sábado, 19 de janeiro de 2013
Secretaria de Cultura reabre Chácara Lane como Gabinete do Desenho
Gabinete do Desenho”*, de longa duração e que acontecerá no térreo, exporá
obras realizadas sobre papel pertencentes ao acervo da Coleção de Arte da
Cidade. Além de discutir os vários aspectos do desenho e das obras
expostas, também pretende ressaltar o ineditismo da formação do primeiro
acervo público de arte moderna no Brasil, realizado por Sergio Milliet no
âmbito municipal, e o seu percurso até a contemporaneidade. Participam da
coletiva os artistas: *Almandrade*, Anatol Wladyslaw, Anna Bella Geiger
,Antônio Bandeira, Antônio Manuel, Carlos Scliar, Carmela Gross, Darel
Valença, Emiliano Di Cavalcanti, *Fernand Léger*, *Joan Miró*,
*Lasar Segall*, Marcelo Grassmann, Maria Bonomi, Nelson Leirner, *Oswaldo
Goeldi*, Pedro Américo, Pierre-Auguste Renoir, Regina Silveira, Renina
Katz, Rosana Paulino, Rugendas, Tarsila do Amaral.
*Serviço: *Mostras coletivas Da Seção de Arte ao Prêmio Aquisição: a gênese
do Gabinete do Desenho (de 2 de dezembro a 21 de abril de 2013) e desenho
esquema esboço bosquejo projeto debuxo ou o desenho como forma de
pensamento (de 2 de dezembro a 24 de novembro de 2013).
*Local:* Gabinete do Desenho
Endereço: Rua da Consolação, 1.024
Telefone: (11) 3129 3574
Horários de visitação: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada gratuita e livre para todos os públicos
Shadowside é destaque na CNN do heavy metal
Dani Nolden novamente foi eleita a melhor vocalista de rock/metal pelo portal Whiplash!
Após anunciar longa turnê ao lado de Helloween e Gamma Ray pela Europa, a banda brasileira Shadowside voltou a ganhar destaque na imprensa internacional. Reconhecido como um dos principais expoentes da nova safra do Heavy Metal, o grupo segue colecionando criticas positivas sobre o álbum "Inner Monster Out".
Desta vez, o portal Blabbermouth, considerado a CNN do heavy metal, teceu diversos elogios ao disco que figurou em diversas listas dos melhores lançamentos dos últimos anos. "A Shadowside está à altura de seu potencial e possivelmente será uma das melhores bandas de 2013". O review completo (em inglês) está disponível em http://www.blabbermouth.net/showreview.aspx?reviewID=2472.
Além disso, a frontwoman Dani Nolden foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor vocalista feminina de rock/metal em 2012, em votação popular do Whiplash!, maior portal especializado do Brasil. A lista completa, com todas as categorias, está disponível em http://whiplash.net/materias/melhores/171431-ironmaiden.html.
Neste momento, Dani Nolden (vocal), Raphael Mattos (guitarra), Fabio Carito (baixo) e Fabio Buitvidas (bateria) estão se preparando para a “Hellish Rock Tour Part II". A excursão tem 37 datas confirmadas em 19 países. Esta será a mais longa turnê internacional da carreira da banda. Eles se apresentarão nas principais casas de espetáculos do Velho Continente como o Olympia, em Paris.
Para refletir sobre a música
Já do meio para o final da maratona de cursos e concertos, e depois de “muito ouvir e fazer música”, os participantes e o público da 31ª Oficina de Música de Curitiba podem se envolver com o universo sonoro de uma forma diferente. A programação do evento inicia, hoje, um ciclo de palestras produzido pelo Sesc Paço da Liberdade, com entrada gratuita.
O primeiro encontro começa, logo mais, às 17h30, com o professor da Universidade Federal do Paraná, Guilherme Rommanelli sobre “Luthieria, Rabeca e Folclore”. A ideia é explorar as relações dos processos de construção do instrumento com o folclore brasileiro, principalmente do litoral paranaense. “A proposta do Sesc foi trazer uma reflexão teórica sobre a arte da música, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, pesquisas, projetos de inclusão social e debates. A programação de palestras surgiu para somar conhecimentos dentro da Oficina”, explicou o técnico de atividades musicais do Sesc Paço da Liberdade.
Amanhã (19), haverá uma palestra-aula, com cerca de três horas de duração, com o tema “Música para Sociabilização”. O pianista e professor Ricardo Castro vai apresentar os resultados alcançados com o projeto social Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis da Bahia) que levou educação musical erudita de qualidade para jovens de Salvador, na Bahia. O Neojibá já realizou, inclusive, uma turnê na Europa com os participantes do projeto.
“Notas Históricas e Músicas no Choro” é a palestra musical que será ministrada pela pesquisadora Ana Paula Peters, na próxima segunda-feira (21). O diferencial deste encontro é que a história do desenvolvimento do Choro no Brasil, desde seu surgimento até os dias de hoje, será ilustrada pela palestrante – que também é flautista – com exemplos musicais que ela mesma tocará na flauta transversal.
Debate – O músico e compositor Marcelo Jeneci é um dos participantes do debate sobre “A Volta do Vinil X Novas Mídias”, no dia 22, que vai expor e questionar o disco de vinil em oposição à novos formatos e tecnologias. Ainda participam da palestra-debate Rafael Ramos (Polysom) e Marco Antônio Cunha (Vinil Club).
Já no dia 24, Gabriel Schwartz aborda o processo de composição da trilha da peça teatral Oxigênio, as possibilidades e problemas composicionais do processo durante a palestra “Processo Composicional da Trilha da Peça Oxigênio”.
Por fim, encerra o ciclo de palestras no Sesc Paço da Liberdade o encontro ministrado pelo músico, pesquisador e produtor cultural Betão Aguiar para apresentar a pesquisa realizada nas regiões do vale do Paraíba (São Paulo) e Cariri (Ceará), para mapear as manifestações culturais de música e dança com foco na função social do mestre popular.
O Sesc Paço da Liberdade vai disponibilizar 60 ingressos para cada palestra, que podem ser adquiridos no SAC da instituição, duas horas antes do início de cada evento. É necessário apresentar o Cartão do Cliente Sesc Paraná ou crachá da 31.ª Oficina de Música de Curitiba para participar.
A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Serviço:
Local: Sesc Paço Liberdade (Praça Generoso Marques, 180, Centro)
PALESTRA “NOTAS HISTÓRICAS E MÚSICAS NO CHORO”, com Ana Paula Peters – dia 21/01 às 18h30
PALESTRA “A VOLTA DO VINIL X NOVAS MÍDIAS”, com Marcelo Jeneci, Rafael ramos (Polysom) e Marco Antônio Cunha (Vinil Club) – dia 22/01, às 18h
PALESTRA “PROCESSO COMPOSICIONAL DA TRILHA DA PEÇA OXIGÊNIO”, com Gabriel Schwartz – dia 24/01, às 14h
PALESTRA “OS MESTRES NAVEGANTES”, com Betão Aguiar – dia 26/01, às 10h
Marcos Cordiolli participa de reunião no MinC sobre ações culturais na Copa de 2014
Texas Hippie Coalition anuncia show em São Paulo
Fase erudita encerra com concerto de coro e orquestra dos alunos da 31ª Oficina
Tom Jobim - historias de canções de Wagner Homem, Luiz Roberto Oliveira
TOM JOBIM E VINICIUS DE MORAES
Não deixe de ler esse livro -
Tom Jobim - historias de canções
de Wagner Homem, Luiz Roberto Oliveira
Páginas: 320
LANÇAMENTO DA
Dívida de sangue de Michael Connelly
Dívida de sangue
de Michael Connelly
O LIVRO
Agente do FBI aposentado, Terry McCaleb recupera-se de um transplante cardíaco. Agora, quer apenas viver em paz, longe das aventuras do passado. Até que um dia uma mulher muda o rumo de sua vida. Graciela Rivers adentra o barco em que McCaleb mora para suplicar-lhe que a ajude a descobrir o assassino de Gloria, sua irmã -- uma missão que ele recusa com veemência. Mas Graciela o convence com um argumento definitivo: Gloria doara o coração que agora bate no peito de McCaleb. O ex-detetive sente que tem uma dívida com a jovem morta e lança-se com empenho à investigação, enquanto se envolve com a sensual Graciela. Aquilo que à primeira vista parecia uma caso de violência comum (Gloria fora morta durante um assalto) acaba por revelar-se parte de uma trama arrepiante, mais violenta que os piores pesadelos de McCaleb. Ao mesmo tempo em que vacila em retomar sentimentos românticos que há muito não experimentava, ele começa a fazer suposições perigosas. Talvez as clínicas de transplantes guardem alguns segredos. Talvez a operação que o salvou tenha condenado outra pessoa. Talvez a dívida para com Gloria tenha de ser paga com sua própria vida!
O FILME
DÍVIDA DE SANGUE
Título original: Blood Work
Duração: 109 minutos (1 hora e 49 minutos)
Gênero: Policial
Direção: Clint Eastwood
Ano: 2002
País de origem: EUA
Indignado com a brutalidade de um assassino serial, que insiste em lhe deixar mensagens nas cenas dos crimes, o veterano Terry McCaleb não pensa duas vezes em iniciar uma perseguição a pé quando avista o psicopata. Resultado: um enfarte e a certeza de que era preciso diminuir um pouco seu ritmo de trabalho. Dois anos depois, aposentado e transplantado, McCaleb recebe a visita de uma mulher (Wanda de Jesús) com um segredo. O coração que agora batia em seu peito pertencera à vítima de um crime ainda sem solução. Sentindo-se endividado, o veterano contraria sua cardilogista (Anjelica Huston), volta à ativa e parte para as ruas, mesmo sabendo que seu coração pode não suportar mais essa perseguição implacável. Recheado com muito suspense, Dívida de Sangue, adaptação do Best-Seller homônimo de Michael Connely, é ação e mistério do começo ao fim. Prepare seu coração para fortes emoções.
BLOODWORK (2002) Trailer
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
CAIXA CULTURAL CURITIBA MOSTRA A NATUREZA IMPERMANENTE
Trio RdT lança 3 vídeos na internet
Gibicon recebe prêmio nacional de história em quadrinhos
A Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos, realizada em outubro pela Fundação Cultural de Curitiba, Quadrinhofilia Produções Artísticas e Znort Editora, foi anunciada como uma das vencedoras do Troféu Angelo Agostini, renomado prêmio da Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (ACQ-ESP). A Gibicon recebeu o prêmio Jayme Cortez por sua contribuição às histórias em quadrinhos no Brasil.
A escolha dos vencedores foi feita por internautas do blog da ACQ-ESP, que votaram em seis categorias - desenhista, roteirista, cartunista, lançamento, lançamento independente e fanzine -, e também indicaram os vencedores dos prêmios Jayme Cortez e Mestre do Quadrinho Nacional. A edição deste ano do Troféu Angelo Agostini entrou para a história como a que teve mais votos desde a criação do prêmio.
O Troféu Angelo Agostini, realizado desde 1984, é o concurso mais tradicional da arte dos quadrinhos produzida no Brasil. O objetivo da premiação é fazer o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional. O nome do troféu homenageia o autor da primeira história em quadrinhos brasileira.
A entrega do 29º Troféu Angelo Agostini acontece no dia 2 de fevereiro no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Hero e Leandro, leituras de um mito
A Cotovia começa o ano em grande com a publicação de mais um título da sua colecção de Ensaio:
(clique aqui para ler as primeiras páginas)
HOJE - Pélico faz show no Mundo Pensante
No próximo dia 17, quinta, o cantor e compositor Pélico toca no Mundo Pensante, às 22h. Conhecido pela sua atuação na cena independente, por suas canções marcantes e pelos belos arranjos trabalhados de forma precisa em seus álbuns, o músico é um dos representantes da nova cena paulistana .
Na apresentação, Pélico mostra o seu terceiro CD "Que isso fique entre nós". O álbum foi produzido por Jesus Sanchez e é considerado o trabalho mais autoral e confessional de sua carreira.
SERVIÇOS: Pélico faz show no Mundo Pensante
Local: Mundo Pensante
Endereço: Rua 13 de Maio, 825
Data: 17/01 (quinta)
Horário: 22h
Faixa Etária: 18 anos
Preço: R$ 15
Informações: 11 5082 2657
Brothers of Brazil faz show gratuito na "Arena da Mix", dia 19 de janeiro
Sábado Antropofágico
O Mundo Pensante, localizado no bairro do Bixiga, integra música, artes visuais e artes do corpo. O local oferece um lounge para bebericar, saborear bons pratos, assistir shows, apreciar exposições de arte e conversar com os amigos.
Programação:
19/01 – Sábado Antropofágico – Show: banda Família Gangsters
A banda paulistana tem uma linguagem musical que reflete a diversidade cosmopolita da capital. Formada por Pedro Lobo ( baixo, vocal), Marcos Mossi (guitarra) e Felipe Gomide (bateria e samplers), o trio faz uma fusão musical por meio da combinação de ritmos regionais brasileiros com tendências universais, como o ska, o dub e o rock’n’roll.
Para o show no Mundo Pensante, o grupo chega com repertório variado, incluindo as músicas "Familiarismo"e "Reciclar Você", faixa que ganhou um clipe registrado nas ruas de São Paulo.
Serviço:
Dia: 19 de janeiro (sábado)
Local: Mundo Pensante
Endereço: Rua 13 de maio, 825 – Bixiga – Bela Vista
Horário: 22h
Preço: R$ 15
Informações: 11 5082 2657/ http://www.mundopensante.com.br/
Censura: 18 anos
Capacidade: 150 pessoas
Cursos:
Capoeira – "OKilombo"
Nas aulas de capoeira do "OKilombo" a prática da meditação, reflexão, relaxamento e consciência corporal são o foco para o conhecimento de cada ser. Durante os treinos, o praticante procura entender o seu corpo, respeitar os seus limites e atingir o objetivo pessoal específico dentro da prática.
Serviço:
Inicio: 15/01
Término: 14/03
Dias: terças e quintas
Horário: 19h30 às 21h
Local: Mundo Pensante
Endereço: Rua 13 de maio, 825 – Bixiga – Bela Vista
Horário: 22h
Preço: R$300,00 (2 x R$150,00)
Inscrições através do e-mail: raphagal@gmail.com
INFERNO CLUB: Programação de 18 e 19 de janeiro
Strike lança “Nova Aurora” no HSBC Brasil dia 20 de janeiro
Só uma banda com muito sucesso e personalidade consegue se manter dez anos na estrada. Em 2013 o Strike comemora uma década de serviços prestados ao rock nacional e vive a melhor fase de sua carreira; mais maduros, tocando cada vez melhor e rodando o Brasil com shows sempre lotados. Neste domingo (20/01) apresentam o show “Nova Aurora” no HSBC Brasil.
Ao vivo tudo ganha mais peso com a sintonia e o carisma do grupo. Marcelo (voz), Rodrigo (guitarra), André (guitarra), Fabio (baixo) e Cadu (bateria) vão tocar as novas "Fluxo Perfeito", “Fora da Lei”, “Sinergia”, “Céu Completo”, “Se Joga”, e outras. Os sucessos “No Veneno”, “A Tendência”, “Paraíso Proibido”, “O Jogo Virou”, “Dogtown Style”, “Aquela História” e “Até o Fim” também fazem parte do repertório.
Nessa ocasião, estreiam o novo cenário, com concepção do artista plástico Zé Carratu e de Haroldo Tzirulnik.
O show terá abertura da banda Pollo.
Serviço
Show: Strike - Lançamento de “Nova Aurora”
Local: HSBC Brasil
Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 - Chácara Santo Antonio - São Paulo
Data: 20 de janeiro (domingo)
Horário de início do show: 19h
Abertura da casa: 17h
Preço:
Camarote - R$200
Frisa - R$160
Cadeira Alta - R$120
Pista - R$80
Capacidade: 1.800 lugares
Censura: 14 anos (menores dessa idade somente acompanhados dos pais ou responsáveis)
Banda Sinfônica da Oficina interpreta músicas inspiradas na literatura clássica
A Banda Sinfônica da 31ª Oficina de Música de Curitiba apresenta-se ao lado do músico e professor de trompa solo Bostjan Lipovsek, no dia 17 de janeiro (quinta-feira), às 20h30, no Canal da Música. A plateia ouvirá composições que fazem referência direta à literatura.
Entre as músicas que serão interpretadas no concerto estão as de Robert Smith, compositor de mais de 600 trabalhos. A sinfonia Divina Comédia é a primeira que o americano, nascido em 1958, fez para banda sinfônica. Como o próprio nome diz, é baseada no épico de Dante, A Divina Comédia, e é composta por quatro movimentos: Inferno, Purgatório, Ascensão e Paraíso. Essa é uma das três sinfonias que Smith compôs, além de Dom Quixote e A Odisseia. Essa última terá um dos movimentos apresentados no Canal da Música. A Ilha do Calypso é a terceira parte da composição que começa com A Ilíada, passa pelos Ventos de Poseidon e termina em Ítaca. No repertório também estão “Liberamente para trompa solo” (Lojze Krajncan) e Porgy and Bess (George Gershwin).
O solista Bostjan Lipovsek é membro da Orquestra Sinfônica da Eslovênia RTV. É professor da Academia de Música de Zagreb, na Croácia, e gravou três CDs solos e dois com os grupos Slovenian Brass Quintet e Wind Quintet Ariart. Apresentou-se com a Orquestra Filarmônica da Eslovênia, Maribor Philharmonics, Orquestra Sinfônica de Berlim, Mahler Chamber Orchestra e a Filarmônica de Israel. Atuou ao lado de maestros como Uroš Lajovic, Yakov Kreizberg, Sian Edwards e Zubin Mehta. Venceu a competição internacional de Porcìa, Itália, e recebeu o Preseten Prize do Ministério da Cultura da Eslovênia (2008).
O regente da noite é Edivaldo Chiquini, professor de trompa, composição e regência. Chiquini é regente da Banda Sinfônica e do Grupo de Metais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É primeiro trompista da Orquestra Sinfônica Estadual do Paraná. Iniciou seus estudos com Zdenck Svab; graduou-se no curso Superior de Trompa na EMBAP com Roberto Minczuk e fez mestrado na Universidade de Göteborg (Suécia) com Sören Hermansson. Participou de orquestras sinfônicas e grupos de metais na Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Atua como músico convidado nas orquestras: Sinfônica Brasileira, OSPA - Porto Alegre, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra de Câmera de Curitiba, Orquestra Sinfônica da UEL – Londrina, e na Suécia com a Orquestra da Ópera de Göteborg, Sinfônica de Göteborg, Orquestra de Câmera Sueca-Örebro e com a Orquestra de Câmera da Cidade de Jönköping.
A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Banda Sinfônica da 31ª Oficina de Música de Curitiba
Local: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695 - Mercês
Data e horário: 17 de janeiro, às 20h
Ingresso: R$20 e R$10