sexta-feira, 22 de abril de 2011

Artigo - Finalizando o 25 de Abril

Estava eu preparando-me para mais um fim de semana prolongado quando um amigo leitor provocativamente questionou-me sobre a Pascoa indiana. Foi mais além e falou-me de guloseimas , de esquecidos bailes de aleluia e borbotões de cacaus industrializados (seriam ovos?) no Brasil. Em um curto-circuito remeti-me à infancia e adolescencia, aos ritos e as atividades pouco ou nada comedidos, mas deliciosamente mundanos.
Cabe a mim transcrever uma pequena lenda, com certeza ocidental, que inclui a questão gula, e da impáfia. Os saberes buscam ser apenas isso e as palavras para serem entendidas e julgadas. Praticadas para o bem ou mal !

Senta que lá vai historia ...

Nasrudin visita a Índia
O célebre e contraditório personagem sufi Mulla Nasrudin visitou a Índia. Chegou a Calcutá e começou a passear por uma de suas movimentadas ruas. De repente viu um homem que estava vendendo o que Nasrudin acreditou que eram doces, ainda que na realidade fossem chiles apimentados. Nasrudin era muito guloso e comprou uma grande quantidade dos supostos doces, dispondo-se a dar-se um grande banquete. Estava muito contente, se sentou em um parque e começou a comer chiles a dentadas. Logo que mordeu o primeiro dos chiles sentiu fogo no paladar. Eram tão apimentados aqueles doces que ficou com a ponta do nariz vermelha e começou a soltar lágrimas até os pés. Não obstante, Nasrudin continuava levando os chiles à boca sem parar. Espirrava, chorava, fazia caretas de mal estar, mas seguia devorando os chiles. Assombrado, um passante se aproximou e disse-lhe:
- Amigo, não sabe que os chiles só se comem em pequenas quantidades?
Quase sem poder falar, Nasrudin comentou:
- Bom homem, creia-me, eu pensava que estava comprando doces.
Mas Nasrudin seguia comendo chiles. O passante disse:
- Bom, está bem, mas agora já sabes que não são doces. Por que segues comendo-os?
Entre tosses e soluços, Nasrudin disse:
- Já que investi neles meu dinheiro, não vou jogá-los fora.
O Grande Mestre disse: Não sejas como Nasrudin.
Toma o melhor para tua evolução interior e
joga fora o desnecessário ou pernicioso,
mesmo que tenhas investido muito dinheiro ou tempo neles.

Pois é
o afortunado personagem deve ter chegado em época da páscoa em boa India

Vez por outra nos confundimos con as datas principalmente as móveis e ocidentais
E o que seria a nossa outra páscoa, em visita a India ?

Na India a Páscoa (decida você) tem um significado diferente. A população indiana, que segue a religião hindu, promove o festival Holi, para lembrar como o deus Krishna apareceu.


O Holi é um festival celebrado na Índia, todos os anos entre fevereiro e março.

Confira aqui

Holi 2011
Saturday, March 19, 2011



Holi 2012
Thursday, March 8, 2012


Krishna, Radha e Gopis.

Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos no seu reino o venerassem, mas foi justamente o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com a sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika deu-se mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu-a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta escritura

Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê. Holi celebra a história de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi. Nunca pensem que isto é o carnaval ! Rssss.





A História de Radha Krishna-

A história conta que quando criança, Krishna era extremamente ciumento da tez clara de Radha uma vez quevi ele estava muito escuro.
Certo dia , Krishna se queixou à mãe Yasoda sobre a injustiça da natureza que fez Radha tão bela e ele tão escuro. Para acalmar a Krishna a mãe coruja pediu-lhe para ir e pensar na cor da face de Radha em qualquer cor que ele quizesse.
Em um estado de espírito brincalhão, o travesso Krishna seguiu o conselho da mãe Yasoda e aplicadou a cor no rosto da amada Radha .
Bem, há também uma lenda para explicar a tez morena Krishna. Acontece que uma vez um demônio tentou matar Krishna quando criança, dando-lhe o leite envenenado. Devido a esse fato é que Krishna ficou azul. Mas Krishna não morreu e o demônio transformou-se em cinzas.
A bela cena da partida de Krishna, no qual brincou com a cores com Radha e outras gopis foram vivificados em miríades de formas em uma série de pinturas e murais.

Celebrações
De alguma forma, a brincadeira adorável de Krishna, onde a cor aplicada no Radha e outras gopis aparece como o uso de jatos d'água chamado pichkaris, ação esta que ganhou aceitação e popularidade.Tanto que evoluiu como uma tradição e, mais tarde, em um festival completo.
Até à data, o uso de cores e pichkaris é crescente em Holi. Amantes buscam tempo para aplicar a cor no rosto querido e expressar seu afeto pelo outro.
Esta história maravilhosa traz viva a cada ano em todo o país, particularmente em Mathura, Vrindavan, Barsana e-Nandgaon os lugares associados com Krishna e Radha essa devoção e festa à vida e ressureição (forcei no termo).
Na verdade, o país inteiro fica encharcado nas águas de cor quando está na hora de Holi e celebrar o amor imortal de Krishna e Radha.

Em alguns estados da Índia, também há uma tradição de colocar os ídolos de Radha e Krishna em uma liteira decorada, e fazer uma procissão que é realizada ao longo das principais ruas da cidade. Tudo isso enquanto, os devotos de Krishna cantam seu nome, cantam hinos religiosos e dançam em nome do Senhor.


FELIZ
PASCOA
PESSACH
HOLI
Dia da Liberdade


Este Site condena todo tipo de perseguição racial, étnica ou religiosa e lamenta profundamente os ódios e toda espécie de manifestação anti-semitas, induistas, muçulmanas, cristãs e de outras já ocorridos ao longo da história.
Que o Pessach celebrado pela comunidade judaica – memória da libertação da escravidão no Egito – seja também uma grande ajuda à nossa sociedade, para todos aqueles que buscam liberdade e dignidade humana.Voltaremos às nossas atividades normais na segunda feira
[Dia 25 de abril)
Valeu Portugal, Brasil e India (and others friends)



HARIBOL !


especial thanks to Lord Ganeesh in name (MCRS - or - MR)

Memória - Foi bonita ... dia 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade".



A Revolução dos Cravos foi um período da história de Portugal, desencadeado por um golpe de Estado militar ocorrido a 25 de Abril de 1974 que depôs o regime ditatorial Estado Novo, vigente desde 1933 e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático com a entrada em vigor de uma nova Constituição a 25 de Abril de 1976.

Pois bem

Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional
no dia 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade".

Comemoramos?

Mensagem do editor - PASCOA - PESSACH


Existe um certo consenso de que as Igrejas Católica, Protestante e Ortodoxa deveriam celebrar juntas a Páscoa.

As três Igrejas acreditam que é necessário unir-se em oração para mostrar a solidariedade de Cristo nas adversidades. Essa mensagem faz referência à minoria cristã do mundo, como a do Oriente Médio e da África, que é ameaçada, perseguida e ainda sujeita ao exílio em condições desumanas.


Recebam meus sinceros votos de feliz Pessach e que o diálogo entre Católicos e Judeus seja sincero real .

A Páscoa de Israel prenunciava a Páscoa cristã, quando o sacrifício do Cordeiro de Deus nos redimiu para o segundo êxodo , da escravidão do pecado sobre a terra para o reino prometido o céu .

Resenha - lançamento - O sequestro do barroco


O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos
de Haroldo de Campos

No de Paginas:
128


O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos



Ligada ao prestígio da História no quadro das humanidades, principalmente brasileiras, a ideia de que apresentar um autor, ou uma obra, ou toda uma literatura, é explicitar-lhe a circunstância nada tem de inocente. Convive com um deslizar da interpretação do fato para o próprio fato e dispensa o observador, ele mesmo histórico, de assumir sua narrativa como narrativa.

Tomemos um exemplo. Nossos românticos cantaram o país, sua natureza, seus primeiros homens, a palmeira e o sabiá, tal como os viram, desde seu ideal estético. Buscando alcançar, assim, a essência do espírito nacional, e escrevendo para um público nascente, consumidor de ideias e de folhetins, difundiram junto a ele este seu imaginário. Então, deu-se por estabelecido que aí começava o país, e que pensar a literatura era pensar a nação, e vice-versa. De deslizar em deslizar, a equação tornou-se prestigiosa nos altos foros acadêmicos, e ao intelectual brasileiro passou a apresentar-se como iniludível a questão da formação, a ser posta nesses mesmos termos.

É disso que trata O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos: das origens estabilizadas, de seu corolário simétrico, os fins acabados, e daquilo que desse enredo se exclui, o que vem antes do começo. São dois movimentos lógicos, um genealógico, o outro teleológico, e um terceiro movimento de subtilização freudiana da infância pátria e do que não lhe seria próprio, o barroco literário. Incômoda para ouvidos delicados, a palavra “sequestro”inspirada em Mário de Andrade, que a tomava como sinônimo de “recalque”, apenas quer recobrir este último apontamento. Ela nada tem, assim, de verdadeiramente belicosa. Faz parte do repto que Haroldo de Campos lança à tese e não à pessoa de Antonio Candido, cuja obra princeps seu título cita. Nem tampouco é descortês a palavra “caso”, com a qual ele não quis criar um caso, mas simplesmente apresentar um estudo de caso.

Outra maneira de resumir esta pièce à scandale, sobre a qual vimos mantendo um certo silêncio constrangido, há mais de vinte anos, é assinalar a outra interpretação possível dos fatos, aqui encaminhada. A saber: a História não é assim tão sem fratura, nem os começos históricos, tão decretáveis, o que permite atrasar o advento oficial do país e armar outro cânone da literatura brasileira, reintegrando o período colonial. Com a vantagem de se poder fazer entrar neste outro um poeta máximo da língua, aqui nascido e aqui falecido, ligado a uma pequena nobreza luso-baiana de senhores de engenho, agudo observador de nossa “triste Bahia”, tão virtuosístico nos versos satíricos quanto na lírica amorosa: Gregório de Mattos.

Mas não é só a possibilidade de apreciarmos o barroco literário, como apreciamos Aleijadinho sem culpa, que nos dá esta interpelação cortês da angústia sociológica que fecha as culturas sobre si.

Mais à frente, o que estas reflexões também põem em dúvida é a suposição de que o artista periférico que se pretende de vanguarda parasita uma tradição forasteira, que não lhe pertence, sem nada lhe acrescentar. Pois do ângulo da pedagogia inculcada, é tão ilegítimo ser barroco na Bahia seiscentista quanto concretista em São Paulo, nos anos 1950.

Na verdade, nesta sua vista das musas no trópico, Haroldo fala também de si.

Movimentando conceitos da filosofia da desconstrução como a “metafísica da presença”, para ele subjacente à ideia de nacionalidade conclusa, e a elegante teoria das funções da linguagem de Jakobson que deixa entender a poesia fora do pacto da comunicação social, estas são perspectivas que pretendem, declaradamente, dialogar com aquelas. Aliás, ao contrário do que quiseram sugerir os que mal compreenderam o “sequestro”, Haroldo sempre esteve fora das disputas verbais de nossa cordialidade crítica e é com a compostura do scholar que, aqui mesmo, insiste nisto: obra capital, a Formação da literatura brasileira é, por isso mesmo, merecedora “de discussão que lhe responda à instigação”.

Acrescente-se que é justamente por não ser feito para desencadear nenhum processo de réplicas e tréplicas que o volume pertence à nossa maturidade crítica.

Tudo somado, parece possível dizer que esta reedição contribui para o aperfeiçoamento dos debates e nos convida ainda mais à urbanidade.

UM LANÇAMENTO

EVENTO - Música Silvério Pessoa e Italo Pay e a Zabumba Mundi

A CAIXA Cultural Curitiba reúne Silvério Pessoa e Italo Pay e a Zabumba Mundi



Projeto “Encontros Pernambucanos” celebra as várias faces da cultura nordestina





O Teatro da CAIXA apresenta o projeto Encontros Pernambucanos, de 29 de abril a 01 de maio. O projeto celebra a música dos canaviais promovendo neste show o encontro de dois artistas nascidos na Zona da Mata pernambucana: Silvério Pessoa e Italo Pay com a Zabumba Mundi. Os artistas percorreram caminhos diferentes e agora se encontram para um show inédito. A primeira edição do projeto Encontros Pernambucanos, idealizado por Ederlan Fábio, contou com Geraldo Azevedo, Isaar e a Orquestra 28 de junho e foi apresentado no Rio de Janeiro no Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural.



Silvério Pessoa e Ítalo Pay e a Zabumba Mundi apresentam uma música recheada de reinvenções, tragadas das fontes mais puras da Zona da Mata pernambucana, terra dos famosos maracatus, cocos de roda, emboladores e forrozeiros. Cada um, com sua originalidade, leva ao público shows elaborados e únicos. O encontro vai revelar a magia da Música Popular Brasileira e aguçar os sentidos dos seus espectadores para uma viagem musical.



Ítalo Pay e a Zabumba Mundi



Ítalo Pay nasceu no município de Goiana, em Pernambuco. Concluiu Licenciatura em Música na UFPE e estudou por seis anos no Conservatório Pernambucano de Música, flauta transversal. Mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer mestrado em musicologia no Conservatório Brasileiro de Música e ficou por 18 anos, tendo a oportunidade de tocar com artistas da MPB, fazer música instrumental, cantar e tocar flauta e saxofone nas noites cariocas.



Há seis anos vem desenvolvendo um trabalho musical em sua cidade natal com a Banda Zabumba Mundi, que possui a seguinte formação: Ítalo Pay, Guilherme Milagres, Van Silva, Pato Jr., Lú Oliveira, Leandro Silva e Vagalume. A música de Ítalo Pay e a Zabumba Mundi é fruto de um trabalho de pesquisa musical de dez anos. O grupo vem mostrando uma nova roupagem sem deixar de lado a cultura nordestina, inspirado principalmente no ritmo do xaxado, do xote e do samba, marcados pela forte pulsação dos zabumbas. Tem conquistado a atenção do público por sua originalidade na forma de tocar, seus timbres, seus ritmos, seus arranjos e composições musicais.



Silvério Pessoa



Natural de Carpina, Pernambuco, Silvério Pessoa sempre buscou em seus trabalhos dar um tratamento contemporâneo às referências do cancioneiro popular da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado, com o cuidado de não descaracterizá-las. Rock, hip-hop, punk e intervenções eletrônicas são algumas sonoridades absorvidas pelas tradições e refletidas num trabalho que sai do interior de Pernambuco e conquista ouvintes do mundo todo.



Desde 2003, quando deu início a uma série de turnês com o trabalho solo, Silvério mantém uma agenda anual com temporadas no exterior, tendo como base a França. Nesses anos, tem participado de importantes Festivais como Sfinks Festival e Esperanzah (Bélgica), Roskilde (Dinamarca), Paleo (Suíça), Festival de Sines (Portugal), dentre tantos, expandindo também para outros continentes, como a participação em um dos maiores eventos musicais, o Rainforest Festival, na Ilha de Borneo (Malásia), e a realização de dois shows em Tóquio (Japão). Em 2008, Silvério lançou pela editora Bagaço o livro “Nômade”, uma versão impressa do blog que mantém, com comentários sobre turnês, viagens, encontros e curiosidades.



Ficha Técnica



Idealização – Ederlan Fábio

Voz, Violão e Efeitos: Silvério Pessoa

Violão e Guitarra: Thiago Hoover

Bateria: Ricardo Fraga

Acordeon e Escaleta: André Julião

Voz e Flauta: Ítalo Pay

Guitarra: Guilherme Milagres

Guitarra: Van Silva

Baixo: Pato Jr.

Zabumba: Lu Oliveira

Zabumba: Leandro Silva

Caixa e Pratos : Vagalume

Duração: 90 minutos



Serviço



Música: Encontros Pernambucanos – Silvério Pessoa e Ítalo Pay e a Zabumba Mundi

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: de 29 de abril a 01 de maio

Hora: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Evento - A criatividade de Hélio Leites

A criatividade de Hélio Leites na CAIXA Cultural Curitiba



Artista lança o livro “Mínimos“ que reúne diversos trabalhos de sua carreira





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o lançamento do livro “Mínimos”, de Hélio Leites, no dia 27 de abril. O livro reúne os trabalhos do artista, que criam emoções através de materiais como botões e latas, expondo a sua criatividade e o seu bom humor. A obra conta história de Leites e histórias de personagens fictícios ou reais, que circundam sua trajetória.



Hélio Leites é poeta, performer e bottom-maker. Trabalha com objetos como caixinhas de fósforo, botões, rolhas, latas, madeira e restos de material entalhado, que em suas mãos são transformados em personagens que contam histórias, prendendo a atenção de crianças e adultos.



As criações expõem sentimentos, ensinam literatura, discutem valores, educam, emocionam e criam laços entre as pessoas, por meio de objetos feitos a partir de lixo. É possível conhecer a história da humanidade nos botões pendurados, chamados carinhosamente por Leites de "parangohélicos" – termo que se refere aos parangolés criados pelo artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, na década de 1960. Em um dos espetáculos manipula bonequinhos que ficam na aba do seu boné e contam, por exemplo, a história do descobrimento do Brasil.



“Comecei a trabalhar com esses materiais no dia em que eu descobri o que havia sobrado pra mim. Mas sempre tive interesse por esse ‘lixo’. Com mais ou menos sete anos, eu olhava o cabo da vassoura e pensava em uma sereia. Foi meu primeiro boneco”, relembra o artista. Todas as suas obras possuem nomes e, principalmente, uma história. “Sermão aos peixes”, “Nossa Senhora da Luz dentro da caixa de fósforo” e “Finalizador de TPM”, são alguns dos trabalhos mais vendidos. Já “Canonização de Santa Helena Kolody”, “Sócrates”, “Duas mortes de São Sebastião” e “Auto de Natal“ são invendáveis e vão compor um novo projeto de Leites: uma galeria ambulante com peças que o artista não vende, prestando assim uma homenagem a memória do artesão.



A galeria ambulante é o segundo projeto do artista no estilo. Em 1984, Leites fundou o Museu Casa do Botão, sediado na capital paranaense, mas sem prédio fixo. O museu é portátil e cabe em uma mala, acompanhando o artista pelos diversos cantos do país e está todo domingo na Feirinha do Largo da Ordem em Curitiba, no setor histórico.



A obra de Leites não é estática, vai a escolas, praças, feiras e muitos outros lugares. É munida de um enorme potencial educativo, suscitando idéias e reflexões que vão desde a literatura, ecologia, até conceitos do esporte, tudo através da arte e da história do artista. “Mínimos” retrata, nas palavras de Leites, “a história de um artesão lutando com caixinhas de fósforo, palitos de sorvete e outras miudezas, tentando consertar o jeito do mundo se enxergar e se aceitar”.



Serviço



Livro: Lançamento do livro “Mínimos”, de Hélio Leites

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: de 27 de abril

Hora: Quarta 19h

Ingressos: Entrada franca.

Informações: (41)2118-5111

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Evento - COMPANHIA DE ACTORES na BARRACA

COMPANHIA DE ACTORES na BARRACA | 28 Abril a 01 Maio

Espectáculo com elenco multicultural
Ao assistir a este espectáculo está a colaborar com o
projecto AMPLIARTE - cultura e intervenção social.
Participe nesta iniciativa. Reserve o seu lugar.
Barraca: 28, 29 e 30 de Abril, às 21h00 e 01 de Maio às 18h00.
Reservas: 919 714 919 | Bilhetes a levantar até 1h antes do início do espectáculo.
Bilhetes: €10,00 | €8,00 para < 25 anos, > 65 anos e profissionais do espectáculo.

Mais info: http://companhiadeactores.wordpress.com/ | http://www.companhiadeactores.com/
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MIwPFmHKSAo]

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Evento - Cinema - Teste de Audiência



Teatro da CAIXA apresenta mais uma sessão do Teste de Audiência



O filme é exibido em caráter de surpresa





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 26 de abril, a quarta sessão da temporada 2011 do Teste de Audiência. O projeto, idealizado por Márcio Curi e Renato Barbieri, consiste na exibição de um filme nacional não finalizado e em um bate-papo entre o diretor do filme e o público.

Entre os filmes exibidos nas temporadas anteriores, estão “Reflexões de um Liquidificador" (André Klotzel), "Elvis e Madona" (Marcelo Laffitte), "Família Vende Tudo" (Alain Fresnot) e "Guerra de Vizinhos" (Rubens Xavier), sendo que estes dois últimos ainda serão lançados.

O Teste de Audiência consiste na projeção de um filme em caráter de surpresa. O filme, ainda em fase de finalização, é analisado em todos os seus aspectos pelo público presente, que participa de um bate papo com o diretor ou produtor da obra após a exibição do filme. Além de oferecer aos cineastas brasileiros uma preciosa ferramenta de trabalho, o Teste de Audiência colabora também para a formação do público e para o desenvolvimento de uma metodologia científica, bastante utilizada em cinematografias comerciais e comum no exterior, mas inacessível ao cinema independente brasileiro.

Através de uma ampla pesquisa sobre o estágio de filmagem e montagem dos novos filmes brasileiros, os curadores do Teste de Audiência selecionam os títulos mais adequados ao projeto. Nessa etapa são considerados critérios de diversificação geográfica e de gênero, sempre respeitando a qualidade cinematográfica em seus aspectos técnicos e narrativos. Esses aspectos essenciais permitem montar uma grade de programação forte e plural, refletindo e respeitando os valores da cinematografia brasileira.

Serviço Cinema: Teste de Audiência 2011 – 4ª sessão Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba/PR Data: 26 de abril Horário: terça 19h30 Ingressos: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h30 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Resenha - lançamento - Grandes lendas do pensamento



Grandes lendas do pensamento
Título Original: Grandes légendes de la pensée
de Henri Pena-Ruiz
Tradutor: Marcelo Rouanet



Páginas: 224

Em Grandes Lendas do Pensamento, Henri Pena-Ruiz traz uma reflexão acerca das questões conhecidas como Originais na história da humanidade. O autor narra, de forma instigante, essas lendas, mostrando quanto estão vivas no cotidiano das pessoas e provando que a filosofia não se destina a problemas subjetivos e distantes do mundo contemporâneo.

Essas grandes questões são aquelas com as quais todos se deparam em momentos-chave de sua existência, quando lidam, por exemplo, com o absurdo da vida, com o infinito do universo e com o dilema entre o determinismo e o livre-arbítrio. Nesse sentido, imagens e relatos ajudam na tarefa: o voo do homem-pássaro Ícaro, o amor-paixão de Tristão e Isolda, o dilúvio que submerge o mundo antigo, o cegamento de Édipo cumprindo seu destino ao querer fugir dele, a hesitação de César antes de atravessar o Rubicão, o nariz de Cleópatra, amante do imperador de Roma, dentre outros.


O AUTOR
Henri Peña-Ruiz é professor e ensaísta francês. filosofo é professor da cadeira de ensino superior na Fenelon High School , e professor do Institut d'Etudes Politiques de Paris . Ele se apresenta em tosas as suas publicações como um ativista de Partido de Esquerda (Parti de Gauche ).

Na defesa dos valores da solidariedade, tornou-se um especialista em questões de laicidade que se apresenta como uma base de universalidade. Em 2003, foi eleito como um dos vinte sábios da comissão sobre o secularismo presidida por Bernard Stasi .

Bibligrafia

* Les Préaux de la République (ouvrage collectif), Minerve, 1990.
* La Laïcité, Flammarion, 1998.
* L'École, Flammarion, 1999.
* Dieu et Marianne : philosophie de la laïcité, PUF, collection Fondements de la politique (1999 ; 2e édition revue et augmentée, 2005) ; Prix de l'instruction publique en 2000;
* La Laïcité pour l'égalité, Fayard, Mille et une nuits, 2001.
* Le Roman du monde, légendes philosophiques, Flammarion, Champs, 2001.
* avec Jean-Paul Scot. Un poète en politique. Les combats de Victor Hugo. Flammarion, 2002. ISBN 978-2082100595
* Qu'est-ce que la laïcité ?, Gallimard, collection Folio actuel, 2003.
* Leçons sur le bonheur, Flammarion, 2004.
* Histoire de la laïcité. Genèse d’un idéal, Gallimard, collection Découvertes, 2005.
* Qu'est-ce que l'école ?, Gallimard, collection Folio-Essais, 2005.
* Grandes légendes de la pensée, Flammarion, 2005.
* Histoires de toujours : Dix récits philosophiques, Flammarion, 2008.
* La solidarité, une urgence de toujours, Agora Éducation, 2010.

Co-autor de

* Mémento du républicain, écrit à quatre mains avec André Bellon, Jérémy Mercier et Inès Fauconnier (2006)
* Antología laica. 66 textos comentados para comprender el laicismo, (écrit avec César Tejedor de la Iglesia), Ediciones Universidad de Salamanca, 2009, ISBN: 978-84-7800-294-8[3



Laïcité et émancipation par Henri Peña-Ruiz... por lepartidegauche

um lançamento da



Evento - curso - Grafologia em Jaraguá do Sul - 26, 27, 28 e 29 de Abril - Confirmado

Curso de Grafologia Prática - RH

26, 27, 28 e 29 de Abril – terça a sexta-feira, das 18h00 às 22h00 - 16 hs/a

Local Rua Otaviano Lombardi, 100 - Czerniewicz - Jaraguá do Sul-SC – www.acijs.com.br

Realização
ACIJS – Associação Comercial de Jaraguá do Sul
Informações e matrículas 47 3275-7017 – treinamento@acijs.com.br

Público Alvo
Profissionais da área de RH, psicologia, pedagogia, estudantes, profissionais do comportamento e o público em geral.

Objetivo
Oferecer formação prática para quaisquer interessados em conhecer o comportamento humano por meio dos traços físicos de sua escrita. O programa do curso é 75% prático: as atividades compreendem a aplicação de metodologia simples, porém abrangente na aferição e análise da escrita. Na parte teórica, o aluno terá contato com a mecânica da grafologia, seus aspectos fundamentais e sua lógica. Os segredos da grafologia serão aqui revelados e habilitarão o aluno a emitir laudos e identificar competências, além de possibilitar a realização de pesquisas e aprofundamentos por conta própria.

Programa
Apresentação de slides sobre a simbologia subjacente à formação da escrita. Mecânica de funcionamento da Grafologia: segredos revelados. Simbolismo do espaço e suas relações com o inconsciente e com a estrutura corporal. Identificação de sinais específicos: liderança, sinceridade, agressividade, ansiedade, expansão, retração, coragem. Análise de textos digitalizados: a aferição de escritas a distância. Técni ca de aplicação e elaboração de laudos com metodologia científica. A análise grafológica em 30 minutos. Aspectos gráficos, Margens, Ordem, Continuidade, Direção, Dimensão, Inclinação, Forma, Pressão, Velocidade e Movimento. Aplicação prática.

Oferecemos
Certificado de Conclusão - Apostila ilustrada com mais de 100 verbetes - Material com roteiro para aferição e análise + questionário de competências - CD com amplo material de estudos suplementares + 60 escritas aferidas + slides da aula teórica - Ambiente climatizado - Coffee-break - Tira-dúvidas permanente pós-curso em sala de aula virtual, skype ou por e-mail - Login e Senha para acesso ao sistema PulsarNet de Grafologia Científica (10 aferições).

Valores
R$ 330,00 - Nucleados (ACIJS-APEVI).
R$ 350,00 - Associados(ACIJS-APEVI, CDL e Sindicatos Patronais.
R$ 480,00 - Demais interessados.

Instrutor
Nilton Vanin - Analista de Sistemas (Facom) – Consultor, aplica grafologia há 18 anos em RH. Membro fundador do CEGRAF/SC. Especialista em jogos de guerra e liderança estratégica militar. Autor do wargame Vanguard. Autor do software de aferição PulsarNet - Grafologia Científica. Conta com mais de 400 alunos formados nos últimos três anos, com cursos de extensão ministrados em universidades e empresas particulares. Atualmente é consultor em grafologia para empresas privadas em todo território nacional.

Importante
Nossos cursos são oferecidos com carga de 16 horas por quatro motivos:
Ministramos apenas os conteúdos necessários à aplicação prática em recursos humanos.
Removemos todo conteúdo de caráter histórico, subjetivo e psicanalítico.
Nossa metodologia de ensi no e aplicação são exclusivas, rigorosamente técnicas e científicas.
Não consideramos justo cobrar valores por conteúdos que possam ser pesquisados em sites especializados, particularmente excelentes conteúdos publicados em língua estrangeira.

No Brasil,
Não cabe a nenhuma instituição, Conselho ou Sociedade, senão a eles próprios, dirimir sobre a carga horária de cursos, conteúdos ou métodos da Grafologia. Não cabe a nenhuma instituição se intitular detentora exclusiva desta técnica, sugerindo ao público desinformado autoridade sobre sua regulação. Qualquer declaração sobre o tema, publicada em sites ou qualquer outro meio de comunicação, refletirá apenas a opinião parcial e pessoal de seu autor.

Agenda Cultural - de 22 a 28 de abril de 2011


clique para ampliar

Agenda - 2º Salão do Livro de Guarulhos

Agenda
A Editora Fundação Perseu Abramo participará do 2º Salão do Livro de Guarulhos, no Parque CECAP, dos dias 29/4 a 8/05.

UM LANÇAMENTO


Evento - Comunidades polonesa e ucraniana realizam benção dos alimentos






As comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba realizam neste sábado (23) a benção dos alimentos, tradicional festividade realizada no período de Páscoa. Os poloneses festejam a “Swieconka” no Bosque do Papa, enquanto os ucranianos fazem a “Benção das Paskas”, no Parque Tingüi.

No Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa), as festividades começam às 11h, com almoço típico. Durante a tarde acontecem apresentações de grupos folclóricos, encerrando, às 17h, com a benção das cestas de alimentos que serão consumidos no domingo de Páscoa. Entre os produtos estão artesanatos, baranki, babki, tortas de papoula, pierogi, kukas e carnes defumadas. Na ocasião será aberta a exposição “Arte em Ovos – Pisanki”, na Casa de Eventos do Bosque, reunindo ovos pintados na tradição polonesa, em diversas técnicas e de várias épocas.
No Memorial Ucraniano (Parque Tingui), a benção está marcada para as 16h30. A Páscoa para os ucranianos, além de ser a festa litúrgica mais importante do ano, é um grande momento de manifestação cultural. Um dos mais esperados momentos desta época é a Bênção das Paskas (pão especial e ritualístico, enfeitado com ramos de trigo, folhas, flores, feitos com a própria massa). Os pães são levados à igreja em cestas, contendo outros alimentos como linguiça, carne de porco, manteiga, queijo, khrin, ovos cozidos e sal. Estes alimentos são consumidos pelas famílias na manhã do domingo de Páscoa. Também destacam-se nas cestas a presença das pêssankas, os famosos ovos tradicionais com símbolos milenares, que são dados de presente aos parentes e amigos após serem abençoados.


Serviço: Benção dos Alimentos Data: 23 de abril de 2011 (sábado) Locais: Memorial Polonês – Bosque do Papa, das 11h às 18h Memorial Ucraniano – Parque Tingui, às 16h30 Entrada franca

Notícia - Homenagem - Lélia Abramo 100 anos


Lélia Abramo 100 anos: leituras nos dias 25/4 e 02/05
Na sequência à homenagem a Lélia Abramo promovida pelo Ministério da Cultura - MinC, em parceria e com apoio da Fundação Perseu Abramo, estão programadas mais duas leituras de peças nas quais a atriz e militante política atuou.

No dia 25/04, será feita a leitura de À Margem da Vida e no dia 02/05, Mãe Coragem e Seus Filhos. As leituras acontecem sempre às 20hs, no Teatro de Arena Eugenio Kusnet - Rua Dr. Teordoro Baima, 94 - Consolação, São Paulo/SP.


.

ATENÇÃO - Fundação Cultural com horários diferenciados na Páscoa.

Em razão dos feriados de Tiradentes e Páscoa, os espaços gerenciados pela Fundação Cultural de Curitiba terão os horários de atendimento alterados.





Confira o que abre e fecha:



CINEMATECA (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco) – Aberto de quinta-feira (21) a domingo (24), para exibição dos filmes em cartaz em horários normais, na sala de exibição.



ÓPERA DE ARAME E PEDREIRA PAULO LEMINSKI (Rua João Gava, s/n – Pilarzinho) – Abertas diariamente para visitação, das 8h às 22h.



MEMORIAL DE CURITIBA (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico) – Aberto quinta-feira (21) das 9h às 15h, fechado sexta-feira (22) aberto sábado das 9h às 15h, fechado no domingo (24).



MUSEU DE ARTE SACRA DE CURITIBA – MASAC (Largo da Ordem, anexo à Igreja da Ordem) – Aberto quinta-feira (21) das 9h às 15h fechado sexta-feira (22), aberto sábado (23) das 9h às 14h, fechado domingo (24).



CASA ROMÁRIO MARTINS (Largo da Ordem – Setor Histórico) – Aberta quinta-feira (21) das 9h às 14h, fechada sexta-feira (22), aberto sábado (23) das 9h às 14h, fechada domingo (24).



MEMORIAL POLONÊS (Bosque do Papa – Rua Mateus Leme) – Aberto quinta-feira (21) das 9h às 18h, sexta-feira (22) das 9h às 18h (somente capela), sábado (23) das 9h às 18h e domingo (24) das 14h às 18h.



MEMORIAL UCRANIANO (Parque Tingüi) – Aberto quinta-feira (21) das 9h às 18h, fechado sexta-feira (22), aberto sábado (23) das 9h às 18h e domingo (24) das 14h às 18h.



TEATRO DO PAIOL (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) – Fechado de quinta-feira (21) a domingo (24) para visitação. Aberto à noite, para shows do grupo Bayaka.



TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco) – Fechado de quinta-feira (21) a domingo (24).



PALACETE WOLF (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico – endereço que abriga a FEIRA DO POETA, a LIVRARIA DARIO VELLOZO e o TEATRO DO PIÁ) - Fechado de quinta (21) a sábado (23), abre no domingo (24) para a apresentação da peça em cartaz no Teatro do Piá, às 11h.



MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA (Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) – Fechado de quinta-feira (21) a domingo (24).



MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA (Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) – Fechado de quinta-feira(21) a domingo (24).


GIBITECA DE CURITIBA (Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) – Fechada de quinta-feira (21) a domingo (24).



CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA (Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço) – Fechado de quinta-feira (21) a sábado (23). Aberto domingo (24), das 13h às 18h, para visitação da exposição Híbrido.



TEATRO DE BONECOS DR. BOTICA ( Av. Sete de Setembro, 2.775) – Aberto sábado e domingo (23 e 24) para apresentação da peça em cartaz, com sessões às 15h e 17h.



CASA HOFFMANN (Rua Claudino dos Santos, 58 – Setor Histórico) – Fechada de quinta-feira (21) a domingo (24).



CASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM (Rua Batista Ganz, 477 – Parque Barigui) – Fechada de quinta-feira (21) a domingo (24).



CASA DA LEITURA AUGUSTO STRESSER (Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço) – Fechada de quinta-feira (21) a domingo (24).



BONDINHO DA LEITURA (Rua XV de novembro – Centro) – Fechado de quinta (21) a domingo (24).



ESTAÇÃO DA LEITURA (Terminal do Pinheirinho) – Fechada de quinta (21) a domingo (24).

Musica - D'Jeito Novo "Simplesmente Diferente"


clique para ampliar

EVENTOS - Música e Dança - bailarino Joaquín Sánchez

Instituto Cervantes traz o bailarino Joaquín Sánchez Guerrero a Belo Horizonte



Apresentação gratuita mescla teatro e dança contemporânea no Teatro Marília



Na quinta-feira, 28 de abril, às 20h, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial na difusão da cultura hispânica, traz à capital mineira o bailarino Joaquín Sánchez Guerrero, considerado um dos grandes nomes da dança internacional. A apresentação será no Teatro Marília, localizado à Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Centro, e a entrada é franca.



Joaquín Sánchez Guerrero vai apresentar o solo de dança contemporânea e teatro “Que siempre mires al mar”, que já passou por diversos festivais internacionais. “Sobreviver é fácil, você só precisa levantar a cada dia, comer no horário e beber água. Viver é o difícil. Um dia, sobreviver não é mais suficiente e você decide que quer e deseja se sentir vivo de verdade. ‘Que siempre mires al mar’ é o resultado desse objetivo”, afirma.



"Que siempre mires el mar" mostra um mundo poético e pessoal, que o bailarino deseja compartilhar abertamente com o público. Texto e dança não lutam entre si e acompanham palavras e sensações, movimentos e gestos conjuntamente. Na peça, Joaquín não utiliza qualquer tipo de cenografia, dança sozinho e sem trocar de figurino.



O espetáculo ganhou o primeiro prêmio de coreografia no 14º Festival Internacional de Solos de Stuttgart, na Alemanha. Foi representado em festivais internacionais como STEPS, na Suíça, e LE REVERIE, na Bélgica.



Joaquín Sánchez Guerrero



Joaquín Sánchez Guerrero começou sua formação em dança contemporânea no Instituto Andaluz de Dança e na Sala Manuel Cañadas Endanza. Continuou seus estudos na Escola de Dança Codarts, uma das mais prestigiadas na Europa, localizada em Rotterdam, na Holanda.



Trabalhou com várias companhias como Meekers, DOX Theater e Ro Theater, na qual leciona para dançarinos e atores atualmente. Com “Que siempre mires el mar”, ganhou o prêmio de melhor coreografia no Concurso Internacional de Solo de Dança em Stuttgart, na Alemanha.



Serviço



Evento: "Que siempre mires al mar" - Apresentação de dança contemporânea com o bailarino Joaquín Sánchez Guerrero

Data: Quinta-feira, 28 de abril

Horário: 20h

Local: Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Centro

Informações e reservas: (31) 3789-1600 ou rec1belo@cervantes.es

Entrada Franca. Vagas limitadas.



O Instituto cervantes de Belo Horizonte fica na Pça Milton Campos, 16 – 2º andar - Serra – Belo Horizonte - MG - Tel.: (31) 3789-1600

ESPORTES - NOTÍCIA - Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby é adiado

O 2ª Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Sevens foi adiado em virtude da adequação dos calendários da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), parceiras na realização do torneio. Inicialmente previsto para entre os dias 20 a 22 de maio, o Brasileiro Universitário de Rugby Sevens 2011 será realizado nos dias 11 e 12 de junho.

A definição da cidade sede do torneio irá ocorrer na primeira semana de maio. Seis cidades já apresentaram projetos para receber a competição, que estão sendo analisados pelas diretorias da CBDU e da CBRu.

"Tendo em vista a importância do campeonato e a grande procura de equipes de vários estados do país, resolvemos fazer esta alteração na data do Brasileiro Universitário de Rugby 2011 para atendermos as demandas das federações e das equipes e sincronizar, definitivamente, os calendários da CBDU e da CBRu, priorizando sempre o nível técnico do torneio que, com certeza, será ainda maior que as disputas do ano passado", destacou Marcelo Falcão, diretor jurídico da CBDU.

A edição de estreia do Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Sevens, em dezembro de 2010, em São Paulo (SP), reuniu 13 equipes de seis estados. Os times da Politécnica (SP), na chave masculina, e da UCL (ES), na feminina, ficaram com o título.

"O rugby universitário cresceu muito por todo o país, tanto em número de praticantes quanto em qualidade técnica. O Brasileiro reúne as melhores equipes em uma única cidade para um final de semana festivo de puro rugby", resumiu Sami Arap, presidente da CBRu.

Outras informações nos sites www.brasilrugby.com.br e www.cbdu.org.br

Leia

EVENTOS - Bairros de Curitiba terão encenações da Paixão de Cristo








Nesta Sexta-feira Santa (22), em quatro bairros da cidade acontecem encenações da Paixão de Cristo. Abranches, Alto Boqueirão, Bairro Novo e Pilarzinho terão espetáculos ao ar livre que revivem as cenas da crucificação e ressurreição de Jesus. Os grupos teatrais foram selecionados por meio de edital publicado pela Fundação Cultural de Curitiba, na sua proposta de valorizar as manifestações artísticas da comunidade.

Na Pedreira Paulo Leminski (Pilarzinho), às 19h, o Grupo Lanteri encena Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, cujo ingresso simbólico consiste na doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será distribuído a instituições assistenciais. No Alto Boqueirão, às 19h, em palco montado na Praça Cabo Nácar, a atração é o Grupo Jubac. A Equipe Teatral Arte e Vida apresenta-se às 20h, na Rua da Cidadania Bairro Novo, enquanto a Associação Cultural Êxodus realiza espetáculo na Cancha Poliesportiva da Rua Carmelina Cavassim, no Abranches, às 20h. As três apresentações têm entrada franca.

Os espetáculos - A encenação de Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, realizada pelo Grupo Lanteri, é uma das mais tradicionais de Curitiba, realizada desde 1978. O grupo utiliza a Pedreira Paulo Leminski como cenário desde 1991, produzindo um espetáculo grandioso, com efeitos especiais de luz e som, e mais de 1.200 componentes, entre atores, figurantes e técnicos. A montagem apresenta de forma dinâmica as principais passagens da vida de Jesus Cristo. Entre as cenas retratadas estão o batismo, o sermão da montanha, a cura do cego, a ressurreição de Lázaro, o apedrejamento da mulher adúltera, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo.

A Equipe Teatral Arte e Vida, grupo amador de teatro da região do Bairro Novo, produz um espetáculo também prestigiado pela comunidade. O grupo reúne mais de 200 componentes, entre atores, figurantes e técnicos. Criada em 2002, por jovens da Igreja Católica, a peça tem 34 cenas, com figurinos e cenários criados pelos próprios componentes do grupo. A montagem ocupa três palcos principais, com a utilização de som e iluminação profissionais.

A apresentação no Abranches está a cargo da Associação Cultural Êxodus, que reúne 300 integrantes, entre atores e técnicos, que revivem as cenas bíblicas com e realismo e todos os anos atrai milhares de espectadores. Criado em 1990, o Grupo Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo reúne moradores dos bairros Alto Boqueirão e Boqueirão. O objetivo do grupo é evangelizar por meio da arte, tendo como instrumentos o teatro, a música e a dança.



Serviço:

Encenações da Paixão de Cristo selecionadas por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba

Data: dia 22 de abril de 2010 (Sexta-Feira Santa)

Locais e horários:



Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, s/n – Pilarzinho) – às 19h, apresentação de Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo pelo Grupo Lanteri. Ingresso: doação de um quilo de alimento não perecível.

Alto Boqueirão (Palco montado na Praça Cabo Nácar – Vila Militar) – às 19h, espetáculo do grupo Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo. A entrada é franca.

Abranches (Palco montado na Cancha Poliesportiva da Rua Carmelina Cavassim) – às 20h, espetáculo da Associação Cultural Êxodus. A entrada é franca.

Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700) – às 20h, espetáculo da Equipe Teatral Arte e Vida. A entrada é franca.

MIDIANEWS - Atentado no RJ: O Dia faz campanha pela volta dos alunos à escola de Realengo


O jornal carioca O Dia fez uma campanha pela volta dos alunos à escola estadual Tasso da Silveira, onde o atirador Welligton Menezes de Oliveira matou 12 alunos e feriu outros 12 no dia 7/4. Esta segunda-feira (18/4) marcou a volta gradual dos estudantes ao colégio. O jornal decidiu fazer uma cobertura diferente e, com a capa “Alô, alô, famílias de Realengo, aquele abraço!”, estampou anônimos e famosos com mensagens para as famílias das vítimas.


Clique para ampliar a reprodução

Dentre os famosos, o cantor Gilberto Gil estimulou os estudantes a voltarem para as aulas. "Alô, alô, criançada de Realengo, aquele abraço. Voltem às aulas na paz, com muito axé”, disse o compositor, que mandou mensagem da Europa, onde faz shows. Adriane Galisteu, Danilo Gentili, Cissa Guimarães, Toni Garrido e Preta Gil também participaram da campanha com mensagens de apoio. O jornal também criou uma fotogaleria para que os internautas possam enviar suas fotos e mensagens de solidariedade.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resenha - lançamento - Tudo Tem uma Razão de Ser de Suzane Northrop


Tudo Tem uma Razão de Ser –
Lições do mundo espiritual
sobre amor, karma, livre-arbítrio e
outras questões da alma
de Suzane Northrop


208 Páginas


O livro de Suzane Northrop é fascinante (assim como toda a sua obra). Ouso dizer que além de bem escrito, não é piegas e atende de forma não professoral a muitas perguntas de misticos, espiritualistas e alternativos de todas as ordens e tendências. Toda essa facilidade de comunicação, o de ir direto ao ponto e dizer claramente o temido - não sei porque talvez tenha origem em sua jornada de vida, uma vez que faz cerca de 20 anosque Suzane Northrop atua como médium e adquiriu fama internacional graças à sua integridade, precisão e responsabilidade. Suzane faz palestras e seminários em universidades e centros de pesquisa, e já ajudou milhares de pessoas a entrar em contato com seus entes queridos que já se foram. Utiliza também seus dons, atuando como consultora para departamentos de polícia de várias cidades dos EUA. As capacidades impressionantes e acuradas de Suzane já foram temas de vários programas de rádio e TV.

O LIVRO

Em algum momento fazemos questionamentos sobre a própria vida como: Por que estamos aqui? O que é a morte? Por que tanto sofrimento? Tudo tem uma razão de ser, da Editora Pensamento, escrito pela médium e especialista em fenômenos psíquicos, Suzane Northrop, esclarece esses e outros dos maiores mistérios da vida. Se a pessoa não sabe o motivo pelo qual atrai certas pessoas que fazem parte da sua vida e se pergunta por que continua cometendo os mesmos erros, este é o livro certo para desvendar esses segredos.

Ao longo dos capítulos, o livro mostra que as alegrias, as mágoas, os amores e as perdas acontecem por algum motivo. As pessoas e as circunstâncias – sejam elas difíceis, confusas, felizes, dolorosas ou edificantes – também têm um propósito. “Nada que acontece na vida de cada indivíduo ou mesmo no mundo é um mero jogo de dados do Universo”, afirma a autora. Na obra, Suzane examina também, os relacionamentos entre aqueles que se foram, a jornada da alma e as lições que as pessoas vieram aprender nesta vida, além de mostrar, de modo inequívoco que tudo tem uma razão de ser.

Tudo tem uma razão de ser, revela que tudo o que ocorre na vida de uma alma, no plano terreno ou espiritual, tem um propósito e serve para ajudá-la a avançar na sua evolução e cumprir o seu programa de aprendizado. Segundo Suzane Northrop, a alma não tem começo nem fim, ela é um acúmulo de experiências que tem uma razão de ser.


Leia aqui dois trechos da obra

“Um dos maiores mal-entendidos sobre a morte é pensar que ela é um fim. Embora essa possa ser a conclusão de uma fase específica da jornada anímica, a morte é, sem sombra de dúvida, o início da seguinte. A morte, para aqueles que permanecem aqui, só marca o final de uma fase do nosso relacionamento com aqueles que se foram. Também é o início de outra – se assim o desejamos -, pois a Alma nunca morre, como também não acaba o relacionamento entre aqueles que estão neste plano e os que estão no plano espiritual”

“Cada um de nós atrai determinadas pessoas e circunstâncias na nossa vida, e fazemos isso por meio das vibrações que emitimos. Toda a vida é composta de energia, seja no plano físico ou no plano espiritual, de uma alma que abandonou seu corpo físico. A energia tem um poder vibratório que atrai outras energias e se concentra a elas”





UM LANÇAMENTO
***

Resenha - lançamento - Criação Estratégica de Produtos



Criação Estratégica de Produtos

de Ronald L. Kerber Ph.D.
e Timothy M. Laseter, Ph.D.


Nº de páginas: 324

Mais que um simples livro sobre estratégias nos mostra uma visão inovadora para a implantação de uma criação efetiva e e tambem sem querer reduntante inovadora. Essa busca parte da premissa que a satisfação de seus clientes está intimamente ligada a o dia a dia de sua empresa em todos os seus níveis.

Mostra que nessa estratégia um projeto pode ser tão somente um projeto e é preciso detectar tal fato e o sucesso de tudo depende do reconhecimento das falhas durante o processo de criação.

Os autores perguntam então - você está satisfeito com a velocidade com que sua empresa lança novos produtos no mercado? Com a eficácia de sua divisão de criação de produtos? Com a posição de seus produtos em relação à dos seus competidores? Com o fluxo de ideias pioneiras que alimentam sua criação de novos produtos?

Se você respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, Criação Estratégica de Produtos é um livro essencial.

A obra apresenta uma nova visão para a implementação de uma criação efetiva e inovadora de produtos na fibra de sua organização. Os autores apresentam técnicas e exemplos comprovados para a criação e a colocação no mercado dos produtos adequados no momento apropriado – com uma boa relação entre custo e benefício, e de maneira rápida, ensinando a determinar pontos cruciais na produção, desenhar processos de criação, compreender as necessidades de clientes, dominar tecnologias e treinar a equipe gerencial.

Aprenda as melhores práticas das empresas: Walt Disney Imagineering, IBM, Whirpool Corp., United Tecnologies Corp., Mars Incorporated, entre outras.


Os autores

Ronald L. Kerber Ph.D.
é ex-vice-presidente executivo e CTO da Whirlpool Corporation, empresa em que ele integrou globalmente desenvolvimento de produtos e compras e introduziu um novo processo de criação de produtos que abrangia toda a organização. Exexecutivo sênior do desenvolvimento de produtos e negócios da McDonnell Douglas, além de subsecretário substituto de Defesa no Pentágono, Kerber atua agora como consultor junto ao Departamento de Defesa e como membro titular da cadeira Batten no Darden Graduate School of Business Administration, na Universidade da Virgínia.

Timothy M. Laseter, Ph.D.
é membro do corpo docente do Darden Graduate School of Business Administration. Foi associado à Booz Allen Hamilton, Inc. Laseter é um escritor prolífico na área de atuação de executivos de negócios e editorcolaborador para a publicação Strategy + Business

Comentários
“Este é um livro essencial, com explicações passo a passo, para os leitores do setor criarem um meio e um processo que fomentem contínuas inovações. Bem escrita, com estudos de casos bastante abrangentes, e repleta de experiências práticas dos autores, esta obra é ‘leitura obrigatória’ em uma era em que a inovação é uma característica cada vez mais crescente e diferenciadora das corporações realmente fantásticas.”
O Honorável Jacques S. Gansler
Vice-presidente de Pesquisas na University of Maryland College Park, Ex subsecretário de Defesa (Aquisição, Tecnologia e Logística).

UM LANÇAMENTO








Resenha - lançamento - A beleza salvará o mundo



A beleza salvará o mundo
Título Original: Les aventuriers de l'absolu
de Tzvetan Todorov
Tradutor: Caio Meira

Páginas: 352



Um livro inquietante onde a idéia da beleza vai além dos conceitos que aprendemos sobre o belo e o bonito. Como viver o absoluto, essa dimensão inerente a toda existência humana?

Durante milênios, deram ao absoluto o nome de Deus; após a Revolução Francesa, ele foi trazido à Terra sob a forma de Nação, depois de Classe ou de Raça. Hoje, vários são aqueles que não se reconhecem nessas formas religiosas e políticas sem, no entanto, pretenderem renunciar ao absoluto. Que cada indivíduo, então, faça sua busca, invente seu caminho.

Três grandes artistas do passado recente, Oscar Wilde, Rainer Maria Rilke e Marina Tsvetaeva, situaram essa aventura no íntimo de suas existências. Insatisfeitos em criar obras inesquecíveis, puseram suas vidas a serviço do belo e da perfeição. Essa busca, porém, conduziu o primeiro à decadência física e psíquica, o segundo à profunda depressão e a terceira ao suicídio. Por quê?

A beleza salvará o mundo é o romance de três vidas passionais e trágicas. A experiência de Wilde, Rilke e Tsvetaeva, exploradores do extremo, além de comovente, incita-nos a refletir: em que consiste uma vida bela e plena de sentidos? Ao se dedicar a compreender esses destinos, Tzvetan Todorov nos oferece três soberbos retratos e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a arte de viver.

O AUTOR


Tzvetan Todorov é historiador e ensaísta. Nascido em 1939, na Bulgária, vive na França por opção desde 1963. É atualmente diretor de pesquisas honorário do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS). Publicou várias obras, entre as quais A literatura em perigo (DIFEL, 2009), Introduction à la littérature fantastique (1970) [Introdução à literatura fantástica], La conquête de l’Amérique (1982) [A conquista da América], Em face do extremo (1995), Mémoire du mal, tentation du bien (2000) [Memória do mal, tentação do bem] e uma autobiografia intelectual, Devoirs et délices, une vie de passeur (2002) [Deveres e delícias, uma vida de passante].

Veja uma entrevista com o autor onde
Tzvetan Todorov analisa a questão do Kosovo com pragmatismo. Considera ter ficado claro que as duas populações não pode viver juntas e que, talvez por isso, se tenha de dar a liberdade aos sérvios de unirem as suas regiões à Sérvia, Também constata que os dois Estados teocráticos, Irão e Arábia Saudita, são o pior inimigo e o maior amigo dos Estados Unidos. Este ano recebe o Prémio Príncipe das Astúrias em Ciências Sociais.



um lançamento da



Evento - A vitima que perdoa


clique para ampliar

Lançamento - O que é que não é?


O que é que não é?



de Cesar Cardoso
e Cris Alhadeff
21x22cm
64 páginas


4x4
Cesar Cardoso e seus versos bem espertos e Cris Alhadeff, com suas belas ilustrações, se juntaram para encher essas páginas de muitas surpresas e pura maluquice. De uma hora para outra, uma rosa de meio de mato vira rosa de porta-retrato. Do que estou falando? Ah, ali nas páginas você já vai saber. Boa leitura!


OS AUTORES
Escritor e fotógrafo, Cesar Cardoso nasceu em 1955 e é formado em Letras pela UFRJ. Escreveu para os jornais O Pasquim e O Planeta Diário, colabora com a revista Caros Amigos e é roteirista de tevê, tendo escrito, entre outros, TV Pirata, Sai de Baixo, A Grande Família e Toma Lá Dá Cá.

Pela Editora Biruta, Cesar também publicou o livro infantil Você Não Vai Abrir? Além desses, já publicou diversos títulos infantis, poesias e textos humorísticos, como A Serra do Sobe-Sobe; O Lápis Ladislau; Fim da Picada Começo de Estrada e Manu, Ela; A Nossa Moranguíssima Paixão; O Pai dos Burros; Como Educar Seus Pais, Zoando na América, entre outros.
E-mail: cesarcar@uninet.com.br

Desenhar e trabalhar com arte sempre foram constantes na vida de Cris Alhadeff.

A ilustradora e designer nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. Cursou Desenho Industrial na Escola de Belas Artes e formou-se em 1995.

De lá para cá trilhou os mais diversos caminhos, entre os quais projetos de sinalização, design e desenvolvimento de multimídia, design sustentável, comunicação e marketing, desenvolvimento de identidades visuais, e web design.

Atualmente suas ilustrações podem também ser vistas em livros infantis e nos sites illustrationfriday.com e eraumavez.com.br

*

um lançamento