terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O ensino da Filosofia na vida da escola



Luis Cláudio Calmon e Valéria C. Gomes Calmon

                  O pensar, o criar, e o agir consciente libertam o ser humano e o transformam em sujeito de sua história.
            A Filosofia é uma importante ferramenta para que o homem atinja a condição de ser humano em sua plenitude. O que distingue a nossa espécie das demais é exatamente a condição de livres pensadores.
O ser humano é um animal consciente de si próprio e de suas relações com o meio ambiente e com os demais indivíduos. Por isso, passa a ser responsável por todos os processos em que está envolvido.
            A Filosofia é, portanto, uma luz criadora e desafiadora para que as pessoas possam enxergar a realidade de forma mais clara, tornando-se agentes de seu destino.
            A relação da Filosofia com a Educação é visceral. Nesse sentido, tomemos como exemplo as palavras do professor Anísio Teixeira:

(continue lendo...)

Cursos e shows no Sesc Paço da Liberdade integram a Oficina de Música de Curitiba


OFICINA DE MÚSICA


O Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro) oferece, no próximo mês de janeiro, atividades de educação musical destinadas a professores e estudantes de música, além de espetáculos para todos os púbicos, numa programação integrada à Oficina de Música de Curitiba 2014. As inscrições para os cursos já estão abertas e somente podem ser efetivadas no próprio Sesc Paço da Liberdade. A relação de eventos está disponível no site www.sescpr.com.br
Os alunos inscritos nos cursos da Oficina de Música de Curitiba que tiverem interesse em participar das atividades do Sesc Paço da Liberdade deverão obrigatoriamente procurar a entidade para realizar suas inscrições. É importante lembrar, também, que o crachá da Oficina de Música não dará acesso livre aos shows daquele espaço. Informações pelo telefone (41) 3234-4200, de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, ou pelo endereço eletrônico pacodaliberdade@sescpr.com.br.    
Os cursos ofertados são Apreciação de Música Eletroacústica, O Nascimento da Ópera, Editoração Musical, Trilha Sonora Para Estudantes e Profissionais em Cinema, TV e Publicidade, Trilha Sonora Para Músicos. Nas apresentações constam palestra de Arthur Nestrovski sobre a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp (dia 11 de janeiro, às 15h), show de Arthur Nestrovski e Lívia Nestrovski (violão e canto – no dia 11 de janeiro, às 19h), e Zé Rodrigo e Cellofollie (dia 18 de janeiro, às 20h30).
Outras atrações, desta vez com ingresso gratuito, são O Cinema na Praça, com participação especial do Coletivo Abaetetuba (SP), que acontece nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, sempre às 20h, no entorno do Sesc Paço da Liberdade, mais os seguintes shows nas dependências do Paço da Liberdade: Ópera no Café (dias 7 e 9 de janeiro, às 18h30), Recital de Cravo Solo com Fernanda Cordella (dia 7 de janeiro, às 12h30), Recital de Piano com alunos de Olga Kiun (dia 9 de janeiro, às12h30), Recital de Violão com alunos de Fábio Zanon (dia 11 de janeiro, às 12h30).
Confira a programação completa oferecida pelo Sesc Paço da Liberdade, dentro da Oficina de Música de Curitiba:

CURSOS

1 – APRECIAÇÃO DE MÚSICA ELETROACÚSTICA
Ministrante: Flo Menezes é fundador e diretor do Studio PANaroma e professor de composição e música eletroacústica da Unesp.
Descrição: Durante as jornadas que abordarão obras eletroacústicas, Flo Menezes trará a públicos algumas das mais preciosas composições do gênero desde seus primórdios, ao final dos anos 1940, até nossos dias, com difusão eletroacústica espacial. Nas audições, serão abordados os principais conceitos estéticos e as principais técnicas da Composição Eletroacústica em suas distintas vertentes.
Data: 7 a 11 de janeiro
Horário: 14h às 17h30
Local: Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$60 e R$30 (estudantes, comerciários e dependentes)
Vagas Limitadas

2 – O NASCIMENTO DA ÓPERA
Ministrante: Ligiana Costa é cantora e musicóloga, doutora em ópera barroca veneziana pelas Universidades de Tours (França) e Milão (Itália), com mestrado em filologia dos textos musicais da Renascença e Idade Média na Faculdade de Musicologia de Cremona (Itália).
Descrição: Por meio de um rico painel cultural dos elementos decisivos para o surgimento da ópera lírica, o curso oferece oportunidade de aprendizado, apreciação e ilustração sobre a história e o significado desse gênero artístico. Trata-se de um mergulho histórico e estético no momento-chave da criação da ópera como o grande gênero de espetáculo cênico musical made in Italy.
Data: 7 a 11 de janeiro
Horário: 9h às 12h30
Local:Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$60 e R$30 (estudantes, comerciários e dependentes)
Vagas Limitadas

3 – EDITORAÇÃO MUSICAL
Ministrante: Gilson Fukushima é músico curitibano e tem se dedicado à composição e interpretação tanto de música erudita quanto de trilhas de teatro. Ministra regularmente oficinas de editoração musical com o software Finale.
Descrição: Digitalização e edição de partituras musicais, baseadas no software Finale. Conceitos básicos de editoração, estruturação inicial da partitura, ferramentas de escrita, colocação de sinais de expressão, articulação, sinais de repetição, letra, cifra e formatação gráfica para impressão.
Data: 14 a 18 de janeiro
Horário: 10h às 12h (turma A), 14h às 16h (turma B)
Local:Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$60 e R$30 (estudantes, comerciários e dependentes)
Vagas Limitadas

3 – TRILHA SONORA PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS EM CINEMA, TV E PUBLICIDADE
Ministrante: David Tygel é músico, cantor, compositor, arranjador e professor de Trilha Sonora para o Cinema em diversas universidades do país. Ministrou cursos na PUC-Rio, no Conservatório Brasileiro de Música, na EICTV de Cuba, no Instituto MEIA de Cabo Verde, entre outros. É fundador e integrante do grupo Boca Livre, ganhador de cinco Kikitos de Trilha Sonora de Gramado, dois Candangos em Brasília e de prêmios internacionais como em Gijón, na Espanha.
Descrição: O importante papel da música na produção audiovisual com foco no cinema de ficção e documental. Uma visão histórica da relação diretor/produtor/compositor. O som no cinema. Contratos e direitos autorais. Exercícios práticos de narração de uma trilha musical dada. Uma visão geral de softwares e equipamentos eletrônicos de sonorização da imagem narrativa.
Data: 21 a 25 de janeiro
Horário: 9h às 12h30
Local:Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$60 e R$30,00 (estudantes, comerciários e dependentes)
Vagas Limitadas

4 – TRILHA SONORA PARA MÚSICOS
Ministrante: David Tygel é músico, cantor, compositor, arranjador e professor de Trilha Sonora para o Cinema em diversas universidades do país. Ministrou cursos na PUC-Rio, no Conservatório Brasileiro de Música, na EICTV de Cuba, no Instituto MEIA de Cabo Verde, entre outros. É fundador e integrante do grupo Boca Livre, ganhador de cinco Kikitos de Trilha Sonora de Gramado, dois Candangos em Brasília e de prêmios internacionais como em Gijón, na Espanha.
Descrição: Um estudo sobre a função da música como parte integrante da narrativa cinematográfica e no audiovisual em geral, incluindo novas mídias como games e internet. Exercícios práticos de musicalização de trechos de filmes executados ao vivo pelo grupo de alunos. A utilização de softwares e equipamento eletrônico na moderna produção musical para a imagem, bem como a discussão sobre direitos autorais e contratos no mercado.
Data: 21 a 25 de janeiro
Horário: 14h às 17h30
Local:Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$60 e R$30 (estudantes, comerciários e dependentes)
Vagas Limitadas


APRESENTAÇÕES

1 – ÓPERA NO CAFÉ
Descrição: O projeto promove uma das mais ricas formas de expressão artística, a Ópera, gênero musical que se originou na Itália, no início do século XVII. Surgiu da necessidade de unir a arte de representar com a beleza da música. Durante séculos, a ópera contribuiu para o aprimoramento da voz humana em função de sua beleza. A apresentação acontece no Café do Paço e reúne cantores interpretando trechos importantes na história da música do ocidente.
Data:7 de janeiro e 9 de janeiro
Horário: 18h30
Local: Sesc Paço da Liberdade
Valor: gratuito

2 – RECITAL DE CRAVO SOLO com Fernando Cordella
Programa: Antologia de compositores italianos para cravo, obras de Ercole Pasquini, Girolamo Frescobaldi, Domenico Zípoli, Domenico Scarlatti
Data: 7 de janeiro
Horário: 12h30
Local: Paço da Liberdade
Valor: gratuito
Atenção: Os ingressos para as apresentações no Sesc Paço da Liberdade devem ser retirados com antecedência 2 horas antes de cada evento, pois são limitados e cedidos por ordem de chegada. A lotação da sala é de 56 lugares, e esse número não poderá ser ultrapassado.

3 – RECITAL DE PIANO com alunos de Olga Kiun
Pianistas – Bruno Theiss, André Bertoncini, Renato Silva, Leonardo Cadorim
Programa – Obras dos compositores Fryderyk Chopin, Sergei Rachmaninoff, Sergei Prokofiev, Marlos Nobre
Data: 9 de janeiro
Horário: 12h30
Local: Paço da Liberdade
Valor: gratuito
Atenção: Os ingressos para as apresentações no Sesc Paço da Liberdade devem ser retirados com antecedência 2 horas antes de cada evento, pois são limitados e cedidos por ordem de chegada. A lotação da sala é de 56 lugares, e esse número não poderá ser ultrapassado.

RECITAL DE VIOLÃO com alunos de Fábio Zanon
Programa – Obras a serem definidas
Data: 11 de janeiro
Horário: 12h30
Local: Paço da Liberdade
Valor: gratuito
Atenção: Os ingressos para as apresentações no Sesc Paço da Liberdade devem ser retirados com antecedência 2 horas antes de cada evento, pois são limitados e cedidos por ordem de chegada. A lotação da sala é de 56 lugares, e esse número não poderá ser ultrapassado.

4 – ARTHUR NESTROVSKI E LÍVIA NESTROVSKI
Descrição: LiviaNestrovski é formada em Canto Popular pela UNICAMP. Desde 2008, é solista de Arrigo Barnabé, com quem vem se apresentando em São Paulo e Rio de Janeiro. Com o grupo Cumieira (música instrumental com influência de Hermeto Pascoal), gravou um disco e realizou turnês pelo Brasil por meio de prêmios da Funarte (2010/2011) do ProAc (2011) e do SESI-SP, além de tocar no Uruguai (Festival Internacional Jazz a La Calle). Integra o sexteto vocal carioca BeBossa, que realiza apresentações nesta formação e também ao lado de Roberto Menescal e Wanda Sá.
Arthur Nestrovski é diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão e diretor musical do programa infantil Vila Sésamo (TV Cultura). Formado em música pela Universidade de York (Inglaterra) e doutor em literatura e música pela Universidade de Iowa (EUA). Foi articulista da Folha de São Paulo (1992 -2009) e editor da PubliFolha (1999-2009), sendo autor de Notas Musicais (Publifolha, 2000), Outras Notas Musicais (Publifolha, 2009) e Palavra e Sombra (Ateliê, 2009), entre outros livros. Atua, ainda, como consultor convidado do Museu da Língua Portuguesa e Programa Petrobras Cultural. Como violonista gravou com Ná Ozzetti, Zélia Duncan e Tom Zé, no Brasil e no exterior. LiviaNestrovski apresenta seu trabalho solo acompanhada por seu pai, Arthur Nestrovski, ao violão.
Data: 11 de janeiro
Horário: 19h
Local: Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$12 e R$6 (estudantes, comerciários e dependentes)
* Ingressos poderão ser comprados a partir das 12h do dia 07/01, no Sesc Paço da Liberdade.

           
5 – ZÉ RODRIGO E CELLOFOLLIE
Descrição: o cantor Zé Rodrigo é um dos mais requisitados de seu gênero no país, conhecido por seu trabalho frente à Soulution Orchestra, considerada a maior do Brasil em seu estilo, apresentando-se em formação de big band, com 14 componentes, e executando clássicos da música americana das décadas de 50, 60, 70 e releituras de Frank Sinatra, Elvis Presley, Beatles, entre outros. Zé Rodrigo nasceu em Curitiba e conta com mais de 1300 shows em mais de 150 cidades brasileiras.             Zé Rodrigo apresenta seu novo show ao lado do Cellofollie, quarteto de violoncelos, com arranjos de canções clássicas do pop e do rock, incluindo composições dos Beatles e Led Zeppelin.
Data: 18 de janeiro
Horário: 20h30
Local: Sala de Atos
Valor: um livro infantil, em bom estado
Vagas limitadas em 56 lugares

6 – CINEMA NA PRAÇA: PARTICIPAÇÃO ESPECIAL COLETIVO ABAETETUBA
            O Coletivo Abaetetuba foi fundado em 2004, na capital de São Paulo, por iniciativa de músicos interessados pela música de Improvisação Livre. O processo musical do grupo invade territórios sonoros novos, incentivando a interatividade e a espontaneidade em abordagens singulares, por meio de instrumentos musicais oriundos da cultura folclórica brasileira, medieval, japonesa, europeia e de criação própria. Serão exibidos filmes ao ar livre na Praça Generoso Marques, que fica no entorno do Sesc Paço da Liberdade. No dia 24 de janeiro haverá sessão especial do filme expressionista alemão “O Gabinete do Doutor Caligari” (1920), com a participação do Coletivo Abaetetuba criando trilha musical original ao vivo.
Data: 22, 23 e 24 de janeiro
Horário: 20h
Local: Praça Generoso Marques, no entorno do Sesc Paço da Liberdade
Valor: gratuito


PALESTRAS

1 – OSESP – ARTHUR NESTROVSKI
Ministrante: Arthur Nestrovski é diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão e diretor musical do programa infantil Vila Sésamo (TV Cultura). Formado em música pela Universidade de York (Inglaterra) e doutor em literatura e música pela Universidade de Iowa (EUA). Foi articulista da Folha de São Paulo (1992 -2009) e editor da PubliFolha (1999-2009), sendo autor de Notas Musicais (Publifolha, 2000), Outras Notas Musicais (Publifolha, 2009) e Palavra e Sombra (Ateliê, 2009), entre outros livros. Atua, ainda, como consultor convidado do Museu da Língua Portuguesa e Programa Petrobras Cultural. Como violonista gravou com Ná Ozzetti, Zélia Duncan e Tom Zé, no Brasil e no exterior. Nesse encontro, Arthur Nestrovski fala sobre sua experiência profissional como diretor artístico da Osesp, orquestra brasileira que é referência em âmbito internacional.
Data: 11 de janeiro
Horário: 15h
Local: Sesc Paço da Liberdade
Valor: R$ 6 e R$3 (estudantes, comerciários e dependentes)
* Ingressos poderão ser comprados a partir das 12h do dia 11/01 no Sesc Paço da Liberdade. Vagas limitadas em 56 lugares.

DIVA JAMAICANA, MARCIA GRIFFTHS, APRESENTA-SE PELA PRIMEIRA VEZ EM SÃO PAULO, NA CHOPERIA DO SESC POMPEIA


Dias 13 e 14 de dezembro, o reggae de Leões de Israel, acompanha Márcia Griffths em apresentações inéditas em São Paulo
Considerada a rainha do reggae, ao longo de seus 40 anos de carreira, Marcia Griffiths tornou-se reconhecida como a artista mais notável da indústria musical jamaicana. Consolidou seu sucesso internacional como solista da dupla com Bob Andy e ganhou notoriedade por sua atuação no grupo I-Threes, junto com Rita Marley e Judy Mowatt, que acompanhou Bob Marley and The Wailers no final dos anos 1970.
Na Billboard dos Estados Unidos, a cantora estourou com o single “Electric Boogie Song”, criando uma nova dança, o Electric Slide, que é até hoje a faixa de reggae cantada por uma mulher, mais vendida de todos os tempos.
Márcia sobe ao palco acompanhada por Leões de Israel, um dos principais grupos de reggae do Brasil. Formado em 2000, o grupo consolidou sua carreira, com vários discos lançados e participando de festivais pelo Brasil e exterior. A banda já acompanhou grandes nomes do reggae, como Gregory Isaacs, Clinton Fearon, Pablo Moses, Eek-a-Mouse, Doreen Schaffer, Siddy Ranks, Max Romeo e The Abyssinians.
A direção musical do show fica nas mãos do produtor musical BID – Eduardo Bidlovski, que já dirigiu gravações dos clássicos Afrociberdelia e CSNZ, da Nação Zumbi. Produzindo também ao lado de Seu Jorge, D2, Rappin’ Hood, Mundo Livre S/A, Marina Lima, Arnaldo Antunes, Fernanda Abreu, Daúde, Otto e Mariana Aydar, sem contar o já cultuado álbum Manual Prático de uma Vida Banal, dos portugueses do Da Weasel.
Fundador da big band Funk Como Le Gusta e autor das trilhas sonoras dos filmes O Primeiro Dia (de Walter Salles Jr) e Chega de Saudade (de Lais Bodanzky), que lhe rendeu o prêmio de melhor trilha sonora do 3º Festival Contigo de Cinema, realizado em agosto de 2008. A junção desses três expoentes da música poderá ser apreciada em somente duas apresentações.
Serviço:
Marcia Griffthis e Leões de Israel na Choperia do Sesc Pompeia
Dias 13 e 14 de dezembro, sexta e sábado, às 21h30, na Choperia.
Não recomendado para menores de 18 anos.
(Crianças e adolescentes com idade inferior deverão estar acompanhadas dos responsáveis legais - pais, guardiões e tutores).
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 8,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Horário de funcionamento da Bilheteria na unidade – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas.
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.

Festival chega a São Paulo dia 13 de dezembro com shows de Matanza, Dead Fish, Vulcano, Oitão e Test



Numa iniciativa ousada, o Matanza criou seu próprio festival ano passado. A ideia era fomentar ainda mais a cena roqueira nacional, passando por várias capitais do Brasil, levando algumas das grandes bandas de rock da geração. Ao todo, mais de 10.000 pessoas assistiram o festival, sempre lotando as casas por onde passou, oferecendo estrutura e som de alta qualidade.

Mesmo sem patrocínio ou qualquer tipo de ajuda financeira, o Matanza Fest foi tão bem sucedido que em 2013 ganhou a segunda edição, nos mesmos moldes mas com mais cidades na turnê. O Matanza Fest 2013 estreou dia 02 de novembro em Salvador, seguiu para Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Brasilia, Porto Alegre e chega a São Paulo no dia 13 de dezembro (sexta) com shows do Matanza, Dead Fish, Vulcano, Oitão e Test, entre outras atrações.

"O Matanza Fest é nossa chance de realizar o que consideramos uma noite ideal; boas bandas, som de qualidade, respeito e condições maneiras pra rapaziada se divertir do jeito que achar melhor. O incrível é reparar que desde o ano passado o público ja sentiu o clima, fazendo a bagunça ter cara de festa, de comemoração. Agora estamos investindo tudo o que podemos e não podemos no som e nos convidados, e contamos com os roqueiros de todos os estilos pra brindar conosco e fazer do Matanza Fest uma celebração disso tudo que já sabemos que não pode faltar nas nossas vidas: o bom e velho rock´n´roll, em todas as suas vertentes” - disse o anfitrião Jimmy London, vocalista do Matanza.

Serviço
Matanza Fest 2013
Shows: Matanza, Dead Fish, Vulcano, Oitão e Test. + DJs convidados
Dia: 13 de Dezembro (sexta)
Local: Tropical Dance - Butantã, 336 – Pinheiros - São Paulo/SP - Telefone: (11) 3031 0393
Abertura das Portas: 21h
Ingressos Antecipados :
Pista
1° Lote – R$40 (meia entrada e promocional) / R$80 (inteira)
2° Lote – R$50 (meia entrada e promocional) / R$100 (inteira)
3° Lote – R$60 (meia entrada e promocional) / R$120 (inteira)
Camarote
1° Lote – R$60 (meia entrada e promocional) / R$120 (inteira)
2° Lote – R$80 (meia entrada e promocional) / R$160 (inteira)
Ingressos On Line: www.ticketbrasil.com.br
Pontos de venda:
Galeria do Rock - Loja Hole - Av. São João, 439 - 1º andar - Loja 275 - São Paulo/SP
Shopping Oriente 500 - Rua Oriente, 500 - 2º andar - São Paulo/SP
CadaQual - Rua Augusta, 2171 - Jardim Paulista - São Paulo/SP
Papelaria Express (Posto Ipiranga) - Av. Santo Amaro, 2197 - Vila Olímpia - São Paulo/SP
Chilli Beans - Rua Carlos Weber, 654 - Vila Leopoldina - São Paulo/SP
Metal Music - Rua Dona Elisa Fláquer, 184 - Centro - Santo André/SP
Age Of Dreams - Av. Marechal Deodoro, 1754 - 2º Andar - Loja 33/36 - Centro - São Bernardo do Campo/SP
Classificação: 18 anosCapacidade da casa: 3 mil pessoas
Mais informações: http://www.matanza.com.br/

Dream team do rock progressivo lança videoclipe de novo álbum


O Transatlantic, verdadeiro dream team da música mundial, formado por Neal Morse (vocal/guitarra/teclado – ex-Spock's Beard), Mike Portnoy (bateria – ex-Dream Theater), Roine Stolt (vocal/guitarra – The Flower Kings) e Pete Trewavas (baixo – Marillion) lançou videoclipe para “Shine”, música do álbum "Kaleidoscope", que chega ao mercado no próximo mês. Grupo faz única apresentação no Brasil, no dia 13 de fevereiro, no Carioca Club, em São Paulo.

TRANSATLANTIC
Transatlantic faz única apresentação no Brasil em fevereiro – foto: divulgação
O Transatlantic, verdadeiro dream team do rock progressivo mundial, lança, no próximo dia 27 de Janeiro, o tão aguardado "Kaleidoscope", quarto disco do super grupo. E tentando ao menos saciar a ansiedade dos fãs, a banda recentemente liberou videoclipe da balada “Shine”, gravado há quatro meses atrás, em Londres (UK). Este é o primeiro clipe da história do grupo.
O Transatlantic é composto pelos ícones Neal Morse (vocal/guitarra/teclado – ex-Spock's Beard), Mike Portnoy (bateria – ex-Dream Theater), Roine Stolt (vocal/guitarra – The Flower Kings) e Pete Trewavas (baixo – Marillion) e já tem passagem confirmada para desembarcar no Brasil em 2014. A única apresentação no país, acontece no dia 13 13 de fevereiro de 2014, no Carioca Club, em São Paulo.
A procura por ingressos é grande. Os fãs interessados em conferir esta histórica performance podem garantir presença nos sites Ticket Brasil e Clube do Ingresso, nas bilheterias do Carioca Club, Galeria do Rock (loja Hole), CadaQual (Jardim Paulista), Shopping Oriente 500 (Brás), Santo André (Metal Music) e São Bernardo (Age Of Dreams) pelos seguintes valores: R$ 100,00* (pista meia-entrada), R$ 140,00* (pista promocional), R$ 150,00* (camarote meia-entrada) e R$ 200,00* (camarote promocional). Show contará com a participação especial do vocalista Daniel Gildenlow (Pain of Salvation).
Confira o video de "Shine" em http://www.youtube.com/watch?v=tU4EdoD30Kg
Links relacionados:
Serviço São Paulo
Showmaster orgulhosamente apresenta Transatlantic no Brasil
Data: 13 de fevereiro de 2014
Local: Carioca Club
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros
Abertura da casa: 18h
Inicio show: 19h30
Classificação etária: A partir de 16 anos
Valores (2º Lote):
PISTA (meia-entrada): R$ 100,00 + taxa | PISTA (promocional): R$ 140,00 + taxa
CAMAROTE (meia-entrada): R$ 150,00 + taxa | CAMAROTE (promocional): R$ 200, + taxa
Ingressos online:
Pontos de venda:
Bilheterias do Carioca Club (SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA) - Tel: 3813-8598
Formas de pagamento: Somente dinheiro.
Hole - Galeria do Rock*
Av. São João, 439 - 1º andar loja 275 - São Paulo - SP
Horário: Segunda à sábado das 10h às 19h.
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American,Express, Diners Club International, Elo.
CadaQual*
Rua Augusta, 2171 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
Horário: Segunda à sábado das 11h às 20h.
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American
Express, Diners Club International, Elo.
Metal Music - Santo André*
Rua Dona Elisa Fláquer, 184 - Centro - Santo André - SP
Horário: Segunda à sexta das 10h às 18h30, sábado das 10h às 17h30.
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American
Age Of Dreams - São Bernardo*
Av. Marechal Deodoro, 1754 - 2º Andar loja 33/36 - Centro - São Bernardo do Campo - SP
Horário: Segunda à sábado das 9h às 19h.
Formas de pagamento: Somente dinheiro
Shopping Oriente 500*
Rua Oriente, 500 2º andar - Brás - São Paulo - SP
Horário: Segunda à sexta das 9h às 17h, sábados das 9h às 13h30.
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American, Express, Diners Club International, Elo.
*Ponto de venda sujeito a taxa de conveniência
Capacidade: 1.500 pessoas
Acesso para portadores de necessidades especiais
Ar condicionado
Estacionamentos na região: de R$ 20,00 a R$ 30,00 o período
Chapelaria no local: R$ 5,00

Polysom relança “Acabou Chorare” dos Novos Baianos



 


A coleção “Clássicos em Vinil”, da Polysom, relança esse mês um dos maiores discos da música nacional, “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, em vinil de 180 gramas e remasterizado a partir dos tapes originais. O álbum, lançado em 1972, é o segundo de estúdio do grupo formado por Baby Consuelo (vocal e percussão), Paulinho Boca de Cantor (vocal e percussão), Pepeu Gomes (guitarra, violão, craviola, arranjos), Moraes Moreira (vocal, violão, arranjos), Dadi Carvalho (baixo) e Jorginho Gomes (bateria, cavaquinho, bongô).


Lançado dois anos após o álbum “É Ferro na Boneca”, “Acabou Chorare” firmou os Novos Baianos na cena musical brasileira. O disco é composto por 10 músicas, oito da autoria dos Novos Baianos e novas versões para “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente,  e  “Um Bilhete Pra Didi”, de Jorginho Gomes. Além dessas, estão no álbum alguns dos maiores sucessos do grupo: “Preta Pretinha”, “A Menina Dança”, “Mistério do Planeta”, “Acabou Chorare” e “Tinindo Trincando”.

Festival debate relação do vídeo com cinema e artes visuais no Piv



Festival debate relação do vídeo com cinema e artes visuais no Pivô
 
Em encontro dos Programas Públicos da 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais, os cineastas Kiko Goifman, Cao Guimarães e a ensaísta e professora Ivana Bentes debatem a relação das três formas de linguagem ao longo da história e no contexto do Videobrasil.
 O debate, que tem mediação de Eduardo de Jesus, acontece no dia 18/12, a partir das 20 h, na Pivô, associação localizada no Edifício Copan, e que tem como objetivo a produção e divulgação de novas ideias no campo das artes. A atividade faz parte do Foco 6 - Reflexões em Deslocamento, que propõe encontros que vão além dos espaços expositivos do Festival e suas temáticas .
 
Cinema e TV
            Ao começar a se difundir no Brasil, a partir da década de 1970, o vídeo entra em confronto com duas linguagens estabelecidas. No primeiro caso, da TV, vista como a imagem do "establishment". No outro, com o cinema. "O diálogo cinema e vídeo no Brasil, num primeiro momento, se fixa menos nas discussões sobre as potencialidades estéticas do vídeo ou numa desejável potencialização do cinema pelo novo meio para girar em torno de um embate por legitimação e 'hierarquia' reivindicada por parte do meio cinematográfico diante do novo campo", afirma Ivana Bentes.
 
 
Vídeo e arte
            Curador da atual edição do Festival, Eduardo de Jesus conta que, no cenário mundial, a relação entre arte e vídeo começou na década de 1920, quando os artistas utilizavam o vídeo como um meio para performance. "De lá pra cá foram várias formas de relacionamento", afirma, destacando o "cinema independente dos anos 1940 e 1960" como dois momentos importantes para essa evolução. Segundo ele, a relação entre vídeo e arte começa marginal e, com o tempo, vai-se tornando uma relação de interrelação.
 
O evento do dia 19/12, Implicações políticas da memória, foi cancelado em virtude de imprevistos na agenda dos convidados.
 
Serviço
Estranhamento zero: o vídeo entre o cinema e as artes visuais
com Kiko Goifman, Cao Guimarães e Ivana Bentes. Mediação: Eduardo de Jesus
Onde: Pivô. Edifício Copan, loja 54. Avenida Ipiranga, 200
Horário: 20h
Entrada franca. Classificação livre.
 
 

Camerata Antiqua celebra o Natal no concerto de encerramento da temporada 2013



O concerto de encerramento da temporada 2013 de espetáculos da Camerata Antiqua de Curitiba, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, acontece neste fim de semana, sob a regência do renomado violinista mineiro Luís Otávio Santos, especialista em música antiga. As apresentações, que integram as celebrações do Natal, tomam conta da Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (13) e às 18h30 do sábado (14).
O grupo curitibano mantém a tradição de executar obras monumentais, com um repertório formado pelas Cantatas BWV 55 (Ich armer Mensch, ich Sündenknecht) e BWV 61 (Nun komm, der Heiden Heiland), de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), mais a Missa Concertada para a Noite de Natal em Sol maior, de André da Silva Gomes (1752 – 1844), levando ao palco, como convidados solistas, a soprano Marília Vargas (Paraná), o contratenor Paulo Mestre (Paraná), o tenor Richard Klein (Alemanha) e o baixo Norbert Steidl (Áustria).     
Completa a programação a palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, às 19h15 de sexta-feira (13) e às 17h45 de sábado (14), antecedendo as apresentações. Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Koentopp atualmente é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de coordenador do Curso Superior de Composição e Regência daquela instituição. A iniciativa de acrescentar às performances da Camerata Antiqua de Curitiba e seus grupos – Orquestra de Câmara e Coro da Camerata – breves comentários proferidos por especialistas tem por objetivo conquistar a plateia, revelando detalhes da produção de grandes compositores.

As obras – Do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) – que também era maestro, organista, violinista e violista, além de professor – um dos gênios da música universal, foram escolhidas duas obras com designação litúrgica. Na Cantata BWV 55, escrita para tenor solo, coro, flauta, oboé, cordas e baixo contínuo, um rico ambiente polifônico toma posse do texto evangélico com o episódio do servo infiel, sempre seguindo o conceito do pecado do homem e o perdão de Deus.
Na Cantata BWV 61, criada para solistas (soprano, tenor e baixo), coro, sexteto de cordas e órgão, o autor relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e sua promessa de retornar com um convite para entrar no coração de cada cristão. Em todos os vibrantes enunciados, Bach deixa clara sua intenção de que esse apelo seja ouvido e entendido.
A Missa Concertada para a Noite de Natal em Sol maior, de André da Silva Gomes (1752 – 1844) para quarteto solista – soprano, contratenor, tenor e baixo – coro, cordas e órgão, é uma das obras mais monumentais escritas no período colonial brasileiro. O compositor nasceu em Lisboa (Portugal) e veio para São Paulo em março de 1774, como mestre de capela da comitiva do terceiro bispo da cidade, Dom Manuel da Ressurreição.
O período áureo da produção musical colonial em São Paulo coincide com as atividades de André da Silva Gomes, na Sé. Seu brilhantismo e nível artístico estão registrados nos serviços musicais mais importantes daquela cidade, como as da Sé, as festas oficiais da Câmara, e as das irmandades do Santíssimo Sacramento, de São Francisco e do Carmo.
Com a chegada de Dom Pedro a São Paulo, em 1822, o compositor regeu, na Catedral da Sé, o Te Deum de sua autoria, em homenagem ao futuro imperador. No dia 7 de setembro daquele ano, na Proclamação a Independência do Brasil, foi André da Silva Gomes o encarregado das solenidades, na Casa da Ópera.

Os convidados – Dificilmente um concerto reúne tantos nomes de destaque na música quanto o que será executado pela Camerata Antiqua de Curiba, neste fim de semana. Formada em canto barroco na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), a soprano paranaense Marília Vargas é uma das convidadas. Com diversas premiações, no Brasil e no exterior, foi solista de renomadas orquestras brasileiras e europeias, sendo idealizadora e diretora artística da I Mostra de Música Antiga de Curitiba e cocuradora e conselheira artística do Festival de Música Barroca de Alcântara (RJ). Em 2012, gravou um CD de canções brasileiras, ao lado do pianista André Mehmari.  
Outra presença é a do contratenor curitibano Paulo Mestre, que desenvolve carreira internacional como solista. No Brasil, tem atuado em Festivais de Música Antiga no Rio de Janeiro, Curitiba e Juiz de Fora, além de ser solista de importantes orquestras e integrar grupos especializados em Música Antiga. Na ópera composta por Marcos Lucas, O Pescador e sua Alma, apresentou-se no Rio de Janeiro e Brasília, no papel de Alma.
No elenco do espetáculo também consta o tenor alemão Richard Klein, que se formou em piano jazz no Konservatorium des Landes Tirol e, posteriormente, estudou canto erudito. De 2006 a 2012, frequentou a Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena (Áustria), sendo que acumula apresentações em festivais da Europa e trabalhos com maestros como René Jacobs, Jung Konrad Junghanel e Dietfried Bernet.
O baixo austríaco Norbert Steidl, que fecha o grupo de solistas, é mestre em canto pela Universidade Mozarteum, em Salzburg (Áustria), respondendo por diversos recitais na Europa e Ásia. Em 2006, participou do Festival de Salzburgo na ópera de Mozart, Apollo et Hyacinthus, sob a regência de Josef Wallnig, e da ópera Il Matrimonio Inaspettato, de G. Paisiello, sob a regência de Riccardo Muti. Seu repertório camerístico é vasto e inclui todos os grandes oratórios de Handel, Bach, Haydn, Mendelssohn e Fauré, além de canções de Haydn, Mozart, Schubert, Beethoven, Schumann, Brahms, Mahler, Wolf, Korngold, Berg, Sulzer, Bialas, entre outros, também com obras de Lassus, Palestrina, Monteverdi e Schütz.

O regente – Luís Otávio Santos é formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (Holanda). Nos 15 anos em que morou na Europa, o músico atuou em destacados grupos, sendo spalla e solista, desde 1992, da renomada orquestra barroca belga “La Petite Bande”, dirigida por Sigiswald Kuijken. Com a orquestra tem realizado turnês por toda Europa, China, Japão, México, Argentina, Colômbia e Chile, além de gravar dezenas de CDs e programas de televisão para as televisões belga, francesa e japonesa.
O músico ainda liderou outros conjuntos europeus, entre eles Ricercar Consort (direção de Philippe Pierlot), Le Concert Français (direção de Pierre Hantai), Nederlandse Bachverening (direção de Gustav Leonhardt) e Den Haag Baroque Orchestra. Foi professor de violino barroco na Scuola di Musica di Fiesole, em Florença (Itália), de 1997 a 2001, e no Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles, de 1998 a 2005.
Na sua discografia solo destacam-se a integral das Sonatas de Johann Sebastian Bach, ao lado do cravista Peter-Jan Belder, para o selo holandês Brilliant; As Quatro Estações de Vivaldi com La Petite Bande, pelo selo belga Accent; e as Sonatas para violino de J. M. Leclair, para o selo alemão Ramée, gravação que recebeu o prêmio “Diapason d´Or”, a maior distinção francesa concedida a um registro fonográfico.
Luís Otávio Santos integra o conselho artístico da Camerata Antiqua de Curitiba, além de responder pela direção artística do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG), que tem mais de 20 anos de história. Nesse evento é também regente da Orquestra Barroca do Festival, que já gravou nove CDs e um DVD com obras brasileiras e europeias, em registros inéditos no Brasil.
Em 2007, Luís Otávio Santos foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Governo Federal e Ministério da Cultura por seu envolvimento com a cultura nacional e reconhecimento à carreira internacional. Também é fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, no qual ministra aulas de violino barroco desde 2008. Em 2011, o músico foi colocado na lista da revista Época, que selecionou as 100 personalidades mais importantes daquele ano.  

Serviço:
Apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do violinista mineiro Luís Otávio Santos, no encerramento da temporada 2013 de concertos patrocinada pela Volvo, tendo como convidados solistas a soprano Marília Vargas (Paraná), o contratenor Paulo Mestre (Paraná), o tenor Richard Klein (Alemanha) e o baixo Norbert Steidl (Áustria). No programa estão as Cantatas BWV 55 (Ich armer Mensch, ich Sündenknecht) e BWV 61 (Nun komm, der Heiden Heiland), de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), mais a Missa Concertada para a Noite de Natal em Sol maior, de André da Silva Gomes (1752 – 1844).
Datas e horários: dia 13 de dezembro (sexta-feira), às 20h; dia 15 de dezembro de 2012 (sábado), às 18h30. Completa a programação a palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, às 19h15 de sexta-feira (13) e às 17h45 de sábado (14), antecedendo as apresentações.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.