sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Edgard Scandurra e Silvia Tape lançam “EST”
Pe Lanza estreia show solo em São Paulo dia 26 de novembro no Na Mata Café
Considerações sobre o atentados terroristas em Paris e outras internacionais
Ainda no discurso proferido na segunda, em sessão extraordinária conjunta da Assembleia e do Senado, Hollande propôs alterações na Constituição para prolongar o estado de emergência, que, entre outros pontos, permite toque de recolher, buscas, apreensões e prisões sem mandato judicial. A intenção é aprovar uma modificação constitucional, que será apresentada ainda esta semana, para ampliar o estado de emergência além dos doze dias previstos (sem recorrer ao estado de sítio que, usado em situações de guerra, prevê a transferência de alguns poderes para autoridades militares). Assim como ocorreu nos Estados Unidos, tem-se pela frente a “redução de liberdades em nome da liberdade”. Cabe pontuar que, embora o caso da França atraia todas as atenções neste momento e inclua mais elementos de exceção, diversos países ao redor do mundo têm decretado leis ou aprovado modificações constitucionais para o combate ao terrorismo, com a inclusão de dispositivos que podem potencialmente ser usados contra movimentos sociais e protestos pacíficos e legítimos, como atestam os casos da Turquia, da Espanha, do aprofundamento da vigilância na Inglaterra (que já conta com leis antiterroristas) e das discussões em curso no Brasil sobre o projeto de lei antiterrorismo (PL 2016/15) aprovado em primeira votação na Câmara e no Senado.
Jair Oliveira canta e fala da carreira, em Curitiba
Praça Zumbi dos Palmares recebe a 1ª Mostra de Cultura Afro
Segundo Guilherme Araújo, integrante do grupo Baquetá, além de valorizar a arte afro, o evento pretende fazer um resgate histórico-social da questão negra no Brasil. "Estamos num momento de reconstrução e reconstituição da história afro-brasileira no Brasil. O evento vem nessa ideia de restabecer a autoestima dos negros e de fazer com que a sociedade perceba todo o prejuízo que a escravidão e o racismo trouxeram para essa população".
1ª MOSTRA DE CULTURA AFRO
DIA: 21/11/2015
EVENTO GRATUITO
PROGRAMAÇÃO:
PALCO DANDARA
13h – Abertura
13h30 – Samba de Boteco ao Vivo na Zumbi – Samba de Boteco
14h10 – Música Haitiana – Level Kompa
14h50 – Proclame sua Independência – Rapper LZÓ (Afirmativa)
15h20 – Aulão de Dança Afro – Demerval Silva
15h50 – Mostra de Danças Urbanas – Power Panthers / Foot Work Crew
16h30 – A Preta de Curitiba ao Som Acústico Afro – Dayane Paixão
17h10 – Show de Cultura Afro Brasileira – Capoeira Nação
17h50 – Discotecagem – Uhuru Selector
18h30 – Roda de Jongo de Encerramento
ESPAÇO ACOTIRENE – Artes Visuais
Zumbi, sua imagem – Rodrigo Amém
Afro Grafitti – Paulo Cesar Sampler / Trac
Oficina de Grafitti: Estilos Urbanos – Claudinei Silvestre Pereira
Turbantagem: Exposição e oficina de turbantes – Will Amaral
ESPAÇO AQUALTUNE – Venda de Artesanatos
Preta Fina
Nicano Ngocikumbo
Fuá Acessórios
ESPAÇO GANGA ZUMBA
Torneio de Basquete (inscrições no dia)
Atividades para crianças – com Bruna Francisco
Maiores informações página do facebook: www.facebook.com/
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
MART’NÁLIA MERGULHA NO SAMBA EM SHOW NA CAIXA CULTURAL CURITIBA
Massacre em Paris: “terceira guerra mundial aos pedaços”
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba faz últimas apresentações do ano
No programa estão o Concerto para viola em Dó menor, do francês Henri Casadesus (1879 – 1947) e Johann Christian Bach (1735-1782); a Cinco Danças Alemãs com sete Trios e uma Corda, do austríaco Franz Peter Schubert (1797 – 1828); e o Variações sobre um tema de Tchaikovsky, opus 35a, do russo Anton Arensky (1861-1906); por fim, a Orquestra ainda apresenta a composição de Edvard Grieg (1843-1907), Suíte Holberg Op.40.
O repertório permite mostrar ao público o virtuosismo do violista Alexandre Razera. No Brasil, Razera atuou como violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Experimental de Repertório, e viola solo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Sendo o primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra, desde 2008.
Alexandre Razera ao longo de sua carreira ainda participou de gravações com a Filarmônica de Berlim, realizou concertos, gravações e turnês junto a várias orquestras europeias, como Filarmônica de Berlim, Orquestra da Rádio de Berlim, Orquestra de Câmera de Berlim, Orquestra da Ópera de Berlim, Mahler Chamber Orchestra e Orquestra da Rádio de Ljubljana. Atualmente, é o ensaiador da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.
Outro integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, o violinista Wiston Ramalho, responde pela direção musical e regência do espetáculo. O instrumentista foi membro e violinista convidado da Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena, Orquestra de Câmara de Viena e das orquestras sinfônicas do Paraná e de São Paulo.
Em 2008, Ramalho esteve na direção artística da série Concertos Internacionais, no Mosteiro de São Bento e, no ano seguinte, foi curador da série de concertos internacionais "Clássicos dos Clássicos", realizada no Teatro da União Cultural Brasil-EUA. Em 2011, coleciona apresentações como camerista na série de concertos da Fundação Oscar Americano, em São Paulo, além de concertos no Centro Cultural de São Paulo, Teatro Positivo, Capela Santa Maria e no 31 Festival de Música de Londrina. Sendo desde 2014 é spalla e Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.
Serviço:
Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba
Datas e horários: dia 20 (sexta-feira), às 20h, e dia 21 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Natura apresenta NEI LISBOA no espetáculo inédito
Cachorro Magro lança EP com música inédita, remixes e participação do Tropkillaz
Jaloo lança seu primeiro álbum em São Paulo dia 20 de novembro