quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dia da Criança vem aí e os pequenos querem iPhones, iPads e muito mais: “Mãe, se meu amigo tem, por que você não quer comprar um pra mim?”







Porque, como mostram Cássia D´Aquino e Maria Tereza Maldonado em Educar para o consumo (Papirus 7 Mares), atender a todos os desejos do filho pode transformá-lo em um consumista eternamente insatisfeito
O 12 de outubro está chegando e inúmeras crianças já estão com uma lista de pedidos pronta para apresentar aos pais, da qual constam inclusive itens caros e de alta tecnologia, como iPhones, iPads, videogames de última geração e muito, muito mais. Cada vez mais cedo os filhos pedem para os pais comprarem coisas. Qualquer coisa. E boa parte dos pais atende a todos os desejos de crianças e adolescentes, tornando-os extremamente consumistas e podendo, dessa maneira, prejudicar o futuro deles. Essa realidade é demonstrada – e combatida – pelas autoras Cássia D´Aquino e Maria Tereza Maldonado em Educar para o consumo: Como lidar com os desejos de crianças e adolescentes, da Papirus 7 Mares.
“Os pais não estão discernindo entre os desejos e as necessidades de seus filhos e, com isso, estão gerando crianças e adolescentes extremamente consumistas. Isso leva a uma confusão entre ter e ser – a criança cresce achando que ter algo é mais importante do que ser, ela se define pelo que usa e perde a oportunidade de desenvolver a riqueza interna”, diz a psicoterapeuta Maria Tereza.
Além disso, acrescenta que o consumismo exacerbado leva a criança a não saber diferenciar o que deseja do que realmente precisa e a não conseguir estabelecer prioridades na vida. “E Isso cria uma sucessão de desejos que leva a um consumo desenfreado, mas não resulta em satisfação: nunca esse buraco é preenchido, pois a satisfação vem pelo desenvolvimento como pessoa e não pelo que se possui”, diz.
Cássia D´Aquino, especialista em educação financeira, destaca que o fenômeno consumista entre as crianças brasileiras começa cada vez mais cedo. “Até pouco tempo atrás, a idade média em que uma criança pedia para que o pai comprasse algo era dois anos e oito meses. Hoje já é dois anos e três meses e isso vai cair ainda mais, rapidamente. Os modelos de família que temos hoje priorizam o consumo. Nos finais de semana os pais levam as crianças ao shopping para comprar, em vez de passear, brincar, passar o tempo com os filhos”, pontua.
O livro, resultado de uma conversa promovida pela editora entre as autoras, traz inúmeros relatos sobre o problema. Há, inclusive, crianças que se definem como “vítimas das vitrinas” e pais que compram smartphones para meninos e meninas que nem chegaram a um metro e trinta. As autoras mostram a influência perniciosa da publicidade, mas ressaltam que, por mais que ela exista, o comportamento consumista deriva da família e de genitores que não sabem dizer “não” e constantemente cedem a uma das frases mais ouvidas em casa: “meu amigo tem, então eu também quero”.
Maria Tereza e Cássia mostram as razões dessa ampla concessão, entre elas o medo (ingênuo) dos pais de não serem amados e gerarem grandes frustrações nos filhos se não cederem à comodidade de evitar uma discussão durante o tempo cada vez mais escasso que passam com as crianças
“A ideia de trauma, por exemplo, de que não se pode frustrar a criança, é a contramão de tudo o que há na psicanálise, que fala exatamente de ordenar, de disciplinar o desejo. Quando uma mãe fala sobre esse medo, pergunto se ela se lembra de algo que pediu aos próprios pais e eles negaram. Ela diz que sim e eu pergunto: você superou? Continuou a amar seus pais mesmo assim? É claro que sim! Sempre haverá gente que tem o que a gente não tem. É do ser humano invejar, mas cabe aos pais perceberem o que o filho pede porque apenas mimetiza o ambiente e aquilo de ele que realmente precisa. Não vejo razão para crianças de cinco ou seis anos terem um smartphone e isso acontece muito”, diz Cássia.
Maria Tereza destaca que muitas vezes os pais acatam os desejos consumistas dos filhos simplesmente por comodidade. “Acham que é mais fácil dar logo o que é pedido do que colocar limites. Mas é um pensamento limitado. É mais prático a curto prazo dar o brinquedo do que dizer não para a criança que está abrindo um berreiro no meio da loja, mas esta é uma visão de curto alcance. A médio e a longo prazo se cria um ser que cresce achando que o mundo lhe deve, que, por ser filho, o mundo deve lhe dar o que deseja. Ele não consegue regular o desejo nem discernir o que realmente quer”, alerta.
Nas 112 páginas do livro, o leitor se depara com um material riquíssimo e um alerta contundente. Mas encontra também um alento: existe uma saída para o dilema das crianças consumistas e ela está na readequação de valores da família.
“A família tem de se dar conta que é possível e importante decidir que tipo de futuro quer para os filhos. É preciso ser responsável pelo futuro dessa criaturinha na medida das nossas possibilidades, pensar em como os filhos serão dali a 25 anos se forem criados daquela forma. O capitalismo é cruel em quase todo o mundo, a publicidade é avassaladora, mas por que há famílias que conseguem fazer de uma maneira e outras não? Porque não seguem o modelo consumista: nenhuma influência externa é páreo ao exemplo que os pais dão aos filhos”, conclui Cássia.
“Consuma sem consumir o mundo que você vive. É preciso ter consciência de que o consumismo exacerbado não é o melhor modelo para a vida. Só com essa consciência e determinação surgirão pequenas e grandes ações para mudar esse cenário”, finaliza Maria Tereza.





Ficha técnica:
Educar para o consumo: Como lidar com os desejos de crianças e adolescentes
Cássia D’Aquino e Maria Tereza Maldonado
112 pp.
R$ 36,90


Sobre as autoras:
Maria Tereza Maldonado – Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, foi professora da PUC-Rio e da Universidade Santa Úrsula. Atua em projetos sociais de algumas ONGs, e, como consultora e psicoterapeuta trabalha com pessoas de todas as idades. É autora de vários livros e artigos especialmente na área de educação, e faz palestras em todo o Brasil.
Cássia D'Aquino – Educadora com especialização em crianças, pós-graduada em Ciências Políticas, é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Criadora e coordenadora do Programa de Educação Financeira em várias escolas do Brasil, é membro da International Association for Citizenship, Social and Economics Education (IACSEE). Atua como palestrante em congressos no Brasil e exterior. É a representante brasileira do Global Financial Education Program, iniciativa voltada para o desenvolvimento da educação financeira da população de baixa renda em todo o mundo. É ainda assessora de diversas instituições públicas e privadas para criação e desenvolvimento de programas de largo alcance. Entre outras, podem ser destacadas suas participações em projetos do Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Angola, BM&F Bovespa, Febraban, Serasa Experian e United States Agency for International Development (Usaid).

Werner Herzog é destaque da nova programação de cinema da FCC


A programação das duas salas de cinema mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba – a Cinemateca e o Guarani, no Portão Cultural – está passando por uma reformulação. A ideia é principalmente definir novos conceitos para ambas, para que passem a atrair públicos regulares e maiores.

Parte da programação de outubro ainda deve ser definida ao longo do mês. Por isso vale ficar atento ao site e às redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba. Mas uma das principais ações já começou em setembro, com a criação da Sessão Clássicos do Acervo. O primeiro filme exibido foi Ran, de Akira Kurosawa, que encheu a sala da Cinemateca.

O clássico escolhido para outubro é Fitzcarraldo, filme de Werner Herzog que conta a história de Brian Sweeney Fitzgerald, excêntrico empreendedor irlandês que, no século XIX, no apogeu do ciclo da borracha, sonha em construir um teatro de ópera no meio da Amazônia Peruana. A exibição acontece no dia 5, às 19h.

Mas o mês começa com a continuação da Mostra de Cinema Atual Espanhol, entre os dias 1º e 4. Em seguida, entre os dias 7 e 16, será exibida mais uma mostra, a de Cinema Japonês: Retrospectiva Mikio Naruse, um dos mestres do cinema oriental.

Já no Cine Guarani haverá programação fixa entre os dias 1º e 24, sempre às 16h, de terça-feira a domingo. A sessão exibida é a Curtas para a Primeira Infância, com curtas-metragens para as crianças escolhidos entre os melhores produzidos no Brasil nos últimos anos.

Entre os dias 25 e 31, o filme das 18h será o sul-coreano A Visitante Francesa, de Hong Sang-soo, que participou da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2012. Às 20h, é a vez da Mostra de Cinema Nikkei em Curitiba, composta por filmes de curta e longa metragem, e que visa exibir momentos da vida dos imigrantes japoneses, ainda pouco divulgados entre as comunidades nipo-brasileiras e de apreciadores da cultura daquele país.

Regularidade
“O importante é que nossos cinemas sejam locais que tenham fluxo de pessoas com regularidade. E que também sejam espaços de pensamento e discussão do cinema”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.




 
Para que isso aconteça, ele – que assumiu a coordenação da linguagem de Cinema e Audiovisual da FCC em junho – acredita que os locais precisam melhorar suas estratégias de divulgação. “Porém, antes disso, é necessário que tenham programações consistentes, regulares e temáticas”, completou.

Ideias não faltam. Entre os trabalhos que podem inspirar essas mudanças em Curitiba estão os que a Fundação Joaquim Nabuco vem promovendo no Recife, atraindo 60 mil pessoas por ano a sua sala de cinema. Projetos realizados em Fortaleza e Belo Horizonte também podem servir de modelo.

Cordiolli também lembra que, além de convênios com distribuidoras e outros municípios, é possível fortalecer parcerias internacionais, seja com consulados ou com outros órgãos estrangeiros que atuam em Curitiba. Outra possibilidade é replicar, nas salas curitibanas, a programação de mostras e festivais de outras cidades.

Serviço:
Sessão Clássicos do Acervo
FITZCARRALDO, DE WERNER HERZOG
Data: 5 de outubro
Horário: 19h
Local: Cinemateca de Curitiba
Ingresso: gratuito

Crônica da Urda - ARARANGUÁ

   ARARANGUÁ



                                               Foi o professor César Sprícigo quem fez o contato:
                                               - Podes?
                                               Agenda na mão, respondi:
                                               - Posso, mas só lá pelo final do ano.
                                               Fui na Primavera, em domingo de chuvinha leve, saindo do norte do Estado até lá quase no extremo-Sul, cinco horas ao volante numa estrada cercada de verdes. Araranguá era a ponta do meu caminho, e pareceu só um instante até chegar lá. Tinha combinado encontro no pátio da Igreja, e chamei o César num telefone público.
                                               - Estou aí num instante!
Aproveitei o instante para olhar a praça, e que praça, toda cheia de vida e de sonhos coloridos! Bem no meio, significando o coração da cidade, a Biblioteca Pública! Qual cidade, igual àquela, para ter uma Biblioteca Pública no lugar do coração? Deveria ser uma cidade muito especial mesmo, e bastava olhar em redor para ver, detrás de cada árvore da praça, um casal de namorados namorando! Bem difícil achar-se uma cidade assim, onde se podia namorar sem constrangimentos na praça principal, cercando o coração com as grandes emoções do amor!
Num instantinho o César e sua família chegaram, gente simpática, o César colega historiador, e historiador, quando se encontra, não acaba nunca de falar. Levaram-me para o hotel, para a gente se encontrar um pouco mais tarde, na casa dele. Vinham me buscar, mas soube que era ali pertinho.
- Vou à pé!
Grande idéia, aquela! Se não tivesse ido à pé, não teria visto o céu de Araranguá, e como era de perfeita madrepérola o céu de Araranguá! Fazia um pouco de frio, e eu podia sentir no cheiro do vento que ele vinha de um mar que devia ser próximo, enquanto observava as casinhas bem construídas, bem pintadas, e os terrenos baldios  com jeito de terem sido antigos sítios, com um pouco de grama, um pouco de árvores, tão lindo! Na casa do César, uma porção de professoras para conhecer, que a família, a mulher e os dois meninos lindos eu já conhecia. Faltava conhecer a dissertação de mestrado dele, que me matava de curiosidade – não é todo o dia que um historiador de Santa Catarina faz uma aprofundada pesquisa sobre a escravidão no nosso Estado!




Jantamos todos juntos em simpático restaurante, e era tempo de dormir, pois a manhã na escola começaria cedo. E já antes das sete e meia da manhã, de mãos dadas com o Padre Diretor do Colégio Murialdo, pedíamos as bênçãos para aquele dia que, sem dúvida, seria cansativo ... e maravilhoso! E foi, tão cansativo quanto maravilhoso! Turma por turma eu os conheci, a esses meninos e meninas de Araranguá, interessadíssimos em saber, em aprender, e tive contato com todas as séries, desde os grandões do terceirão, até os pequeninos da pré-escola. Ao meio dia, almocei na casa de uma professora, feijoada deliciosa, daquelas que dá um sono!           
Por que tinha ido lá? Porque o Colégio fazia 50 anos, e estava a comemorar. Bom colégio aquele, além das crianças e do Padre simpático, o que mais me encantou foi a maravilhosa casa na árvore que já vi na vida! Pena que não deu tempo de subir lá! Bem que queria ter ido, com a gurizada da pré-escola, mas o dia se esvaiu como um sopro. Num instante, o crepúsculo se aproximava e era hora de ir.
Lucrei um monte: trouxe no coração cada criança daquele colégio, a casa na árvore, o Padre Diretor, os professores simpáticos, o céu de madrepérola e o vento com cheiro de mar, e ainda por cima, uma cópia da dissertação de mestrado do César Sprícigo e muitas notícias históricas sobre escravidão! Isto sem contar a praça com biblioteca no coração e os corações pulsantes ao redor da biblioteca! Qualquer dia volto lá!

                       Urda Alice Klueger
                       Escritora, historiadora e doutoranda em Geografia pela UFPR
                       Blumenau, 27de Dezembro de 2005.

No mês de outubro tem Pequenos Contemporâneos no SESC Santo Amaro





O projeto Pequenos Contemporâneos, prevê a realização de uma série de shows, com diferentes artistas e estilos, dedicados às crianças. Shows inteligentes que agradam aos pequenos pela ludicidade e sagacidade; música de qualidade que apetece também aos adultos que partilham com os pequenos suas vidas. Trabalhos que versam direta ou indiretamente sobre as relações entre o universo adulto e infantil, que fomentam trocas entre pessoas em diferentes fases da vida, fases essas que se retroalimentam, se complementam e carentes de iniciativas culturais capazes de uni-las em um mesmo ato fruitivo-afetivo. Trabalhos artísticos infantis de gente grande: infantis, mas não infantiloides. O projeto que já recebeu em sua programação: Tum Pá (Barbatuques), Pequeno Cidadão (Edgard Scandurra, Antonio Pinto e Taciana Barros) e Kleiton e Kledir e o Grupo Tholl com o show Par ou Impar. Os shows interpretados e rearranjados foram os clássicos Saltimbancos (Chico Buarque), Arca de Noé (Vinicius de Morais) e Quero Passear (Grupo Rumo). O primeiro pelo grupo Bixiga 70 e cantores convidados como Anelis Assumpção, Alzira E., Mauricio Pereira e Skowa, o segundo por André Abujamra e músicos convidados como Kiko Dinucci, Melina Mulazani, Theo Werneck e metais da banda Móveis Coloniais de Acajú e o terceiro pela cantora Tulipa Ruiz.

O projeto Pequenos Contemporâneos tem por objetivo levar ao público parte da nova produção cultural brasileira, pesquisas musicais de qualidade, de artistas brasileiros “de peso”, relacionadas ao universo infantil. Shows que podem ser apreciados tanto por adultos quanto por crianças, propiciando momentos de compartilhamento entre estes e atendendo seus diferentes interesses. A intenção é incluir o público infantil e seus responsáveis – carentes de ações culturais que os atendam – na grade programática dos principais centros culturais brasileiros, democratizando assim o acesso à cultura para estes pequenos cidadãos. E, em última instância, incentivar novas pesquisas e produções relacionadas aos “pequenos brasileiros”, tendo em vista a carência destes no mercado musical brasileiro.
Para a edição na unidade do SESC Santo Amaro o projeto conta com a estreia de três atrações inéditas concebidas especialmente para compor a programação do mês das crianças que acontece entre os dias 05 e 27 de Outubro.
As atrações escolhidas para compor essa edição foram: B.Negão & Seletores de Frequência refazendo o Sitio do Pica Pau Amarelo, a banda Cidadão Instigado reconstruindo o clássico Plunct, Plact, Zuuum, Lucas Santtana recriando o Grupo Trem da Alegria e André Abujamra com o clássico Arca de Noé.

Um pouco sobre as atrações desta edição

A 3ª edição do projeto conta com a estréia de três clássicos infantis das décadas de 80 e 90: "Plunct, Plact, Zum" seriado clássico dos anos 80, clássicos do Trem da Alegria e "Sítio do Pica-Pau Amarelo"
Nos dias 05 e 06 de outubro a banda Cidadão Instigado relembra o clássico Plunct, Plact, Zum.
Você sabia? A música "Sereia" foi escrita por Nelson Motta e Lulu Santos especialmente para o seriado/musical "Plunct, Plact, Zuuum" na época interpretada pela cantora Fafá de Belém.
Dia 12 e 13 de outubro André Abujamra interpreta "Arca de Noé" de Vinicius de Moraes. O álbum foi lançado em 80 e teve vários intérpretes cantando músicas de cunho infantil. Esse álbum, aliás, originou um especial para a televisão.
E pra somar no groove nos dias 19 e 20 de outubro chega B.Negão & Seletores de Frequência para refazer o Sítio do Pica-Pau Amarelo. A série estreou no dia 07 de março de 1977, conservando o cenário rural, característica da produção de Monteiro Lobato. Permitindo uma ligação grande das crianças com a natureza.

A recriação do Trem da Alegria fica por conta do cantor e compositor Lucas Santtana nos dias 26 e 27 de outubro.
O Trem da Alegria foi um projeto musical iniciado pelo compositor Michael Sullivan. Michael Sullivan foi o maior compositor para o Trem da Alegria, sendo o primeiro CD do grupo infantil quase exclusivamente com suas músicas.

Capa do novo álbum do Jota Quest traz arte de Mel Ramos






Prestes a lançar seu sétimo disco de inéditas, os mineiros do Jota Quest divulgam a capa do novo álbum intitulado "Funky Funky Boom Boom"

(imagem em anexo)
.
 Trata-se da clássica tela "Martini Miss", de Mel Ramos, grande representante da pop-art e contra cultura norte-americana, que ganhou fama mundial após começar a pintar suas sensuais pin-ups ao lado de logomarcas famosas, no final dos anos 60.

A ideia ganhou força quando o baixista PJ, fã do trabalho de Mel Ramos, se encontrou pessoalmente com o artista, hoje com 78 anos, que se mostrou empolgado com a possibilidade de ter uma de suas telas na capa de álbum de uma banda brasileira. O próprio Mel intermediou pessoalmente a liberação do uso da obra junto ao Modernism Inc. de São Francisco, na Califórnia. Esta não é a primeira vez que o artista vê uma de suas telas estampando capas de discos. Nos anos 90, bandas como Blur e Rage Against the Machine tiveram a mesma inspiração. A direção de arte é assinada pelo designer e fotógrafo mineiro Antônio Andrade, editor-chefe da revista Cake.

Com lançamento confirmado para a primeira semana de novembro, “Funky Funky Boom Boom”, produzido pelo norte-americano Jerry Barnes, com co-produções de Adriano Cintra (Ex-CSS e atual Madrid) e Pretinho da Serrinha (Seu Jorge e Trio Preto+1), terá 15 faixas e chega às lojas pela Sony Music nos formatos: digital, CD, e edição especial em vinil. O álbum foi gravado no estúdio Minério de Ferro em Belo Horizonte (MG) e marca o retorno do Jota Quest às influências da black music, que pontuaram sua chegada a cena pop-rock brasileira, no final dos anos 90.

O primeiro single
do álbum,
"Mandou Bem" http://www.vevo.com/watch/jota-quest/mandou-bem/BRSME1300762, foi lançado em agosto e já está entre as 10 músicas mais executadas nas rádios
do Brasil. A faixa conta com a participação especial de Nile Rodgers, lendário guitarrista e produtor da banda Chic, também conhecido por trabalhos clássicos com Madonna, David Bowie, INXS, Duran
Duran, Daft Punk, entre outros.


Mais informações: http://www.jotaquest.com.br/

Projeto Minas Criativa é tema da próxima reunião da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG

Projeto Minas Criativa é tema da próxima reunião da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG


A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, presidida pelo Deputado Gustavo Perrela, se reúne semanalmente para debater temas correlatos às atividades que a nomeiam, tais como a política e o sistema regional de turismo, o fomento da produção industrial, do comércio, do turismo e do cooperativismo; a política econômica, os planos e os programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento integrado do Estado e as relações internacionais que envolvam negociações nas áreas de turismo, indústria e comércio, bem como a participação no Mercosul e em outros blocos econômicos.

Em relação ao setor turístico, a comissão vem sendo bastante atuante e, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, tem promovido debates específicos relacionados ao Projeto Minas Criativa. A próxima reunião a tratar do assunto acontecerá no dia 08 de outubro, terça-feira.

Projeto Minas Criativa - tem por objetivo induzir e potencializar o desenvolvimento de setores que usam a criatividade, talento e tradição como principais insumos de produção e geração de riqueza, emprego e renda. É uma ferramenta de incentivo aos setores criativos que encontram na atividade turística uma de suas formas de promoção e comercialização.

As reuniões são realizadas todas as terças-feiras, às 14h30min, na ALMG. São abertas ao público e suas deliberações estão disponíveis no site da ALMG.
 

PROGRAMAÇÃO CINE GUARANI | SEMANA DE 04 A 10 DE OUTUBRO DE 2013



De 04 a 10 de outubro de 2013 – 16h (terça a domingo):

CURTAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Este programa convida as crianças a cantar, a dançar e a desenhar! Os curtas-
metragens aqui reunidos foram escolhidos entre os melhores produzidos

no Brasil, nos últimos anos, para as crianças pequenas. As músicas dão o

tom alegre dos filmes e animações, que dançam ao som de violinos, flautas

e pandeiros: as crianças da platéia vão querer marcar o ritmo com os pés e

aprender a cantar junto. Alguns filmes se baseiam em divertidos textos de

poetas famosos, outros brincam com a cultura popular brasileira, seus coloridos

e seus mitos. Outros ainda ensinam a desenhar e a cuidar do nosso belo

planeta brincando. E alguns querem mesmo0 é fazer rir! Numa amostra de

diferentes técnicas e estéticas, todos celebram a força da imaginação infantil

e compõe a nova safra de produções culturais de qualidade para as crianças

brasileiras.

Total do programa: aproximadamente 55 minutos

O BURRICO E O BEM-TE-VI (BR/SP, 2008 – 7’ - DVD – animação - cor)

Direção: Maurício Squarise

CRIANÇA NÃO TRABALHA (BR/MG, 2006 – 2’ - DVD – animação – cor)

Direção: Marcelo Branco

DESENHAR É MUITO FÁCIL (BR/RJ, 2007 – 4’ - DVD – animação – cor)

Direção: Pedro Pazelli

A LÍNGUA DO NHEM (BR/MG, 2006 – 2’ - DVD – animação – cor)

Direção: Marcelo Branco

A FESTA QUE CAIU DO CÉU (BR/RJ, 2008 – 14’ – DVD – ficção – cor)

Direção: Karen Akerman

A TERRA A GASTAR (BR/SP, 2009 – 6’ - DVD – animação – cor)

Direção: Cassia Itamoto e Celina Kurihara

BOITATÁ (BR/MG, 2005 - 4’ – DVD – animação – cor)

Direção: Marcelo Branco

 A GALINHA DOROTÉIA E A SEMENTE DOURADA (BR/RJ, 2008 – 3’ - DVD

– animação - cor)

Direção: Andressa Lyrio do Couto

O SAPO CHULÉ (BR/SP, 2008 – 7’ – DVD – animação – cor).

Direção: Paulo José

AQUARELA (BR/RJ, 2003 – 5’ – DVD – animação – cor).

Direção: André Koogan Breitman e Andrés Lieban

Classificação livre

Ingresso gratuito

De 04 a 10 de outubro de 2013 – 18h e 20h (de terça a domingo)

Dia 04/10 (sexta) – 18h

Dia 05/10 (sábado) – 20h

Dia 06/10 (domingo) – 18h

Dia 08/10 (terça) – 20h

Dia 09/10 (quarta) – 18h

Dia 10/10 (quinta) – 20h

HARLAN COUNTY (USA, 1976 – 103’ – documentário – 35mm). Direção

Barbara Kopple

Em 1973, trabalhadores de uma mina de carvão na cidade de Harlan County,

no Kentucky, entram em greve. Os patrões se recusavam a assinar contrato

com os mineiros, todos ligados ao sindicato United Mine Workers of America.

Durante mais de um ano os trabalhadores encamparam uma batalha judicial

que enveredou inclusive para a violência.

Classificação 12 anos

Ingresso gratuito

Dia 04/10 (sexta) – 20h

Dia 05/10 (sábado) – 18h

Dia 06/10 (domingo) – 20h

Dia 08/10 (terça) – 18h

Dia 09/10 (quarta) – 20h

Dia 10/10 (quinta) – 18h

REFERENDO (BR/RS, 2012 – 90’ – documentário - blu-ray). Direção: Jaime

Lerner

No dia 23 de outubro de 2005 o Brasil votou em uma eleição incomum. Não

se tratava de eleger partidos, nem representantes para cargos legislativos ou

executivos, tratava-se de responder SIM ou NÃO a uma pergunta: o comércio

de armas e munição deve ser proibido no Brasil?

Classificação 12 anos

Ingresso pago: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia)

Portão Cultural

Cine Guarani

Av. República Argentina, 3430 - Portão

Funcionamento: de terça a domingo, sessões normalmente às 16h, 18h e 20h

O acesso ao Cine Guarani a partir das 19h é pela portaria do estacionamento

Fone: 3345-4051

Programação de Cinema - Fundação Cultural de Curitiba - de 4 a 10 de outubro de 2013

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | SEMANA DE 04 a 10 DE OUTUBRO DE

2013

Dia 04 (programação final)

MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL

Reunindo-se mais uma vez para oferecer ao público o melhor da

cinematografia espanhola dos últimos anos, a Conselheria Cultural da

Embaixada da Espanha no Brasil e o Instituto Cervantes promovem a oitava

edição da MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL.

Esta edição se compõe de cinco produções representativas da vasta seleção

realizada em 2011. A estréia de jovens diretores espanhóis que acabam de

sair das escolas de cinema e obras premiadas nos festivais espanhóis mais

tradicionais tais como o Goya e o Festival de Málaga, fazem parte das atrações

desta edição. A mostra contém uma radiografia sobre as diferentes formas de

desafiar a produção e criação cinematográfica atual. Trata-se de um conceito

que serve para evidenciar as distintas maneiras nas quais o cinema espanhol

busca explicar o mundo no qual se produz e ao que procura dirigir-se. O

programa inclui filmes de cinema de gênero, de conteúdo social, comédias ou

de cinema histórico. Filmes na versão original em espanhol com legendas em

português.

Dia 04/10 – 16h e 20h:

ARRIYA (2011 – 101’ – ficção – DVD)

Direção: Alberto Gorritiberea

Arriya (a pedra) é um olhar para o nosso tempo, ao nosso povo Vasco, uma

chamada a uma esperança desde um presente ancorado no passado, no

coletivo, em uma pesada pedra que subjaze desde o início da memória. Maria

busca Peru pelas ruas da aldeia, com a boina que este perdeu no caminho.

A família de Peru e a de Maria selam um confronto, uma disputa que se

transforma e uma viagem sem retorno, o futuro do povo e de seus habitantes.

Uma jumenta, um cavalo..., e uma pedra: a pedra.

Classificação livre

Ingresso gratuito

Dia 05 – 14h:

Programação para o evento CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO

CURTAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Preparem as crianças para uma sessão de alegria e muita cantoria. Os filmes

desta seleção, entre os melhores de 2010 e 2011, vão agradar as crianças

pequenas mostrando um cinema bonito, divertido e livre de apelos comerciais.

A música é vital em todos eles. Vários se baseiam em cantigas brasileiras

tradicionais, como Sabiá, Pombinha branca e o episódio Escravos de Jó, da

série Galinha pintadinha, atualizando essas preciosidades da nossa cultura

por meio de desenhos animados. Em outros filmes, ouve-se jazz, música

experimental e canções contemporâneas, que mostram o quanto o cinema

brasileiro está atento ao amor das crianças pela música. Ainda por cima, todos

os curtas-metragens têm graça e finais felizes, garantindo uma experiência

cultural plena de fantasia – e risadas! Classificação: Livre.

SONHANDO PASSARINHOS (BR, 2011, ficção, cor, 11’). Direção: Bruna

Carolli

GALINHA PINTADINHA - ESCRAVOS DE JÓ / ELEFANTE / O MEU

GALINHO(BR, 2008-2010, animação, cor, 6’). Direção: Marcos Luporini e

Juliano Prado

DOCE BALLET(BR, 2010, animação, cor, 4’). Maira Fridman

MUSICAIXA(BR, 2010, animação, cor, 2’). Jackson Abacatu

UMA ESTRELA NO QUINTAL(BR, 2010, animação, cor, 7’). Danielle Divardin

O ENTREGADOR(BR, 2011, animação, cor, 4’). Direção: Rogério Beltrame

Nicoleli

POMBINHA BRANCA(BR, 2010, animação, cor, 3’). Direção: Fernando

Augusto Dias da Silva

A PALAVRA MUDA(BR, 2010, animação, cor, 5’). Direção: Alê Machado

SABIÁ(BR, 2010, animação, cor, 3’). Direção: Maurício Squarisi

Duração total do programa: 45 minutos

Classificação livre

Ingresso gratuito

17h:

GARIMPO CINEMATECA – 16 MILÍMETROS – SESSÃO CURITIBA:

FORMAÇÃO E URBANIZAÇÃO (reprise do programa exibido dia 05/09)

Total do programa: 83 minutos

SANTA FELICIDADE – RELIGIÃO (PR, 1952/55 – 9’ – 16mm – documentário).

Direção: Wladimir Kozak.

Documentário sobre uma procissão no bairro de Santa Felicidade até a

chegada na igreja matriz.

ROÇA (PR, 1985 – 14’ – 16mm – drama). Direção: Hugo Mengarelli. Elenco:

Irineu Adami, Marlene Araújo, Luis Melo.

Drama rural sobre o êxodo do campo e a marginalidade.

A MARGEM DE BELÉM (PR, 1989 – 13’ – 16mm – documentário). Direção:

Francisco Alves dos Santos

Documentário sobre os favelados que residiam a margem do Rio Belém -

Curitiba.

CURITIBA AMANHÃ (PR, 1966 – 12’ – 16mm – documentário). Direção: Sylvio

Back.

Documentário sobre a cidade de Curitiba, ressaltando os projetos da URBS

(Companhia de Urbanização e Saneamento). Projeto de construção do Centro

Comercial do Portão, conjunto residencial para servidores municipais no

Pilarzinho e reforma do centro urbano.

CURITIBA UMA EXPERIÊNCIA EM PLANEJAMENTO URBANO (PR, 1974 –

15’ – 16mm – documentário). Direção: Sylvio Back.

Documentário sobre o planejamento urbano de Curitiba durante a gestão

do Prefeito Jaime Lerner, feito pelo IPPUC e pela URBS. Focaliza as áreas

verdes, equipamentos de lazer infantil e transporte coletivo, especialmente os

ônibus expressos. Pontos da cidade: Rua XV, CIC, Praça Generoso Marques,

Praça Rui Barbosa, Parque Barigui, Parque São Lourenco, Parque Barreirinha,

Passeio Público, Praça Osório, Teatro Paiol, Largo da Ordem (Casa Romario

Martins), Feira de Artesanato, Relógio das Flores.

TÍTULO: (PAVIMENTAÇÃO) (PR, década de 60 – 10’ – 16mm –

documentário). Companhia Produtora Produções Cinematográficas Guaíra –

Julio Krieger.

Documentário sobre os processos de pavimentação de ruas de Curitiba.

RUA XV (PR, década de 70 – 10’ – 16mm – documentário). Direção: Silvio

Vander Machado.

Descrição de vários aspectos da vida em Curitiba, a partir da Rua XV, primeira

rua para pedestres do Brasil, o contato do homem com a cidade e o lazer.

Classificação livre

Ingresso gratuito

19h:

CLÁSSICOS DO ACERVO

FITZCARRALDO (Peru/Alemanha, 1982 – 150’ - ficção – 35mm). Direção:

Werner Herzog. Com Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy

Início do século XX. Brian Sweeney Fitzgerald, mais conhecido como

Fitzcarraldo (Klaus Kinski), é um homem extremamente determinado que

possui a louca ideia de construir uma casa de ópera no meio da floresta

amazônica.

Classificação 14 anos

Ingresso gratuito

Dia 06 – 15h

BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

Performance da artista Margit Leisner

Ingresso gratuito

De 07 a 16

MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS: RETROSPECTIVA MIKIO NARUSE

Entre 07 de outubro e 16 de outubro serão apresentados 13 filmes de Mikio

Naruse na Cinemateca de Curitiba, com projeção em 35mm e legendas

eletrônicas em português.

É uma mais que rara oportunidade de conhecer a obra de um dos mestres,

muito particular, do cinema do Oriente.

Naruse iniciou sua carreira no início da década de 1930, última fase do cinema

mudo. Dirigiu 89 filmes até 1967, quando se afastou da sua atividade por

motivo de doença.

Faleceu em 1969.

Em seus trabalhos, o cineasta explorou críticas aos valores sociais típicos do

Japão, enfatizando as questões femininas, tendo como resultados, um estilo

simples e melancólico e ao mesmo tempo com toques de humor.

Tendo como cenários principais os interiores das casas das mulheres

trabalhadoras, tinha como a sua marca principal, a utilização de movimentos

mínimos das câmeras associados aos efeitos dos contrastes de luzes e

sombras para obter as expressões.

O seu reconhecimento internacional como um dos grandes produtores do

Japão, ao lado de Akira Kurosawa e Yasujiro Ozu, só veio quase dez anos

após a sua morte.

O ciclo de 13 filmes de Naruse será uma oportunidade única de vê-los

numa sala de cinema. As cópias em 35mm foram enviadas de Tokyo pela

Fundação Japão, para exibições em várias capitais do Brasil, tendo Curitiba, a

Cinemateca da Fundação Cultural, como ponto de partida.

Dia 07 – 18h:

TSURUHACHI TSURUJIRO |Tsuruhachi Tsurujiro (1938 – 89’ – P&B –

35mm). De Mikio Naruse. Com Kazuo Hasegawa, Isuzu Yamada, Kamatari

Fujiwara.

Um dos poucos filmes históricos de Naruse, cuja ação se desenrola no início

do século 20. É também uma história de amor, de encontros, discussões

e reencontros entre as duas personagens que dão título ao filme. Ela toca

shamisen e ele é cantor. Naruse afirmou que se sentiu particularmente à

vontade ao realizar este filme: “Ía de encontro aos meus gostos”

20h:

QUANDO A MULHER SOBE A ESCADA | Onna ga kaidan wo agaru

toki (1960 –111’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Keiko Hideko

Takamine, Fujisaki Masayuki Mori, Junko (recepcionista de Keiko) Reiko

Dan, Kamatsu (gerente do bar) Tatsuya Nakadai, Sekine Daisuke Kato.

Keiko, que ficou viúva quando seu marido morreu em um acidente de carro, é

a senhora contratada de um bar no luxuoso bairro de casas noturnas Ginza. O

dono do bar, reclamando da baixa nas vendas, insiste para que ela venda seu

corpo para manter os clientes que mais gastam, mas Keiko se recusa, mesmo

se isso significar perder clientes como Minobe, que estabeleceu Yuri, uma das

antigas recepcionistas de Keiko, em seu próprio bar.

Dia 08 – 18h:

FAMÍLIA TRABALHANDO | Hataraku ikka (1939 – 65’ – P&B – 35mm). De

Mikio Naruse. Com Musei Tokugawa, Noriko Honma, Akira Ubukata.

Definitivamente um dos tecnicamente mais maduros e impressionantes filmes

iniciais de Naruse. É considerado o ponto de inflexão que determinou o estilo

e tom do famoso diretor. Por este filme rápido, de 65 minutos, conhecemos a

história de um pai desempregado, que depende de seus nove filhos para se

sustentar.

20h:

NUVENS DE VERÃO | Iwashigumo (1958 – 135’ – cor – Scope - 35mm).

De Mikio Naruse. Com Yae Chikage Awashima Okawa Isao Kimura, Wasuke

(irmão de Yae) Ganjiro Nakamura, Tane (esposa) Nijiko Kiyokawa, Hatsuji

(primeiro filho) Keiju Kobayashi, Shinji (segundo filho) Yoichi Tachikawa Junzo

(terceiro filho) Kunio Otsuka.

Yae, que perdeu seu marido na guerra, administra uma pequena fazenda

com sua sogra, enquanto cria seu único filho, Tadashi. Okawa, um repórter

agrícola da filial local de um jornal de Tóquio a entrevista sobre as recentes

reformas agrícolas e os dois se tornam grandes amigos. O irmão mais velho

de Yae, Wasuke, um pai de 7 filhos, pede que os dois, Okawa e Yae, atuem

como intermediários no arranjo do casamento de seu filho mais velho, Hatsuji.

Eles visitam a noiva prometida, Michiko, e descobrem, por uma estranha

coincidência, que sua mãe é a primeira esposa de Wasuke, que foi expulsa de

casa pelo pai de Wasuke, ainda no início do casamento.

Dia 09 – 18h:

ATORES ITINERANTES | Tabi yakush (1940 -71’ – 35mm). De Mikio Naruse.

Com Kamatari Fujiwara.

Divertida comédia sobre atores que interpretam as patas traseiras e

dianteiras de um cavalo em uma peça de teatro e que sentem que sua arte é

menosprezada. Quando o empresário que financia a peça decide substituí-los

por um cavalo de verdade, a dupla decide vingar-se.

20h:

NUVENS FLUTUANTES | Ukigumo (1955 – 124’ – P&B – 35mm). De Mikio

Naruse. Com Hideko Takamine, Masayuki Mori, Mariko Okada.

Nuvens Flutuantes, um dos filmes mais intensos e tristes de Naruse, conta

a história de um amor e desamor, que se desenrolam ao longo de vários

anos, com os encontros, desencontros e reencontros entre uma mulher e seu

amante.

Dia 10 – 18h:

A CHEGADA DO OUTONO | Aki tachinu (1960 – 80’ – P&B – 35mm)

. De Mikio Naruse. Com Shigeko Fukaya Nobuko Otowa, Hideo

(filho) Kenzaburo Osawa, Tsunekichi Yamada (tio) Kamatari Fujiwara,Sakae

(esposa) Natsuko Kahara, Shotaro (filho) Yosuke Natsuki, Harue

(irmã) Chisako Hara, Tomioka Daisuke Kato.

Uma viúva recente, Shigeko, vai à casa de seu irmão em Tóquio com seu filho,

que estudava na sexta série, Hideo. Shigeko arranjou para que Hideo vivesse

com seu irmão, que possui uma banca de legumes, enquanto ela trabalha

na hospedagem MishimaInn próximo dali. Tendo crescido no campo, Hideo

não está acostumado à cidade e prefere a companhia de seu bichinho de

estimação, Riki, que um dia, por infelicidade, desaparece.

20h:

CORRENTEZA | Nagareru (1956 – 117’ – P&B – Padrão - 35mm) De Mikio

Naruse. Com Rika Kinuyo Tanaka Tsutayakko Isuzu Yamada, Katsuyo (filha

de Tsutayakko) Hideko Takamine, Nanako Mariko Okada, Someka Haruko

Sugimura, Ohama Sumiko Kurishima

Realizado em 1956, ano em que a prostituição foi proibida no Japão,

“Correnteza” explora o funcionamento interno de um mundo em mudança,

onde gueixas tradicionais enfrentam a iminente queda de seu modo de vida e o

fantasma da prostituição.

Dia 11 – 18h:

CHUVA REPENTINA | Shu-u (1956 – 92’ – P&B – Padrão - 35mm).

De Mikio Naruse. Com Ryotaro Namiki Shuji Sano Fumiko (esposa)

Setsuko Hara, Ayako (sobrinha) Kyoko Kagawa, Nenkichi Imasato Keiju

Kobayashi Hinako (esposa) Akemi Negishi.

Fumiko está estagnada num relacionamento de quatro anos com Ryotaro. Eles

vivem em uma área residencial de Tóquio. Ryotaro trabalha em uma empresa

de cosméticos no centro da cidade que passa por dificuldades financeiras.

Como suas vidas são monótonas, eles vivem de pirraça um com o outro.

Fumiko o atormenta por ser tão insensível e está infeliz com sua situação. Eles

são incapazes de concordar com alguma coisa ao fazer os planos. Até que

Fumiko resolve experimentar outras coisas na vida.

20h:

NUVENS DISPERSAS | Midare Gumo (1967 – 108’ – Scope – P&B – 35mm).

De Mikio Naruze. Com Yuzo Kayama, Yoko Tsukasa, Mitsuko Kusabue,

Mitsuko Mori.

O casal na mesa perto da janela parece mais feliz do que qualquer outra

pessoa no restaurante. Eda Hiroshi, que trabalha em um escritório do governo,

foi promovido e sua esposa, Yumiko, está grávida. A felicidade do casal parece

que irá durar para sempre, mas, na verdade, terminará no fim daquela tarde.

Dia 12 – 18h:

FAMÍLIA TRABALHANDO | Hataraku ikka (1939 – 65’ – P&B – 35mm). De

Mikio Naruse. Com Musei Tokugawa, Noriko Honma, Akira Ubukata.

20h:

TORMENTO | Midareru (1964 – 98’ – P&B – Scope – 35mm). De Mikio

Naruse. Com Hideko Takamine, Yuzo Kayama. Aiko Mimasu, Mitsuko

Kusabue, Yumi Shirakawa.

Tendo ficado viúva durante a guerra após apenas 6 meses de casamento,

Reiko quase reconstrói sozinha a loja de bebidas da família do marido, após ter

sido bombardeada. Dezoito anos depois, porém, sua loja e outros pequenos

negócios estão perdendo concorrência para um novo supermercado no final

da rua. Como se isso não fosse suficiente, Reiko precisa se esquivar das

cunhadas que desejam se livrar dela, casando-a, além de tomar conta do

violento cunhado mais novo, Koji.

Dia 13 – 18h:

A VIDA DE CASADO | Meshi (1951 – 97’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse.

Com Ken Uehara, Setsuko Hara, Yukiko Shimazaki, Yôko Sugi.

Baseado em romance inacabado de Fumiko Hayashi, relata o drama de um

casal que se muda para um bairro humilde em Osaka, após o fim da Segunda

Guerra Mundial. O amor vai aos poucos se confrontando com as dificuldades

financeiras do casal. Cansada de sua rotina e descontente com a chegada de

uma prima do marido, Michiyo abandona sua casa e volta para Tóquio, onde

tenta iniciar uma nova vida.

20h:

CORRENTEZA | Nagareru (1956 – 117’ – P&B – Padrão - 35mm) De Mikio

Naruse. Com Rika Kinuyo Tanaka Tsutayakko Isuzu Yamada, Katsuyo (filha

de Tsutayakko) Hideko Takamine, Nanako Mariko Okada, Someka Haruko

Sugimura, Ohama Sumiko Kurishima

Dia 14 – 18h:

MAMÃE | Okaasan (1952 – 98’ – P&B – 35mm). De Mikio Naruse. Com Kinuyo

Tanaka, Kyôko Kagawa, Eiki Okada

A história de uma pobre e trabalhadora mãe com um marido doente, que se

sacrifica para sustentar a família num subúrbio de Tóquio. Naruse apresenta

um compassivo, resignado, e comovente exame da luta humana, perseverança

e sacrifício. Sobrepondo a inocência e o otimismo da juventude com a

austeridade da vida do Japão pós-guerra, Naruse reflete a gradual erosão da

esperança em face da mudança e da incerteza.

20h:

A CHEGADA DO OUTONO | Aki tachinu (1960 – 80’ – P&B –

35mm). De Mikio Naruse. Com Shigeko Fukaya Nobuko Otowa, Hideo

(filho) Kenzaburo Osawa, Tsunekichi Yamada (tio) Kamatari Fujiwara,Sakae

(esposa) Natsuko Kahara, Shotaro (filho) Yosuke Natsuki, Harue

(irmã) Chisako Hara, Tomioka Daisuke Kato.

Dia 15 – 18h:

ATORES ITINERANTES | Tabi yakusha (1940 -71’ – 16mm). De Mikio

Naruse. Com Kamatari Fujiwara.

20h:

TSURUHACHI TSURUJIRO |Tsuruhachi Tsurujiro (1938 – 89’ – P&B –

16mm). De Mikio Naruse. Com Kazuo Hasegawa, Isuzu Yamada, Kamatari

Fujiwara.

Dia 16 – 18h:

CHUVA REPENTINA | Shu-u (1956 – 92’ – P&B – Padrão - 35mm).

De Mikio Naruse. Com Ryotaro Namiki Shuji Sano Fumiko (esposa)

Setsuko Hara, Ayako (sobrinha) Kyoko Kagawa, Nenkichi Imasato Keiju

Kobayashi Hinako (esposa) Akemi Negishi.

20h:

NUVENS DISPERSAS | Midare Gumo (1967 – 108’ – Scope – P&B – 35mm).

De Mikio Naruze. Com Yuzo Kayama, Yoko Tsukasa, Mitsuko Kusabue,

Mitsuko Mori.

Classificação 14 anos para todos os filmes

Ingresso gratuito para todos os filmes da mostra

Dia 13 – 16h

Lançamento mundial do filme AO SUL ELES FORAM (BR/Islândia - 2013 - 54’

– documentário – DVD)

Direção: Sigursteinn Másson

A Islândia era um dos países mais pobres da Europa no século XIX. Foi de

lá que veio para o Brasil um dos menores grupos de imigrantes de que se

tem notícia. 2013 marca o sesquicentenário da chegada desses islandeses

em Curitiba e região. Desprovidos de tudo, porém alfabetizados, esses

imigrantes valorizaram a educação de seus filhos, que logo começaram a ter

uma participação expressiva na política, na economia, nas ciências e na vida

religiosa num país desconhecido para seus pais. Esta é a saga fabulosa de

determinação e conquista, um testemunho de vínculos que se esgarçaram mas

jamais se romperam completamente. Hoje, um século e meio depois, as novas

gerações voltam a resgatar as suas raízes.

Classificação livre

Ingresso gratuito

Cinemateca

Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às

22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.

Informações: (41) 3321-3252

Bianca Jhordão e Mariana Belém participam do workshop "A Criança na Era Digital", dia 05, na FNAC Pinheiros









Agenda - Workshop - A Criança na Era Digital


Depois de conquistar jovens e adultos, os tablets caíram literalmente nas graças e nas mãos das crianças que mal sabem falar mas já deslizam seus dedinhos pelas telas buscando seus vídeos e brincadeiras preferidos. Para falar sobre a relação das crianças com a tecnologia, será realizado nessa sábado, dia 05 de outubro, às 15h, na Fnac – Pinheiros, o workshop - A Criança na Era Digital. O encontro contará com a presença da Dra. Betina von Staa, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, especialista em tecnologia educacional  e autora de vários livros, entre eles o “Eles sabem (quase) tudo: o que ainda é preciso ensinar e o que se pode aprender com nativos digitais”; com a cantora e blogueira Mariana Belém, do blog Mamãe de Primeira Viagem; com Juliano Prado e Marcos Luporini, criadores da Galinha Pintadinha, o maior fenômeno do entretenimento infantil, David Diesendruck, presidente da Redibra, e Sergio Bastos, CEO da Tectoy. A apresentação e mediação da discussão estará a cargo de Bianca Jhordão, apresentadora do programa Fala + joga da Play TV e vocalista da banda Leela.


Quando: sábado, 05 de outubro de 2013
Hora: das 15h às 16h
Local: Fnac – Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34)
Aberto ao público

Somos Loucos por História - 25% de desconto!

A História está no DNA da Editora Contexto. Há mais de um quarto de século estamos publicando obras fundamentais da área. Não é por acaso: somos loucos por História.
Queremos celebrar essa vocação com você que é nosso leitor. Para isso, fechamos uma parceria imperdível com um de nossos parceiros de longa data, a Livraria Cultura.
Durante o mês de outubro, 20 livros selecionados estarão à sua disposição com 25% de desconto. Nas lojas e no site. Corra e aproveite!



Roberta Campos é convidada de Fernanda Takai no Conexão SP


  
A cantora e compositora Roberta Campos fará uma participação muito especial no festival Conexão SP. Na próxima quinta-feira (03), ela é convidada de Fernanda Takai para cantar três músicas na apresentação no Auditório Ibirapuera.

Esse encontro já ocorreu anteriormente em Belo Horizonte, num dos shows de Roberta na capital mineira e na edição carioca do Conexão. Elas cantarão juntas “Antes que Seja Tarde”, do Pato Fu, e, de Roberta, “Pedaço do Céu” e o sucesso “De Janeiro a Janeiro”, trilha da novela “Sangue Bom” (Globo), destaque em vendas no iTunes e uma das músicas mais executadas nas rádios do país. O clipe http://www.youtube.com/watch?v=8nOEO7Hm7rg já ultrapassou a marca de 6 milhões de views no YouTube.

Fernanda Takai apresentará um repertório que mescla vários momentos importantes de sua carreira solo como intérprete, sem deixar de incluir algumas composições importantes que fizeram história no Pato Fu. Entre elas “Ritmo da Chuva”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Bem” e “Debaixo dos Caracóis”. Fernanda Takai estará acompanhada de uma nova banda: Mônica Agena (guitarra), Nath Calan (bateria), Camila Lordy (teclado e vocais) e Thiago Braga (baixo).


Sobre o Conexão SP
O Programa Conexão, patrocinado pela Vivo, é uma plataforma de difusão da música brasileira que articula ações em rede pelo Brasil e já é considerado um dos maiores projetos socioculturais do país. Após 13 anos, chegou à cidade de São Paulo sua ação mais recente: um circuito gratuito de shows instrumentais, com produção da Do Brasil projetos e eventos, diários e consecutivos durante um mês.

Fernanda Takai convida Roberta Campos - Conexão SP
Local: Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, 0 - Parque do Ibirapuera - Portão 3 São Paulo - SP )
Data: 03/10 (quinta-feira)
Horário: 21h
Ingressos: R$ 20
               R$ 10 (meia-entrada)
Classificação Livre

ALEXANDRE BUNEDER É UM DOS DESTAQUES DO BRASIL NO 15º JET WAVES WORLD CHAMPIONSHIP




O gaúcho do Porto Alegre confirmou presença no evento, que acontece de 25 a 27 deste mês, na praia de Iró, em Laguna (SC).

 

O gaúcho Alexandre Buneder é um dos destaques do Brasil no 15º Jet Waves World Championship (campeonato de manobras com jet ski nas ondas). O piloto de Porto Alegre confirmou presença nas disputas que acontecem de 25 a 27 deste mês, na praia do Iró, em Laguna, no litoral de Santa Catarina. O evento também corresponde a terceira e última etapa do circuito mundial e reunirá ainda, competidores dos Estados Unidos, França, Itália, Argentina, África do Sul, Ucrânia, entre outros.

Buneder sempre teve bom desempenho nas edições anteriores do Jet Waves World Championship e novamente tentará brigar pelas primeiras colocações. Em 2009 participou da fase classificatória e foi até as quartas de final perdendo para o francês Romain Stampers. No ano seguinte, o gaúcho disputou a fase de classificação e chegou até as quartas de final novamente, quando foi eliminado pelo francês Pierre Maixent, hexacampeão mundial. Em 2012, Buneder terminou na sexta colocação.

Seu objetivo agora é ir mais longe e, para tanto já vem treinando e fazendo os acertos no seu equipamento para deixar tudo em ordem para as disputas na praia do Iró. O piloto de Porto Alegre tem no currículo os títulos nas categorias Freestyle Amador 2006 e Freestyle Expert 2007, no Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Em 2008 foi vice-campeão nacional no Freestyle Profissional, ficando atrás do catarinense Alessander Lenzi, que soma 13 títulos na competição.

A programação do 15º Jet Waves World Championship tem início no dia 25, às 8 e prossegue até às 17 horas. No dia 26, a movimentação começa às 9h30 e prosseguirá até às 16h30. No dia 27, a programação será aberta às 10 horas e vai até às 16 horas.

Marcelo Brandão (Tchello), presidente da Federação de Esportes Radicais, informa aos pilotos que participarão do 15º Jet Waves World Championship, que será proibido andar com o equipamento fora da área do evento. “Por questão de segurança de todos, ficará proibido aos pilotos andar com o jet em outro local, que não seja a área reservada para competição”, ressaltou.

O 15º Jet Waves World Championship tem a organização da FER (Federação de Esportes Radicais), com patrocínio da Jet Shark e apoio da Prefeitura Municipal de Laguna, Revista Nautica e Nautica Sul, Triefe promoções, ProNáutica Jet Ski, FlyBoard Oficial Brasil, Acatmar, AWA e sancionado pela IFWA (International FreeRide WaterCraft Association).

Mais informações nos sites: www.jetwaves.com.br e www.laguna.sc.gov.br

Sampa Music Festival 10 apresenta este domingo CPM 22, Gloria, Rancore, Deny (ARG) e JohnWayne






Evento acontece no dia 6 de outubro, no Espaço Victory, em SP. Serão 12h ininterruptas de puro rock.

O Sampa Music Festival, considerado o maior festival independente de Rock do Brasil, orgulhosamente celebra, este domingo (06/10), a sua décima edição. Sucesso de público e de critica, o evento organizado pelas agências Venus One e Sob Controle, este ano traz um cast especial. Como já é de tradição, o Sampa Music reunirá, em dois palcos, as bandas que mais se destacam no cenário pop rock nacional, além de revelar os novos nomes do underground paulista.

Estão confirmadas as performances dos grupos:





Atualmente o CPM 22 retoma a parceria com a Universal Music e é a mais nova atração do casting de artistas nacionais da gravadora. O primeiro projeto entre Universal Music, CPM 22 e XYZ Live, empresa responsável pelo gerenciamento da carreira da banda em conjunto com Alexandre Ramos, será um projeto acústico, que inclusive contou com a participação especial de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) que será lançado entre setembro e outubro deste ano.




Atração mais pedida pelo público de todas as edições do festival, a banda paulista retorna aos palcos do evento após completar dez anos de carreira e ser a única banda nacional a subir ao palco mundo do Rock in Rio 2011 no Dia do Metal. Sucesso do underground ao mainstream, o Gloria gravou seu primeiro DVD durante a oitava edição do festival e fará o show de lançamento no Sampa Music 10.

Ainda como destaque do festival se faz presente em seu line-up as bandas Rancore e Johnwayne. Para esta edição comemorativa, o festival recebe pela primeira vez uma atração internacional: a banda Deny, uma das sensações do rock argentino.

De acordo com a produção, com este line-up de peso, a intenção do Sampa Music Festival 10 é quebrar todos os records do evento. “Conseguimos reunir os principais nomes do cenário nacional e fizemos um grande investimento em estrutura visual e sonora para proporcionar um belo espetáculo”, explica Régis Renan, um dos idealizadores.

O Sampa Music Festival surgiu em 2009, com o intuito de revelar ao público o que há de novo no rock nacional enquanto curte os shows dos seus ídolos. “Participar de eventos como este é uma via de duas mãos, pois dá notoriedade para bandas desconhecidas que são muito boas enquanto a gente pode ver de perto o que está rolando na cena, além de confraternizar com os amigos que estarão no festival”, afirmou Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno.

Cerca de 200 atrações já passaram pelos palcos do festival. “Nosso objetivo sempre foi promover o encontro e a troca de experiências entre as novas bandas e aquelas que já faziam sucesso”, explica Régis Renan. Bandas como Fresno, CPM 22, Strike, Restart, Gloria, Forfun, são alguns dos nomes que marcaram o Sampa Music Festival. “É o maior festival do Brasil”, declarou o vocalista da banda Scracho, Diego, após se apresentar na quinta edição.

SERVIÇO SAMPA MUSIC FESTIVAL 10
CPM 22, Glória, Rancore, Johnwayne e Deny (Argentina)
Data: 6 de outubro de 2013 (domingo)
Local: Espaço Victory
End: Rua Major Ângelo Zanchi, 825 – Penha (ao lado do Metrô Penha)
Hora: das 10 às 23 horas
Ingressos: R$ 30 a R$ 100 (ver tabela completa)
Classificação etária: Menores de 12 anos somente acompanhados do responsável
Abertura da casa: 1h antes do início do evento
Acesso para deficientes.
Site e para compras online: www.sampamusicfestival.com.br
Telefone para informações: (11) 5061-5878
- Não será permitida a entrada de pessoas portando qualquer tipo de alimento, bebidas e objetos cortantes. Chapelaria: R$ 5,00.


INGRESSOS:

PREÇOS POR SETORES - Configuração: “Pista”
PREÇO ÚNICO
PISTA COMUM 1º lote (de 07 à 17/08)
R$ 30
PISTA COMUM 2º lote (de 18/08 a 03/10)
R$ 40
PISTA COMUM 3º lote (04 à 06/10)
R$ 50
PISTA PREMIUM (lote único – apenas 100 ingressos)
R$ 100

PONTOS DE VENDA:

SÃO PAULO
Galeria do Rock
Rua Vinte e Quatro de Maio, 62 – República - 1º andar - Loja 255
Tel.: (11) 3361-6951

Sick'n'Silly Rock & Tattoo Store
Alameda Jaú, 1529 (esquina com a Rua Augusta) - Jardins / SP
Tel.: (11) 3081-3899

Ska Skate Rock - Loja 1
Rua Capitão Avelino Carneiro, 359 - Penha / SP
Tel.: (11) 2646-4988

Ska Skate Rock - Loja 2
Avenida Amador Bueno da Veiga, 2359 - Vila Esperança / SP
Tel.: (11) 4111-8810

SANTO ANDRÉ
Metal CD's
Rua Dona Elisa Fláquer, 184 - Centro
Tel.: (11) 4994-7565

SÃO BERNARDO DO CAMPO
Age Of Dreams
Rua Marechal Deodoro, 1754 - Loja 33 - 2º andar - Galeria "Z" - Centro
Tel.: (11) 7616-6861