quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[26.set] Alfredo Bosi autografa ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA


clique para ampliar

Relação entre teatro, história e pesquisa é tema do 5º Ciclo de Dramaturgia SESI-British Council

Relação entre teatro, história e pesquisa é tema do 5º Ciclo de Dramaturgia SESI-British Council
 
 
Edição deste ano do Núcleo, que abre no dia 23 de setembro, traz o dramaturgo e roteirista Anthony Neilson para encontros e debates com o publico
 
 
Convênio firmado, em 2007, entre British Councile SESI-SP, para a criação de um grupo voltado à revelação de novos autores teatrais brasileiros, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council chega ao seu 5º Ciclo de Dramaturgia com workshops, palestras e leituras dramáticas inspirados no tema Dramaturgia, história e pesquisa. As atividades serão realizadas entre os dias 23 de setembro e 10 de outubro, no Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1313), com entrada gratuita.
 
A edição deste ano traz como proposta uma reflexão sobre o lugar da arte dramática no mundo sob o ponto de vista estético e histórico. Saber como autores de teatro têm combinado seus escritos com pesquisa deforma e conteúdo, ou como movimentos históricos ou estéticos geraram e continuam gerando dramaturgia, são observações que podem indicar como temas atuaistêm influenciado a produção teatral e dramatúrgica contemporânea.
Respostas para alguns destes questionamentos serão debatidas durante o ciclo por mestres reconhecidos da dramaturgia como, os escoceses Anthony Neilson e Davey Anderson, e o brasileiro Márcio Abreu, que participarão de encontros, oficinas e leituras dramáticas.
Figura aguardada no Brasil, Anthony Neilson, prestigiado dramaturgo, diretor de teatro e cinema, roteirista de rádio e televisão no Reino Unido, será entrevistado, no dia 24 de setembro, em um bate-papo pelo dramaturgo escocês Davey Anderson e pelo diretor teatral brasileiro Felipe Vidal, cujos trabalhos apresentam forte influência de autores britânicos contemporâneos, como a do próprio dramaturgo escocês. 
Neilson quebrou tabus escrevendo e dirigindo peças sagazes, corajosas e compassivas que exploram territórios psicológicos inexplorados. Seus trabalhos recentes incluem: The Lying Kind (The Royal Court), Stitching (The Traverse, The Bush - Premio Time Out Off West End). Com ele, também, acontecerá um encontro, um bate-papo com o público, no dia 1º de outubro, às 20h00, no SESI, sobre narrativas não convencionais. A entrada é gratuita.
Já Davey Anderson, além de participar do encontro com Neilson e Vidal, tambémministrará o workshop Fora do Personagem, uma oficina práticaque propõea exploração dos personagens e da narrativa na dramaturgia contemporânea. Com referências às tradições teatrais britânicas e brasileiras, a ideia do workshop é a de flexibilizar as fronteiras entre personagem e narrador e arriscardiferentes abordagens de criação e de encenação destes dois papeis dentro de uma peça. A experimentação de variadas formas dramáticas será bem-vinda. Alguns textos serão usados como exemplo e os participantes produzirão a própria escrita.
Anderson dirigiu a premiada produção  Black Watch, na qual criou os arranjos originais das músicas tradicionais, sendo indicado para o prêmio Best Use of Music no  Critics’ Awards for Theatre, na Escócia, em 2007. Escritor, diretor e compositor, ele realizou diversos trabalhos com diversas companhias como: The Jean Jacques Rousseau ShowDublin CarolA DeadMan’sDyingZorroMixterMaxterArchitecting and Oresteia.
Sobre Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
O Núcleo de Dramaturgia nasce, em 2007, da ideia de promover o intercâmbio de conceitos e práticas brasileiras e britânicas dentro do campo das artes cênicas.
Descobrir novos talentos em dramaturgia e oferecer a eles um aprimoramento de excelência da escrita e de outros textos criativos para artes cênicas é função essencialdo Núcleo, que incentiva a criação de dramaturgias que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas.
O foco do projeto, no entanto, não é investir em autores e autoras talentosos que já tiveram projeção na mídia, mas justamente criar oportunidade para que textos oriundos de talentos desconhecidosse desenvolvam e se tornem conhecidos.
Importante também é facilitar o encontro entre dramaturgos brasileiros e internacionais, com intuito de manter viva, renovada e criativa a produção teatral de ambas as partes.
Estão abertas as inscrições para a formação da próxima turma do Núcleo, a 6ª edição, com encerramento no dia 30 de setembro de 2013. O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados pelo site http://www.sesisp.org.br/dramaturgia.
 
Cronograma do 5º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
 
Data
Horário
Atividade
23,25, 26 e 27/09
18h30 – 22h
Workshop para dramaturgos
emergentes com Davey Anderson (Escócia)
24/09
19h30
Encontro com Anthony Neilson (Escócia) – entrevistado por Felipe Vidal e Davey Anderson (Escócia) / Lançamento dos livros da 4ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
25/09
15h
Leitura dramática do texto “Realismo”, de Anthony Neilson. Direção de Laerte Mello
30/09
20h – 22h
Leitura Dramática do texto “Eu Também”, de Lucas Lassen. Direção de Lavínia Pannunzio
01/10
20h00
Conversa com Anthony Neilson sobre Narrativas não Convencionais.
Espaço Mezanino – entrada gratuita
02/10
20h – 22h
Encenação e Leitura Dramática – textos do Núcleo de Dramaturgia SESI Teatro Guaíra
03/10
16h
Leitura Dramática – texto do Núcleo de Dramaturgia SESI Teatro Guaíra
07, 08, 09 e 10/10
18h30 – 22h
Workshop para dramaturgos
emergentes com Marcio Abreu
 
SERVIÇO
 
Informações e inscrições para os workshops pelo site: http://www.sesisp.org.br/dramaturgia.

 
Reservas para os encontros e leituras dramáticas pelo telefone: (11) 3146-7383
Todas as atividades acontecerão no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso: Av. Paulista, 1313 – São Paulo (em frente à estação Trianon-Masp do metrô).
 

Vivendo do Ócio prepara novo EP para outubro


Uma das bandas de maior destaque no cenário atual do rock no Brasil, os baianos do Vivendo do Ócio estão se preparando para o lançamento de um novo EP. Com dois discos na bagagem, “Nem Sempre Tão Normal” (Deck / 2009) e “O Pensamento É um Imã” (Deck / 2011), o novo trabalho, intitulado “Som, Luzes e Terror”, estará disponível somente no formato digital a partir do dia 01 de outubro.

Assim como o último álbum, o EP tem a produção assinada por Rafael Ramos e Chuck Hipolitho, do Vespas Mandarinas, e foi gravado entre os estúdios Costella (São Paulo) e Tambor (Rio de Janeiro). “Som, Luzes e Terror” é composto por cinco faixas, todas assinadas pela banda, sendo uma delas em parceria com Fabio Cascadura. As músicas trazem um Vivendo do Ócio com melodias mais sombrias, um pouco mais graves com uma forte presença das guitarras. "Esse EP vai ser um esquenta para o 3º disco, sinto que essas músicas refletem bem nosso crescimento, tanto nas ideias quanto no instrumental e o mais legal de tudo é ver as pessoas que curtem nosso som evoluindo junto com a gente." – diz o vocalista Jajá Cardoso.

Show das Vespas Mandarinas em Curitiba.

Depois de cinco meses de lançamento do disco ‘Animal Nacional’ a banda Vespas Mandarinas volta para Curitiba, com show no Teatro Paiol.

O Disco “Animal Nacional” mostra uma banda que ainda vê no rock capacidade de

transgressão e comunicação imediata. Essa visão fica evidente quando a banda aposta

numa retomada da importância, sobretudo, das letras, somando à empreitada letristas

de mão cheia, parceiros novos e velhos, que engrossam o caldo com seus universos

líricos.

Fábio Cascadura, compositor da lendária banda baiana Cascadura, velho parceiro das

Vespas em shows pelo underground afora, trouxe de presente uma letra que fala sobre as

agruras do amor. O surpreendente rock, quase stoner de “Só Poesia”, parceria com

Chuck.

Arnaldo Antunes, o ex­Titã, o Tribalista, o poeta, compositor, ensaísta, artista plástico e

performático que dispensa apresentações, contribui com a canção mais lúdica, leve e

alegre do disco: “A Prova” parceria com Chuck e Thadeu.

Bernardo Vilhena, o poeta do revolucionário grupo carioca de poesia Nuvem Cigana,

parceiro de Lobão em músicas como “Vida Louca Vida”, “Vida Bandida” e “Chorando no

Campo”, além de compositor, junto com Ritchie, do eterno hit(sic) “Menina Veneno”

aparece na dançante “Santa Sampa” em parceria com Thadeu e Adalberto Rabelo Filho.

Adalberto, ex­líder da banda Numismata e atual líder da banda Judas, é compositor e

letrista paulista e já colocou suas palavras na boca de bambas como Luiz Melodia, Jards

Macalé, Tatá Aeroplano, André Frateschi e Maria Alcina, pra quem fez a seleção de

repertório do premiado Maria Alcina Confete e Serpentina. Afinando a parceria e

amizade com Thadeu que vem desde a época do Banzé, contribui com as letras de mais

da metade do disco, com destaques para a pós­romântica “O Amor e o Ocaso” e a

raulseixista “O Herói Devolvido” ambas em parceria com Chuck e Thadeu.

O instrumental das Vespas Mandarinas é simples, coeso, esperto e inventivo, algo entre o

vintage e o moderno, veículo ideal para amplificar a força dessas palavras.

Parafraseando um de seus ídolos, o Lobão, a banda mirou seu horizonte buscando

traduzir nesse grupo de canções como que um sentimento de “Nostalgia da

Modernidade”.

|

Serviço:

O que?

Vespas Mandarinas no Teatro Paiol

Data: 21 de setembro (Sábado)

Onde: Teatro Paiol

Endereço: Praça Guido Viaro S/N

Horario: 21:00h

Telefone: 3213­1340

Ingressos: R$ 15,00 Estudantes, Professores, Idosos, Doadores de 1Kg de Alimento, Doadores

de Sangue e Deficientes fisicos.

R$ 30,00 inteira.

Programa Música do Mundo traz Show de Antúlio Madureira à Fundação Ema Klabin


    
     

   
     

Pesquisador do folclore nordestino, o multi-instrumentista Antúlio Madureira se apresenta na Fundação Ema Klabin, nesse sábado, 21, às 16h30, pelo Programa Música do Mundo.

Madureira criou instrumentos como a cabala e a marimbaça, além de técnicas de execução para instrumentos populares como a viola nordestina, a gaita de caboclinho, o garrofone (instrumento nascido no circo, criado com garrafas), a rabeca, a calimba(originária da África) e o pífano. Até mesmo serrotes, latas d´água e tubos são instrumentos musicais para o músico pernambucano.



Aula de Mestres com Antúlio Madureira

No dia 26 de setembro, às 19h30, o artista participará do programa  Aula de Mestres onde aprofundará uma discussão sobre seu processo criativo que vem desde o Movimento Armorial e a relação da música nordestina com o Brasil.

 A programação cultural da Fundação Ema Klabin tem apoio cultural do ProAC- ICMS , programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo.



Serviço:

Música do Mundo   – Show de Música Nordestina com Antúlio Madureira

Data: 21/09/2013 - sábado                Horário: 16h30           Entrada Gratuita

Lotação: 180 | Indicação: Livre

Visita monitorada –às 15h -  Antes do show, venha visitar a casa-museu e conhecer o rico acervo de mais de 1.500 obras de grandes mestres da arte mundial  (40 minutos)



Aula de Mestres: Antúlio Madureira fala sobre a música nordestina

Data: 26/09/2013 – quinta-feira              Horário:  19h30           Entrada Gratuita

Lotação: 180 | Indicação: 10 anos

Local: Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

http: //emaklabin.org.br 

Pauliceia Literária começa nesta quinta-feira



 
 
Festival organizado pela Associação dos Advogados de São Paulo

(AASP) reunirá 33 autores nacionais e estrangeiros
 
 
Entre amanhã (19) e domingo, o centro de São Paulo será palco da primeira edição do Festival Internacional de Literatura de São Paulo – Pauliceia Literária -, que reunirá em suas 18 mesas 33 autores, entre eles 23 brasileiros e dez estrangeiros.
 
Criado com a proposta de se inserir com padrão de excelência na agenda cultural da cidade, o Pauliceia Literária é uma iniciativa da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). As mesas acontecerão na sede da entidade (rua Álvares Penteado, 151), à exceção mesa especial Autor em Foco, com a escritora Patrícia Melo, que ocorrerá no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
 
Programação
 
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
 
17h Entrevista coletiva com Valter Hugo Mãe
 
19h Mesa 1. Abertura – Autor em Foco – Uma visão crítica da obra de Patrícia Melo. Mediador: Manuel da Costa Pinto
 
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
 
9h Entrevista coletiva com Scott Turow, no Hotel Renaissance (R. Haddock Lobo, nº 2233)
 
9h30 Mesa 2. As Letras da Lei – José Alexandre Tavares Guerreiro e Miguel Reale Júnior. Mediador: Pierre Moreau
 
11h Mesa 3. Ignácio de Loyola Brandão conversa com Eros Grau
 
13h Mesa 4. O apocalipse das vacas – Juan Pablo Villalobos e Valter Hugo Mãe. Mediador: Marcelino Freire
 
15h Mesa 5. Literatura e cinema – Philippe Claudel e Richard Skinner
 
17h Mesa 6. Cena do crime – Luís Francisco Carvalho Filho, Raphael Montes, William Landay. Mediador: Leonardo Sica
 
19h Mesa 7. Advogado, profissão: escritor – Scott Turow. Mediador: Arthur Dapieve
 
sábado, 21 de setembro de 2013
 
11h Mesa 8. Mesa Lygia Fagundes Telles – Ana Maria Machado, Beatriz Bracher e Luiza Nagib Eluf. Mediadora: Mona Dorf
 
13h Mesa 9. Brasil de 1808 a 1889 – Laurentino Gomes. Mediador: Ubiratan Brasil
 
15h Mesa 10. Shakespeare e a lei – o aspecto jurídico nas obras de Shakespeare. José Garcez Ghirardi e Rodrigo Lacerda.
 
17h Mesa 11. Crime e memóriacrimes reais e fictícios e seus contextos históricos. Alberto Mussa, Boris Fausto e Edney Silvestre falam sobre os seus livros. Mediador: Flavio Moura
 
19h Mesa 12. Advogado do Diabo – debate sobre um tema polêmico. Tema de 2013: “Justiça, violência e punição”. Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Luiz Eduardo Soarese Patrícia Melo. Mediador: Claudiney Ferreira 

FCC oferece oficinas gratuitas de técnica vocal e práticas de coral

Fundação Cultural de Curitiba oferece oficinas gratuitas de técnica vocal e práticas de coral
 
 
A Fundação Cultural oferece gratuitamente para a população dos bairros de Curitiba oficinas gratuitas de técnica vocal e práticas de coral. As atividades do projeto “Nosso Canto” acontecem em conjunto, em todos os Núcleos Regionais da FCC, e tem como objetivo o desenvolvimento cultural da comunidade através da música.
Fisiologia da voz, impostação vocal e dicção são alguns dos quesitos trabalhados para desenvolver o participante e conduzi-lo a estudos continuados para a sua formação. As práticas em coral são feitas a partir de um repertório específico para grupos vocais, que compreende vários estilos musicais e podem ser escolhidos pelo próprio grupo praticante.
Veja a relação das oficinas de técnica vocal e canto coral do Projeto Nosso Canto, que estão distribuídas pelas Regionais:

REGIONAL BAIRRO NOVO
Datas e horários
toda terça-feira e quinta-feira, das 19h às 21h
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Sidiney Gomes
Local: Auditório Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700, Sitio Cercado)
Mais informações: (41) 3289-4988

REGIONAL BOA VISTA
Datas e horários
Toda terça-feira, às 19h
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Alexandre Mousquer
Local: Auditório 3 da Rua da Cidadania Boa Vista (Av. Paraná, 3600, Boa Vista)
Mais informações: (41) 3313-5688

REGIONAL BOQUEIRÃO
Datas e horários
Toda segunda-feira, às 20h
Toda sexta-feira, às 19h
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Eli Pereira da Silva
Local: Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)
Mais informações: (41) 3313-5516

REGIONAL CAJURU
Datas e horários
Toda segunda-feira e quarta-feira, das 19h às 21h
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Ademir Maurício
Local: Prédio da Administração da Regional Cajuru (Rua Luiz França, 2032, Cajuru)
Mais informações: (41) 3361-2304

REGIONAL PORTÃO
*Esta regional tem parceria com a Regional CIC
Datas e horários
Toda quarta-feira, das 19h às 21h
Local: Auditório 3 da Rua da Cidadania do Fazendinha (Rua Carlos Klentz, 1700, Portão)
Datas e horários
Toda quinta-feira, das 19h às 21h
Local: Portão Cultural – Sala de Arte Educação Roseli Giglio (Av. República Argentina, 3430, Portão)
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Alexandre Mousquer
Mais informações: (41) 3350-3965 – Regional Portão ou (41) 3212-1523 – Regional CIC

REGIONAL PINHEIRINHO
Datas e horários
Toda segunda-feira e quarta-feira, 19h às 21h
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033, Capão Raso)
Datas e horários
Toda terça-feira, 19h30
Local: Associação Irmãs Beneditina da Divina Providência (Rua Luiz Burda,250, Vila Pompéia – Tatuquara)
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Sidney Gomes e Fernando Klemann
Contato: (41) 3313-5421

REGIONAL SANTA FELICIDADE
Datas e horários
Toda segunda-feira e quinta-feira, das 19h às 21h
Classificação: jovens e adultos
Orientador: Fernando Klemann
Local: Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)
Contato: (41) 3374-5018

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | SEMANA DE 20 A 26 DE SETEMBRO DE 2013



De 20 a 21 – 16h e 19h

CICLE CINE 2013 – Mostra de Cinema e Mobilidade (continuação da mostra)

A Mostra de Cinema e Mobilidade faz parte do Mês da Bicicleta, comemorado

sempre em setembro, com atividades em diversos locais de Curitiba. Os filmes

selecionados serão exibidos em uma mostra que reúne a produção cultural que

aborda a temática da bicicleta.

Exibição dos filmes:

ATALHO

Direção: David Aguiar, Paulo Ribeiro e Sabina Colares

CICLOCIDADES

Direção: Uirá Lourenço

PAINT BIKE

Direção: Laura Mensinga, Jesse Bennett & Thomas Dagg

CICLO VIDA

Direção: Ciclovida UFPR

TEM QUE TER MORAL

Direção: Mariana Poncio, Chico Pinto e Hudi Correia

VICIADOS EM ENERGIA

Direção: Dago Schelin

THE JET BICYCLE – The most dangerous unsafe bike ever

Direção: Colinfrze

Classificação livre

Ingresso gratuito

De 22 a 28

Dia 20 (sexta) – 21h 

Dia 21(sábado) – 21h

Dia 22 (domingo) – 20h

Dia 24 (terça) – 18h

Dia 25 (quarta) – 20h

Dia 26 (quinta) – 18h

Dia 27 (sexta) – 20h

Dia 28 (sábado) – 18h

Exibição do curta-metragem PORCOS RAIVOSOS (BR/PE, 2012 – 10’ – ficção

– blu-ray). Direção: Isabel Penoni e Leonardo Sette.

Um grupo de mulheres decide fugir ao descobrir que seus maridos se

transformaram misteriosamente em porcos furiosos.

Exibição do filme DOMÉSTICA (BR, 2012 - 75’ – documentário – blu-ray).

Direção: Gabriel Mascaro.

Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua

empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um

filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder

e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o

trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio

sobre afeto e trabalho.

Classificação livre

Ingresso pago: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Dia 22 (domingo) – 18h

Dia 24 (terça) – 16h

Dia 25 (quarta) – 18h

Dia 26 (quinta) – 16h

Dia 27 (sexta) – 18h

Dia 28 (sábado) – 16h

Exibição do curta-metragem AS AVENTURAS DE PAULO BRUSCKY  (BR,

2010 – 19’ – ficção – blu-ray). Direção: Gabriel Mascaro.

O artista Paulo Bruscky entra na plataforma de relacionamento virtual Second

Life, conhece um ex-diretor de cinema, Gabriel Mascaro. Paulo encomenda a

Gabriel um registro machinima em formato de documentário de suas aventuras

no Second Life.

Exibição do filme UM LUGAR AO SOL (Br, 2009 – 71’ – documentário – bluray), de Gabriel Mascaro. Moradores de luxuosas coberturas de prédios abrem

seus apartamentos para revelar anseios, desejos, reflexões, incertezas e

medos e promover um debate sobre visibilidade, insegurança, status e poder.

Classificação 14 anos.

Ingresso pago: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Dia 22 ( domingo) – 16h

Dia 24 (terça) – 20h

Dia 25 (quarta) – 16h

Dia 26 (quinta) – 20h

Dia 27 (sexta) – 16h

Dia 28 (sábado) – 20h

Exibição do curta-metragem Nº 27 (BR, 2008 – 19’ – ficção – 35mm). Direção:

Marcelo Lordello.

O banheiro tá na limpeza. - Luiz responde, segurando a maçaneta com toda

força. - Limpeza? Deixa de conversa, abre logo! - Tá na limpeza, procura outro,

por favor. - Meu irmão, você pode chamar o coordenador, por favor...

Exibição do filme VIGIAS (BR, 2010 – 71’ – documentário – 35mm)

Documentário sobre o trabalho e a vida dos vigilantes responsáveis por manter

a segurança nos prédios de classe média da cidade do Recife.

Classificação 14 anos

Ingresso pago: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Cinemateca

Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às

22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.

Informações: (41) 3321-3252

PROGRAMAÇÃO CINE GUARANI | SEMANA DE 20 A 26 DE SETEMBRO DE 2013



De 20 a 26 de setembro de 2013 – 16h (de terça a domingo):

ANIMAÇÕES INFANTO-JUVENIS

Em massinha, desenhadas tradicionalmente ou em computação gráfica,

animações de vários cantos do Brasil compõem este programa de curtasmetragens animados voltados para o público infanto-juvenil. São produções

cariocas, paulistas, mineiras, cearenses e gaúchas tratando dos mais variados

temas, apresentando um boneco com cabeça de lâmpada, um menino que

pode voar, uma velinha em uma turbinada cadeira de rodas, um casal circense

de proporções completamente opostas, um vampiro, entre outros inesperados

personagens e criativas situações que cruzam comédia, drama e ação. Obras

premiadas que mostram um perfil da qualidade nacional dos realizadores do

nosso país em um conjunto de filmes que – embora voltado aos espectadores

infanto-juvenis – possibilitam distintas leituras por públicos de todas as idades.

Total do programa: aproximadamente 60 minutos

LEONEL PÉ-DE-VENTO (BR/RS, 2006 – 15’ – DVD – animação - cor)

Direção: Jair Giacomini

LÚMEN (BR/MG, 2007 – 4’ – DVD – animação – cor)

Direção: Willian Salvador

RELACIONAMENTOS (BR/RJ, 2003 – 5’ – DVD – animação – cor)

Direção: Gordeef

A NOITE DO VAMPIRO (BR/SP, 2006 – 6’05” – DVD – animação – p&b)

Direção: Alê Camargo

OS OLHOS DO PIANISTA (BR/RS, 2005 – 5’ – DVD – animação – cor)

Direção: Frederico Pinto

DEVOÇÃO (BR/CE, 2006 – 11’ – DVD – animação – cor)

Direção: Rafael Ferreira

ROUBADA! (BR/RJ, 2000 – 3’40” – DVD – animação – cor)

Direção: Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki

PRIMEIRO MOVIMENTO (BR/SP, 2006 – 6’10 – DVD – cor)

Direção: Érica Valle

Classificação livre

Ingresso gratuito

De 20 a 22 de setembro de 2013:

Dia 20 (sexta) – 18h

Dia 21 (sábado) – 20h

Dia 22 (domingo) – 18h

ESSE AMOR QUE NOS CONSOME (BR, 2013 – 80’ – ficção – blu-ray).

Direção: Allan Ribeiro

Esse Amor que nos Consome é um filme híbrido, que mistura as linguagens

de ficção e documentário. O elenco é formado por integrantes da Companhia

Rubens Barbot, o mais antigo grupo afro-brasileiro de dança contemporânea.

Seus protagonistas são o diretor argentino, Gatto Larsen, e o coreógrafo

brasileiro, Rubens Barbot, que interpretam os papéis de suas próprias vidas,

atuando em suas locações reais.

Classificação 14 anos

Ingresso pago: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia)

Dia 20 (sexta) – 20h

Dia 21 (sábado) – 18h

Dia 22 (domingo) – 20h

LAS ACÁCIAS (Argentina/Espanha, 2011 – 85’ – blu-ray ).

Direção: Pablo Giorgelli

Rubén é um motorista de caminhão solitário que percorre há anos a estrada

entre Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires. Mas a viagem de hoje será

diferente, pois em uma parada perto de Assunção, Jacinta aparece uma hora

depois para começar uma viagem que também a levará a Buenos Aires. Rubén

descobre que a pequena Anahí, de 8 meses, viajará com eles. Vencedor

do prêmio Camera d’Or (Câmera de Ouro) para melhor diretor estreante no

Festival de Cannes.

Classificação 12 anos

Ingresso pago: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia)

De 24 a 28 de setembro de 2013 – a partir das 15h30

BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

O FICBIC - Festival de Cinema da Bienal de Curitiba é um projeto

comemorativo aos 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba, composto por

uma mostra universitária competitiva, mostra principal de longas-metragens

internacionais e curtas nacionais e mostra de cinema infanto-juvenil nacional.

No Cine Guarani acontece a Mostra Universitária Competitiva.

Ingresso gratuito

Portão Cultural

Cine Guarani

Av. República Argentina, 3430 - Portão

Funcionamento: de terça a domingo, sessões normalmente às 16h, 18h e 20h

O acesso ao Cine Guarani a partir das 19h é pela portaria do estacionamento

Fone: 3345-4051

Latina essentĭa Preparação ao latim de Antônio Martinez de Rezende

Latina essentĭa

Preparação ao latim

de Antônio Martinez de Rezende

Coleção: Aprender
2013. 5ª edição revista.187 


 Dimensão: 23,5 X 18,5 X 1,1
Peso: 400 gramas





Os romanos diziam que os deuses favorecem aos que ousam. Este livro, em sua 5ª edição revista e aumentada, continua sendo uma proposta de ajuda aos que pretendem a ousada aventura de iniciar-se no latim.

Latina essentĭa- Preparação ao latim -Este livro é o início de um projeto de passagem para aqueles que pretendem caminhar ao universo da língua latina. Procurando ficar longe dos terríveis preconceitos, das enfadonhas exceções e da desnecessária “gramatiquice”, apresentam-se de forma gradativa e simplificada a teoria gramatical, os exercícios e o vocabulário. No entanto, não é uma obra do tipo “aprenda sozinho”. O professor, a sala de aula, enfim, o ambiente da escola é absolutamente imprescindível. O estudo da língua latina, além de ampliar as possibilidades de interlocução com uma cultura antiga, é, sobretudo, exercício de criatividade que se atualiza na descoberta da reinvenção, pois nos é permitido reinventar o passado, tal como reinventamos o presente. Uma obra, um texto em latim é sempre um convite, há dois mil anos, ou mais, permanentemente novo; um convite à sensibilidade, ao diálogo, ao reencontro dos homens no mundo em dimensão transtemporal.

O LIVRO
Enquanto a criatividade humana privilegiar a inteligência das línguas, haverá espaço para o latim. O estudo da língua latina, além de ampliar as possibilidades de interlocução com uma cultura antiga, é, sobretudo, exercício de criatividade que se atualiza na descoberta da reinvenção, pois nos é permitido reinventar o passado, tal como reinventamos o presente. Uma obra, um texto em latim é sempre um convite, há dois mil anos, ou mais, permanentemente novo; um convite à sensibilidade, ao diálogo, ao reencontro dos homens no mundo em dimensão transtemporal. Este livro é o início de um projeto de passagem para aqueles que pretendem caminhar ao universo da língua latina. Procurando ficar longe dos terríveis preconceitos, das enfadonhas exceções e da desnecessária “gramatiquice”, apresentam-se de forma gradativa e simplificada a teoria gramatical, os exercícios e o vocabulário. No entanto, não é uma obra do tipo “aprenda sozinho”. O professor, a sala de aula, enfim, o ambiente da escola é absolutamente imprescindível. 




LANÇAMENTO DA




 


PEÇA DE VERDADE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Espetáculo “De Verdade (ou a Mulher Certa)” conta a história de um triângulo amoroso imaginário
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 27 a 29 de setembro (sexta-feira a sábado), a peça “De Verdade (ou A Mulher Certa)”, com direção de Márcio Abreu e o elenco formado por Guilherme Piva e Kika Kalache. O espetáculo é uma adaptação do romance “De Verdade”, do autor húngaro Sándor Márai, e trata da incomunicabilidade do discurso amoroso frente às diferentes condições sociais e afetivas de um casal em cena. O espetáculo conta ainda, com a presença do músico e compositor Antonio Saraiva, autor da trilha original.

Concebido originalmente como a narrativa fracassada de um triângulo amoroso, formado por um aristocrata, uma pequena burguesa e uma empregada, o romance foi adaptado para o palco de forma que um casal de atores conte a história e, ao mesmo tempo a interprete, com diferentes tonalidades, que vão da comédia ao drama, privilegiando sempre o ponto vista da convivência dos dois primeiros vértices deste triângulo: o aristocrata e a pequeno burguesa.

Dessa forma, de um lado há a mulher que descreve, com amargura e espanto, o desfecho de seu casamento, um amor não correspondido que desmorona após a morte prematura do filho. Do outro lado, há a narrativa do marido, um aristocrata alienado em relação ao mundo ao qual pertence, e do qual tenta escapar idealizando um romance a partir da memória de um flerte com a empregada da casa de seus pais. No conjunto, se trata de um espetáculo onde existe um lugar híbrido entre a narrativa e a encenação dramática, e onde ainda são propositadamente evidentes os recursos utilizados durante o processo de criação.

Serviço:
Teatro: De Verdade (ou a Mulher Certa)
Data: de 27 a 29 de setembro de 2013 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Ingressos: À venda a partir de 24 de setembroR$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

EDITH LANÇA SING SONG NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



 A cantora suíça, radicada em Curitiba, realiza duas apresentações na capital paranaense


CAIXA Cultural Curitiba apresenta, nos dias 24 e 25 de setembro, show de lançamento do cd “Sing Song”, da cantora suíça radicada em Curitiba, Edith de Camargo. “Sing Song” é um trabalho poético musical da cantora, que vive e desenvolve seu trabalho na capital paranaense. As parcerias musicais se destacam ao contarem com Sébastien Paul Lucien, autor francês que escreveu as letras do "Couleurs du temps" e Márcia Folmann, autora do livro Ad Libitum, lançado em 2004. Um belo poema de Emily Dickinson cujo título inspirou Michael Nyman a escrever “The heart asks pleasure first”, musicado por Edith, completa o álbum e convida o público para a interessante música imagética proposta pela artista.

Sing Song” é o terceiro álbum solo de Edith, precedido por Lîla (2001) e “Couleurs du temps” (2003). Em toda a carreira da musicista, esta é a primeira vez que ela conta com uma produção musical, um diferencial no processo de criação do trabalho: “As músicas foram arranjadas primeiramente por mim, e depois o Rodrigo teve o delicado trabalho de criar em cima, acrescentar, sugerir e modificar. Varias músicas ganharam uma nova "roupa" pode-se dizer. Uma experiência muitíssimo interessante e ao mesmo tempo exigente”, explica Edith. Destaque para "Comme un rendez-vous”, que se transformou em um belo videoclipe dirigido por Alan Raffo, que será disponibilizado ao público pelo blog www.edithmusik.com.

Imerso em um ambiente que sugere pinceladas de Michael Nyman às atmosferas mais herméticas de um Aphex Twin, Sing Song é um álbum repleto de sutilezas. Apoiado nas estruturas mais fundamentais da canção tradicional, as reinventa em aberturas harmônicas dissonantes, silêncios e na busca da síntese. Soa familiar, mas com uma amplitude universal.

O álbum ainda conta com a participação especial de artistas curitibanos, como Flávio Lira (contrabaixo), Rodrigo Lemos (violão e ukelelê), Ana Paula Cervellini (violino e viola), Samuel Pessatti (cello), Marcelo Oliveria (clarinete) Gustavo Proença (trompete), Silvio Spolaore (trombone), Levy Carvalho de Castro (tuba) e Luís Bourscheidt (bateria), além do Rodrigo Stradiotto que gravou guitarras, synths e diversos efeitos.

 “Sing Song” também merece um destaque especial para o trabalho gráfico. O encarte contou com desenhos do artista plástico Fábio Dudas e design de Paula Albuquerque. O show de lançamento conta com a participação dos músicos João Marcelo Gomes (contrabaixo), Thiago Ramalho (guitarra e efeitos), Ana Paula Cervellini (viola) e Marcelo Oliveria (clarinete).

Ficha Técnica:

Idealização: Edith de Camargo

Produção Musical: Rodrigo Stradiotto
Edith: violão e voz
João Marcelo Gomes: contrabaixo
Thiago Ramalho: guitarra e efeitos
Ana Paula Cervellini: viola
Marcelo Oliveira: clarinete
Samuel Martinelle: bateria

Informações e entrevistas:
Ana Reimann – (41) 9208.4048 (vivo) – anareimann@hotmail.com

Serviço:
Música: Edith de Camargo lança o álbum Sing Song
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 24 e 25 de setembro (terça e quarta)
Hora: 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)