sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

União da Ilha cantará paixão dos deuses gregos pelo Rio

 

Musa Chris Moreno, de 35 anos, virá como Ártemis, a deusa guerreira da caça


 Para tentar voltar a fazer um Carnaval marcante na Sapucaí, a União da Ilha irá desfilar um enredo totalmente autoral, como os históricos ‘Festa Profana’, ‘Domingo’ e ‘O Amanhã’. Desta vez, a escola cantará a paixão dos deuses gregos pelo Rio de Janeiro, aproveitando que este ano a cidade sediará a Olimpíada. O Olimpo desembarcará em peso na Avenida, e Zeus, Apolo, Poseidon, Afrodite, Hera, todos cairão no samba. É a tentativa de pelo menos repetir a ida para o Desfile das Campeãs: em 2014, a agremiação ficou em quarto lugar, após contar a história dos brinquedos.
Em seu quinto ano desfilando pela União da Ilha, Chris Moreno virá como Ártemis, deusa guerreira da caça
Foto: Rachel Camargo/Divulgação

Em seu quinto ano desfilando na Ilha, a musa Chris Moreno, de 35 anos, virá como Ártemis, deusa guerreira da caça. Segundo a mitologia, ela era virgem, e despertava o interesse de homens e mulheres, uma sensualidade que será explorada pela União da Ilha. Ela virá adornada por cristais Swarovski, penas de faisão e um escudo. “Durante a preparação para o Carnaval, o dia tem que durar 48 horas, senão, fica difícil”, conta ela, que trabalha como enfermeira. 
Apaixonada por esportes e torcedora do Botafogo, Chris fez um ensaio no Maracanã, e é só elogios ao palco das festas de abertura e encerramento das Olimpíadas deste ano. “O estádio está lindo, maravilhoso. Os esportes são muito importantes para o carioca e a Ilha vai fazer um grande desfile mesclando tudo isso, as divindades gregas e a carioquice”, declarou a musa da escola. 
De acordo com o diretor de Carnaval da Ilha, Marcio André, alegorias e fantasias da escola já estão prontas para o dia 16 — a agremiação é a quarta a desfilar na segunda-feira. “O enredo é carioca, nossa marca. Vamos mostrar o Olimpo no Rio, e o encantamento dos deuses com o pôr do sol do Arpoador, com os nossos esportes”, enumera o dirigente. Segundo ele, o desfile irá retratar a chegada dos deuses ao Rio, e, depois, a recusa deles em sair da cidade após a realização dos Jogos Olímpicos.
Campeões olímpicos em destaque
Em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, o Rio terá uma prova do que o espera nas competições durante o desfile da União da Ilha. No último carro da escola, intitulado ‘Os Deuses Querem Ficar’, outras representações das divindades dividirão espaço com atletas brasileiros consagrados, numa apresentação ao que vem por aí entre os dias 5 e 21 de agosto.
Entre os campeões olímpicos virão Carlão, capitão da seleção masculina de vôlei em Barcelona, 1992, e Giba, ouro em Atenas, 2004. Representando as mulheres douradas, Jackie Silva, ouro nos Jogos de Atlanta, 1996, no vôlei de praia feminino. E ainda virão outros medalhistas como Vanderlei Cordeiro de Lima e Robson Caetano, ambos do atletismo. “Os deuses virão com os atletas de novo, ao fim do desfile. Não vão querer ir embora”, resume Márcio André, diretor de Carnaval.

“Vianinha conta o último combate do homem comum”

MINISTÉRIO DA CULTURA E PETROBRAS apresentam
 

“Vianinha conta
o último combate do homem comum”
 
Originalmente conhecida como “Nossa Vida em Família” ou simplesmente “Em Família”, a peça de Oduvaldo Vianna Filho, escrita no início dos anos 1970, recebeu do diretor Aderbal Freire Filho este novo título, que homenageia as lendárias montagens do Teatro de Arena, e destaca, como diz o diretor, “a grandeza desse personagem tão caro à dramaturgia da sua geração: o lutador anônimo, o homem comum.”
 
DATAS e HORÁRIOS: Dias 12 e 13 de fevereiro, às 20h; dia 14 de fevereiro, às 19h
LOCAL: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba / PR
Informações: (41) 3315-0808 (Disk Ingressos)
INGRESSOS: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
DURAÇÃO: 120 Minutos
CAPACIDADE: 476 lugares
Na sessão do dia 14 de Fevereiro haverá tradução simultânea em Libras
 
SINOPSE
O casal de idosos Souza (Marcello Escorel) e Lu (Vera Novello) reúne os filhos em um almoço de domingo em sua casa em Miguel Pereira, onde os filhos foram criados, para dar-lhes a notícia de que terão de deixar esta mesma casa onde viveram boa parte de sua vida. Após o falecimento do proprietário do imóvel, os herdeiros decidem reajustar o aluguel para um valor incompatível com a aposentadoria de funcionário público de Souza.
 
Tentando ganhar tempo para buscar uma solução definitiva, os filhos decidem separar os pais temporariamente: Souza vai passar um tempo com a filha Cora (Ana Velloso) em São Paulo e Lu fica com o filho Jorge (Isio Ghelman) no Rio. Neli (Beth Lamas), a filha que teria a situação financeira mais estável entre os irmãos, promete conversar com o marido, mas antecipa que ele não concordou nem mesmo em ter a própria mãe em casa.
 
O tempo vai passando e a triste solução encontrada é separar o casal, no fim de sua vida: Souza vai morar com a filha Mariazinha em Brasília, onde o clima é seco e, portanto, ideal para sua saúde; e Lu fica no Rio, em um asilo, pois não há espaço na casa dos filhos.
 
Com direção de Aderbal Freire Filho, o elenco conta com Marcello Escorel, Vera Novello, Ana Velloso, Paulo Giardini, Gillray Coutinho, Isio Ghelman, Ana Barroso, Beth Lamas, Bella Camero, Kadu Garcia.
 
Lançando mão do humor, a peça conta o último combate deste homem comum - que é um pouco de todos nós. Depois de uma vida inteira de trabalho, um casamento de longa data e cinco filhos criados, Souza (o nosso protagonista) se vê sem ter onde morar e sem autonomia, sendo obrigado a se separar de sua companheira de toda a vida, por decisão dos filhos. Vianinha pinta um triste - e ainda atual - quadro sobre o idoso no Brasil, mas sempre usando as tintas do humor e assim imprimindo uma dimensão humana aos seus personagens.
 
“É sempre oportuno fazer um texto do Vianinha. Ele é um dos nossos autores clássicos. O teatro brasileiro é jovem, recente e a gente reconhece esse mesmo valor no teatro do Nelson Rodrigues, uma das nossas referências. Ambos são inventores do teatro brasileiro, que bebe dos teatros universais. O Vianinha é um ‘autor inventor’ que descobriu formas novas, ‘abriu o palco’. O teatro dele tem características não só dramáticas quanto épicas. Os personagens trazem reflexão e um pensamento que traduz o homem comum brasileiro.”, afirma Aderbal.
 
HISTÓRICO DO ESPETÁCULO
“Vianinha conta o último combate do homem comum” estreou em junho de 2014 no Teatro SESC Ginástico. Em função do sucesso do espetáculo junto ao público e à crítica especializada, o espetáculo continuou em cartaz no Teatro Poeira. O espetáculo foi contemplado com os Prêmios Cesgranrio e Questão de Crítica na categoria Melhor Ator (2014). Foi vencedor do Prêmio Questão de Crítica, na categoria Melhor Cenário. Foi indicado para Prêmio APTR nas categorias Melhor Ator e Iluminação. A direção de Aderbal Freire Filho, o elenco e o espetáculo também foram indicados ao Prêmio Questão de Crítica. O espetáculo foi contemplado com o PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ que permitiu a realização de 10 apresentações (Teatro da UFF, SESC Nova Iguaçu, SESC Niterói e SESC Teresópolis) no início de 2015 e a participação do espetáculo na MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA – 3ª edição/ 2015 (Tiradentes – MG).
 
A MONTAGEM
A encenação destaca os valores expressivos da peça – que vão além da sua estrutura básica de comédia de costumes e, como em todas as peças de Vianinha, antecipam o teatro aberto, épico e dramático ao mesmo tempo, que configuram o que se tem chamado de "nova dramaturgia" - oferecendo a ela uma poética cênica capaz de dialogar amplamente com a imaginação do espectador. O cenário de Fernando Mello da Costa e os figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal pretendem criar uma visualidade que remeta a um passado relativamente recente, da época em que se passa a ação, isto é, o começo dos anos 1970, partindo de uma estética em preto e branco (dos filmes PB), e formas vagamente inspiradas, quer nas roupas, quer nos mobiliários, naqueles anos. Sem, no entanto, recorrer a imagens icônicas ou demasiadamente marcantes.
 
Em cena, apenas uma mesa e cadeiras. Em cada lateral do palco, há objetos de uso variado, chamados pelo diretor de “despojos domésticos” – camas, cadeiras, máquinas de escrever, malas, compondo um espaço que pertencerá mais aos atores e sua preparação para entrar em cena do que aos seus personagens.
 
A ação, centrada neste núcleo familiar, é conduzida por um “clown / mestre de cerimônias”, ator que abre o espetáculo e responde também pelos papéis dos personagens interlocutores desta família - um médico, uma mulher da sociedade, o patrão de Jorge.
 
A luz é de Paulo Cesar Medeiros, e direção musical e trilha sonora original são de Tato Taborda.
 
LINHA DO TEMPO
Em 1970, a peça “Em Família” foi escrita por Vianinha e dirigida por Sérgio Britto. Posteriormente, o texto seria transformado pelo autor em roteiro de filme, dirigido por Paulo Porto e vencedor da Medalha de Prata no Festival Internacional de Moscou em 1971. O mesmo texto, escrito em 1972 por Vianinha, teve seu título mudado para "Nossa Vida Em Família", e estreou no Teatro Itália, em São Paulo, em março do mesmo ano, com direção de Antunes Filho e cenografia de José de Anchieta, e um elenco encabeçado por Paulo Autran e Carmen Silva como os pais, acompanhados por Mauro Mendonça, Karin Rodrigues, Pedro Cassador e Cláudia de Castro como os quatro filhos que aparecem na peça.
 
A SBAT
Ao longo dos últimos dez anos, muito já se falou sobre a importância da SBAT e ações foram realizadas na luta pela sua revitalização. Agora inicia-se um novo capítulo, que mais uma vez conta com o auxílio precioso do diretor Aderbal Freire-Filho: a montagem de uma peça de Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha, cuja morte completou 40 anos em 2014), “Em Família”, agora rebatizada pelo diretor como “Vianinha conta o último combate do homem comum”.
 
Esta montagem é a primeira de uma série que vem sendo planejada com o objetivo de reativar a SBAT como um centro difusor da dramaturgia brasileira. Aderbal e um grupo de artistas vem trabalhando para chamar a atenção do público para o maior patrimônio construído nestes quase 100 anos de vida da entidade: o seu acervo, que hoje conta com mais de 35.000 peças teatrais brasileiras.
 
“Essa produção foi muito ligada ao movimento da SBAT, que é uma das sociedades de autores mais antigas do mundo. Ela foi fundada por Chiquinha Gonzaga em 1917. Entre a equipe de fundadores estava o pai do Vianinha, Oduvaldo Vianna. Fiz uma série de leituras de autores da SBAT há quatro anos. Quando lemos ‘Em Família’ (título original da peça), vemos o quanto ela é fundamental no teatro brasileiro.”, endossa o diretor.
 
Dirigiram a SBAT artistas como Joracy Camargo (autor do clássico “Deus lhe Pague”), Raimundo Magalhães Júnior (Academia Brasileira de Letras), Heitor Villa-Lobos, Guilherme Figueiredo, Paschoal Carlos Magno, Genolino Amado, entre muitos outros. Grandes dramaturgos brasileiros e escritores foram associados à SBAT, entre eles o próprio Vianinha, Nelson Rodrigues, Raquel de Queiroz, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Dias Gomes, Plínio Marcos, Gianfrancesco Guarnieri.
 
FICHA TÉCNICA
TEXTO: ODUVALDO VIANNA FILHO
CONCEPÇÃO: ODUVALDO VIANNA FILHO e FERREIRA GULLAR
DIREÇÃO: ADERBAL FREIRE-FILHO
 
ELENCO (em ordem alfabética) / PERSONAGEM:
ANA BARROSO (nora Anita)
ANA VELLOSO (Cora)
BELLA CAMERO (Suzana)
BETH LAMAS (Neli)
GILLRAY COUTINHO (Afonsinho)
ISIO GHELMAN (Jorge)
KADU GARCIA (Aparecida, Patrão e Médico)
MARCELLO ESCOREL (Souza)
PAULO GIARDINI / RODRIGO PENNA (Beto)
VERA NOVELLO (Lu)

CENÁRIO: FERNANDO MELLO DA COSTA
FIGURINO: NEY MADEIRA E DANI VIDAL
DIREÇÃO MUSICAL E TRILHA SONORA: TATO TABORDA
ILUMINAÇÃO: PAULO CESAR MEDEIROS
PROGRAMAÇÃO VISUAL: CACAU GONDOMAR
ASSESSORIA DE IMPRENSA: HEITOR HUMBERTO
PRODUÇÃO LOCAL: KASSANDRA SPELTRI
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: LÚDICO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

4ª Cúpula da CELAC

 
Nesta última quarta-feira, 27 de janeiro, realizou-se em Quito, Equador, a 4ª Cúpula de Presidentes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).
A preocupação com os efeitos da crise econômica internacional, com a queda nos preços das commodities e com a desaceleração econômica que afeta a região foram pontos centrais nos discursos dos vários líderes presentes. Em seu discurso, a Presidenta Dilma Rousseff propôs fomentar a cooperação no combate ao zika vírus, que afeta também outros países da região. A proposta foi adotada pela sessão plenária e deve ter seguimento com uma reunião dos ministros de saúde do bloco.
Além disso, dentre as várias resoluções adotadas estão o envio de uma missão de chanceleres ao Haiti para acompanhar o desenrolar da crise política no país, a ênfase na defesa do fim do embargo dos EUA à Cuba e o apoio ao processo de paz na Colômbia. Dias antes, o Conselho de Segurança da ONU havia aprovado o envio de uma missão para integrar o futuro mecanismo tripartite de monitoramento do cessar fogo e do desarmamento na Colômbia, por solicitação do Presidente Juan Manuel Santos, em acordo com as FARC. Durante a Cúpula da CELAC, em atenção ao pedido de Santos, todos os países membros da organização se dispuseram a integrar esta mecanismo. A escolha dos integrantes - dentre os membros da CELAC – será feita pelo Conselho de Segurança.
Como anfitrião do encontro, já que o Equador exerceu no último ano a presidência pró-tempore da organização, o Presidente Rafael Correa propôs uma agenda comum para a região – em torno de alguns eixos de trabalho e metas específicas – que não foi adotada devido à falta de consenso e diferentes visões sobre o papel do bloco. A proposta de agenda comum incluía a redução da pobreza extrema e das desigualdades, o fortalecimento da educação, ciência e tecnologia, o meio ambiente e mudanças climáticas, a gestão do financiamento para o desenvolvimento com ênfase em infraestrutura e conectividade e o fortalecimento do potencial da CELAC como bloco regional.
A próxima presidência pró-tempore será exercida pela República Dominicana.
A Presidenta Dilma Rousseff chegou ao Equador na véspera da cúpula presidencial, para uma reunião de trabalho com o Presidente Rafael Correa. Na ocasião, os governantes discutiram aspectos comerciais da relação bilateral, bem como projetos comuns de infraestrutura como o Eixo Multimodal Manta-Manaus, que deve ligar a cidade brasileira ao porto de Manta, no oceano Pacífico.
 
Tensões e incertezas políticas no Haiti
Há meses o Haiti vive um clima político tenso, que se intensificou nas últimas semanas frente à possibilidade de realização do segundo turno das eleições presidenciais.
O processo eleitoral começou ainda em agosto, quando foi realizado o primeiro turno das eleições legislativas. No dia 25 de outubro, realizaram-se o segundo turno das eleições legislativas e o primeiro turno das eleições presidenciais, que contou com mais de 50 candidatos. Na ocasião, o candidato governista Jovenel Moïse obteve 32,8% dos votos e os opositores Jude Célestin e Jean-Charles Moïse alcançaram 25,2% e 14,2% respectivamente. Desde então, uma série de mobilizações populares vêm denunciando fraudes no processo eleitoral. O segundo turno presidencial, inicialmente previsto para 27 de dezembro foi remarcado para o dia 24 de janeiro e novamente adiado, agora sem data definida. Antes do segundo adiamento, o candidato opositor Jude Célestin já havia se negado a participar, devido às alegadas irregularidades. Nas últimas semanas variados setores de oposição intensificaram os protestos, com posições políticas variadas que, em comum, denunciam a legitimação de um processo fraudulento caso o segundo turno seja realizado nos atuais termos e exigem a saída do atual Presidente Martelly e a convocação de novas eleições.
O quadro atual é de incerteza, já que no dia 7 de fevereiro termina o mandato do Presidente Michel Martelly, o que provavelmente implicará na formação de um governo de transição. Este eventual governo transitório deveria ser nomeado pela Assembleia Nacional, mas uma dificuldade adicional é que a legislatura eleita em agosto ainda não tomou posse e está incompleta (devido ao cancelamento da votação em alguns distritos). A disputa agora portanto é sobre o perfil deste governo de transição e sobre o futuro do processo eleitoral. Por um lado, os setores governistas têm interesse em prolongar sua presença num eventual governo transitório de forma a controlar a sucessão. Por outro lado, os setores de oposição se unem no rechaço a Martelly, mas com propostas distintas até o momento. Segundo entrevista do dirigente social Camille Chalmers, uma primeira posição defende a saída imediata do Presidente e a convocação de eleições gerais; um segundo grupo propõe manter os resultados das eleições legislativas e realizar eleições presidenciais o mais breve possível; e uma terceira posição defende um governo de transição mais longo, que possa organizar um diálogo político amplo e, em seguida, convocar eleições gerais.
Estes setores mobilizados, muitos deles críticos à presença das tropas da MINUSTAH, também têm denunciado pressões por parte da ONU, da OEA, dos Estados Unidos e da União Europeia para que o processo eleitoral seja finalizado o mais breve possível, o que é interpretado como apoio a Martelly. A OEA enviou missões de acompanhamento eleitoral tanto em agosto, quanto em outubro. A missão de outubro foi chefiada pelo ex-ministro Celso Amorim. Na ocasião, a OEA publicou relatório preliminar no qual apontava problemas no primeiro turno (como intimidação e medidas insuficientes para a confidencialidade do voto) e anunciava o encaminhamento de recomendações específicas às autoridades eleitorais.
 
 
Nesta última quarta-feira, a OEA aprovou o envio de uma missão especial ao país para auxiliar na negociação de uma saída para a crise política. O pedido foi formulado pelo Embaixador do Haiti e teria sido requerido pelo Presidente Martelly. Também nesta quarta, 27 de janeiro, por sugestão do Haiti, a 4a. Cúpula da CELAC aprovou o envio de uma missão de chanceleres ao país, que será formada por Venezuela, Uruguai, Bahamas e Equador.

REMANDO COM A ALMA: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE NAIDERON JR REVELA BELEZA DO STAND UP PADDLE

 
 
Em sua primeira exposição individual, o fotógrafo Naideron Junior apresenta uma mostra focada na prática do Stand Up Paddle e da canoa havaiana, englobando toda a cultura que cerca as modalidades. A mostra "Remando com a alma" acontece na Fnac Curitiba com abertura nesta terça-feira (2/2), 19h30, com um bate-papo. Reconhecido como um dos grandes repórteres fotográficos de sua geração, ele revela nas imagens toda a beleza que envolve o esporte e sua integração com a natureza. Naideron é um dos fundadores do grupo Amigos do Passaúna, um dos pioneiros em divulgar o Stand Up  no local. Nas fotos, ele retrata detalhes do esporte e belas paisagens, com um forte apelo para a preservação. Fica em cartaz até o dia 28, com entrada franca.
 
Com fortes influências de ilhas da Polinésia e do Pacífico, como o Havaí, o Stand Up Paddle (SUP) é um esporte que cresce muito no Brasil. “A integração com a natureza gera um envolvimento dos praticantes que é muito forte”, conta o fotógrafo. “Nesta mostra trago um pouco deste espírito”. Menos divulgada, a canoa havaiana também vem ganhando destaque. No início do século XIX, a ocupação europeia tomou conhecimento destas embarcações tradicionais e elas começaram a ser utilizadas como esporte. Nos anos 1970, se difundiu para a Austrália e, em 2000, chega ao Brasil. Em Curitiba, Naideron fundou, no final do ano passado, um grupo dedicado à prática. Realizou um batismo simbólico da canoa no lago do Parque Passaúna, evento registrado em algumas fotos da exposição. Batizar este tipo de embarcação é uma tradição ancestral de povos do Pacífico.
 
Praticante de SUP há cinco anos, Naideron alia neste trabalho suas duas paixões: o esporte e a fotografia. Como fotógrafo, tem uma carreira de 13 anos, tendo registrado grandes acontecimentos no Paraná. Já fotografou pata Vogue, Prada, Versace e Tiffany's, bem como eventos de moda locais. Clicou shows como Roberto Carlos, Guns n'Roses e Fatboy Slim e festivais como Country Festival e Creamfields.
 
 
EXPOSIÇÃO “REMANDO COM A ALMA”, DO FOTÓGRAFO NAIDERON JR
 
NA FNAC CURITIBA
 
Data: abertura em 2 de fevereiro, terça-feira, 19h30. Em cartaz até 28 de fevereiro.
Exposição: Horário de funcionamento da loja – De segunda-feira a sábado, das 11h às 23h, domingos e feriados das 14h às 20h.
Endereço: Park Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville, Curitiba - PR
Ingressos: Entrada franca | www.agendafnac.com.br

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Exposição retrata artistas atuantes na cidade de Curitiba

“Seres de Outro Planeta” abre para visitação a partir do dia 3 de fevereiro, às 20h, no Museu da Fotografia, com entrada gratuita

Artistas que inspiram, mexem com o imaginário e incomodam muitas vezes as pessoas, tirando-as do seu lugar comum. Esse é o mote da exposição “Seres de Outro Planeta”, que reúne fotos de nove artistas que fizeram de Curitiba seu palco. O trabalho do fotógrafo Edu Camargo levou três anos para ser concluído e será apresentado pela primeira vez no dia 3 de fevereiro, às 20h, no Museu da Fotografia de Curitiba (Solar do Barão), com entrada gratuita, e segue para visitação até 28 de fevereiro.

Na exposição, que reúne imagens apresentadas no formato fine art, é possível conhecer ainda mais sobre a personalidade de figuras importantes para a cultura local e nacional, como Efigênia Rolim, Fátima Ortiz e Hermeto Pascoal.

Com curadoria de Orlando Azevedo e concepção de Laiz Zotovici, a exposição ainda apresenta áudios feitos com cada um dos personagens, como entrevistas, apresentações e performances. “As imagens mostram os artistas dentro do próprio ambiente deles, seja nas artes plásticas, na música ou no teatro. Escolhemos personagens com algo a dizer e mostrar e que, às vezes, algumas pessoas nem conhecem, apesar da grande importância de seus trabalhos", explica o fotógrafo Edu Camargo.

O trabalho poderá ser visto de 3 de fevereiro (às 20h) a 28 de fevereiro, das 9h às 12h e 14h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo). O Museu da Fotografia fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, no Solar do Barão, em Curitiba.
A exposição foi contemplada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo das empresas Bellinati Perez e Condor.

SERVIÇO Exposição “Seres de Outro Planeta”, de Edu Camargo.
Artistas retratados: Ademir Antunes (Plá), Efigênia Rolim, Hermeto Pascoal, Gerson Guerra, Hélio Leites, Orlando Azevedo, Aline Morena, Itaércio Rocha e Fátima Ortiz.
De 3, às 20h, a 28 de fevereiro de 2016.
Visitação: das 9h às 12h e 14h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo).
Local: Museu da Fotografia - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, no Solar do Barão, em Curitiba.
Entrada gratuita.
Informações: (41) 3321-3260.

Jaloo lança clipe de "A Cidade"




Jaloo lança hoje o clipe exclusivo da música "A Cidade" https://www.youtube.com/watch?v=UI0QERpzCdI. O vídeo foi gravado ao vivo no show de lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, “#1”, que aconteceu no Circo Stankowich em São Paulo. O clipe, dirigido por Fernando Capuano, conta com a participação especial da MC Tha.

“#1” é um lançamento da Skol Music e contou com produção do próprio Jaloo, além de direção artística de Carlos Eduardo Miranda. O disco oferece uma renovação da musica pop eletrônica vista por uma ótica do norte do Brasil, letrada em tecnobrega e sons regionais, mas amplificada pela musica eletrônica de vanguarda global, pelo synth pop e até mesmo pelas grandes produções das divas pop. Ainda assim Jaloo considera: “esse é o disco de um bedroom producer e quero continuar sendo assim por um bom tempo. É a forma que uso para dizer algo nesse momento, do tempo no qual estamos inseridos, eternizar a passagem de alguma maneira, sentimentos, anseios, bobagens”.

Mais informações: http://www.skol.com.br/music/

Cotas sociais e raciais no ensino superior


Artigo de Silvani dos Santos Valentim e Karine Libanhia Matias Pinheiro recentemente publicado na revista Educação e Tecnologia analisa as ações afirmativas na educação e a Lei de Cotas. As autoras apontam que ainda perdura no imaginário social e como ideário para neutralizar preconceitos a crença de que o Brasil seja uma nação racialmente democrática. No entanto, a desigualdade social no Brasil tem cor: existe o que as autoras chamam de “ciclo cumulativo de desvantagens dos negros”, uma vez que não só o ponto de partida já é de desvantagem, mas, também, os negros sofrem, a cada etapa de seu desenvolvimento, de novos constrangimentos provocados pelo racismo. A opressão racial dos anos da sociedade escravocrata brasileira deixou cicatrizes que se refletem na diferenciação dos afrodescendentes.
Nesse quadro, aponta-se como fundamental a importância da Lei 12.711/2012, também conhecida como Lei de Cotas Sociais e Raciais, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais, CEFETs e institutos federais, tendo como critério ter frequentado a escola pública, o nível socioeconômico e a pertença étnico-racial.
As autoras ainda apontam que a igualdade racial como uma preocupação normativa mostra a importância das políticas de ação afirmativa. Apontam ainda que os defensores do “mérito” como um critério neutro não se preocupam em explicar como se produz social e racialmente o mérito.
A pouca presença de negros em certos espaços também chamou bastante a atenção nas últimas semanas, com a polêmica sobre as indicações para o Oscar. Assim, pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) (http://gemaa.iesp.uerj.br/publicacoes/infografico/infografico6.html) analisa o perfil racial de vencedores do Oscar em diversas categorias desde o início da premiação.

SÁBADO DO +55 CELEBRA O VERÃO COM DJS CONVIDADOS E DRINK ESPECIAL



O verão ainda convida para muita celebração no +55, com a festa Summer Sunset. Neste sábado (30/1), a cerveja Corona apresenta uma festa com muita música eletrônica, a partir das 16h. Na programação, o destaque fica com Funky Fat, projeto mineiro que mistura house com indie rock em um som cheio de groove, a partir das 19h. O line up tem ainda os DJs Sershes, Du Hauer, Berbush e Dedi Buschle & Friends. Ingressos antecipados no primeiro lote a R$ 30 feminino e R$ 60 masculino. Até às 18h, o bartender da casa, Lukinhas Siqueira, serve o Cocktail Open Especial Corona Extra, especial do evento.

SUMMER SUNSET +55
Data: Sábado, 30 de janeiro
Horário: abertura da casa às 16h
Ingressos antecipados a R$ 30 feminino e R$60 masculino
Endereço: R. Vicente Machado, 866 – Batel
Informações: (41) 3322-0900

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carnaval burlesco: evento traz shows de pin-ups a Curitiba neste sábado, 30



Imagem inline 1
Miss G: artista produtora do evento já esteve nos palcos de Berlim, Kyoto e Nova York (Foto: Mariana Bley)

Neste final de semana Curitiba recebe um evento pouco comum na capital. Várias artistas do burlesco farão números durante o evento “Ó Abre Alas: Cabaré Burlesco e Festa de Pré-Carnaval”, que será realizado neste sábado (30), no La Bamba, espaço cultural que fica no bairro Cabral. O evento conta também com outras surpresas musicais.

Mas afinal, o que é o burlesco? Em resumo, são números de artistas que utilizam o tempo de uma música para realizar uma dança cômica e ao mesmo tempo sensual. Dessa forma, artistas trabalham sobre um tema, e a performance normalmente envolve um strip-tease (mas sem ficar totalmente nuas). O "tease", palavra que significa "provocação" em inglês, talvez seja o que mais define o burlesco, uma arte cênica que tem no jogo com o público sua maior força. Nesse caso, o mote das performances é o carnaval.

Entre as atrações está o batismo de cinco novas artistas do burlesco de Curitiba. O evento é organizado pela curitibana Miss G, que já esteve nos palcos de Berlim, Kyoto e Nova York, e que recentemente apareceu na minissérie Ligações Perigosas, da Rede Globo, num cabaré dos anos 1920 dançando com uma cobra.

Outro grande atração de destaque do evento é a pioneira do Burlesco no Brasil, conhecida como Sweetie Bird. Ela, que também é norte-americana, fará um número especial para o evento antes de se mudar definitivamente do Brasil para Las Vegas, nos Estados Unidos. Sweetie também é conhecida do grande público por participar do quadro Cozinha ao Ponto, do programa Pornolândia, que vai ao ar pelo Canal Brasil.

Também estão confirmados cabarés cantantes, discotecagem temática (carnaval, burlesco, vintage) num ambiente onde também haverá bar e boutique de lingerie.

O BURLESCO

O burlesco ainda é pouco conhecido no Brasil. Isso não quer dizer que seja totalmente estranho a nós. Sua história remete aos teatros populares realizados nas feiras europeias no século XVI, ou mesmo antes. Aqui no nosso país, as vedetes do teatro de revista são as que mais representam o espírito burlesco. Artistas como Luz del Fuego, Elvira Pagã, Virgínia Lane, Norma Bengel e até mesmo Dercy Gonçalves, são alguns nomes lembrados até hoje.

Uma das cenas mais icônicas do burlesco para o público de hoje, é o final do blockbuster  "Elvira, a Rainha das Trevas", na qual a personagem faz um número girando seus pasties (acessórios colocados nos seios e que são manipulados tecnicamente pelas artistas para girarem para todos os lados).


SERVIÇO
Ó Abre Alas: Cabaré Burlesco e Festa Pré-Carnaval
Data: 30/01/16, sábado, à partir das 16h
Local: La Bamba Espaço Cultural (Rua São Pedro, 479, Cabral, Curitiba/PR)
Ingressos: R$ 25 pela internet: https://goo.gl/a9g6VK (primeiro lote esgotado!)

PROGRAMAÇÃO
17h: Abertura total com Fulas da Vida (Filhas da Fruta).
17h30: Cabarés e Batismo das Baby Burlesques: Rafa Love - Ruby Hoo - Rany Marshmallow - Mistress Pretty Bonnie - Lima Limão.
18h: Gato Mistério - performance emotiva.
19h: Concurso de Fantasia com premiação para melhor fantasia do público!
20h: William Bellani Cabaré Cantante + Luciano Faccini
20h30: as veteranas Miss G e Sweetie Bird carnavalizam o palco do La Bamba!
21h30: Tutorial de Giro de Peitinhos pra quem comprar os Pasties de Miss G. E Festa! Porque ninguém é de ferro e queremos folia!

Boogarins se apresenta no Clash Club no próximo domingo (31)


Grupo convida fãs para vídeo colaborativo de "Tempo"

No intervalo entre duas turnês internacionais, o Boogarins passa pelo palco do Clash Club no próximo domingo, dia 31 de janeiro, com o show do álbum “Manual ou Guia Livre de Dissolução dos Sonhos” (Skol Music), eleito um dos melhores lançamentos do ano pelos principais críticos de música do Brasil.

Dinho Almeida (voz e guitarra), Benke Ferraz (guitarra solo), Raphael Vaz (baixo) e Ynaiã Benthroldo (bateria) vão tocar músicas novas como “Avalanche”, “Tempo”, “Sei Lá” e “Cuerdo”. Do disco anterior, “Plantas que Curam” (que só saiu agora no Brasil, também pela Skol Music) vão apresentar “Lucifernandis”, “Doce”, “Erre” e outras.

A banda Supercordas também se apresentará nessa noite.

Clipe colaborativo

Depois do lançamento do vídeo de "6.000 Dias", o Boogarins convidou seus fãs para fazer parte do novo clipe da banda, da música "Tempo". A ideia é que cada pessoa mande quantos vídeos quiser, com no máximo 10 segundos, a partir das seguintes temáticas: "o mundo dos homens" e "seu santuário".

A própria banda explica em comunicado oficial: "Tempo é sobre se libertar do relógio do homem. Os Boogarins estão fazendo um vídeo para a música, e nós queremos que os fãs mandem seus próprios vídeos nos mostrando uma dessas duas coisas: 'o mundo dos homens', com imagens e cenas do trânsito, arranha-céus, desenvolvimento, cenas entediantes e rotineiras como trabalho e escola - o mundo que você quer escapar; e 'seu santuário', com o que faz o tempo parar para você, para onde você pode fugir, seja com amigos, família, natureza, música, arte, qualquer coisa que te faça sentir livre".

Quem quiser participar do clipe deve fazer upload no seguinte link: http://bit.ly/1J7ZSCV

Serviço
Show: Boogarins
Abertura: Supercordas
Local: Clash Club
Endereço: Rua Barra Funda, 969 - Barra Funda - São Paulo/SP
Data: 31 de janeiro (domingo)
Horário: 18h
Ingressos Antecipados:
- Pista: 1º lote R$25,00 / 2º lote R$35,00
- Camarote: 1º lote R$50,00 / 2º lote R$70,00
Pontos de venda:
Galeria do Rock - Rua 24 de Maio, 62 - Loja 255 - Centro - São Paulo/SP - Telefone (11) 3361 6951
Rock'n'Roll Burger - Rua Augusta, 538 - São Paulo/SP - Telefone (11) 3255 0351
Mais Informações: www.clashclub.com.br / Telefone (11) 3661-1500
Censura: 16 anos
Capacidade: 600 pessoas

Mundo do trabalho: direitos de pessoas LGBT


A Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançaram nova edição de cartilha com orientações para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho. O documento aborda questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida de pessoas que sofreram discriminação e oferece diretrizes para a promoção dos direitos de pessoas LGBT no meio profissional.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que a homo-lesbo-transfobia limita direitos e liberdades, inclusive no mercado de trabalho. No Brasil, levantamentos apontam que a discriminação no trabalho contra a população LGBT é um problema grave. Pesquisa “Demitindo preconceitos: por que as empresas precisam sair do armário” mostra algumas das dificuldades da população LGBT no mundo do trabalho no Brasil.
Campanhas têm sido realizadas no país para a promoção dos direitos da população LGBT. No entanto, apesar da gravidade do problema, seguem os esforços de determinados grupos políticos e religiosos para barrar legislações específicas contra essa discriminação.

Garibaldis e Sacis encerram Pré-Carnaval com Ivo Meirelles e Sérgio Loroza



Depois de um recorde de público no evento de música eletrônica, o Pré-Carnaval de Curitiba encerra neste domingo (31), a partir das 15h, quando a Marechal Deodoro recebe o bloco Garibaldis e Sacis e, em seguida, Sérgio Loroza e Ivo Meirelles acompanhados do bloco curitibano Filhos do Rio Belém. O Garibaldis e Sacis também se apresenta no sábado, dia 30, às 15h, na Avenida São José dos Pinhais, no Sítio Cercado.

O cantor e compositor Sérgio Loroza (foto) foi um dos fundadores do Monobloco. Agora em carreira solo, transita pela MPB, samba, marchinha, rap, soul, funk e é muito requisitado no carnaval carioca. Já lançou 3 álbuns solo. Ficou conhecido do grande público em razão do personagem Figueirinha, da série de televisão A Diarista, e pela participação no quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Ivo Meirelles também é figurinha carimbada no carnaval carioca. Foi vocalista do grupo Funk'n'Lata e presidente da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Ambos se apresentam com o bloco Filhos do Rio Belém, que debuta este ano na Marechal Deodoro.

Entrada
Por exigência dos órgãos de segurança, continua proibida a entrada na área do Pré-Carnaval de Curitiba de garrafas, latas e isopores. Haverá venda controlada de bebidas (cerveja, água e refrigerante) e de comida dentro do espaço reservado ao evento.

Este ano a segurança também estará reforçada, em três níveis de atuação: a Polícia Militar fará o policiamento do entorno do evento e a Guarda Municipal atuará dentro da área juntamente com mais 300 seguranças privados.

Haverá dois pontos de atendimento médico: um localizado na esquina com a Avenida Marechal Floriano e o outro na esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

Estrutura
A Marechal Deodoro terá novamente toda a estrutura para atender a população. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso (veja o mapa abaixo). O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão do evento. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 12h e liberado após as 23h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

Lançamento
Fruto de parcerias com músicos de Curitiba, o Garibaldis e Sacis está lançando seu segundo álbum durante o Pré-Carnaval. O CD está à venda durante os eventos. “Há quase duas décadas o bloco Garibaldis e Sacis simboliza a celebração de um desafio: realizar a festa nas ruas da cidade de Curitiba. Este, que é o segundo disco do bloco, é a celebração do encontro de milhares de pessoas com esta história da cidade", diz Rogerio Guiraud, integrante do bloco.

Investimento
Para a realização do Pré-Carnaval – composto pela saída dos blocos na Marechal Deodoro e no Sítio Cercado, pelo Carnaval Eletrônico, pelo Curitiba Rock Carnival e pelo Zombie Walk –, a Prefeitura vai investir R$ 200 mil, destinados principalmente para infra-estrutura. Para completar o recurso necessário para a festa, a FCC conseguiu patrocínios no valor aproximado de R$ 500 mil, que serão destinados à produção dos eventos, ao pagamento dos cachês dos artistas, segurança, e demais necessidades.

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zombie Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.

A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

companhia brasileira de teatro faz temporada de PROJETO bRASIL em Curitiba


Espetáculo, produzido com patrocínio da Petrobras, fica em cartaz de 13 de fevereiro a 6 de março no Teatro José Maria Santos - Depois continua turnê nacional iniciada no Rio de Janeiro
 
Percorrendo turnê nacional, o novo espetáculo da companhia brasileira de teatro, "PROJETO bRASIL", terá uma temporada em Curitiba entre 13 de fevereiro e 6 de março. O trabalho já foi indicado a diversos prêmios, e será apresentado no Teatro José Maria Santos, de quinta-feira a domingo, às 20h. Resultado de dois anos de pesquisas, intenso trabalho e viagens para as cinco regiões do país, a montagem traz um conjunto de performances criadas a partir da reflexão dos artistas sobre o país. "PROJETO bRASIL" tem direção de Marcio Abreu e conta no elenco com os atores Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan e o músico Felipe Storino.
 
A estreia nacional ocorreu no Rio de Janeiro, em outubro, após uma pré-estreia com apenas três sessões em Curitiba, todas lotadas. Em janeiro deste ano retomou a estrada, com agendas em Brasília (14 a 17 de janeiro, no CCBB) e Manaus (27 e 28 de janeiro, no Teatro Amazonas). Depois da temporada na capital paranaense, a companhia levará "PROJETO bRASIL" para Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
 
"PROJETO bRASIL" vem tendo uma ótima repercussão. Nesta semana, foi indicado na premiação da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro nas categorias melhor ator (para Rodrigo Bolzan) e melhor autoria (Soar, Abreu, Naira e Bolzan). O resultado sai em março. Já o Prêmio Questão de Crítica, realizado pela revista eletrônica de mesmo nome, e cujos vencedores serão divulgados em abril, indicou o espetáculo em oito categorias: espetáculo, direção, dramaturgia, ator (Bolzan), atriz (Soar), cenografia (Fernando Marés) e direção musical/trilha original (Felipe Storino). Com o trabalho anterior "Krum", a companhia brasileira de teatro acaba de vencer o Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Rio de Janeiro, na categoria melhor espetáculo.
 
REFLEXÕES ARTÍSTICAS DE UMA LONGA JORNADA
 
Entre 2013 e 2014, a companhia brasileira de teatro viajou por capitais das cinco regiões brasileiras, passando por Salvador, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. Foram apresentados espetáculos de seu repertório e, numa outra frente, o grupo realizou seminários, palestras, leituras e vivências com o público e outros artistas. As andanças não se deram apenas em ambientes artísticos ou culturais, mas também em outros cantos das cidades visitadas.
 
Dessas viagens, trocas de informações com pessoas diversas e, também, das reflexões artísticas que o percurso gerou, foi montado um mosaico criativo. O resultado está entrelaçado na sequência de cenas de "PROJETO bRASIL". Elas são independentes e em formatos diversos, que privilegiam ora a fala, ora a música, o corpo, a luz - como define Marcio Abreu, “discursos”.
 
FALAR, SEM FALAR
 
“Mas não são discursos unívocos, nem iguais na forma”, diz o diretor. “O espetáculo traz um conjunto bem heterogêneo que inclui palavra, performance, música, teatro. É mais sensorial do que narrativo; convoca, implica, provoca”. Os integrantes da companhia se deixaram afetar pelos encontros com outros criadores brasileiros e com o público teatral, pela vivência espontânea, pelos muitos materiais, pensamentos e ações produzidos nesse trajeto. O primeiro fruto disso tudo é o que vem ao palco. Não se trata, reitera Abreu, de um retrato documental, mas sim da reverberação artística da experiência.
 
Assumindo os riscos de criar uma peça a partir do olhar para o país num momento como o de hoje, a companhia brasileira de teatro se dedicou à tarefa com o rigor técnico, o apreço pela pesquisa e a inquietação que lhe são peculiares. As rotas percorridas, as situações vividas, histórias e bibliografias lidas, o caminho foi aos poucos sendo construído.
 
"Desde o começo não queríamos falar explicitamente sobre o país", conta o diretor Marcio Abreu. "Com o decorrer do trabalho, isto se concretizou: falar sem falar expressamente, tratar de outras coisas para tratar do Brasil. Esta outra dimensão de trabalho é um reflexo também da impossibilidade de falar sobre o país, num momento onde as coisas ainda estão acontecendo, numa velocidade muito grande". A impossibilidade de dar conta de tudo por meio da palavra também refletiu no formato do espetáculo, com uma aproximação no rumo de outras formas de expressão como a performance.
 
A MONTAGEM
 
O preto sobre o preto está em cena, e num sobrepalco redondo se instala uma floresta de microfones – alguns são utilizados, outros não -, como se estivessem prontos para um pronunciamento. E a fala acontece, de fato, mas não da forma mais convencional.  É neste cenário que são realizadas as cenas independentes que compõem o "PROJETO bRASIL". Há momentos de texto propriamente dito, inspirados em discursos reais, como a Ministra da Justiça da França Christiane Taubira ou o ex-presidente uruguaio Jose Mujica, bem como criações da própria companhia, além de cenas que buscam outras possibilidades de expressão.
 
São tratados temas como política, igualdade, consumo exacerbado, economia de mercado, ética, o caráter descartável de tudo na nossa sociedade, a ânsia por compreender e se comunicar.  Outras questões remetem ao trabalho do grupo, como o papel do ator, do teatro e da arte. Os figurinos, também em preto, remetem a um “fim de festa”, como define Marcio.
 
PATROCÍNIO
 
O "PROJETO bRASIL" nasceu da inserção do grupo na seleção pública de Manutenção de Companhias de Teatro da Petrobras, que concede patrocínio por três anos para pesquisa, montagem e circulação. No primeiro ano, foi realizada a circulação com as cinco peças do repertório pelas cinco regiões do Brasil. Em cada escala, também dedicaram-se à troca de informações com artistas e anônimos, plateias e transeuntes.
 
Marcio Abreu e a companhia vêm de grandes sucessos no Brasil e no exterior, como Vida (2010), Esta Criança (2012) e Krum (2015). Com essa nova montagem, delineiam-se novos rumos, de recriação da sua dramaturgia já muito particular, desde os ensaios até a montagem, afirmando-se em um novo desafio de linguagem.
 
PROJETO bRASIL em Curitiba
 
DATA: De 13 de fevereiro a 6 de março
HORÁRIOS: quinta-feira a domingo, 20h - Classificação indicativa: 16 anos
INGRESSOS: R$ 20 e R$ 10
Funcionários da Petrobras com crachá e clientes Petrobras com cartão pagam meia entrada na compra de até 02 ingressos. Associados do Clube do Assinante Gazeta do Povo e associados da SATED têm desconto de 50%. Desconto não cumulativo com outros benefícios previstos em lei. Não serão aceitos cheques.
 
FICHA TÉCNICA:
 
Direção: Marcio Abreu
Elenco: Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan
Músico: Felipe Storino
Dramaturgia: Giovana Soar, Marcio Abreu, Nadja Naira, Rodrigo Bolzan
Trilha e efeitos sonoros: Felipe Storino
Assistência de Direção: Nadja Naira
Direção de Movimento: Marcia Rubin
Orientação de texto e consultoria vocal: Babaya
Iluminação: Nadja Naira e Beto Bruel
Cenografia e contrarregragem: Fernando Marés
Figurino: Ticiana Passos
Direção de Produção e Administração: Cássia Damasceno
Produção Executiva: Isadora Flores
Produção e operação técnica: Henrique Linhares
Projeto Gráfico: 45JJ
Fotos: Elenize Dezgeniski, Marcelo Almeida e Nana Moraes
Assessoria de Imprensa: Fabiano Camargo (FC Comunicação)
Cenotécnico: Anderson Quinsler
Artistas Colaboradores: Ranieri Gonzalez, Edson Rocha, Renata Sorrah, Cássia Damasceno
Oficinas de aprimoramento: Eleonora Fabião, Erelisa Vieira
Seminários: Eleonora Fabião, Mario Hélio Gomes de Lima, André Egg, Sandra Stroparo, Itaércio Rocha e Aly Muritiba.
Entrevistas e Encontros: Dona Eva Sopher, Hélio Eichbauer, Maestro Letieres Leite, Sr. Dimitri Ganzelevitch, Fabiano de Freitas e Teatro de Extremos, Favela Força, Bruno Meirinho, Ilê Ayê