sábado, 28 de fevereiro de 2009

Artistas do programa Bolsa Produção expõem seus trabalhos


Doze projetos foram contemplados na terceira edição do programa

Bolsa Produção, em 2008, e agora os artistas apresentam os resultados. O programa é financiado pelo Fundo Municipal da Cultura

A Fundação Cultural de Curitiba inaugura nos próximos dias 4 e 5 de março as exposições dos artistas contemplados no edital Bolsa Produção 2008, do Fundo Municipal da Cultura, que financiou a execução de projetos de artes visuais. Os artistas receberam bolsas que garantiram o desenvolvimento dos seus trabalhos ao longo de dez meses. As exposições ocupam o Centro Cultural Solar do Barão e o Memorial de Curitiba. No Solar do Barão, a abertura será às 19h de quarta-feira (4) e no Memorial de Curitiba, às 19h de quinta-feira (5).

O programa Bolsa Produção para Artes Visuais é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, concebida com o objetivo de incentivar diretamente as manifestações de artes visuais desenvolvidas na cidade. Entre os 12 trabalhos apresentados estão esculturas, fotografias, pintura, vídeos e instalações. Os artistas participantes são Cláudia Washington, Fábio Noronha, Glauco Salamunec, Lílian Gassen, Juliana Burigo, Milla Jung, Marga Puntel, Ana Godoy, Marcelo Scalzo e Gláucia Flügel, e ainda os grupos Couve-Flor e Orquestra Organismo.

Com temas variados, os projetos seguem tendências contemporâneas, como é o caso do uso do vídeo e das tecnologias digitais, a ocupação de espaços urbanos e mesmo a desmaterialização da arte. Os projetos foram selecionados por uma comissão de especialistas composta pelos curadores Mário Ramiro e Daria Jaremtchuk, ambos de São Paulo, e pelos artistas paranaenses Goto, Elvo Benito Damo e Ana González (coordenadora do programa Bolsa Produção para Artes Visuais). Durante o desenvolvimento dos seus projetos, os artistas contaram com o acompanhamento dos integrantes da comissão de seleção. Com isso, puderam agregar, durante o processo, a opinião e a orientação de especialistas.

O programa foi instituído em 2005, sendo que o primeiro grupo de contemplados expôs suas pesquisas em abril de 2007. De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, o programa tem o mérito de apoiar o artista em todo o seu processo de criação. “Os resultados da terceira edição do Bolsa Produção mostram que investir no artista é tirar da arte o caráter de valor de mercado e instituir um outro tipo de valor - o da busca, da experiência, das possibilidades, da liberdade criativa e da integração entre as múltiplas linguagens”, diz.

A coordenadora do programa, a artista plástica Ana González, destaca alguns aspectos importantes desta edição. Ela observa que a presença de dois projetos coletivos, dos grupos Couve-Flor (formado por Elisabete Finger, Neto Machado e Ricardo Marinelli) e Orquestra Organismo (Lúcio de Araújo, Simone Bittencourt e Guilherme Sores), foi fundamental para essa etapa do programa. “A entrada dos projetos coletivos inaugura um tipo de produção artística que não tinha muita visibilidade e que, no entanto, está em perfeita sintonia com o que acontece na atualidade em todo o mundo”, explica Ana González.

Outra característica de muitos dos projetos expostos é o uso do vídeo como obra ou como parte do trabalho. “Esta é uma tendência que foi se acentuando no Bolsa Produção. A linguagem do cinema sempre atraiu e influenciou os artistas. Agora o vídeo surge com mais intensidade pela facilidade das tecnologias disponíveis. Além disso, o vídeo serve como registro do processo de criação e produção”, afirma a coordenadora.

Além das exposições estão programadas para o mês de abril mesas-redondas, lançamento do catálogo e projeção de vídeos feitos pelos artistas das três edições do Bolsa Produção. O lançamento do catálogo será no dia 14 de abril, às 19h, na Sala Scabi do Centro Cultural Solar do Barão. Em seguida, haverá uma mesa-redonda com a participação dos membros da comissão de seleção dos projetos do edital. Dias 15 e 16 de abril, às 19h, acontecem dois encontros de artistas com o público. As exibições de vídeos, em datas a serem definidas, serão realizadas na Cinemateca de Curitiba.

Confira a relação das exposições do programa Bolsa Produção e os locais onde estarão abertas:

Centro Cultural Solar do Barão

(salas do Museu da Gravura e Museu da Fotografia)

De 4 de março (abertura às 19h) a 3 de maio de 2009

INFILTRAÇÕES procedimento nômade para café, praça, vídeo e galeria, Couve-Flor Mini Comunidade Artística Mundial (Elisabete Finger, Neto Machado e Ricardo Marinelli)

ARMADILHA, Cláudia Washington

TENHO MEDO DE MIM, MESMO, Fábio Noronha

RAIOGRAFIAS GENEALÓGICAS, Glauco Salamunec

CAVERNA KERNEL, Orquestra Organismo (Lúcio de Araújo, Simone Bittencourt e Guilherme Soares)

BELVEDERE, Lílian Gassen

(Sem título), Juliana Burigo

DESERTO DE REAL, Milla Jung

BARALHO, Marga Puntel

Memorial de Curitiba

(Salão Paraná)

De 5 de março (abertura às 19h) a 3 de maio de 2009

MATÉRIA ETÉREA, Ana Godoy

DA PÁ VIRADA, Marcelo Scalzo

(Sem título), Gláucia Flügel

Serviço:

Exposições do programa Bolsa Produção

Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533)

Horários – de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.

Informações: 3321–3240. Agendamento de visitas monitoradas: 3321-3275

Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Horários – de terça a sexta, das 9 às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Informações: 3321- 3313. Agendamento de visitas monitoradas: 3321-3328

Entrada franca.

Parque Tingui tem shows musicais neste domingo


O programa Música nos Parques leva ao Parque Tingui, neste fim de semana, os shows dos músicos Hélio Sant’Ana, Rogéria Holtz e grupo Terra Sonora.

O músicos Hélio Sant’Ana, a cantora Rogéria Holtz e o grupo Terra Sonora são as atrações do programa Música nos Parques, que acontece neste domingo (1º), no Parque Tingui. Hélio Sant’Ana apresenta-se às 11h com o grupo Folguedeira; Rogéria Holtz sobe ao palco às 14h para mostrar o espetáculo No País de Alice; e às 17h é a vez do Terra Sonora, que apresenta o Som do Mundo nos Parques. O programa é desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, com a proposta de levar arte e lazer para a população curitibana.

No show com o grupo Folguedeira, Hélio Sant’Ana apresenta o resultado de suas pesquisas sobre as raízes culturais paranaenses. O grupo utiliza em seus arranjos elementos do fandango e da congada, trazidos para a modernidade por meio de fusões rítmicas e harmônicas com o samba, maracatu, forró, rock e jazz.

Rogéria Holtz mostra no espetáculo No País de Alice as músicas do CD de mesmo nome. O CD é composto por poemas de Alice Ruiz musicadas por seus vários parceiros, entre eles, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Itamar Assumpção, Alzira Espíndola, Waltel Branco e José Miguel Wisnik.

O grupo Terra Sonora apresenta-se às 17h, levando o espetáculo Som do Mundo nos Parques. O repertório foi especialmente elaborado para este show. É composto por músicas de celebrações, cerimônias, danças e festas populares tradicionais de várias partes do mundo. Além das composições que representam as tradições brasileiras, há também temas da Polônia, Síria, Portugal, Japão, Marrocos, Espanha, Itália, Turquia e Macedônia.

Serviço:

Música nos Parques

Local: Parque Tingui

Data: 1º de março de 2009 (domingo)

11h – Hélio Sant’Ana e grupo Folguedeira

14h – Rogéria Holtz no show No País de Alice

17h – Terra Sonora no show Som do Mundo nos Parques

Entrada franca

Solar do Barão abre inscrições para cursos de artes

Estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (2) as inscrições para os cursos

que acontecem no primeiro semestre de 2009.

Na programação do Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533) para o primeiro semestre do ano, constam mais de 20 opções de cursos que atendem a diversas áreas das artes plásticas. Além dos ateliês nas várias modalidades de gravura, há cursos de pintura, fotografia, desenho da figura humana com modelo vivo, história da arte e oficina de papel artesanal. As aulas terão início no dia 16 de março. As inscrições podem ser feitas no próprio Centro Cultural, a partir de 2 de março, com informações pelos telefones 3321-3373 e 3321-3240. Confira a relação de cursos ofertados:

Ateliê básico de gravura em metal e ateliê permanente
Ateliê livre de litografia

Litografando curitiba

A litografia e o uso do xerox

Ateliê básico de xilogravura e ateliê permanente

Livro de artista (xilo e linóleo)

Ateliê básico de serigrafia sobre papel e ateliê permanente

Serigrafia e procedimentos artísticos

Serigrafia, faça você mesmo

Ateliê básico de gravura em metal e ateliê permanente
Ateliê básico de gravura em metal e ateliê permanente

Ateliê de criação com linóleo e materiais e hipertipia

Desenho de observação

Desenho da figura humana com modelo vivo – enfoque em anatomia artística

Ateliê livre com modelo vivo para artistas e estudantes

Oficina de pintura

Fotografia em laboratório p/b

Decoração e história da arte

História da arte abstrata

História da gravura

História da gravura brasileira

Arte como pensamento e invenção

Oficina de papel artesanal

Serviço:

Cursos do 1º semestre de 2009

Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti – 533)

Inscrições abertas a partir de 2 de março de 2009

Início dos cursos: 16 de março de 2009

Período: 16/03 a 30/06/09

Informações: 3321-3373 ou 3321-3240

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PROMOÇÃO SEXTANTE - SUPLEMENTO CULTURAL



ESTES SÃO OS DEZ GANHADORES DA PROMOÇÃO SEXTANTE - SUPLEMENTO CULTURAL por ordem de chegada de e-mail e com a resposta certa


Rafael Henrique Cruz de Sousa Santana - São Paulo/SP

Weruska Mesquita Sandim
Curitiba/PR

Darlan James Pergher
São José dos Pinhais/PR


Wladimyr Marques
Centro - Curitiba/PR

Marcos Duarte
Curitiba/PR Valdir Candeo Centro - São Paulo/SP

Fernanda de Oliveira e Silva Colcerniani
Pompéia - Belo Horizonte/Minas Gerais

NILTON DE GOES PINTO Caixa D' água - SALVADOR/BAHIA

CARLOS AUGUSTO ROLON ALMIRON
Curitiba/PR

Carlos Kenji Koketsu
Curitiba/PR

Os residentes no Paraná poderão retirar seu livro das 10:00 hrs às 18:00 hrs
de segunda a sexta, Rua Alfredo Bufrem, 51 - Centro - Curitiba os dos demais estados receberão o livro A FARSA, da Editora Sextante em seus endereços que constam nos e-mails.

AGUARDEM NOVAS PROMOÇÕES

Cinemateca promove estréias de filmes curitibanos

No próximo domingo, dia 1º de março, a Cinemateca de Curitiba irá exibir uma sessão especial com o lançamento de cinco filmes produzidos por alunos do Curso de Cinema Digital do Centro Europeu, o único do gênero no estado do Paraná. A comédia satírica Patrulha e o drama psicológico O Sonho de Rhonabry serão as grandes atrações da programação, que terá início às 20h.

Com roteiro de Paulo Perazzoli e direção de Mário Schaffer e Marcel Talamini, Patrulha faz uma divertida paródia do tradicional gênero de filmes policiais americanos, apresentando a história de dois agentes atrapalhados envolvidos em uma missão complicada e repleta de subtramas. Já O Sonho de Rhonabry, dirigido por Cristiano Cardoso e com roteiro de André Osna, conta a história de Arthur, um escritor de sucesso que tem sua vida atormentada por fantasmas interiores que o perseguem desde a infância.

Para completar a noite, serão exibidos os filmes Por Caridade, Santa Sacanagem e Corte Súbito, três trabalhos desenvolvidos especialmente para mídias digitais (internet, celular, mp4, entre outros). As exibições especiais da Cinemateca, no próximo domingo, serão gratuitas. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Curso de Cinema Digital

Supervisionado por Fernando Severo (WG7BR Produções), Diego Lopes (Oger Sepol Produções) e Gil Baroni (WG7BR Produções), o curso do Centro Europeu tem duração de um ano e conta com uma infraestrutura completa, com equipamentos e estúdio que permitem a produção de trabalhos de ficção e documentários, dando aos alunos uma base sólida de conhecimentos para criação, com ênfase nos principais aspectos artísticos e técnicos.

Após a conclusão do curso, os alunos poderão explorar um mercado cada vez mais aberto para profissionais que dominam as novas tecnologias de realização e exibição audiovisual. Além de trabalhar em produções voltadas para o circuito cinematográfico, os profissionais poderão atuar em emissoras de televisão, canais de TV a cabo, produtoras de filmes publicitários, institucionais e videoclipes, produtoras de conteúdo audiovisual para internet e na produção de diversas modalidades de multimídia.

VERGONHA - Em resposta ao editorial da Folha, publicado no último dia 17/02, em que classificou o regime militar vigente no Brasil entre 1965 e 1984

Em resposta ao editorial da Folha, publicado no último dia 17/02, em que classificou o regime militar vigente no Brasil entre 1965 e 1984 como uma “ditabranda”, um grupo de intelectuais lançou, no último sábado (21/02), um manifesto e abaixo-assinado em “repúdio à arbitrária e inverídica revisão histórica”.

“Ao denominar ‘ditabranda’ (...) a direção editorial do jornal insulta e avilta a memória dos muitos brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do país. (...) O estelionato semântico manifesto pelo neologismo ditabranda é, a rigor, uma fraudulenta revisão histórica forjada por uma minoria que se beneficiou da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pós-1964”, diz o manifesto.

O documento também critica a posição da Folha que chamou de “cínica e mentirosa” a indignação dos professores Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato. Os dois enviaram cartas à redação, que foram publicadas no Painel do Leitor do dia 20/02. A resposta da redação aos dois foi criticada até pelo Ombudsman do jornal, Carlos Eduardo Lins da Silva, que, normalmente, não avalia as opiniões publicadas.

“Um editorial com referência ao regime militar brasileiro provocou cartas publicadas no ‘Painel do Leitor’. Resposta da Redação a duas delas na sexta fogem do padrão de cordialidade que julgo essencial o jornal manter com seus leitores”, afirmou o ombudsman em sua coluna no último domingo.

Entre os intelectuais que assinam o manifesto estão nomes de destaque, como o do professor aposentado da USP Antônio Cândido; dos professores da USP Dalmo de Abreu Dallari e Emir Sader; e do diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, Michel Löwy. Até o momento, a petição online conta com 3.116 assinaturas.

As vozes contrárias ao editorial encontraram apoio no editor de Brasil da Folha, Fernando de Barros e Silva. Em artigo publicado na última terça-feira (24/02), sob o título de “Ditadura, por favor”, o jornalista afirma que a posição do jornal em classificar o regime militar como “ditabranda” é “mais do que um erro, um sintoma de regressão”.

“Algumas matam mais, outras menos, mas toda ditadura é igualmente repugnante. Devemos agora contar cadáveres para medir níveis de afabilidade ou criar algum ranking entre regimes bárbaros?”, questiona Barros e Silva.

A direção da Folha não se manifestou.


PEDIMOS AOS NOSSOS LEITORES QUE SE MANIFESTEM

e através do link assinem o manifesto

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

LANÇAMENTO COM UM TOQUE DE MAGYA

Best-seller mundo afora,
Magya, primeiro livro
da bem-sucedida série
Septimus Heap, assinada
pela inglesa Angie Sage,
será lançado no melhor
estilo “mágyco”. No dia
7 de março (sábado), a
partir das 17h, o Mágico
Merlin se apresenta na
Livraria da Travessa do
BarraShopping (Av. das
Américas, 4.666 – nível
Américas, loja 220). No
domingo, 8 de março,
a “magya” se repete na
Livraria da Travessa do
Shopping Leblon (Rua
Afrânio de Melo Franco,
290, loja 205), no
mesmo horário.

ADRIANA LISBOA NA "TERRINHA"

Consolidando cada vez
mais seu nome no exterior,
Adriana Lisboa comemora
a boa fase de sua carreira.
A escritora carioca acaba
de lançar em Portugal, em
bela edição, seu romance
mais recente, Rakushisha,
obra inspirada nos haikais
do poeta japonês Matsuo
Bashō. Ainda este ano,
o romance Sinfonia em
branco, já publicado
em Portugal e na Itália,
sairá no México, pela
Alfaguara; nos EUA, em
uma coleção de autores
latino-americanos, pela
Editora da Universidade
do Texas; e na França,
pela Métailié.

Paula Browne lança - Vários mundos

Sábado, 7 de março,
a partir das 11h, na
Arlequim (Praça XV
de Novembro, 48),
no Rio de Janeiro:
Paula Browne lança
Vários mundos – Burle
Marx além das paisagens.

Salgueiro é a escola campeã do carnaval do Rio. Beija-Flor é vice

Com 399 pontos, um a mais que a vice-campeã Beija-Flor, o Salgueiro foi declarado campeão do Grupo Especial das escolas de samba de Rio de Janeiro. Emoção e nervos à flor da pele marcaram a tarde desta quarta-feira, 25, na Sapucaí. A apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro testou o coração de quem acompanhou a disputa que deu o título de campeã à escola Salgueiro.

Império Serrano cai para o Grupo de Acesso A

O Império Serrano foi rebaixado para o Grupo de Acesso A do carnaval do Rio de Janeiro no final da tarde da quarta-feira de cinzas. A apuração, que aconteceu na Marquês de Sapucaí, marcou a volta do Império para o Grupo de Acesso A, no qual competiu em 2008.

A escola do bairro de Madureira, zona norte carioca, foi fundada em 19847, por Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira, Sebastião de Oliveira (Molequinho), entre outros, em reunião na casa de Dona Eulália do Nascimento. A agremiação já conquistou o título de campeã do Grupo Especial nove vezes.

Em 2009, O Império trouxe novamente para a avenida o samba “A lenda das sereias e os mistérios do mar”, já apresentado em 1976. Na ocasião, o enredo conquistou o 7º lugar do Grupo 1. Samba-enredo, aliás, foi o único quesito em que a escola obteve nota máxima de todos os jurados.

PROGRAMAÇÃO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

:: Dia 27 | Sexta-feira

Auditório

19h00

Exibição do filme ryan Entrevista de Iris Murdoch a BMagee. «Philosophy and Literature»: Colóquio Internacional nos dez anos do desaparecimento de Iris Murdoch.

Convidada

Prof. Dra Anne Rowe, Directora do Centre for Iris Murdoch Studies, Kingston University.

Organização

Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa

FLUP - Faculdade Letras Universidade Porto

Piano-bar

23h00

Jazz no Clube

Marco Figueiredo (piano) Isabel Ventura (voz)

VOLTAR

:: Dia 28 | Sábado

Auditório

9h30 - 13h00

Seminário

Curso completo de Osteopatia.

14h30 - 19h30

Seminário

Curso completo de Osteopatia.

21h30

Lançamento do livro «Amargos Saberes»

de J.H. von Hafe Pérez

Prof. Sério Fernandes, Dr. Sousa Dias, Pedro Tabosa da Pena.

Piano-bar

18h00

Apresentação do livro de poesia

«A porta verde do sétimo andar», Ed. Colectivo de Galiza

18h30 - Inauguração.

Exposição

FOTOGRAFIA

Casa D'Avó

de André Chiote

Até 28 de Março.

.

23h00

Recordações dos Festivais da Canção

Nuno Caçote (piano)

O pianista/"entertainer" Nuno Caçote, presença habitual no CLP, presenteia-nos desta vez com uma noite temática intitulada «Recordações do Festival da Canção». Quem não se lembra de temas como a Desfolhada, E depois do Adeus ou O conquistador!

Durante cerca de 1 hora, venha divertir-se e recordar estes e outros temas portugueses no nosso café-concerto na companhia de Nuno Caçote nesta agradável e original tertúlia."


c l u b e l i t e r á r i o d o p o r t o | aberto de segunda a domingo, das 13h à 1h

Rua Nova da Alfândega, 22 | 4050-430 PORTO Telefone 222 089 228 | ver localização



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Gigi Balangandã











saiba mais em

O BRASIL NO CONTEXTO

O BRASIL NO CONTEXTO
Jaime Pinsky(Org.)

"A Redemocratização e a Editora Contexto têm, aproximadamente, a mesma idade. Este livro é um balanço do Brasil de 1987 até hoje. A escolha do período, que coincide com o tempo de existência da Contexto, não foi acidental. Vinte anos dão uma perspectiva suficiente para uma análise do que vem acontecendo com o país. "

Este livro, comemorativo dos vinte anos da Editora Contexto, traça um panorama do Brasil de 1987 até hoje. A escolha do período, que coincide com o tempo de existência da Contexto, não foi acidental. Vinte anos dão perspectiva suficiente para uma análise do que vem acontecendo com o país. Será que os sonhos daqueles que vêm lutando pela democracia, pelo voto universal, por uma sociedade mais justa, pelo acesso de todos a uma educação pública de qualidade, pelo direito universal à cultura foram, estão sendo, ou têm perspectivas de se realizarem? Para responder a essas questões, reunimos um time de primeira, um conjunto de autores da Editora Contexto que se dispuseram a escrever um balanço em suas especialidades. Políticos, jornalistas, sociólogos, historiadores, educadores e leitores em geral encontrarão nesta obra uma ferramenta bem-vinda para repensar o Brasil.

trecho do livro

um lançamento da

JÁ NAS BANCAS E LIVRARIAS

JÁ NAS BANCAS E LIVRARIAS a
Edição 19 de



SAIBA MAIS EM
http://www.revistabrasileiros.com.br/

Mocidade Alegre vence carnaval de São Paulo

Com enredo que falou do coração, vice-campeã de 2008 leva o título deste ano

A Mocidade Alegre é a campeã do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo. Com o enredo “Da chama da razão ao palco das emoções... Sou máquina, sou vida... Sou coração pulsando forte na avenida!!!”, a escola falou sobre o coração.

Seis vezes campeã do carnaval paulista e vice-campeã em 2008, a escola, que despontou como uma das principais candidatas ao título em 2009 ao prestar uma homenagem às emoções humanas, conquista mais um título.

A atual vice-campeã do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo fez um desfile que repetiu a qualidade técnica do ano passado e empolgou o público presente.

Os pontos altos da Mocidade Alegre foram a ousadia nas cores das alegorias e a coreografia da bateria. O quarto carro alegórico, Coração, Cenário de Paixões, inovou ao soltar milhares de balões vermelhos pelo Anhembi, surpreendendo os presentes.

Originária do bairro do Limão, na Zona Oeste, a Mocidade Alegre levou para a avenida cerca de 3,1 mil componentes, em 25 alas e cinco carros alegóricos.

O último título da Mocidade Alegre foi conquistado em 2004, com o samba-enredo “Do Além-Mar à Terra da Garoa, Salve esta Gente Boa”. O nome da escola é inspirado em um bloco que costumava desfilar no centro de São Paulo, com homens vestidos de mulheres.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Apuração de SP tem novo horário

A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba dos grupos "Especial" e "Acesso" paulistanos tem um novo horário. O evento, que acontece no Sambódromo do Anhembi, pela primeira vez será às 16h.

Nove quesitos serão analisados: samba enredo, comissão de frente, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria, enredo, fantasia e alegoria. De acordo com o regulamento deste ano, serão quatro jurados por quesito, sem descarte de notas. Em 2008, eram três jurados com descarte das maiores e menores notas. O sorteio da ordem de apuração dos quesitos será feito antes da leitura das notas.

Duas escolas descerão para o Acesso, enquanto duas do Acesso passam a integrar o Grupo Especial. No ano passado, Águia de Ouro e Camisa Verde foram rebaixadas e Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera subiram para o Especial.

Na sexta-feira (27) a partir das 22h, as escolas vencedoras voltam a desfilar no Sambódromo, no Desfile das Campeãs. Os ingressos custam a partir de R$ 25 e estão à venda no Anhembi, Ginásio do Ibirapuera, entre outros. Mais informações no www.ingressofacil.com.br.

Ordem de desfiles das Campeãs

1ª - 2ª colocada do Grupo de Acesso (vice-campeã)
2ª - 1ª colocada do Grupo de Acesso (campeã)
3ª - 5ª colocada do Grupo Especial
4ª - 4ª colocada do Grupo Especial
5ª - 3ª colocada do Grupo Especial
6ª - 2ª colocada do Grupo Especial (vice-campeã)
7ª - 1ª colocada do Grupo Especial (campeã)

Apuração das notas dos desfiles do Grupo Especial e de Acesso Terça-feira (24/02), às 16h - entrada 1 Kg de alimento não perecível Sambódromo do Anhembi - portão 14 - setor B (Marginal Tietê)

Disputa acirrada no Rio

Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a disputa entre as seis escolas foi equilibrada. Mas o que corre nos bastidores é que quem se deu melhor foram as "azuis e brancas", Vila Isabel e Beija-Flor. As duas escolas exibiram alegorias e fantasias luxuosas, levantaram o público e entraram na briga pelo título.

O Império Serrano, que retornou ao Grupo Especial, primeira a desfilar, levou a Sapucaí, oferendas a Iemanjá, homenagens ao deus Netuno e imagens de sereias. Um dos destaques foi a inovação da comissão de frente, que usou uma espécie de patinete motorizado, o "segway", para realizar manobras. A escola cantou o enredo "A lenda das sereias e os mistérios do mar", de 1976 desenvolvido pela carnavalesca Márcia Lávia e interpretado por Nego. O ponto forte do desfile foram as paradinhas e coreografias da bateria de Mestre Atila com a rainha Quitéria Chagas.

A Acadêmicos do Grande Rio, que gastou por volta de 8 milhões foi a segunda a entrar na Passarela com o enredo "Voilá, Caxias! Para sempre Liberté, Egalité, Fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê", na voz de Wantuir. A escola levou 3,8 mil componentes, distribuídos em 33 alas e sete carros alegóricos e muitos famosos como já vem acontecendo nos anos anteriores. A Comissão de frente teve problemas, o componente que veio em cima de um tripé representando o Rei Luis XIV caiu em frente a cabine de jurados.

A Unidos de Vila Isabel, que teve a volta de Martinho da Vila ao desfile foi a terceira escola a cruzar a Sapucaí. A escola lembrou os 100 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos cartões-postais da cidade. Os carros alegóricos lembraram peças teatrais de Nelson Rodrigues e bailes de gala que marcaram a história do Theatro.

A quarta escola a desfilar foi a Padre Miguel, que teve um princípio de incêndio em seu carro abre-alas, ainda na concentração, que foi rapidamente controlado pelos bombeiros. Segundo o diretor do abre-alas da escola, o incêndio no carro alegórico não interferiu no desempenho da escola. Antes do incêndio, o carnavalesco Cláudio Cavalcante, o Cebola foi atropelado pelo Abre Alas. A escola mostrou o enredo "Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em poesia!" em 81 minutos.

A bicampeã Beija-Flor, que trouxe um enredo sobre as origens históricas do banho, com mais de sete mil litros de água em seus carros alegóricos foi a penúltima a entra na Marques. A escola de Nilópolis luta pelo tricampeonato. Antes do inicio do desfile foi celebrado o casamento do intérprete Neguinho da Beija-Flor com Elaine Reis com cerimônia em pleno Sambódromo.

A Unidos da Tijuca, última escola a desfilar, teve problemas com um de seus carros, logo no início do desfile. O problema foi resolvido, mas atrasou a evolução das alas. A Tijuca, que tem como rainha, a apresentadora Adriane Galisteu dedicou seu desfile a uma aventura espacial, com o tema "Tijuca 2009: uma odisseia sobre o espaço", que teve naves espaciais e cenários da série "Guerra nas estrelas".

A enquete realizada com os telespectadores da TV Globo aponta empate entre as escolas Império Serrano, Grande Rio, Mocidade e Beija-Flor, com nota 9,1. A Vila Isabel aparece com 9,0, e a Unidos da Tijuca, com a nota 8,0.

Na noite desta segunda-feira (23) desfilam as escolas Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro.

POESIA












saiba mais en

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Acadêmicos da Realeza é bicampeã do carnaval de Curitiba


A Embaixadores da Alegria ficou em segundo lugar e a Leões da Mocidade ficou em terceiro

A escola de samba Acadêmicos da Realeza foi eleita bicampeã do carnaval de Curitiba no Grupo A. O resultado foi anunciado pela Comissão Executiva do Carnaval neste domingo (22). A Embaixadores da Alegria ficou em segundo lugar e a Leões da Mocidade ficou em terceiro. “Ganhou a escola que conseguiu levar para a passarela seu melhor trabalho”, disse o presidente da Comissão, Jaciel Teixeira. “Tivemos um carnaval da família curitibana, com muita paz e alegria, sem violência e sem atropelos.”

A Acadêmicos da Realeza desfilou com 280 integrantes na passarela montada pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural na avenida Cândido de Abreu. O enredo era uma homenagem ao centenário do Coritiba Futebol Clube: “Do Alto da Glória para 100 anos de História”. Duas alas da escola chamavam atenção em especial, por representar os rivais Clube Atlético Paranaense e o Paraná Clube.

“Procuramos falar sobre uma cultura de paz no futebol, mostrando que carnaval e futebol são para pessoas alegres e não para pessoas violentas. É possível se divertir em paz”, disse o diretor da escola, Paulo Roberto Scheunemann. A escola tem 13 anos de existência e esta é a sétima vez que conquista o título de campeã.

No Grupo B a vencedora foi a escola de samba Unidos do Bairro Alto, que com este resultado poderá desfilar pelo Grupo A em 2010. A escola Os Internautas ficou em segundo lugar. A Unidos de Pinhais foi desclassificada, porque não entrou na passarela com o número mínimo de integrantes. Estava com 125 integrantes e o mínimo era de 160.

AVENIDA— O desfile dos blocos e escolas de samba de Curitiba atraiu cerca de 15 mil pessoas para a passarela montada pela Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural na avenida Cândido de Abreu neste sábado (21). Os foliões divertiram-se ao som dos puxadores dos sambas-enredo dos blocos e escolas de samba que desfilaram na avenida com carros alegóricos e fantasias coloridas.

O desfile começou por volta das 19h30, sob uma chuva intensa, que impediu a participação do bloco Rancho das Flores. Formado por pessoas da terceira idade, o bloco Rancho das Flores tornou-se tradição no carnaval curitibano. A Acadêmicos da Realeza, escola campeã do Carnaval 2008, pelo Grupo A, foi a última a desfilar e saiu da avenida por volta das duas horas da manhã.

O carnaval deste ano em Curitiba foi comandado por um rei momo atípico – considerado magro para os padrões tradicionais. Mauro Tibúrcio, ou Mauro Carioca, ladeado pela elegante rainha Roseana Oliveira e pela delicada princesa Ligia Bueno, não poupou energia puxando o cortejo da festa. Nem a chuva que seguiu pela noite incomodou. "Para Curitiba, consagrada como a cidade das quatro estações num só dia, acho muito normal ter carnaval com chuva, com frio ou calor. O que não pode faltar é alegria", disse o rei momo.

MAIS NOTÍCIAS EM


A cobertura fotográfica adulta em

Olhos de menina

Olhos de menina
de Susan Fletcher Trien

Páginas: 336

Depois da morte da mãe, Evie, então com oito anos, é levada para uma nova vida no País de Gales — um lugar úmido, onde flores aparecem misteriosamente na porta das casas, e as pessoas a olham com desconfiança. Sempre com a sensação de que estão lhe escondendo algo, ela se lança na tentativa de descobrir o terrível segredo de sua família — sem adivinhar que, quando uma menina do lugar desaparece, haverá ainda mais coisas terríveis a serem reveladas.

Agora, passados muitos anos, enquanto aguarda o nascimento do primeiro filho, Eve Green relembra aquele verão galês — suas mentiras, sua raiva, seu comportamento imprudente na caça ao raptor de Rosie e o modo como, por meio de sua dor reprimida e de suas estranhas amizades, acabou por aprender difíceis lições — sobre confiança, identidade, culpa e amor — e como sobreviver depois que o amor se foi.

A AUTORA
Susan Fletcher
nasceu em 1979, em Birmingham. Cresceu em Solihull, região central da Inglaterra, e hoje vive em Stratford-upon-Avon. Graduou-se em Língua Inglesa pela Universidade de York e, logo depois, foi "mochilar" na Austrália e Nova Zelândia. Cursou mestrado em Redação Criativa na Universidade de East Anglia (UEA). Olhos de menina é seu primeiro romance, que lhe valeu os prêmios Whitbread First Novel Award (2004) e Authors’ Club Best First Novel (2005). Seu segundo livro, Oystercatchers, foi publicado em 2007.

Um lançamento