quarta-feira, 4 de novembro de 2009

El Titiriteiro de Banfield é o pioneiro de novo circuito cultural


A Caixa Econômica Federal e o SESI Paraná, fazem uma parceria inédita na criação de um novo circuito cultural. As duas instituições, que sempre se destacaram por sua grande fomentação cultural, vão agora atingir uma dezena de cidades com uma atração de trajetória internacional. O espetáculo “En Camino”, do argentino Sérgio Mercúrio, será apresentado nas cidades de Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Campo Mourão, Arapongas e Irati.

“En Camino” terá entrada franca em todas as cidades, bastando a apresentação de um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo como ingresso solidário. As arrecadações serão destinadas a uma instituição beneficente de cada cidade.

El Titiriteiro de Banfield

Sergio Mercúrio, mais conhecido como “El Titiriteiro de Banfield” é natural da cidade de Banfield na Argentina. Mestre na arte da manipulação de bonecos, Mercúrio viaja com seus bonecos encantando as mais diversas plateias. Em sua jornada de mais de 15 anos, já se apresentou em quase todos os países da América Latina e também na Espanha e na França.

Seus espetáculos são dirigidos a adultos e jovens, sempre falados no idioma de cada País visitado. Recentemente, foi apresentado pela primeira vez em francês, idioma que Sergio aprendeu exclusivamente para sua primeira turnê francesa.

Dono de uma técnica invejável, a manipulação de Sergio é impressionante. Aliado a isto, ele apresenta textos altamente inteligentes, poéticos e com humor. Sergio Mercúrio é um errante, que se apresenta pelo amor ao seu trabalho.

En Camino

"En camino" é o segundo espetáculo de bonecos para jovens e adultos de Sergio Mercurio e pode ser considerado como uma continuação do universo apresentado em "El Titiritero de Banfield".

"En Camino" coloca em cena as situações e os personagens com os quais um jovem se enfrenta para compreender-se e continuar viajando. É também um convite à viagem.

Os bonecos, neste caso, recorrem às suas realidades para satirizar tal viagem.

Os personagens são: o inevitável Bobi, com seu sarcasmo e sua ternura; a avó Margarita, com a acidez e o carinho da velhice; Beto, com a indiferença e o grotesco do alcoólatra. De outro lugar, com o "Encontro de duas culturas", coloca-se o espectador ante a encruzilhada de uma viagem imprevisível. Em "O desconcerto da paixão", igualmente sem diálogos, o titiriteiro questiona o destino da paixão.

Poético, divertido, sempre surpreendente, o espetáculo "En camino" não

apresenta respostas; antes, deixa incógnitas, sensações… O espetáculo, que já tem 12 anos de estrada e foi assistido por mais de 50 mil pessoas, ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo no Festival de Bonecos de Canela, em 2007, na escolha feita pelo público.


SERVIÇO:

Em novembro, o espetáculo será apresentado nas seguintes cidades: Dias 6 e 7 – Ponta Grossa, dia 8 Guarapuava, dia 10 Arapongas, dia 11 Maringá e dia 12 Londrina.

Nenhum comentário: