sexta-feira, 11 de abril de 2014

MENINA TAMBEM JOGA FUTEBOL de Cláudia Maria de Vasconcellos


MENINA TAMBEM JOGA FUTEBOL

de  Cláudia Maria de Vasconcellos
Edição: 1ª Edição - 2014 Número de Páginas: 96 Acabamento: BROCHURA Formato: 13,00 x 20,00 cm.





O LIVRO
Reúna os seguintes jogadores:uma menina que prefere futebol a balé, uma família fiel a um time que não ganha nunca e um vizinho fanático pelo time rival. Convoque para esse amistoso uma avó bem distraída, um cachorro bom de bola e amigos com gostos muito, mas muito diferentes. Mais do que um time, você terá os ingredientes de uma história superdivertida. Menina também joga futebol acompanha a vida de Laurinha, do nascimento ao aniversário de nove anos. Entre uma data e outra, há o tempo exato para se enfrentar um importante desafio: o que fazer quando os organizadores do Primeiro Campeonato de Futebol do Bairro Esperança proíbem a participação de menina? Este livro desafia preconceitos e concilia diferenças. Cláudia Maria de Vasconcellos, autora do premiado A fome do lobo, entra em campo dessa vez com uma deliciosa e pertinente parábola sobre o poder da amizade e da determinação.


A AUTORA

Cláudia Maria de Vasconcellos é dramaturga, atuando nos teatros adulto e infanto-juvenil desde 1994.
Nascida na capital paulista em 9 de setembro de 1966, é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual defendeu também seu mestrado em Ética e Política e seu doutorado em Teoria Literária.
Iniciou sua carreira como dramaturga em 1994, ao escrever a peça dirigida ao público infantil “Inventa-Desinventa”. Desde então escreve assiduamente para crianças e jovens, assinando textos como "As Roupas do Rei" (direção de Cristina Lozano, 2002); "Assembléia dos Bichos" (direção de Johana Albuquerque, 2005); "O Tesouro de Balacobaco" (direção de Johana Albuquerque, 2007), "Espiral do Tempo" (direção de Johana Albuquerque, 2009), e recebendo especial atenção do público e da imprensa especializada, capitaneando assim o posto de uma das precursoras da nova dramaturgia dirigida às crianças.
Em 1998, em parceria com Carlos Alberto Soffredini, estreia no teatro adulto, como dramaturgista do espetáculo “Irmãs do Tempo” que teve temporadas até o ano 2000. Além dessa peça que marcou a história teatral nos anos 1990, seus trabalhos mais importantes são “Lágrima de Vidro” e “Cata-Dores”, ambos dirigidos por Jairo Mattos em 2007.
Entre os prêmios recebidos destacam-se Grande Prêmio da Crítica pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte); Prêmio de Melhor Texto MinC (Ministério da Cultura) e Prêmio Coca-Cola Femsa de Melhor Texto.
Com outras três dramaturgas – Beatriz Gonçalves, Marici Salomão e Vera de Sá –, criou em 2006 o núcleo Dramáticas em Cena, em que estudavam, discutiam e produziam textos dramáticos.
Em 2010, participou do Summer Academy, training e montagem do espetáculo The Lady and the Lapdog, de Tchekhov, dirigido pelo russo Jurij Alshitz, na Itália.
Criou com as atrizes Neca Zarvos e Vera Bonilha a cia. Teatro do Tempo, e leciona dramaturgia na SP Escola de Teatro e na editora Terracota. 




LANÇAMENTO



O Código Do Apocalipse de Adam Blake

O Código Do Apocalipse

de Adam Blake


O fim do mundo se aproxima. Você é capaz de quebrar o código?



Mesma estando mais preocupado com o fim do mês e a falta de dinheiro , resolvi encarar o desafio de 

O Código Do Apocalipse

de Adam Blake - 0u  The Demon Code (Leo Tillman & Heather Kennedy, #2)

  



Depois das investigações de Manuscritos do Mar Morto, a ex-detetive Heather Kennedy recebe um telefonema com uma proposta de trabalho. Um suposto roubo no Museu Britânico precisa ser investigado.
Kennedy rapidamente deduz que alguém teve acesso a livros sobre Johann Toller, um profeta europeu louco do século 17. Acreditando que o fim dos dias estava em suas mãos, Toller fez uma série de previsões relacionadas ao Apocalipse e aos eventos que o precederiam. Mas nenhuma delas havia se tornado realidade até então. Agora, pouco a pouco, os sinais se confirmam.
Com a ajuda do mercenário e antigo parceiro Leo Tillman e de uma jovem que pertence a uma tribo secreta, Kennedy deve lutar para impedir que a próxima profecia se concretize: a destruição de uma cidade sem nome..


Download
Baixe um trecho do livro
http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/conta-download/534/


O AUTOR
Adam Blake

ADAM BLAKE  é pseudônimo de um aclamado autor inglês, conhecido mundialmente por seus best-sellers. De sua lavra saiu Manuscritos do Mar Morto.


 
experimente


 Manuscritos do Mar Morto - Leo Tillman & Heather - Livro 01 - Adam Blake

A ambiciosa policial Heather Kennedy está em seu trabalho mais difícil: seus métodos de investigação são criticados e ela está sendo assediada por colegas rancorosos porque não lhes dá atenção. Até que lhe é atribuída o que parece ser uma investigação de rotina, sobre a morte acidental de um professor da Faculdade Prince Regent, mas a autópsia deste caso volta com algumas descobertas incomuns: o inquérito vincula a morte deste professor às de outros historiadores que trabalharam juntos em um obscuro projeto sobre um manuscrito do início da Era Cristã. Em seu escritório, Kennedy segue com sua investigação e logo se preocupa com o rumo para onde está sendo levada.


 Mas ela não está sozinha em sua apreensão. O ex-mercenário Leo Tillman — seu futuro parceiro — também tem angustiantes informações sobre estes crimes. E sobre a misteriosa organização mundial a que os crimes se relacionam… Escondido entre os pergaminhos do Mar Morto, um códice mortal pretende desvendar os segredos que envolvem a morte de Jesus Cristo. Entre um terrível acidente de avião no deserto americano, um brutal assassinato na Universidade de Londres e uma cidade-fantasma no México, Manuscritos do Mar Morto é o mais emocionante thriller desde O código Da Vinci.

 

TRILHA RECOMENDADA
Immediate Music: "Infernalis & "The Demon Code"







LANÇAMENTO

http://www.editoranovoconceito.com.br

O Menino dos Fantoches de Varsóvia


 
O Menino Dos Fantoches De Varsóvia

de  Eva Weaver

Eva Weaver escreveru um romance ambientado no gueto de Varsóvia

Eva Weaver explora como a imagem de um casaco com bolso e assim inspirou o romance que acontece durante a Segunda Guerra Mundial - The Boy Puppet de Varsóvia   Situado no gueto de Varsóvia , fala da capacidade da arte para fortalecer o espírito humano em tempos sombrios.

"Tudo começou com um casaco .... ou melhor, com uma imagem - uma frase que surgiu a partir de um exercício entre um grupo de artistas que se reuniram para sonhar com um novo fluxo de consciência escrevendo projeto desempenho . Era a imagem de um grande casaco preto com uma infinidade de pequenas, bolsos escondidos, abrigando muitos tesouros pessoais.

O projeto de desempenho nunca tomou forma, mas eu tinha tropeçado sobre o kernel de uma história. Intrigado, eu comecei a escrever sobre este casaco, e o que começou como uma frase se tornou um conto .  Ele logo me levou para o gueto de Varsóvia e  a Mika, um menino judeu  e seu avô. Em seguida, os bonecos apareceram, viviam  em uma pequena oficina e, posteriormente, no casaco de bolso de Mika. A história cresceu e, em algum momento, o soldado alemão Max apareceu, junto com seu filho e sua neta. Eu percebi que eu queria explorar o impacto dessa guerra devastadora de todos os lados e sobre as próximas gerações.

A Segunda Guerra Mundial não é um tema novo para mim. Eu fiz o trabalho de desempenho por vários anos que tratavam de história e, em particular, o Holocausto, mas como uma mulher alemã que vivem no Reino Unido, eu ainda sentia uma forte necessidade de comparecer a esta profunda ferida de uma forma mais substancial. Escrever me deu a oportunidade de explorar muitas questões complexas de forma mais aprofundada e também para atingir um público mais amplo.

Mais de sessenta milhões de pessoas morreram como resultado da Segunda Guerra Mundial, seis milhões dos judeus. The Boy Puppet de Varsóvia se tornou a minha tentativa de dar esses números um rosto humano , para honrar os mortos e não esquecer a sua comovente e muitas vezes heróico histórias. "





O LIVRO

Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo...

O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado.
Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura.
Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança...






LEIA UM TRECHO DO LIVRO, Faça download
http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/conta-download/557/http://www.editoranovoconceito.com.br/livros/conta-download/557/




A AUTORA
Eva Weaver

Eva Weaver é uma arteterapeuta, artista performática e escritora que gosta de falar de história em seus livros. Como muitos alemães, ela não se esquece dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que a inspiraram para que escrevesse seu primeiro romance, O Mestre das Marionetes de Varsóvia. Eva mora em Brighton, na Inglaterra.


Todo lo que cabe en los Bolsillos, de Eva Weaver  -

The Boy Puppet de Varsóvia
 

"Sin el abrigo, nada habría sucedido como sucedió"
Así comienza la novela "Todo lo que cabe en los bolsillos", la historia de Mika, un joven judío, y del abrigo que heredó de su abuelo en el gueto de Varsovia. El abrigo ocultaba un laberinto de bolsillos secretos en el que se conservaba la memoria familiar.


LANÇAMENTO

http://www.editoranovoconceito.com.br




PROGRAMAÇÃO DE MAIO DE 2014 DA CAIXA CULTURAL CURITIBA


  CAIXA CULTURAL CURITIBA







Música



Evento: Angela Ro Ro – 35 anos de Sucesso

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 01 a 04 de maio, o show Angela Ro Ro – 35 de anos de sucesso, no formato de teclado e voz, com repertório da fase mais recente da cantora e compositora. O passeio musical de Ro Ro vai do blues ao bolero, do romântico ao rock em músicas como Compasso, o blues Nossos Enganos, a parceria com Ana Terra em Paixão e o eterno Amor Meu Grande Amor. Também fazem parte do show a canção de ninar Dorme e Sonha, o samba Loucura Maior, o pop blues Meu Benzinho, a balada Tola Foi Você, os clássicos Só nos Resta Viver e Querem nos Matar e Simples Carinho, de Abel Silva e João Donato, entre outras. O tecladista, maestro e arranjador Ricardo Maccord também é parceiro em muitas das músicas cantadas por Ro Ro.

Local: CAIXA Cultural Curitiba                     

Data: 01 a 04 de maio de 2014

Horário: quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 26 de abril. R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos



Música

Evento: Aline Calixto – Samba de Bamba

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 6 de maio, como parte da segunda temporada do projeto Samba de Bamba, idealizado pelo produtor cultural Rodrigo Browne, show de Aline Calixto, cantora mineira agraciada com o prêmio Disco do Ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 2009. A artista que já gravou com nomes como Martinho da Vila, Sérgio Lorozza e Flavio Renegado, foi indicada ao Prêmio de Música Brasileira em 2008 nas categorias de melhor Cantora de Samba e melhor Cantora por Voto Popular.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 6 de maio de 2014

Horários: terça-feira às 20h

Ingressos: Vendas a partir de 03 de maio. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos



Teatro



Evento: Cena HQ – Almas Públicas, autor Marcello Quintanilha

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 7 de maio, como parte do projeto Cena HQ, a leitura do quadrinho Almas Públicas, de Marcello Quintanilha, que estará presente para um bate-papo após a apresentação. A direção da encenação, desta vez, é de Mauro Zanatta, que participa do projeto a convite dos curadores José Aguiar e Paulo Biscaia Filho. Nesta HQ, o quadrinista carioca, premiado com o HQMix de melhor desenhista nacional por Sábado dos Meus Amores, oferece novas crônicas visuais do Brasil e, em especial, do Rio de Janeiro. Pequenos momentos da vida de uma costureira, de um jogador de futebol, de um folião, de um sambista, de um motorista de lotação, entre outros, compõem um retrato de um Rio de Janeiro atual que se mescla ao Rio de Janeiro nostálgico de meados do século XX.
Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 07 de maio de 2014

Horário: quarta às 20h

Ingressos: Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir das 19h

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos



Oficina



Evento: Workshop Livro Acessível – Pela Luz dos Olhos Teus

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, nos dias 16 e 17, o workshop Livro Acessível – Pela Luz dos Olhos Teus, com conhecimentos sobre a história e aplicações do Braille. Sob orientação de Patricia Braille, coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a oficina tem o objetivo de democratizar a aprendizagem do Sistema Braille entre as pessoas que enxergam como forma de favorecer o contato entre cegos e videntes por meio da escrita.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 16 e 17 de maio de 2014 (sexta-feira e sábado)

Horário: das 9h às 17h

Inscrições: de 30 de abril a 06 de maio de 2014, pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br

Classificação indicativa: Alfabetizados e maiores 16 anos

Lotação: 15 pessoas





Teatro

Evento: Cine Monstro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 8 a 11 de maio, o espetáculo Cine Monstro, dirigido e interpretado por Enrique Diaz. Pela primeira vez em um solo, Diaz dá voz a uma espécie de mestre de cerimônias, que recebe a plateia para narrar, dividindo-se em 13 personagens, histórias inter-relacionadas em que a crueldade e a violência caminham ao lado do humor e da mais fina ironia. O texto é de Daniel MacIvor, autor de In on It, peça que rendeu a Diaz os prêmios Shell e APTR nas categorias Direção e Ator, e à qual se seguiu À Primeira Vista, atualmente em turnê nacional, também de autoria de MacIvor. Com pouquíssimos elementos na encenação, tudo é feito com um fundo branco, uma cadeira e uma série de vídeos, a cargo de Batman Zavareze e Nathalie Melot.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 09 a 11 de maio de 2014

Horário: sexta-feira às 20h, sábado às 17h e 20h e domingo às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 03 de maio. R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos





Música

Evento: Solo Música – Friederike Heumann (lira viola)

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 13 de maio, um recital raro de lira viola feito pela alemã Friederike Heumann especialmente para a série Solo Música. O instrumento, popular na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, é parte da família da viola da gamba. O projeto Solo Música, idealizado pelo produtor Alvaro Collaço, realiza concertos solo de artistas nacionais e internacionais de estilos bem variados – desde a Música Popular Brasileira e a música clássica até o punk-blues e a música experimental.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 13 de maio de 2014

Horário: terça-feira às 20h

Ingressos: Vendas a partir de 10 de maio. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos





Música



Evento: Os Cariocas – “Chico com Samba com Afeto”

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show “Chico com Samba com Afeto”, uma homenagem do grupo vocal Os Cariocas à trajetória de Chico Buarque de Holanda no ano em que o romancista, cantor e compositor completa 70 anos. Os músicos Severino Filho (primeira voz), Fabio Luna (segunda voz), Neil Teixeira (terceira voz) e Eloi Vicente (quarta voz), com participação especial de Pedro Miranda, fazem uma releitura original do universo musical criado por Chico. No repertório, estão os clássicos Eu te amo, Futuros Amantes, Sabiá, Noiva da Cidade, Januária, Chão de Esmeraldas, entre outras canções.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: de 16 a 18 de maio de 2014

Horário: de sexta-feira às 20h, sábado às 19h e 21 h e domingo às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 10 de maio. R$20 e R$10 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)

Classificação etária: Livre para todos os públicos





Exposição

Evento: A Magia de Miró, desenhos e gravuras

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição A Magia de Miró, desenhos e gravuras, com visitação de 20 de maio a 20 de julho de 2014. Sob curadoria de Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo galerista em Paris, a exposição reúne 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em P&B registradas por Melgar. Apresentada pela Zíngara Comunicação, Marketing e Produções Culturais, A Magia de Miró já foi vista na CAIXA Cultural São Paulo e passou por prestigiadas galerias de arte e museus da Europa, América e Oceania.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Abertura: 20 de maio de 2014

Data: de 21 de maio a 20 de julho de 2014

Horário: de terça a sábado das 09h às 20h e domingo das 10h às 19h

Ingressos: Entrada franca

Classificação etária: Livre para todos os públicos





Cinema

Evento: Retrospectiva Brian de Palma: 24 Mentiras por Segundo

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a retrospectiva Brian de Palma: 24 Mentiras por Segundo, que reúne pela primeira vez no Brasil boa parte da obra do diretor norte-americano, um dos expoentes da chamada Nova Hollywood, formada por uma geração de jovens cineastas do início dos anos 70, entre eles, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. A mostra reúne 15 dos filmes mais radicais e desafiadores de Brian de Palma, em sua maioria, trabalhos que conseguiram conciliar uma radical liberdade criativa, ainda dentro dos parâmetros da indústria hollywoodiana.



DIA 21

16h - A FOGUEIRA DAS VAIDADES (The bonfire of the vanities, 1990, 125', 14 anos)

18h - OLHOS DE SERPENTE (Snake eyes, 1998, 98', 14 anos)

20h - GUERRA SEM CORTES* (Redacted, 2007, 90', 16 anos)  *FILME DE ABERTURA



DIA 22

16h - CARRIE, A ESTRANHA (Carrie, 1976, 98', 16 anos)

18h - A FÚRIA (The fury, 1978, 118', 16 anos)

20h - FANTASMA DO PARAÍSO (Phantom of paradise, 1974, 92', 16 anos)



DIA 23

16h - O HOMEM DE DUAS VIDAS (Get to know your rabbit, 1972, 91', 14 anos)

18h - SAUDAÇÕES (Greetings, 1968, 88', 14 anos)

20h - OLÁ, MAMÃE! (Hi, mom!, 1970, 87', 14 anos)



DIA 24

16h - VESTIDA PARA MATAR (Dressed to Kill, 1980, 105', 14 anos)

18h - UM TIRO NA NOITE (Blow out, 1981, 105', 18 anos)

20h - DUBLÊ DE CORPO (Body double, 1984, 114', 14 anos)



DIA 25

16h - TRÁGICA OBSESSÃO (Obsession, 1976, 98', 14 anos)

18h - SÍNDROME DE CAIM (Raising Cain, 1992, 91', 16 anos)



Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 21 a 25 de maio de 2014

Horário: de quarta-feira a sábado às 16h, 18h e 20h e domingo às 16h e 18h

Ingressos: Vendas a partir de 17 de maio. R$20 e R$10 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)



Teatro

Evento: Histórias de Família

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a peça Histórias de Família, da companhia carioca Amok Teatro, que encerra a trilogia de guerras iniciada com O Dragão, de 2009, sobre o conflito no Oriente Médio, e Kabul, de 2010, um mergulho no Afeganistão. Montagem inédita no Brasil do texto da dramaturga sérvia Biljana Srbljanovic, Histórias de Família, de 2012, é dirigida por Ana Teixeira e Stephane Brodt, e traz à cena a guerra de desintegração da Iugoslávia nos anos 90 pelo olhar de quatro personagens infantis. Pelas brincadeiras que reproduzem o comportamento delirante de adultos desorientados, revela-se a lógica da guerra, criada e mantida pelo poder político, que se manifesta em todos os níveis da sociedade. No elenco, Rosana Barros, Stephane Brodt, Vanessa Dias e Wanderson Rosceno. A companhia oferecerá oficina de interpretação nos dias 30 de maio a 01 de junho.

Local: CAIXA Cultural Curitiba

Data: 29 de maio a 01 de junho de 2014

Horário: de quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: Vendas a partir de 24 de maio. R$10 e R$5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Oficina de interpretação: dias 30 e 31 de maio e 01 de junho

Inscrições: de 14 a 20 de maio, pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br, com vagas limitadas

BALANÇO DA 10ª EDIÇÃO DA SP-ARTE

BALANÇO DA 10ª  EDIÇÃO DA SP-ARTE

A décima edição da SP-Arte foi encerrada no último domingo com um aumento de cerca de 35% do volume de vendas beneficiadas pela isenção do ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços), de R$ 99 milhões, em 2013, para aproximadamente R$ 136 milhões em 2014. Esse volume foi proveniente de um aumento expressivo de transações realizadas: 457 em 2013 na edição passada para cerca de 569 até o encerramento oficial das vendas no dia 8 de abril.
Com um público de 22 mil pessoas, a feira chamou atenção pelo crescimento da presença estrangeira, com 1200 visitantes vindos do exterior especialmente para a SP-Arte. Cerca de 3 mil pessoas vieram de outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Fortaleza e DF.
A 10ª SP-Arte contou com a participação de 136 galerias, 78 brasileiras e 58 galerias estrangeiras, que integram a elite da arte mundial, reforçando a sua posição de maior feira de arte contemporânea do Hemisfério Sul. O público da feira pôde acompanhar uma extensa programação dentro do Pavilhão da Bienal - como diálogos, palestras e lançamentos de livros e revistas - e, também, fora das paredes do histórico prédio de Niemeyer – com aberturas de exposições e galerias, conversas com artistas, visitas a coleções particulares, entre outros.
Os dez anos da feira foram também marcados pela primeira edição do projeto “Solo”, dedicado à descoberta de novos artistas e à revisitação a trabalhos menos conhecidos no circuito de artes. Com curadoria de Rodrigo Moura, diretor de Inhotim, 13 galerias foram selecionadas para apresentar  o trabalho de um único artista. O espaço teve grande visibilidade e continuará na programação nas próximas edições da feira, assim como o Laboratório Curatorial, que apresentou os projetos de Carolina Vieira e Traplev, com supervisão pedagógica de Adriano Pedrosa.
Os dois curadores premiados seguirão para a Bienal de Berlim como parte do prêmio da SP-Arte para enriquecimento da sua formação profissional.

PRESENÇAS ILUSTRES
A abertura da feira contou com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, de Marcelo Araújo e do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo. Os empresários Carlos Jereissati Filho, do Grupo Iguatemi, Alfredo Setúbal e Milu Vilela, do Itaú Unibanco, também marcaram presença.
Personalidades da cultura, como os curadores Tadeu Chiarelli, do MAC, Felipe Chaimovich, do MAM, Teixeira Coelho, do MASP e o diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Ivo Mesquita, também estiveram na feira. Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda esteve presente, assim como a criadora e curadora-geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, Solange Farkas.
Os nomes de profissionais internacionais incluíram Franklin Sirmans, curador do LACMA (USA), Luis Pérez-Oramas, Curador de Arte Latino-Americana do MOMA de New York junto a Estrellita Brodsky, e Tanya Barson, Curadora de Arte Internacional na Tate Modern (GB).
Outro destaque internacional ficou por conta de colecionadores de peso trazidos pela seguradora AXA ART, como Martin Margulies, da Fundação Martin Z. Marguiles, (EUA) Maxine e Stuart Frankel, da Fundação de mesmo nome (EUA)  Melva Bucksbaum e Raymond Learsy (EUA), Lewis e Sue Nerman (EUA), Stefan Edlis e Gael Neeson (EUA), Daniel e Mirella Levinas, Barbara Ruben. Amy Cappellazzo, a toda poderosa da Christie's que acaba de iniciar sua própria empresa de consultoria em arte, também compareceu. Vale dizer que todos fizeram compras de obras no Brasil.
O número de artistas presentes também foi grande: Waltercio Caldas, Antonio Dias, Leda Catunda, Nuno Ramos, Carlos Vergara, Vik Muniz, Sandra Cinto, Albano Afonso, Joana Vasconcellos e Oscar Murillo, Arthur Luiz Piza, José Resene, Jac Leirner, Caetano de Almeida, Edgard de Souza, Anna Bella Geiger, Voluspa Jaspa, Nathan Peter, Caio Reisewitz, Rochelle Costi, entre outros, passearam pelos vários estandes da feira.

DESTAQUES
Dentre as galerias brasileiras, os artistas mais procurados e comentados na feira foram Antonio DiasVik Muniz, da Galeria Nara Roesler; Abraham Palatnik e Willys de Castro, da Simões de Assis Galeria de Arte; Janaina Tschape, da Fortes Vilaça; João Loureiro, da Galeria Vermelho; Bruno Veiga, da Galeria da Gávea.
Fizeram sucesso também, as obras de Waltercio Caldas, da Galeria Raquel Arnaud; Cildo Meirelles, da Galeria Luisa Strina; Knopp Ferro, da Dan Galeria; Newman Schutze, da Galeria Eduardo Fernandes; Henrique de Oliveira da Millan, Alex Katz, da Luciana Brito; Vik Muniz na Nara Roesler, Nuno Ramos na Fortes Vilaça, Mabe Bethônico na Celma Albuquerque, André Komatsu e Rosangela Rennó na Vermelho, entre outros.
Os destaques internacionais foram principalmente Kris Martin, da Galeria Sies + Höke; Damián Ortega e Antony Gormley, da londrina e agora também em São Paulo, White Cube; Oscar Murilo e Francis Alys, da David Zwirner, Gabriel Orozco, Abraham Cruzvillegas e Rirkrit Tiravanija, da mexicana Kurimanzutto; Olafur Elliasson da alemã Neugerriemschneider; Lucio Fontana, das galerias Cardi e Van De Weghe; Gerard Richter e William Kentridge, da americana Marian Goodman, que participou pela primeira vez da feira; Alexander Calder e Donal Judd, da espanhola Elvira Gonzalez; Michelangello Pistoletto, na galeria italiana de San Gimignano Continua; Ai Wei Wei e Anish Kapoor, da Lisson.

PRÊMIOS
Pelo segundo ano consecutivo o ICCo - Instituto de Cultura Contemporânea concedeu em parceria com a SP-Arte duas bolsas de residência artística. Os ganhadores desta edição foram os artistas mineiros Alexandre Brandão, da Galeria Leme, e Bruno Cançado, da AM Galeria de Arte. Os artistas foram selecionados entre 90 candidatos inscritos para o processo seletivo. Alexandre Brandão passará dois meses trabalhando na Residency Unlimited, em Nova York, Estados Unidos, e Bruno Cançado realizará um período de imersão nos ateliês  da Fundação Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira, Portugal. Ambas as residências artísticas serão realizadas durante o segundo semestre de 2014.
A terceira edição do prêmio Illy agraciou o artista Cristiano Lenhardt, das galerias Amparo 60 e Fortes Vilaça, com o valor de R$ 20.000,00. A Comissão julgadora desse ano foi formada por Fernando Oliva e a equipe da SP-Arte.

DOAÇÕES
O programa de doações a instituições avançou esse ano, com o número recorde de 14 obras doadas ao MAC SP, MAM SP, MASP e Pinacoteca e MAR do Rio de Janeiro.
- Iguatemi > Arthur Barrio, da Millan > MAC
- Iguatemi > Nicolás Robbio, da Galeria Vermelho > Pinacoteca do Estado
- Iguatemi > Wagner Malta Tavares, da Galeria Marília Razuk  > Pinacoteca do Estado
- Iguatemi > Bartolomeo Gelpi, da central Galeria de Arte > Pinacoteca do Estado
- Cleusa Garfinkel > Ubi Bava, da Galeria Ronie Mesquita > MAM SP
- Cleusa Garfinkel > Lourival Cuquinha, da Amparo 60 > MAM RJ
- Cleusa Garfinkel > Raquel Garbelotti, da Galeria Marília Razuk > MAM SP
- Cleusa Garfinkel > Vânia Mignone, da Casa Triângulo > Pinacoteca do Estado
- Banco Espírito Santo > Marlon Azambuja, da Galeria Marília Razuk > Pinacoteca do Estado
- Banco Espírito Santo > Luis Braga, da Galeria Leme > Pinacoteca do Estado
- Doador anônimo > Alexandre Mazza, da Luciana Caravello Galeria de Arte > MAR
- Fundação Edson Queiroz > Fernanda Gomes, da Galeria Luisa Strina > MAM SP
- Fundação Edson Queiroz > Odires Mlaszho, da Galeria Vermelho> MASP
- Galeria Almeida e Dale > Vanderlei Lopes, da Galeria Marília Razuk > Pinacoteca do Estado

ROSA PASSOS CANTA DJAVAN NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Cantora faz homenagem ao compositor alagoano ao propor uma “seleção afetiva” com doze músicas gravadas por ele entre 1977 e 1992


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show Samba Dobrado, da cantora baiana Rosa Passos, reunindo doze músicas gravadas por Djavan entre 1975 e 1992. O show inclui uma 13ª música inédita, Doce Menestrel, composta por ela e Fernando de Oliveira, parceiro musical de longa data, em homenagem ao compositor. Rosa canta Djavan na companhia da banda formada por Fabio Torres (piano), Celso de Almeida (bateria), Paulo Paulelli (baixo), Ivan Sacerdote (clarinete) e Marcus Teixeira (violão). A única faixa em que aparece sozinha é Pétala, acompanhada apenas do seu violão.

O repertório, que se equilibra entre clássicos e peças mais obscuras do repertório do músico, estão reunidas no 17º CD da cantora, Samba Dobrado – Canções de Djavan, com arranjos de Lula Galvão, e dá privilégio aos sambas do compositor alagoano, em uma escolha totalmente afetiva da própria Rosa Passos. A cantora, que transita com desenvoltura pelos mais variados gêneros musicais, encontra na música de Djavan – em que as palavras se integram perfeitamente ao ritmo e à harmonia – terreno fértil para explorar seu swing musical tão peculiar, sua métrica e o seu canto jazzístico.

A artista:
Considerada uma das maiores intérpretes da MPB da atualidade, Rosa Passos é reconhecida no circuito internacional do jazz por músicos como Diana Krall, Stace Kent, Chris Botti, Winston Marsalis, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Madeleine Peyroux, Ron Carter, Paquito D’Rivera, entre outros, que nunca deixam de assistir suas apresentações em cidades como Nova York e Madrid.

Sobre ela, afirma o próprio homenageado, Djavan: “cantando suave, às vezes quebrado, guiada sempre por seu violão, enfrentando métrica, divisão, ritmo, sua voz num vibrato às vezes rouco, soa choro-samba-jazz: o máximo. Desde que a ouvi pela primeira vez, sigo seus passos”.


Conheça as doze músicas de Djavan cantadas por Rosa Passos no show:

1. Pedro Brasil (Djavan, 1981)
2. Linha do Equador (Djavan e Caetano Veloso, 1992)
3. Maçã (Djavan, 1987)
4. Faltando um pedaço (Djavan, 1981)
5. Capim (Djavan, 1982)
6. Pétala (Djavan, 1982)
7. Lei (Djavan, 1986)
8. Pára raio (Djavan, 1976)
9. Cigano (Djavan, 1989)
10. Samba dobrado (Djavan, 1978)
11. Fato consumado (Djavan, 1975)
12. Serrado (Djavan, 1978)
13. Doce menestrel (Rosa Passos e Fernando de Oliveira, 2013)


Informações e entrevistas:
Annalice Del Vecchio - (41) 9929-1777
annalice.lima@grupoinforme.com.br

Serviço:
Show: “Samba Dobrado” – Rosa Passos
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 16 a 20 de abril de 2014
Horário: de quarta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: Os ingressos estarão à venda a partir do dia 12 de março (sábado). R$20 e R$10 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111. De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo das 16h às 19h.
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

CARAVANA BRASIL INSTRUMENTAL EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Ministério da Cultura, Setal, Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e Pôr do Som Produções apresentam
***
CARAVANA BRASIL INSTRUMENTAL EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA
Após quatro shows em Ilhabela, que foram marcados pela calorosa recepção do público local e turistas, a CARAVANA BRASIL INSTRUMENTAL segue para a encantadora cidade de São Luiz do Paraitinga, levando a virtuosidade e excelência de artistas de grande expressão da música instrumental contemporânea brasileira.
CARAVANA BRASIL INSTRUMENTAL
A circulação da música instrumental brasileira é o foco do projeto Caravana Brasil Instrumental, que ocupará espaços públicos como praças e teatros de 5 cidades do interior e litoral do estado de São Paulo.

São Luiz do Paraitinga - Entrada Franca

18 de abril | 21h | André Juarez e Le Petit Comité

Distrito de Catuçaba
Andre Juarez e Le Petit Comite (foto Elizabete Colovatti)
André Juarez e Le Petit Comité – Criado em Boston (EUA) em 2001 pelo vibrafonista André Juarez, o grupo tem como principal característica uma sonoridade refinada, embora popular e de fácil comunicação com o público. Formado por composições próprias e temas clássicos, o repertório é baseado no swing e em uma contagiante mistura de ritmos e estilos como funk, MPB, acid jazz e rock progressivo.
Assista o Vídeo do Le Petit Comité
***

19 de abril | 19h | Marquinho Mendonça e Banda Em Órbita

(Coreto Elpídio dos Santos)
Marquinho Mendonça - Foto Paulo Cesar
Marquinho Mendonça e Banda Em Órbita – Compositor, multi-instrumentista e arranjador. Com dois Cds solos lançados “Tempo Templo” e “Filosofolia”, trabalhou em shows e gravações ao lado de artistas como Zé Menezes, Renato Anesi, Celso Viáfora, Dominguinhos, Roberto Mendes, Tião Carvalho, Luis Melodia, Tom Zé e Orquestra Popular do Recife. Formou a “Banda do Beco” e “Banda Mafuá”. O espetáculo realiza um passeio por ritmos brasileiros como choro, samba, baião, frevo, jongo e outras expressões tradicionais.
Assista o vídeo de Marquinho Mendonça
***

20 de Abril | 21h | Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana

(Coreto Elpídio dos Santos)
Carlinhos Antunes & Orquestra Mundana (foto Bia)
Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana – Carlinhos Antunes é músico e historiador formado pela PUC-SP. Toca violão, viola, tiple, charango, cuatro, kora n’goni, sax entre outros. Tem como principal característica viajar e pesquisar sons de diversas partes do mundo e do Brasil, adquirindo uma respeitada carreira nacional e internacional. Fundador da Orquestra Mundana, grupo onde músicos de diversas origens se encontram, por pura vontade de tocar. Apresenta em seu show composições presentes no Cd “Muvuca”, que respeita a música instrumental brasileira, apontando para um caminho diferente e ousado.
Assista o vídeo de Carlinhos Antunes
***

20 de Abril | 22h30 | Mutrib

(Coreto Elpídio dos Santos)
MUTRIB (fotos Ze Naklem)
Mutrib – O Mutrib, expressão turca que significa para a filosofia sufi “a energia que emana do encontro de músicos”, é um grupo que se dedica a investigar e interpretar o repertório dos Bálcãs e do Mediterrâneo Oriental, concebendo a arte dessas regiões como um grande eixo da cultura mundial, capaz de interligar Ocidente e Oriente desde a Antiguidade. Em seus shows, o Mutrib apresenta os sons multiculturais e a efervescência desse verdadeiro caldeirão musical, através do repertório presente em seu primeiro CD, intitulado “Primeiras Viagens”.
Conheça mais sobro o Mutrib
***
A Caravana Brasil Instrumental é uma realização da Pôr do Som Produções Culturais, conta com o patrocínio da SETAL Óleo e Gás, através da lei Rouanet, Ministério da Cultura e Prefeitura de São Luiz do Paraitinga.
Próximas cidades
01 a 03/05 – Caraguatatuba
15 a 18/05 – Mogi das Cruzes
17 a 20/07 – Botucatu
pds avatar
Acompanhe a trajetória dessa viagem musical através do blog da Pôr do Som Cultural:
Conheça, visite, compartilhe:
Maiores informações: contato@pordosom.com.br