Após 8 anos de sucesso em São Paulo,
chega ao Rio de Janeiro a peça
Palhaços
Uma comédia mal intencionada
de um palhaço intragávelestreia no dia 4 de julho, no Poeirinha
A divertida tragicomédia Palhaços, escrita pelo brasileiro Timochenko Webhi ((1943 - 1986), chega ao Rio de Janeiro após temporada de grande sucesso em São Paulo. A direção é de Gabriel Carmona.
Em cena, o palhaço Careta (Dagoberto Feliz) recebe em seu camarim o fã Benvindo (Danilo Grangheia), que vai cumprimentá-lo após o espetáculo.
O visitante quer ver o reverso do palco, numa busca por algo que nem ele mesmo sabe o que é. O que era para ser um diálogo agradável vira um jogo cômico-surreal, no qual o palhaço vai desmontando os sonhos mais puros e os desejos mais imundos de seu fã, que percebe que toda a sua intencionalidade para com a vida são nulas em relação ao grande mistério que é viver.
Essa é a ferramenta do palhaço, assim como o cirurgião tem seu bisturi, o palhaço tem o patético para operar o homem; para operar a sua alma.
Como não poderia deixar de ser, a peça é uma comédia, no sentido mais simples: ela faz rir, e muito. Não pela quantidade, mas pela qualidade. Não se trata do riso momentâneo, é um riso que ecoa no recôncavo da alma, trazendo alegria e reflexão, destruindo o velho para dar lugar a um jeito mais leve de ver a vida, menos grave, menos se levando a sério.
A estreia acontece no dia 4 de julho, com espetáculos de quinta a domingo, no teatro Poeirinha, em Botafogo. A temporada vai até 25 de agosto de 2013.
Serviço:
Palhaços
Texto: Timochenko Webhi
Direção: Gabriel Carmona
Atores: Dagoberto Feliz e Danilo Grangheia
Estreia: dia 4 de julho – quinta-feira
Temporada: até 25 de agosto. Quinta a sábado, às 21h, domingos às 19h.
Gênero: Tragicomédia
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Capacidade: 60 lugares
Ingressos: R$ 30,00 /R$ 15,00
Bilheteria: de terça a sábado, das 15h às 21h e domingo das 15h às 20h30.
Pela internet: www.compreingressos.com
11. 2121.4070
Local: Teatro Poeirinha
Rua São João Batista, 104 – Botafogo - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2537.8053
www.teatropoeira.com.br
Sobre o autor
Timochenco Wehbi (Presidente Prudente SP 1943 - São Paulo SP 1986).
Desponta nos primeiros anos 1970 através de uma dramaturgia construída sobre personagens densas, surpreendidas em momentos de solidão, memórias e lembranças, nas obscuras zonas que interligam o real e o imaginário. Formado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Timochenco acompanha vivamente o desenvolvimento do teatro na região do ABC paulista, sendo um dos fundadores do Grupo Teatro da Cidade, em Santo André, 1968.
Escreve a peça Palhaços em 1974, um duelo travado nos bastidores de um decadente circo, que opõe um palhaço profissional a um "palhaço da vida". Situações que tocam o absurdo da existência humana são aqui desenhadas em diálogos ríspidos.
A socióloga Dilma de Melo, comentando a produção de Timochenco, afirma: "Há nestas peças o predomínio de personagens constituídas por caracteres similares em sua relação com a realidade, em sua busca incessante de sobrevivência emocional. Figuras patéticas, tragicômicas, desarmadas e impotentes ante o mundo real, que para poderem existir, projetam sobre este mundo, seu próprio mundo, filtrado pelas fantasias, devaneios, aspirações. O confronto entre estes dois mundos leva, inevitavelmente, ao dilaceramento de suas individualidades, pois estes
personagens sucumbem por estarem empreendendo uma luta individual".
Sobre o Diretor
Gabriel Carmona
em Direção Teatral na ECA-USP e pelo teatro Escola Cpelia Helena, onde foi professor por 6 anos. Estudou Commedia dell’Arte na Itália e o método Stanislavsky no GITIS ( academoa Russa teatral), em Moscou. Estudou interpretação e direção com o grupo LUME, Cia do Latão e Tiche Viana.
Sobre os atores
Dagoberto Feliz - Pós-graduado pela Universidade de São Paulo e Membro de Gerência do Grupo Folias d’arte.
Danilo Grangheia - Formado pela Escola de Are Dramática EAD-ECA-USP e pela Mary Ward Centre of London.