quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CARNAVAL

LEIA OS RESULTADOS DOS DESFILES EM

9ª Bienal do Livro abre inscrições para o concurso de redação “A Bienal nas Escolas”

Os alunos do ensino Fundamental II e Médio das escolas públicas
privadas do Ceará já podem inscrever suas redações para
participar do concurso “A Bienal nas Escolas”. Parte da
programação da 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que
ocorre de 9 a 18 de abril em Fortaleza, o concurso tem por objetivo
fomentar a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio
dos estudantes. Esse ano, o tema escolhido para as redações foi
“Ser culto é a única forma de ser livre”, frase do poeta libertário
cubano José Martí.

O concurso de redação é uma ação da Coordenação de Políticas do
Livro e de Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(Secult/CE). Além de premiar oito alunos – quatro da escola
pública e quatro da particular - em duas categorias - escola
particular e escola pública, dividas em duas subcategorias
Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio (1º a 3º ano) - a
Secult publicará e lançará durante a Bienal um livreto contendo as
vinte melhores redações participantes.

As escolas de origem dos premiados receberão um acervo de livros
a ser integrado às suas bibliotecas, favorecendo, assim, toda a
comunidade escolar (gestores, coordenadores, professores,
funcionários, pais e alunos).

O Regulamento do Concurso, os formulários específicos, a folha
padrão de Redação e o Guia de Visitação Escolar estão disponíveis
no sítio da SECULT (www.secult.ce.gov.br). As redações podem ser
entregues nas próprias escolas dos participantes entre os dias 18
de janeiro e 19 de fevereiro de 2010. O resultado será divulgado
no Diário Oficial do Estado, no site da SECULT e durante a
abertura da 9 Bienal Internacional do Livro acontecerá a cerimônia
de entrega de prêmios aos vencedores. Tal evento acontecerá no
dia 9 de abril de 2010 a partir das 19h no Centro de Convenções
do Ceara.

Concurso de Redação "A Bienal nas Escolas"
Inscrições: de 18 de janeiro a 19 de fevereiro
Participantes: alunos do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e
Ensino Médio (1º a 3º ano)
Informações: 3101.6785

O ENIGMISTA de Ian Rankin


O ENIGMISTA
de Ian Rankin

544 páginas

John Rebus, o detetive escocês amargurado mas persistente às raias da obsessão, investiga o desaparecimento de Philippa Balfour, estudante de história da arte e filha de banqueiro. David Costello, o namorado da garota, desponta como principal suspeito, além de agir como tal: é um pouco arrogante, leva uma vida descuidada de playboy boêmio, financiada pela família abastada, e não parece despertar muita simpatia em ninguém.

Como sempre acontece nas tramas que protagoniza, Rebus conta com o apoio, por vezes recalcitrante, de seus colegas policiais: a empenhada Siobhan Clarke, o deslumbrado Grant Hood, a insegura Ellen Wylie, e Gill Templer, agora recém-promovida a inspetora-chefe, cargo no qual procura se firmar, depois da aposentadoria do "Fazendeiro" Watson, seu antecessor. É com esse time que Rebus enfrentará um intrincado novelo de pistas, que incluem misteriosas miniaturas de caixões com sinistras bonecas dentro e um elusivo Enigmista, personagem que comanda um jogo na internet cujos desafiadores quebra-cabeças podem levar à elucidação do misterioso desaparecimento da jovem Philippa. Sem falar na presença quase palpável da própria cidade de Edimburgo, com seu tecido de paisagens, ruas, bares, museus e monumentos, que adquirem estatuto de personagem vivo e atuante do livro.

Rebus, protagonista de mais de uma dezena de best-sellers mundiais de alta qualidade assinados pelo escocês Ian Rankin, já tem seus fãs de carteirinha no Brasil. A hipnótica fluência de sua narrativa, que não depende de ações violentas ou mirabolantes e intercala sutilmente reflexões existenciais e investigativas com diálogos rápidos e atilados, sem jamais perder a chance de dar mais uma voltinha no parafuso da trama a cada cena, está certamente na base dessa acolhida.


A CRITICA

"Rankin é o mestre do moderno romance policial climático, operando no mesmo alto nível de Ruth Rendell, Reginald Hill e P. D. James." - The Wall Street Journal

"Ao cabo de um dos livros de Rankin, você se sente imerso no caudaloso corpo de Edimburgo desde a superfície até suas mais obscuras profundezas." - Los Angeles Times

O AUTOR
Ian Rankin
Nasceu em Fife, Escócia, em 1960. Formou-se pela universidade de Edimburgo. Foi coletor de impostos, jornalista, músico punk e professor antes de se tornar escritor premiado. Rankin criou o detetive-inspetor John Rebus, protagonista de uma longa série, inaugurada em 1987 com Knots & crosses.



UM LANÇAMENTO





SETOR 27 - O SEGREDO DO IMPERADOR


SETOR 27 - O SEGREDO DO IMPERADOR
de DANIEL PEDROSA



Páginas: 288


No auge do regime militar, às vésperas do anúncio do Ato Institucional n.º5, um segredo guardado por mais de sete décadas é apreendido na cidade do Rio de Janeiro. Com ele, um grupo de militares, liderado por um oficial sem escrúpulos, leva sob custódia o único homem capaz de desvendar seu mistério. Quarenta anos depois, um atentado terrorista dentro da maior hidrelétrica do mundo, aparentemente articulado por um louco, tem ligações diretas com este acontecimento do passado. Sem conhecer seus motivos, um dedicado defensor público e uma bela historiadora decidem sair em busca da verdade, encontrando sob o reflexo das águas, um lugar há muito tempo escondido.

Um estilo de narrativa objetivo e inteligente desenvolvido através de histórias atuais e surpreendentes, é a característica mais marcante encontrada em seus textos.Atualmente, reside em São José dos Campos, interior de São Paulo, dividindo seu tempo entre o trabalho, a família e a literatura.


O AUTOR

Daniel Pedrosa nasceu no inverno de 1975, na cidade de São Paulo. Engenheiro e escritor, iniciou sua trajetória literária em 2007 com a publicação do Romance No Relógio da Colina pela editora Novo Século. Neste mesmo ano recebeu seu primeiro premio literário com o conto de mistério intitulado O Espírito da Floresta.






UM LANÇAMENTO

Jesus - O Profeta do Oriente

JESUS - O PROFETA DO ORIENTE
de Michael Amaladoss

Páginas: 192



Jesus é oriental. Mas devido a circunstâncias históricas ele volta agora ao Oriente Médio como europeu. Michael Amaladoss empenha-se neste livro para redescobrir Jesus, o Profeta do Oriente. Ele se pergunta: "Se o cris­tianismo tivesse se difundido pelo Oriente e não pela Europa, que denominações e símbolos os orientais te­riam usado para compreender Jesus? O autor seleciona nove imagens de Jesus - o Sábio, o Caminho, o Guru, o Avatar, o Satyagrahi, o Servidor, o Compassivo, o Dança­rino e o Peregrino - e mostra o significado dessas ima­gens na tradição religiosa e cultural oriental.

Jesus - O Profeta do Oriente não é um livro para se ler superficialmente. Ele deve levar à reflexão sobre as ima­gens no contexto da vida de Cristo. Pressupõe uma cer­ta familiaridade com a história de Jesus nos Evangelhos, mas todas as pessoas inspiradas por Jesus podem refle­tir produtivamente sobre essas imagens. E essa reflexão levará à comunhão.

O AUTOR
MICHAEL AMALADOSS, teólogo jesuíta, nasceu em Tamil Nadu, na índia. É autor de 22 livros e centenas de artigos. Atualmente é diretor do institute of Dialogue with Cultures and Religions, em Chenai, na índia.




UM LANÇAMENTO

A terra tremeu?

A terra tremeu?
de Carmen Reid

Páginas: 308

PARA O FIM DE VERÃO UM POUCO DE LITERATURA MULHERZINHA! (E.C.)

Um divertido romance sobre uma mãe que descobre que a perfeição é uma meta inatingível

Famosa por seus romances chick-lits, Carmen Reid apresenta seu segundo livro do gênero no Brasil: A terra tremeu?. Quem se deliciou com Uma cama para três não pode deixar de ler essa engraçada trama sobre uma mulher moderna que tem que se dividir entre a maternidade, o trabalho e os problemas da vida.

Eva Gardiner é uma mulher descolada que mora ao norte de Londres e tem quatro filhos: Denny (22), Tom (20), Anna (9) e Robbie (2). Ela adora passar horas cuidando de seu jardim e fazer ioga para desestressar do emprego de oficial de condicional.

E quando tudo já parecia uma confusão na vida de Eva, Tom anuncia a gravidez de sua namorada e a intenção dos dois em se casar. Além disso, o garoto decide ir atrás de seu pai – que abandonou Eva após a falência de seus negócios – para convidá-lo para a cerimônia. Para piorar, o jovem e atraente Joseph, pai de Anna e Robbie, reaparece e deixa Eva confusa em relação aos seus sentimentos: será que ela deixou o amor de sua vida escapar facilmente?

“Uma história marcante que aborda de maneira divertida os prós e contras da vida de uma mãe dedicada.” (Cosmopolitan)

A AUTORA Carmen Reid é uma jornalista, escritora e mãe. Seus três romances já são bestsellers e originalmente foram publicados pela Corgi. Ela é também tem contribuido para coletaneas de contos escoceses Depois de uma década passasa em Londres, trabalhando como repórter, Carmen agora vive em Glasgow com o marido e dois filhos.




um lançamento





Romance conta a história da bailarina fantasma do Theatro José de Alencar



A bailarina fantasma

de Socorro Acioli


Projeto gráfico Gustavo Piqueira (Rex Design)

184pp.

Indicação: a partir de 11 anos



A autora Socorro Acioli fez muita pesquisa, entrevistou funcionários e ex-funcionários do teatro e, para sentir o clima das histórias descritas por seus entrevistados, foi diversas vezes ao teatro vazio, passou horas sozinha no porão, no palco principal e no foyer, lugares preferidos e os mais frequentados pela bailarina fantasma .

A Editora Biruta lança A bailarina fantasma. Escrito por Socorro Acioli, este romance conta uma história ambientada no Theatro José de Alencar. O centenário teatro de Fortaleza estava prestes a passar por uma grande reforma. Marcelo, um arquiteto especialista em construções antigas, foi contratado para coordenar a obra. Sua missão era fazer com que a casa de espetáculos ficasse exatamente como era no dia da inauguração. Marcelo era viúvo e tinha uma filha, Anabela, que logo no primeiro dia de reforma viveu um encontro assustador com o fantasma de uma jovem bailarina que aparecia no teatro há muitos anos. Mesmo contra sua vontade, Anabela embarcou em uma viagem pelo passado daquele lugar e envolveu-se completamente em uma história de amor, medo e muito mistério, conduzida pelo hálito gelado e a presença diáfana da bailarina fantasma, que só poderia ir embora quando resolvesse, com a ajuda de Anabela, algo muito importante que mudaria a vida de várias pessoas. A obra tem o projeto gráfico de Gustavo Piqueira e traz ainda fotos de detalhes do Theatro José de Alencar.

Socorro Acioli nasceu em 1975 no Estado de Ceará. Jornalista, com Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Foi aluna de Gabriel García Márquez na oficina de criação e roteiro Como contar um conto, em Cuba (2006). Escritora convidada da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha (2007). Tem treze livros publicados. Por seus livros infantis, já recebeu o Prêmio de Melhor Obra Infantil da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ e foi finalista do Prêmio João de Barro da Prefeitura de Belo Horizonte com o livro "O anjo do lago", também publicado pela Editora Biruta.



um lançamento

Editais do Fundo Municipal da Cultura com inscrições abertas

Dança, arte urbana, literatura e música estão entre os setores que receberão verbas municipais para o desenvolvimento de projetos.

A Fundação Cultural de Curitiba está recebendo inscrições para sete editais do Fundo Municipal da Cultura, uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba, que concede apoio financeiro para a realização de projetos nas diversas áreas artísticas. Serão selecionados projetos de dança, arte urbana, literatura e música. Os editais, regulamentos e formulários de inscrição estão disponíveis no site da Fundação Cultural – www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link “Lei de Incentivo”, menu “Editais de Inscrições”.

Os prazos de inscrição têm diferentes datas de encerramento: Difusão em Música / Ópera Ilustrada – 6 de março, Pesquisa em Dança Contemporânea – 8 de março, Produção em Dança – 12 de março, Difusão em Música / Bandas de Garagem – 13 de março, Arte Urbana /Transporte Coletivo – 15 de março, Ações de Leitura – 30 de março, Contação de Histórias como Processo de Incentivo à Leitura – 30 de março. Todos os editais estabelecem uma contrapartida social, na qual os contemplados devem realizar cursos, oficinas e apresentações gratuitas para a comunidade.


Dança – O edital Pesquisa em Dança Contemporânea selecionará projetos de pesquisa nessa área, podendo ser enquadrados em duas categorias: residência ou estruturação coreográfica. Na categoria residência, serão escolhidas propostas individuais de processos de criação baseados no interesse investigativo em dança contemporânea. Na categoria estruturação coreográfica, os projetos podem ser individuais ou coletivos (duos ou trios), sendo o apoio financeiro destinado à finalização de pesquisas em dança contemporânea em desenvolvimento e a subseqüente apresentação pública do trabalho realizado. Para esse edital serão destinados R$ 105 mil. Os trabalhos devem ser desenvolvidos na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento.

Também nessa área, o edital Produção em Dança concederá apoio financeiro para a produção e apresentação de espetáculos a serem executados no Teatro Cleon Jacques (Parque São Lourenço), por grupos ou companhias com um mínimo de três integrantes. O edital destina um total de R$ 120 mil, sendo R$ 50 mil o valor máximo para cada projeto escolhido, até esgotar o limite de recursos.

Literatura – Pelo edital Ações de Leitura, serão contemplados projetos que proponham programas de formação para agentes mediadores de leitura, os quais deverão referir os textos teóricos sobre leitura e os textos literários que servirão de base para análises e discussões durante o processo de formação dos participantes. O total de recursos do edital é de R$ 135 mil, sendo R$ 65 mil para a implementação dos projetos e R$ 70 mil para a viabilização das atividades. Serão contemplados até cinco projetos, no valor máximo de R$ 13 mil cada um.

Ainda na área de Literatura, o edital Contação de Histórias como Processo de Incentivo à Leitura apoiará financeiramente projetos que possibilitem o aprimoramento cultural dos participantes. Serão disponibilizados R$ 300 mil, sendo R$ 180 mil para a implementação dos projetos e R$ 120 mil para a viabilização dos trabalhos, com seis propostas selecionadas, no valor máximo de R$ 30 mil cada uma.

Arte Urbana – O edital de Arte Urbana concederá apoio financeiro para trabalhos inéditos de artistas visuais, cuja produção será exibida por meio de plotagem na parte traseira de veículos de transporte coletivo urbano (micro-ônibus) de Curitiba. O edital disponibiliza um total de R$ 45 mil. Serão escolhidos dez projetos, com valor máximo de R$ 3 mil cada. A verba restante será destinada a atividades necessárias à execução dos projetos. Podem participar pessoas físicas domiciliadas em Curitiba, com comprovada atuação na área de Artes Visuais e trabalhos reconhecidos pelo público ou pela crítica.

Música – Projetos de gravação de CDs, nos segmentos rock e pop, serão contemplados pelo edital Bandas de Garagem. Com um total de R$ 160 mil, serão selecionadas duas propostas, sendo que cada uma consistirá na gravação de uma coleção de CDs com registro do trabalho de 12 diferentes grupos da cena musical de Curitiba. A tiragem de cada coleção deverá resultar na produção de no mínimo duzentas e no máximo mil cópias de cada CD que venha a compô-la.

Na área de música erudita, o edital Ópera Ilustrada contemplará quatro concertos líricos a serem apresentados na Capela Santa Maria, nos meses de maio, julho, agosto e novembro de 2010. O total de recursos para esse edital é de R$ 180 mil.

Serviço:

Editais do Fundo Municipal da Cultura – Inscrições abertas

Difusão em Música / Ópera Ilustrada – até 6 de março

Pesquisa em Dança Contemporânea – até 8 de março

Produção em Dança – até 12 de março

Difusão em Música / Bandas de Garagem – até 13 de março

Arte Urbana /Transporte Coletivo – até 15 de março

Ações de Leitura – até 30 de março

Contação de Histórias como Processo de Incentivo à Leitura – até 30 de março

Informações no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link “Lei de Incentivo”, menu “Editais de Inscrições”

Curso Prático de Iniciação à Conservação e Restauro de Azulejos

Estão abertas as pré-inscrições para o Curso Prático de Iniciação à Conservação e Restauro de Azulejos.

O Curso está dividido em cinco módulos representativos, compostos por apresentações orais apoiadas pela mostra de imagens e articulados com trabalho prático.

Esta formação, ao dar ênfase à componente prática, permitirá aos participantes, não só conhecer algumas causas de degradação e patologias, como também aplicar os conhecimentos adquiridos através do trabalho de tratamento e limpeza de algumas peças.

Curso

Curso Prático de Iniciação à Conservação e Restauro de Azulejos

Formador
Isabel Colher

Local
Lisboa

Datas
13, 20, 27 de Março e 10 de Abril

Duração
20 horas

Horário
14 - 18 horas


Descontos para grupos e estudantes!

Mais informações em www.iipatrimonio.org