sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cheio de charme


Cheio de charme
Título Original: The charming man
de Marian Keyes



Páginas: 784

Estão chegando as férias, e com ela a já previsível temporada de "literatura mulherzinha". Sai a mulher melancia entra a mulher da melancia e do sushi(E.C.)

Tooodo mundo se lembra de onde estava quando ouviu a notícia de que Paddy de Courcy ia se casar.

Entretanto, para quatro mulheres em particular, a grande novidade sobre o carismático político é especialmente importante...

A consultora de estilo Lola Daly tem todos os motivos do mundo para querer saber quem é a pessoa com quem Paddy vai se casar — afinal, mesmo sendo a namorada do cara, ela não é, definitivamente, a noiva. De coração partido, Lola foge da cidade e vai para uma cabana no litoral. Será que o retiro se provará tão idílico quanto ela imagina?

Não se a jornalista Grace puder fazer alguma coisa. Ela quer uma versão bem íntima do noivado do De Courcy e acha que Lola tem a chave desse segredo. Grace conheceu Paddy há muito tempo. Mas por que será (ai, que ódio!!!) que ela não consegue esquecer o sujeito?

A irmã de Grace, Marnie, pode ter a resposta. O problema é que ela também tem pendências a resolver com o passado. Seu querido e adorado marido e suas lindas filhas são maravilhosos, mesmo assim eles não conseguem afastar a lembrança daquele primeiro amor: um certo... ele mesmo: Paddy de Courcy. Do que Marnie precisa para levar sua vida adiante?

E o que dizer sobre a futura Sra. De Courcy? Alicia fará qualquer coisa pelo noivo e está determinada a ser a primeira-dama perfeita. Mas será que ela conhece o verdadeiro Paddy?

Quatro mulheres diferentes. Um homem terrivelmente sedutor. E o segredo sombrio que conecta a todos.


um lançamento



2011 já chegou



ALMANAQUE DO PENSAMENTO 2011 -
O Mais Completo Guia Astrológico
da Pensamento, Editora

Edição: 99ª ediç]ão - 11/2010
Número de Páginas: 176



O Almanaque do Pensamento é o mais completo guia astrológico do Brasil, publicado ininterruptamente desde 1912, com mais de 21 milhões de cópias vendidas. A fórmula deste sucesso está na combinação, em uma única publicação, de assuntos tão diversos como astrologia e horóscopo, dias favoráveis e desfavoráveis, agricultura e pecuária, contos, curiosidades, receitas populares, peso, qual o seu santo de devoção, pensamentos filosóficos e muito mais. E, além de tudo, calendários, tábuas lunares e planetárias fazem par com belas ilustrações e motivos esotéricos, sempre acompanhados de matérias cada vez mais vibrantes como: Os Santos do Dia, Previsões Segundo a Numerologia, Acreditar na Sorte e muito mais. O Almanaque também agrada os curiosos e aqueles que buscam boas energias e vibrações para o Ano Novo.

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UM LANÇAMENTO





YOGA TÂNTRICO INTERIOR de David Frawley



YOGA TÂNTRICO INTERIOR
de David Frawley


Número de Páginas: 272


Yoga Tântrico Interior não é apenas uma apresentação dos aspectos externos do Tantra ou um estudo acadêmico do tema; ele almeja instruir os alunos sérios na tradição tântrica mais profunda da rea­lização do Eu por meio do trabalho com Shakti e Shiva. Ele reflete a tradição mais ampla e antiga do Tantra, que inclui os ensinamentos do Shivaísmo da Caxemira, o Shaiva Siddhanta, o Tantra Advaita e o trabalho do grande visionário moderno tântrico, Ganapati Muni. Contudo, talvez de modo único, ele reflete as conexões entre o Tantra e a tradição védica mais antiga, que a maior parte dos estudos mo­dernos não abrange. Neste livro:

· A primeira seção explica Shiva e Shakti como princípios cósmicos relativos à prática do Yoga Tântrico Interior, in­cluindo a importância do uso das divin­dades (Devatas).

· A segunda seção enfoca Shakti e seus inúmeros poderes no mundo exterior da natureza e no mundo interior da psique, incluindo vários métodos de "meditação na Shakti" no corpo, na mente e no mundo da natureza.

· A terceira seção enfoca as formas e per­sonalidades da Deusa, basicamente Kali, Sundari, Chhinnamasta e Bhairavi e seu culto relativo aos Chakras e ao Yoga Tântrico Interior, incluindo a explicação de seus mantras.

· A quarta seção aborda as práticas mais profundas da Energia Tântrica e Yogas Védicos de Luz, e descreve os elemen­tos essenciais para a compreensão do processo de realização do Eu através dos chakras.

· O apêndice aborda as questões de tra­dição e a ligação entre os ensinamen­tos védicos, vedanta, yogues e tântricos, além de incluir um glossário, bibliografia, notas e outros materiais de referência e informação.


O AUTOR
O dr. David Frawley (Pandit Yamadeva Shastri) é um dos poucos ocidentais considerados autênticos Vedacharya, ou professores védicos, na índia. Nos últimos trinta anos, ele escreveu livros sobre Yoga, Ayurveda, astrologia védica, Vedanta e os Vedas, que foram traduzidos para quinze idiomas em todo o mundo e são considerados textos confiáveis em seus campos. Conduziu um estudo especial de textos védicos e tântricos no original sânscrito, seguindo os ensinamentos do grande discípulo de Ramana Maharshi, Ganapati Muni, que é a base deste livro. Vamadeva conduz programas de treinamento nos Estados Unidos, América do Sul, Europa e índia por meio de uma rede ampla de organizações associadas. O objetivo desse trabalho é promover os principais ramos do conhecimento védico e yogue de uma maneira abrangente e integral. Ele é diretor do American Institute of Vedic Studies, em Santa Fé, Novo México, EUA.



UM LANÇAMENTO





Quando haverá boas notícias? de Kate Atkinson


Quando haverá boas notícias?
de Kate Atkinson


Páginas: 408




Quem nunca leu um romance policial, mal conseguindo respirar entre uma página e outra, terá sua oportunidade com o livro da inglesa Kate Atkinson. Uma trama complexa, recheada de reviravoltas e, inevitavelmente, sangue.

O que parecem ser histórias paralelas de personagens que pouco têm em comum, logo se transforma em uma narrativa intrincada. Aos seis anos de idade, Joanna viu sua mãe, sua irmã e seu irmão, ainda bebê, serem brutalmente assassinados. Trinta anos depois, casada, com um filho pequeno e uma carreira bem-sucedida como médica, ela recebe a notícia de que o criminoso, Andrew Decker, será libertado.

Enquanto isso, o detetive particular Jackson Brodie procura descobrir se é o pai do filho de sua ex-namorada, mas acaba sofrendo um acidente. Ele é salvo por Reggie, uma adolescente órfã que trabalha como babá para a doutora Hunter. Quando a médica e seu bebê desaparecem misteriosamente, a jovem convence Jackson a resolver esse mistério.

Trecho do livro aqui

UM LANÇAMENTO

Filmes do acervo da Cinemateca são restaurados

Documentários realizados entre as décadas de 1920 e 1950 foram restaurados
por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras. Os filmes serão
exibidos em sessão especial da Cinemateca, na próxima segunda-feira (29).

A Cinemateca de Curitiba exibe na próxima segunda-feira (29) uma

mostra de filmes históricos do seu acervo, recentemente restaurados. A mostra

é composta por 29 filmes silenciosos e sonoros das décadas de 1920 a 1950,

que traçam um importante painel de Curitiba e de cidades como Londrina

e Ponta Grossa. Entre os filmes restaurados estão também produções do

cineasta catarinense José Julianelli e filmes sobre o Paraná feitos pela Botelho

Filmes do Rio de Janeiro.

Todos os filmes fazem parte do Projeto Memória Cinematográfica

e integram o acervo de películas em nitrato da Cinemateca de Curitiba,

recuperados graças ao patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet -

Ministério da Cultura. O trabalho de restauração foi realizado pelo Laboratório

de Restauro da Cinemateca Brasileira e consistiu na transposição do suporte

em nitrato – que é de alta combustão – para o acetato, proporcionando

maior durabilidade ao acervo. Há dois anos, um primeiro lote de filmes da

Cinemateca foi recuperado pelo mesmo projeto.

Os filmes de curta-duração estão reunidos num só programa que será

apresentado às 20h. Às 19h haverá uma palestra da professora e doutora em

História Social, Maria Ines Mancini de Boni, do Departamento de História da

Universidade Tuiuti do Paraná. A entrada é franca. A partir de dezembro, os

filmes também serão exibidos em diferentes locais nas regionais, como parte

da programação do Cinema nos Bairros.

Serviço:

Projeto Memória Cinematográfica

Exibição de filmes do acervo da Cinemateca restaurados pela Lei

Rouanet com patrocínio da Petrobras.
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174

Data: 29 de novembro de 2010 (segunda-feira), às 20h. Às 19h, palestra

com a professora Maria Inês Mancini de Boni (Universidade Tuiuti do Paraná)

Entrada franca.

RELAÇÃO DO FILMES

1. CARNAVAL EM BLUMENAU – Década de 1920 - 1'46''
Cinejornal silencioso – Realização - José Julianelli
Cenas de carnaval de desfiles de carros no carnaval de rua.

2. FÁBRICA RENAUX – 1925 - 9'13''
Cinejornal silencioso
Realização – Empreza Cine-photografica de Propaganda industrial,
commercio, cultura e lavoura - Universum Film / José Julianelli
Aspectos da fábrica de cortinas, processo de produção e operários.

3. L’ETAT DU PARANÁ – Década de 1920 – 16’31”
Botelho Filmes - cinejornal silencioso - 1ª secção
Intertítulos em francês
Imagens de campo Largo e dos Campos Gerais

4. L’ETAT DU PARANÁ – Década de 1920 – 06’36”
Botelho Filmes - cinejornal silencioso - 2ª secção - 1ª parte
Intertítulos em francês
Aspectos urbanos de Curitiba; instrução pública; vias de comunicação e
belezas naturais; Affonso Camargo em seu segundo mandato (1928)

5. A CATASTROPHE DA ILHA DO CAJU – 1925 – 8’14”
Botelho Filmes - cinejornal silencioso
Explosão de fábrica de produtos inflamáveis da Ilha do caju ocorrida em
março de 1925. Imagens do Rio de Janeiro e de Niterói

6. COMPANHIA HERING - 1927 - 9'50”
Cinejornal – silencioso
Autor não identificado provavelmente José Julianelli
Fábrica e operários da Companhia Hering; Bairro Hering

7. O NOVO PRESIDENTE DO PARANÁ - 1928 – 18’19”
Botelho Filmes - cinejornal silencioso
Homenagem à Affonso Camargo em seu segundo governo como presidente
do Estado do Paraná (1928-1930); chegada em Paranaguá ; partida para
Curitiba; viagem pela Serra do Mar e parada em estação na Serra do Mar;
chegada em Curitiba e caminhada pela Rua Visconde do Rio Branco.

8. O QUE É O PARANÁ: VIAS DE COMUNICAÇÃO BELLEZAS

NATURAES – 1929 - 16'37''
Botelho Filmes cinejornal silencioso
Registro do Paraná pela Botelho Filmes do Rio de Janeiro.
Viagem à Paranaguá e Pico do Marumbi
(3ª secção - Via de Comunicação e Belezas Naturaes – Segunda Parte)

9. EL TRIGO - 1929 – 15’53”
Botelho Filmes - cinejornal silencioso
Intertítulos em espanhol. Mostra a cultura do trigo no Paraná, estações
experimentais , transporte e exportação.

10. O MUNDO EM NOTÍCIAS – Visita do Ministro de Viação e Obras
Públicas João Mendonça Lima - Década de 1930/1940 – 07’28”
Cinejornal sonoro
Vista do Ministro Mendonça Lima a sede dos Correios, à Antonina e
Paranaguá, acompanhado pelo Superintendente da Rede de Viação Paraná
Santa Catarina, Engenheiro Alexandre Gutierrez.

11. II CONGRESSO DE ENGENHARIA E LEGISLAÇÃO FERROVIÁRIA -
1938 – 5’55”
Cinejornal sonoro
Realização -Tupi Filmes Brasileiros
Estação Ferroviária de Curitiba; chegada dos congressistas recebidos pelo
Superintendente da RVPSC Eng. Alexandre Gutierrez; solenidade no Clube
Curitibano; aeroporto do Bacacheri; visita do Ministro Mendonça Lima

12. O TIRO RIO BRANCO - 1939 – 09’42”
Autor não definido
Cinejornal silencioso
Parada em comemoração ao Dia da Pátria, realizada pelo Batalhão Tiro Rio
Branco, com presença do Interventor Manoel Ribas

13. SAUDAÇÃO DA LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA AOS
EXPEDICIONÁRIOS CATARINENSES - Data e autor não definidos –
16’10”
Cinejornal sonoro e silencioso
(Sonoro) Saudação da Legião Brasileira de Assistência aos
Expedicionários Catarinenses; 5ª Formação de Saúde em Campanha;
treinamento militar; atendimento médico.
(Silencioso) O Tiro Rio Branco em 07 de setembro de 1939. Imagens de
Desfile do Batalhão de Tito Rio Branco.

14. VISITA O PARANÁ O MINISTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - Década
de 1940 – 13’01”
Cinejornal sonoro
Empresa Cinematográfica Paranaense – Cinegrafista Hermes Gonçalves;
Textos e Narração de Stenghel Guimarães.
Departamento Estadual de Informações do Paraná
Visita do Ministro de Educação e Saúde, Professor Ernesto de Souza
Campos; imagens da UFPR; visita à Escola Técnica de Curitiba; obras

do Colégio Estadual do Paraná; Escola de Aplicação; Instituto de
Biologia e Pesquisa Tecnológica; Piraquara – Hospital Colônia São
Roque; Hospital Oswaldo Cruz; Instituto de Medicina e Cirurgia do
Paraná;Hospital Psiquiátrico da Federação Espírita do Paraná;Hospital da
Cruz Vermelha;Educandário Curitiba; Obras de Estação de Águas; Escola
Profissional Ferroviária; Viagem de Litorina para o Litoral.

15. CINE JORNAL. A PARADA DA JUVENTUDE BRASILEIRA EM
CURITIBA E OUTROS ASSUNTOS - Década de 1940 – 9’48”
Cinejornal silencioso
Plantação de café e de algodão; paradas militares; litoral do Paraná; cenas
da agricultura paranaense.

16. DOMINGO EM PROGRAMA DUPLO – (VIAGEM DO GOVERNADOR
MOYSÉS LUPION AO SETENTRIÃO DO PARANÁ) - Década de 1940 -
16'57''
Cinejornal silencioso.
Empresa Cinematográfica Paranaense – Cinegrafista Hermes Gonçalves;
Textos e Narração Stenghel Guimarães.
Desfile militar e de colégios na Rua XV, imagens de Curitiba, imagens da
UFPR; fragmentos da visita do Ministro Mendonça Lima.

17. NOTÍCIAS. N.12. PORTO DE PARANAGUÁ - Década de 1940 - 07'53''
Cinejornal silencioso.
Empresa Cinematográfica Paranaense – Cinegrafista Hermes Gonçalves;
Textos e Narração de Stenghel Guimarães.
Departamento Estadual de Informações do Paraná (Cine Jornal nº10)
Imagens do litoral e do Porto de Paranaguá

18. 5º. ANIVERSÁRIO DO 3º. REGIMENTO DE ARTILHARIA MONTADA
1944 - autor não definidos – 08’58”
Cinejornal silencioso
Desfile militar; saudação da Legião Brasileira de Assistência aos
Expedicionários Catarinenses; 5ª Formação de Saúde em Campanha;
treinamento militar; atendimento médico.

19. [RILTON JORNAL LONDRINA VIAJANTES NORTE DO PARANÁ] -
Década de 1950 - 3’54”
Cinejornal silencioso
Cenas do norte do Paraná, casamento em Porecatu, aniversário de criança
em Londrina.

20. [NOTÍCIAS. N.02] – Década de 1950 –– 6’32”
Cinejornal silencioso
Interessante iniciativa dos profissionais do volante; desfile de modas com
a presença do governador Bento Munhoz da Rocha e do governador de
Minas Gerais Juscelino Kubitschek; Cataratas do Iguaçu; a estada do
governador mineiro em terras do Paraná.

21. [NOTÍCIAS. N.06] Suplemento Cinematográfico do Jornal Estado do

Paraná - Década de 50 - 11'36''
Cinejornal silencioso
Punjança da terra do Setentrião; inauguração do Hipódromo de Londrina
Bento Munhoz da Rocha e autoridades no Aeroporto de Londrina;
inauguração do Hipódromo de Londrina; construções em Londrina no
Jardim Shangri lá; obras de construção da estrada Curitiba-Rio Branco do
Sul e Fábrica de Cimento em Rio Branco do Sul.

22. NOTÍCIAS DO PARANÁ N°.14 - Suplemento Cinematográfico do
Jornal Estado do Paraná - Década de 50 - 5'40''
Cine jornal silencioso, inauguração da Granja Universitária; futebol
cinematográfico; festas no Educandário Curitiba;

23. NOTÍCIAS N°. 18 - ATIVIDADES DO SESI PARANÁ - Década de 50 -
05'44''
Suplemento Cinematográfico do Jornal Estado do Paraná
Cinejornal silencioso
Primeira prova ciclística D.E.R; atividades do SESI no Paraná; 4ª Corrida
Rústica de Primavera.

24. CINE JORNAL FUTEBOL – data e autor não definidos - 6'31”
Cinejornal silencioso
Paraná fulminou Santa Catarina por 3x0; construção de Estádio;
interessante exposição de trabalho Linholene; Real vendeu caro a derrora
C.A.M.A 4x2; aberta ao tráfego estrada inglesa.

25. CINEJORNAL Nº. 5 - data e autor não definidos – 01’55”
Cinejornal silencioso
Imagens de cidade do interior (Piraí Mirim); colégio religioso.

26. CINE JORNAL[GROFF JORNAL] - data e autor não definidos –
00’48”
Cinejornal silencioso
Autoridades no Porto de Paranaguá e cenas de dança folclórica.

27. CINE JORNAL [GROFF JORNAL] - data e autor não definidos –
08’38”
Cine jornal silencioso
O progresso vertiginoso de Curitiba – cenas de Curitiba, obras nas ruas.

28. VILA VELHA - data e autor não definidos – 08’21”
Cinejornal sonoro
Distribuidora Cine Comercial apresenta imagens de Vila Velha, Ponta
Grossa, Furnas e Lagoa Dourada.

29. [CINE JORNAL Nº.02 - EMBARQUE DOS EXPEDICIONÁRIOS] –
Década de 1940 – 15’03”
Banda sonora - somente áudio
Sobre os festejos do cinqüentenário do Terceiro Regimento de Artilharia
Montada da 5ª Região Militar; embarque do 1º contingente expedicionário
do Paraná.

Curitiba completa a meta de instalação de 30 Pontos de Cultura

A Fundação Cultural de Curitiba selecionou mais oito projetos que receberão recursos do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Curitiba. Com os novos selecionados, completa-se a instalação dos 30 Pontos de Cultura previstos no convênio.



A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação dos aprovados no edital Pontos de Cultura 2010, lançado em parceria pela Prefeitura e Ministério da Cultura para apoiar iniciativas da comunidade. Foram selecionados oito novos projetos que receberão recursos financeiros para a sua implementação. Com os novos aprovados, completam-se os 30 pontos previstos no convênio. Os demais projetos foram selecionados em editais lançados em 2008 e 2009.

Os selecionados foram: Cia Essencial de Teatro e Cinema, com o projeto “Cinema Sambaqui”; Sociedade Recreativa Beneficente Cultural Escola de Samba Leões da Mocidade, com “Escola do Samba-Percussão”; Organização Cultural, Social e Ambiental Água Doce, com “Ponto de Cultura Água Doce”; Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Oswaldo Cruz II, com “Resgatando a Dignidade com Igualdade: Musica, Arte e Inclusão Digital”; Ação Social do Paraná, com “Biblioteca Comunitária Tatuquara”; Centro de Transformação Social Vida Nova, com “Projeto Aplauso”; Instituto Cultural de Danças e Artes Folclóricas, com “Tradição e Raízes Árabes em Curitiba” e Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, com o projeto “Educamídia”.

Espalhados por todo o Brasil, os Pontos de Cultura fazem parte do programa Mais Cultura do governo federal. Eles integram a rede Cultura Digital, que estabelece a comunicação entre os diversos pontos de cultura do Brasil, e possibilita a divulgação das atividades produzidas e dos produtos culturais elaborados. A Fundação Cultural de Curitiba foi a responsável pela coordenação dos trabalhos em Curitiba, desde a formulação do edital, recebimento das propostas, seleção dos projetos, repasse de recursos, mobilização, implementação, acompanhamento, supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade

Affonso Romano de Sant'Anna

Affonso Romano de Sant'Anna participa do evento oficial de doação de livros do programa ALE Grandes Escritores em Belo Horizonte



No dia 30 de novembro, público terá acesso a palestra gratuita e poderá conversar com o escritor em bate-papo descontraído no teatro da biblioteca pública da cidade



No dia 30 de novembro, terça-feira, o escritor Affonso Romano de Sant'Anna chega a Belo Horizonte para a cerimônia de entrega de livros, na capital mineira, do programa ALE Grandes Escritores —iniciativa em prol da literatura que promove a aproximação entre o público e importantes autores brasileiros. Ele participará de um bate-papo descontraído com o público, às 19h30, em palestra gratuita no Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). Os espectadores poderão tirar dúvidas sobre os livros e o processo de escrita, fazer comentários e descobrir um pouco mais sobre o universo literário. Poeta, cronista e professor, Affonso Romano de Sant'Anna já publicou mais de 40 livros.

No evento, será realizada a doação de 1.500 livros para municípios participantes do programa. Desses, 750 serão entregues a bibliotecas públicas, por meio da Superintendência de Biblioteca da Secretaria de Estado de Cultura. A outra metade será distribuída em postos do Livro para Voar, projeto da ALE que trouxe para o Brasil o conceito de bookcrossing. A ideia, originada nos Estados Unidos, promove a libertação de livros, deixados em locais públicos para que vários leitores tenham acesso gratuito às obras. Os livros doados serão deixados em estantes do projeto localizadas em locais públicos, como os postos ALE. Durante as palestras, promotores do evento incentivarão a participação da comunidade nessa iniciativa.

Cadastrados pelo site www.livroparavoar.com.br, os títulos ficam à disposição para quem quiser ler. Eles são etiquetados com instruções para que, após a leitura, sejam deixados em algum local público ou em pontos de troca do projeto para que outras pessoas possam encontrá-los e dar continuidade ao ciclo. Desde outubro de 2008, quando o Livro para Voar começou, foram distribuídos mais de 10 mil livros em diversas cidades participantes por todo o Brasil. O objetivo é incentivar a leitura e incluir todos os Estados do país no movimento cultural.



Sucesso de público

Em 2010, quatro cidades mineiras (Juiz de Fora, Tiradentes, Montes Claros e Viçosa) já receberam o programa ALE Grandes Escritores, sempre reunindo grandes públicos. Ao todo, cerca de 2.500 pessoas compareceram às palestras. Além de Belo Horizonte e Natal (RN), outras oito cidades do interior de Minas Gerais ainda vão receber o programa. São eles Divinópolis, Betim, Itabira, Sete Lagoas, Pará de Minas, Pouso Alegre, Lavras e Oliveira.

Idealizado pelo presidente da ONG Humanizarte, Marcelo Andrade, o programa incentiva a leitura tanto de forma direta, no contato com o público, quanto a partir da criação de políticas públicas em parceria com os municípios. “Estimular novos leitores é o grande objetivo do programa, que vem sendo alcançado desde sua criação, cumprindo a missão de promover o encantamento do público por meio da fala do autor convidado e obras doadas às bibliotecas por onde ele passa”, diz.



Grandes Escritores

O programa Grandes Escritores já realizou 324 palestras desde sua criação. Em oito anos, 22 autores conversaram com moradores de 66 cidades, atendendo a um público de cerca de 110 mil pessoas. Ao todo, foram mais de 17 mil livros doados. Entre os participantes da ação estão nomes como Adélia Prado, Alcione Araújo, Bartolomeu Campos Queirós, Carlos Herculano Lopes, Frei Betto, Moacyr Scliar, Nelson Motta, Roberto DaMatta, Sergio Cabral e Zuenir Ventura.



PRÓXIMOS EVENTOS

1º de dezembro – Divinópolis - Affonso Romano de Sant’Anna

2 de dezembro – Betim - Affonso Romano de Sant’Anna





Evento oficial de doação de livros do programa ALE GRANDES ESCRITORES



30 de NOVEMBRO, terça-feira - 19h30



Teatro José Aparecido de Oliveira

Biblioteca Luiz de Bessa



Praça da Liberdade, 21, Funcionários



ENTRADA FRANCA

Senhas distribuídas uma hora antes do evento

Federação Paulista de Atletismo participa de seminários com foco no esporte

A Federação Paulista de Atletismo participará, entre os dias 01 e 02 de dezembro, das 08h30 às 17h30, no SESC Consolação, em São Paulo, do 3º Fórum Nacional - Brasil o País do Esporte e do 2º Seminário Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte. Os eventos mostrarão ao público presente ações públicas e privadas que fazem do esporte o principal fator de mudança do país.

As iniciativas terão as participações do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, do Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Walter Feldman, do Secretário de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, José Benedito Pereira Fernandes, entre outras personalidades ligadas ao desenvolvimento do esporte.

Luiz Roberto Rodrigues, vice-presidente do Instituto Memorial do Salto Triplo, iniciativa da Federação Paulista de Atletismo participará, na manhã do dia 2, do painel "A inclusão social pelo esporte: experiências e iniciativas virtuosas". Luiz Roberto falará sobre o projeto de inclusão de adolescentes em situação de risco social.

As inscrições estão abertas e os interessados devem enviar um e-mail para forumdeesportes@institutoadvb.org.br. O valor da inscrição é de R$ 500,00 para as pessoas que solicitarem até esta quinta-feira (25). Entre os dias 26 e 30, o valor será de R$ 800,00. Estão inclusos no pacote uma pasta com material completo do Fórum, wellcome coffe, coffe break e desconto no estacionamento.

A Netcommerce Marketing e Eventos é a responsável pela organização e a Federação Paulista de Atletismo é uma das apoiadoras dos seminários.

**

A GUERRA NO RIO


Ataques no RJ: Bope define como “desserviço” cobertura de Globo e Record



As transmissões ao vivo da Rede Globo e Record com imagens da ação policial na favela da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, foram motivos de críticas do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Pelo Twitter, o serviço de comunicação da polícia carioca repreendeu a cobertura das duas emissoras, queixando-se das imagens feitas dos helicópteros. “Um desserviço prestado pelas aeronaves de Record e Globo", diz o post do Bope no Twitter.

Grande parte dos usuários da rede social concorda que este tipo de cobertura facilita a estratégia de defesa dos traficantes. Com a hashtag “#globocop”, internautas publicaram suas opiniões e questionamentos na rede social:

"O Globocop podia mostrar os traficantes em vez de dedurar os soldados do BOPE"
"O Globocop continua informando os bandidos do plano do BOPE?"

Sobre as críticas, a Record logo se prontificou sobre o assunto. “Estamos fazendo a cobertura jornalística de fatos graves e não recebemos nenhum pedido ou comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Rio para deixar de filmar alguma coisa", esclareceu a central de Comunicação da Rede Record.

A Globo ainda não se manifestou.

A Derrota do Conquistador das Quatro Direções

A Derrota do Conquistador
das Quatro Direções




Da obra Chaitanya-Bhagavata,

de Vrindavana dasa Thakura,

Adi-khanda, Capítulo 13



Uma grande comunidade de panditas (estudiosos eruditos), formada por centenas de milhões de professores a regerem diversos gêneros de livros e escrituras, residia em Navadvipa à época do advento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu à Terra. Títulos como “bhattacharya”, “cakravarti”, “mishra” e “acharya” eram comuns, e a única ocupação desses letrados era ensinar. A diversão deles era fazerem debates entre si, e, a seu modo intolerante e impaciente, faziam tudo o que fosse necessário para vencer a discussão. Mesmo que o oponente fosse excelente como Brahma e apresentasse pontos válidos, estes seriam recusados.



Diante de grandes platéias, o Senhor Chaitanya sempre repreendia, um a um, todos os grandes eruditos e invalidava seus argumentos. Não havia ninguém capaz de derrotar o Senhor e de estabelecer uma opinião diferente da Sua. Quando os professores de Navadvipa viam o Senhor, o medo nascia em seus corações. Abaixando suas cabeças, eles fugiam de Chaitanya tão rápido quanto podiam. Tornava-se Seu servo submisso qualquer um que acaso conversasse com o Senhor.



A erudição e a inteligência exibidas por Chaitanya desde tenra idade eram conhecidas por todos. Também era conhecido pelo coração de todos que o Senhor não podia ser derrotado por pessoa alguma. No instante em que avistavam Chaitanya, um sentimento de respeito e temor se fazia presente entre os estudiosos, tornando-os espontaneamente submissos. Sob o encanto de Yogamaya, todos eram impedidos de conhecer a verdadeira identidade de Chaitanya. O Senhor não Se revelando voluntariamente, não há nenhuma possibilidade de alguém conhecê-lO. O Senhor Supremo é a personalidade mais munificente e, por Seu desejo pessoal, todos foram confundidos por Sua Yogamaya. Assim, com Sua identidade a todos desconhecida, o transcendental Senhor Gauracandra seguia desfrutando em Navadvipa do humor estudantil.



Ansiedade em Navadvipa



Certa vez, um desdenhoso e arrogante pandita – que ostentava o título de digvijayi, aquele que conquistou todas as direções – chegou a Navadvipa. Ele era um dedicado devoto da deusa da sabedoria, Sarasvati. Cativando-a pelo cantar de seu mantra, o pandita obteve o favor dela. A deusa Sarasvati é uma forma de Laksmidevi, que reside eternamente no peito de Seu esposo, Visnu. Ela é a mãe do universo e a personificação do serviço devocional a Deus. Muito afortunado, o brahmana teve atendido seu desejo de ver Sarasvati diante de seus olhos. Ela concedeu-lhe a graça: “Você será vitorioso em todos os três mundos”. Se, com seu mero olhar ela pode outorgar o raro benefício do serviço devocional ao Supremo Senhor Visnu, ela ter o poder para tal bênção não é em nada surpreendente. Tendo recebido esse favor diretamente de Sarasvati, o brahmana colocou-se a viajar por todo o país derrotando todos por onde passava. Todas as escrituras residiam em sua língua. Ninguém deste mundo seria capaz de vencê-lo. Muitos não eram nem mesmo capazes de acompanhar a introdução de suas explicações. Sem conhecer o significado da palavra “derrota”, ele viaja por toda parte.



A fama de Navadvipa ter uma comunidade de intermináveis eruditos chegou a seu conhecimento. Após ter conquistado todas as demais direções, o erudito digvijayi, acompanhado por cavalos, elefantes e homens opulentamente vestidos, apeou-se em Navadvipa. A notícia se espalhou como um incêndio. Em toda casa e assembléia de panditas, um grande tumulto se fez. “Tendo conquistado os estudiosos de todas as terras, o digvijayi está agora em nossa cidade”, diziam todos. Ao saberem que ele havia recebido uma bênção direta de Sarasvati e que a deusa o tratava como se fosse sua própria mãe, os professores de Navadvipa ficaram ainda mais ansiosos. Eles diziam: “Navadvipa conquistou todos os outros centros de estudo de Jambudvipa, e isto nos faz famosos em todo o mundo”. “Se esse digvijayi derrotar nossos eruditos, as pessoas por todo o mundo diminuirão nossa cidade e conversarão sobre como Navadvipa perdeu sua glória”. “Mas tendo Mãe Sarasvati o agraciado pessoalmente, quem será destemido e poderoso o bastante para duelar com ele? Se Sarasvati pessoalmente seleciona as palavras a se manifestarem de sua língua, então como poderá um ser humano comum derrotá-lo?”. Dessa maneira, milhares e milhares de versados bhattacharyas tiveram seus corações invadidos pela ansiedade. Tamanha era essa ansiedade que nenhuma atividade conseguiam realizar. Com a proximidade do iminente duelo intelectual, um grande alvoroço se instalou em Navadvipa. “Precisamos encontrar um grande pandita!”.



Tudo isso foi descrito em detalhes ao Senhor Chaitanya por Seus alunos. Eles disseram: “Após ter conquistado todas as direções com as bênçãos de Sarasvati, esse pandita invicto veio desafiar nossos eruditos a um debate. Acompanhado por uma hoste de cavalos, elefantes, palanquins e homens, ele chegou a Navadvipa. Com ninguém se apresentando para debater com ele, ele está exigindo que se faça uma carta oficial declarando sua vitória sobre nós”.



Ouvindo as palavras de Seus estudantes, o Senhor Chaitanya, esplêndido como um topázio, sorriu e os lembrou acerca da natureza do Absoluto. “Por favor, Meus irmãos, escutem-Me e lhes direi a verdade. A Suprema Personalidade de Deus é intolerante a contínuo falso orgulho. Sempre que vê alguém sobrecarregado pela presunção das próprias qualidades, Ele invariavelmente remove a causa desse orgulho. Assim como uma árvore com muitos frutos se curva, o natural é que uma pessoa com boas qualidades também assuma a postura humilde de se curvar. Vocês devem ter ouvido falar de outros grandes conquistadores, como Haihaya, Nahusa, Vena, Banasura, Narakasura e Ravana. Analisem o que aconteceu a eles e Me respondam: o falso prestígio deles não foi reduzido a pó? O Senhor Supremo nunca tolera esse tipo de insolência infame. Aqui em Navadvipa, vocês testemunharão o fim do orgulho desse pandita”.



O Digvijayi Encontra-Se com o Senhor Chaitanya



Após assim se divertir conversando com Seus alunos; ao entardecer, o Senhor foi com eles para a beira do Ganges. Depois de respingar água do Ganges sobre Sua cabeça e oferecer reverências a Ganga, o Senhor Chaitanya, não outro senão o próprio Senhor Hari, sentou-Se em meio aos Seus estudantes. Era imenso o círculo de estudantes ao redor do Senhor. Ali, às margens do rio sagrado, o Senhor alegremente palestrou sobre vários temas, como escrituras e princípios religiosos. Ninguém, entretanto, pôde notar que o Senhor estava simultaneamente pensando em uma maneira pela qual Ele poderia derrotar o erudito digvijayi. “Tornou-se tão orgulhoso esse brahmana que ele pensa não haver ninguém no mundo capaz de derrotá-lo”, pensava o Senhor enquanto dava aula. “Se Eu o derrotasse na frente de todos, isso seria uma humilhante morte para ele. Todos iriam desonrá-lo, suas opulências se perderiam e a humilhação acabaria por tirar-lhe a vida. Como não quero destruir o brahmana, mas sim seu orgulho, irei, portanto, confrontá-lo secretamente em um local solitário”. Enquanto o Senhor Supremo pensava dessa maneira, o digvijayi chegou ao local onde o Senhor palestrava.



No que o entardecer tornou-se noite, o Ganges parecia radiante sob a lua cheia do céu sem nuvens. À beira do Ganges, acompanhado por Seus estudantes, estava a Suprema Personalidade de Deus, cuja belíssima forma cativa toda a criação. Um sorriso doce decorava Seu rosto refulgente, e Seus dois olhos de lótus distribuíam olhares reluzentes. Seus dentes impecáveis ridicularizavam pérolas, e Seus lábios eram facilmente confundidos com o nascer do sol. Com Seu corpo macio e delicado, Chaitanya personificava a compaixão e a misericórdia. Cabelos encaracolados, negros como corvos, embelezam Sua cabeça. Seu pescoço, belo como o de um leão, repousava harmoniosamente sobre Seus ombros similares aos de um elefante. Sua aparência era extraordinária. Seu corpo de proporções perfeitas era alto e com peito largo, e Seu coração era reinado por Sua natureza munificente. Suas roupas eram elegantes, e o cordão bramânico repousado sobre Seu ombro era o próprio Senhor Ananta Shesha. Seus longos braços se estendiam até Seus joelhos, e a tilaka Vaishnava a decorar Sua testa larga enlevava o coração de todos. Com Seu dhoti elegantemente preso à Sua cintura, Chaitanya estava sentado com as pernas cruzadas como as de um yogi. O Senhor palestrava à Sua maneira usual – estabelecia um ponto, refutava-o e então refutava Sua refutação. Assim estava o glorioso e belo Mahaprabhu cercado de estudantes por todos os lados.



A visão do Senhor e de Seus associados abismou o erudito digvijayi. Ele se perguntou: “Será Ele Chaitanya Pandita?”. Sem ser notado, o digvijayi ficou de pé ali, incapaz de desviar o olhar da beleza do Senhor. Ele então perguntou a um dos alunos quem era aquele professor. “Ele é o famoso Chaitanya Pandita”, obteve por resposta. Após oferecer suas reverências ao Ganges, o brahmana aproximou-se um pouco mais do Senhor. Ao vê-lo, Chaitanya lhe sorriu e afetuosamente o convidou a se sentar na assembléia. Por todas as suas conquistas já realizadas, o digvijayi era naturalmente destemido. Na presença do Senhor, todavia, ele estava temeroso. Pelo arranjo do onipotente Senhor Supremo, experimenta tanto deslumbre quanto temor todo aquele que se aproxima dEle em postura de desafio.



Versos ao Ganges



O Senhor, após trocar algumas poucas palavras com o brahmana, fez-lhe um pedido. “Você é um poeta extremamente habilidoso”, disse o Senhor. “Não há nenhum tema que você não possa descrever com perfeição. Por favor, descreva, então, um pouco das glórias do Ganges de sorte que qualquer um que ouça esses versos possa se livrar de todo pecado”. Quando Chaitanya finalizou Seu pedido, o digvijayi imediatamente começou a compor e recitar versos em glorificação ao rio sagrado. Seus versos improvisados eram recitados velozmente. Quem na assembléia era capaz de entender a grande sofisticação daquelas palavras? Os poemas eram recitados com uma voz grave e profunda. As palavras em sequência pareciam um constante ribombar de trovões. Uma pessoa cuja língua é a morada de Sarasvati certamente profere apenas palavras precisamente apropriadas. Seria humanamente possível encontrar algum erro em sua eloquente composição? Parecia, na verdade, não haver ninguém que pudesse ao menos entender suas palavras.



Ficaram boquiabertos os muitos estudantes de Chaitanya que se reuniam ali. “Rama! Rama! Que maravilhoso!”, eles pensaram. “É possível a um ser humano ordinário compor versos com essa impressionante fluidez?”. Sua composição era precisa e ricamente decorada com as mais requintadas figuras de linguagem. Mesmo os grandes estudiosos versados em todos os livros e escrituras consideraram o seu uso das palavras de difícil compreensão. Por cerca de uma hora, o digvijayi seguiu compondo e recitando seus versos sem paralelo – parecia não haver fim para sua oratória brilhante. Quando ele finalmente terminou, o Senhor sorriu gentilmente e disse: “Sua poética é tão extraordinária que, a não ser que você mesmo a explique, ninguém entenderá. Certamente são apropriados para a glorificação do Ganges os versos compostos por você, mas lhe solicitamos que, por favor, explique-os a nós”.



As doces palavras do Senhor afetaram-no como um intoxicante, e ele começou a explicar os seus versos, mas, assim que o brahmana começou sua explicação, Chaitanya o interrompeu e apontou três erros na composição do pandita – um no começo, um no meio e um próximo ao final. O Senhor disse: “Essas figuras de linguagem usadas por você, segundo os livros autorizados, estão empregadas de forma imprecisa. Qual explicação você irá nos apresentar para que possamos entender que o emprego feito por você é possível?”, perguntou o Senhor Chaitanya. O grande pandita conquistador das quatro direções, o mais querido dos filhos de Mãe Sarasvati, não foi capaz de dizer uma única palavra em sua defesa. Sua inteligência havia desaparecido. Por cinco ou sete vezes, ele tentou apresentar explicações para refutar os erros apontados pelo Senhor, mas quanto mais tentava se defender, mais críticas Chaitanya lançava sobre seus versos e explicações. O talento inigualável do brahmana parecia ter-se desvanecido. Ele nem mesmo sabia ao certo quem ele era ou onde estava. O Senhor então disse: “Tudo bem. Esqueçamos este poema. Componha outro para nós”, mas o grande conquistador do mundo foi incapaz de compor um único verso sequer – ele apenas olhava para o Senhor completamente perplexo.



A Grandeza e a Misericórdia de Chaitanya Mahaprabhu



Se mesmo os Vedas personificados ficam confusos quando diante do Senhor, o que há de surpreendente na perplexidade deste brahmana na mesma situação? Poderosas personalidades como Ananta Shesha, Brahma e Shiva, poderosas a ponto de poderem criar um universo meramente pelo olhar, também perdem todo referencial quando na presença do Supremo. Não há, portanto, nada de espantoso no assombro do brahmana diante do Senhor. Mesmo Laksmi, Sarasvati, Yogamaya e outras potências internas do Senhor, capazes de iludir toda a criação, também ficam desnorteadas na presença do Senhor – esta é a razão para elas aceitarem uma posição humilde diante dEle. Se o Senhor Ananta Shesha, o recitador dos Vedas, e Sri Vedavyasa, o compilador dos Vedas, ficam confusos na presença do Senhor, o que se poderia esperar de um reles erudito digvijayi? É impossível a um homem igualar os feitos do Senhor. Portanto, eu digo: todas as atividades do Senhor são extraordinárias. E toda atividade do Senhor Supremo, em sua essência, tem por fim beneficiar e resgatar as sofredoras almas condicionadas.



Enquanto o pandita esforçava-se para aceitar sua derrota, todos os estudantes começaram a rir e gargalhar. O Senhor, no entanto, deu ordem para que parassem, e deu ao brahmana palavras em tom amigável. “Por hoje, volte, por favor, para o local onde você está hospedado. Amanhã irei conversar com você. Você deve estar cansado após ter composto um poema tão extenso. E já é um tanto tarde. Por favor, vá descansar agora”. Era tão gentil e compassivo o comportamento do Senhor que mesmo a pessoa derrotada por Ele não se sentia infeliz. Embora sempre os derrotasse, o Senhor dava grande prazer a todos os professores de Navadvipa. Novamente, Ele disse ao erudito digvijayi: “Por favor, vá para casa agora e releia seus livros. Amanhã irei lhe fazer novas perguntas e você deverá tentar respondê-las”. O Senhor era tão compassivo que, apesar de sempre sair vitorioso, Ele não desonrava Seus oponentes, daí ser tão querido. No íntimo de seus corações, todos os estudantes e professores de Navadvipa amavam Chaitanya.



Sarasvati Revela a Identidade do Senhor



Acompanhado por Seus estudantes, o Senhor retornou à Sua casa. O digvijayi, entretanto; sentindo-se humilhado e deprimido, permaneceu sentado onde estava. Melancólico, ele pensava: “Mãe Sarasvati me deu pessoalmente sua bênção, Ela disse que eu jamais encontraria neste mundo alguém versado em nyaya, sankhya, patanjala, mimamsa, vaisheshika ou vedanta o suficiente para ousar desafiar minha autoridade. Como é possível que a providência tenha autorizado eu ser derrotado por um brahmana que ensina gramática a crianças? Ver o poder de Sarasvati diminuído dessa maneira me causa igual consternação. Para que todo o meu talento se depreciasse nessa derrota humilhante, teria eu ofendido a deusa? Buscarei pela resposta imediatamente”. Com isto, ele sentou-se para cantar seus mantras.



Enquanto cantava, o desalentado brahmana dormiu. Então, em seu sonho, Sarasvati veio até ele. Lançando-lhe um olhar misericordioso, a deusa revelou um grande segredo ao poeta erudito. “Escute, Ó excelente brahmana. Irei revelar a você algo desconhecido mesmo aos Vedas. Se por qualquer razão você revelar este segredo a outrem, você perderá imediatamente o seu corpo. O Senhor Supremo de toda a manifestação cósmica é a identidade verdadeira de quem hoje o derrotou. Embora eu seja a criada responsável por cuidar eternamente do conforto de Seus pés de lótus, devido à timidez, hesito ficar diante dEle. Ó brahmana, eu havia prometido que ficaria em sua língua – na presença do Senhor, todavia, não me foi possível. Se mesmo o Senhor Ananta Shesha, que recita os Vedas com Suas inúmeras bocas, bem como Brahma, Shiva e os demais semideuses que adoram o Senhor Supremo ficam completamente perdidos em Sua presença, como se poderia esperar de mim algo diferente? Chaitanya é a Suprema Verdade Absoluta. Ele é eterno, completamente puro, indivisível, infalível, perfeito e completo, e reside no coração de todos como a Superalma. Eu sei ter dito que você teria conhecimento pleno de karma, jnana e de todas as ciências auspiciosas e inauspiciosas. Permita-me explicar-lhe a causa de todo este conhecimento ter sido destruído: esse jovem brahmana Chaitanya não é outro senão a Suprema Personalidade de Deus, a causa última da destruição de todo o cosmo manifesto. Ó brahmana, por favor, tenha por certo que qualquer felicidade ou aflição que chegue a alguma criatura, de Brahma à mais baixa delas, chega sob a ordem do Senhor. Escute, por favor. Matsya, Kurma e todas as encarnações vêm dEle. Ó brahmana, nada é separado dEle visto ser Ele o Senhor Supremo em pessoa. Este Chaitanya apareceu anteriormente como Varaha e resgatou a Terra e novamente apareceu como Nrsimhadeva para a proteção de Seu devoto Prahlada. Ele também apareceu como o Senhor Vamana e enganou Bali Maharaja, e assim Seus pés se tornaram a fonte do Ganges. Aparecendo em Ayodhya como o Senhor Ramacandra, Ele desfrutou de muitos passatempos, como o de matar o demônio Ravana. O mesmo garoto que foi carregado por Vasudeva até Nanda apareceu agora como o filho de um brahmana e está desfrutando do néctar da vida estudantil. Onde nos Vedas esta forma do Senhor Supremo é descrita? Senão pela vontade do próprio Senhor, ninguém tem o poder de conhecê-lO. Tornar-se o maior erudito de todo o mundo não é o verdadeiro resultado de se cantar o mantra que dei a você. O verdadeiro resultado você acabou de receber – você pôde ver pessoalmente a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor de toda a manifestação cósmica. Ó brahmana, vá sem demora até os pés de lótus do Senhor e ofereça incondicionalmente a Ele o seu próprio eu. Não pense ser o meu conselho alguma espécie de sonho ou alucinação. Em consequência dos mantras cantados por você, tive de vir aqui e lhe contar este que é o conhecimento mais esotérico de todos os Vedas”.



Uma Oração Sincera



Tendo consolado o pandita com essas palavras, Mãe Sarasvati desapareceu. O brahmana, sentindo-se purificado e muito afortunado, despertou então. O alvorecer havia acabado de tocar o céu oriental quando o brahmana saiu em direção à casa do Senhor. Ele atirou-se aos pés de Chaitanya para oferecer seus respeitos, e o Senhor reciprocou levantando-o do chão e o abraçando. “Por que, Ó brahmana, você age desta forma?”, perguntou o Senhor. “Para dessa forma talvez atrair Seu olhar misericordioso”, ele respondeu. “Mas você é um pandita erudito e famoso por ter conquistado as quatro direções. Por que você Me aborda dessa maneira?”.



“Ó rei dos brahmanas, por favor, escute esta minha declaração”, disse o erudito digvijayi. “Adorá-lO é a perfeição de todas as atividades. Você é o próprio Senhor Narayana. Embora as pessoas comuns não possam conhecer Sua identidade verdadeira, Você é definitivamente a Suprema Personalidade de Deus atuando como um brahmana na Kali-yuga. Dúvidas nasceram em meu coração no instante em que Você me fez perguntas e então permaneceu em silêncio. Agora tenho a realização pessoal de que Você é magnânimo e livre de qualquer orgulho – e minha realização está acordante com o veredicto de todas as escrituras Védicas. Por três vezes, Você me derrotou. Você, no entanto, manteve intacta minha honra. Seria esta postura possível a outro além do Senhor Supremo? Estou convencido de que Você é, sem dúvida alguma, a Suprema Personalidade de Deus. Com meu vocabulário, derrotei os melhores panditas de Gauda, Trihuta, Dilli, Kasi, Gujarat, Vijaya-nagara, Kanci-puri, Anga, Vanga, Tailanga, Orissa e de muitas outras localidades. Eles não eram capazes sequer de compreender minhas palavras, o que dizer de encontrar falha em alguma delas. Quando me aproximei de Você, entretanto, não me restou nenhuma erudição ou eloquência. Aonde foi minha inteligência quando em Sua presença, não sei. Hoje sei que aquilo não foi nenhuma proeza para Você, pois Você é o Senhor e amo de Sarasvati. Isto ela me revelou pessoalmente. Eu me revolvia no lamaçal da existência material, mas, em virtude de minha imensa boa fortuna, vim a Navadvipa e me encontrei com Você face a face. Cativado e deludido pelo desejo por conhecimento material, vagueei por toda parte, negligenciando, assim, o verdadeiro conhecimento. O destino me favoreceu e permitiu que eu me encontrasse pessoalmente com Você. Ó Senhor, por favor, seja gentil comigo e, com Seu olhar benevolente, destrua minha ignorância e purifique o meu ser. É de Sua natureza magnânima ajudar os outros. Com exceção de Você, não há ninguém a cujo abrigo eu aspire. Ó Senhor, por favor, instrua-me de sorte que eu nunca mais permita que entrem em meu coração desejos invirtuosos”.



As Glórias do Serviço Devocional



O Senhor Gaurasundara sorriu às palavras do brahmana e lhe respondeu: “Ó brahmana erudito, por ter Mãe Sarasvati residindo sobre sua língua, considero-o muito afortunado. Mas o desejo de conquistar as quatro direções do mundo não é produto do conhecimento verdadeiro. É dito pelos sábios que o conhecimento só é válido e verdadeiro quando fomenta a adoração ao Senhor Supremo. Tente entender isto cuidadosamente e adore a Mim. Quando a morte aborda a alma e a obriga a deixar o corpo, ela não pode levar consigo nem mesmo uma pequena porção de riqueza ou poder que tenha aqui obtido. Os sábios e almas auto-realizadas rejeitam completamente esta existência fenomenal transitória e se ocupam com fé indivisível no serviço devocional ao Senhor. Agora, Ó brahmana, esqueça completamente toda ocupação material e tenha por foco apenas a adoração aos pés de lótus do Senhor Krishna. Até que venha a morte, sirva o Senhor Krishna. Não há dúvidas quanto a isto ser o que deve ser feito. Lembre-se que o fruto do conhecimento verdadeiro é saboreado quando o coração e a mente estão firmemente apegados aos pés de lótus do Senhor Krishna. Escute o importante conhecimento que agora compartilharei com você: de todas as variadas atividades existentes em todos os inumeráveis universos materiais, o serviço devocional ao Supremo Senhor Visnu é a única atividade com valor real”.



Depois de ditas essas palavras, o Senhor Chaitanya abraçou o brahmana com grande satisfação. Em consequência do abraço do rei de Vaikuntha, o brahmana se livrou definitivamente dos grilhões da existência material. Então disse a ele o Senhor: “Ó brahmana, rejeite sua arrogância e insolência, adore o Senhor Krishna e seja gentil com todos os seres vivos. Vigie a si mesmo para que você não revele a ninguém o que lhe contou Sarasvati. A revelação do conhecimento confidencial dos Vedas a pessoas desautorizadas reduz a duração de vida e desvia o revelador do caminho da vida espiritual”.



Tendo recebido as instruções do Senhor, o brahmana ofereceu reverências estendendo-se no chão como uma vara. Repetidas vezes ele reverenciou os pés de lótus do Senhor e ofereceu orações. Certo de que sua vida agora havia alcançado o sucesso, o brahmana partiu. Pelo desejo do Senhor, tanto a renúncia e o conhecimento verdadeiro quanto o serviço devocional tornaram-se companheiros do brahmana. A arrogância e a vaidade do grande pandita se extinguiram e ele se tornou tão humilde e manso como uma folha de grama. Ele renunciou seus elefantes, cavalos, palanquins, dinheiro e tudo o mais que um dia considerara seu. Tendo o Senhor Chaitanya como sua única fonte de felicidade, o erudito digvijayi agora viajava sozinho.



Tamanha é a misericórdia do Senhor Chaitanya que, com ela, um rei pode facilmente trocar seu palácio por uma cuia de esmolas. Um exemplo notório é o de Dabir Khas, que posteriormente ficou conhecido como Srila Rupa Goswami. Abandonando sua posição dentro da realeza, ele passou a viver muito feliz na floresta de Vrindavana. O desfrute de riquezas e prestígio, que todos anseiam por obter, um servo de Krishna rejeita com facilidade. Qualquer pessoa que não tenha compreendido o quão valioso é o serviço devocional ao Senhor Supremo irá naturalmente considerar a posição de rei como muito desejável e digna de inveja. Os devotos de Krishna, no entanto, não só consideram as felicidades materiais como insignificantes, mas também rejeitam completamente a felicidade derivada da liberação. Os Vedas recomendam que todos adorem o Senhor Supremo, isso porque, somente em Seu olhar misericordioso, existe verdadeira felicidade.


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Tradução de Bhagavan dasa (DvS) e revisão de Naveen Krishna dasa (HdG), Prana-vallabha devi dasa (DvS) e Prema Vardhana devi dasi (DvS)

A obra integral da qual este excerto foi retirado encontra-se disponível para venda clicando aqui.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jovem pianista da Croácia apresenta-se com a Orquestra de Câmara






A Orquestra de Câmara de Curitiba e a pianista croata Ivana Maria Vidovic

apresentam-se neste fim de semana. O programa escolhido é composto principalmente por música espanhola.



A Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta-se neste fim de semana com a jovem pianista Ivana Maria Vidovic, da Croácia. O repertório escolhido para os dois concertos na Capela Santa Maria – sexta-feira (26), às 20h, e sábado (27), às 18h30 – é composto essencialmente de música espanhola, com raízes no flamenco e em outros estilos regionais folclóricos. Faz parte também do programa uma obra do argentino Astor Piazzolla. A regência será do maestro Luís Gustavo Petri.

O diretor artístico da orquestra, Wagner Polistchuk, conta que conheceu o trabalho da pianista croata pelo facebook e vídeos no youtube, reconhecendo as inúmeras possibilidades que as mídias digitais oferecem também no mundo da música erudita. “Com estas novas ferramentas e sua operacionalidade podemos alcançar mundos e desbravar inúmeras fronteiras”, diz.

De acordo com Polistchuk, a partir do contato pela internet, surgiu a ideia de fazer um programa voltado à música espanhola. O ponto de partida foi a obra de Joaquín Turina (1882-1949), “Rapsódia Sinfônica”. Também foram agregadas peças de Joaquín Rodrigo (1901-1999) e, para encerrar, uma de Piazzola (1921-1992), que se relaciona com o restante do programa pela característica de sua obra, inserida no limite entre o popular e o erudito.

“Com certas adaptações em algumas obras foi possível conceber todo este programa e as suas diversidades. Apesar de a música espanhola ser praticamente sinônima de flamenco, uma forma de música cigano-andaluza, são abundantes os estilos regionais. Assim também acontece com a música brasileira, que tem muitos de seus temas e inspirações partindo do cotidiano. A obra de Piazzolla e sua relação com o restante do programa se baseia neste mesmo fato. Ele foi um compositor que trouxe a música popular a uma nova forma de apresentação, como música de câmara”, explica o diretor artístico.

Ivana Vidovic nasceu em Dubrovnik, graduou-se em música em 2002, na Croácia, e depois fez outros cursos na Itália e na Espanha. Estudou durante quatro anos em Barcelona e participou de vários festivais europeus. Em 2007 fundou um festival de música em Cavtat (Croácia). Fluente em cinco idiomas, também se dedica à literatura. Publicou vários livros de poesia e ganhou prêmios com seus poemas.

Ivana e a Orquestra de Câmara estarão sob a regência de Luís Gustavo Petri, convidado especialmente para este concerto. Petri passou por importantes orquestras brasileiras e, desde 1994, é titular da Orquestra Sinfônica de Santos. Foi o diretor musical dos sucessos My Fair Lady, West Side Story, Vítor ou Vitória, Cabaret, com Beth Goulart, Lago 21 e Cidades Invisíveis. Recebeu vários prêmios por seus trabalhos como compositor e diretor musical, entre eles os prêmios Shell e da Associação Paulista de Críticos de Arte.



Serviço: Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com regência de Luís Gustavo Petri e participação da pianista Ivana Maria Vidovic, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo. Datas e horários: 26 de novembro (sexta-feira), às 20h, e 27 de novembro de 2010 (sábado), às 18h30. Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

OBJECTO NÁUTICO NÃO IDENTIFICADO ATERRA NO CHAPITÔ



E, se desse à costa um Objecto Náutico Não Identificado (ONNI) a afirmar que tinham descoberto Portugal?

Qual seria a reação?


Depois da estreia no entreMITOS – Uma Plataforma MITO, em Setembro, na Fundição de Oeiras, ONNI – Objecto Náutico Não Identificado prossegue carreira e pode ser visto no Chapitô, em Lisboa, de 25 a 28 de Novembro, às 22h00.



ONNI – Objecto Náutico Não Identificado surge de uma reflexão sobre um momento glorioso da História de Portugal: o Descobrimento do Brasil. Após uma profunda pesquisa pelos meandros da históra, a aproximação e apropriação ao tema reflecte uma abordagem inédita imaginando as sensações, emoções e pensamentos do primeiro contacto entre portugueses e indígenas.



Sobre o olhar atento e criativo de John Mowat, que assina a encenação e também ele descendente de um país que em tempos deteve um enorme império colonial, um elenco multicultural apresenta ONNI. Este é composto pela actriz cabo verdiana, Cíntia Lopes, a actriz portuguesa, Maria de Vasconcelos, a actriz brasileira, Valéria Carvalho, e uma fiel escrivã encarnando a alma de Pero Vaz de Caminha no Backstage, Maria Mascarenhas. Esta equipa artística irá revolucionar e redescobrir, através do Gesto e da Comédia, a História do Descobrimento do Brasil.


Criação Colectiva Encenação: John Mowat Assistente de Encenação: Maria Mascarenhas Interpretação: Cíntia Lopes, Maria de Vasconcelos e Valéria Carvalho Cenografia: John Mowat e Paulo Ferro Imagem ONNI: Dill Marcio Design Gráfico: Filipa Gregório Desenho de Luz: Pedro Pinto Figurinos: Marta Gameiro Co-Produção: Companhia de Actores e MITO – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras Apoio: Real Transfer Classificação etária: M/12 Duração: 80 minutos

Orquestra À Base de Corda faz show especial para comunidade





No show deste fim de semana, com o pianista André Marques, o grupo de MPB faz apresentação especial para convidados das regionais.





Todos os espetáculos dos grupos musicais da Fundação Cultural de Curitiba, ligados ao Conservatório de Música Popular Brasileira, são antecedidos por uma apresentação especial para convidados das diferentes regionais da cidade. Nesta sexta-feira (26), no Teatro do MON, os convidados terão a oportunidade de assistir ao espetáculo da Orquestra À Base de Corda com a participação do pianista André Marques, integrante do grupo de Hermeto Pascoal e um dos mais talentosos instrumentistas da música popular. Os shows, para o público em geral, acontecem sábado (27), às 20h, e domingo (28), às 19h.

Os convites das apresentações de sexta-feira foram encaminhados para os nove núcleos regionais da Fundação Cultural, onde serão distribuídos para alunos, pais e professores das escolas, pessoas atendidas por instituições assistenciais e frequentadores dos programas sociais da Prefeitura. Muitas vezes, a Fundação e outras secretarias municipais disponibilizam ônibus para o transporte dos convidados. O programa faz parte das ações da Fundação Cultural de Curitiba voltadas à descentralização das atividades culturais.

Neste concerto, o talento de André Marques une-se à sonoridade da Orquestra À Base de Corda. Fazem parte do repertório músicas do próprio pianista que passeiam por diversos ritmos brasileiros (frevo, baião, maracatu e choro), além de composições de Hermeto Pascoal em arranjos especialmente elaborados para o concerto.

André Marques está entre os instrumentistas mais expressivos do Brasil. Nascido em São Paulo, ele hoje atua como professor do Conservatório de Tatuí (SP), que é uma das principais escolas de formação musical do país. Com Hermeto Pascoal fez turnês internacionais, tocou em diversos países e gravou vários CD. Também participa de outros grupos e tem os seus próprios CDs solos, muitos deles premiados.

Os músicos estarão sob a direção do violonista e bandolinista João Egashira, que comanda a Orquestra À Base de Corda desde 2001. O grupo curitibano também é dono de uma rica trajetória na música brasileira atual. Em 2008, o grupo lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”, em São Paulo. O show encerra a temporada da Orquestra À Base de Corda, que este ano contou com o patrocínio do Ourocard.


Serviço: Orquestra À Base de Corda com o pianista André Marques Local: Teatro do MON (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico) Data: 26 de novembro de 2010 (sexta-feira) – show gratuito especial para convidados das regionais. 27 de novembro (sábado), às 20h, e 28 de novembro (domingo), às 19h, com ingressos a R$ 10 e R$ 5. Informações: 3350-4400

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

PROGRAMAÇÃO
De 26 de novembro a 2 de dezembro de 2010

CINEMATECA - Sala Groff -

Rua Carlos Cavalcanti nº 1174 fone 41 3321-3252
(diariamente das 09h às 12h e das 14h às 22h30 – sábados e domingos das 14h30 às
22h30) www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

FESTIVAL DE CINEMA POLONÊS

De 26/11 a 02/12 – Entrada franca
SESSÃO DO CINECLUBE CINEMATECA

BANG-BANG

(BR/1970 – 85’ – DVD). Direção de Andrea Tonacci. Elenco: Paulo Cesar
Pereio, Jura Otero, Abrão Farc.
O ator de um filme em realização vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de
seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido
por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua auto-imagem.... A
comicidade, os motivos da perseguição, as situações, os personagens, a cenografia,
os diálogos e a trilha sonora, que utiliza temas conhecidos de outros filmes, remetem a
símbolos, metáforas e à recusa da possível lógica narrativa, permitindo ao espectador uma
sensação análoga à do personagem central. Uma viagem bem humorada e visualmente
moderna. Classificação 10 anos

Dia 27, às 13h – entrada franca

PROJETO VOLTA ÀS TELAS

Sessão Especial de lançamento dos filmes recuperados dentro do Projeto de Preservação
da Memória Cinematográfica – fase 2, através do Patrocínio da Petrobrás por meio da Lei
Rouanet – Ministério da Cultura, foram recuperados 29 filmes em nitrato do Acervo da
Cinemateca de Curitiba, das décadas de 20 a 50.
A mostra reunirá parte dos filmes recuperados e terá sessão comentada por professora de
História Social do Centro de Referência Documental - CRDOC - do Curso de História da
Universidade Tuiuti do Paraná. Classificação livre

Duração do programa: 72 minutos.

1. O NOVO PRESIDENTE DO PARANÁ (1928 - 18’19”)
Botelho Filmes - cinejornal silencioso –
Homenagem à Affonso Camargo em seu segundo governo como presidente do
Estado do Paraná (1928-1930); Chegada em Paranaguá ;Partida para Curitiba;
Viagem pela Serra do Mar e parada em estação na Serra do Mar; Chega em
Curitiba e caminhada pela Rua Visconde do Rio Branco.

2. O QUE É O PARANÁ : VIAS DE COMUNICAÇÃO BELLEZAS NATURAES
(1929, 16'37'')
Botelho Filmes cine jornal silencioso
Registro do Paraná pela Botelho Filmes do Rio de Janeiro.
Viagem à Paranaguá e Pico do Marumbi
( 3ª secção - Via de Comunicação e Belezas Naturaes – Segunda Parte)

3. CARNAVAL EM BLUMENAU (Década de 1920 - 1'46'')
Cinejornal silencioso – Realização - José Julianelli
Cenas de carnaval de desfiles de carros no carnaval de rua.

4. II CONGRESSO DE ENGENHARIA E LEGISLAÇÃO FERROVIÁRIA (1938
cinejornal sonoro,5’51”)
Realização -Tupi Filmes Brasileiros

5. [O MUNDO EM NOTÍCIAS] – Visita do Ministro de Viação e Obras Públicas
João Mendonça Lima, (Década de 1930/1940 - 07’28”)
cinejornal sonoro
Vista do Ministro Mendonça Lima a sede dos Correios, à Antonina e Paranagua
acompanhado pelo Superintendente da Rede de Viação Parana Santa Catarina,
Engenheiro Alexandre Gutierrez.

6. NOTÍCIAS DO PARANÁ. N.14 - Suplemento Cinematográfico do Jornal
Estado do Paraná, (Década de 50, 5'40'')
cine jornal silencioso
Inauguração da Granja Universitária;Futebol cinematográfico;Em festas o
Educandário Curitiba;

8. [RILTON JORNAL LONDRINA VIAJANTES NORTE DO PARANÁ] Década de
1950 Cinejornal silencioso, 3’54”
Cenas do norte do Paraná, casamento em Porecatu, aniversário de criança em
Londrina.

9. VISITA O PARANÁ O MINISTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (Década de 1940
– 13’01”)
Cine jornal sonoro
Empresa Cinematográfica Paranaense – Cinegrafista Hermes Gonçalves; Textos e
Narração Stenghel Guimarães.
Departamento Estadual de Informações do Paraná
Visita do Ministro de Educação e Saúde, Professor Ernesto de Souza
Campos;
imagens da UFPR; Visita à Escola Técnica de Curitiba; obras do Colégio
Estadual do Paraná; Escola de Aplicação; Instituto de Biologia e Pesquisa
Tecnológica;Piraquara – Hospital Colônia São Roque; Hospital Oswaldo Cruz;
Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná;Hospital Psiquiátrico da Federação
Espirita do Paraná;Hospital da Cruz Vermelha;Educandário Curitiba; Obras de
Estação de Águas; Escola Profissional Ferroviária; Viagem de Litorina para o Litoral.

Dia 29, às 19h (palestra) e às 20h (exibição dos filmes) – entrada franca

“Fiquei decepcionado”, diz Lula sobre cobertura da Globo no caso “bolinha de papel”

Em entrevista exclusiva a blogueiros, nesta quarta-feira (24/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ficou decepcionado com a cobertura da TV Globo no caso “bolinha de papel” de José Serra (PSDB), quando o candidato afirmou ter sido atingido por um objeto na cabeça, durante a campanha, em caminhada pelas ruas do Rio de Janeiro.

“Fiquei decepcionado, porque tentaram inventar uma outra história, tentaram mostrar um objeto invisível, um objeto que nunca foi visto”, afirmou. A declaração foi dada depois do encerramento da coletiva. Após as palavras finais, o presidente resolveu falar sobre o assunto.

Lula disse que naquela ocasião não daria entrevista, mas se inquietou com a atitude de Serra. “Aquele dia da bolinha de papel eu não ia dar entrevista, mas foi uma desfaçatez (...) O Serra tem que pedir desculpas para o povo”.

A entrevista reuniu blogueiros em Brasília e foi acompanhada ao vivo na internet. Os internautas também puderam fazer perguntas por chat e pelo Twitter. A hastag #lulablogs ainda ocupa o Trending Topics mundial do microblog, como um dos assuntos mais discutidos na rede.

O encontro reuniu os blogueiros Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Conceição Lemes (Viomundo), William (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Os nomes dos participantes foram estipulados após o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado entre os dias 20 e 22/08 no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo.

Izabela Vasconcelos do Comunique-se

Fundação Dorina recebe Menção Honrosa na quinta edição do Prêmio Viva Leitura

No último dia 19 de novembro, em Brasília, a Fundação Dorina Nowill para Cegos recebeu uma Menção Honrosa na quinta edição do Prêmio Viva Leitura, em Brasília/DF. Iniciativa dos ministérios da Cultura e Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com patrocínio da Fundação Santillana, o Viva Leitura premia a cada ano três trabalhos educativos que incentivam a leitura em todo país.

Há mais de 64 anos, a Fundação Dorina trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de livros braille, falados e digitais acessíveis, bem como programas de reabilitação para pessoas cegas e com baixa visão. A produção de livros e revistas acessíveis permite às pessoas cegas e com visão subnormal acesso ao mundo do conhecimento e informação.

A cada ano são mais de 900 títulos em formatos de leitura acessíveis as pessoas com deficiência visual. As obras são distribuídas gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.300 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil. Com uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina hoje é uma instituição reconhecida pela qualidade de seus livros e pelo atendimento ao deficiente visual.

O VivaLeitura tem um característica importante que é o esforço de cada um dentro do seu projeto. São experiências que estão lá na ponta e que tem a oportunidade de serem propagadas para outras localidades.

Os vencedores:
Além da Menção Honrosa, foram premiadas iniciativas em três categorias. No quesito Escolas Públicas e Privadas o vencedor foi a Cafeteria Sabor Literário, de Parnamirim/RN. O projeto incentiva que os alunos do ensino médio leiam obras das escolas literárias portuguesa e brasileira. Na categoria Bibliotecas Públicas e Privadas o escolhido foi o Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele, de Poços de Caldas/MG. O trabalho promove ações culturais, envolvendo agentes da educação pública da cidade. Na categoria instituições foi premiada a proposta da Universidade Federal do Ceará com o projeto Ler Para Crer: oficinas itinerantes, onde as oficinas e mutirões servem para a criação de bibliotecas comunitárias.

B.B. GOVINDA SWAMI

B.B. GOVINDA SWAMI

FARÁ CONCERTOS NO THE MAGIC ÍNDIA


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O mundialmente famoso B.B. Govinda Swami ( ACBSP ) é conhecido por viajar o mundo com seu grupo de kirtan do Kazaquistão que mescla instrumentos ocidentais tais como saxofone e violino com instrumentos populares em kirtans como harmônio e mrdanga. A junção destes instrumentos, somados a doce voz de maharaj, leva a audiência a uma viagem inigualável!

Veja aqui um vídeo de seu kirtan: http://www.youtube.com/watch?v=Wsn0qnWyZmA!


Pela primeira vez B.B. Govinda Swami estará no Brasil com seu grupo para participar da turnê do THE MAGIC ÍNDIA.

Quer viajar nos kirtans de B.B. Govinda Swami?


Adquira seu ingresso online agora mesmo no www.sankirtana.com.br!

*


Pré Lançamento Livro Indradyumna Swami


Chega dia 30 de novembro o livro

Díário De Um Monge Ao Redor Do Mundo

de Sua Santidade Indradyumna Swami


Neste diário, acompanhe o monge Indradyumna Swami
e conheça o que é levar a consciência de Deus para o mundo inteiro.

Prepare seu folego para visitar países em guerra civil, e seu coração para participar
de buscas por locais segrados há muitos perdidos na misteriosa Índia.

Seja bem-vindo a uma nova visão de mundo e de serviço a humanidade.

As 30 primeiras pessoas a comprarem, receberão o seu livro autografado pelo autor.

Garanta já este livro por apenas*
R$ 19,90 - preço promocional de lançamento.

Acesse o site e faça já sua reserva: www.sankirtana.com.br!

* Promoção válida até dia 30 de Novembro 2010.

*

Bongar realiza show

O Bongar realiza show por estes dias no Recife Antigo. O Grupo aproveita para gravar, no show , um DVD com algumas músicas inéditas. No show de domingo, o repertório é todo novo e voltado para o universo da Jurema. O Bongar também estreia figurino novo no show em homenagem a Zumbi dos Palmares. Vale a pena conferir!
Segue a agenda do Bongar
Nesta quinta-feira (dia 25/11)
Show na Torre Malakoff
Na programação da ExpoIdeia
Hora: 22h
Vamos gravar um DVD de algumas músicas
No domingo (dia 28/11)
Show na Praça do Arsenal da Marinha
Festival em homenagem a Zumbi dos Palmares
Repertório inédito voltado para o universo da Jurema e estreia de novo figurino
E o Bongar também está na programação do Natal do Recife
Dia 26/12
Praça do Arsenal da Marinha
Hora: 19h

CLP para os dias 26, 27, 28, 29 e 30

:: Dia 26 | Sexta-feira

Galeria do piso 2, 17h00

Inauguração da exposição “Ringsel”, Relíquias do Buda e de outros grandes mestres do Budismo Tibetano

Auditório, 18h00

Abertura ao público. A exposição pode ser visitada nos dias 26, 27 e 28 das 10h00 às 19h00

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Piano bar, 22h30

Concerto com Rita Moldão, soprano, e Jairo Grossi, piano

:: Dia 27 | Sábado

Galeria da Cave, 16h00

Lançamento do livro infantil “O Menino NÃO e outras histórias”, de Sara Maia Prata
com ilustrações de Sofia Monteiro

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Piano bar, 23h00
Concerto com alunos do Curso de Jazz da ESMAE

:: Dia 28 | Domingo

Livraria, 11h00

Hora do Conto: Livro “O Pulo do Canguro”, de Simone Alcântara

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Piano bar, 17h00

Café Filosófico (Dois anos de Café Filosófico no CLP)
Moderador: Tomás Magalhães Carneiro

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Apoio: Instituto de Filosofia da U. Porto

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Livraria, 17h30

“Um lugar no clube”
Tertúlia com jovens talentos na Literatura com Pedro Alves, Liliana Bastos e Joana Matos

:: Dia 29 | Segunda-feira

Auditório, 21h30 – 23h30

Workshop de Filosofia Prática e Pensamento Crítico
Orientador: Tomás Magalhães Carneiro

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:: Dia 30 | Terça-feira

Piano bar, 21h30 – 23h30

Workshop de Filosofia Prática e Pensamento Crítico
Orientador: Tomás Magalhães Carneiro

Auditório, 21h30
Início da Semana Fernando Pessoa (de 30 Nov. a 3 Dez.)
Tema: Fernando Pessoa Ortónimo
Orador: Olga Coelho

Leitura de poemas: Ana Carvalho e Emília Pinheiro

Visionamento de um pequeno filme realizado por alunos e professores da Escola Filipa de Vilhena

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Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, nº 22

4050-430 Porto

Tel. 222 089 228

Fax. 222 089 230

Email: clubeliterario@fla.pt

URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

BLOGUE: clubeliterariodoportofla.wordpress.com