sábado, 15 de agosto de 2009

PARAGUAI EM DOCUMENTÁRIO

De 18 a 20 de agosto de 2009

Realização

Consulado Geral da República do Paraguai

Cinemateca de Curitiba

Entrada franca

Versão original em espanhol


Dia 18, às 20h:

OGWA, MEMÓRIA DE UM POVO – Ogwa, Memoria de un pueblo (Paraguai/França, 2006 – 26’) Direção de Ricardo Alvarez.

Documentário sobre o artista paraguaio Ogwa, que fala de suas origens indígenas através da pintura, sobre os mitos e rituais de sua cultura. Classificação livre

OS PARAGUAIOS - Los Paraguayos (Paraguai/Brasil, 2006 – 54’). Direção e roteiro de Marcelo Martinessi.

Documentário. Um grupo de paraguaios foi selecionado para contar através de seu cotidiano, suas opiniões e suas vivências, os marcos centrais que formaram a identidade de seu país. Classificação livre.

Dia 19, às 20h:

OGWA, MEMÓRIA DE UM POVO – Ogwa, Memoria de un pueblo - reprise

MEMÓRIAS DE DANÇA - Memorias de danza – las precursoras (Paraguai, 2008 – 68’). Direção de Juana Miranda.

Documentário que narra a história das primeiras mestras de dança clássica e contemporânea do Paraguai. Classificação livre

Dia 20, às 20h:

OGWA, MEMÓRIA DE UM POVO – Ogwa, Memoria de un pueblo - reprise

OS PARAGUAIOS - Los Paraguayos - reprise

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

De 17 a 20 de agosto de 2009

CINEMATECA - Sala Groff Rua Carlos Cavalcanti nº 1.174 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3252 (diariamente, das 14h30 às 21h) – Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br

Paraguai em Documentários

De 18 a 20

Sessão às 20h – entrada franca


PROGRAMAÇÃO

De 17 a 20 de agosto de 2009

CINE LUZ Rua XV de Novembro, nº 822 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3261 (diariamente, das 14h30 às 21h). Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br

O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES (BR, 2009 – 82’). Animação. Direção de Rafael Ribas e Walbercy Ribas. Elenco de vozes: Jonas Melo, Marcos Tumura, Júlia Duarte, Bel Garcia. O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika. Classificação livre.

Sessão às 15h

OS DESAFINADOS (BR, 2008 – 139’). Direção de Walter Lima Jr. Com Rodrigo Santoro, Claudia Abreu, Selton Mello. Cinco amigos que formam a banda Rio Bossa Cinco e buscam o sucesso, alimentando o sonho de tocar no Carnegie Hall, a célebre sala de concertos de Nova York que detonou o sucesso internacional de Tom Jobim e da Bossa Nova, desembarcam em Manhattan e lá encontram uma musa, filha de brasileira com americano, que voltará com eles ao Brasil ditatorial. Além de tocar flauta e clarineta, ela vai se tornar a chave para o florescimento pessoal dos rapazes. Classificação 12 anos

Sessões às 16h40 e 19h15

Novos Caminhos da Gestão Pública


Novos Caminhos da Gestão Pública
de Paulo Cesar Medeiros e Evelyn Levy

com Luiz Carlos Bresser-Pereira, Francisco Longo e outros


Número de Páginas: 168

A mídia nos bombardeia diariamente com notícias que colocam a administração pública em xeque. Entre elas destacam-se, por exemplo, a violência urbana e corrupção de políticos. Embora pareça incoerente, a verdade é que há mudanças significativas ocorrendo para mudar esse quadro e restaurar a ordem. É o que afirmam Paulo César Medeiros e Evelyn Levy, organizadores do livro Novos Caminhos da Gestão Pública. Uma obra que reúne seis textos sobre o tema, abordados por diferentes especialistas em palestras realizadas no I Congresso CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) ocorrido em 2008.

Na compilação, os leitores poderão observar coincidências de um esforço comum dos autores em refletir sobre os caminhos percorridos pela administração pública e, claro, propor inovações para reforçar essas medidas. Os diferentes artigos permitem um olhar simultâneo sobre o Brasil, a América Latina e os países da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Entre seus temas estão os atuais aspectos da gestão pública (recursos humanos, financeiro, compras públicas, etc), o diálogo entre a burocracia e a política, o uso de novas tecnologias e a aproximação com o público. Todas as colocações procuram entender onde estão os “buracos” do setor público administrativo para expor novas ideias e assim corrigir falhas e edificá-lo.

Esses fatos fazem de Novos Caminhos da Gestão Pública uma obra com o potencial de propor decisões acertadas para os profissionais que enxergam trilhas positivas na difícil tarefa de gerir administração pública.



OS AUTORES
Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas. Aborda o tema: Os Primeiros Passos da Reforma Gerencial do Estado de 1995.

Francisco Longo é Diretor do Instituto de Direção e Gestão Pública da ESADE, Universidade Ramon Llull, em Barcelona, Espanha. Escreve Mérito e Flexibilidade Revisitados.

Marcos Mendes é Doutor em Economia e Consultor-Legislativo do Senado Federal. Discorre sobre Eficiência do Gasto Público no Brasil: incentivos na alocação dos recursos públicos.

Steven Kelman é Professor de Gestão Pública na Kennedy School of Government da Universidade de Harvard. É autor de vários livros e artigos sobre gestão das compras e contratações na administração pública. Neste, desenvolve a Gestão Estratégica na Contratação.

Nick Manning, Geoffrey Sheppard, Jürgen Blum e Humberto Laudares apresentam Reformas de Gestão Pública: o que a América Latina tem a aprender com a OCDE.

Pedro Farias é Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. É Ex-Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado. Aponta Tendências da Reforma do Estado.


UM LANÇAMENTO




Síndrome de Fadiga Crônica, Fibromialgia e Outras

Síndrome de Fadiga Crônica, Fibromialgia e Outras
de Katrina Berne


Número de Páginas: 424

A Síndrome de Fadiga Crônica (SFC ou SFCDI) é uma doença complexa, caracterizada fundamentalmente por uma fadiga persistente e severa. A síndrome da Fibromialgia (SFM) é uma condição de dor muscular e nas articulações amplamente disseminada com pontos doloridos específicos pelo corpo. Essas duas doenças "invisíveis" são acompanhadas ainda por uma mistura de sintomas físicos, cognitivos e emocionais.

Escrita de forma simples, esta obra descreve os primeiros sinais da doença, o difícil processo de diagnóstico e a procura frustrante por tratamento eficaz. Aborda seus aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Por meio de comentários repletos de reflexões sobre o efeito devastador dessas doenças crônicas e debilitante, a autora descreve o arrebatador estrago emocional, físico e cognitivo dessas patologias. Contudo, ela também oferece conselhos práticos de como atingir a harmonia da mente, corpo e espírito, necessária para a sobrevivência e superação dos efeitos debilitantes da fadiga crônica e das dores disseminadas pelo corpo. Tudo para que os portadores de SFC ou SFM precisam para ter uma vida plena e bem sucedida.

Mais do que uma obra auto-ajuda para pacientes de SFCDI e SFM, o livro serve também de referência para profissionais do atendimento à saúde.

Uma obra voltada para portadores das Síndromes de Fadiga Crônica, Fibromialgia e profissionais de saúde que atuam no tratamento dessas patologias.

A AUTORA

Katrina Berne é psicóloga clínica licenciada, com atuação em clínica particular durante 22 anos, especializando-se no tratamento de pessoas portadoras da síndrome de fadiga crônica, síndrome de fibromialgia e distúrbios afins. A Dra. Berne, portadora de SFC com FSM secundária desde 1985, ministra cursos universitários. Seus trabalhos são amplamente disseminados na área, e ela é palestrante em seminários locais e de abrangência nacional, workshops e grupos de apoio para pessoas que tenham SFC/SFM.

UM LANÇAMENTO





LÁGRIMAS DO SOL



leia em

*** ***

ARENA DAS PAIXÕES


leia em

*** ***

O Circo


O Circo
de
Hamilton Alves


Este é um livro sedutor. Seriam cronicas, parábolas ? Uma novela intensa onde um ser humano convive com animais amestrados? Um texto para leitores não amestrados que querem refletir sobre o picadeiro que a vida é ! (E.C.)



UM LANÇAMENTO DA
Bernúncia Editora





Mas o que é BERNÚNCIA
?

Bernúncia: Animal fantástico do folclore catarinense, personagem na dança do boi-de-mamão, vivificado por dois ou mais indivíduos sob uma armação de madeira coberta por um pano colorido e munida de uma cabeçorra com uma grande mandíbula móvel por onde se "engolem" pessoas.
Segundo Cascudo, proveniente de abrenuntìo "renuncio (ao diabo)", termo de esconjuro, donde também as formas abernunça, abernúncia, abrenunza, bermunça, bernunça, bernunza, brenunça, brenúncia e brenunza.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Jornalistas e parlamentares discutem queda do diploma em encontro

Entidades de classe gaúchas promovem na próxima segunda-feira (17/08), às 9h, café da manhã com a bancada gaúcha do Congresso Nacional, na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574, Porto Alegre). O objetivo é discutir a reversão da decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou a exigência do diploma de jornalismo para a atuação profissional. Marcando dois meses da decisão, o encontro também terá a presença de jornalistas, estudantes e coordenadores dos 31 cursos de jornalismo no Rio Grande do Sul.

O evento é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em parceria com o Conselho dos Assessores Municipais de Comunicação Social (Ceascom).

UFF comemora Jubileu de Ouro com concurso fotográfico

Para comemorar seus 50 anos de fundação, a serem completados em 2010, a Universidade Federal Fluminense promove concurso fotográfico cujo tema são os diferentes olhares a cerca da instituição e seus diversos campi. “RETRATO AOS 50 – Jubileu de Ouro da Universidade Federal Fluminense: 1960-2010” incentiva fotógrafos profissionais, amadores e iniciantes a ajustarem suas lentes e buscarem o melhor ângulo para esse registro histórico. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2010. Mais informações sobre o concurso, organizado pelo grupo de trabalho do Jubileu de Ouro e da Editora da Universidade Federal Fluminense, estão disponíveis em www.editora.uff.br, na seção editais.

Prêmio – A comissão julgadora escolherá três trabalhos que serão premiados com uma câmera digital Nikon, modelo D90 (ou equivalente). Essas e outras fotos selecionadas darão origem a uma exposição fotográfica e à produção de um livro comemorativo. A solenidade de entrega dos prêmios, sem data marcada ainda, será no Teatro da UFF, coincidindo com a abertura da mostra na galeria da instituição.

Como concorrer – As regras para a participação do candidato, que não deve ter nenhum vínculo com a instituição, são bem claras. Qualquer pessoa, sem restrição de idade ou nacionalidade, poderá participar do concurso. Aos menores de 18 anos, o aceite da ficha de inscrição dar-se-á a partir da autorização dos pais ou de seu representante legal. Os trabalhos deverão ser inéditos, nunca tendo sido divulgados em qualquer veículo de informação, e no formato mínimo de 10 x 15 cm, 300 DPIs, nas extensões JPEG, TIFF ou RAW.

Cada concorrente poderá enviar cinco fotografias, a serem produzidas em qualquer tipo de câmera, incluindo-se as de película, digitais e artesanais de todos os formatos, até o dia 30 de abril de 2010. Deve se destacar a exigência de que sejam em formato digital. Mesmo aquelas fotografias produzidas com câmeras de película e artesanais deverão ser digitalizadas e tratadas pelos autores, antes de serem encaminhadas em CDs ou DVDs. Entretanto, dois trabalhos selecionados de um mesmo autor só renderão um prêmio para o mesmo.

Conforme o edital, a comissão de seleção e premiação será constituída de “profissionais de saber e experiência amplamente reconhecidos no campo da arte, da fotografia e da editoração”. Os critérios adotados pela comissão serão: adequação ao tema proposto pelo edital, conjunto de técnica, contextualização e plástica, além de originalidade e criatividade. Os trabalhos deverão ser identificados apenas pelo pseudônimo, ficando desclassificados aqueles que trouxerem o nome do autor. Os trabalhos, enviados via sedex, devem trazer a seguinte descrição: “Concurso Fotográfico RETRATO AOS 50”, Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF), Rua Miguel de Frias, no 09, Icaraí, Niterói, RJ, CEP 24.220-000.

ESPETÁCULO DE DANÇA “CASTANHA SUA COR” ESTREIA NA CAIXA CULTURAL


Fusão do popular e erudito traz uma linguagem contemporânea da dança

O Teatro da CAIXA recebe, de sexta-feira (14) a domingo (16), o espetáculo de dança “Castanha Sua Cor, constituído pelo Grupo Grial de Dança e apresentado pelo duo coreográfico Maria Paula Costa Rego e Sebastião Lima. Na peça, Maria Paula interpreta uma bailarina de formação erudita e Sebastião Lima é Seu Martelo, um dos mais antigos brincantes (personagens ativos da cultura popular) de Pernambuco.

“Castanha Sua Cor” é a última parte da trilogia “A Parte que nos Cabe”, que iniciou com “Brincadeira de Mulato” e “Ilha Brasil-Vertigem”. A série busca permear o universo das raças formadoras do povo brasileiro para criar uma corporalidade própria e construir a dança contemporânea pela pluralidade deste povo. Os espetáculos descentralizam a ideia de arte contemporânea pela premissa de que cada local possui seus instrumentos para a construção da sua própria linguagem.

O espetáculo é a maneira poética escolhida pelo grupo para adentrar no interior da cultura brasileira e levar o público aos tempos remotos, resgatando a memória de um lugar e de um povo, sob a ótica de diferentes personagens, dentre eles brancos, negros e pardos. A peça permeia elementos da tradição popular e da contemporaneidade com o vigor e a sutileza necessários para tratar do olhar que os próprios brasileiros possuem de si e dos mais diversos povos contidos em um mesmo Brasil. O duo coreográfico se torna a dramaturgia de romances populares, antigas loas e canções e tradição corporal apresentada como linguagem e memória já quase soterrada pelo tempo.

Sobre o Grupo Grial de Dança

Fundado em 1997 pelo escritor Ariano Suassuna, o Grupo Grial de Dança é hoje dirigido e coreografado pela balinarina Maria Paula Costa Rego. Com mais de 10 anos de estrada o grupo produz espetáculos singulares, pois seu corpo dançante é composto por brincantes da tradição popular e bailarinos de formação erudita. Esta mistura permite criar uma linguagem contemporânea de dança com os contrastes típicos e marcantes da cultura brasileira.

Histórico - O Grupo estreou nos palcos em 1997 com “A Demanda do Graal Dançado” que foi lançado nacionalmente pelo canal Multishow. Nos dois anos seguintes criou o “Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo” e participou do “Festival 11”, em Paris. O espetáculo “Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta” foi premiado em 2002 pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, com o Projeto Encena Brasil. Em 2005 inicia a criação da trilogia “A Parte que nos Cabe” com “Brincadeira de Mulato”. Em 2006, apresenta a segunda parte da trilogia “Ilha Brasil-Vertigem” vencedora do prêmio Klauss Vianna da FUNARTE e do Prêmio Especial no Janeiro de Grandes Espetáculos. No ano seguinte, 2007, finaliza com “Castanha Sua Cor”.

Ficha Técnica

Concepção: Maria Paula Costa Rêgo

Direção: Maria Paula e Eric Valença

Assistente de Direção: Emerson Dias

Trilha: Hélder Vasconcelos

Luz: Luciana Raposo, Sávio Uchoa

Assistente Iluminação e Arte: Maria Helena Costa Rêgo

Figurino: Gustavo Silvestre

Direção de Arte: Dantas Suassuna

Videasta: Hanna Godoy

Serviço: Espetáculo de dança “Castanha Sua Cor”

Local: Teatro da CAIXA (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba)

Data: de 14/08/2009 a 16/08/2009

Horários: sexta e sábado às 21h

domingo às 19h

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

Bilheteria: 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Lotação máxima do teatro: 123 lugares (02 para cadeirantes)

O NEGOCIADOR

O NEGOCIADOR
de John Gridham

Páginas:416


“O negociador prende o leitor rapidamente, impossível deixar de lado.”

Janet Maslin, The New York Times

“O estilo seguro de Grisham não mudou. E o suspense é abundante.”

People

“Grisham torna fácil para o leitor virar as páginas... Um retrato devastador do milionário mundo do direito.”

The Washington Post

“Grisham desenrola o novelo de sua narrativa com maestria, num ritmo que prende o leitor e o deixa querendo mais... O negociador é um thriller envolvente e um excelente sucessor para A firma.”

The Boston Globe

Com mais de 250 milhões de livros vendidos em todo o mundo, traduzidos em 29 idiomas, o mestre dos romances de tribunal, John Grisham, está de volta em novo romance, O negociador, que rapidamente alcançou o topo das principais listas de mais vendidos nos Estados Unidos e na Inglaterra e promete seguir também a carreira de sucesso de outros livros do autor no cinema. A Paramount Pictures já adquiriu os direitos de adaptação da obra, que ficará a cargo de Shia LaBeouf, com roteiro de William Monahan, premiado escritor de Os infiltrados.

No livro, o leitor é apresentado a Kyle McAvoy, um estudante de direito brilhante e idealista com um futuro promissor a sua frente. Prestes a se formar, Kyle já planejou a sua vida – três anos de serviço público, ajudando os menos afortunados, e depois uma próspera carreira em uma grande firma de direito em Wall Street. Tudo caminha para isto até que o jovem é procurado pelo misterioso Bennie Wright, que lhe mostra um vídeo amador feito no apartamento de Kyle e mais três amigos, cinco anos antes.

O filme mostra os rapazes em uma festa, e dois deles mantendo relações com Elaine Keenan, que, mais tarde, alega ter sido estuprada pelos jovens. Na época, o incidente foi investigado pela polícia e depois arquivado sem ir aos tribunais. Mas agora Bennie tem o vídeo que pode provar que os garotos não eram tão inocentes, e está disposto a usar isto para forçar Kyle a cooperar com seus planos.

Assim, o jovem é forçado a aceitar uma vaga na Scully & Pershing, que anuncia ser a maior firma de direito do mundo, imediatamente. E terá que descobrir algumas informações confidenciais sobre o maior caso da empresa e passar para Bennie e seus associados. Ao mesmo tempo que tenta se ajustar ao novo trabalho, Kyle se vê envolvido em um jogo de gato e rato com Bennie e procura encontrar uma forma de se livrar da chantagem e ajudar seus amigos.

O negociador é mais um envolvente trabalho de John Grisham. Nesta obra, o autor norte-americano usa todo o seu talento para retratar a vida de um advogado iniciante em uma grande firma, ao mesmo tempo que cria uma excelente trama de suspense e espionagem. Mais uma vez, Grisham prova por que é um dos autores mais lidos em todo o mundo. Sem perder o ritmo, O negociador prende o leitor da primeira até a última página e, à medida que a história avança, mostra que nem tudo é o que parece.



O AUTOR
John Ray Grisham Jr. (Jonesboro, Arkansas, 8 de fevereiro de 1955) é um escritor estadunidense. É o sexto escritor mais lido nos Estados Unidos da América, segundo a Publishers Weekly.

É ex-político e advogado aposentado. Incentivado por sua mãe, desenvolveu cedo o hábito da leitura e se tornou um admirador das obras de John Steinbeck, prêmio Nobel de literatura em 1966, e autor do clássico As Vinhas da Ira.

Escolheu o Direito como área de atuação, tornando-se advogado especializado em defesa criminal e processos por danos físicos. Escrevia nas horas em que o seu trabalho lhe permitia, e logo publicou seu primeiro livro, Tempo de Matar, em 1989.

Seus livros giram sempre em torno de questões de advocacia, e geralmente criticam nuances do sistema judiciário americano e das grandes firmas de direito. Desde maio de 1998 a Universidade do Estado do Mississippi possui uma sala de leitura com o seu nome. Em 2006 figurou na Top 100 Celebrites da revista Forbes. Vive com sua esposa, Renée e suas duas crianças Ty e Shea.

Evangélico batista tradicional, visitou durante anos o Pantanal, compondo a junta de missionários enviados por sua igreja, nos Estados Unidos. No estado do Mato Grosso do Sul, eles ajudaram as igrejas locais e construíram uma quadra esportiva em Corumbá. Da aproximação com o Brasil nasceu O Testamento, que trata de uma disputa entre herdeiros de um bilionário americano, envolvendo ambientações no pantanal matogrossense e costurada por "drama espiritual" vivido pelo personagem chamado Nate. Grisham também situou boa parte do seu romance "O Sócio" em cidades brasileiras, notadamente Ponta Porã e Rio de Janeiro, citando várias outras e atribuindo na trama, destaque a uma personagem brasileira.

Bibliografia

Ao redor do mundo, o autor já vendeu mais de 250 milhões de exemplares, com títulos traduzidos para mais de 29 línguas, sempre figurando nas listas dos mais vendidos, sendo eleito pela Publishers Weekly como o escritor dos anos 90.

Seu livro, O Dossiê pelicano obteve uma vendagem de 11.232.480 cópias somente nos Estados Unidos.

Após envolver-se durante anos com o gênero ficção, Grisham lançou em 2006 o primeiro livro baseado em fatos reais, The Innocent Man. Segundo o autor, o título traz uma crítica às falhas do sistema e da pena de morte.

Ficção

* Tempo de matar (A Time to Kill, 1989)
* A Firma (The Firm, 1991)
* O Dossiê pelicano (The Pelican Brief, 1992)
* O Cliente (The Client, 1993)
* A Camâra de Gás (The Chamber, 1994)
* O Homem que Fazia Chover (The Rainmaker, 1995)
* O Júri (The Runaway Jury, 1996)
* O Sócio (The Partner, 1997)
* O Advogado (The Street Lawyer, 1998)
* O Testamento (The Testament, 1999)
* A Confraria (The Brethren, 2000)
* A Casa Pintada (A Painted House, 2001)
* Esquecer o Natal (Skipping Christmas, 2001)
* A Intimação (The Summons, 2002)
* O Rei das Fraudes (The King of Torts, 2003)
* Nas Arquibancadas (The Bleachers, 2003)
* O Último Jurado (The Last Juror, 2004)
* O Corretor (The Broker, 2005)
* Jogando por Pizza (Playing for Pizza, 2007)
* O Recurso (The Appeal, 2008)
* O Negociador (The Associate, 2009)

Não ficção

* O Inocente (The Innocent Man, 2006)

Filmes baseados em livros de Grisham

Alguns de seus livros foram transformados em grandes produções televisivas e cinematrográficas

* A Firma (1993) - Grisham foi roteirista
* O Dossiê Pelicano (1993) - Grisham foi roteirista
* O Cliente (1994) - Grisham foi roteirista
* Tempo de Matar (1996) - Grisham foi roteirista e produtor
* O Segredo (1996) - Grisham foi roteirista
* O Homem que Fazia Chover (1997) - Grisham foi roteirista
* Até que a morte nos separe (1998) - Grisham foi roteirista
* O Júri (2003) - Grisham foi roteirista
* A Casa Pintada (2003) - TV - Grisham foi roteirista e narrador (inédito no Brasil)
* The Street Lawyer (2003) - TV - Grisham foi produtor executivo (inédito no Brasil)
* Mickey (2004) - Grisham foi roteirista, produtor e ator (inédito no Brasil)
* Um Natal Muito, Muito Louco (2004) - Grisham foi roteirista
* The Innocent Man - o ator George Clooney adquiriu os direitos do título através de sua produtora Smoke House e pretende lançá-lo em 2009
* Jogando por Pizza - direitos adquiridos pela Phoenix Pictures, Adam Shankman foi indicado como diretor
* O Sócio - direitos adquiridos pela Buttercookie Prods, Ann Peacock está trabalhando no roteiro
* O Negociador - Ainda inédito, os direitos já foram adquiridos pela Paramount Pictures



UM LANÇAMENTO





O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos
de Allan Kardec







leia em

SÃO JORGE ARQUÉTIPO, SANTO E ORIXÁ

SÃO JORGE
ARQUÉTIPO, SANTO E ORIXÁ
de MARIA AUGUSTA MACHADO

Páginas: 336

Objetos criados pelo homem sempre permitem ou impõem uma leitura museológica atenta à sua ocorrência geográfica e histórica, no espaço e no tempo, ou seja, a sua expressão cultural ou policultural.

"São Jorge", uma figura basicamente militar, um guerreiro montado ou não, representado na maioria das vezes em combate - é uma desses objetos, e seus rastros na geografia e na história são abundantes e expressivos, além de polissêmicos, por incorporar cultos e mitos diversos ainda hoje vigorosos em diversas culturas nacionais e regionais.

Neste livro a abordagem de "São Jorge" é feita do ponto de vista de suas representações no campo das artes plásticas - especialmente pintura e escultura - e de sua presença mítica nos diversos panteões que o tiveram como deus, semideus ou herói, incluindo o santo cristão atualmente destronado dos altares oficiais, mas muito cultuado em altares domésticos e corporativos (caso das escolas de samba, por exemplo) e em medalhas e anéis de uso pessoal.

Maria Augusta Machado é natural de Serrana, no Estado de São Paulo. Graduou-se em Museologia pelo Museu Histórico Nacional em 1948, especializando-se em Hagiografia. Em 1966, recebeu uma bolsa de estudos em Portugal, concedida pelo Ministério de Negócios Estrangeiros e o Instituto de Alta Cultura, onde completou o curso sobre Cultura Portuguesa Universidade de Coimbra. Trabalhou no Museu Villa-Lobos entre 1983 e 1991, como chefe do Serviço de Pesquisas e Divulgação, tendo também passado pela Fundação da Casa de Ruy Barbosa, o IPHAN, a Fundação MUDES e o Ministério da Educação e Cultura. Na FUNARTE, pesquisou sobre São Jorge na religião, na arte, na história e no folclore. Proferiu inúmeras conferências no Brasil e no exterior. Publicou diversos trabalhos em revistas e livros, entre eles, Cristo Redentor do Corcovado, O falso ex-voto da Imperatriz D. Leopoldina e Riquezas culturais insuspeitadas do carnaval carioca. Em 1994, recebeu a Medalha Princesa Isabel, do Museu Imperial de Petrópolis.

Um lançamento



A MORTE DA FÉ

A MORTE DA FÉ
- Religião, terror e o futuro da razão

de Sam Harris


Tradução

Isa Mara Lando, Claudio Carina

Páginas - 392


O polêmico livro de Sam Harris, vencedor do PEN/Martha Albrand Award de 2005, ataca os alicerces das religiões dogmáticas, numa contundente denúncia do perigo representado pelo relativismo cultural e pela tolerância aos fundamentalismos. Dos atentados suicidas dos terroristas islâmicos à influência de organizações religiosas sobre o governo norte-americano, nenhuma manifestação de irracionalidade relacionada à fé é poupada. O autor elenca os horrores da Inquisição, do antissemitismo e das "guerras santas" para iluminar as estruturas arcaicas do discurso religioso, apontando no componente dogmático da crença o principal responsável pelo explosivo "choque de civilizações" que hoje ameaça a existência da humanidade.
O ateísmo militante de A morte da fé defende a abolição de todas as religiões dogmáticas e sua substituição pelo autoconhecimento, única saída para o impasse em que o planeta se encontra neste início de milênio.

"Leia Sam Harris e acorde." - Richard Dawkins



O AUTOR

Sam Harris (1967) é um escritor e filósofo americano. É o autor de O Fim da Fé (2004), que ganhou a concessão de 2005 PEN/Martha Albrand, e de Carta a Uma Nação Cristã (2006), uma resposta elaborada à crítica que seu primeiro livro atraiu.

Após ter sido intensamente criticado em consequência de seus ataques contra a dogmática religiosa, Harris é cauteloso em revelar detalhes sobre sua vida pessoal e sobre seu passado. Ele disse ter sido criado por uma mãe judia e por um pai Quaker , e disse a Newsweek que quando era criança, ele teria recusado fazer a cerimónia Bar Mitzvá. Atendeu à Universidade de Stanford, com uma graduação (major) em língua inglesa, mas deixou a escola depois de uma experiência com a droga ecstasy que lhe alternou a perspectiva de vida. durante este período onde estudou o budismo e meditação , e proclama ter lido centenas de livros sobre religião.

É doutor em neurociência e filósofo.

A mensagem básica do Harris é de que apesar de existirem várias formas de obter conhecimento, aceitar mentiras apenas por serem emocionalmente agradáveis não é algo saudável. Acredita que num contexto de um século XXIII com tecnlogias militares de forças inimagináveis, continuar relagando a razão a fantasias religiosas contitue um sério perigo ao futuro da humanidade

Enquanto destaca o que considera como um problema particular posto pelo Islão neste momento com respeito ao terrorismo internacional, Harris faz um criticismo direita a religião de todos os estilos. Vê a religião como um impedimento de perseguir maneiras progressivas à espiritualidade e a ética.

Um ateísta por definição, Harris afirmar que o termo não é necessário. Sua posição é que o ateísmo não é uma filosofia, um método para a "destruição de ideias más". Reivindica que a religião é especialmente cheia de ideias más, chamando de "Um dos piores usos de inteligência inventados".

Harris centra muitas de suas críticas sobre o estado religioso contemporâneo da América. Harris Preocupa-se de que muitas áreas da cultura americana estão prejudicadas pela opiniões que são encorajadas pelo dogma religioso. Por exemplo, ele menciona que votações da opinião pública mostrando que 44% dos americanos acreditam que é " de certeza " o " provavelmente" que Jesus retornará à terra dentro dos próximos cinquenta anos. A mesma percentagem acredita que

Criacionismo deve ser ensinado em escolas públicas e que Deus prometeu literalmente a terra de Israel aos judeus de dia moderno

Tal opinião sem lógica, é frequentemente protegida contra criticismo objectivo, impede planear um futuro sustentável discute Harris.






Obras do autor publicadas
pela Companhia das Letras

CARTA A UMA NAÇÃO CRISTÃ

A MORTE DA FÉ

UM LANÇAMENTO





Genealogia do Espírito

Genealogia do Espírito


Genealogia do Espírito

de Humberto Schubert Coelho




leia em

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

“PianoDuo” no Museu da Casa Brasileira

Eva Gomyde e Carlos Roberto de Oliveira fazem

o concerto “PianoDuo” no Museu da Casa Brasileira

Com uma dinâmica pianística incomum e o insólito múltiplo da sonoridade dupla, os pianistas Eva Gomyde e Carlos Roberto Oliveira fazem uma apresentação no domingo, 16 de agosto, às 11h, no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Sua música revela a exuberância e a delicadeza das harmonias e arranjos, o uso curioso e desconhecido de todos os recursos e talentos dos pianos, que dialogam, desafiam-se, e encantam. A formação clássica e popular dos músicos favorece esse feito delicadamente polifônico. Os estudos e as experiências de câmara e palco de cada um deles convergiram para uma precisão e maturidade impressionantes, que estão dialogando criativamente por todo o tempo de execução das canções, ao contrário dos improvisos de uma banda de jazz – onde a cada momento um músico sola.

Repertório: "Escorregando" (Ernesto Nazareth); "Baião Pentatônico" (Eva Gomyde); "Up And Down" (Eliane Elias); "Prelúdio" (Carlos Roberto Oliveira); "Tema para Pianoduo" (Carlos Roberto Oliveira); "Meu time" (Eva Gomyde); "Samba de uma nota só" (Tom Jobim/Newton Mendonça); "Camundongas" (Laércio de Freitas); "Curtissom" (Eva Gomyde); "Um a zero" (Pixinguinha).

A apresentação faz parte do projeto Música no Museu, consolidado na agenda de São Paulo como uma alternativa de lazer que reúne música de qualidade em um cenário agradável: o terraço do Museu da Casa Brasileira, em frente ao seu jardim de 6.600 metros quadrados.

No CD “PianoDuo” (gravadora Maritaca), lançado em 2005, a técnica dos instrumentistas não está apenas a serviço da mais sensível e precisa interpretação, mas também trabalha corajosamente o difícil conceito de invenção. Os arranjos abrem espaço para improvisos múltiplos, alternando lirismo melódico com jazz, acordes modais e percussão de mãos sobre as próprias cordas e a caixa do piano. Reinventando Jobim, Gismonti, Nazareth, Pixinguinha, Milton Nascimento e Dom Salvador, integram mais de um século de música brasileira a brilhantes composições próprias. É exatamente isso que Eva Gomyde e Carlos Roberto Oliveira projetam simultaneamente sobre as 176 teclas, com excepcional resultado musical.

Pianista, compositor e arranjador, formado pela Escola Magda Tagliaferro nas classes de Nellie Braga e Zulmira Elias José, Carlos Roberto Oliveira iniciou seus estudos de música com seus tios, entre eles Dom Salvador, consagrado pianista, compositor e maestro, residente em New York há 30 anos. Estudou Harmonia e Contraponto com Oswaldo Lacerda, Música Moderna e Contemporânea com Hans-Joachin Koellreutter. Atuou em shows e gravações de artistas como Pery Ribeiro, Leny Andrade, Raul de Souza, Hector Costita, além das bandas Sax ver Sax, Toshiko Akyoshi e Lew Tabackin Band. Apresentou-se também em recitais de música erudita e em shows instrumentais. Além deste trabalho com Eva Gomyde, é integrante do grupo “Jaiz in 4”, junto com Roney Stella (primeiro trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Evaldo Guedes e Eduardo Ribeiro, com o qual gravou dois CDs.

Eva Gomyde é pianista, arranjadora e compositora, e desenvolve um trabalho de piano solo popular. Natural de São José do Rio Preto, formou-se em piano na Escola Magda Tagliaferro nas classes de Lina Pires de Campo e Zulmira Elias José. Estudou Harmonia Moderna, Orquestração e Arranjo com Amilton Godoy, Ciro Pereira, Nelson Ayres e Roberto Sion. Cursou Teoria e Harmonia Tradicional com Osvaldo Lacerda e Harmonia Moderna com Hans Joachin Koellreutter (aparecem duas vezes no texto, escritos de maneiras diferentes). Estudou, em 1992, na “Manhattan School of Music” em New York. Lecionou durante oito anos no CLAM (Escola do “Zimbo Trio”). Em 2001, gravou o CD instrumental “Plural”, com os excelentes músicos paulistas Lelo Izar, Sizão Machado, Vitor Alcântara, Nahor Gomes, Eduardo Contrera e Rogério Botter Maio. Atualmente, dedica-se ao lançamento do CD “PianoDuo”.

Serviço

Música no Museu – “Piano Duo com Eva Gomyde e Carlos Roberto de Oliveira”

Domingo, 16 de agosto, às 11h Entrada franca

Duração: 60 min

Capacidade: 230 lugares

Local: Museu da Casa Brasileira – Terraço - Av. Brig. Faria Lima, 2705

Tel. 3032-3727 Jardim Paulistano Site: www.mcb.org.br

Estacionamento: R$ 10,00

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 4,00 Estudantes R$ 2,00 Gratuito domingos e feriados

Acesso para pessoas com deficiência.

Visitas monitoradas: 3032-2564

Solar do Rosário

Seguindo a orientação do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná e das autoridades sanitárias do Governo do Estado, o Solar do Rosário conta com a compreensão de todos para adiar mais uma vez o início das aulas do segundo semestre de 2009 para o dia 17 de agosto. (17/08/2009).


Esta situação poderá ser prorrogada dependendo da evolução do surto da gripe H1N1 e das decisões tomadas pelas autoridades competentes.

As aulas serão repostas posteriormente em datas a serem definidas pela direção e pelos professores.


A secretaria administrativa do Solar do Rosário está trabalhando normalmente e estamos à disposição para esclarecimentos.


www.solardorosario.com.br | 41 3225 6232

Curso de Elaboração de Projectos Económicos Património/Cultura

Curso de Elaboração de Projectos Económicos Património/Cultura no Museu Anjos Teixeira

Após o desenvolvimento com sucesso de várias iniciativas no Museu Ferreira de Castro, o IIP regressa a Sintra para a primeira edição do Curso de Elaboração de Projectos Económicos Património/Cultura, no Museu Anjos Teixeira.

Esta iniciativa, que visa dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas que permitam analisar, sob a óptica financeira, a viabilidade de um projecto irá decorrer entre Setembro e Outubro, conjugando aulas presenciais e aulas via internet.

Inscrições Abertas até 28 de Agosto

Saiba mais em www.iipatrimonio.org




"Eu, Você e Maria" - DE NOVO!!!!!

olha só -

Venho informar que nosso show de estreia que havia sido adiado para o dia 16 de agosto no Teatro Paiol, foi novamente adiado por causa da Gripe A (H1N1) a pedido da Fundação Cultural de Curitiba.

Estamos sem data marcada para o show.

Edital apoia produção de peças teatrais de formas animadas

As inscrições para o edital do Fundo Municipal da Cultura, que regulamenta a seleção de projetos na área de teatro de formas animadas, podem ser feitas até 30 de setembro.

A Fundação Cultural de Curitiba está com inscrições abertas para o edital “Teatro de Formas Animadas – Temporada 2010”, que concederá apoio financeiro para a produção de espetáculos teatrais de bonecos. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro. O edital com todas as informações sobre o procedimento de inscrição e seleção está disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.com.br), no link “Lei/Editais – Lei de Incentivo”, no menu “Editais de inscrições” .

Para o edital, será disponibilizado um total de R$ 250 mil. Os recursos são do Fundo Municipal da Cultura. Seis projetos serão selecionados para compor a agenda de apresentações em espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Cada projeto deverá conter obrigatoriamente uma proposta de contrapartida social, consistindo na realização de um total de 24 apresentações, em caráter gratuito, até dezembro de 2010.

A seleção será feita por um grupo técnico especializado, composto por dois membros indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, que representam a área de Artes Cênicas, e um membro indicado pela APTB – Associação Paranaense de Teatro de Bonecos.

Serviço:

Edital “Teatro de Formas Animadas – Temporada 2010”

Inscrições até 30 de setembro de 2009

Informações: ww.fccdigital.com.br, no link “Lei/Editais – Lei de Incentivo”, no menu “Editais de Inscrições”.

Edital abre espaço para a edição de partituras musicais

Novo edital do Fundo Municipal da Cultura, com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, dará apoio financeiro à publicação de obras musicais.

A área de música, em Curitiba, ganha mais um incentivo com o novo edital do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC), destinado a conceder apoio financeiro para a publicação de partituras de obras musicais. O edital e seus anexos estão disponíveis em www.fccdigital.com.br (link “Leis/Editais”, Lei do Incentivo, menu Editais de Inscrições). Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 30 de setembro de 2009.

O edital “Edição de Partituras Musicais” dispõe de uma verba de R$ 120 mil, oriunda do Fundo Municipal da Cultura, para contemplar três projetos divididos nas categorias “Música Erudita”, “Música Popular Brasileira e Instrumental” e “Memória”. As duas primeiras categorias referem-se a obras originais de compositores vivos, naturais de Curitiba ou que comprovadamente residam na cidade há pelo menos cinco anos.

Em “Memória” estão trabalhos de pesquisa e edição de obras de compositores já falecidos, naturais de Curitiba ou que comprovadamente tenham residido na cidade, independentemente do gênero musical. Para as categorias “Música Erudita” e “Música Popular Brasileira”, os projetos deverão registrar obras inéditas no que se refira à edição das respectivas partituras, não se aplicando tal exigência na categoria “Memória”.

A tiragem mínima de cada projeto selecionado será de mil exemplares, sendo que a contrapartida social consistirá em uma apresentação musical relativa à obra editada ou uma palestra sobre o artista abordado, a ser realizada em espaço determinado pela Fundação Cultural de Curitiba. Estão habilitados a participar do edital pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas em Curitiba, com comprovada experiência na área de música, especialmente no segmento de pesquisa musical.

A análise dos projetos será efetuada numa primeira etapa por um grupo técnico especializado, que observará o mérito da proposta seguindo critérios estabelecidos no edital, como qualidade da obra a ser editada em livro, qualificação dos profissionais envolvidos e orçamento coerente com a realidade do mercado editorial. O grupo reunirá dois profissionais indicados pela Fundação Cultural de Curitiba e um que represente a área de Música.

Os proponentes classificados na primeira fase da seleção serão convocados para a etapa seguinte, destinada à avaliação documental. A convocação será realizada por meio de publicação no Diário Oficial – Atos do Município de Curitiba e no site www.fccdigital.com.br, link “Lei/Editais - Lei de Incentivo”, menu “Convocação Editais FMC”.

Serviço:

Inscrições abertas para o Edital “Edição de Partituras Musicais”, do Fundo Municipal da Cultura

Informações em www.fccdigital.com.br (link “Leis/Editais”, Lei do Incentivo, menu Editais de Inscrições)

LANÇAMENTO DA ROCCO


clique para ampliar

Lançamento do livro de Ivan Hegenberg


[e] editorial e centro cultural b_arco
convidam para o lançamento do livro de

Ivan Hegenberg


"Puro Enquanto"

Dia 13 de agosto de 2009, quinta-feira, às 19hs.

R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 - Pinheiros - São Paulo.
(11) 3083.7406

Pintor espanhol expõe no Farol do Saber Miguel de Cervantes


Telas de Xavier Fajula Cases estão reunidas na mostra “Impressões e Emoções”, em cartaz de 14 a 31 de agosto.

De 14 a 31 de agosto, a Biblioteca Farol do Saber Miguel de Cervantes (Praça Espanha), espaço da Prefeitura administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, abriga a exposição “Impressões e Emoções”, com obras do pintor espanhol Xavier Fajula Cases. Promovido pelo Instituto Municipal de Turismo, o evento abre espaço para as tendências da pintura contemporânea.

Os trabalhos de Xavier Cases integram o expressionismo catalão. Autodidata, o artista plástico nascido em Barcelona (Espanha), em 1957, conta que se dedica à pintura há muito tempo, intensificando sua atuação nessa área a partir de 2001. Suas obras, em óleo ou acrílico, têm como suporte diferentes materiais, como tela, papel e madeira. “Qualquer material é suscetível de ser utilizado”, diz o pintor. “Tudo é útil se a finalidade é provocar alguns momentos mágicos através do olhar.”

As criações de Cases partem muitas vezes de uma abstração, embora possam nascer de um paisagismo mais sugestivo do que concreto. “A finalidade é transmitir sensações e emoções sem descrevê-las, ainda que possam esconder conceitos e idéias concretas”, destaca o artista. Na exposição em Curitiba, podem ser apreciadas telas de diferentes fases criativas do autor, que se diferenciam pelos recursos materiais e técnicos empregados. As pinturas revelam a trajetória de investigação e de expressão estética, empreendida por Cases nos últimos anos.

O artista, que vive e trabalha em Barcelona, declara seu interesse maior na percepção geral de uma obra do que em seus detalhes. Ele reitera a atração por todas as formas de expressão artística: “O processo criativo é para mim uma necessidade vital e qualquer forma de expressão artística serve para canalizar essa inquietude”.

Serviço:

Exposição “Impressões e Emoções”, com obras do pintor espanhol Xavier Fajula Cases

Local: Biblioteca Farol do Saber Miguel de Cervantes (Praça Espanha – Alameda Carlos de Carvalho – Batel)

Data: de 14 a 31 de agosto de 2009

Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Entrada franca


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TESTE DE AUDIÊNCIA CONVIDA PARA MAIS UMA SESSÃO SURPRESA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


No dia 11 de agosto, os fãs de cinema têm compromisso marcado no Teatro da CAIXA. Viabilizado por meio do patrocínio da CAIXA Cultural, o Teste de Audiência foi desenhado pelos cineastas Marcio Curi e Renato Barbieri nos moldes dos realizados pelas cinematografias mais desenvolvidas do mundo e adaptado à realidade brasileira.

Teste de Audiência

O Teste de Audiência é um projeto que exibe no Teatro da CAIXA, uma vez por mês, um filme brasileiro da nova safra, ainda em fase de finalização. Por meio de um questionário tabulado pela equipe de pesquisadores do Teste de Audiência, a plateia, formada por leigos e especialistas em cinema, emite sua opinião sobre diversos aspetos do filme como roteiro, trilha, duração, personagens, além de peças promocionais como cartaz e trailer. Ao final, um debate com o diretor ou produtor dá chance ao público de fazer perguntas, críticas e elogios.

Para sua terceira temporada, o Teste de Audiência trouxe inovações. As sessões passaram a ser surpresa. Ou seja, somente no momento da exibição do filme o público fica sabendo o que assistirá. Esse formato é usado nos tradicionais screening tests no exterior. Para os curadores e idealizadores do projeto, os cineastas Renato Barbieri e Marcio Curi, a chamada “Sessão Surpresa” melhora qualitativamente o resultado dos questionários e dos debates, uma vez que o espectador chega ao Teatro da CAIXA menos condicionado a respeito do que irá assistir.

Ainda pensando na qualidade do material obtido no Teste, foi criado em 2009 o Grupo Focal. Antes de se iniciar o bate-papo entre público e diretor, um pequeno grupo de participantes pré-selecionados da plateia é levado a outra sala do Teatro da CAIXA para uma conversa mais aprofundada sobre o filme. Este bate-papo é conduzido por uma pesquisadora e acompanhado por um dos curadores do projeto.

O CD com o áudio do debate entre público e diretor, assim como os relatórios da pesquisa quantitativa e do Grupo Focal, são entregues aos realizadores dos filmes testados. Em posse desse material, produtores e diretores têm uma visão privilegiada dos valores do filme. Isso pode ajudar nas tomadas de decisões relevantes para o aprimoramento da montagem e para a elaboração da estratégia de lançamento. Durante o evento, a plateia concorre a entradas de cinema e locações de DVD.

Serviço: Sétima edição de 2009 do Projeto Teste de Audiência

Local: Teatro da CAIXA (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba)

Data: 11 de agosto de 2009

Horários: 19h30

Ingressos: Entrada Franca – Ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir do meio dia.

Bilheteria: 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima do teatro: 123 lugares (02 para cadeirantes)