sexta-feira, 27 de março de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z- 8





POEMA IV



O concreto da cidade está sujo de neblina.

Não sentimos o desejo de ir a parte alguma
apenas, um vago e secreto instinto de esquecer.
O paradoxo do espelho reflete
a nítida imagem dos nossos passos.
Não há abismos.
A rotina casada repele o impreciso
o medo de ir longe demais estreita o caminho
e ele é mais difícil já que chegamos a uma encruzilhada
Ninguém espreita o silêncio.
Nós nos escondemos e nos trituramos,
nós fechamos as mãos
até sentirmos brancas as pontas dos dedos
para que não se escoe o pouco de ternura
que nos resta.
Voltamos o rosto e abraçamos a nós próprios
desmarcamos todos os encontros
e tornamos nulos estes vinte séculos de espera.
Adoramos nossos rostos
e julgamos incansáveis nossos braços

Nada mais nos cabe amar se nunca amamos.

Enquanto é noite nós nos enfeitamos para o dia.
ninguém nos vê,
estamos belos demais para nos fitarmos
e todos estamos ricos demais para darmos,
para sorrirmos ou para vivermos.
Esculpimos nossas estátuas e não compreendemos
que o mundo possui heróis demais.
falta-lhe tão somente homens.

Já é quase noite. É o momento dos espelhos.

É tempo de nos enfeitarmos e escondermos
sob a divindade de nossas faces
o grande medo de sermos humanos.


Myrtha em 1975



Made By... Feito por Brasileiros ganha prêmio APCA 2014



Realizada em setembro/2014 na Cidade Matarazzo, a exposição Made by... Feito por Brasileiros, que teve curadoria de Matc Pottier, foi agraciada com o prêmio da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria Artes Visuais, como a melhor iniciativa cultural de 2014. Marc Pottier recebeu o troféu das mãos de Sarah Oliveira, em cerimônia realizada no último dia 17, no SESC Pinheiros.

Alexandre Allard
Foto: Ali Karakas

Idealizada por Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard, a exposição reuniu obras e instalações de cerca de cem artistas brasileiros e estrangeiros do primeiro time, para marcar a implantação do futuro empreendimento Cidade Matarazzo – um novo landmark turístico e cultural na cidade de São Paulo.


A ideia de Alexandre Allard foi de que a área antes ocupada pelo Hospital Matarazzo, onde nasceram milhares de paulistanos, fosse aberta à visitação pública antes do início das obras de sua restauração. Amante da arte e colecionador, Alexandre viu uma excelente oportunidade de confrontar os anos de história desse lugar que durante as últimas décadas permaneceu esquecido, quase invisível, com a criatividade da arte contemporânea.



Ali, Marc Pottier reuniu importantes nomes da cena contemporânea mundial e nomes como Arne Quinze, Moataz Nasr, Jean Michel Othoniel, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman e Kenny Scharf. Ao lado de nomes consagrados da arte contemporânea brasileira, entre eles Tunga, Artur Lescher, Marcia e Beatriz Milhazes, Henrique Oliveira, Iran do Espírito Santo, Nuno Ramos e Vik Muniz, ocuparam pavilhões, praças e corredores do antigo hospital.

A premiação da APCA vem coroar o imenso sucesso de público da mostra, que em apenas 45 dias recebeu cerca de 120 mil visitantes.

Pitty lança clipe de “Um Leão”



Depois de seis longos anos sem lançar material inédito com sua banda, Pitty retornou em 2014 com o lançamento de “SETEVIDAS”. O álbum, que foi produzido por Rafael Ramos, gerou um DVD documentário, “Pela Fresta”, que será lançado em abril. Nele, estão entrevistas com a cantora, banda e o produtor, além de imagens dos bastidores da gravação. E, ainda, nos extras, estão os clipes de “Setevidas”, “Serpente” e o novíssimo vídeo de “Um Leão”, que estreia hoje no YouTube http://youtu.be/fCuEZTmCMMg.

O clipe foi gravado e dirigido por Ricardo Spencer, parceiro de longa data da cantora. As imagens captam Pitty de uma forma inusitada, mostrando um lado nunca antes visto da roqueira. Todo em preto e branco, ela aparece dançando, numa performance que segue o ritmo e sentido de “Um Leão”, num movimento quase de libertação.
                                                                     
A Pitty apresenta o show da turnê de “SETEVIDAS” no festival Lollapalooza nesse domingo (29 de março) em São Paulo. No repertório estão as músicas do novo disco e sucessos da carreira.

Mais informações: www.deckdisc.com.br

O livro/CD P7 - 7 Anos de Per7ume.


A editora Edita-Me apresenta ao público uma nova chancela.



A ediMusic apresenta já este sábado 28/Março, nas FNAC do MarShopping pelas 17h00 e Gaia Shopping pelas 22h00, o livro/CD P7 - 7 Anos de Per7ume.


Sobre a banda 
Formada a 07/07/07 a banda os Per7ume desde cedo assumiram o 7 como seu estandarte.

Sobre a obra
P7 é o Livro/CD comemorativo deste primeiro ciclo, onde se faz uma retrospectiva do percurso trilhado.

Rua Barata Feyo, 140 - Sala 1.10, 4250-076 PORTO          
www.edita-me.pt

Economia brasileira cresce 0,3% no quarto trimestre e 0,1% em 2014

Economia brasileira cresce 0,3% no quarto trimestre e 0,1% em 2014: De acordo com dados divulgados esta manhã pelo IBGE, a economia brasileira apresentou expansão de 0,3% no último trimestre de 2014, totalizando um crescimento de 0,1% ao longo do ano. Este resultado é superior ao esperado pelos analistas de mercado, que previam crescimento zero no ano e também superior às previsões do Banco Central, que projetava um crescimento negativo de 0,1%. O crescimento da economia brasileira foi puxado pelo setor de serviços, que apresentou expansão de 0,7% no ano, assim como pelo setor agropecuário (0,4%). O setor industrial, no entanto, segue seu processo de deterioração e apresentou retração de 1,2% no ano, puxando para baixo o resultado final. Sob a ótica da demanda, o crescimento do PIB pode ser explicado pelo crescimento do consumo das famílias (0,9%) e do governo (1,3%), enquanto os gastos com investimento apresentaram redução de 4,4%.
Comentário: Do ponto de vista do resultado, o PIB em 2014 apresenta um cenário de estagnação econômica, apesar de não indicar um cenário de deterioração e recessão no último semestre do ano, tendo os dois últimos trimestres apresentado resultados positivos (0,2% e 0,3%) após uma grande queda no segundo trimestre (-1,4%). Apesar de baixo, o crescimento positivo alivia as pressões sobre o governo, já que certamente o ano de 2015 deverá apresentar um quadro recessivo e a hipótese de dois anos seguidos de recessão (2014 e 2015) já era aventada pelo Banco Central. O resultado de hoje está sujeito à revisão, portanto não é certo que o resultado positivo permanecerá, mas o cálculo atual já incorpora a nova metodologia de cálculo do PIB, que fez aumentar os resultados dos anos anteriores. Do ponto de vista da composição, fica claro que o gargalo maior da economia brasileira permanece sendo o setor industrial e a queda nos investimentos produtivos, cenário que deve permanecer no ano de 2015. A queda no ritmo do consumo das famílias agrava o quadro, mas ainda é um fator que contribui positivamente com o crescimento econômico. A reversão deste quadro depende da retomada da confiança dos empresários e consumidores, assim como da constituição das condições mínimas para garantir a competitividade dos produtores nacionais. Para isso, é necessário conduzir um processo de controle da inflação (que eleva a confiança dos consumidores), de desvalorização cambial (que beneficia o produtor nacional no longo prazo), de aumento da renda e consumo da população (que eleva a demanda) e a eventual retomada de um projeto de investimentos e desenvolvimento que reduza gargalos estruturais do país. A dificuldade é que, no curto prazo, alguns desses objetivos são contraditórios, exigindo do governo o estabelecimento de uma hierarquia de importância e de planejamento de etapas para conquistar esse conjunto.
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 

Dia 28 – Rama Navami, Aparecimento de Sri Rama

Dia 28 – Rama Navami, Aparecimento de Sri Rama

Srimad Bhagavatam, 1o Canto, 3o Capítulo, Verso 22
tradução e comentários por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada




Na décima oitava encarnação, o Senhor apareceu como o rei Rama. Com o propósito de executar certo trabalho do agrado dos semideuses, Ele manifestou poderes sobre­-humanos ao controlar o Oceano Índico e ao matar o ateísta rei Ravana, que estava do outro lado do mar.
SIGNIFICADO
A Personalidade de Deus Sri Rama assumiu a forma de um ser humano e apareceu na Terra com o propósito de fazer certo trabalho do agrado dos semideuses, ou as personalidades admi­nistrativas, para manter a ordem do universo. Às vezes grandes demônios e ateístas como Ravana, Hiranyakasipu e muitos outros tornam-se sobremaneira famosos, devido ao avanço da civilização material, com a ajuda da ciência material e outras atividades, dentro de um espírito de desafio à ordem estabelecida do Senhor. Por exemplo: a tentativa de voar a outros plane­tas por meios materiais é um desafio à ordem estabelecida. As condições de cada planeta são diferentes, e diferentes classes de seres humanos são ali acomodadas para diferentes propósitos, mencionados nos códigos do Senhor. Mas, inflados pelo mínimo sucesso em avanço material, às vezes os materialistas ímpios desafiam a existência de Deus. Ravana era um deles, e queria enviar homens ordinários ao planeta de Indra (céu), através de meios materiais, sem levar em conta as qualificações necessárias. Ele queria construir uma escadaria que chegasse direta­mente ao planeta celestial, para que as pessoas não precisassem submeter-se à rotina de trabalho piedoso necessária para entrar naquele planeta. Ele também queria executar outros atos contra o governo estabelecido do Senhor. Ele chegou mesmo a desafiar a autoridade de Sri Rama, a Personalidade de Deus, e raptou Sua esposa, Sita É claro que o Senhor Rama viera castigar esse ateísta, respondendo à prece e desejo dos semideuses. Ele por­tanto aceitou o desafio de Ravana, e toda esta atividade é o tema do Ramayana. Porque o Senhor Ramacandra era a Personali­dade de Deus, Ele manifestou atividades sobre-humanas, que nenhum ser humano, incluindo o materialmente avançado Ravana, poderia executar. O Senhor Ramacandra abriu uma es­trada real no Oceano Índico, com pedras que flutuavam na água. Os cientistas modernos têm pesquisado na área da antigravi­dade, mas não foram capazes de produzir antigravidade em lu­gar algum. Mas, porque a antigravidade é uma criação do Senhor, pela qual Ele pode fazer planetas gigantescos voar e flu­tuarem no ar, Ele fez com que as pedras, mesmo nessa Terra, ficassem sem peso, e preparou uma ponte de pedras no mar, sem nenhum pilar de apoio. Esta é a manifestação do poder de Deus.


*jejum até o meio-dia para os adeptos

APAP faz homenagem a Curitiba com mostra fotográfica na Capela Santa Maria





            A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR presta sua homenagem aos 322 anos de Curitiba com uma exposição fotográfica na Capela Santa Maria. A mostra “Curitiba entre nós 2”, com mais de 30 imagens de fotógrafos curitibanos, será aberta às 16h30 de domingo (29), antes do concerto de abertura da temporada 2015 da Camerata Antiqua de Curitiba.
            A mostra reúne 13 integrantes do Núcleo de Fotografia da APAP/PR: Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Gianna Calderari, Helio Dutra, Ian Lara, Lucia Biscaia, Luiz Gustavo Vidal, Mauricio Vieira, Mathieu Bertrand, Munir Bucair, Regina Oleski, Sandra Carrillo e Vanessa Múrio. Nesta coletânea, eles exibem com seus olhares uma Curitiba real e imaginária, que está entre seus moradores e a cidade que enxergam.
            O Núcleo de Fotografia da APAP foi criado em 2014, com a proposta de levar arte e cultura para a população, promovendo exposições, palestras e workshops. O núcleo está aberto à participação de interessados, que podem contatar a entidade pelo endereço eletrônico: apap@apap.com.br. A exposição permanecerá em cartaz na Capela Santa Maria até 3 de maio.

Serviço:
Exposição Fotográfica “Curitiba entre nós 2”
Data de abertura: 29 de março de 2015 (domingo), às 16h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro – Curitiba – PR
Informações:
(41) 3321-2840
Período da exposição: 29 de março a 3 de maio de 2015
Horário: segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18h
Entrada franca

Realização:
APAP/PR – Associação dos Artistas Plásticos do Paraná
Núcleo de Fotografia APAP/PR

Apoio:
Fundação Cultural de Curitiba
ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Comissão de Assuntos Culturais da OAB
ACP – Associação Comercial do Paraná

Ticcolor – Soluções em Imagem

Tambores em Ritmo Afro prestam homenagem a Curitiba



            Percussionistas e ritmistas da comunidade negra prestam sua homenagem à cidade com uma apresentação no próximo domingo (29), às 10h30, no Memorial de Curitiba. O espetáculo “Tambores em Ritmo Afro” mostra os batuques dos blocos carnavalescos, das escolas de samba e dos terreiros da cidade. Além dos grupos já confirmados, o evento é aberto a outros artistas. Qualquer pessoa interessada pode levar o seu atabaque e participar.
“Pelo menos um quarto da nossa população é de origem africana e esta parcela não foi suficientemente reconhecida como parte da identidade cultural curitibana. Este evento tem a dupla função de reconhecer a população negra e sua produção cultural, e dar espaço para que comemorem e festejem o aniversário da cidade”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.
            De acordo com Márcio Marins, um dos organizadores do evento, fazer ecoar o som dos atabaques e tambores é uma forma de homenagear os ancestrais negros que contribuíram para a formação de Curitiba. “Dos batuques dos blocos carnavalescos e escolas de samba, até os toques e cantigas nos terreiros de matrizes africanas, ecoam as nossas maiores heranças: a riqueza cultural feita de cores, danças, aromas, sons, ritos e respeito à nossa ancestralidade”, afirma.

            Serviço:
            Tambores em Ritmo Afro
            Local: Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos 79
            Data e horário: 29 de março de 2015 (domingo), às 10h30
            Entrada franca.
            

Corredor Cultural movimentará região central de Curitiba



            Instituições públicas e privadas sediadas na região central de Curitiba assinam na próxima segunda-feira (30) um protocolo de intenções para implementação do programa Corredor Cultural. O programa nasce com o objetivo de promover e apoiar ações culturais com foco na área de abrangência entre a Reitoria da Universidade Federal do Paraná e a Associação Comercial da Paraná, visando fortalecer a diversidade cultural e a economia daquela região do centro de Curitiba.
            O protocolo de intenções do Corredor Cultural será firmado pelos representantes da Universidade Federal do Paraná, Teatro Guaíra, Fundação Cultural de Curitiba, Círculo de Estudos Bandeirantes da PUC-PR, Associação Comercial do Paraná, Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio, Caixa Cultural de Curitiba e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná. O programa está aberto à adesão de novos parceiros. A cerimônia acontece às 18h, na sede do Círculo de Estudos Bandeirantes, junto com a inauguração de uma exposição sobre a obra do arquiteto Rubens Meister.
            Com a assinatura do documento, o objetivo é oficializar o envolvimento das instituições públicas e privadas no fortalecimento da diversidade cultural, da cidadania e da economia na cidade. A iniciativa de desenvolver ações articuladas aos poucos foi agregando parceiros com o propósito de buscar maior socialização, educação e difusão da arte.
            O Corredor Cultural é um espaço simbólico na região central da cidade que integrará as ações culturais e promoverá o intercâmbio dessas instituições. Com isso, o espaço para exposições, ensaios, apresentações, oficinas, entre outras produções culturais, será multiplicado. O programa contribuirá para o turismo cultural, o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições sociais da região.
            O Corredor Cultural já tem programação para o primeiro semestre deste ano, promovida pelas instituições participantes do programa. Um dos grandes eventos previstos é a celebração do Dia Mundial da Música – Festa da Música, em 22 de junho, com shows ao ar livre, na Praça Santos Andrade e no calçadão da Rua XV de Novembro. Na programação também estão os concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Camerata Antiqua de Curitiba, do Coro e da Orquestra Filarmônica da UFPR, espetáculos de teatro, ópera e dança dos grupos da UFPR e do Teatro Guaíra, além de projetos de outras instituições que já sinalizaram a intenção de aderir ao programa, como a Associação dos Artistas Plásticos do Paraná.
            Paralelamente às atividades culturais, a Associação Comercial desenvolverá ações junto aos comerciantes e empresários para que reconheçam na iniciativa uma forma de revitalização da região e valorização do comércio local. Com isso, a ACP pretende despertar o interesse do empresariado em apoiar projetos culturais, seja por patrocínios diretos ou por meio de leis de renúncia fiscal.
            A primeira ação nesse sentido será a realização de um Café da Manhã com os comerciantes, seguido de palestras de especialistas nas leis municipal, estadual e federal de incentivo à cultura para que visualizem as possibilidades de utilização desses mecanismos de apoio cultural. Os empresários também poderão fazer uma visita ao Teatro Guaíra, para conhecer a estrutura e os bastidores de uma produção artística, e entender a aplicação dos investimentos nessa área.

            Serviço:
            Assinatura do Protocolo de Intenções do programa Corredor Cultural
            Local: Círculo de Estudos Bandeirantes (R. XV de Novembro, 1050)
            Data e horário: 30 de março de 2015 (segunda-feira), às 18h
            Instituições fundadoras: Universidade Federal do Paraná, Fundação Cultural de Curitiba, Teatro Guaíra, Círculo de Estudos Bandeirantes – PUCPR, Associação Comercial do Paraná, Fecomércio – Federação do Comércio do Paraná, Caixa Cultural de Curitiba e OAB Paraná.

quinta-feira, 26 de março de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z- 7


POEMA AO MEU AMIGO



Trazias em ti
o mistério das sombras entrevistas
em janelas de casarões desertos
Foste a minha noite
e tua mensagem de ternura
engasgou-se nas minhas profundezas
e meus ficaram a falar de solidão.
Te foste e os minutos estão a espreita
de teu silêncio, agora uma grande ausência.
Deixas-te para mim um universo
mas já não sei nem como nem onde
depositar esse mundo.
Tenho uma enorme necessidade de ti
para fazer meus sonhos crerem na realidade
Tenho fome de ti para minhas sensações
porque as sensações compartilhadas
trazem a magia da lembrança em comum
e a memória une mais do que
as conveniências discriminadas.
Trouxeste para mim todas as noites sofridas
todos os sorrisos esboçados
toda a magia do presente semi-vivido em sonho.
Agora minhas mãos estão vazias
meu desespero muito mais profundo
meu sentir infinitamente só e triste.
Preciso crer que não há morte
e gritar meu acreditar-criança
para te reconhecer descobrindo
a igualdade de nossas mãos
num simples gesto de envolver o mundo.
Quero contigo um encontro e esperanças
para livrar-me da angústia do meu ser.


Myrtha em 1976

A Capela Santa Maria promove pela 1° vez a exposição fotográfica em comemoração à cidade com parceria do Núcleo de Fotografia APAP/PR.




Mostra com mais de 30 imagens dos fotógrafos do Núcleo de Fotografia APAP/PR, faz homenagem a Curitiba em seu 322° Aniversário.

Dando início ao calendário de 2015, o Núcleo de Fotografia da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná traz para a cidade um grupo de fotógrafos com a proposta de levar arte e cultura para a população, com suas exposições, palestras e workshops, o grupo conta com a coordenação de Mauricio Vieira, Vanessa Múrio e Christian Schönhofen.
No dia 29 de Março de 2015, a convite da Capela Santa Maria, o núcleo em comemoração ao 322° aniversário de Curitiba, apresentará a exposição “Curitiba entre nós 2”. Nesta coletânea de imagens, os 13 fotógrafos da capital paranaense, exibirão com seus olhares uma Curitiba real e imaginária que esta entre seus moradores e a cidade que enxergam.
Fotógrafos participantes: Christian Schönhofen, Daniel Rebello, Gianna Calderari, Helio Dutra, Ian Lara, Lucia Biscaia, Luiz Gustavo Vidal, Mauricio Vieira, Mathieu Bertrand, Munir Bucair, Regina Oleski, Sandra Carrillo e Vanessa Múrio
Com sua formação em 2014, iniciativa do Presidente Osmar Carboni e seu Vice, Luiz Gustavo Vidal, o Núcleo de Fotografia APAP/PR está aberto para a participação de interessados, os quais poderão contatar a entidade pelo endereço eletrônico: apap@apap.com.br.
A Capela Santa Maria realiza no mesmo dia a apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, com o “Concerto de Abertura da Temporada 2015”, com apresentação domingo dia 29 de Março às 18:30.
A exposição segue até o dia 03 de Maio de 2015.

Ficha técnica:
Serviço: Exposição Fotográfica “Curitiba entre nós 2”
Data de abertura: 29 de Março de 2015 às 16h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro – Curitiba – PR
Informações: (41) 3321-2840
Período da exposição: 29/03/2015 a 03/05/2015
Horários: seg à sex das 09h às 12h e das 14h às 18h
Horários do concerto: domingo às 18h30
Ingressos concerto: R$30,00 inteira / R$15,00 meio
Visitação para a exposição: GRATUITA.

Realização:
APAP/PR – Associação dos Artistas Plásticos do Paraná
Núcleo de Fotografia APAP/PR

Apoio:
Fundação Cultural de Curitiba
http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/
ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura
Capela Santa Maria Espaço Cultural
http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/capela-santa-maria-espaco-cultural/
Comissão de Assuntos Culturais da OAB
http://admin.oabpr.org.br/comissoes/cultural/
ACP – Associação Comercial do Paraná
http://www.acpr.com.br/site/
Ticcolor – Soluções em Imagem
http://mkt.ticcolor.com/

TRIBUTO A JOÃO GILBERTO TRAZ RELEITURAS DE CLÁSSICOS À CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Com voz, violão e sopros, trio apresenta repertório do criador da bossa nova
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 2 a 5 de abril, o show Um Tributo a João Gilberto. O criador da bossa nova, que revolucionou a música brasileira no fim da década de 1950, estará representado no palco por um trio de grandes nomes da MPB. Renato Braz, Nailor Proveta e Edson Alves trazem à cidade alguns dos clássicos que, mesmo cantados em voz baixa, ecoaram em todo o mundo e tornaram o músico baiano um ícone.

O repertório inclui faixas como 
Eu Vim da BahiaCaminhos Cruzados e Pra que Discutir com Madame, assim como Estate, canção italiana que aparece no álbum Amoroso, de 1976, um dos mais importantes de sua carreira. Renato Braz (voz), Edson Alves (violão) e Nailor Proveta (sax e clarinete), fãs declarados de João Gilberto, se reúnem para evocar e revisitar o universo musical do homenageado com novos arranjos e um toque autoral.
 
O show que chega a Curitiba é resultado do álbum Silêncio, que o trio lançou em 2014. Um dos trunfos da apresentação é não se prender ao músico dos primórdios da bossa nova, mas abranger diversos discos de sua trajetória e selecionar pérolas não tão óbvias como Preconceito e FarolitoAs sessões de gravação do CD acabaram dando origem ao filme Ensaio Sobre o Silêncio, de Zeca Ferreira, ampliando a homenagem ao músico de Juazeiro em uma mistura de documentário e musical produzido pelo Canal Brasil.
 
O trio
O músico paulista Renato Braz tem em seu currículo shows ao lado de Luiz Melodia, Antônio Nóbrega, Ney Matogrosso, entre outros artistas. Em 1997, seu disco homônimo foi indicado ao Prêmio Sharp na categoria revelação, além de ser contemplado com o Prêmio Visa/Edição Vocal em 2002 pelo álbum "Outro Quilombo".
 
Foi Braz quem convidou Edson Alves para participar do projeto. Integrante da Banda Mantiqueira, Alves participou de shows com importantes artistas nacionais e internacionais, como Burt Bacharat, Ray Conniff, Shirley Bassey, Chico Buarque, Simone, Rolando Boldrin, João Gilberto, Cartola, Dominguinhos e Antônio Nóbrega e assina três álbuns instrumentais. 
 
Nailor Proveta, também integrante da Mantiqueira, dividiu o palco com nomes como Anita O’Day, Joe Williams, Paquito D’Rivera, Benny Carter e Natalie Cole. É um dos músicos mais requisitados pelos estúdios de gravação e figura numa centena de álbuns dos mais consagrados artistas da música popular brasileira, além de apresentar-se no exterior com César Camargo Mariano, Joyce e Mônica Salmaso
 
João Gilberto
Nascido em Juazeiro, na Bahia, em 1931, João Gilberto é o criador da bossa nova. Sua inovação musical pode ser primeiramente ouvida no disco Canção do Amor Demais, de 1958, quando acompanhou a cantora Elizeth Cardoso nas faixas Chega de Saudade e Outra Vez. No mesmo ano, lança o single Chega de Saudade/Bim Bom e dá início a uma carreira de sucesso, consagrando sua criação em 1959 com o álbum Chega de Saudade.
 
A simplificação do ritmo do samba e a inclusão de novas harmonias influenciou toda uma geração de músicos brasileiros, bem como o jazz americano. Com uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música brasileira para repercutir com enorme sucesso nos Estados Unidos, Europa e Japão, colecionando admiradores famosos e prêmios em todo o mundo.
 
Informações e entrevistas:
(41) 9639-0234
 
Serviço:
Show: Um tributo a João Gilberto
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: De 2 a 5 de abril de 2015 (quinta a domingo)
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h; e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 28 de março (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia: conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

NOITE DO HUMOR LEVA DIOGO PORTUGAL E MIAU CARRARO AO GRACIOSA


 
A diversão tem encontro marcado com os sócios do Graciosa Country Club na próxima quinta-feira (2/4). A partir das 21h, a Noite de Humor reúne os comediantes Diogo Portugal e Miau Carraro para um show de Stand Up Comedy, numa promoção da Diretoria Cultural.
 
Portugal é um dos maiores comediantes do Brasil, com mais de 20 anos de carreira. Criou personagens, como o Office boy Elvisley que participou de diversos programas de TV, e com stand up comedy, a “comédia de cara limpa”. Com suas tiradas, que partem de situações do cotidiano, é organizador do Risorama, maior festival de humor da América Latina.
 
Carraro, por sua vez, também conta com uma longa história no humor nacional. Vem se apresentando no Risorama desde a primeira edição. Com treze anos de carreira humorística, iniciou ao lado de Portugal nas noites de humor do saudoso bar Era Só o Que Faltava. Com uma sintonia aguçada, a dupla prometer divertir toda a plateia.
 
 
NOITE DO HUMOR
 
Informações: (41) 3015-5005 Secretaria do clube.

 

Trabalhos acadêmicos serão discutidos na Fundação Ema Klabin

Encontros apresentam reflexões de trabalhos  de  conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado  ligados ao contexto museológico 



A arte africana presente na coleção da Fundação é o tema do primeiro encontro


Além de ser um polo cultural, com shows musicais, exposições, cursos e  palestras, a  Fundação Ema Klabin abre agora suas portas para as universidades. Pelo Programa Plataforma de Pesquisa, pesquisadores poderão discutir suas  teses  voltadas ao  universo museológico da Fundação. 
A primeira convidada é a historiadora de arte Luciara Ribeiro que apresentará a monografia: “Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin”. A tese foi defendida na conclusão do curso de História da Arte pela Unifesp.
A pesquisa transita entre a antropologia e a história da arte. Numa primeira parte busca contextualizar Ema Klabin no colecionismo privado em São Paulo. Na segunda parte apresenta a relação entre Modernismo nas artes e pensamento primitivista evidente nas compras de Ema Klabin.  O evento terá a participação especial da historiadora social Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua.

Sobre as pesquisadoras:
Luciara Ribeiro é graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Realizou intercambio acadêmico na Universidade de Salamanca, onde também foi curadora da exposição Atmosfera Impressa – grabados de Julia Salgueiro, no Centro de Estudios Brasileños. Foi bolsista FAPESP no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material áudio-visual e de pesquisa em Moçambique. Trabalha como arte-educadora.

Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua é historiadora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.  É pesquisadora de Arte africana e História da África, membro da A CASA -  Arts Council of the African Studies Association, e atualmente é doutoranda em História Social também pela Universidade de São Paulo. Em 2011 publicou o livro Homens de Ferro. Os ferreiros na África central no século XIX (Alameda / FAPESP)

Serviço:
Plataforma de Pesquisa:  Arte das Áfricas na coleção da Fundação Ema Klabin
Palestrante: Luciara Ribeiro
Data: 28 março
Horário: 10h às 12 h 
Vagas: 30 vagas
Entrada franca
Inscrições pelo e-mail:  cursos@emaklabin.org.br, ou pelos telefones 11 3062-5245 ou  3897-3232
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo http://emaklabin.org.br/

Ofensiva liberal atinge Petrobras, BNDES e política macroeconômica

Ofensiva liberal atinge Petrobras, BNDES e política macroeconômica: As atuais dificuldades observadas na economia brasileira abriram espaço para um ataque amplo e irrestrido por parte das hostes liberais, que reputam o momento atual ao fracasso das políticas econômicas desenhadas no primeiro governo Dilma Roussef. Valendo-se de seu amplo apoio e espaço nos meios de comunicação, o ataque tem como objetivo desconstruir e eliminar qualquer resquício de política de desenvolvimento econômico ativo, tendo agora encontrado apoio no coração do governo federal com Joaquim Levy no comando da economia. A defesa do retorno do tripé macroeconômico em sua concepção menos flexível e mais estrita se contrapõe ao suposto abandono da política de metas inflacionárias e a flexibilização do tripé macro conduzido no primeiro governo Dilma, enquanto o ataque à Petrobras (que inclui debates sobre privatização e abertura do pré-sal para exploração por empresas estrangeiras) e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) completam o quadro de desconstrução principais dos instrumentos utilizados para promover o desenvolvimento nacional nos últimos anos. Ilustrativo deste verdadeiro “programa” liberal é a edição de hoje do jornal “Valor Econômico”, onde alguns de seus principais jornalistas e colunistas atacam de forma coordenada o BNDES e seu papel de promotor do desenvolvimento, a chamada “nova matriz macroeconômica” e os instrumentos de gestão ativo da taxa de câmbio, além de criticar integrantes do governo que se contrapõe a interpretação liberal dos fatos. A conclamação para a presidente “admitir erros” se insere neste quadro, pois apenas quando Dilma afirmar categoricamente que estratégia adotada em seu primeiro governo levou o país ao cenário atual a vitória liberal estará completa.
Comentário: A avaliação de que os resultados econômicos negativos do final do governo Dilma se devem exclusivamente a erros na concepção da política econômica, que teria supostamente priorizado o desenvolvimento por meio da ação do Estado, representa uma simplificação banal da complexidade do momento que vivemos. Em primeiro lugar, relega a segundo plano análises de caráter mais estrutural, que demonstram a desconstrução gradual do parque produtivo nacional e o fim de um ciclo de consumo e de bens duráveis como fatores determinantes para a desaceleração econômica. Em segundo lugar, parte do princípio de que o Brasil estaria excluido do contexto internacional marcado pelo recrudescimento da concorrência externa, recessão e baixo crescimento nos principais países do mundo, além da instabilidade macroeconômica causada por medidas pouco usais de política monetária em países como Estados Unidos (EUA), Japão e no bloco do Euro. Por fim, retira de sua análise todas as considerações acerca de eventos exógenos, como a seca brasileira recente ou as rápidas alterações nos preços das commodities, em particular do petróleo, devido a introdução de uma nova tecnologia como o gás de xisto nos EUA. Criar e disseminar a interpretação de que todo o problema do Brasil se resume a adoção de uma política econômica “heterodoxa” e a utilização de instrumentos de Estado para promover o desenvolvimento faz parte de uma estratégia mais geral de eliminar do debate qualquer alternativa que não aquela proposta pelos liberais e pelos mercados financeiros. Caso vitoriosa, esta estratégia representará a supressão da vontade expressa nas urnas pela vontade expressa nos mercados, supostamente amparada por “leis econômicas naturais”, impossíveis de serem violadas. No pior cenário, a construção no imaginário popular de que “só há uma alternativa” poderá atrasar em décadas a adoção de qualquer estratégia de desenvolvimento econômico e social que não parta do princípio de que o Estado deve ser mínimo e o mercado deve promover os ajustes necessários, por meio do sistema de preços. Governos de esquerda, desta forma, estariam limitados a gerir as sobras orçamentárias para promover projetos (sempre frágeis e questionados) de proteção social, deixando a gestão do projeto de desenvolvimento mais amplo para as forças privadas.

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMORua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - BrasilFone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5573-3338Agência FPA: Imprensa - imprensa@fpabramo.org.br

Matanza lança clipe de inédita e inicia pré-venda do novo álbum


Faltando menos de um mês para o lançamento de seu novo álbum, “Pior Cenário Possível”, o grupo carioca Matanza libera hoje mais uma amostra do que está por vir. A banda de countrycore, que tem disponibilizado alguns webclipes das faixas inéditas do novo trabalho, hoje apresenta o terceiro, “Matadouro 18”. O vídeo foi filmado durante as gravações, no estúdio Tambor (Rio de Janeiro), com imagens de Felipe Diniz e edição de Lígia Ramos.
O disco é composto por 10 faixas inéditas e foi produzido por Rafael Ramos. O lançamento está previsto para a primeira quinzena de abril e a pré-venda tem início hoje.
Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=A5pwdr95Pms

Para pré-venda, acesse: http://radi.al/PiorCenarioPossivel

Curso de Bhakti Sastri

INSTITUTO JALADUTA
CURSO BHAKTI SASTRI PRESENCIAL
2015
EDITAL:
Curso Bhakti Sastri – Literatura Clássica da Índia, gênero devocional (Bhagavad-gita, Sri Isopanisad, Upadesamrta e O Néctar da Devoção.)

Disciplinas Extras – Comunicação; Oratória; Produção de Textos; Curso de Discípulos, Istagosthi Dasanudasa, Istagosthi Amor e Confiança.

Certificados de Conclusão expedidos por:
1- ISKCON BOARD OF EXAMINATIONS, Bhuvanesvara, Índia.
2- INSTITUTO JALADUTA, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Uma iniciativa da:
ISKCON
Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna
Acharya Fundador: A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Início: 06 de Julho de 2015                Encerramento: 31 de janeiro de 2016
Opção especial: Excursão à Índia durante os meses de fevereiro e março de 2016.

Informações:  Dhanvantari Swami                                      e-mail: dswami@iskcon.com.br
Fones: Oi-83- 88311766 e TIM-83-96635873           Fone Fixo: 83-33337044 (horário comercial)

Inscrições:
Pré-matrícula: De 01 a 15 de abril de 2015.
Enviar e-mail para dswami@iskcon.com.br
Entrevistas: De 16 a 30 de abril de 2015.
A ser marcadas depois da pré-inscrição.
Matrícula: De 01 a 10 de maio de 2015.
Vagas: 11 homens. 10 mulheres.

Requisitos Fundamentais:
1-      Ser maior de 18 anos.
2-      Ter concluído o curso médio.
3-      Apresentar carta de recomendação de autoridade da ISKCON.
4-      Conhecer o Regulamento e concordar em segui-lo.
5-      Contribuir com a Taxa de Matrícula.

Taxa de Matrícula: R$ 500,00 (quinhentos reais)
Visa prover o funcionamento básico do Curso Presencial incluindo instalações dos alojamentos, da cozinha, refeitório, salas de aula, produtos eletro-eletrônicos, etc.

Gastos Mensais: Regime de República Estudantil, ou seja, as despesas comuns são repartidas entre os estudantes.
Despesas comuns são: Alimentação, Salário e obrigações sociais dos funcionários (cozinheira e jardineiro), Energia Elétrica, Água e Esgoto, Telefone fixo, Internet, Segurança eletrônica, IPTU, IPVA, Taxa de Condomínio, Seguro dos Veículos, Manutenção dos Veículos, Prédios e produtos eletro eletrônicos, Material de Limpeza e Apostilas produzidas pelo Instituto.
Projeção de gastos mensais: R$500,00 (Quinhentos Reais)

Gastos Pessoais: As despesas de ordem pessoal são por conta de cada estudante.
Despesas Pessoais seriam aquelas com Saúde, Comunicação, Fardamento, Vestuário, Remédios, Seguros, Emergências, Viagens, Transporte, Higiene por conta do estudante.

OBS:
1-      A partir do mês de agosto, o estudante poderá ter uma semana captação de recursos pessoais através da distribuição dos livros de Prabhupada.  
2-      No início do Curso, cada estudante deverá ter disponível a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) para as despesas comuns dos dois primeiros meses.

Opcional:  Excursão à Índia fevereiro/março de 2016, acompanhados da equipe do IJ.

Características Especiais da Turma:
1-      Avaliação Contínua. (Não haverá Teste Internacional no final do Curso)
2-      Maratona de Distribuição de Livros durante 15 dias de dezembro, com liderança e apoio logístico para aqueles que desejarem captar fundos para a excursão à Índia.
3-      Aceitaremos estudantes não residentes nos alojamentos para cursar disciplinas isoladas.

André Juarez Quarteto se apresenta na Fundação Ema Klabin

 

 
A Fundação Ema Klabin apresenta no próximo sábado, dia 28, às 16h30, pelo programa Tardes Musicais o show de André Juarez Quarteto, com entrada franca. 
Vibrafonista, maestro e arranjador André Juarez montou em 1993 o seu quarteto, inicialmente inspirado por grupos de jazz como o Modern Jazz Quartet.   Sua identidade sonora é muito particular, tanto por utilizar um instrumento praticamente desconhecido do público brasileiro, o vibrafone, como pela originalidade e sofisticação de seus arranjos formado por composições próprias e temas clássicos, passando pelas complexas harmonias do jazz e pelo ritmo contagiante da música brasileira e latino-americana.
O grupo é formado por André Juarez (vibrafone) Frank Hezberg (contrabaixo acústico), Rodrigo Digão (bateria) e Ai Yazaki (piano). No repertório, músicas autorais, além de Ernesto Nazareth, Gilberto Gil/Dominguinhos, Vinícius de Morais e outros.
Serviço:
Programa Tardes Musicais:  André Juarez Quarteto – da Percussão à Melodia
Data: 28/03 (sábado), 16h30
Entrada franca
180 lugares
Ouça: http://www.youtube.com/watch?v=Vs7wNDdW1V8#t=67
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo. http://emaklabin.org.br/ telefones: (11) 3897-3232 / 3062-5245