sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EVOÉ ! TRIDUO MOMESCO

Enquanto os aspectos culturais e alternativos não pararem de transformar o CarneVale em um mero feriadão, seguindo a tradição brasileira voltaremos à nossa programação normal na próxima quinta-feira. Mas mesmo assim em nosso blog auxiliar o leitor poderá acompanhar os fatos e fotos do Reinado de Momo.


POSTAGENS DE CARNAVAL

Tudo sobre o Carnaval Cultural e Alternativo neste link

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

POSTAGENS DE CARNAVAL

Tudo sobre o Carnaval Cultural e Alternativo neste link



HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL AMERICANA de John D. Wright

E de repente, não mais que de repente, A Guerra Civil Americana Invade as mídias, suscita debates, e desenterra controvérsias. Tudo por conta de Lincoln, um Steven Spielberg Movie, que quer tudo, menos polemizar.


A Guerra Civil americana foi um períodos mais sanguinários (depois da quase extinção das tribos nativas americanas) e mais discutidos na história dos Estados Unidos. A escravidão pode ser vista ou nãoo como causa dessa guerra. E como John D. Wright mesmo fiz , dependendo da perspectiva adotada, pode-se defender um ou outro argumento. O certo é que Lincoln saiu dessa conhecido como "o Grande Libertador".

HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL AMERICANA
de John D. Wright


PÁGINAS:      224
FORMATO:      21 x 28 cm



O LIVRO

HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL AMERICANAA cronologia da Guerra Civil que definiu a formação política e social dos Estados Unidos  

Este livro traz as mais importantes batalhas, os principais conflitos, os mais importantes eventos e a descrição histórica abrangente de um dos períodos mais sanguinários e contravertidos da América do Norte. Ricamente ilustrado com fotos de personagens que vivenciaram e fizeram à história.

A Guerra Civil Americana é um dos momentos históricos mais importantes na formação econômica e social de todo mundo, notadamente nas Américas e Europa, nos últimos três séculos.
Este livro descreve toda a evolução do conflito, através de um texto objetivo e claro, em seqüência cronológica, que facilitará ao leitor a perfeita compreensão, dos envolvimentos e das conseqüências que a Guerra Civil promoveu e provocou.

O texto é ricamente ilustrado, mostrando personagens importantes e marcantes, em fotos inéditas e exclusivas de época.

A Guerra Civil Americana trouxe reflexos importantes a política, econômica e histórica brasileira.Um texto a ser apreciado por leitores que apreciam o prazer da história e dos conflitos da Guerra.




O AUTOR
JOHN D. WRIGHT é Doutor em comunicação pela Universidade do Texas e lecionou em três universidades norte-americanas. Foi repórter da revista Time e escreveu extensivamente para a People e a Reader’s. Escreveu dois livros anteriores sobre a Guerra Civil: The Language of the Civil War (2001) e o Oxford Dictionary of Civil War Quotations (2006). Contribuiu para vários outros livros, incluindo o Oxford Dictionary of National Biography, o Oxford Dictionary of British and American Culture e o Collins Dictionary of the English Language. Digest.





UM FILME
Lincoln Official Trailer #1 (2012) Steven Spielberg Movie 






O OUTRO LADO


Entrevista com Fountain Hughes, Baltimore, Maryland, 11 de junho de 1949

Aproximadamente 4 milhões de escravos foram libertados no final da Guerra Civil Americana. As histórias de alguns milhares foram transmitidas às gerações futuras por tradição oral, diários, cartas, registros ou transcrições de entrevistas. Apenas 26 entrevistas de ex-escravos gravadas em áudio foram encontradas, 23 das quais estão nas coleções do Centro da Cultura Popular Norte-Americana da Biblioteca do Congresso. Nesta entrevista, Fountain Hughes, de 101 anos, relembra sua infância como escravo, a Guerra Civil e sua vida nos Estados Unidos como um afro-americano, da década de 1860 até a década de 1940. Sobre a escravidão, ele diz ao entrevistador: "Naquela época, ocê num passava de um cão para alguns deles. Ocê nem mesmo era tratado como eles agora tratam os cães. Mas, mesmo assim, eu não gosto de falar sobre isso. Porque isso faz, faz as pessoas se sentirem mal, sabe. Ah, eu, eu poderia dizer muita, muita coisa que não quero dizer. E não vou falar muito mais."

OUÇA http://content.wdl.org/110/service/9990a.mp3

LANÇAMENTO










A OBRA IMPERDÍVEL DE MATEI VISNIEC



O teatro não carece apenas de novos e bons textos, carece sim de ousadia dos existentes serem publicados e divulgados a contento, um exemplo disso é a obra de Matéi Visniec que com ousadia a "É" publicará no Brasil de forma completa.

O dramaturgo Matéi Visniec, hoje com 56 anos, começou a escrever, na Romênia dos anos 1970, sob o regime de Nicolae Ceausescu. O autor, no entanto, sentia-se atraído pelas vanguardas do início do século 20 – sobretudo pelo surrealismo, dadaísmo e expressionismo. A união entre sua postura politizada e o aprofundamento subjetivo em seus textos agora pode ser conferida nas 13 peças publicadas até agora pela Editora É Realizações no Brasil.

A obra teatral de Visniec se resume a mais de 30 textos, que estão sendo lançandos gradualmente no Brasil pela editora. Sua dramaturgia se distingue por não focar presa ao teatro político convencional, nem a completa estilização. O autor mesmo caracteriza seu teatro  como “frequentemente político, mas não realista”.

Mais de 20 países já receberam montagens de textos de Matéi Visniec. Pelo menos dois deles foram encenados em palcos brasileiros: Um Trabalhinho para Velhos Palhaços, que teve uma montagem dirigida há 12 anos por André Paes Leme, e Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo, realizado seis anos atrás pelo diretor Luiz Furlaneto.

Já em Portugal coube ao Teatro Extremo a honra de levar à cena pela primeira vez no país uma das obras de Matéi Visniec, numa parceria artística com Joseph Collard, encenador e clown belga fundador do grupo “les founambules”. Uma peça que aborda o tema da competição feroz entre as pessoas e também as condições em que vivem os idosos na nossa sociedade. Uma proposta de reflexão às gerações futuras.

Na peça, respondendo a um anúncio, três velhos palhaços reencontram-se numa sala para serem recebidos em audição. Esperam conseguir uma oportunidade de emprego. Enquanto aguardam, relembram o seu velho passado, recheado de momentos de humor e sarcasmo.(de Matéi Visniec;com versão Portuguesa de José Henrique Neto e Encenação de  Joseph Collard e Fernando Jorge Lopes;)

Seus textos são habitados tanto por personagens ficcionais, mas muitas vezes personagens históricos aparecem, como os russos Meyerhold, em Ricardo III Está Cancelada,  Tchékhov, em A Máquina Tchékhov,  ou ainda o dramaturgo Samuel Beckett, em O Último Godot.

Saiba mais em http://www.visniec.com/home.html

DOIS LIVROS

Três Noites com Madox

de Matéi Visniec

Tradução: Roberto Mallet
Coleção Matéi Visniec
Edição 01
Formato: 11,7 X 21 cm
Número de Páginas: 64
Acabamento: Brochura

Lançamento: 2012

Um bar de província, em algum lugar à beira do mar. O som das ondas e da chuva, a sirene de um navio, pios de gaivotas... Quadro ideal para um filme policial B.
Porém, nada de inspetores fumando cachimbo, nenhum cadáver no armário. Mas um estranho noctâmbulo no centro de todas as conversas... Quem realmente passou três noites com Madox? Algum dia alguém saberá?
O autor é mestre na arte de embrulhar as pistas, conduzindo seus personagens, com humor, através do fino fio do real e mantendo-os em equilíbrio à beira do abismo profundo do absurdo e das suas próprias contradições.

Os Desvãos Cioran ou Mansarda em Paris com Vista para a Morte

de Matéi Visniec

Tradução: Luiza Jatobá
Coleção Matéi Visniec
Edição 01
Formato: 11,7 X 21 cm
Número de Páginas: 104
Acabamento: Brochura
Lançamento: 2012

Nos escreve Gilles Losseroy - O teatro é povoado de personagens que proferiram palavras filosóficas. Ninguém se espanta, portanto, de ver um filósofo chegar ao patamar de personagem. Mas se as intenções de Vladimir e Estragon podem se tornar filosóficas, é porque são antes de tudo teatrais. (...) Inversamente, se o filósofo aparece em cena para discorrer como nos seus livros, assistiremos – na melhor das hipóteses – a uma conferência. Não se pode, portanto, deixar de ficar legitimamente prudente diante do projeto de teatralização de Cioran por Matéi Visniec. Incluindo no título o nome do filósofo, o autor anuncia claramente sua paleta. (...) A personagem principal se chama, portanto, Cioran. E mais: Emil Cioran – e não Emil C., por exemplo – e seu texto é recheado de referências ao pensamento e à vida do filósofo. Não resta, portanto, qualquer dúvida. Cioran é a matéria-prima dessa peça de um autor até agora mais ligado à alegoria e ao fantástico grotesco do que à biografia ou à filosofia (...)



Assista
Ficelle - Extrait de "L'homme poubelle" de Matéi Visniec





LANÇAMENTOS

Editora É Realizações

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Vida sem Graça de Charllynho Peruca de Gustavo Piqueira



A Vida sem Graça de Charllynho Peruca    

     

de Gustavo Piqueira


    16x23 cm.
    120 páginas
    4x2
   
     Volta e meia a Biruta me surpreende, me deixa biruta de verdade. Quando acho que já vi de tudo  no universo infanto juvenil, záz, eles trombam minha caixa postal, quase derrubam a samambaia, enchem de areia minha porta e me fazem feliz. Estou feliz com a capa , digamos naife, com as fotos de uma São Paulo que tanto quero, amo e odeio. Com o machucado mas vivo Centrão Velho , revi os passos de gente grande e moleques. Tive de me lembrar de uns caras que zanzaram alí, e que rapinho já se foram. Descuti com o Plinio Marcos, irritei o Marcos Rey, e até me indispus com o Belmonte. E tudo por culpa de quem? Desse cara de vida sem graça chamado Charllynho Peruca que o genial Gustavo Piqueira me apresentou. (E.C.)


          
           
O LIVRO

O título A vida sem graça de Charllynho Peruca já diz: a vida dele é sem graça mesmo.

Mas, por trás de uma aparente monotonia nas andanças do menino que entrega sanduíches da lanchonete do pai, surge um relato sensível das esperanças, sonhos e trapalhadas do jovem Charllys.

Bem que este livro também poderia se chamar São Paulo, a cidade sem graça. Porque, ao contrário do que acontece geralmente, seu centro histórico é apresentado sem enquadramentos favoráveis, que revelam tesouros escondidos.

Também não explora ângulos apelativos, “denunciando” suas mazelas.

Não, Não. Seu roteiro é mais sutil e humano. Nada de itinerários pitorescos, nada de turismo. Nada de óculos 3D, microscópios ou cenografia. Aqui, tanto São Paulo quanto Charllynho só podem ser enxergados pela medida dos nossos olhos.

Agora pense bem: existe modo melhor para se ver de verdade alguma coisa, seja ela a geografia de uma cidade ou a paisagem sentimental de menino?
   
O AUTOR
Gustavo Piqueira
dirige a Casa Rex (www.casarex.com \http://www.casarex.com//), casa de design com bases e São Paulo e Londres e é o designer com mais trabalhos selecionados na história da Bienal ADG de Design Gráfico (48) além de ter recebido dois prêmios Jabuti e diversos prêmios internacionais de design.

Gustavo também já publicou 10 livros entre eles os fictícios como "Marlon Brando - Vida e Obra" (Martins Fontes, 2008) e "Manual do Paulistano Moderno e Descolado" (Martins Fontes, 2007), e os infanto-juvenis "A Vida sem Graça de Charllynho Peruca" (Biruta, 2009) e "Eu e os Outros Pioneiros da Aviação" (Escala Educacional, 2007), ambos selecionados para o PNBE 2010.

Entre 2000 e 2004 foi diretor da Associação dos Designers Gráficos do Brasil e entre 2000 e 2005 deu aulas na Faculdade Senac. Também desenha alfabetos e ilustra livros infantis.




um lançamento

   
           

Lua de mel de James Patterson com Howard Roughan





Lua de mel

de James Patterson

com Howard Roughan



224  pags

O LIVRO



 Uma vida que parece um conto de fadas

Linda, sexy e bem-sucedida, Nora Sinclair é desejada pelos homens e invejada pelas mulheres. E sua vida tem tudo para ficar ainda mais perfeita quando seu namorado, o atraente e rico Connor Brown, pede sua mão em casamento.

Mas o que para muitos seria o começo do “felizes para sempre”, para Nora é a contagem regressiva para “até que a morte os separe”.

Uma sucessão de acontecimentos misteriosos

Coisas muito estranhas ocorrem às pessoas próximas a Nora, principalmente aos homens que entram em sua vida. E isso acaba despertando o interesse do FBI. Sarcástico, malicioso e implacável, o agente John O’Hara é esperto o suficiente para saber que belas fachadas podem esconder grandes perigos. Se há algo de errado com Nora, ele é o homem certo para descobrir.

Um detetive dividido entre a justiça e a obsessão

Mas a primeira coisa que O’Hara vai aprender é que Nora não seduz os homens, simplesmente. Ela os domina. Quanto mais tempo o agente passa perto dela, mais confuso se sente, até já não ter certeza se ainda está em busca da verdade ou se virou prisioneiro de uma atração que pode ser fatal.

EXPERIMENTE...

Nora Sinclair é uma requisitada designer de interiores, sofisticada, sedutora e inteligente. Ela acaba de ficar noiva de Connor Brown, um administrador de fundos de investimento muito rico. Tudo parece perfeito na vida dos dois, mas dias depois do pedido de casamento Connor morre de repente. A necropsia indica óbito por parada cardíaca. No entanto, essa morte súbita pode esconder o crime perfeito.

Para sua grande surpresa, Nora é procurada por um corretor que lhe diz que ela é a única beneficiária de um seguro de vida milionário deixado pelo noivo. O que ela jamais poderia imaginar é que alguém se interessaria pelos muitos mistérios que a cercam.

Ao mesmo tempo, em outro canto da cidade, um homem mantém uma jovem refém. A única pessoa capaz de salvá-la é um estranho que atende pela alcunha de Turista. No centro desse caso há uma peça-chave: uma mala cheia de segredos.

O agente do FBI John O’Hara é chamado para investigar. Sarcástico e perspicaz, o detetive é especialista em improvisar e consegue manter a frieza até nos piores momentos.

Será que esses casos têm algo em comum? Enquanto corre para salvar sua vida, O’Hara vai aprender que uma mulher tem muitas armas. A sedução é apenas uma delas.

          


O AUTOR
 









LEIA UM TRECHO


UM LANÇAMENTO


A PÁTRIA DOS CURADORES de Sandra Nuñes


A PÁTRIA DOS CURADORES

de Sandra Nuñes


Tipo de Capa: Brochura
Edição: 1ª edição - 01/2013
Número de Páginas: 216




O LIVRO
A Pátria dos Curadores é um mapeamento inédito da história da cura espiritual no Brasil, desde o Brasil colônia até João de Deus. A autora faz uma descrição empolgante e detalhada da vida e do trabalho espiritual dos médiuns de cura mais proeminentes do país. Paralelamente, a  autora investiga e explica os conceitos mais importantes por trás  da medicina espiritual. Esta que é a mais completa obra de referência sobre a cura espiritual brasileira, certamente enriquecerá a visão de mundo de todos que se interessem pelos aspectos científicos e filosóficos da cura espiritual.



A AUTORA
SANDRA NUÑEZ é diplomada em Antropologia, Ciências Sociais e Estudos Latino-americanos, na University of California de Irvine e Los Angeles. Estudou espiritualidade ao longo de toda a vida e atualmente é doutoranda do programa de Psicologia da Saúde da Capella University. Os seus estudos acadêmicos e viagens a lugares sagrados enriqueceram a sua experiência e conhecimento espiritual, que agora ela compartilha em benefício de uma sociedade mais humanitária. Sandra cresceu em Imperial Valley, uma comunidade fronteiriça da Califórnia, e atribui a sua a essa experiência a sua sensibilidade à multiplicidade cultural e tolerância religiosa. Ela colaborou na redação de vários livros, incluindo uma enciclopédia sobre psicologia multicultural e uma obra sobre práticas de cura latino-americanas. Sandra mora no sul da Califórnia. www.soulharmonics.org


LEIA AQUI O PRIMEIRO CAPITULO DO LIVROhttp://issuu.com/grupoeditorialpensamento/docs/p_tria_dos_curadores?mode=window


Decifrando Milagres - America Latina


 


UM LANÇAMENTO