprender as marchinhas que o Rancho das Flores levará para a Avenida Cândido de Abreu, no dia 18 de fevereiro, a partir das 20h. O tema deste ano, “Avenida em Polvorosa”, é uma homenagem aos 40 anos do Teatro do Paiol e aos 30 anos de Oficina de Música de Curitiba.
O desfile do Rancho das Flores é aguardado com expectativa e prevê a participação de até 400 idosos que integram os grupos de convivência mantidos pela FAS – Fundação de Ação Social. Músicos conhecidos na cidade formam a banda que acompanha a apresentação.
Na época em que o Rancho foi criado, em 1989, possuía letra e músicas próprias, o que acabou por criar um gênero musical cadenciado, com grande riqueza melódica: a “marcha rancho”. O grupo apresentava tanto fantasias variadas ou criadas a partir de um único modelo. No início, as roupas eram criadas pelo estilista carioca Nei Souzah, com a participação dos idosos na confecção.
Desde 2006, o desfile do Rancho das Flores passou a ser de responsabilidade da Fundação Cultural Curitiba, organizadora do Carnaval de Rua de Curitiba. Atualmente, o responsável pelo trabalho de criação do figurino é selecionado por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba. Este ano, o escolhido foi o figurinista carnavalesco Áldice Lopes.
Dona Vanda Bondan, porta-bandeira do grupo, conta que está ansiosa, principalmente porque quer saber como será o seu vestido. A foliona de 72 anos diz que os responsáveis pela atração “sempre capricham nas fantasias”. Ela desfila há 12 anos e deseja ser vistas pelos filhos e netos na Avenida do Samba.
Tradicionalmente, o Rancho desfila e participa da abertura do Carnaval de Rua de Curitiba, desde 1990. A iniciativa integra o calendário anual de eventos direcionados à população idosa do município. Essa atividade aproveita a cultura de nosso povo para valorizar e reforçar a participação ativa dos idosos, unindo-os de forma lúdica.
As primeiras apresentações do Rancho foram realizadas em locais como o Parque Barigui, a Rua Barão de Antonina, o Colégio Tiradentes e o Circulo Militar de Curitiba.

Serviço:
Baile de Carnaval dos Idosos, organizado pela FAS – Fundação de Ação Social
Data e horário: dia 14 de fevereiro de 2012 (terça-feira), das 14h às 17h.
Local: Paraná Clube (Avenida Presidente Kennedy, 2.377 – Água Verde)
Ingresso: gratuito

Rancho das Flores no desfiles das escolas de samba
Local: Avenida Cândido de Abreu
Data: 18 de fevereiro de 2012 (sábado)
Horário: entrada do Rancho das Flores às 20h
Ingresso: gratuito

CASAL TPM - TEATRO - NO MÊS DE CARNAVAL




AGORA NO TEATRO SANTO AGOSTINHO!!!
AO LADO DO METRÔ VERGUEIRO

CASAL TPM




“Dois seres que enxergam o mundo de forma totalmente diversa, mas que não conseguem viver um sem o outro, enfrentam a rotina do casamento: o dia-a-dia, as traições, decepções, ciúmes, desconfianças, AS CRISES DE TPM - tudo o que desde os tempos das cavernas faz da relação homem-mulher uma bomba-relógio sempre prestes a explodir.”



COMÉDIA



A comédia, fala da relação de “amor e ódio” entre homens e mulheres. “Ele” e “Ela” são um casal com visões diferentes sobre o mundo. A história mostra um retrato bem-humorado do casamento, das traições, das decepções e da rotina de qualquer casal que briga, mas que não consegue viver um sem o outro. Grande sucesso de público no Rio de Janeiro e no Festival de Teatro de Curitiba.


A PROPOSTA

A Comédia “Casal TPM”, com texto de Paula Giannini e direção de Amauri Ernani faz um retrato bem humorado da relação de “amor e ódio” entre homens e mulheres.

Dois seres extremamente diferentes, que enxergam o mundo de uma forma totalmente diversa, mas que não conseguem viver um sem o outro.

O casamento, a rotina, o dia-a-dia, as traições, as decepções, as desconfianças, um retrato da “comédia diária” e da guerra eterna em que vive todo casal que se ama.

O público vai rir muito vendo retratado, no palco, suas próprias vidas: as brigas eternas de casal, as disputas do dia-a-dia, as mentiras, as frustrações sexuais, o romance, a cumplicidade, o ciúme. Tudo, que desde os tempos das cavernas vem transformando a relação homem-mulher em uma bomba-relógio prestes a explodir.

O ESPETÁCULO

“ELE e ELA” são um típico casal de classe média, com sua rotina diária, seus sonhos e ideais de felicidade.

ELA se divide entre a rotina de dona de casa e o trabalho. Extremamente vaidosa, tem medo de envelhecer, de parecer mais velha, de ser traída. Ciumenta, fareja possíveis traições do marido em meio a crises de depressão.

ELE ama futebol, detesta as rotinas de domingo na casa dos pais de ELA. Direto, impacienta-se facilmente, coleciona revistas e jornais que nunca lê, nunca sabe onde estão suas coisas e desespera-se ao pensar que ELA esconda ou jogue fora tudo que é seu.

Nesse eterno conflito de personalidades e expectativas quanto à felicidade, o casal tenta desesperadamente “salvar” seu casamento.

O espetáculo conta, ainda, com um divertido questionário, que a platéia poderá responder, apontando diferenças entre homens e mulheres, e, a ETERNA GUERRA DOS SEXOS .

O TEXTO sofre influência de cronistas e de experiências reais colhidas de entrevistas com casais sobre seu dia-a-dia.

A DIREÇÃO, de Amauri Ernani, optou por uma linguagem moderna, levando o público a um certo “estranhamento” das cenas do cotidiano, tendo como forte aliada a SONOPLASTIA, também assinada por Amauri, composta por músicas com temáticas relacionadas ao espetáculo.
O projeto de FIGURINO, do estilista Claudionor Cavalcanti, lança mão do traje de noivos estilizado, com toques versáteis que transformam as roupas, dando-lhes um toque que mescla informal e sofisticado.

A ILUMINAÇÃO, de Adriano Fabrício, empresta um certo tom onírico ao espetáculo, lançando mão de tons cor de rosa para pontuar as cenas.

O projeto de cenário e adereços, de Andreza Crocetti e Valffe Cavalcanti transporta os objetos do cotidiano para molduras nas paredes, fazendo uma alusão à fotografias do dia-a-dia.





A TRAMA

A peça é dividida em 8 quadros , além de um prólogo:

PRÓLOGO – Ciúme ao telefone – ELE recebe uma mensagem fonada e ela quase morre de ciúme.

A GOTA QUE FALTAVA – O casal está prestes a se separar e discute as diferenças entre homens e mulheres, do início do namoro à realidade do casamento.

O FUTEBOL – 1 mês de casados. Domingo, ELE quer ir ao futebol, ELA, almoçar na casa da mãe.

EU E O OUTRO – ELA faz de tudo para chamar a atenção do marido, que tenta desesperadamente assistir a um jogo na TV.

10 MINUTOS – 2 anos de casados. ELE tenta seduzir a mulher, enquanto esta, toda arrumada, prepara um jantar para receber visitas.

DEPRESSÃO – Ao chegar em casa, ELE depara-se com a mulher chorando convulsivamente frente a uma laranja: é uma crise de TPM: Quanto mais ELE tenta acalmá-la, mais enlouquecida ELA fica.

COMO UMA MACACA – 4 anos de casados. O casal brinda a seu 4º aniversário de casamento. O romance, pouco a pouco, transforma-se em uma grande discussão por causa das mazelas do dia-a-dia.

ONDE ESTÁ? – 6 anos de casados. No meio da noite, acordada por inacreditáveis roncos, ELA descobre que o marido não está usando a aliança.

POR UM FIO – 7 anos de casado. ELE vai dar uma volta, ELA, insegura, não o deixa sair, com perguntas intermináveis.

SÓ CAI QUEM VOA – O casal está frente a frente à encruzilhada final. Será que irão se separar? Os dois colocam na balança os 8 anos de casamento.





FICHA TÉCNICA

TEXTO – PAULA GIANNINI

DIREÇÃO – AMAURI ERNANI

ELENCO – PAULA GIANNINI
AMAURI ERNANI

PROJETO DE CENÁRIO – VAL CAVALCANTTI

PRODUÇÃO – PALCO CIA DE TEATRO

FIGURINO – VAL CAVALCANTTI

CENÁRIOS E ADEREÇOS - ANDREZA CROCETTI

ILUMINAÇÃO – ADRIANO FABRÍCIO

TRILHA SONORA – AMAURI ERNANI

DESING GRÁFICO – PAULA GIANNINI

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL EM OFF: ANDREZA CROCETTI - EDSON VANZO
















SERVIÇO


DE 07/01 a 25/03

Sábados 22 h – Domingos 20 h



TEATRO SANTO AGOSTINHO

RUA APENINOS, 118 – AO LADO DO METRÔ VERGUEIRO

Maiores Informações: (11) 82497839 – 23692280 – (41) 91988809



Ingressos- R$ 50 (sábados)

R$ 40 (domingos)



E-MAIL

contato@ehoradoshow.com.br

palcoproducoes@hotmail.com



Duração 1:15’ - Gênero: COMÉDIA

Classificação Etária: 12 ANOS

Retiro com Jagad Vicitra Prabhu


Retiro e Festival de Krishna no Paraíso dos Pândavas

com Jagad Vicitra Prabhu

programe suas férias para não perder este evento único e inédito


Duração: 5 dias

Datas: 1- 5 de agosto de 2012

O que é: Um retiro de profunda imersão na consciência de Krishna, dedicado ao estudo da atividades, ou lilas, de Krishna em Vrindávana com a presença especial de Jagad Vicitra Prabhu e a comemoração de Janmastami, o dia de aparecimento de Krishna.

Como Chegar: é fácil chegar aqui pegando nosso transfer do aeroporto de Brasília direto para nossa fazenda-retiro em Alto Paraíso-GO, como também dirigindo ou pegando um ônibus de Brasília.

Quanto Custa: Preços incluem pensão e programação completa à partir de 5xR$119 por pessoa para estadia em quartos muito aconchegantes e confortáveis.

Estaremos estudando todas as lilas de Krishna até Sua saída de Vrindávana para Mathura, sob o comando do querido e hábil contador de histórias transcendental, Jagad Vicitra Prabhu. E no sábado, dia 4, estaremos celebrando Janmastami, com um grande festival.

Faça sua reserva: ligue no (61) 9108 2009


Veja valores, opções de hospedagem e a programação completa aqui: http://www.pandavas.org.br/pag_comp/retiros/krishna.htm!


***

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal


Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal
Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, José
Manuel Resende e Maria Manuel Vieira (organizadores)


Coleção: FAE
2012. 449 p.

Os autores analisam a realidade contemporânea relativa ao papel da escola e da família na imposição da ordem cultural legítima, às novas configurações da relação família-escola, bem como às tendências recentes da pesquisa sobre os efeitos do estabelecimento de ensino na redução/manutenção das desigualdades sociais de escolarização. No que tange à juventude, os textos apresentam os debates sobre as relações entre juventude, cultura e ações coletivas, bem como sobre a diversidade juvenil, com ênfase na raça/etnia, gênero e sexualidade, finalizando com reflexões em torno das múltiplas ligações entre os jovens e o cotidiano escolar.

LANÇAMENTO DA

Macário, ou do drama romântico em Álvares de Azevedo de Andréa Sirihal Werkema


Macário, ou do drama romântico em Álvares de Azevedo
de Andréa Sirihal Werkema


Coleção: Origem
2012. 252 p.

Ao ocupar lugar destacado em nossa literatura, não só pela qualidade de vários de seus textos, como por sua postura antinacionalista em tempos de ufanismo e também por seu marcado pendor para o exame crítico dos fenômenos estéticos, Álvares de Azevedo parece ser o protótipo do intelectual romântico, que une ao recuo para dentro da subjetividade uma preocupação com os processos inerentes ao fazer poético. Este livro toma como objeto de análise uma de suas obras, Macário, peça-problema que tornou imperativa a criação de um sistema crítico que a ela se adaptasse, por questões metodológicas, valorativas e históricas, assim como por consideração à singularidade da obra deixada pelo jovem autor.

Esta tese propõe uma leitura do drama "Macário", de Álvares de Azevedo, como exemplar de um gênero problemático no quadro das formas literárias do Romantismo brasileiro. Para isso buscamos traçar um rápido panorama teórico de correntes críticas e experimentais do movimento romântico, localizando no drama romântico problemático uma das formas do questionamento do Romantismo frente aos gêneros literários clássicos, ou já estabelecidos pelo cânone. A leitura de "Macário" seria a base para uma reflexão acerca dos caminhos que o Romantismo brasileiro tomou, a partir da encruzilhada entre um nacionalismo literário quase obrigatório e uma preocupação com a sondagem estética, como formas viáveis de estabelecer uma autonomia cultural entre nós.

A AUTORA
ANDRÉA SIRIHAL WERKEMA é doutora em Literatura Brasileira pela UFMG, onde atua como professora e pesquisadora em Literatura Brasileira, com ênfase no século XIX. Bolsista da CAPES, desenvolve pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG.

LANÇAMENTO DA

Debates FPA no Fórum Social Temático 2012: preparando a intervenção na Rio+20


A Fundação Perseu Abramo promoveu quatro debates no Fórum Social Temático 2012, sediado no Rio Grande do Sul. Em oficinas e seminários realizados entre os dias 25 e 27 de janeiro, foram debatidas questões econômicas, políticas, sociais e ambientais que compõem o desenvolvimento das nações “emergentes”, como o Brasil e os demais países da América Latina.

Para saber mais leia as reportagens da FPA e das agências parceiras no FST 2012:


- FST 2012: Introduzir a dimensão política no debate da sustentabilidade, por Reiko Miura


- FST 2012: Defender os recursos naturais e incluir a agenda social no debate sobre sustentabilidade, por Reiko Miura

- FST 2012 - Rui Falcão: "Necessitamos de um novo paradigma de desenvolvimento no mundo" - Pronunciamento em atividade da Assembleia Legislativa

- FST 2012: Movimentos sociais convocam mobilização nacional para a Cúpula dos Povos – Declaração dos movimentos

- Samuel Pinheiro Guimarães: “Os ricos mais ricos e os pobres mais pobres”, por Martim Granovsky (Página 12/Agência Carta Maior)

- FST 2012: Boaventura vê capitalismo e suas sete ameaças, por Antonio Martins (Outras Palavras)

- FST 2012: Um novo projeto socialista é possível? - Entrevista com Tarso Genro por Marco Aurélio Weissheimer (Agência Carta Maior)

Programação de cinema da FCC - de 10 a 16/02/12

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 10 A 16 DE FEVEREIRO DE 2012

10 a 16 de fevereiro de 2012
Sessões: 15h45, 18h e 20h

Lançamento em Curitiba

LEITE E FERRO (BR, 2009 – 70’ – documentário. Direção de Claudia Priscila.
O documentário revela o dia a dia das prisioneiras de um Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP). Pelos depoimentos das detentas, o espectador entra em contato com realidades diferentes, mas com muitos pontos em comum, como aqueles relacionados a drogas, sexo, violência, criminalidade, relacionamentos e maternidade. Entre os personagens reais, a prisioneira Daluana, traficante desde os 10 anos de idade e hoje casada aos 40, revela detalhes de sua trajetória no mundo do crime e das prisões, detalhes também revelados por outras presas.
Classificação 12 anos
Ingresso pago: R$5,00 (inteira) – R$2,50 (meia) – R$1,00 (aos domingos)


Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Edital para participação em programas de música brasileira recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para participação nos programas Terça Brasileira e Domingo Onze e Meia, conforme edital publicado pelo ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura. As propostas, exclusivamente na área de música popular brasileira, devem ser inscritas até o dia 2 de março de 2012, mediante preenchimento de formulário disponível nos sites www.icac.org.br e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br e também no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.
Direcionado a pessoas físicas ou jurídicas, o edital aceita inscrições de grupos musicais formados a partir de duos com trabalhos comprovadamente reconhecidos pelo público ou pela crítica em determinado gênero musical. Para o programa Terça Brasileira também serão aceitas propostas de apresentação solo. Serão contemplados 21 projetos, sendo dez para o Domingo Onze e Meia e 11 para o Terça Brasileira.
O processo de seleção será composto por duas fases, sendo a primeira a de análise documental, seguida pela avaliação de mérito. As notas serão atribuídas por uma comissão formada por profissionais ligados à area musical. O resultado será divulgado exclusivamente nos sites do ICAC e da Fundação Cultural de Curitiba, no dia 12 de março próximo, e os espetáculos selecionados serão apresentados no período de maio a novembro de 2012, conforme agenda pré-estabelecida para cada programa.

Os programas – O programa Domingo Onze e Meia é uma série que surgiu em 1994 com o objetivo de proporcionar espaço permanente de divulgação para a produção musical dos artistas de Curitiba. A iniciativa permite que o público tenha acesso a espetáculos de qualidade, que mostram as diversas vertentes da música brasileira. Com entrada franca, as apresentações acontecem mensalmente nas manhãs de domingo, no palco da Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de MPB.
Criado em 1997, o programa Terça Brasileira visa divulgar a produção musical, tanto de músicos profissionais, professores e alunos do Conservatório de MPB, como de artistas convidados. Os shows acontecem nas noites de terça-feira, no Teatro do Paiol, e abordam os diversos gêneros e tendências musicais presentes na história da Música Popular Brasileira, como modinhas, regional de choro, bossa nova, jovem guarda, tropicália, música de raiz, grupos de samba, grupos de jazz e big bands.

Serviço:
Edital promovido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC com inscrições abertas até o dia 2 de março de 2012, para apresentações nas séries Terça Brasileira e Domingo Onze e Meia, ao longo deste ano.
Formulário de inscrição disponível nos sites do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC (www.icac.org.br) e da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br) e também no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66)
Informações pelo telefone (41) 3321-2855, com Bete Carlos

Estão abertas as inscrições para os cursos do 1º semestre de 2012 na Augôsto Augusta Cultural.


Literatura, cinema, música e filosofia com renomados professores:

Jorge Coli, Olgária Matos, Marco Antonio Guerra,

Irineu Franco Perpétuo, João Adolfo Hansen

Adma Muhana, Leon Kossovitch e Evando Carlos Jardim.



A partir de 1º de março de 2012







FILOSOFIA/CINEMA-ANÁLISE DOS FILMES

Profa. Olgária Matos



O MUNDO COMO ESPETÁCULO

Prof. Jorge Coli



LITERATURA BRASILEIRA

Prof. João Adolfo Hansen



DIVINA COMÉDIA

Prof. Adma Muhana



REFLEXÃO SOBRE HISTÓRIA DO DESENHO

Prof. Evandro Carlos Jardim



VICISSITUDES FIGURATIVAS DA EUROPA

Prof. Leon Kossovitch



HISTÓRIA DA ARTE

NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA

Prof. Marco Antônio Guerra



O ROMANTISMO GERMÂNICO

Prof. Irineu Franco Perpetuo



FURIA FRANCESE

Prof. Jorge Coli



ALGUNS ASTROS

Prof. Jorge Coli



A Augôsto Augusta Cultural é um espaço para pensar, discutir, aprender,

entender e viver a arte e suas manifestações. A cada semestre,

oferece cursos de quatro meses, aula e módulos breves,

sempre ministrados por pensadores com profundo

conhecimento do campo da filosofia e das artes.



Informações e reservas

Augôsto Augusta

www.augosto.com.br

Rua Augusta, 2161
tel. (11) 3082-1830

Agenda dos Cursos



VICISSITUDES FIGURATIVAS DA EUROPA

PROF. LEON KOSSOVITCH



1. As vertentes figurativas do Baixo Império, a leste e a oeste: a simetria, os afetos,

a imitação e os gêneros, relativamente à figuração greco-romana precedente.

2. Composição sintética e simétrica, em oposição à justaposição oriental.

3. A figuração bárbara: a diversidade celta e a germânica até o século VIII.

4. Os compromissos figurativos em Constantinopla e Aschen.

5. Ano Mil e a diversidade européia ocidental: o Magrebe e a Península Ibérica

em contraste com a Europa restante, na qual se inclui a Espanha setentrional.

6. A supressão da heterogeneidade figurativa na Europa ocidental no século XIII.



Início 07/03/2012 a 27/06/2012

4ªs. feiras das 17h00 às 19h00

R$ 310,00 por mês.



HISTÓRIA DA ARTE

NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA

Prof. Marco Antônio Guerra



O curso constará de quatro módulos. O primeiro abordará

a arte dos primórdios, a Antiguidade Oriental

e Clássica, a Idade Média e o Extremo Oriente. Serão estabelecidas

relações Histórico Sociais bem como estéticas na análise das

manifestações artísticas de cada período.



Início: 01/03/2012 até 28/06/2012.

5ªs. feiras das 10h30 às 12h00

R$ 310,00 por mês.



REFLEXÃO SOBRE HISTÓRIA DO DESENHO

PROF. EVANDRO CARLOS JARDIM



1 – Uma reflexão sobre história do desenho, técnicas e procedimentos no Ocidente.

2 – A prática do desenho como expressão gráfica: a anotação e o esboço como formas

de apreensão e representação, possíveis, de uma realidade, a organização da figura.

3 – O desenho e a cor. O avanço e o recuo da cor. A luz e a cor.

4 – Uma aproximação dos itens acima enumerados com o projeto e a produção pessoal de cada participante.



Início12/03/2012 a 25/06/2012

2ªs. feiras da 16h30 às 18h30

R$ 310,00 por mês



O ROMANTISMO GERMÂNICO

Prof. Irineu Franco Perpetuo



Do intimismodas canções de Schubert à grandiosidade das sinfonias

de Bruckner, passando pelo vigor de Mendelssohn, a imaginação visionária de Schumann,

o rigor de Brahms e a ousadia das óperas de Wagner, o curso aborda

as principais criações dos maiores compositores austro-alemães do século XIX.

Todas as aulas são ricamente ilustradas em DVD,

com gravações de renomados intérpretes do passado e do presente.



De 01/03/1012 a 28/06/2012

5ªs feiras das 14h30 as 16h30

R$ 310,00 por mês.



DIVINA COMÉDIA

Prof. Adma Muhana



O curso se propõe à leitura da Divina Comédia de Dante Alighieri,

com enfoque para a inserção da obra no mundo neolatino dos séculos XIII e XIV.

Procura-se, dessa maneira, analisar as concepções poéticas vigentes no período; a relação da obra

com a antiga latinidade, por um lado, e com as letras em línguas vulgares, por outro; o diálogo constante com o pensamento

filosófico, político e teológico contemporâneos; e, finalmente,

a temporalidade da obra em relação a seu passado, seu presente e o porvir.



De 07/03/2012 a 27/06/2012

4ªs.feiras das 10h30 às 12h30

R$ 310,00 por mês.



FURIA FRANCESE

Prof. Jorge Coli



A evolução da ópera no século XIX é incompreensível sem a presença

poderosa da música francesa. O Grand Opéra, gênero grandioso que se

desenvolve em Paris, torna-se determinante para os mais importantes

compositores. É sob essa influência que Verdi altera substancialmente

as concepções artísticas que até então vinham conduzindo suas obras:

de Lês vêpres siciliennes em diante, sua obra será marcada (muitas

vezes de maneira interrogativa e inquieta) pelas concepções estéticas

vindas da França. É assim com Un Ballo in Maschera e La Forza del

Destino, composições nas quais o elemento francês tem parte determinante.

Para compreendermos essa força francesa, analisaremos ainda duas obras

fundamentais: Lês Troyens, de Berlioz e o célebre Fausto, de Gounod.



De 06/03/2012 a 26/06/2012

3ªs.feiras das 14h15 às 16h15

R$ 310,00 por mês.



ALGUNS ASTROS

Prof. Jorge Coli



Visão da imagem masculina no cinema: modelos de beleza,

de comportamento, de sedução. De Rodolfo Valentino a Brad Pitt,

essa imagem variou, correspondendo a desejos e imperativos sociais.

A análise comparada dos filmes propostos permitirá compreender as

metamorfoses dessas encarnações.





De 06/03/2012 a 26/06/2012

3ªs.feiras das 14h15 as 16h15

R$ 310,00 por mês.



O MUNDO COMO ESPETÁCULO

Prof. Jorge Coli



“?Qué es la vida? Uma ilusion,

una sombra, uma ficción, escrevia Calderón de La Barca em 1636. no

seu “drama filosófico” La vida es sueño. A vida como aparência é uma

noção que penetra os comportamentos, o pensamento e as artes no

século XVII. A aparência e o espetáculo, os homens são atores. As artes

plásticas encarregar-se-ão de criar os mais esplêndidos cenários para o

prazer ilusório dos homens. É esse o tema de nosso curso, que

explorará as obras magníficas e suntuosas desse período.



De 06/03/2012 a 26/06/2012

3ªs.feiras das 16h30 às 18h30

R$ 310,00 por mês.



LITERATURA BRASILEIRA

Prof. João Adolfo Hansen



O curso propõe a leitura e o estudo de textos de quatro poetas modernos brasileiros,

Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Murilo

Mendes, João Cabral de Melo Neto, tratando de suas relações com a

chamada “tradição da poesia moderna”.



De 07/03/2012 a 27/06/2012

4ªs.feiras das 14h30 às 16h30

R$ 310,00 por mês.



FILOSOFIA/CINEMA-ANÁLISE DOS FILMES

Profa. Olgária Matos



O objetivo do curso é tratar da questão do tempo na contemporaneidade,

a partir da análise de filmes que tem por eixo diferentes experiências do tempo

e das relações entre Mito e História, necessidade e acaso, determinismo e liberdade.

Para tanto, serão centrais as categorias da filosofia de Walter Benjamin, em cujo pensamento

não se separam a história individual e a história coletiva, pois cada indivíduo é uma “História Universal”.



Parte I - Apresentação e análise dos seguintes filmes:

1. Crash, no Limite – Dir. Paul Haggis

2. Antes da Chuva – Dir.Menchevski

3. O Ano Passado em Marienbad - Dir.Alain Resnnais

4. Match Point – Dir. Woody Allen

5. A Grande Viagem – Dir. Ismael Ferrokhi

6. Closer – Dir. Mike Nichols

7. O que você faria em meu lugar – de Marcelo Piñero

8. O Estrangeiro – Visconti



De 12/03/2012 a 25/06/2012

2ªs feiras das 10h30 as 12h30 – R$ 310,00 por mês.

Estão abertas as inscrições para o Curso para Iniciantes do Teatro Escola Macunaíma








O curso para iniciantes do

Teatro Escola Macunaíma é voltado pra quem não tem experiência.

Através de aulas divertidas, onde não há nenhum constrangimento que cause inibição,

desenvolve-se uma aventura no mundo teatral.

- Formação de Atores.

- Mesmo que não pretenda ser profissional,

- sua dinâmica pessoal terá extraordinário impulso em todos os aspectos.

- Qualidade de vida – muitas experiências práticas.





Idade: Acima de 14 anos

Duração: 4 meses

Frequencia: 1 vez por semana

Valor: R$ 194,00 mensais

Em vários dias e horários a partir

de 9 de fevereiro de 2012



Inscrições e informações:

Macunaíma

www.macunaima.com.br



Unidade Barra Funda:

Rua Adolfo Gordo nº 238 – Campos Elíseos

Telefone: 3217 3400



Unidade Shopping Eldorado: 3º Piso

Telefone: 3814-8667



Unidade Alphaville:

Pça. Das Paineiras nº 82 – Centro Comercial

Telefone: 4208-3538

Sustentabilidade em hospital é tema de mostra no Memorial de Curitiba

O mezanino do Memorial de Curitiba abriga, de 9 de fevereiro a 4 de março, a exposição “Arte e Consumo”, resultado do projeto de mesmo nome, desenvolvido desde abril de 2011com crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe. Durante nove meses, foram ministradas oficinas com sete temas diferentes, que abordaram conceitos como sustentabilidade, consumo e cuidados com o meio ambiente. Agora, os melhores trabalhos são mostrados ao público.

As aulas, em linguagem lúdica, permitiram que os participantes tivessem contato com diversos movimentos artísticos, desde a arte rupestre indígena até a arte contemporânea. Apesar de trabalhar com algumas referências internacionais, o foco das oficinas esteve na arte brasileira, com artistas como Arthur Bispo do Rosário, José Datrino (o Profeta Gentileza), Vik Muniz, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Cícero Dias, entre outros.

O projeto “Arte e Consumo”, que integra as atividades do setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe com o objetivo de cooperar na recuperação dos pacientes, foi viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas Cassol, Gonvarri, Eternit, GESTAMP e Arval.

“O período de hospitalização de nossas crianças é um tempo propício para abrir a elas e a seus familiares a oportunidade de ter um momento de reflexão e debate. Utilizando elementos das artes visuais, da música e de outras formas de expressão artística compartilhamos questões e sonhos, dúvidas e expectativas sobre um mundo melhor, mais sensível e mais humano”, afirma Cláudio Teixeira, coordenador do setor de Educação e Cultura.

O conteúdo programático das oficinas esteve a cargo de Raquel Diniz, especialista em sustentabilidade, e de Ana Cristina Nadruz, artista plástica e historiadora de arte. Os oficineiros Ana Paula Lopes, Edde Eloísa Galvão de Camargo e Vinícius Souza de Azedo responderam pelo atendimento aos jovens participantes.

Hospital Pequeno PríncipeCom 390 leitos, sendo 62 de UTI, o hospital realiza aproximadamente 323 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações, 577 mil exames e 17 mil cirurgias ao ano. Cerca de 70% de sua capacidade de atendimento é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas crianças e adolescentes brasileiros recebem, gratuitamente, desde consultas ambulatoriais até tratamentos complexos, tais como transplantes de rim, fígado, coração e ossos, tratamento oncológico, ortopédico e cardíaco. O Hospital Pequeno Príncipe é o maior hospital de média e alta complexidade exclusivamente pediátrico do Brasil. É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos.

Serviço:

Exposição “Arte e Consumo”

Local: Mezanino do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Data: de 9 de fevereiro a 4 de março de 2012

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.

Entrada franca

Exposição marca os dez anos da morte do artista plástico cearense Zenon Barreto






Uma exposição marcará os dez anos da morte do artista plástico cearense Zenon Barreto. Denominada "Z.NON", a mostra será aberta no próximo sábado, 11, às 16 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108). Com entrada franca, a exposição ficará em cartaz até 18 de março deste ano (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

ZENON da Cunha Mendes BARRETO foi um pintor, desenhista, gravador, escultor, cenografista e ilustrador cearense, nascido em Sobral em 31 de dezembro de 1918 e falecido em Fortaleza em 18 de janeiro de 2002.

O artista chegou em Fortaleza e ingressou na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) em 1949. Participou e foi premiado em diversos eventos: Salão de Abril, Salão de Arte Moderna, Bienal Internacional de São Paulo, Panorama de Arte Atual Brasileira e Salão de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul, entre outros.

Zenon ministrou cursos de desenho, atuou como cenógrafo e figurinista em peças encenadas no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Em 1950, coordenou a restauração da Casa de José de Alencar, e publicou os álbuns "Dez Figuras do Nordeste", documentário com xilogravuras de arquétipos humanos nordestinos com poemas de cordelistas cearenses e prefácio de Câmara Cascudo, e "Ritos, Danças e Folguedos do Nordeste", documentário com xilogravuras prefaciado pelo poeta cearense Patativa do Assaré.

Possui obras no Museu Nacional de Belas Artes, Palácio da Abolição (Fortaleza), Paço Municipal de Fortaleza, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza, Embaixada do Brasil em Londres, e é co-autor do grande vitral do Instituto de Arte Contemporânea da Fundação Armando Álvares Penteado. Possui diversas esculturas em logradouros de Fortaleza, sendo a mais famosa a que retrata a figura de "Iracema", personagem do romance de José de Alencar, encravada na praia do mesmo nome.



O inventor de coisas (texto de Jacqueline Medeiros)

Nas mãos de Zenon Barreto, materiais aparentemente pesados, como cimento, ferro e latão, deram forma a figuras e a objetos nordestinos. A incorporação destes elementos está diretamente ligada às concepções de arte e realidade a partir da década de 1960 no Brasil. Nesta mostra onde predominam as obras denominadas "Homenagem ao artesão e ao trabalhador rural", Zenon desloca o sentido funcional das ferramentas de trabalho e cria possibilidades simbólicas abertas a uma pluralidade de leitura a serem escolhidos ou criadas pelo espectador.

As obras, pertencentes ao acervo do Banco do Nordeste, são oriundas da exposição de inauguração do espaço cultural do Banco, nas dependências do BNB Clube de Fortaleza em 23 de fevereiro de 1989. O título Z.NON faz referência a seu jeito crítico e irônico de encarar a vida. É uma alusão às pessoas que confudiam seu nome: zé (José)Non, o que Zenon prontamente assumiu no título de sua exposição em 1952.

Nas esculturas da mostra, Zenon se refere à realidade imediata do seu cotidiano, vivida entre sua fazenda no sertão de Caridade-CE e a capital Fortaleza. As ferramentas e objetos rurais estão deslocados de seus contextos usuais, eles passam a oscilar entre a condição de objeto real e a de elemento formal, compositivo e articulados entre si, sempre com a herança da abstração geométrica e construtiva. Pode-se dizer que a organização dos elementos segue, de certa forma, os ideais de racionalidade e do desenvolvimento da forma, herança da arte construtiva e concreta.

Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções e não como representações. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa. Não são pequenas as influências do construtivismo na América Latina, em geral, e no Brasil, em particular, no período após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Marcas da vanguarda russa podem ser observadas no movimento concreto de São Paulo, Grupo Ruptura, e no Rio de Janeiro, Grupo Frente. Contudo, a ruptura neoconcreta estabelecida com o manifesto de 1959 não afasta as influências do construtivismo russo na arte brasileira. A maior parte dos mais de cem artistas brasileiros da 5ª edição da Bienal de Arte de São Paulo, em 1959, tinha ligações com o abstracionismo, com grande número de concretistas e construtivistas, o que reflete a produção do País naquele momento. Zenon participou daquela Bienal de arte com obras geométricas e construtivas: os desenhos com nanquim "Hospedaria de Flagelados" e "Labirinteiras", ambos de 1959.

As ferramentas que tem a força de transformação da terra em alimento, tornam-se inúteis e nao têm mais serventia. Seria mais uma de suas posturas críticas diante do trabalho rural e a civilização global como um elemento problemático e contraditório da sociedade contemporânea? Zenon, além de artista, sempre foi um homem político, muito inquieto, criticando o ambiente cultural de Fortaleza. Poderia o artista estar propondo uma Critica social? Zenon vivenciava naqueles finais dos anos 1980 o universo da produção rural e as contradições de que o avanço cientifico e econômico global não ocorrem em concomitância com os avanços sociais, beneficiando todos os setores da sociedade. O que poderia ter mobilizado o artista em torno de uma arte que se coloca a serviço da vida do povo.

Zenon busca um cruzamento entre as formas regulares e geométricas e o aspecto bruto e cru dos objetos do sertão, considerando suas ressonâncias simbólicas. Uma postura crítica como lhe é peculiar, daí seu interesse pelos elementos locais, fugindo do universalismo e preocupando-se com o papel do indivíduo e da subjetividade.

AGENDA - PROGRAMAÇÃO CLP

:: Dia 10 | 6ª feira
Piano bar
10h - 19h

Masterclass de Oboé com Samuel Bastos

Entrada livre para ouvintes

Inscrições:

Executantes - 50 euros

Ouvintes - Entrada Gratuita

Auditório, 21h00

lançamento de "Escritos 4"

Horácio Bento de Gouveia 1950 - 1959

Investigação e recolha de textos por Maria de Fátima Gouveia Soares

Apresentação do Prof. Arnaldo Saraiva

Piano bar, 22h00

Concerto de Oboé e Piano

Samuel Bastos - Oboé

David Silva - Piano

obras dos compositores:

R.Schumann


Tiago Coimbra (1ª Audição Mundial)

...

Música nos Parques e Fora do Eixo no Parque Bacacheri




O programa Música nos Parques, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, leva ao Parque Bacacheri, às 15h30 deste domingo (12), o som do Trio do Trem. Na sequência, acontece a apresentação da cantora Vilma Ribeiro, dentro do projeto Fora do Eixo nos Parques, realizado pelo Coletivo Fora do Eixo Curitiba. A entrada é franca.
A sexta temporada do programa Música nos Parques, criado em 2006, continua até o próximo mês de abril, contemplando os diversos estilos e tendências musicais, com um total de 24 apresentações de 12 artistas e grupos artísticos selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura.
Em paralelo, se desenvolve o projeto Fora do Eixo nos Parques, iniciativa do Coletivo Fora do Eixo Curitiba, com o objetivo de abrir espaço aos novos talentos musicais da cidade. Os músicos que quiserem participar devem se inscrever pela internet, no endereço http://foradoeixocuritiba.tnb.art.br.

As atrações – Inspirado no humor de duplas como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, Alvarenga e Ranchinho, Jararaca e Ratinho, Jacó e Jacozinho, além dos contadores de “causos” Rolando Boldrin e Geraldinho, o Trio do Trem interpreta temas do cancioneiro caipira da primeira metade do século 20, em especial as canções de humor. Formado pelos músicos curitibanos Oswaldo Rios, Nélio Spréa e Junior Bier, o grupo exibe na bagagem uma história de dedicação à música caipira.
A cantora Vilma Ribeiro irá mostrar toda sua versatilidade, interpretando composições autorais e também releituras inusitadas, acompanhada por instrumentistas na formação com baixo acústico, bateria, teclado e guitarra. Vilma acaba de lançar seu primeiro EP, inspirada em nomes como Etta James, EllaFitzgerald, ElisRegina e Amy Winehouse.

Serviço:
Programa Música nos Parques (edição 2011 / 2012), da Fundação Cultural de Curitiba, com apresentação do Trio do Trem.
Projeto Fora do Eixo nos Parques, realizado pelo Coletivo Fora do Eixo Curitiba, com apresentação da cantora Vilma Ribeiro.
Data e horário: dia 12 de fevereiro de 2012 (domingo), às 15h30 no Parque Bacacheri (final da Rua Paulo Nadolny – Bacacheri – entradas pela Rua Canadá e Rua Rodrigo de Freitas).
Entrada franca

Presenteie no Dia Internacional da Mulher com livros


Confira a seleção da LeYa Brasil com sugestões para o Dia Internacional da Mulher, de biografias de grandes divas à livros de dieta, escolha o presente para as mulheres especiais em sua vida:

Biografias

Adele

Chega às livrarias a biografia “Adele” escrita por Chas Newkey-Burden, autor de diversas biografias de celebridades, entre elas a de Justin Bieber, Stephanie Meyer, Amy Winehouse e outras.

Ao longo das páginas, o autor explora a trajetória da menina que se apaixonou pela música ainda criança e na adolescência passou a escrever suas próprias canções, passando pelos shows que fazia para sua mãe em casa, a infância sem o pai, até o momento em que decidiu divulgar suas músicas no site My Space - decisão que mudou o rumo de sua vida.

Formato:14 x 21 cm

Páginas: 212

Preço: R$ 29,90

Piaf: uma vida

A voz doce e ao mesmo tempo imponente, a figura delicada e os vestidos pretos, tornaram inconfundíveis as performances da francesa Edith Piaf. Mas enquanto a voz ressoava no mundo inteiro, a imagem frágil do Pequeno Pardal camuflava um passado encoberto por tragédias.

Para revelar a vida por trás de um dos maiores ícones da França, a editora LeYa traz ao Brasil o livro “Piaf. Uma vida”, a biografia definitiva da cantora, escrita por Carolyn Burke.

Formato: 16x23cm

Páginas: 392

Preço: R$ 44, 90

Furacão Elis

Aos 11 anos Elis cantou pela primeira vez no programa Clube do Guri, na Rádio Farroupilha em Porto Alegre, e surpreendeu pela voz marcante e por cantar sorrindo com os olhos fechados. Nascia ali uma pequena estrela que se tornaria um cometa na musica brasileira. Aos 18 anos se mudou definitivamente para o Rio de Janeiro, na companhia do pai, e começou a fazer shows nas rádios da cidade e no Beco das Garrafas, reduto dos artistas cariocas da década de 1960. Mas foi somente em 1965, ao vencer o I Festival de Música Popular Brasileira na TV Excelsior com a muscia “Arrastão”, que Elis conquistou o Brasil.

Nas mais de 240 páginas de “Furacão Elis” - incluindo a discografia completa da cantora em ordem cronólogica –Regina Echeverria relata a trajetória não apenas da música e de uma das cantoras brasileiras mais populares dos últimos anos, mais de um país, que tinha na voz da Pimentinha um motivo para protestar.

Formato: 16 x 23 cm

Nº de páginas: 272

Preço: 39,90

O ano da leitura mágica

Quanto tempo pode se levar para ler, da primeira à última página, um dos intensos livros de Leo Tolstoy? Para Nina Sankovich, levou apenas um dia.

Depois de perder sua irmã mais velha para um câncer, Nina ficou desconsolada. Como os livros sempre mantiveram a família Sankovich unida, ela resolveu fazer uma promessa: durante um ano, leria um livro por dia. Essa é a história real que Nina revela no livro “O ano da leitura mágica.

Sem exceções em feriados, fins de semana e nem mesmo no Natal, Nina escolhia um livro, sempre procurando variar autores e temas, e tinha a missão de terminá-lo no mesmo dia em que começou. As 365 obras iam de Peter Ackroyd a Sarah Hall.

Páginas: 232

Formato: 16 x 23cm

Preço: 34,90

Romances

Coleção Hannah Howell

Hannah Howell é autora de mais de 20 romances, dentre eles, diversos best-sellers nos Estados Unidos. Seus livros combinam referências históricas, amor e aventura, ten¬do ganhado por duas vezes o Golden Leaf Award. A editora Lua de Papel lança o terceiro volume da saga da família Wherlock, iniciada pelo livro “A Vidente” e seguido por “A Sensitiva”, - já lançados no Brasil –a obra “A Intuitiva” de, uma história eletrizante que combina suspense e ro­mance até a última página.

Formato: 16 X 23 cm

Nºde páginas: 224

Preço: R$34,90 (cada)

Uma Duas

Depois de publicar Coluna Prestes – O Avesso da lenda, O olho da rua e A vida que ninguém vê – obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti 2007 –, Eliane Brum publicará pela LeYa Brasil seu aguardado primeiro livro de ficção, o romance intitulado Uma Duas.

Quais são os laços que unem mãe e filha? Que tipo de influência uma exerce uma sobre a outra? O romance de Eliane busca compreender essas questões. O leitor acostumado a clichês e eufemismos, porém, pode assustar-se com esse retrato expressionista de uma relação tão dramática quanto nauseante, tão surpreendente quanto peculiar.

Formato: 14 x 21cm

Nº de páginas: 176

Preço: R$34,90

Em casa com Nabokov

Quando Barb Barrett abandona seu casamento sem amor, não se dá conta de que perderá tudo: seu lar, sua segurança financeira e até os filhos amados. Beirando os quarenta, com a vida em frangalhos e sem amigos ou familiares a quem recorrer, Barb agora precisa descobrir o que significa contar consigo mesma.

Muda para uma casa que um dia foi de Vladimir Nabokov, autor da controversa obra-prima Lolita, e lá descobre um manuscrito que pode ser seu trabalho perdido. Surge aí um plano de negócios questionável que pode mudar a vida de Barb.

Formato: 16 x 23 cm

Nº de páginas: 320

Preço: R$39,90

Amigas da ioga

É no estúdio de ioga que as preocupações diárias são deixadas de lado, os colchonetes são abertos e o esforço físico promove bem-estar, renovação e cumplicidade. E nessa atmosfera que nasce a forte amizade entre Lee, Katherine, Graciele, Imani e Stephanie.

Em Los Angeles um professor de ioga é quase como um popstar. Enquanto muitos freqüentadores disputam vagas nas academias da moda com as celebridades do bem-estar, é no discreto estúdio Endedale Yoga, no afastado bairro de Silver Lake, que algumas mulheres preferem estar. E é lá que Lee usa suas habilidades e empatia extraordinárias para ajudar suas alunas, produzindo efeitos poderosos em suas vidas.

A editora Lua de Papel lança o romance “Amigas da ioga”, de Rain Mitchell, que conta uma história sobre os desafios de cinco mulheres, vivendo vidas totalmente diferentes, mas ao mesmo tempo ligadas pela forte amizade. Os diretos de adaptação deste livro já foram comprados pelos mesmos porudotres dos sucessos “O Diabo Veste Prada” e “Marley e eu”.

Formato: 16 x 23 cm

Nº de páginas: 256

Preço: R$29,90

O Pão da Amizade

Ao chegar em casa com a filha, Julia encontra um embrulho na porta da varanda com um bilhete não assinado:

“Espero que você goste”

Como um presente anônimo poderia mudar a vida de uma cidade inteira?

Julia Evarts perdeu alegria de viver após uma tragédia invadir sua família, destruindo a relação de amizade entre ela e a irmã. Mas numa certa tarde, Julia e sua filha Gracie encontram na varanda uma cesta com um pão, um pacote de farinha, uma receita. Começa ai uma poderosa corrente de amizade na pequena cidade de Avalon.

Formato: 16 x 23 cm

Nº de páginas: 392

Preço: R$34,90

A Noiva do tigre

Natália acaba de perder o avô, levado por uma morte misteriosa. A jovem médica recebe a notícia durante sua missão de paz na Península Balcânica, cenário das histórias que ele lhe contava. Mas Natália percebe que o mundo de fantasias criado por seu avô é muito mais real do que ela jamais poderia imaginar e sua missão de paz acaba se tornando uma jornada por pistas e respostas que a ajudem a desvendar o mistério da sua recente perda.

"A noiva do tigre" é o romance de estreia da jovem Téa Obreht e chega ao Brasil pela editora LeYa. Vencedor do Orange Prize 2011, o livro retrata temas como amor, perda e mitos através da sensibilidade do olhar da jovem Natália.
Páginas: 280

Formato: 16 x 23 cm

Preço: 34,90

A Promessa

Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.

Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma. Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida.

Formato: 14 x 21 cm

Nº de páginas: 288

Preço: R$24,90

Amor fora de hora

Uma mulher perde o marido. Um homem, sua mãe. Com a ausência dessas importantes referências em suas vidas, os dois têm dificuldade de seguir em frente. Por isso, quase todos os dias, os dois vão ao cemitério levar flores.

Em um lugar improvável também pode nascer um história de amor? O livro “Amor fora de hora”, da sueca Katarina Mazetti, que chega ao Brasil pela editora Lua de Papel, prova que a afirmação é verdadeira.

Desirée, uma amante da literatura, vive em um apartamento elegante, cercado de livros. Perdeu o marido cedo, e vai visitá-lo com suas melhores roupas, para honrar sua memória. Benny cuida sozinho da fazenda da família e mantém um estilo rústico, encoberto de sarcasmo. Os túmulos, que coincidentemente ficavam próximos, no início geravam trocas de olhares incômodas e desconfortáveis.

Porém, um sorriso espontâneo e recíproco, transforma os olhares, tornando-os cúmplices, e assim começa um intenso romance.

Formato:14 x 21cm

Páginas: 176

Preço: R$ 21,90

Herança de Maria

Maria é uma mulher forte. Nasceu menina humilde no interior do Paraná, virou dona de pensão, engravidou sem saber direito o que era parto, desafiou soldado da ditadura com tapa na cara para proteger o filho, viveu separada do marido na época em que isso era uma vergonha e tinha resposta para tudo.

Maria carrega no nome, tão forte quanto ela, o destino de ser memorável. Mas Maria, aos 80 anos, está em coma. As mãos fortes que batiam pilão um dia, no seguinte repousam imóveis sobre o peito dela. Esse é o ponto de partida do livro “Herança de Maria”, do premiado escritor Domingos Pellegrini, em sua obra de estreia na editora LeYa Brasil. Em seu novo romance, Domingos retrata a vida de uma das mais surpreendentes personagens de suas histórias: a própria mãe.

Formato: 14 x21 cm

Nº de páginas: 416

Preço: 44,90

Um coração cheio de estrela

Michel é um garoto órfão que nunca conheceu os pais. Ainda assim, ele é a criança mais feliz do orfanato municipal de Selonsville. Trata amigos e colegas como família e até o mal humorado diretor da instituição, como um avô. Ninguém entende tanta alegria. Mas é que Michel tem um segredo. A chave da sua felicidade está na amizade inseparável com Erin, que também como ele, vive no orfanato desde seus primeiros dias. Ela é sua família, mas em uma noite fria, ela dorme e não acorda mais.

É assim que começa a história do livro “Um coração cheio de estrelas – uma fábula sobre o poder ilimitado do amor”, dos autores espanhóis Alex Rovira e Francesc Miralles, que chega ao Brasil editado pela Lua de Papel, selo do grupo LeYa Brasil.

Formato: 14 x 21

Páginas: 112

Preço: 19,90

Caiu do céu

Rachel nunca poderia imaginar que o azul de seus olhos, a cor de seus cabelos e, principalmente, o tom claro da sua pele, pudessem causar tantos problemas. Mas ela estava enganada. Filha de uma dinamarquesa com um negro, Rachel foi a única sobrevivente de uma tragédia familiar. E ela não acreditava que algo pudesse ser pior do que isso.

A editora LeYa Brasil lança em fevereiro o premiado livro “Caiu do céu”, de Heidi W. Durrow, contemplado com o Prêmio Bellwether de melhor ficção sobre questões de justiça social.

Formato: 16x23 cm

Páginas: 280

Preço: R$ 34,90

O paraíso de Zahra

Teerã, junho de 2009 – Os iranianos marcham pelas ruas de sua capital em protesto pelas eleições presidenciais, os manifestantes exigem a contagem de votos. Bandeiras verdes hasteadas marcam a indignação do povo. Começam os tiros. Pessoas correm para todos os lados, muitos feridos. Neste cenário de caos, Zahra perde seu filho Mehdi, talvez para sempre.

A editora LeYa lança o aguardado “O Paraíso de Zahra” dos desenhistas iranianos Amir e Khalil, webcomic lançada em fevereiro de 2010 em 12 idiomas – incluindo inglês, árabe, persa e português. Os autores, que preferem não divulgar seus nomes por medo de represálias dos aiatolás, narram uma história forte, marcada pelo amor, pela perda e a luta por liberdade.

Formato: 16 X 23 cm

Nº de páginas: 272

Preço: R$ 39,90

Humor

Por que os homens preferem as divas

Cansada de ouvir as mesmas desculpas esfarrapadas dos homens? Você não sabe como segurar aquele gato que vive fugindo? Afinal o que há de errado com os homens? Ele não está tão a fim de você?

Então... Continue insistindo!

A LeYa Brasil lança o aguardado livro “Por que os homens preferem as Divas”, da über celebridade Miss Piggy. Mundialmente conhecida por seus filmes – campeões de bilheteria, seus musicais na Broadway e sua elegância e bom gosto, a queridinha da América resolveu reunir todo o seu conhecimento para ajudar as mulheres do mundo.

Uma patada com carinho

A editora Barba Negra lança “Uma patada com carinho”, da cartunista gaúcha Fabiane Bento Langona, ou melhor, a Chiquinha, como é conhecida no mundo das HQs. A autora de 27 anos é uma das poucas mulheres a encarar o ofício do humor gráfico no País.

A musa destas histórias é Elefoa, uma paquiderme exuberantemente rosada que ao lado das amigas Gisbelle (uma vaidosa girafa loura natural) e Janete (uma ursa com tendências sócio-ambientais), tenta suportar as agruras do universo feminino com a maior delicadeza e, porque não, hostilidade possíveis.

Formato: 14 x 18 cm

Nº de páginas: 128

Preço: R$ 34,90

Espiritualidade

Palavras de Poder

A obra Palavras de poder – volume Brasil e volume Mundo – traz as entrevistas que o escritor e jornalista Lauro Henriques Jr. fez com alguns dos principais nomes da espiritualidade e do autoconhecimento no Brasil e no mundo hoje, os quais há anos têm exercido enorme influência na vida de milhares de outras pessoas.

As conversas são apresentadas de forma profunda, reflexiva e, ao mesmo tempo, fácil de ler, buscando revelar a essência da sabedoria do interlocutor e como essa sabedoria pode ser colocada em prática por cada pessoa nos mais variados campos de sua vida cotidiana, como os relacionamentos afetivos, a família e a carreira. Mais que pensamentos, o que se encontra em Palavras de poder são “caminhos, novas possibilidades de ser e de se colocar no mundo”.

Formato: 14 x 21 cm

Nº de páginas: 256

Preço: R$ 29,90

As chaves da perseverança

Nós temos a tendência de recorrer a Deus apenas quando passamos por um momento difícil e de provação em nossas vidas. Deus se torna um fazedor de milagres. Será que somos honestos e munidos de fé quando clamamos por sua ajuda ou quando achamos que nos abandonou e nos está castigando quando algo não vai bem?

No livro As Chaves da Perseverança - Nas palavras de Cristo, respostas para todos os momentos da vida!, da Editora Lua de Papel, o Padre Juarez de Castro mostra que não é bem assim - “passamos a exigir de Deus as coisas segundo o nosso tempo e a nossa vontade e, então, invertemos a relação. Que muitas vezes, ao invés de servimos a Deus, é Ele que passa a nos servir”.

Nº de págs.: 156

Preço: R$ 19,90

As mais belas orações para falar com Deus

Nós oramos quando acreditamos que não temos clareza para resolver um problema sozinhos, quando nos sentimos fracos diante das aflições. Ao rezar com o coração, nos despimos do orgulho e nos colocamos diante Daquele que pode nos atender. Ao pedir, estendemos nossas mãos, reconhecendo nosso tamanho diante de Deus. É com este espírito que o Padre Juarez de Castro preparou este livro.

Nº de págs.: 72

Preço: R$ 25,90

Saúde

A Dieta dos países magros

Que tal fazer uma dieta bem variada e conhecer pratos de vários países do mundo?

Harley Pasternak esteve nos países mais magros do mundo e mostra por que cada um deles tem os melhores índices de saúde do planeta, e isto inclui, além dos alimentos e receitas, os hábitos mais saudáveis que você pode incorporar em seu dia a dia.

Formato: 16x23

Preço R$ 34,90

Páginas 304

Dieta do Metabolismo

Em simples palavras, metabolismo é a capacidade do organismo de acumular ou queimar gorduras. Ele retém quando está “lento”, o que é provocado por vários fatores, dentre eles um problema hormonal, como hipotireoidismo, ou por uma dieta de restrição de alimentos.

Então, o ato de comer menos, ainda que você se exercite, não é uma fórmula para perder peso.

Quando uma pessoa “fecha a boca”, acaba perdendo peso nos primeiros dias. Se a redução de alimento continua, o organismo se prepara para manter as funções com o mínimo de gasto calórico. Então não adianta “parar de comer” ou aumentar os exercícios.

Liberte-se da fome emocional

Será que usamos a comida para preencher lacunas em nossas vidas? E quantas vezes temos plena consciência desse ato e mesmo assim o fazemos? Em “Liberte-se da fome emocional”, Geneen Roth explica de maneira eficaz como é possível vencer este dilema cotidiano.

Usando técnicas simples, desenvolvidas pela autora em seus renomados seminários, o livro apresenta uma série de conselhos práticos para aprender e reconhecer os sinais da fome emocional, como se concentrar durante as refeições, o momento para parar de comer, como conhecer melhor seus hábitos alimentares e até mesmo dicas para lidar com a pressão familiar e social.

Formato: 14 x 21 cm

Nº de Páginas: 256

Preço: R$29,90

Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes

Alho, levedura de cerveja, ioga, banhos frios de manhã, canja de galinha. Esses ingredientes separados são apenas alguns dos que fazem parte da rotina de pessoas que nunca adoecem.

Mas esses não são os únicos truques das pessoas chamadas de supersaudáveis. E a editora Lua de Papel se propõe a revelar esses e muitos outros no livro “Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes”, do renomado jornalista Gene Stone.

No livro, o autor mostra 25 histórias reais de pessoas que mantêm uma saúde excelente. Os hábitos de cada uma foram cientificamente comprovados através de pesquisas e são apresentados neste livro.

Formato: Brochura

Nº de páginas: 214

Preço: 19,90

Autoajuda

Como dar um gás no seu relacionamento

Um relacionamento baseado em carinho, amor e respeito também pode ter os seus problemas, mas só as mulheres sabem que convencer os homens a trabalhar a relação é uma missão praticamente impossível. Quando as mulheres reclamam, muitos acham que estão exagerando. Discutir a relação é normalmente uma tortura para os homens. Terapia, eles não topam. Mas e se, sem eles desconfiarem, as mulheres conseguissem transformar os homens das suas vidas nos homens dos seus sonhos?

A editora Lua de Papel, selo do grupo LeYa, lança em fevereiro o livro “Como dar um gás seu relacionamento”, um guia para ajudar os casais a manter a harmonia contínua na relação, escrito por Trina Dolenz, a famosa terapeuta de casais do reality show “Tool Academy”.

Formato: 16x23

Páginas: 240

Preço: R$ 29,90

Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado

E se alguém dissesse que mentir pode ser uma característica positiva da infância? Ou que discutir na frente dos filhos pode ser útil em sua formação e que elogiar uma criança pode levá-la ao fracasso?

Os jornalistas americanos Po Bronson e Ashley Merryman vasculharam as mais recentes pesquisas no campo do desenvolvimento infantil para escrever “Os 10 erros mais comuns na educação de crianças – por que tudo o que acreditávamos está errado”, que chega ao Brasil em março, editado pela Lua de Papel.

Formato: 16 x 23 cm

Páginas: 230

Preço: 29,90