De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Frankowicz, cedo ou tarde, um artista pesquisador irá se deparar com textos de línguas estrangeiras, seja uma entrevista, uma prosa ou um poema. Apesar da barreira linguística ser cada vez menor, a publicação propõe alguns questionamentos. "De que forma esse artista se relaciona com esses autores e seus textos, o que é o artista-tradutor? Como textos de lugares com outros contextos afetam uma produção que nasce num aqui, como se dão essas traduções, o que se perde e o que se ganha? Como visualizar semelhanças entre tradução e esfera pública?, aponta Frankowicz"
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
ARTISTAS FAZEM TRADUÇÕES LIVRES E APONTAM DIFERENTES CAMINHOS EM NOVA PUBLICAÇÃO
De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Frankowicz, cedo ou tarde, um artista pesquisador irá se deparar com textos de línguas estrangeiras, seja uma entrevista, uma prosa ou um poema. Apesar da barreira linguística ser cada vez menor, a publicação propõe alguns questionamentos. "De que forma esse artista se relaciona com esses autores e seus textos, o que é o artista-tradutor? Como textos de lugares com outros contextos afetam uma produção que nasce num aqui, como se dão essas traduções, o que se perde e o que se ganha? Como visualizar semelhanças entre tradução e esfera pública?, aponta Frankowicz"
Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares lançam programação da FLINK Sampa
Artistas e autoridades estiveram reunidas no lançamento da festa literária, que terá neste ano o tema “Eu quero Respirar!”. Entre eles, o atleta Robson Caetano; os atores Milton Gonçalves e César Melo; além de Vera Eunice, filha da escritora Carolina de Jesus, patrona da FLINK 2014.
Desemprego surpreende e atinge 7,5% no mês de julho
A taxa de desemprego medida pelo IBGE surpreendeu negativamente os analistas, que esperavam que o nível de desocupação passasse de 6,9% em junho para 7% no mês de julho, tendo registrado de fato crescimento para 7,5% no mês passado. Na comparação com o mesmo período de 2014, a taxa de desemprego passou de 4,9% para os atuais 7,5%, tendo se elevado em todas as regiões metropolitanas pesquisadas. O aumento do desemprego se deveu, em grande medida, ao crescimento da população não ocupada, que apresentou alta de 9,4% entre junho e julho e 56% na comparação com julho de 2014. Já a população ocupada se manteve estável, tendo variado negativamente em setores como indústria (- 4%) e construção civil (-5,2%), mas se ampliando em setores como educação, saúde e serviços públicos (4,2%). O emprego com carteira assinada também apresentou redução, de 1,5% na comparação com junho e 3,1% em relação a julho de 2014, tendo o rendimento médio real habitual recuado 2,4% na comparação com o mesmo mês de 2014.
Comentário: O rápido crescimento do desemprego aparece como uma das preocupações centrais do governo, que após lançar o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), anunciou ontem a constituição de linhas de crédito de bancos públicos para empresas que mantiverem seus trabalhadores empregados. Apesar disso, a situação se deteriora rapidamente, pois muitos jovens que estavam fora do mercado de trabalho estudando e se qualificando se veem obrigados a procurar empregos, dada a queda na renda da família e eventual perda de emprego dos pais. A reversão deste cenário só ocorrerá quando o processo recessivo no qual adentrou a economia brasileira for estancado, fato que certamente não ocorrerá caso se insista em aprofundar o malfadado “ajuste” que nos trouxe a situação atual. Conforme já apontado até por analistas liberais, a estratégia do “ajuste” fracassou pois errou em seus pressupostos, minimizou os efeitos recessivos e não foi capaz de recuperar a confiança da economia brasileira, jogando-a em uma espiral descendente. A saída deste cenário passa pela recuperação da capacidade de investimento do Estado, seja através de parcerias com o setor privado (concessões e PPPs) ou aumento dos investimentos públicos, assim como pela redução das injustificáveis taxas de juros que dilapidam os resultados fiscais do Brasil, impondo excessivo custo à dívida pública. A combinação de aumento dos investimentos, câmbio desvalorizado e juros mais baixos pode recriar as condições mínimas para o aumento da demanda e da confiança empresarial, revertendo o atual cenário recessivo no médio prazo e assentando as bases para um novo projeto de desenvolvimento nacional, que deve conter muitos outros elementos além da política de curto prazo aqui sugerida. A insistência e aprofundamento do “ajuste” fiscal apenas reforçará a espiral recessiva atual, sendo incapaz de reverter o grave cenário fiscal e de falta de confiança, arriscando as conquistas econômicas e sociais dos últimos doze anos.
Shopping Jardim das Américas recebe exposição cultural “PET ART”
Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Curitiba
Telefone: (41) 3366-5885
Projeto resgata a memória da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Para promover o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural da Vila Nossa Senhora da Luz, desde o ínicio do ano, o projeto "Nossa Vila" realizou uma série de atividades com a comunidade do bairro curitibano. Por meio de oficinas de fotografia, práticas de pesquisa, levantamento documental, olhares etnográficos e maquete, os moradores da região puderam colaborar para a construção e reconstrução da história da primeira experiência de Cohab (Companhia de Habitação Popular) no país.
O resultado desta pesquisa participativa será conhecido nesta sexta-feira (20), das 14h às 17h, com a realização de uma intervenção e mostra no Terminal do CIC. No sábado, Lourenço Cezar da Silva conversa com a comunidade sobre o Museu da Maré, no Rio de Janeiro. Reconhecido e premiado, o espaço fundado em 2006 surgiu das narrativas dos moradores do Complexo da Maré.
O cenário deste projeto é a Vila Nossa Senhora da Luz, bairro da cidade de Curitiba notoriamente conhecido por ter sido a primeira experiência de COHAB (Companhia de Habitação Popular) no país. Inaugurada em 13 de novembro de 1966, pelo então presidente da República, Humberto Alencar Castello Branco, em pleno regime militar. A Vila, como é carinhosamente chamada pelos moradores da cidade, traz as marcas da expansão urbana de Curitiba e de determinadas concepções da cidade e do acesso à ela.
20/08 – 19h
Mesa redonda: Caminhos e lugares da memória
Lourenço Cezar da Silva (Museu da Maré)
Profª Laura Perez Gil (MAE)
Ronaldo Corrêa (PROEC)
Patrícia Martins (Projeto Nossa Vila)
Intervenção no Terminal do CIC
Mostra dos resultados do projeto
Bate-papo com Lourenço Cezar da Silva (Museu da Maré) e convidados no CRAS Vila Nossa Senhora da Luz
Musical infantil destaca cultura popular brasileira
Programação especial na Casa da Leitura comemora aniversário de Paulo Leminski
Dupla de dança flamenca é atração no Paiol
”Idas e Vindas”, espetáculo de dança flamenca, com Gladis Lee e Juliana Martinez.
Inscrições abertas para oficina de literatura com Maria Alzira Brum Lemos
Já estão abertas as inscrições para a oficina “Literatura hoje: conhecer, experimentar, criaré” com orientação da escritora bilíngue, Maria Alzira Brum Lemos. As atividades acontecem a partir do dia 31 de agosto no Palacete Wolf e têm como objetivo discutir a literatura atual, trabalhando a utilização do texto biográfico, edição criativa, a mistura de gêneros, linguagens e disciplinas.
Durante as quatro sessões da oficina, os participantes irão divulgar seus textos em tempo real via twitter. As aulas são dirigidas a escritores, estudantes, professores de literatura, gestores culturais e curiosos. É desejável conhecimento básico de espanhol para leitura. Os alunos deverão contar também, se possível, com computadores, celulares, câmaras fotográficas e outros meios para produzir o material e colocá-lo nas redes sociais.
Horário: 19h às 22h
Local: Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Largo da Ordem)
Valor: R$150
Público: Adulto
Informações e Inscrições: coordenacaodeliteratura@fcc.
TRIBALTECH DIVULGA INFORMAÇÕES SOBRE CAMPING
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
MOSTRA DE FILMES TRAZ DEBATE SOBRE SEXUALIDADE E POLÍTICA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA