sábado, 20 de outubro de 2012

A Turquia vai entrar no ar com a novela “Salve Jorge” – conheça mais sobre este país fascinante com os livros da Sá -A concubina de Gül İrepoğlu

5 ROMANCES QUE DELINEIAM UM PAÍS, 5 AUTORES ATUAIS QUE REVELAM AO LEITOR BRASILEIRO UMA NOVA LITERATURA DO PAÍS QUE É UMA PONTE ENTRE OCIDENTE E ORIENTE

 



A concubina
Gül İrepoğlu

Número de Páginas: - 196
também em PDF


Significado de Concubina

s.f. Mulher que vive em concubinagem; amásia, amante, barregã.

Mas nossa Concubina, é um pouco mais . É uma escrava viu o despertar de um amor desesperado por seu senhor.

O LIVRO
A concubina nos conta uma esplendorosa história de amor que aconteceu durante o império Otomano, no reinado do sultão Abdülhamid Han, envolvendo o próprio sultão, uma de suas concubinas e o eunuco-chefe.

Askidil, a concubina, apaixona-se perdidamente pelo sultão tão logo conhece as delícias do leito real pela primeira vez. Para expressar seu amor, escreve ao amado inúmeras cartas que nunca serão enviadas. Embora pareça que o amor da sensual concubina possa ser correspondido, o sultão não a procura tanto quanto ela o deseja… afinal ela é apenas uma das muitas mulheres que ele tem à disposição no seu harém.

O eunuco-chefe, enjaulado em seu triste destino, acaba por se envolver com a bela concubina, formando-se um triângulo amoroso que o leitor acompanha nos textos plenos de emoção e poesia.

A escritora e historiadora Gül Irepoglu inspirou-se nas cartas de Askidil para nos transportar para a Turquia do século XVIII, com sua colorida e suntuosa atmosfera onde as mulheres e as paixões humanas tinham que se submeter a regras sociais e políticas que as aprisionavam em “gaiolas douradas”.


A Autora

Gül Irepoglu nasceu em Istambul, Turquia, em 1956. Formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Belas Artes e fez carreira acadêmica no Instituto de Estética e História da Arte da Universidade de Istambul. Além de escritora, Gül Irepoglu é também pesquisadora e conferencista renomada na Europa e Comissária da Unesco, sempre trabalhando com seus conhecimentos sobre o rico patrimônio histórico de seu país. Ela apresenta um programa sobre arte em cadeia nacional de televisão. Atualmente vive em Istambul. Escreveu vários romances, sendo que A concubina já foi publicado na Bulgária, Grécia, Polônia, Romênia e Síria.



O boom do Efeito Pamuk 1

Após o Nobel em 2006 para Orhan Pamuk, a Turquia se animou a exportar sua literatura, e a Sá Editora quer se tornar referência para quem quer comprar livros daquele país.

Na lista de obras turcas  da  Sá Editora, há "A Concubina", de Gul Irepoglu, e "Um Golpe de Sorte", de Reha Camuroglu. "É uma literatura nova e rica", diz Eliana Sá, que participou de um simpósio internacional de literatura turca em Istambul. Lá também esteve o tradutor brasileiro para o turco, Marco de Pinto.


MARKETING BOCA A BOCA de Andy Sernovitz


MARKETING BOCA A BOCA

de Andy Sernovitz



Número de Páginas: 248


Marketing Boca a Boca ensina como transformar uma empresa no empreendimento extraordinário que as pessoas querem recomendar aos amigos. Com sugestões objetivas e bem-humoradas, o especialista em marketing Andy Sernovitz mostra como as empresas mais respeitadas e lucrativas do mundo conquistaram seus melhores clientes e usaram o poder do boca a boca para se tornar um enorme sucesso. Este livro revela os cinco passos essenciais para fazer o boca a boca funcionar, e como os blogs, as comunidades, o e-mail viral e o buzz marketing podem alavancar um negócio. Apresenta também histórias sobre como esses cinco passos transformaram o negócio de muitos leitores, ensina como interromper o boca a boca negativo, e traz dez estudos de caso adicionais e cinco planilhas para que você crie os seus próprios planos de marketing.




O AUTOR
ANDY SERNOVITZ faz palestras sobre marketing boca a boca para grandes empresas e para milhares de empresários e pequenos negócios. Ele é CEO da GasPedal, uma empresa de consultoria de marketing boca a boca, e da Social Media.org, a comunidade em que os líderes de mídia social das maiores marcas mundiais buscam soluções para as questões mais difíceis do seu dia a dia. Também é Presidente Emérito da Word of Mouth Marketing Association e leciona marketing boca a boca na Northwestern University. Andy está há 20 anos no setor de marketing interativo e passou anos ajudando as empresas a aprender como fazer um marketing incrível. Ele lecionou empreendedorismo na Wharton School, dirigiu uma incubadora de negócios e fundou várias empresas. O seu último projeto, WordofMouth.org, reúne ideias e opiniões que intensificam o movimento do marketing boca a boca.

Saiba mais em - http://wordofmouthbook.com.

Andy Sernovitz delivers fantastic keynote speeches about word of mouth marketing and social media. 


Quando o cliente é o embaixador da marca

Novo livro da série Cultrix/ Meio & Mensagem explora os segredos do marketing boca a boca. Leia entrevista com o autor Andy Sernovitz



É razoável classificar o boca a boca como uma das formas mais longevas da prática do marketing. Espontâneo, independente e altamente viral, um comentário positivo feito por alguém de confiança tem o poder de criar pré-disposições e mudar percepções — para o bem e para o mal.

Com o advento das redes sociais, o alcance e a velocidade de propagação do boca a boca multiplicaram-se exponencialmente. Mas a essência, para o fundador e presidente emérito da Word of Mouth Marketing Associaton, Andy Sernovitz, segue a mesma.


“Como publicitários, nosso trabalho continua sendo prover conteúdo e histórias para as pessoas falarem a respeito. A diferença está na maneira em que essa informação agora se espalha, e quão rapidamente isso acontece”, afirma o autor de "Marketing Boca a Boca — Como as pessoas inteligentes levam as pessoas a falar delas". Novo lançamento da parceria entre a editora Cultrixe o Meio & Mensagem, o livro chegou neste mês às livrarias.

A parceria entre Meio & Mensagem e Cultrix já trouxe para o Brasil outros três best-sellers da literatura da comunicação e marketing. "O Cérebro Consumista", escrito por A.K. Pradeep, fundador e CEO da Neurofocus (hoje uma empresa do grupo Nielsen), "Marketing nas Mídias Sociais em 30 Minutos", de Susan Gunelius, e "Cenário de Caos", de Bob Garfield, um dos mais respeitados analistas da indústria da comunicação, publicidade e marketing.
Veja abaixo entrevista com Sernovitz. 
MEIO & MENSAGEM ›› Quais as principais diferenças entre o marketing boca-a-boca de antigamente e o marketing boca-a-boca dos dias de hoje, impulsionado pela internet e as mídias sociais?
ANDY SERNOVITZ ›› A grande diferença está no alcance e na velocidade com que essas conversas se propagam. Atualmente, somos todos livres para compartilhar nossas opiniões e avaliações, seja em comunidades online, seja em nossos blogs. Apesar disso, a essência do boca a boca continua a mesma. Como publicitários, nosso trabalho continua sendo prover conteúdo e histórias para as pessoas falarem a respeito – e tornar o mais fácil possível que essas conversas se desenvolvam. Mas onde estas conversas estão acontecendo, quão rapidamente estão acontecendo e quão longe estão se propagando, isto, de fato, mudou completamente, graças às mídias sociais e a Internet. 
MEIO & MENSAGEM ›› O grande propósito dos esforços de marketing de uma empresa seria, então, dar condições para que o boca a boca se espalhe? 
ANDY SERNOVITZ ›› Sim. Grandes empresas geralmente fazem coisas fantásticas sobre as quais vale a pena falar a respeito. Mas se você não facilita o compartilhamento e a propagação destas ações, certamente está perdendo a oportunidade do boca a boca. Coloque seus melhores “cartuchos” em um email (que continua sendo o jeito mais fácil para se propagar conteúdos), publique seus vídeos no YouTube (onde qualquer um pode compartilhá-los) e adicione botões de compartilhamento que levem para o seu website. Estas pequenas mudanças tornarão muito mais simples que as pessoas comentem e compartilhem as iniciativas da sua empresa.
MEIO & MENSAGEM ›› Em tempos de abundância de informação e conteúdo, com tantos diferentes canais, o boca a boca ganha relevância extra? A fonte da informação seria ainda mais importante neste contexto atual? 
ANDY SERNOVITZ ›› No fim das contas, somos mais influenciados pelas pessoas nas quais acreditamos. Mas, dependendo do assunto, mudam também as pessoas para as quais pedimos opinião. Quando queremos conselhos sobre saúde, procuramos um médico. Para opiniões sobre design, acreditamos em arquitetos. Se quisermos saber qual tablet comprar, procuramos (informações) nos blogs de tecnologia. Todos estes citados são grandes fontes de boca a boca, mas não são os únicos. Amigos são grandes fontes de informação sobre onde comer uma boa pizza. Colegas de trabalho podem nos recomendar sobre boas lojas de sapato. E sempre há aquela pessoa para quem ligar em busca de dicas sobre que carro comprar. Então, os melhores programas de marketing levam em conta todos esses diferentes tipos de “propagadores”: os formadores de opinião, os experts e as pessoas “normais” em quem confiamos e conversamos todos os dias. 
MEIO & MENSAGEM ›› Há alguma fórmula mágica para só aproveitar os aspectos positivos deste novo cenário de propagação do boca a boca? As mesmas redes que disseminam com velocidade as informações são os melhores canais para agir em caso de um cenário negativo para uma marca?
ANDY SERNOVITZ ›› Todo e qualquer negócio tem seus críticos. Não importa em que indústria você esteja inserido ou o tipo de produto que venda – você sempre terá clientes insatisfeitos, de tempos em tempos. Acontece com todos. Mas se você não investir em facilitar a vida dos clientes satisfeitos dispostos a falar bem de você, esse viés negativo prevalecerá. Peça aos clientes felizes com o seu trabalho para deixarem comentários sobre o atendimento, peça permissão para publicar os testemunhos deles e os incentive a contar aos amigos sobre a boa experiência. Aí está o verdadeiro segredo: dê a seus consumidores ferramentas e coragem para que façam comentários positivos a seu respeito.



LANÇAMENTO

 &


MÍDIAS SOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO de Anthony J. Bradley e Mark P.McDonald




MÍDIAS SOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO

de   Anthony J. Bradley e Mark P.McDonald

PÁGINAS:     296
FORMATO:     16x23 cm

CATÁLOGO:      Harvard Business_Liderança_Administração

MÍDIAS SOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO

Como liderar implementando mídias sociais e maximizar os valores de seus clientes e funcionários   
  
O lançamento da M.books deste mês é um livro inovador de LIDERANÇA para MIDIAS SOCIAIS.
Como liderar grupos de trabalho na implantação de Midias Sociais nas empresas.

Os autores compartilham conhecimentos de seus estudos de mais de quatrocentas organizações do mundo todo – incluindo Xilinx, Ford Motor Company e CEMEX – que têm usado as tecnologias sociais para conseguir sucessos que seriam inimagináveis há poucos anos.

O livro enfatiza habilidades e planejamentos necessários para o mesmo na implantação de Mídias Sociais, enfocando disciplinas que devem ser utilizadas, tais como Visão, Estratégia, Propósito, Orientação e Adaptação


Este livro é um guia prático de liderança para obter-se o máximo da colaboração das pessoas envolvidas na implantação de Midias Sociais na Organização. Todo líder deve entender as possibilidades das mídias sociais transformarem a maneira com que cultivam seus negócios.

SOBRE OS AUTORES


Anthony J. Bradley: é vice-presidente de grupo da  Research. Entre suas responsabilidades,
estão a consultoria e o aconselhamento aos clientes sobre o emprego das mídias sociais e de soluções de software social.
Mark P. McDonald: é vice-presidente e líder de pesquisa do Gartner Executive Programs. Atua
com executivos nas aplicações de negócios de Tecnologia da Informação.


saiba mais sobre
Anthony J. Bradley
http://www.gartner.com/AnalystBiography?authorId=29384
Mark P. McDonald
http://blogs.gartner.com/mark_mcdonald/


um lançamento


“O BARBEIRO DE ERVILHA” APRESENTA ÓPERA DE ROSSINI E CULTURA NORDESTINA NO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA



As artimanhas de Fígaro ganham um tom bem brasileiro em adaptação do clássico italiano

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo “O Barbeiro de Ervilha”, dias 27 e 28 de outubro. A comédia musical para crianças é uma adaptação da ópera “Il Barbiere di Siviglia”, de Gioacchino Rossini, com libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia homônima de Pierre Caron de Beaumarchais.
As aventuras de Fígaro, o protagonista, se desenrolam em um novo cenário: o sertão, onde as personagens ganham feições do povo nordestino. A montagem, que mescla música erudita e popular, associa arranjos das mais conhecidas árias, duetos e coros da ópera de Rossini com os ritmos da música popular nordestina. Os números são tocados e cantados ao vivo pelos próprios atores ao som de sanfona, rabeca, viola, violão, flauta transversa e outros instrumentos. A montagem, vencedora do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2010 na categoria melhor música, conta com a direção de Daniel Herz e tem classificação livre.

O texto da peça também é o fio condutor de uma oficina, ministrada pelo diretor Daniel Herz no sábado (27). Com duração de 2 horas, o encontro vai apresentar os tipos tradicionais da Commédia’Dell Arte italiana – um estilo de teatro popular, improvisado, criado no século XV em oposição ao chamado teatro “erudito”. A proposta é um convite às crianças e jovens entre 10 e 14 anos a ampliar o seu universo cultural e da sua visão de mundo. As inscrições são gratuitas e devem ser encaminhadas até o dia 23 de outubro para o e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br. Vagas limitadas.


Serviço:
O Barbeiro de Ervilha
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Curitiba (PR)
Data: 27 e 28 de outubro
Hora: Sábado 18h e domingo 15h e 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Oficina: dia 27 de outubro, das 14h às 16h, para crianças e jovens dos 10 aos 14 anos. Inscrições gratuitas e limitadas pelo email caixacultural08.pr@caixa.gov.br até dia 23 de outubro
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados

 Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados


Evento faz parte da parceria entre as bibliotecas nacionais do Brasil e da França

Estão abertas as inscrições para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados, que será realizado pela Fundação Biblioteca Nacional nos dias 22 e 23 de outubro, em parceria com a Biblioteca Nacional da França, a Mediateca da Maison de France e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. O colóquio faz parte de um calendário de eventos anuais criados em 2008 pelas Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França e que têm como objetivo debater cultura e literatura, tendo como ponto central as particularidades franco-brasileiras.

O colóquio contará com palestras de especialistas franceses e brasileiros, como Michel Riaudel, professor da Université de Paris X (Nanterre) e doutor em Literatura, RéginePiersanti, Diretora da Biblioteca Nacional da França, Angela Monteiro Bettencourt, Diretora da Biblioteca Nacional Digital, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Urbanista e Escritor, entre outros.

A abertura do evento terá ainda a participação de dois renomados chefs de cozinha, Renato Freire, da Confeitaria Colombo, e Damien Montecer, do Restaurante Térèze, ambos do Rio de Janeiro, que contarão um pouco de suas histórias e da mistura das gastronomias francesa e brasileira. Após a palestra, haverá ainda o lançamento da Revista Gastronomia Rio.

As inscrições devem ser feitas através do email coloquiofrbr@bn.br. Mais informações pelo telefone 21 2220-4281.

Como resultado da parceria entre as Bibliotecas Nacionais, foi criado um portal que congrega um acervo de documentos representativos –– mapas e fotografias, textos impressos e desenhos – da história das relações entre a França e o Brasil desde os albores do século XVI até o início do século XX. O portal pode ser acessado no endereço www.bndigital.bn.br/francebr.

Dia 22 de outubro:
17h30 - Abertura por Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e Jean-Claude Moyret, Consul Geral da França no Rio de Janeiro
18h - O elo histórico e gastronômico entre o Brasil e a França: Debate de amizade gastronômica - Chef Renato Freire da Confeitaria Colombo e Chef Damien Montecer Relais & Châteaudo Restaurante Térèze.
19h - Lançamento da Revista Gastronomia Rio

Dia 23 de outubro:
10h-11h - Literatura em mão dupla: o caso da França e do Brasil - Michel Riaudel
11h- 12h - Fotografia franco-brasileira : olhares refletidos – Joaquim Marçal
12h-14h - Almoço
14h-15h - A Herança francesa no cenário do Rio de Janeiro – Augusto Ivan de Freitas Pinheiro
15h-16h - Viajar e escrever / viagens da escrita: peregrinação e circulação da informação (século XVII- século XIX) - Ilda Mendes dos Santos                   
17h-17h30 - O desenvolvimento do portal: RéginePiersantie Angela Monteiro Bettencourt


Serviço:
Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados
Data: 22 e 23/10
Horário: dia 22/20, das 17h30 às 19h e dia 23/10, das 10h às 18h
Inscrições: coloquiofrbr@bn.br

ORQUESTRA DE CORDAS DO GURI E CONJUNTO DE CHORO DO CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA

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Oficina no Teatro Novelas Curitibanas aborda papel do produtor






Uma oficina de produção sobre o papel do produtor e o desempenho de sua função nas diversas áreas artísticas acontece no Teatro Novelas Curitibanas nos dias 23 e 24 de outubro, das 9h  às 13h e das 14h às 18h.

O ministrante Luiz Roberto Meira é ator, autor, diretor e produtor de teatro e cinema. Formado em Direção Teatral pelo Curso de Artes Cênicas da PUC-PR em 1988, tem especialização em Teatro e Cinema. Desde 1988 atua profissionalmente nas áreas de teatro, dança, música, artes visuais e áudio visual. Foi produtor responsável pela realização de mais de 40 projetos  pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Foi também professor do departamento de teatro e cinema na FAP de 1995 a 2007. Premiado com o Troféu Gralha Azul com os espetáculos “O Processo”, “O Homem Elefante” e “Dossiê Trotsky”.

Por meio do estudo de exemplos práticos serão tratados tópicos de interesse e debatidas questões levantadas pelos participantes. Ao final da Oficina, haverá a leitura do texto “Miguel Bakun, sua natureza...”, escrito por  Luiz Roberto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora. São 18 vagas.



Data e horário: 23 e 24 de outubro, das 9h às 13h e 14h às 18hs.

            Local: Teatro Novelas Curitibanas - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, São Francisco

    Ingresso: gratuito

APOS convida para a 2a. Caminhada Falando de Olho Seco

Dia Nacional de Conscientização Sobre a Síndrome do Olho Seco

terá caminhada no Parque do Ibirapuera no dia 21 de outubro,

domingo, a partir das 9h.





Com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento da população sobre os sintomas, tratamentos e ainda dar dicas de prevenção de uma doença crônica que atinge 30% da população mundial, a APOS- Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco organiza a 2a. Caminhada Falando de Olho Seco, no dia 21 de outubro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A concentração está marcada para a Avenida dos Planetários, que fica entre o Museu Afro Brasil e o planetário.



A partir das 9 horas da manhã os oftalmologistas que fazem parte da APOS estarão no local para atender as duvidas da  população.



A partir das 10h30 serão distribuídas camisetas para os que quiserem participar da caminhada pelo parque, que terá início a0s 11h da manhã. O encerramento do encontro está previsto para as 13h.



O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea.



Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia. Se detectada no início, a doença pode ser controlada, mas deixá-la sem tratamento pode acarretar danos a córnea e a conjuntiva com o aparecimento de lesões.



Ao som do jazz

Para os que apreciam uma boa música, no dia anterior, 20 de outubro, sobe ao palco do Espaço Off Set a Doctor’s Band, para o terceiro Oftalmo Music, que terá renda de convites revertida para a APOS. Os ingressos custam R$ 40,00 e o Espaço Off Set

fica na Rua Ferreira de Araújo, 589, em Pinheiros.  Para maiores informações sobre a compra dos ingressos estão disponíveis um endereço eletrônico e um número celular. São eles: oftalmomusic@gmail.com / 99906.4443

Semeadores de Afetos" - Convite para lançamento

Dados sobre o evento
Nesta sexta-feira 19/Out, pelas
21h30 foi lançado o livro de
Manuela Cunha Pereira.

"Semeadores de Afetos"

Na Casa de Camilo - Museu,
Centro de Estudos Camilianos
(Av. de S. Miguel, 758 * 4770-631
S. Miguel de Seide - Famalicão)

Lançamento

Brasileirinho apresenta o show 100 Gonzagão





O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, completa 19 anos de vida. São muitas histórias neste período, mas quase nada se comparado aos 100 anos de nascimento do “Rei do Baião”. Para comemorar mais um aniversário do músico e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, artista que tão bem traduziu as raízes nordestinas para todo o país, surgiu o espetáculo “Brasileirinho 100 Gonzagão”, que estreia neste fim de semana, no Auditório do MON (Museu Oscar Niemeyer). 

Esta brincadeira sonora entre o número e a preposição já sugere o clima do show, que contará e cantará a trajetória musical de Luiz Gonzaga em canções com diversos parceiros, como Humberto Teixeira, Zé Dantas, Hervê Cordovil, Miguel Lima, José Marcolino, Guio de Moraes e José Fernandes, incluindo a “Não Vendo Nem Troco” (1981), com seu filho Gonzaguinha. Das melancólicas “Asa Branca” (1947) e “Assum Preto” até as divertidíssimas “Casamento de Rosa” e “Dezessete e Setecentos”, as crianças do Brasileirinho trazem ao palco um panorama do Nordeste do Brasil, sua cultura, seu modo de falar, suas dores e alegrias, representando os personagens das canções com adereços exclusivamente elaborados para este espetáculo, que tem direção artística de Helena Bel e Milton Karam.

“O linguajar das canções de Luiz Gonzaga nos dão a oportunidade de mostrar para elas o quanto o Brasil é diferente na sua forma de se expressar, e o quanto isso é bom. As dificuldades do nordestino que sofre com a seca, a vinda para o sul, a gostosura dos ritmos de lá, nos renderam bons papos com a criançada”, comenta o diretor do Coral, Milton Karam. A música "Respeita Januário", composta em 1950, que será interpretada pelas crianças, narra a volta de Luiz Gonzaga, então já famoso, para a terra natal Exu, e o reencontro com o pai Januário depois de 12 anos.

A delicada "Olha Pro Céu", de 1951, retrata um casal e sua paixão num  cenário de festa de São João. "No Meu Pé de Serra" e” Asa Branca", de 1947, são as mais antigas do repertório. A mais recente é uma parceria entre Gonzagão e o filho Gonzaguinha. Em "Não Vendo Nem Troco", a letra induz o ouvinte a pensar que a música faz referência a uma mulher. No final, a revelação: trata-se de uma égua. Na divertida "Casamento de Rosa", escrita em 1953, os Brasileirinhos perdem o fôlego, por causa da movimentação no palco. “Acho que nunca trabalhamos canções tão antigas num mesmo repertório. Ensinamos e aprendemos junto com as crianças, levando ao público um espetáculo muito gostoso, leve, sensível e bem humorado”, afirma a também diretora do Coral, Helena Bel.



Serviço

Coral Brasileirinho no espetáculo “Brasileirinho 100 Gonzagão”

Local: Auditório Poty Lazzarotto - Museu Oscar Niemeyer- MON (R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)

Data e horário: 20 de outubro (sábado), às 18h, e 21 de outubro (domingo), às 16h

Ingresso: R$20 e R$ 10

“VIDA E PENSAMENTO DE UM CAMINHANTE” EDIÇÕES SESC SP lançam coletânea de diários do pensador francês Edgar Morin


No próximo dia 30 de outubro (terça-feira), 20h, o filósofo francês Edgar Morin lançará no Sesc Pompéia seu recente livro. 
Coleção Diários... é uma reflexão de suas experiências e visão de mundo nos anos 90 e início dos anos 00. 
O evento é gratuito, aberto ao público e contará com a presença do autor.


 Diário da Califórnia

Tradutora: Carmem Cacciacarro


Número de Páginas: 256
Tamanho: 16x23 cm

Título da obra: Concetto spaziale, (1961), di Lucio Fontana

Um ano sísifo

Tradutores: Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco


 
Número de Páginas: 560
Tamanho: 16x23 cm

Título da obra: Concetto spaziale, di Lucio Fontana



Chorar, amar, rir, compreender

Tradutora: Nurimar Falci


 

Número de Páginas: 404
Tamanho: 16x23 cm

Título da obra: Concetto spaziale, di Lucio Fontana




Posso afirmar, entretanto, que é nos meus diários que dou o melhor de mim mesmo: são observações, reflexões, julgamentos nos quais me encanto ou me revolto, nos quais minhas qualidades literárias se expressam e desabrocham. (...) Ainda que eu seja percebido de maneira restrita como sociólogo e, por vezes, de maneira mais aberta, mas ainda classificadora e limitada, como “sociólogo filósofo”, sou antes de mais nada um ser humano que ama o que existe de maravilhoso na vida e tem horror ao que ela tem de cruel, um ser humano bastante comum enraizado nos séculos XX e XXI, que neles viveu e sofreu todos os grandes e pequenos problemas.
Edgar Morin, Diários, prefácio à edição brasileira. Paris, Fevereiro de 2012.


Teórico da complexidade, Edgar Morin pode ser considerado um dos principais nomes do pensamento ocidental que reúne em sua trajetória de vida um denso trabalho sistemático de pesquisa, de interpretação, criatividade e de experiências vividas que marcaram o século XX e XXI.
 A coleção Diários de Edgar Morin, composta pelos títulos Diário da Califórnia, Um ano sísifo e Chorar, amar, rir, compreender, será lançada em São Paulo, no dia 30 de outubro (terça-feira), 20h, no Sesc Pompeia (Teatro). O evento gratuito e aberto ao público, contará com a presença do autor. 
Aos 91 anos de idade, o intelectual evoca pelas palavras e pela livre linguagem de diários as suas reflexões, memórias e experiências. Como aponta o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, na apresentação de Chorar, amar, rir, compreender: “(...) em seus diários, (há) uma relação estreita e simples com o complexo, com a tessitura intrincada das relações humanas, discorrendo livremente sobre os dias e suas idiossincrasias, suas percepções sobre fatos políticos e econômicos no planeta juntamente com o corriqueiro viver.”.


Na tênue espessura que não separa a vida da obra, mas a intensifica, encontra-se a figura do humanista Edgar Morin. “Meus diários não tem nada a ver com um diário literário, não visa minha “estatuificação” em poses nobres, mas minha “desestatuificação”, mostrando-me como uma pessoa comum que não esconde nenhuma de suas faltas e de seus erros.”, declara o pensador no prefácio brasileiro dos Diários.

Diário da Califórnia
Escrito no período em que Morin residiu na Califórnia, em 1969, a convite do Salk Institut (centro de pesquisas biológicas presidido por Jonas Salk, Prêmio Nobel de Biologia) onde conviveu com Jacques Monod - bioquímico e biólogo - e John Hunt - biólogo - dentre outros cientistas e pesquisadores que tinham como ponto comum desenvolver suas pesquisas e estudos com uma preocupação humanitária com o individuo e a sociedade.
Em Diário da Califórnia, segundo Adauto Novaes, que assina a orelha da obra “(...) o que observamos neste livro é uma sutil influência do espírito sobre si mesmo, da própria obra teórica e científica de Morin e sobre a vida do autor. (...) Seguindo a tradição de Rousseau, Morin propõe uma nova descoberta da subjetividade como fonte infinita da afetividade”.
Numa narrativa que mistura o rigor da teoria com divertidos acontecimentos, o autor foi buscar na Califórnia dos anos 1960/1970 elementos para dar corpo a suas ideias, desafiando com seu Diário os cânones estéticos e ideológicos que procuravam limitar a arte apenas à ficção.
Um ano sísifo
Com subtítulo Diário sobre o fim do século (1994), Um ano sísifo faz uma analogia com o mito de Sísifo, condenado pelos deuses a levar de volta, continuamente, uma grande pedra ao topo da montanha, depois de ter ela rolado pela enésima vez em direção ao vale. O pensador viu-se, nas palavras de apresentação do filósofo italiano Mauro Maldonato, que fez o texto de orelha desse Diário em “uma punição tremenda: recomeçar tudo, a cada vez, desde o começo. E de novo ainda. Até o infinito”. 
Um ano sísifo na história de um planeta cujas esperanças caíram e onde tudo parece ter que começar do zero. Um ano sísifo na vida de um homem (o autor) onde todas as resoluções para reformar sua vida afundam e que deve partir do ponto zero.
Esse diário caleidoscópico é ao mesmo tempo um espelho dos acontecimentos do mundo e o espelho daquele que os anota. Como o ponto singular de um holograma que traz em si o todo do qual ele faz parte, Edgar Morin viveu o ano sísifo de 1994.
Compõem ainda Um ano sísifo, fatos marcantes e transformadores na história, narrativas sobre a sua vida cotidiana e de eventos públicos, momentos de ternura e melancolia profundos, impressões e perguntas sobre nosso tempo e o contínuo embate entre o “presente da hesitação e uma possibilidade de um futuro”. A resistência que consiste na recusa da automatização dos dias e da vida ecoa no grito de alerta de que não é necessário render-se ao mundo assim, tal como ele parece.


Chorar, amar, rir, compreender

Em Chorar, amar, rir, compreender, o filósofo espanhol Emilio Roger Ciurana, que escreveu o texto de orelha, enfatiza que o autor olha o mundo, olha a vida e a vive. Trata-se de um olhar e um viver que são reflexos de sua enorme complexidade, universalidade e da concretude da condição humana. Mas não se trata de um simples anotar num diário os eventos que ocorrem no mundo e de acontecimentos na vida cotidiana. Morin vai além de Spinoza, que frente aos acontecimentos do mundo dizia não ter sentido alegrar-se, nem chorar, nem odiar, trata-se de compreender. Morin afirma-se na vida e afirma a vida: “(...) frente aos acontecimentos do mundo faz sentido chorar, amar, rir, compreender".
Trata-se, no cotidiano, de resistir á barbárie humana de uma época bárbara, cruel, devido à incapacidade generalizada de ver a vida e o mundo além da linearidade, da previsibilidade e fragmentação.
A guerra dos Balcãs é um dos principais panos de fundo que ocupam muitas reflexões do texto, além da guerra étnica e o massacre em Ruanda, assuntos de saúde de sua mulher Edwiges com implicações do comportamento dos profissionais da medicina, da traição do amigo, fato que abalou profundamente o autor, viagens, conferencias, debates dentre outros.


O PERSONAGEM


Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, nasceu em Paris, em 8 de julho de 1921.
Fez seus estudos universitários em História, Sociologia, Economia, Filosofia. Licenciou-se em História, Geografia e Direito. Durante a Segunda Guerra participou ativamente da Resistência Francesa. Diretor de Pesquisa Emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Em 1991 tornou-se codiretor do Centro de Estudos Transdisciplinares de Sociologia, Antropologia, História (CETSAH) tutelado pela EHESS (École des Hautes Études em Sciences Sociales) e pelo CNRS e que em 2008 passa a se chamar Centre Edgar Morin em sua homenagem. Doutor Honoris Causa por mais de 30 universidades e premiado internacionalmente. Autor de mais de uma centena de livros traduzidos em 27 línguas em 42 países. Durante vinte anos consagrou-se à pesquisa de um método apto a encarar o desafio da complexidade que se impõe na contemporaneidade não apenas ao conhecimento científico mas também aos nossos problemas humanos, sociais e políticos. Esta pesquisa culmina com a proposta de uma reforma do pensamento apresentada por meio de seus livros divididos em macrotemas. Dos livros publicados, destacamos  “O Método” (composto por seis volumes), Ciência com consciência, Sociologia, Introdução ao pensamento complexo, O homem e a morte, O paradigma perdido e a natureza humana, Para sair do Século XX, Pensar a Europa, Terra Pátria, O mundo moderno e a questão judaica, Política de civilização, Cultura e barbárie europeia, o X da questão,  A religação dos saberes, Os sete saberes para uma educação do futuro, Minha esquerda, Meu caminho dentre outros, O ano zero da Alemanha (seu primeiro trabalho), O caminho da esperança (escrito com Stéphane Hessel).

saiba mais em



LANÇAMENTOS

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ABC SKA FEST - NoKaos & Maraca Manca (Reggae Urbano)] Substituição aos 40' do segundo tempo


Substituição aos 40' do segundo tempo.

Por motivos particulares o 220 SKABAR precisou adiar sua apresentação no ABC SKA FEST, para substituir os caras estamos trazendo o Maraca Manca e seu Reggae Urbano. O trampo da banda foi mixado pelo novaiorquino Victor Rice e pelo pernanbucano Buguinha DUB, especialistas no assunto.

http://tnb.art.br/rede/maracamanca
Maraca Manca | Toque no Brasil
tnb.art.br

Chega ao público a revista Perseu nº 8


Dossiê Verdade e Memória na História da Esquerda


A revista Perseu nº 8, que traz o "Dossiê: Verdade e Memória na História da Esquerda" e é editada pelo CSBH (Centro Sérgio Buarque de Holanda) da Fundação Perseu Abramo, já está nas livrarias e na loja virtual da EFPA (Editora Fundação Perseu Abramo). Sobre esta temática são apresentados artigos sobre o governo de Salvador Allende; a relação do escritor Jorge Amado e a esquerda; o processo judicial contra a publicação do livro "Em Câmara Lenta", de Renato Tapajós e também sobre o historiador e anarquista Edgar Rodrigues. Na seção "Documentos" estão reunidos textos e fotografias sobre o PT e as eleições de 1989, selecionados do acervo do Centro.


UM LANÇAMENTO







ORQUESTRA DE CORDAS DO GURI E CONJUNTO DE CHORO DO CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA

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ANTILLECTUAL SHOW EM SÃO PAULO

[ANTILLECTUAL SHOW EM SÃO PAULO] INGRESSOS JÁ A VENDA NA LOJA 255

Leia no facebook

Alex Kacttus 12:42pm Oct 17
INGRESSOS JÁ A VENDA NA LOJA 255!!!!

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 19 a 25 DE OUTUBRO DE 2012







De 19 a 21
MOSTRA DO CINEMA JAPONÊS (programação final)
Mostra de filmes em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba. A programação faz parte do evento que acontece em outubro alusivo ao Mês da Cultura Japonesa. Filmes com legendas em português.

Dia 19
15h45:
CREPÚSCULO DE SEIBEI | Tasogare Seibei  (2002 – 120’ – época/romance/drama – 16mm). Direção: Youji Yamada
A vida de um samurai de baixa categoria.
Classificação 14 anos
17h55:
ESPOSA DE VILLON | Viyon no Tsuma (2009 – 114’ – drama - DVD)
Direção: Kichitaro Negishi
Historia de amor de uma casal, comemorando os 100 anos do nascimento de Osamu Dazai.
Classificação 12 anos
20h:
O RESGATE DE TORA-SAN | Otoko wa Tsurai yo Torajiro Kurenai no Hana (1995 – 110’ – drama/comédia – 16mm). Direção: Youji Yamada
Foram colocadas cenas de Kobe para dar forças âs vitimas do Grande Terremoto de Hanshin.
Classificação 12 anos

Dia 20
15h45:
O AMOR DE NABI | Nabi no Koi  (1999 – 92’ - drama,romance,juventude – 16mm). Direção: Yuji Nakae
Os acontecimentos ao redor do amor de uma senhora de Okinawa.
Classificação 12 anos
17h30:
HONRA DE SAMURAI | Bushi no Ichibun (2006, 121’ – época – 16mm)
Direção: Youji Yamada
A vida de um samurai, sua honra e os laços do matrimônio.
Classificação 14 anos
19h45:
ROBOCON (2003 – 119’ – drama/juventude – 16mm). Direção: Tomoyuki Furumaya
Jovens de escolas profissionalizantes participando de concurso de robô.
Classificação livre

Dia 21
15h45:
BALADA | Ballad Na mo Naki Koi no Uta (2009 – 132’ –época/fantasia/romance - digital). Direção: Takashi Yamazaki
A triste historia de amor de um samurai e uma princesa.
Classificação 12 anos
18h15:
TORRE DE TÓQUIO | Tokyo Tawa Okan to Boku to Tokidoki Oton (2007 – 142’ – drama – 16mm). Direção: Joji Matsuoka
História do amor de mãe e filho.
Classificação 14 anos
Ingresso gratuito para todos os filmes


Dia 20 – 14h
SESSÃO CAZÉ

A Sessão CAZÉ é uma janela de exibição da produção do Curso de Cinema da FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Organizado neste mês através de uma parceria entre o Centro Acadêmico Zé do Caixão e a Cinemateca de Curitiba, pretende-se divulgar e debater junto ao público as produções universitárias realizadas recentemente na instituição. Neste mês mostraremos um total de dez curtas metragens de oito alunos realizadores, após a exibição dos trabalhos os alunos realizarão um debate com o público presente sobre as obras

SENHORES (BR, 2012 – 6’52” - documentário – digital). Argumento e Direção: Guilherme Delamuta.
FOI POUCO ANTES DO SOL NASCER QUE EU TE PERDI (BR, 2012 – 6’33” – documentário – digital). Direção e argumento: Joel Schoenrock.
BRANCA NUDEZ (BR, 2012 – 3’55” – ficção – digital). Direção, Argumento e Roteiro: Rodrigo Freitas.
PAS DE DEUX (BR, 2011 – 6’25” – ficção – digital). Direção e roteiro: Julien Guimarães.
SAUDADE!  (BR, 2012 – 7’ – ficção – digital). Direção: Danilo Custódio.
 MOLE! (BR, 2012 – 2’18” – ficção – digital). Direção: Ligia Teixeira.
IMAGENS DE ARQUIVO  (BR, 2012 – experimental – digital). Direção e Argumento: Camila Carneiro Martins.
FAÇA O QUE FIZER SÓ NÃO CONTE A NINGUÉM (BR, 2012 – 4’51” – ficção – digital). Direção e roteiro: Joel Schoenrock | Ass. de direção: Carlos Macagi.
A MENSAGEM DE COPPOLA (BR, 2012 – 10’27” – documentário – digital). Produção, Roteiro e Direção: João Menna Barreto, Pedro Giongo e Lucas Maffini | Assistencia de Direção: Raquel Zanotelli.
VIA LÁCTEA (INFINITO) BR, 2012 – experimental – digital). Direção: Camila Carneiro Martins.
Classificação 14 anos para os filmes
Entrada gratuita   


Dia 22 – 19h30
MOSTRA CURTIF
Exibição dos filmes do Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

FIGURINO (PR, 2012 – 33’ – documentário)
Os quatro figurinistas contam sua trajetória na profissão e comentam sobre os aspectos mais importantes no processo de criação de um figurino para teatro ou cinema.
DEVANEIOS (2012 – 5’ - ficção). Direção: Lorrayne Toebe e Thiago H. Cardoso
Mateus e Camila caminham pela cidade, observando o comportamento das pessoas ao seu redor e expondo seus pensamentos sobre religião, amor, amizade e até mesmo destino, o fato de seus caminhos se cruzarem pode ou não ser coisa do acaso, cabe ao espectador decidir
CINÉMA (PR, 2012 – 4’ – ficção). Direção: Lorrayne Toebe
Marcelo está em um teatro, realizando um monólogo para uma platéia vazia, expondo seus pensamentos acerca da vida, e de como ela seria melhor se fosse como nos filmes que passam nos cinemas, ele fala das suas vontades de ultrapassar a barreira do real, como num passe de mágica, depois de muita ponderação ele conclui que sim, a vida é um filme, e que cada um de nós escreve o seu roteiro.
FILMSKULL (PR, 2012 – 1’ – experimental). Direção: Lorrayne Toebe, Nathan Costa e Thiago H. Cardoso
Uma caveira se materializa e sente que está sendo observada, revoltada com a invasão de sua privacidade ela tenta capturar quem a observa, mas será que conseguimos mesmo escapar disso tudo?
Classificação 16 anos para todos os filmes da Mostra
Ingresso gratuito


De 23 a 25
CICLO DE CINEMA E FILOSOFIA
Evento em parceria com Associação Nacional dos Docentes de Filosofia – ANPOF.
Dia 23
20h:
Conversa sobre o filme METRÓPOLIS (Alemanha,1927)
Direção: Fritz Lang
Palestra com Massimo Canevacci.

Dia 24
19h:
Conversa sobre o filme O ECLIPSE (Itália/França, 1962).
Direção: Michelangelo Antonioni
Palestra com Marcio Sattin.

Dia 25:
19h
Exibição do filme DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM (BR, 2001 – 85’ - 35mm).
Direção: Júlio Bressane.
Palestra com Júlio Bressane após a sessão do filme.
Ingresso gratuito para o evento, sujeito a lotação da sala.



Dias 25 e 26
GIBICON
Mostra de filmes sobre HQ que fazem parte da Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba.

Dia 25
14h:
AS MÚMIAS DO FARAÓ (França, 2010 - 107’ – aventura - digital) 
Direção: Luc Bresson
Classificação livre
16h:
GHOST WORLD (EUA, 2001 - 111’ – drama - digital) 
Direção: Terry Zwigoff
Classificação 14 anos

Dia 26
14h:
A INCRÍVEL HISTÓRIA DO SUPERMAN | Look, up in the sky!  (EUA, 2006 -115’ – digital - documentário). Direção: Kevin Burns
16h:
ESTRADA PARA A PERDIÇÃO (EUA, 2002 - 117’ – drama/suspense - digital)
Direção: Sam Mendes  
Classificação 14 anos
18h:
OS SUPER-HERÓIS DOS QUADRINHOS (EUA, 2001 - 50’ – documentário - digital). Direção: Richard Belfield
Classificação livre
20h:
Lançamentos:
Livro sobre os 30 Anos da Gibiteca de Curitiba, de Key Imagure

Filme GIBITECA.DOC (BR/PR, 2012 – 35’ – digital). Direção: Nira de Oliveira e Sara Araújo.
Documentário sobre os trinta anos da Gibiteca de Curitiba.
Classificação livre
Ingresso gratuito






Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252