sexta-feira, 29 de abril de 2016

OFICINA NA CAIXA CULTURAL ABORDA APLICAÇÃO DE PELOS PARA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS



Com makeup artist Cleber de Oliveira, encontros de 17 a 20 de maio são destinados a atores, maquiadores e artistas plásticos

A CAIXA Cultural Curitiba oferece a oficina Pelos, para que tê-los – Aplicação de pelos em artes da cena, de 17 a 20 de maio, com o makeup artist Cleber de Oliveira. Serão quatro encontros, das 14h às 18h. As inscrições devem ser feitas entre os dias 1o e 10 de maio pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br. As vagas são limitadas.

A oficina vai abordar o estudo e aprimoramento da técnica de aplicação de barbas, bigodes, cavanhaques, costeletas e pelos em geral para artistas ligados ao teatro, maquiadores, artistas plásticos e interessados.

Além do treinamento nesta técnica muito utilizada para fins de caracterização cênica, Cleber de Oliveira propõe a execução de um trabalho específico pensado em sala para atender a demanda de uma criação, desde a ideia até o produto final.  O processo irá desenvolver o tema, desde sua concepção, passando pela confecção e finalização, compondo a caracterização das personagens criadas em pesquisa junto com os alunos.

O instrutor
Cleber de Oliveira é makeup artist com formação na Joe Blasco Makeup Training Center, em Hollywood (EUA), além de figurinista e aderecista. É também graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Indicado a vários prêmios, Cleber foi finalista do Legends of Makeup - Ve Neill Scholarship Cinema Makeup School(Hollywood) em 2015 e indicado como melhor maquiador em 2014 pelo Prêmio Cabelos e Cia. Foi também vencedor do Prêmio AVON de Maquiagem em 2013, na categoria Artes Cênicas.

Em 2011, inaugurou o Atelier Cleber de Oliveira, onde ministra workshops de maquiagem, desenvolve pesquisas de linguagem para espetáculos e afins. Criou, em parceria com a premiada maquiadora Mona Magalhães, a maquiagem para o DVD do Teatro Mágico, e assinou ainda as maquiagens do Circo do Topetão (RJ) e do DVD Circo de Brincar, da Som Livre. Também desenvolveu linguagem e identidade visual para o espetáculo Gênesis, do grupo Afroreggae e figurinos, adereços e maquiagens da Cia. Up Leon para espetáculos internacionais.

Informações e entrevistas:
Heitor Humberto:
(41) 9639-0234

Serviço:
Oficina: Pelos, para que tê-los - aplicação de pelos em artes da cena
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 17 a 20 de maio de 2016
Hora: terça a sexta-feira, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas: de 1o a 10 de maio pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5114
Vagas: limitadas
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos

III FESTIVAL DE FINOS FILMES ANUNCIA CURTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS INÉDITOS SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA




  • Dos 700 realizadores que inscreveram os seus curtas-metragens no III Festival de Finos Filmes, 16 participarão da competição oficial do evento que, de 6 a 10 de maio, ocupará as salas do Museu da Imagem e do Som (MIS) e FAAP.
  • A abertura oficial será no dia 5 de maio, no Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo, com apresentação de produções recentes de curta-metragem da Finlândia, resultado da parceria entre o Festival de Finos Filmes, a Finnish Film Foundation e a Av-arkki (The Distribution Center for Finnish Media Art).
  • Dos 16 selecionados, 4 são brasileiros e 12, internacionais. Além dos dezesseis curtas-metragens em competição, o festival conta com exclusivo panorama do cinema finlandês. Haverá, também, um programa especial de animações holandeses, além de debates sobre habitação urbana e sobre o mercado nacional de curta-metragem.
  • Na programação também Mostra Holandesa de Animação, resultado de parceria com a EYE International pelo segundo ano seguido. Serão exibidos curtas-metragens animados, destaques da cinematografia holandesa, incluindo "(Otto)", o novo filme dos realizadores de “A Single Life”, indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.


Mostra Competitiva - Dentre os escolhidos, representantes da Nova Zelândia, Alemanha, Grécia, Turquia, Argentina, Israel, Filipinas, Hungria, França, Austrália e Cuba e, Brasil. São quatro filmes nacionais em competição: os inéditos "Olhos Sujos de Azul", de Bia Vilela (São Paulo), e “Cartas” de David Mussel (Rio de Janeiro); “Ilha” (Paraíba/Rio Grande do Norte), de Ismael Moura e o premiado “Edifício Tatuapé Mahal”, de Fernanda Salloum e Carolina Markowicz (São Paulo). Todas as obras internacionais serão exibidas em São Paulo pela primeira vez. A maioria delas também passou por grandes festivais internacionais, como Locarno, Toronto e Clermont Ferrand.

Premiação e Júri - Serão premiados Melhor Filme, Melhor Filme Nacional, Melhor Roteiro, Melhor Direção e Prêmio de Reconhecimento Artístico. A escolha caberá ao júri formado por João Paulo Miranda, diretor e roteirista do curta “Command Action”, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2015 e do curta “A Moça que Dançou com o Diabo”, que estreia na seleção oficial do Festival de Cannes 2016, concorrendo à Palma de Ouro; Hamy Ramezan, diretor e roteirista finlandês-Iraniano, cuja produção Listen abre o III Festival de Finos Filmes (antes, foi apresentada na Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Toronto, além de ser premiado no Festival de Tribeca); e Rungano Nyoni, da Zâmbia, diretora e roteirista de diversos curtas-metragens, exibidos em mais de 200 Festivais ao redor do mundo – incluindo, em 2012, uma nomeação para o BAFTA.

Curadoria e Realização – A curadoria e realização está a cargo de Felipe A. Poroger, roteirista e diretor de curtas (“O Filho Pródigo”, premiado no CINE-PE, nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz; O Terno: Classic Albums”, “Enquanto o Sangue Coloria a Noite, Eu Olhava as Estrelas” e, em 2016, “Aqueles Anos em Dezembro”, selecionado para o É Tudo Verdade), que circularam – e ainda circulam – por diversos festivais, dentre eles o Festival de Gramado, É Tudo Verdade, Curta Cinema, Olhar de Cinema, Curta Brasília e outros. Apoio: MIS – Museu de Imagem e Som, FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Folha de S. Paulo, Caixa Belas Artes, Estudio JLS e UpMix.  Parceria: Finish Film Foundation, Av-Arkki – Distribution Center for Finnish Art Media e Eye International – Marketing & Promotion of Duch Films

Acesse a programação completa em facebook.com/finosfilmes

Serviço:
III Festival de Finos Filmes,  de 6 a 10 de maio, São Paulo. Ingressos gratuitos nas bilheterias dos cinemas.
Caixa Belas Artes | R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo – SP (abertura, para convidados)
MIS – Museu da Imagem e do Som | Auditório  - Av. Europa, 158 - Jardim Europa, SP
FAAP– Fundação Armando Álvares Penteado | Auditório 1 - R. Alagoas, 903 - Higienópolis, SP


Cachorro Grande comemora 10 anos do disco “Pista Livre” e lança versão em vinil pela Polysom




Em 2015, o terceiro álbum do grupo Cachorro Grande, “Pista Livre”, lançado pela Deck, completou 10 anos. Para celebrar a data, a Polysom licencia o título e lança sua versão em vinil. O disco apresenta grandes sucessos da banda gaúcha, como “Sinceramente”, “Você Não Sabe o Que Perdeu”, “Bom Brasileiro”, “Desentoa” e “Velha Amiga”, entre outros.

“Pista Livre”, produzido por Rafael Ramos, é considerado por muitos críticos e pelo público como um dos melhores discos da banda que comemora 17 anos de carreira. Quando foi lançado, ampliou o alcance do Cachorro Grande, que já fazia sucesso no Rio Grande do Sul, ao cenário musical brasileiro.

"Pista Livre" - Cachorro Grande (Deck/Polysom)
Valor Sugerido: R$98,00

Mais informações: http://polysom.com.br/

Murilo Marcondes de Moura lança O MUNDO SITIADO em São Paulo


Oficina de Teatro e Experimentações Acrobáticas com o Grupo Circense Metamorfantasia em Pinhais

O Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC do Ministério do Esporte, em convênio com a Secretaria de Cultura. Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Pinhais, com o apoio do Grupo Circense Metamorfantasia, promove neste sábado Oficina de Acrobacias com inscrições gratuitas.
Dia: 30 de Abril das 8 às 12h00
Local: Ginásio Poli Esportivo Tancredo de Almeida Neves - Rua 11 de Junho, 637 Centro - Pinhais

Inscrições somente pelo email: aline.lonardoni@pinhais.pr.gov.br

 
 

DJS DOUGLAS BRANDALISE E LUCAS BESSEGATO COMANDAM SEXTA DO +55


 
Os DJs Douglas Brandalise e Lucas Bessegato agitam a sexta-feira (29/4) do +55 com muita música eletrônica. A casa abre às 18h. Focando  em techno e tech house, Bessegato vem se destacando em Curitiba pelo seu trabalho, com um grande início de carreira. Já Brandalise é conhecido do público do +55, aliando  tracks underground e sucessos comerciais em seu set.
 
A noite faz parte do projeto Extended Friday, que apresenta talentos da música eletrônica, tanto locais quanto internacionais. No início de abril, o suíço EDX foi o grande convidado da noite. Também já participaram do Extended Friday os DJs Ale Leprevost, Edo Krause, Raffa Magno e Gutto Serta, entre outros.
 
 
EXTENDED FRIDAY DO +55
 
Data: Sexta-feira, 29 de abril
Horário: a casa abre às 18h
Entrada: free até 19h30, após feminina R$ 15 e masculina R$ 25
Endereço: R. Vicente Machado, 866 – Batel, Curitiba
Informações: (41) 3322-0900 | www.cincocinco.com.br

FIM DE SEMANA DE AGITO NO SOVIET



O fim de semana do Soviet, club alternativo do Grupo Taco, tem programação completa, com muito pop, EDM e R&B. O agito começa na sexta-feira (29/4), 23h, com discotecagens de ADRN, Dimis, Duda Rezende, Fefo e Pedrô. A entrada de R$ 25 tem desconto na lista amiga, ficando R$ 15 até 1h. Estudantes pagam R$ 10 até 0h. Até 2h, double dose de vodka e Ypióca.

Já no sábado (30/4) quem esquenta a pista do club são os DJs Dinei Nunes, Fefo, Pedrô, Pépe e Vitor Cruz. Desde a abertura da casa, 23h, até 1h, double de vodka, gim e Bacardi. A entrada de R$ 30 fica R$ 20 com a lista até 1h, e estudantes pagam R$ 15 até 0h. A lista amiga está disponível no Soviet App.

SOVIET         
Sexta-feira, 29 de abril - 23h - Entrada:R$ 25, estudantes pagam R$ 10 até 0h, lista amiga R$ 15 até 1h
Sábado, 30 de abril - 23h - Entrada: R$ 30, estudantes pagam R$ 15 até 0h, lista amiga R$ 20 até 1h
Endereço: R. Bispo Dom José, 2277 - Batel
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quinta-feira, 28 de abril de 2016

Pesquisa Ibope de abril aponta novas eleições como preferência do eleitorado


Com o processo de impeachment da presidenta Dilma a ser instalado no Senado, pesquisa realizada pelo Ibope no período de 14 a 18 de abril aponta que a maioria da população brasileira (62%) considera que a melhor forma de superar a atual crise política é Dilma e Temer saírem do governo e a realização de novas eleições. Para um em cada quatro entrevistados (25%) Dilma deve continuar seu mandato com um novo pacto entre governo e oposição e apenas 8% da população deseja que Dilma sofra o impeachment e o vice-presidente Michel Temer assuma a presidência.

A nova pesquisa do Ibope reafirma a tendência já apontada pelo Instituto Vox Populi, em 12 de abril, e a do Datafolha, em 7 e 8 de abril, nas quais 79% desejam que as eleições de 2018 sejam antecipadas (16% são contra). A pesquisa Datafolha de 7 e 8 de abril mostra que, embora 61% sejam favoráveis ao impeachment de Dilma, 60% e 58% desejam a renúncia de Dilma e Temer, respectivamente.

A mídia já sinaliza que a presidenta Dilma admite a possibilidade de convocar novas eleições presidenciais para outubro, uma vez que mesmo que o Senado seja favorável à sua continuidade no governo será difícil manter a governabilidade junto a um Congresso no qual não confia, traidor e corrupto. A ideia parece assustar Temer, que afirma que a convocação de novas eleições é “um golpe” dentro do golpe, sobretudo porque seu nome não figura entre os mais cotados para a presidência da República.

A proposta de antecipação de novas eleições, solução preferida pela maior parte da população (62%) para a crise política atual, foi protocolada no Senado por parlamentares de 10 partidos, com a PEC 20/16. Para que seja analisada pela Comissão de Constituição e Justiça são necessárias assinaturas de 27 parlamentares. E, para que seja aceita, 49 votos do Senado para seguir à votação na Câmara, onde precisa de 308 votos.

A proposta parece longínqua e, enquanto isso, nesta segunda e terça-feira (25 e 26) o Senado deu continuidade aos ritos do impeachment e confirmou os 21 membros titulares, 20 suplentes, a presidência e o relator da comissão que irá julgar a admissibilidade do processo no Senado. Os membros foram indicados pelas bancadas partidárias e seguiram a proporcionalidade dos partidos por blocos, definida na semana passada, resultando na seguinte composição:



O Senador Raimundo Lira do PMDB-PB irá presidir a comissão e, apesar da rejeição de membros do PT alegando a falta de isenção necessária ao cargo, o relator será o senador Antônio Anastasia, do PSDB – MG.

A comissão deverá ouvir os denunciantes no dia 28 e a defesa da presidenta no dia 29 de abril. O parecer do relatório pela instauração ou não do processo de impeachment deve ser apresentado até o dia 04 de maio e votado no plenário até o dia 06 de maio.

Para a admissibilidade do processo de impeachment da presidenta no Senado, é necessária maioria simples de votos de 41 senadores. Instaurado o processo de impeachment, o julgamento será conduzido no Senado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e são necessários dois terços dos votos, ou seja, um mínimo de 54 votos a favor do impedimento da presidenta Dilma.

A última pesquisa Ibope também levantou o grau de satisfação da população com o atual funcionamento da democracia no Brasil. A insatisfação lidera, com 83%, sendo 49% se dizem nada satisfeitos e 34% pouco satisfeitos, e apenas 12% se declararam satisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil. Apesar da insatisfação com seu funcionamento, a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo segundo 40% dos entrevistados, enquanto um terço da população (34%) considera que para as pessoas em geral é indiferente se um regime é democrático ou não e 15% afirmam que, em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível a um governo democrático. Ainda que com funcionamento precário, a democracia permanece como a forma de governo mais apreciada pela população brasileira, e o que a caracteriza é o direito do povo de escolher seus dirigentes.

Autobiografia, Fabulação e Humor com Newton Cannito


O objetivo desse curso é investigar como as memórias pessoais e familiares podem ser usadas como matriz para a reconstrução ficcional e como essa prática pode colaborar com o autoconhecimento do individuo.
Será um curso teórico e prático, onde os alunos serão incentivados a escrever histórias que reconstruam e reinventem fatos biográficos. Ao mesmo tempo iremos usar como repertório a análise de grandes obras literárias, televisivas e cinematográficas. Saiba mais
Datas
De 2 a 6 de maio
Segunda a sexta, das 19h30 às 22h30
INSCREVA-SE
Newton Cannito é autor-roteirista de televisão, atualmente contratado da Rede Globo. É criador e roteirista chefe do seriado 9mm: São Paulo (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista também de Cidade dos Homens (Globo/O2 Filmes) e da telenovela Poder Paralelo (de Lauro Cesar Muniz). Colaborou na telenovela de Duca Rachid e Thelma GuedesJoia Rara (Globo), que ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela, em 2013, além de ter 2 seriados em pré-produção.
Me interessei, mas quero saber mais antes de me inscrever.
Outros cursos
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Informações
11 3081-6986
barco.art.br

Casa Hoffmann, um espaço democrático aberto a todos os estilos de dança


           

Neste 29 de abril, Dia Internacional da Dança instituído pela Unesco, a  Casa Hoffmann reforça a política de abrir suas portas para todas as formas de expressão e para os mais variados ritmos e estilos de dança – clássico, contemporâneo, afro, hip hop, dança cigana, dança circular, capoeira e dança de salão. Dedicada ao estudo do movimento, esta unidade da Fundação Cultural de Curitiba, que completou em março 13 anos de atividades, recebeu no último ano mais de 8 mil pessoas em cursos, oficinas e apresentações.
Quando foi criada, a Casa Hoffmann abrigou especialmente grupos de pesquisa da estética do movimento. Vários editais lançados pela Fundação Cultural de Curitiba nos últimos anos atenderam coreógrafos, bailarinos e todos os interessados na pesquisa da arte do movimento. A Casa foi espaço para desenvolvimento e produção de projetos, cujos resultados vinham em forma de espetáculos gratuitos para a população.
Desde 2013, a Casa Hoffmann disponibiliza espaço para ensaios, oficinas e apresentações de dança, assim como de outras linguagens, priorizando o acesso ao cidadão. Oferecendo estrutura e as bases para o fomento e a difusão da dança, a Casa Hoffmann hoje é palco de todas as formas de expressão artística. “Acreditamos que esse seja um método democrático para uma relação entre artistas, produtores e comunidade”, diz a coordenadora Milzi Digiovanni.
Para Luiz Dalazen, professor de dança de salão, essa abertura permitiu a aproximação da comunidade, e a transformação do lugar num ponto de encontro, de discussão e de fomento para todos os segmentos da dança. “Durante muito tempo, a Casa foi destinada a uma determinada linguagem e nos últimos anos conseguiu se popularizar, vindo a atender todos os públicos. Houve uma grande abertura e isso trouxe a comunidade para conhecê-la. A Casa Hoffmann se tornou efetivamente um símbolo da dança na cidade”, afirma. Dalazen foi bolsista da Casa Hoffmann (selecionado em editais de dança da Fundação Cultural) e ministra aulas e oficinas. Coordena o Curitibaila, um aulão gratuito de dança de salão que acontece durante a Corrente Cultural e chega a reunir mais de 500 pessoas.  

História - Construída pela família Hoffmann, em 1890, a casa é símbolo da prosperidade de uma família de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século 19. O imóvel também constitui marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século 20. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa depois foi alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruída por um incêndio, em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. O imóvel, catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e desde 23 de março de 2003 abriga as atividades da área de dança da Fundação Cultural de Curitiba.

Gestão inovadora e liderança serão temas de palestra internacional na Capela Santa Maria


Presidente e CEO da Orquestra Sinfônica de Detroit, Anne Parsons, fala sobre a transformação do grupo centenário

Durante a década de 1960, Detroit era polo mundial da indústria automobilística, sendo uma das cidades que mais crescia no mundo. Porém, em 2008, uma crise a levou decretar falência, trazendo a quebra dos serviços públicos e o abandono em massa de seus habitantes, que passou de 2 milhões a 700 mil em dois anos, com um em cada cinco imóveis abandonados.
Em meio a esse cenário, uma orquestra começa a chamar a atenção, demonstrando crescimento durante a pior fase da cidade. A Detroit Symphony Orquestra (DSO), que começou em 1910 com a contribuição voluntária de 10 mulheres, chega a 2015 tendo em sua receita anual cerca de US$ 17 milhões, originados sobretudo da venda de ingressos e dos 9.745 membros doadores. Esse trabalho deve-se em grande parte a Anne Parsons, presidente e CEO da Orquestra desde 2004, que transformou a DSO em referência mundial em gestão cultural de crise.
No dia 5 de maio, Anne Parsons estará em Curitiba para contar a história de sucesso da Detroit Symphony Orquestra. A palestra “Orquestras como exemplo de transformação, gestão e liderança” acontece na Capela Santa Maria, às 14h30, e conta com tradução simultânea e certificado. Dirigido para empresários, profissionais liberais, gestores públicos, artistas e produtores culturais, o evento é uma parceria entre o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Consulado dos Estados Unidos da América. Para participar é preciso preencher o formulário no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/noticias/gestao-inovadora-e-lideranca-serao-temas-de-palestra-internacional-na-capela-santa-maria/
A palestra faz distintas dimensões de “utilidade” destas organizações complexas na sociedade contemporânea, e as várias formas de potencializar seu impacto e relevância, mostrando que orquestras e outros corpos artísticos podem exercer papeis muito além da atividade de produção e reprodução. Assim como trabalha
Anne Parsons, defensora das oportunidades de desenvolvimento profissional com líderes e pares sem fins lucrativos. É presidente e CEO da Orquestra Sinfônica de Detroit desde 2004, e tem participado em vários programas de liderança executiva plurianuais associados ao Center for Creative Leadership, Estratégias Nacionais das Artes e da Liga Americana das Orquestras. Este mês, a gestora está no Brasil a convite da Conferência Internacional MultiOrquestra, promovido pelo British Council, que abre diálogo entre orquestras, conservatórios, salas de concerto, projetos sociais e organizações governamentais para o fortalecimento dos setores artísticos no Brasil e no Reino Unido.

Histórico
Sob a liderança de Anne Parsons desde 2004, a Detroit Symphony Orchestra alcançou crescimento recorde de vendas de ingressos e dobrou sua base de doadores. Sua visão de tornar a organização mais acessível resultou no lançamento de novos produtos inovadores, a primeira com essa característica entre as orquestras americanas.
Por mais de 30 anos, Parsons atuou em cargos de gerência para uma variedade de importantes organizações das artes. Foi administradora do New York City Ballet entre os anos de 1998 e 2004, gerente geral do Hollywood Bowl em Los Angeles (1991-1998) e gestora da Orquestra Sinfônica de Boston de 1983 a 1991. Também ocupou vários cargos com a National Symphony Orchestra em Washington, de 1981 a 1983, e recebeu o Bacharelado em Artes pela Smith College, em Massachusetts, em 1980, onde estudou flauta e fez parte do Smith College Orchestra.
Além de seu papel na DSO, Parsons é membro do conselho ativo de várias outras organizações culturais na área de Detroit. Ela foi membro do conselho fundador da Aliança Cultural do Sudeste de Michigan (atualmente Culture Source) e hoje faz parte do conselho da New Detroit. Nacionalmente, ela atua no conselho da Liga Americana das Orquestras, Conselho de Supervisores no Curtis Institute of Music, e no conselho consultivo da Organização Esfinge. Originária de New York, Parsons agora reside em Detroit.

Serviço:
Palestra com Anne Parsons - “Orquestras como exemplo de transformação, gestão e liderança” 
Data: 5 de maio 
Horário: 14h30
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural
Endereço: Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR
Telefone: 3321-3217

Ensemble de Cordas da Camerata apresenta obras de Dvořák, Mignone e Bruch



Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta obra de primeira audição na cidade em concerto único, sábado (30) às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. No dia do concerto, e nas mídias sociais da Fundação Cultural de Curitiba, Osvaldo Colarusso apresenta o pré-concerto, com informações importantes para a melhor apreciação do Programa.

O octeto de cordas da Camerata, inicia o concerto com a obra ‘Terzetto em Dó maior’ de Antonín Leopold Dvořák (1841-1904), e finaliza com a composição ‘Octeto em Si bemol maior, Op. Póstuma’ de Max Christian Friedrich Bruch (1838 – 1920).

A segunda parte é dedicada a obra de primeira execução em Curitiba, ‘2ª Seresta para Quarteto duplo de cordas’ de Francisco Mignone (1897 – 1986), na qual, com um intenso movimento serão apresentadas três canções espanholas que soam como uma peça para ser ouvida em um salão dourado. "Nana" é como uma canção de ninar cantada, e "Las mujeres" com cordas graves que tocam com fluidez com as agudas.

 
Serviço:
ENSEMBLE DE CORDAS DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
Data: 30 de abril
Horário:18h30 
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Ingressos: R$20 e R$10
Link para o Ingresso Rápido
https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=47988#!/tickets

PALESTRA SOBRE INTUIÇÃO NOS NEGÓCIOS BENEFICIA AÇÃO SOCIAL


 
A intuição pode ser utilizada como importante ferramenta no campo profissional, como aponta o Professor Joris Marengo na palestra "Intuição, a nova ferramenta dos negócios". O evento acontece nesta sexta-feira (29/4), 19h30, no Espaço Cultural Bom Retiro do DeRose Method. Marengo explicará como empresas e profissionais podem usar os insights na conquista de novos mercados, de alto desempenho e na geração de produtos e serviços inovadores. A inscrição é um pacote de fraldas geriátricas, que será doado ao Lar dos Anjos Casa de Repouso. As vagas são limitadas.
 
Joris Marengo, que foi Presidente da Federação do DeRose Method de Santa Catarina por mais de duas décadas, tem 35 anos de experiência no Brasil e na Europa. É escritor, consultor de empresas e coach de alta performance. Desenvolveu diversas palestras sobre gerenciamento de stress, com especial atenção ao ramo empresarial. No evento ele também lançará seu mais novo livro, “O Método DeRose e a gestão do Stress”, no qual traz um guia prático com técnicas para o domínio das pressões do cotidiano.
 
 
PALESTRA "INTUIÇÃO, A NOVA FERRAMENTA DOS NEGÓCIOS" NO DeROSE METHOD BOM RETIRO
 
Data: sexta-feira, 30 de abril
Horário: 19h30
Inscrição: um pacote de fraldas geriátricas, que será doado ao Lar dos Anjos Casa de Repouso
Endereço: DeRose Method Bom Retiro - R. Nilo Peçanha, 1235
Informações: (41) 3014-6566

Mombojó e Laetitia Sadier tocam domingo no Teatro do Paiol



O Teatro do Paiol recebe neste domingo (1º) o show da turnê de lançamento de “Summer Long”, nome dado ao EP que une a cantora francesa Laetitia Sadier, vocalista da banda britânica Stereolab, e a banda pernambucana Mombojó. Além do EP, está sendo lançado nas plataformas digitais do Mombojó um documentário que mostra como foi o processo de composição das faixas, gravadas em fevereiro deste ano, durante um processo de residência artística que os músicos realizaram em Aldeia, Pernambuco. 
Summer Long é originariamente o título de uma música feita entre as bandas para o quinto e mais recente disco do Mombojó (“Alexandre”, 2014). A faixa fala sobre as memórias da infância de Laetitia e Felipe S, vocalista do Mombojó, durante as férias de verão. Com quatro músicas compostas entre Laetitia e Mombojó, o EP é cantado em inglês, português e francês e traz temáticas em torno da origem do seu próprio eu (“The Source”), do poder do corpo e do toque (“Power of Touch”), do vento e das relações amorosas (“C’est Le Vent” e “Berlin Friend”). O repertório do show conta também com músicas das carreiras solo do Mombojó e de Laetitia Sadier.

Sobre Laetitia Sadier – Musicista francesa, radicada em Londres, Laetitia é mais conhecida por ser vocalista da banda franco-britânica Stereolab. Além de compositora e vocalista, Laetitia toca teclado, percussão, guitarra e trombone e é conhecida por suas letras na maioria das vezes abordando temas políticos e sociais. Em carreira solo ela possui três álbuns lançados: The Trip (2010), Silcencio (2012) e Something Shines (2014). 
Laetitia também possui uma extensa participação vocal em outras bandas e projetos musicais, como na música "To the End", do Blur; na faixa "PartyIsntOver/Campfire/Bimmer", do rapper Tyler, the Creator; "New Wave", do também rapper americano Common; em algumas músicas do grupo The High Lhamas, entre outros.

Sobre o Mombojó 
– A banda Mombojó surge em abril de 2001, em Recife (PE). Em 2002 já figurava entre as atrações da 10ª edição do festival Abril Pro Rock, entre outros eventos e festivais de Pernambuco e do Brasil. Em 2004 lança seu primeiro álbum, “Nadadenovo”, despertando a atenção da imprensa nacional como a grande aposta da música pernambucana na época: um grupo que aparecia dez anos após o surgimento do movimento mangue beat e marcava uma nova geração de bandas de Recife. Em 2005 assina contrato com a gravadora Trama e, em 2006, lança seu segundo disco, “Homem-Espuma”. Quatro anos depois voltam à iniciativa independente e lançam o terceiro álbum, “Amigo do Tempo”, em 2010. O “11º Aniversário” é lançado em 2011, como um álbum comemorativo, que contou com a participação de vários parceiros e ídolos da banda, criando releituras para as músicas lançadas nos três discos anteriores.

A banda já foi vencedora de dois prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 2004, como Melhor Banda Brasileira, e em 2006, como melhor disco do ano (“Homem-Espuma”). O grupo também já tocou em diversos países: Festival Mastai (Argentina), junto com Mano Chao, Festival Brasil No AR (Barcelona – 2006), Brasil em Portugal (2013), show na cidade de Valladollid (Espanha – 2006), show em Montevidéu (Uruguai – 2013). Participações especiais em projetos próprios e de outros artistas e shows também não faltam: Laetitia Sadier (Stereolab), Andreas Kisser, Manu Chao, Jards Macalé, Odair José, Tom Zé, Fernando Catatau, Daniel Belleza, China, Nação Zumbi, Cannibal (Devotos), Vitor Araújo, Curumin, Céu, entre outros. Em maio de 2014 lança “Alexandre”, seu quinto álbum.
Confira o teaser do processo inicial de composição de uma das músicas do EP Summer Long: https://goo.gl/Htb2I0
Confira o clipe da música “Summer Long”, lançado em março deste ano: https://goo.gl/wtLeq3
Serviço:
Mombojó e Laetitia Sadier – lançamento do EP Summer Long 
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº
Data e horário: 1º de maio de 2016 (domingo), às 19h
Ingressos: R$ 40

CHAPELEIRO VEM EMBALADO PARA XXXPERIENCE CURITIBA


Depois de uma apresentação explosiva no Tomorrowland Brasil, realizado na semana passada, o DJ Chapeleiro reforçou seu status como um dos grandes destaques da XXXPerience Curitiba - Portal dos Desejos, que acontece dia 14 de maio na Fazenda Heimari. Ele chega embalado por uma apresentação  que lotou completamente a tenda da XXX no evento realizado na Arena Maeda, em Itu. Ao som do seu Brutal Bass, o artista paulistano embalou o público e fez até faltar espaço - a certa altura era impossível entrar no local.
 
"A experiência não poderia ser melhor! Uma grande festa e uma grande apresentação, em sintonia com a música", conta Chapeleiro, alcunha de Fabrício Beraldi Neves. "Foi um dia especial para um passo à nova era da música". Além da versão brasileira do Tomorrowland, ele tem cumprido uma agenda movimentada. Neste mês, já foi de Belém do Pará até o Rio Grande do Sul, espalhando seu som muito particular. "É uma honra poder transmitir o 'brutal' em toda parte de nosso país, e conhecer pessoas que admiram meu trabalho é muito gratificante".
 
O reconhecimento, que se dá na forma de convites para tocar em todo o país, também resulta numa "vida de aeroporto", como ele recentemente definiu em suas redes sociais. Mas as esperas, conexões e a vida na ponte aérea são encaradas com alegria."Não tenho que reclamar, pois como faço o que amo, estes obstáculos a gente pula fácil!".
 
Chapeleiro conta que o reencontro com Curitiba também promete ser muito especial. "A cidade é maravilhosa para a música, com um feeling incrível entre o artista e o público", afirma. "Estou bem ansioso, pois a XXXPerience tem uma vibe surpreendente", conclui  o DJ, que estreou na XXX em 2015. "Que chegue logo a hora de entrar no palco!".
 
Na estrada desde 2000 como DJ, começou a produzir em 2009. A partir daí sua carreira deslanchou. Revela raízes cravadas no mundo underground, com ingredientes como techno, new minimal e melodias indianas. Batizou esta mistura como Brutal Bass e assim vem ampliando suas fronteiras.
 
A ascensão meteórica vem bem armada, com um arsenal de faixas explosivas sustentando o poder autoral do artista. “Chuva” alcançou quase meio milhão de plays em um mês. Outras obras que valem menção aqui: “Disco Voador”, “Abduzido”, “Violência”, “Pancadaria” e “Cidadão Espacial”. Todas elas já enlouqueceram os fãs pelos quatro cantos do país. Sem contar os remixes para Vini Vici & Pixel (“Anything & Everything”), Upgrade (“Spanish”), Major7 (“Inequality”) e Berg (“Double Edge”), que apontam o grande prestígio já conquistado por alguns artistas internacionais.
 
PORTAL DOS DESEJOS
 
Esta edição da XXXPerience, batizada Portal dos Desejos, chega com nomes de diversas vertentes e estilos da música eletrônica mundial como Ace Ventura by Yoni Oshrat, Amine Edge & Dance, Capital Monkey, Chapeleiro, Gabe, Illusionize, Neelix, Sharam Jey, UnderCover e Upgrade, além de 25 outras atrações em 2 palcos.
 
Portal dos Desejos faz parte da trilogia de comemorações dos 20 anos da XXXPerience e, para garantir o sucesso absoluto da festa que já é tradição na cena eletrônica, esta edição vai contar com o mesmo palco do #XXX19.
 
 
Serviço: XXXPerience Curitiba 2016 - Portal dos Desejos
 
Local: Fazenda Heimari
Data: 14 de maio
Horário: 20h
Censura: 18 anos
Informações: www.xxxperience.com.br
Ingrressos: à venda pelo site http://www.aloingressos.com.br.
 
O evento tem patrocínio master de Skol Beats, patrocínio de Fusion Energy Drink e é uma realização da No Limits Eventos e da T2 Eventos.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

XI Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas - MG




BABI FARAH APRESENTA ÁLBUM SOLO NO PAÇO DA LIBERDADE


A cantora Babi Farah apresenta, no dia 28 de abril (quinta-feira), às 20 horas, no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189), show com músicas de seu disco de estreia, Quem eu sou não tem retrato(2016), produzido por Fred Teixeira, que assina a direção musical com Du Gomide.

Babi canta algumas das 11 canções do CD, entre composições próprias e em parceria com Rogério Sabatella, com sonoridades que vão do blues ao folk, do afrobeat a canções intimistas. Acompanham Babi os músicos Luís Piazzetta (cordas e programação) e Denis Mariano (bateria). A entrada é gratuita.

O título do CD dá algumas pistas sobre os temas que rodeiam as canções desta primeira incursão solo da cantora e compositora Babi Farah: as dores e delícias do processo de conhecimento de si mesma, do outro e do mundo ao redor, mas também o amor, a brincadeira, a natureza.

A natureza, aliás, pode ser sentida em Canto das Águas Fire’s Lullaby, compostas por Babi para o contexto das cerimônias nativas das quais participa. “É onde meu canto vem intenso e natural. Pego meu tambor e a música vem, tem vida própria pra transmitir sua mensagem”, conta.

As buscas espirituais da cantora também inspiraram a letra da música que dá nome ao CD, Quem eu sou não tem retrato (2010), composta em parceria com o guitarrista Rogério Sabatella, com quem realizou um show com o mesmo nome do álbum, apresentado em espaços culturais de Curitiba em 2011 e 2012. “Quem eu sou, quem você é, quem todos nós somos, não pode ser condensado em um retrato, não pode ser expresso em palavras, não pode ser definido por um nome”, diz Babi. Fecha o disco com chave de ouro uma releitura para Trovão, de Estrela Leminski, Téo Ruiz e Paulo Leminski.

O disco foi gravado com incentivo do Banco do Brasil pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – FCC e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Trajetória – Babi Farah integrou o Grupo Fato entre 1998 e 2001, participando da gravação dos CDs Oquelatá Vivo (2002) e Oquelatá Quelateje (1999). Neste último, gravou pela primeira vez uma de suas composições, Cachimba, em parceria com o guitarrista Gilson Fukushima. O disco lhe rendeu a indicação ao Prêmio Saul Trumpet de melhor cantora de MPB de 2001. Além do trabalho de composição em parceria com Rogério Sabatella, desde 2007 compõe canções que são apresentadas em círculos espirituais de cura.

Mas a música está presente na vida de Babi desde a infância. “Lembro de rodas de samba em casa, com meu tio ao violão. Meu pai foi coralista do Colégio Estadual do Paraná, minha mãe sempre cantou para nós”, lembra a cantora, cujo primeiro emprego, aos 17 anos, foi como locutora da lendária rádio Estação Primeira, de onde saiu em 1993. Em 1991, Babi começou a cantar no Coral Champagnat, da PUC-PR, e de lá foi um pulo para estar no Conservatório de MPB, onde iniciou sua carreira solo.

Links:
Imagens (crédito Gustavo Castro):
Making of da gravação do CD:
Link das músicas:
Mais informações:

Serviço:
Música: Pocket show Quem eu sou não tem retrato, de Babi Farah
Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189)
Data: 28 de abril (quinta-feira), às 20h
Entrada: gratuita

BODEBROWN LANÇA NOVA LINHA DE GROWLERS


 
A premiada cervejaria Bodebrown lança sua nova coleção de growlers. Pioneira na adoção do consumo sustentável por meio destes vasilhames retornáveis, criados especificamente para o transporte de cerveja, coloca os novos produtos à venda pela internet a partir desta terça-feira (26/4). São quatro modelos, todos numerados e com pintura decorativa, nos tamanhos de um, dois, três e cinco litros. Custam respectivamente: R$ 75,40, R$ 115, R$ 161 e R$ 376. Fabricados na Alemanha, contam com frete grátis no envio para todo o Brasil. Quem optar por retirar na fábrica, ganha um voucher para encher o growler com chope da Bodebrown. Há ainda a opção de personalizar as garrafas com o nome do cliente, após a entrega.
 
"O uso do growler promoveu uma transformação comportamental na cidade", conta Samuel Cavalcanti, cervejeiro à frente da Bodebrown, "com mais pessoas aderindo, Curitiba já é referência neste consumo sustentável". As garrafas retornáveis, com design desenvolvido na Itália e fabricação na Alemanha, possuem um sistema de fechamento com tampa especial, permitindo que a bebida possa ser transportada e consumida mesmo após aberta sem perder suas propriedades. Com a possibilidade de se reutilizar o growler, as embalagens descartáveis podem ser dispensadas. O fato do consumidor buscar a bebida em uma cervejaria para completar a garrafa também valoriza o consumo de produções locais e maior interação da marca com o cliente.
 
Toda semana, a cervejaria realiza os Growler Day, às sextas das 17h às 20h, e aos sábados das 9h às 13h, uma oportunidade para as pessoas reabastecerem seus growlers. "Estes momentos se transformaram em celebrações, encontros de centenas de pessoas, num verdadeiro ritual que resgata valores culturais", explica Cavalcanti. "Em algumas edições especiais trazemos atrações musicais e gastronômicas, para que as pessoas aproveitem o momento".
 
A cada edição, uma cerveja diferente é disponibilizada, proporcionando grande variedade para que os clientes saboreiem as criações da Bodebrown. "O growler é um modelo de negócio e também uma forma de desfrutar a cultura das cervejas artesanais. As pessoas vem, consomem aqui ou levam pra casa", afirma o cervejeiro.
 
RESTAURANTES ABREM ESPAÇO PARA O GROWLER: JANTAR NAS ALTURAS NO TERRAÇO DA FORNERIA COPACABANA
 
O uso dos Growlers também está ganhando espaço em alguns dos restaurantes mais badalados. A Forneria Copacabana, com dois endereços em Curitiba, é uma das mais novas casas parceiras da Bodebrown. Recentemente a sede da Avenida Iguaçu lançou os jantares exclusivos realizados no terraço do Edifício 2820, com vista para a cidade. Com serviço personalizado, para no máximo seis pessoas, conta com cardápio exclusivo. Clientes que tiverem o growler da Bodebrown podem levar cervejas da marca curitibana, neste tipo de embalagem, sem a cobrança de taxa de rolha. É uma forma de harmonizar as cervejas especiais mais premiadas de Curitiba com a sofisticação do jantar Roof Top da Forneria. Este espaço funciona somente com reservas antecipadas.    
 
A rede Madero, com casas em vários estados do Brasil, também não cobra "rolha" no caso dos growlers da Bodebrown, por meio de outra parceria.