Unidade Shopping Eldorado
Início dia 12 de fevereiro
A aventura é companheira de todas as aulas.
Ministrado por professores especializados
em dar aulas para alunos entre 6 e 13 anos,
esse curso tem como foco a transformação da sala em um espaço lúdico,
repleto de magia e de aventuras. Em meio a exercícios que
mais parecem brincadeiras, é oferecida uma experiência única,
em que os alunos aprendem a se socializar, a exercer seu poder
de comunicação, enfrentam seus medos e,
invariavelmente, acabam por vencer a timidez.
Mais acima de tudo, é no meio do mundo mágico do teatro,
que os alunos descobrem a importância das palavras cooperação
e responsabilidade, pois elas são a base de qualquer espetáculo.
Estímulos que certamente vão ajudar
a formar mais que alunos: vão formar cidadãos.
Terças-Feiras das 14h30 às 17h30
Início dia 15 de fevereiro
Sábados em 2 horários:
Manhã: 9h às 11h50
Tarde: das 14h40 às 17h20
Início: 12 de fevereiro
Idade: dos 6 aos 13 anos
Duração: 5 meses
Preço: 1ª parcela R$ 90,00.
mais 4 x R$ 198,00
Referente ao figurino e produção
+ 2 x R$ 109,50
Local: Teatro Escola Macunaíma
Unidade Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 - 3º piso
Informações e reservas :
www.macunaima.com.br
11. 3217 3400
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Estão abertas as inscrições para o Curso Infantil do Teatro Escola Macunaíma
SOS EGITO V
Internet favorece mobilização apartidária em regimes fechados Rede ajuda articulação de cidadãos comuns, mas também é utilizada por governos autoritários para monitorar dissidência
Manifestante mostra cartaz que diz "Facebook contra todos os injustos" durante protesto no Cairo contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak
Na tentativa de explicar o que levou milhares de manifestantes a lotar as ruas de países do mundo árabe nas últimas semanas, analistas internacionais citaram, além da insatisfação popular com as dificuldades econômicas e a falta de liberdade política, vídeos no YouTube, posts no Twitter e relatos no Facebook. Em países como Tunísia e Egito, a internet ajudou a compor movimentos heterogêneos, apartidários e sem lideranças claras.
Atribuir as históricas revoltas no mundo árabe somente à circulação de informação na internet é ignorar as dificuldades econômicas e políticas de países que há décadas estão sob regimes autoritários. Na Tunísia, o primeiro a levar a insatisfação às ruas, a população jovem foi motivada a protestar principalmente por causa do aumento nos preços dos alimentos, a alta taxa de desemprego e a falta de oportunidades em uma sociedade extremamente fechada. Mas, utilizando a internet, eles conseguiram mais do que divulgar datas e locais de protesto: organizaram um movimento forte e multiplicaram a repercussão de suas ações.
Um dos estopins dos protestos na Tunísia foi a divulgação de um vídeo no qual um vendedor imola-se na cidade de Sidi Bouzid, em protesto contra o confisco de suas mercadorias por policiais. Filmado por tunisianos que estavam no local munidos de seus telefones celulares, o vídeo foi publicado no YouTube, compartilhado em redes sociais e transmitido pela emissora Al-Jazeera, alcançando grande número de espectadores árabes e, depois, ganhando o noticiário internacional. Sem a liderança de um partido ou organização específica, milhares se revoltaram contra o governo.
Para Faraz Sanei, pesquisador da organização Human Rights Watch, a internet impulsiona esse tipo de movimento sobretudo em países sob regimes políticos fechados, onde grupos opositores que poderiam liderar os protestos não têm permissão para atuar ou são vistos como poucos confiáveis. “Em locais onde é difícil emergir um líder natural, a internet facilita a mobilização dos cidadãos comuns”, afirmou, em entrevista ao iG.
O professor David Anderson, que leciona Política Africana na Universidade de Oxford, no Reino Unido, concorda. “No Egito e na Tunísia, a oposição é fragmentada e muito fraca. Por isso, os movimentos sociais oferecem uma base mais coerente para dissidência e protesto”, explicou.
Segundo ele, nos últimos dois anos a internet e os telefones celulares tiveram importância na organização de movimentos sociais em diferentes partes da África e no mundo árabe. Ele recomenda, porém, “cautela” ao analisar “onde esse tipo de mobilização pode nos levar”. “Esses movimentos carecem de coerência política, e não está claro se as alianças criadas durante os protestos vão se traduzir em algo concreto”, afirmou.
No Egito, o passo posterior à revolta parece ser a preocupação de grande parte dos manifestantes. “Onde isso vai dar?”, questionou o ativista egípcio Gasser Abdel-Razeq, em entrevista ao jornal americano “The New York Times”. “Como criar uma liderança que possa representar essas pessoas sem dividi-las?”
Até agora, grupos opositores como a Irmandade Muçulmana e líderes como o Prêmio Nobel da Paz de 2005 Mohamed ElBaradei ocuparam papel coadjuvante nos protestos. “Aqui todo mundo está andando sozinho e falando por si próprio, porque não há nenhum grupo que nos represente”, disse o manifestante Mohammed Nagi.
Censura online
O principal indicador de que a internet facilitou a mobilização popular no Egito foi a decisão do governo de interromper os serviços de telefone por mais de 24 horas e derrubar os provedores de internet por vários dias. Diante do bloqueio, os egípcios utilizaram máquinas de fax e aparelhos de rádio para circular informações sobre protestos, além de dicas sobre como usar modems discados para acessar a internet. O Google também desenvolveu uma ferramenta especial com a qual a população publicava conteúdo no Twitter por meio de mensagens de voz.
Outros governos já derrubaram a internet de todo o país para frear protestos, como Mianmar em 2007 e Nepal em 2005. Mas a maioria dos países, como China e Irã, usam formas mais sofisticadas de censura online, bloqueando endereços específicos e filtrando o conteúdo de sites de busca.
Ações como essas levam analistas como Evgeny Morozov, nascido na Bielo-Rússia, a rejeitar a ideia de que a internet seja uma ferramenta a favor da democracia. No livro “The Net Delusion: The Dark Side of Internet Freedom” (“A Ilusão da Rede: O Lado Negro da Liberdade na Internet”), ele argumenta que sites como Facebook e Twitter ajudam governos autoritários a monitorar dissidentes, conhecer seus hábitos e coletar informações sobre seus parentes e familiares.
O pesquisador da Human Rights Watch também vê o lado potencialmente perigoso das redes sociais. “Quando você posta algo no Twitter ou no Facebook, deixa um rastro eletrônico”, explicou Sanei. “Seus amigos podem ler o que você escreve, mas o governo também pode.”
Sanei, que estuda a situação dos direitos humanos no Irã, afirma que o governo do país aprimorou consideravelmente suas técnicas de monitoramento de cidadãos pela internet desde 2009, quando foi “pego de surpresa” pela imensa quantidade de informações compartilhadas nas redes sociais sobre os protestos contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Hoje, a Guarda Revolucionária, principal força econômica e política que protege o regime, afirma ter um “Exército virtual” capaz de tornar conexões mais lentas, bloquear e até derrubar sites considerados indecentes por ter conteúdo pornográfico ou propaganda de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Segundo Sanei, a mesma tecnologia é usada para punir dissidentes. “A Guarda Revolucionária monitora indivíduos nas redes sociais, que muitas vezes são perseguidos, presos e processados por crime contra a segurança nacional”, afirmou.
O pesquisador lamenta que a forte repressão nas ruas tenha sufocado os protestos sociais no Irã e o aumento da censura tenha limitado a ação dos dissidentes na web. “O fato de a internet ser algo relativamente novo não significa que disseminar e acessar informação online não seja um direito fundamental”, afirmou.
SOS EGITO IV
O vice-presidente egípcio, Omar Suleiman, começou um «diálogo» com «partidos políticos e forças nacionais», anunciou hoje a televisão estatal do Egito.
A notícia foi divulgada numa mensagem de rodapé, sem que a estação acrescentasse mais pormenores sobre quem serão os interlocutores de Suleiman.
A TV egípcia citou igualmente o primeiro-ministro Ahmad Chafic, que também referiu reuniões entre membros do governo e «representantes da oposição», para «encontrar uma solução para a atual situação».
PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA
PROGRAMAÇÃO
De 4 a 10 de fevereiro de 2011
CINEMATECA - Sala Groff - Rua Carlos Cavalcanti nº 1.174 – fone 41 3321-3252 (diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 22h30 – sábados e domingos, das 14h30 às 22h30) www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR (BR, 2010 – 80’ – 35mm). Direção de André Klotzel, com Selton Mello (voz do liquidificador), Ana Lucia Torre, Germano Hauit.
Um filosófico liquidificador nos conta de sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Seu marido, Onofre, desapareceu há alguns dias e ela decide ir à polícia dar queixa do sumiço.
Em meio a reflexões sobre a vida e as diferenças entre os objetos e os seres humanos, o liquidificador nos conta como tudo começou. Classificação 16 anos
Sessões às 15h45, 18h e 20h
Ingresso pago: R$5,00 (inteira)
R$2,50 (meia)
R$1,00 (aos domingos)
Conversas Filosóficas tematiza a Loucura na Literatura do final do século XIX e início do século XX
O programa Conversas Filosóficas, do Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), traz a Loucura como tema na sua próxima edição, que acontecerá no dia 19 de fevereiro (sábado), a partir das 16 horas. Desde Platão, passando por Erasmo de Roterdã e chegando na redescoberta de Michel Foucault, a Loucura flerta com a Filosofia de forma às vezes sutil, às vezes nem tanto.
No debate, o professor Rúsvelin Oliveira Câmara Filho vai expor um determinado percurso da Loucura na Literatura do final do século XIX e início do século XX, através da análise das obras de Anton Tchecov (Enfermaria nº 6), Machado de Assis (O Alienista) e Lima Barreto (O Triste Fim de Policarpo Quaresma).
O expositor convidado é formado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-graduações em Ensino de História (Faculdade Farias Brito) e em Administração Escola (Universidade Salgado de Oliveira - RJ).
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Roberto de Regina abre a temporada 2011 da Série Solo Música
Cravista realiza o primeiro concerto do projeto no Teatro da CAIXA
O Teatro da CAIXA apresenta o cravista, maestro e construtor de cravos Roberto de Regina no dia 08 de fevereiro, na Série Solo Música. O músico realiza o primeiro concerto da Série, um recital de cravo em que mostrará obras de dois dos seus compositores preferidos: Johann Sebastian Bach e Jean-Phillipe Rameau. O álbum “Concertos de Bach” será lançado neste recital.
Um dos pioneiros da música antiga no Brasil e primeiro a construir cravos no país, Roberto de Regina estudou música antiga com membros da Pró-Música de Nova Iorque, regência coral com Robert Shaw e construção de cravo com Frank Hubbard. Roberto criou um dos primeiros grupos de música antiga no Brasil, o Coral Bach, em 1947, além de grupos importantes, como o Coral da Câmara Dante Martinez, o Conjunto Roberto de Regina e a Camerata Antiqüa de Curitiba. O músico gravou o primeiro disco de música antiga no Brasil, com o Coro Dante Martinez em 1961, e o primeiro disco solo de cravo no país, em 1966. Roberto gravou a integral de concertos de Bach para cravo solo, as sonatas de Scarlatti e, pela primeira vez, a integral do famoso cancioneiro de Upsala. Recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, na categoria música instrumental.
Atualmente, o cravista é diretor da Capela Magdalena, local concebido e pintado por ele mesmo, além de ser um espaço de turismo e de concertos em Guaratiba, Rio de Janeiro. Capela Magdalena é também o nome do seu selo musical.
Esta é a terceira temporada da Série Solo Música, projeto cuja proposta é trazer ao palco do Teatro da CAIXA um concerto solo por mês, com diferentes sons e de diferentes gêneros musicais. Neste ano a programação traz samba, choro, jazz, música contemporânea erudita e antiga, além de músicas russa e francesa. Segue abaixo a programação:
- Roberto de Regina (cravo) – 08 de fevereiro
- Benjamim Tubkin (piano) – 15 de março
- Moacyr Luz (sambista) – 19 de abril
- Oleg Fateev (bayan – acordeom russo) - 10 maio
- Fábio Cury (fagote) – 14 de junho
- Rodolfo Richter (violinista) - 26 julho
- Edith de Camargo (música francesa) – 09 de agosto
- Hopkinson Smith (alaúde renascentista) – 13 de setembro
- Marcos Suzano (percussão eletrônica) - 11 de outubro
- Daniel Migliavacca (bandolim) – 08 de novembro
- Artur Andrés (flauta) – 06 de dezembro
Serviço Música: Série Solo Música – Roberto de Regina (cravo) Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: de 08 de fevereiro Hora: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural
*** **
Festa de escolha do Cortejo Real abre as festividades do Carnaval em Curitiba
Festa de escolha do Cortejo Real abre as festividades do Carnaval em Curitiba
O concurso de escolha do Cortejo Real, nesta sexta-feira (4), às 20h, no Memorial de Curitiba, dá início às festividades do Carnaval 2011 em Curitiba. A festa, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, reúne os candidatos a rei, rainha e princesas do Carnaval. O evento é aberto ao público.
O Cortejo Real participa de todos os eventos da programação, acompanhando os ensaios das escolas de samba, o desfile da Avenida Cândido de Abreu e os bailes populares. A comissão julgadora é formada por profissionais de artes cênicas, vereadores e representantes da Fundação Cultural.
Na programação do Carnaval, que mobiliza mais de 30 mil pessoas, a Prefeitura está investindo R$ 535 mil. Para as escolas de samba foram destinados R$ 146,5 mil. O restante da verba será aplicado na infraestrutura da Avenida Cândido de Abreu, no concurso do Cortejo Real, na produção do Bloco Rancho das Flores e nos quatro bailes populares que acontecem no Bairro Novo. A infraestrutura da avenida inclui montagem de arquibancadas, decoração, instalação de sistema de luz e som, e serviços de atendimento ao público – barracas de alimentação, banheiros químicos, vigilância sanitária, atendimento médico, segurança e controle de trânsito.
O desfile será realizado no dia 5 de março (sábado), com a participação das escolas Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade e Mocidade Azul, pelo Grupo A, e Os Internautas e Unidos de Pinhais, pelo Grupo B. O bloco carnavalesco Derrepent será um das atrações da abertura, assim como o Rancho das Flores, formado por pessoas que participam dos programas sociais da Prefeitura de Curitiba. A expectativa é que só o desfile na avenida, entre público e carnavalescos, reúna perto de 20 mil pessoas.
Serviço:
Eleição do Cortejo Real do Carnaval 2011
Local: Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79
Data e horário: 4 de fevereiro de 2011 (sexta-feira), às 20h
Entrada franca.
CALDAS FEST leva MPB ao Carnaval
CALDAS FEST leva MPB ao Carnaval de Barbalha, na região do Cariri (CE)
O Festival acontece no Balneário do Caldas, em Barbalha, com Mostra Competitiva e shows de atrações convidadas. As inscrições estão abertas.
Compositores, intérpretes e apreciadores da Música Popular Brasileira terão uma boa opção para o período do Carnaval. Em Barbalha, na região do Cariri, no Ceará, acontece a partir deste ano o Caldas Fest, um festival que contará com shows de atrações convidadas e mostra competitiva, que já está com inscrições abertas.
Com acesso gratuito, o festival acontecerá no Balneário Termas do Caldas (www.balneariodocaldas.com.br), no distrito de Caldas, localizado na serra, a 20Km da sede do município de Barbalha, que fica a 525Km de Fortaleza e a menos de 10Km de Juazeiro do Norte. O balneário é uma das raras estâncias termo minerais do Nordeste. Ocupa uma área de 4.500ha e conta com fontes e piscinas naturais com temperatura de 26°C, águas minerais hipotermais consideradas as mais leves do país, e tem ainda piscinas, quadras, restaurantes e hotel.
Tendo como tema A Produção da Música Independente e as Transformações do Mercado Fonográfico, o Caldas Fest, em sua primeira edição, tem a missão de reunir, em um único espaço, músicos consagrados e novos talentos, e visa contribuir para o fortalecimento do mercado musical no Ceará.
Inscrições para a Mostra Competitiva
Intérpretes e compositores interessados em participar da Mostra Competitiva devem se inscrever até o dia 10 de fevereiro. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da J. A. Lima Produções (www.jalimaproducoes.com.br), que realiza o festival em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A Mostra Competitiva é aberta a cantores e compositores de todo o Brasil. Dentre os inscritos, 20 serão selecionados por uma comissão julgadora e durante o festival vão defender uma canção inédita. Serão premiados os três primeiros colocados. Haverá premiação ainda para melhor letra, melhor intérprete e uma música de aclamação popular.
Barbalha
Fundada no século XVIII, a cidade de Barbalha é conhecida por sua arquitetura antiga, parques ecológicos, balneários, artesanato e festas populares. Situada entre um enorme canavial, seus limites se confundem com a linha do horizonte e a Floresta Nacional do Araripe. Ao longo do ano, a temperatura oscila entre 13ºC e 35ºC.
SERVIÇO
Caldas Fest 2011 - Inscrições gratuitas para a Mostra Competitiva até o dia 10 de fevereiro, por meio do site da J. A. Lima Produções: www.jalimaproducoes.com.br. Informações: 85-3251.1105. O festival acontecerá de 05 a 08 de março (Carnaval) no Balneário Termas do Caldas (Rod Caldas, s/n - Barbalha/CE - Tel: 88-3532.9118.
Sul-Americano de Rugby
Seleção brasileira feminina quer manter hegemonia no Sul-Americano de Rugby
Atual hexacampeã, a seleção brasileira feminina quer manter sua hegemonia no Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens, que realiza a edição de 2011 em Bento Gonçalves (RS), nos dias 5 e 6 de fevereiro. As brasileiras venceram todas as partidas das seis campanhas, mas o treinador João Nogueira alertou as atletas para a evolução das adversárias.
"Sabemos que todos os países trabalharam e evoluíram muito desde o Sul-Americano passado. Temos de jogar o melhor possível e, para isso, precisamos de foco, dedicação e respeito pelos nossos oponentes", comentou o técnico brasileiro.
Presente em todas as conquistas, Paula Ishibashi, falou sobre o desafio de buscar o sétimo título. "Estamos muito bem preparadas e faremos o nosso melhor. Daremos mais de 100% em cada jogo e vamos buscar mais esse título com unhas e dentes", contou.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina, Venezuela e Paraguai. O Grupo B tem Colômbia, Uruguai, Chile e Peru e as duas primeiras de cada chave garantem vaga nas semifinais.
LEIA MAIS EM
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Exposição no CCC une tecnologia e poesia
Sons, luzes e imagens levam o espectador a repensar a construção de mensagens e sentidos frente aos novos meios de expressão e comunicação.
Os artistas multimídia Fábio Alves e Tiê Passos respondem pelo projeto “In.flexão”, que conta com uma exposição em cartaz no Centro de Criatividade de Curitiba. A mostra, sob a curadoria de Jonas Prates, faz a confluência poética entre informação, mídia e estética, propondo uma discussão sobre os mais recentes meios de expressão e comunicação e suas influências nas relações humanas.
O projeto inaugura uma nova fase nesta quinta-feira (3), com a adição de novos elementos tecnológicos que permitirão maior interação do espectador com o espaço expositivo. Até o dia 13 de março, o público poderá conferir projeções em uma escultura flutuante, que interagem com os visitantes por meio de sons, luzes e imagens.
“In.flexão” levanta situações sobre a relação entre homem e máquina, questionando a construção de mensagens e do próprio sentido frente aos inovadores meios de comunicação. Os artistas instigam o observador a pensar como a computação interfere na construção de sensações físicas e de como acontecem as relações humanas no ciberespaço.
Serviço:
Projeto “In.flexão”, com mostra dos artistas Fábio Alves e Tié Passos
Local: Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço)
Data: até o dia 13 de março de 2011
Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h; sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h; domingos, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Entrada franca
Mais informações acesse: http://www.inflexao.com.br
Festival Blues do Nordeste
O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realizará o Festival Blues do Nordeste, no decorrer do mês de fevereiro.
No Festival, vão se apresentar nove bandas (com cada uma fazendo dois shows), a saber: Blues Label e Puro Malte (dias 2 e 3), De Blues em Quando (dia 4), Kazane Blues e Felipe Cazaux (dias 9 e 10), Água Ardente Blues e Allyson dos Anjos (dias 16 e 17), Marcelo Justa e Artur Menezes (dias 23 e 24). Os shows acontecem sempre às 13 horas e às 18 horas.
Conheça a seguir a programação do evento e as sinopses sobre cada uma das nove bandas:
Blues Label
Dias 2, quarta-feira, às 13 horas, e 3, quinta-feira, às 18 horas
A banda tem um trabalho de pesquisa sobre o Blues, o que permite a excelência nas várias vertentes do estilo. Realizando além dos merecidos tributos a grandes mestres, tem desenvolvido um trabalho autoral, onde aliam inovação e tradição, abrindo-se para novas linguagens musicais, através das influências plurais de cada integrante.
Puro Malte
Dias 2, quarta-feira, às 18 horas, e 3, quinta-feira, às 13 horas
Como um bom uísque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfação de que tiver a oportunidade de assistir a seus shows, unindo doses generosas do bom e velho blues, curtido no vácuo de válvulas, com a energia e a virilidade do rock'n'roll, seja em interpretações de clássicos, seja em composições próprias, que adicionam um tempero cearense nessa mistura contagiante.
De Blues em Quando
Dia 4, sexta-feira, às 13 horas e às 18 horas
Simplicidade e autenticidade. Esta é a tônica de um trabalho autoral, em português, que torna o gênero acessível a todos, explorando a sensibilidade e paixão, além de clássicos que fizeram do blues um estilo mundialmente conhecido.
Kazane Blues
Dias 9, quarta-feira, às 13 horas, e 10, quinta-feira, às 18 horas
Com a proposta de lançamento do EP "Ao vivo no Cariri", o grupo Kazane Blues vem com um formato blues-rock para o Festival Blues do Nordeste. O gênero está sendo redescoberto pela juventude fortalezense.
Felipe Kazaux
Dias 9, quarta-feira, às 18 horas, e 10, quinta-feira, às 13 horas
Melódico, preciso e agressivo: essas são as melhores palavras para definir o som composto pelo jovem cantor e guitarrista paulista - um dos principais expoentes do cenário da música autoral cearense. O primeiro álbum solo de sua carreira, intitulado "Help the dog!" (2007) atraiu críticas sofisticadas por parte da mídia. Atualmente está em processo de lançamento do segundo disco - "Good days have come".
Água Ardente Blues
Dias 16, quarta-feira, às 13 horas, e 17, quinta-feira, às 18 horas
Nas apresentações, o público vibra e aplaude, e percebe o entrosamento da banda, num espetáculo que recria uma atmosfera de alegria e entusiasmo. A Água Ardente Blues tem como influências Muddy Waters, Raul Seixas, Bessie Smith, Janis Joplin e até mesmo nuances jurássicas do rock'n'roll, como Chuck Berry e James Brown.
Allyson dos Anjos
Dias 16, quarta-feira, às 18 horas, e 17, quinta-feira, às 13 horas
Guitarrista e vocalista com diversas influências que partem do Blues Rural, e passeiam pelo jazz, country, boogie woogie e rock'n'roll. Nos shows, clássicos do blues e do jazz como: Freddie King, Billie Holiday, John Lee Hooker, Ella Fitzgerald, Muddy Waters, Chuck Berry, Elvis Presley e Jimi Hendrix. Sonoridade crua inspirada nos bluesmen do delta do rio Mississipi (EUA), além de composições autorais e muito improviso.
Marcelo Justa
Dias 23, quarta-feira, às 13 horas, e 24, quinta-feira, às 18 horas
O guitarrista cearense Marcelo Justa iniciou seus estudos de música com formação clássica, mas tendo como principais influências o jazz e o blues. Desenvolveu um trabalho autoral, mudando-se no final dos anos 1980 para o Rio de Janeiro, onde residiu por cinco anos divulgando a sua música. De volta a Fortaleza, Marcelo Justa passou a atuar profissionalmente em 1992, trabalhando em várias casas noturnas da cidade e participando de vários projetos e eventos.
Artur Menezes
Dias 23, quarta-feira, às 18 horas, e 24, quinta-feira, às 13 horas
Suas influências vão de Jimi Hendrix ao rei do baião Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B. B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, James Brown e Johnny Winter. Atualmente em São Paulo, após duas temporadas em Chicago, nos EUA. Tocou com músicos internacionais como: John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns e Big Ray, entre outros.
No dia 11 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 12 horas, o CCBN-Fortaleza apresentará shows históricos em DVD, com nomes mundialmente consagrados do Blues, como Eric Clapton, B. B. King, Johnny Winter, Gary Moore, Rory Gallagher e Muddy Walter, entre outros.
Quatro Continentes em Cinco Meses
Quatro Continentes em Cinco Meses
1º de fevereiro de 1975 a 20 de junho de 1975
134
“Vá lá, faça uma piada!”
29 de janeiro de 1975, Vôo de Tokyo para Honolulu
Eu sempre digo isso; a ocupação de viajar com Srila Prabhupada era sempre empolgante. Você nunca sabia o que iria acontecer. Ele era uma personalidade ímpar. Eu adorava particularmente seu senso de humor. Voar com ele era sempre muito memorável para todos. Estou certo que os karmis também nos achavam um espetáculo m parte com nossas cabeças raspadas, tilaka e vestes coloridas. Dentre nós, estava um devoto semelhante ao cisne transcendental, Prabhupada. Às vezes, ele entraria no avião com cinco ou mais guirlandas belas e fragrantes ao redor de seu pescoço, algumas descendo até seus joelhos. Nada podia diminuir sua opulência transcendental. Ele era muito bonito e emanava grande humildade e graça, apesar do aglomerado de devotos ao redor dele. Ele sempre estava ocupado no serviço a Krishna.
Este vôo foi como tantos outros. Srila Prabhupada se sentou na janela. Nitai estava ao seu lado e Paramahamsa Svami na fileira de poltronas ao lado. Havia algumas revistas disponíveis na parte detrás do banco da frente deles, uma delas era a revista Times. Srila Prabhupada a pegou ao ver algo que lhe interessava. A foto de capa era um grupo de mulheres demonstrando sua insatisfação quanto m posição que tinham no mundo ocidental. O título era “Liberação das Mulheres”. Era um tema sobre o qual Srila Prabhupada às vezes falava um pouco. Nos anos setenta, era um tópico bem em voga.
Ele deixou a revista de lado. Alguns minutos depois, uma comissária de bordo passava pelo corredor. À medida que ela se aproximava, Srila Prabhupada cutucou Nitai com o cotovelo e disse: “Então, essas mulheres, elas querem ser libertadas? Diga a ela que se ela quiser ser libertada, ela pode raspar sua cabeça como fazemos. Ela pode ser liberada assim”. Nitai abriu um sorriso amarelo e escorregou o corpo no seu assento. Novamente Srila Prabhupada o cutucou e disse: “Vá lá, faça uma piada. Chame-a aqui e fale com ela. Faça uma brincadeira. Diga a ele que se ela quer se libertar que ela pode raspar a sua cabeça como nós fazemos”. Srila Prabhupada riu baixo. Nitai, tenso e desconfortável, permaneceu sentado cantando sua japa, incapaz de dizer qualquer coisa.
Você nunca sabia o que Srila Prabhupada iria fazer. Foi como quando uma repórter perguntou para ele: “Por que você raspa sua cabeça?”. Ele olhou para ela e, com um sorriso, disse: “Por que você raspa suas pernas? Melhor ter a cuca fresca e as pernas aquecidas”. Srila Prabhupada libertou todos os seus discípulos da fortaleza da vida material; homens e mulheres. Sua missão de vir para o ocidente e transformar ocidentais em Vaisnavas era com base no fato de não sermos nossos corpos. Pode-se ser Consciente de Krishna independente de qualquer designação corpórea. Não importa se você é homem ou mulher, jovem ou velho, negro ou branco. Tem-se apenas que se qualificar seguindo as instruções de um mestre espiritual fidedigno.
Bhakti-tirtha Maharaja me contou uma história de quando ele se encontrou pela primeira vez com Prabhupada. Ele pensou que, uma vez que era parte de um grupo espiritual, ele não mais seria alvo de algumas espécies de atitudes racistas que experimentou ao longo de sua vida por estar em um corpo negro. Infelizmente, nem sempre era assim quando se relacionava com seus irmãos-espirituais. Ele perguntou a Srila Prabhupada por que seus discípulos continuavam na plataforma corpórea.
Ele esperava alguma misericórdia e conforto dele. Srila Prabhupada olhou para o Maharaja e disse: “Se você se afeta com isso, você não é melhor do que eles”. Bhakti-tirtha Maharaja adorou a resposta que recebeu de Sua Divina Graça. Ele viu imediatamente quão perfeito era o processo da Consciência de Krishna e quão bem seu mestre espiritual o conhecia. Por suas palavras, ele soube naquele mesmo instante que ele “tinha a oportunidade de subir a um nível superior”.
Srila Prabhupada, o senhor continua concedendo a seus seguidores uma oportunidade de ascenderem a níveis superiores. Quando falhamos, o senhor nos dá tantas chances quanto precisemos para fazer corretamente o que tem de ser feito. O senhor é divino e sabe exatamente do que precisamos. Obrigado por suas contínuas instruções.
Ele pediu a todos nós para sairmos da plataforma corpórea, e deu essa instrução de diferentes maneiras para cada pessoa. Ele amava todos os seus discípulos igualmente e ocupou a todos em serviço. Seu desejo era que todos cantassem Hare Krishna para serem felizes.
- Do livro “Qual a Dificuldade?”, escrito por Srutakirti Das, traduzido por Bhagavan Das (DVS)
Agenda FEVEREIRO CLP
Fevereiro '11
:: Dia 1 | Terça-feira
Galeria da Cave
16h00
INAUGURAÇÃO
Exposição de pintura “Dream”, de Álvaro da Silva Marques (De 1 a 14)
ÁLVARO MARQUES
Artista Plástico, nasceu em Massarelos – Porto em 1963, seguiu estudos no Liceu de Vila Nova de Gaia, tendo efectuado em paralelo uma formação complementar na Academia Comercial Tecla, onde frequentou o Curso de Desenho de C.Civil.
O gosto pelo desenho técnico leva-o a frequentar em 1987, através da Federação dos Sindicatos da Metalurgia Matalomecânica e Minas de Portugal, o Curso de Desenho de Máquinas.
Desde tenra idade desenhou, tendo iniciado na Pintura, mais concretamente em 1989, altura em que começou a dar largas à sua imaginação, interessando-se por todo o tipo de trabalhos ligados às Artes.
Ao longo da sua carreira profissional, a área de Desenho/Pintura, esteve sempre presente, tendo colaborado com empresas de publicidade, como A.Perdigão e Mário Ceriz, na concepção de maquetas para Stand de Expositores.
Em 1991, concretiza a sua 1ª exposição participando numa Colectiva, que se realizou na Casa Tait – Porto com Patrocínios da Rank Xerox, Diário de Notícias e Rádio Comercial, sobre o tema “Pintores de Domingo”.
DREAM
No silêncio da noite, aguardo um sonho inquieto, sísmico, impregnado de avidez das paixões.
Entrego-me á imagem...
Tudo começa com uma tela em branco. A paleta debita lama de tinta; o pincel está embriagado.
Vai-se dando cor por vezes ao fundo, outras vezes alguns traços apenas. Depois, bem... depois, acontece uma história surrealista ou não, são palavras que se envolvem com as cores na geometria pictórica.
Mas, afinal, o que é real ou surreal?
Galeria do piso 2
Exposição de pintura “Ivan Severiano”, de Ivan Severiano (De 1 a 14)
Ivan Severiano
Ivan Samuel Pereira Severiano nasceu a 10 de Setembro de 1985 em Torres Vedras, Portugal. Artista desde que se conhece, as suas pinturas e os seus desenhos têm tido divulgação a nível internacional. Já participou em algumas exposições colectivas sendo esta a primeira exposição individual no Porto.
Recentemente ilustrou a capa do livro “A Tormenta dos Mogadouro na Inquisição de Lisboa”.
Quando lhe perguntamos porque pinta, ele responde: “Porque sente fome ou sede!? Criar é uma necessidade como comer ou beber.”
:: Dia 2 | Quarta-feira
Piano bar
22h00
Quartas Mal’Ditas
Tema: “Chove Poesia”
Música: Rui Paulino David
Org.: Anthero Monteiro
:: Dia 3 | Quinta-feira
Auditório
18h30
Saber Ouvir – Curso Livre de História da Música
Com o Maestro António Victorino d’Almeida e Miguel Leite
Auditório
21h00
Conferência: “Como é que raio Jesus se tornou um Deus?”
Orador: Ângelo Cardita
:: Dia 4 | Sexta-feira
Auditório
23h00
Jazz no Clube
André Sarbib, piano, voz e bass pedal
:: Dia 5 | Sábado
Galeria do piso 2
15h00 - 16h00
Atelier de Filosofia para Crianças e Pais
Orientador: Tomás Magalhães Carneiro
10 euros por adulto (criança, entrada gratuita)
Inscrições: revistaumcafe@gmail.com
Galeria do piso 2
16h30
INAUGURAÇÃO
Exposição de pintura “Ivan Severiano”, de Ivan Severiano
Piano bar
17h00
Homenagem surpresa a uma poetisa
Com Dra. Nassalete Miranda, Prof. Dr. António Joaquim,
Manuela Navega, entre muitos outros amigos.
Auditório
17h00
Debate “Os 50 anos de bloqueio e a luta do Povo Cubano em defesa da Revolução”
Oradores: Eduardo Lerner (Embaixador de Cuba em Portugal), Sérgio Vinagre (PortoComCuba) e Valdemar Madureira (Economista)
Org.: Associação PortocomCuba (Associação de Amizade com o Povo Cubano contra o Bloqueio)
Piano bar
22h00
Ciclo de recitais “Conservatório de Música do Porto” | Recital 2/12
Mara Valente, violino
Miguel Santana, piano
Classe de conjunto da professora Fátima Travanca
Obras de Robert Schumann e Johannes Brahms
Dia 6 | Domingo
Piano bar
17h30
Cooltiva-te
20ª Sessão
17.30h :: Apresentação da Sessão
17.35h :: “Ética e Futuro da Robótica” :: Apresentação/Debate por Felipe Ávila da Costa
18.20h :: Coffee-break Musical por Joana Nestor e Luísa Graça (guitarras e vozes)
18.40h :: "Filosofar para Viver" :: Apresentação Cooltural por Fernanda Coelho
19.25h :: Conclusão e comunicações finais
Dia 8 | Terça-feira
Piano bar
21h30
Conversas em alternativa
Tema: “Oxigenoterapia como Medicina Alternativa”
Convidado - José Lacerda
Org. : Maria de Fátima Ribeiro
Dia 10 | Quinta-feira
Piano bar
22h00
Quinta Essência
Tema: O Amor ao longo dos tempos [antecipação do Dia dos Namorados - 14 Fev.]
Tózéguitarras, música
Declamação de poemas: Manuela Leitão + Rui Fonseca e Rolando Carvalho (Portugal Poético)
Dia 11 | Sexta-feira
Piano bar
19h00
Discutir os Clássicos
“O Pátio Maldito”, de Ivo Andríc
Com a orientação de Francisco Ribeiro Rosa
Piano bar
23h00
Fado no Clube
Cláudia Madur, voz
Hugo Reis, guitarra portuguesa
António Reis, viola dedilhada
Ricardo Pons, viola baixo
Dia 12 | Sábado
Piano bar
17h00 – 19h30
Cultura Integrada
Tema: "Cultuar a Vida - Sexualidade Consciente"
Dinamizadora: Maria Adelina Lopes
Piano bar
22h00
Recital de alunos da Academia de Música de Costa Cabral
Dia 13 | Domingo
À porta do CLP
23h30 – 00h30
Serenata “Dia dos Namorados”
Grupo de Fados do ISEP
Dia 15 | Terça-feira
Galeria do piso 2
Exposição de pintura “Sombras”, de Rosa Bela Cruz (De 15 a 28)
Rosa Bela Cruz
Rosa Bela Cruz é natural de Ovar. Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), é professora de Artes Visuais na Escola Secundária José Macedo Fragateiro em Ovar. Actualmente divide o seu tempo entre Ovar e o Porto, onde reside. Representada em várias colecções particulares, tem um trabalho centrado, ao nível técnico, na experiência de vários materiais e técnicas mistas com destaque para as colagens. Do ponto de vista temático, tem explorado diferentes interpretações da figura humana em variantes de acentuação ou nivelamento dos corpos. Numa outra vertente dos seus trabalhos tem associado à dimensão pictórica uma escrita poética e por vezes interrogativa sobre questões sociais que a perturbam.
Desde os anos de 1980 tem participado com alguma regularidade em diferentes mostras individuais e colectivas.
Galeria da Cave
Exposição de fotografia “Retrato”, de Maria Humberta Maciel
Maria Humberta Maciel
Maria Humberta Maciel nasceu a 20 de Fevereiro de 1958 em Barcelos. Exerce funções como docente do pré-escolar desde 1982 em Braga, onde reside. Começou a fotografar aos doze anos de idade e desde então vem a fotografar regularmente com carácter amador.
Retrato
Em fotografia não há representação sem interpretação. O retrato, com a sua dimensão icónica sugere um efeito de verdade ao qual pode estar associado o poder da imagem. Vemos o que existe.
Um retrato é sempre um testemunho da realidade que ele representa, como também das condições que afectam essa representação.....
Dia 17 | Quinta-feira
Auditório
18h30 – 20h00
Saber Ouvir – Curso Livre de História da Música
Com o Maestro António Victorino d’Almeida e Miguel Leite
Piano bar
21h30
Poesia de Choque
Convidado: Padre Mário de Oliveira (Pe. Mário da Lixa)
Música a cargo de Rui David
Org.: A. Pedro Ribeiro e Luís Carvalho
Dia 18 | Sexta-feira
Piano bar
23h00
Jazz no Clube
MARIA JOSÉ LEAL blues
Maria José Leal, voz
Carl Minnemann, contrabaixo
João Salcedo, piano
Dia 19 | Sábado
Galeria da Cave
14h30 – 18h30
Workshop de percussão para crianças
Org.: Instituto de Música do CLP (IMCLP)
Inscrições: institutodemusica.clp@gmail.
Piano bar
18h00
Portugal Poético
Tema: Na beleza do Amor
Org.: Rui Fonseca
Auditório e Galeria do piso 2
18h00
INAUGURAÇÃO da exposição de pintura “Sombras”, de Rosa Bela Cruz, com a actuação do Canto Décimo
Piano bar
22h00
Melodias de sempre com José Veloso Rito, piano
O pianista irá interpretar música por si composta, temas de Frank Sinatra (The World We Knew – Over and Over),
bem como outros temas: Folhas Mortas, tango em estilo Tango Passion, versão livre para piano, alguns clássicos, Chopin, Monti,
e temas de piano comtemporâneo estilo jazz.
Dia 20 | Domingo
Auditório
11h00 - 12h00
Sessão para ouvir palestra gravada de Shimani: “Nuestro mundo interior” (2.ª parte)
Piano bar
10h00 e as 13h00
14h00 e as 18h30
Master Class com Enza Ferrari (De 20 a 25)
Auditório
17h30
Cooltiva-te
21ª Sessão
17h30 :: Apresentação da Sessão
17h35 :: “Queres mudar o mundo? Volta à tua escola!” :: Apresentação/Debate por Inês Santos Silva
18h20 :: Coffee-break Musical Surpresa
18h40 :: "Workshop de Aquariofolia" :: Apresentação/Workshop Cooltural por Alexandra Alves
19h25 :: Conclusão e comunicações finais
Galeria da Cave
18h00
INAUGURAÇÃO da exposição de fotografia “Retrato”, de Maria Humberta Maciel
Dia 23 | Quarta-feira
Auditório
21hh15
“PDM Porto: a perspectiva política e legal” - 1.ª Sessão
Org.: Associação Campo Aberto
Dia 24 | Quinta-feira
Auditório
18h30
Saber Ouvri – Curso Livre de História da Música
Com o Maestro António Victorino d’Almeida e Miguel Leite
Auditório
21h30
Tertúlia mensal da UMAR – União Mulher Alternativa Resposta
Tema: “Mulheres e Música”
Dia 25 | Sexta-feira
Piano bar
22h00
Concerto com alguns dos participantes na Master Class de Enza Ferrari
Dia 26 | Sábado
Auditório
15h00
"Viagem ao Centro da VOZ"
Destinatários: Todas as pessoas que tenham interesse em explorar a sua voz
Duração: 1h30
O “VOZ e NÓS – Centro de Desenvolvimento de Competências de Comunicação e Voz” irá apresentar os seus serviços, baseados numa abordagem pluridisciplinar, desenvolvidos para dar resposta às necessidades dos mais variados profissionais da voz. Os participantes serão presenteados com uma apresentação onde poderão fazer uma viagem ao interior da sua voz, bem como com uma introdução prática à Técnica Vocal onde poderão experimentar diversos exercícios vocais, representativos das formas de actuação nas actividades de grupo do VOZ e NÓS.
Venha conhecer a sua Voz numa experiência diferente e receba um VALE de desconto nos serviços!
ENTRADA LIVRE
Auditório
17h30
Lançamento do livro “Yonah - Os Eleitos”, de Adrião Pereira da Cunha, autor igualmente de “Poemas Suados a Negro”
Auditório
22h30
Concurso de Música CLP // 2011
Concerto 2/10
Dia 27 | Domingo
Piano bar
15h00
Tarde de piano e poesia
Veronka Vaspal
Piano bar
17h00
Café Filosófico Solidário(*)
Orientador: Tomás Magalhães Carneiro
Apoio: Instituto de Filosofia da U. Porto
(*) Ao longo de 2011, cada sessão do Café Filosófico vai reverter para uma instituição de Solidariedade Social diferente. A sessão de Fevereiro reverterá para a Casa Jovem do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória.
A Casa Jovem acolhe 67 Crianças/Jovens com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos distribuídas por dois grupos:
CATL c/ Funcionamento Clássico para 40 crianças-jovens do 2º, 3º ciclo básico e ensino secundário;
CATL para Extensão de Horário e Interrupções Lectivas para 27 crianças do 1º ciclo do ensino básico. (Para a qual não há nenhum apoio da Segurança Social!)
O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, presidido pelo Sr. Pe. Jardim Moreira, fica localizada no seio do Centro Histórico do Porto.
Auditório
21h30
Apresentação do livro “Viva a Vida”, de Ernesto Tages
Sinopse:
Desde o instante em que nascemos estamos vivos, e permaneceremos assim até morrer. Parece-me ser algo bastante óbvio, simples, claro. Ao mesmo tempo, passa despercebido a muitos que deambulam pela vida como zombies sem dar conta da passagem dos seus dias neste maravilhoso mundo.
Não posso negar um certo grau de dificuldade em encontrar o ponto de equilíbrio entre desfrutar dos prazeres da carne e manter-se centrado, em harmonia com a nossa pessoa e as outras que nos rodeiam e isso é o lindo. Se tudo fosse fácil, de certeza que morrerias de tédio.
Este é o desafio que te lanço: vive a tua vida com tudo o que ela te der. Desta forma quando chegue o fim, e garanto-te que chegará algum dia, um semblante de satisfação pintará a tua aura dizendo: «Este ser viveu antes de morrer».
Quem é o Prof. Ernesto Tages?
Educador, autor, conferencista internacional na área emocional, empresário e empreendedor. O professor Ernesto Tages é um exemplo de como é possível viver no mundo materialista sem descuidar a espiritualidade. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, onde viveu até aos 27 anos e actualmente reside em Portugal.
Investigador incansável, detém diversos títulos e continuamente aprofunda os seus conhecimentos nas áreas de economia, filosofia, psicologia e medicina entre outros. Ocupou diversos cargos de relevância na área de administração empresarial na América e na Europa antes de empreender uma viagem por inúmeros países, para aprender e ensinar a arte da felicidade. Nos últimos anos tem-se especializado no desenvolvimento pessoal, mais especificamente, na área emocional.
Reconhece no seu trabalho e estilo de vida uma marcada influência das técnicas orientais de autoconhecimento pela via do bem-estar. Com o seu pragmatismo e facilidade de comunicação, amenamente alia a sabedoria e experiencia milenar do oriente com o ritmo de vida e características próprias da sociedade ocidental. Na actualidade dedica-se a promover a educação emocional apropriada como uma eficaz ferramenta para estabelecer tanto a felicidade individual como uma paz duradoura entre os seres. É também o fundador da Emotional Excellence.
Apareçam!!!!!
Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, nº 22
4050-430 Porto
Tel. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.
BLOGUE: http://