sábado, 3 de janeiro de 2009

VISITE SUPLEMENTO CULTURAL PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

MPB NA SUA RADIOWEB SUPLEMENTO

Site inglês disponibiliza iPoemas

Um site agora lançado permite descarregar poesia em MP3 para ouvir em leitores de áudio digitais.

A 57 Productions, uma empresa de entretenimento britânica, lançou recentemente um site onde é possível fazer o download e ouvir poesia, depois de descarregada, em leitores de MP3 e iPods, revela a imprensa inglesa.

Com um acervo de poesia moderna, o site, chamado iPoems, foi inaugurado na passada quarta-feira, conforme anunciou o porta-voz da empresa responsável, Philip Abraham.

Desde então, foram já disponibilizados cerca de mil poemas escritos em inglês, que podem ser descarregados a um preço de 75 cêntimos por cada ficheiro áudio e 1,4 euros por cada ficheiro de vídeo.
A empresa está a oferecer uma mensalidade gratuita, sendo que, após a oferta, a subscrição do serviço custa cerca de 14 euros por ano.

Entre os autores aí disponibilizados está Ian McMillan, poeta que acredita que o futuro da poesia passa por esta nova forma de difusão, a par da tradicional versão impressa.

"Isto é um passo em frente. Os poemas falados irão oferecer uma interpretação diferente e mais profunda, remetendo-nos para a tradição oral de onde a poesia emergiu", afirmou em declarações ao Daily Telegraph.

Também o premiado Andrew Motion se mostrou entusiasmado com a ideia. "Esta é uma área com um potencial enorme. Se podemos ter uma sinfonia ou um sermão religioso no iPod, porque não poemas?", comentou a propósito.

O lançamento do iPoems é um bom indicador de como a Internet e as novas tecnologias podem transformar o cenário da poesia.

No final do ano passado foi igualmente lançado o The Poetry Archive, através do qual é possível ouvir vários poetas a recitarem os seus trabalhos.

Apesar de não permitir o download do material, recebeu já a visita de 250 mil pessoas.

No site podem pesquisar-se obras por título, tema ou nome do autor, contando este com poemas que datam do século XVII até à actualidade.

Este 'arquivo poético' lançou entretanto uma compilação de 60 minutos, em CD, com alguns dos trabalhos mais significativos, à venda na loja virtual Poetry Bookshop Online.

Documentos inéditos de Hemingway vão estar disponíveis na Internet


Cerca de três mil documentos inéditos do escritor norte-americano Ernest Hemingway vão estar disponíveis na Internet a partir de 05 de Janeiro, anunciou a directora do Museu Finca Vigia, de Havana, Ada Rosa Alfonso.

O trabalho de digitalização só foi possível graças a um acordo, firmado em Novembro de 2002, entre Cuba e os Estados Unidos.

Segundo Ada Rosa Alfonso, grande parte da documentação é inédita - apenas alguns dos documentos surgem no livro "Hemingway en Cuba" - e estiveram guardados nos arquivos de Finca Vigia durante mais de 45 anos.

Finca Vigia, na capital cubana, foi a última residência de Hemingway, tendo sido transformada num museu, depois de um entendimento entre a família do escritor e as autoridades de Havana.

De acordo com o jornal El Mundo, os cerca de três mil documentos de Hemingway, Nobel da Literatura em 1954, estarão disponíveis online através da Biblioteca John F. Kennedy, de Boston, nos Estados Unidos.

Para a presidente do Conselho Nacional do Património de Cuba, Margarita Ruiz, este projecto "é um exemplo do que podem ser as relações intelectuais entre Cuba e os Estados Unidos".

Ernest Hemingway viveu nos anos 30 em Cuba, onde escreveu grande parte de uma das suas mais conhecidas obras, "Por quem os sinos dobram".

Marcelo Rubens Paiva combina prostituição e jornalismo em seu novo romance

A segunda vez que te conheci
de Marcelo Rubens Paiva
196 pgs.


Perto de completar 50 anos, Marcelo Rubens Paiva lança novo livro. O tema, recorrente em sua coluna de jornal, ganha uma abordagem ousada no romance A segunda vez que te conheci , sobre Raul, um jornalista que perde o emprego e vira, meio por acaso, agenciador de prostitutas em São Paulo - ao mesmo tempo em que reencontra a ex-mulher e vive um difícil processo de reatamento.
O escritor faz um retrato entre cômico e amargo da sociedade contemporânea, dominada pelas exigências do sucesso e do consumo.
Marcelo, que estreou com o fenômeno de vendas Feliz ano velho, em 1983, também é autor de peças de teatro e livros de crônicas, como O homem que conhecia as mulheres.

Lançamento da Editora Objetiva

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

VISITE SUPLEMENTO CULTURAL PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

ENFIM O ACORDO

Mudanças na escrita entraram em vigor

Neste 2009, as mudanças previstas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - firmado no Brasil em 1990 e aprovado pelo Congresso Nacional em 1995 - entram em vigor em todo o país. Essas modificações têm como objetivo padronizar alguns pontos discordantes, como o emprego do hífen, algumas regras de acentuação e a queda de consoantes mudas. A transição da norma ortográfica atual para a nova será feita durante os três anos seguintes à vigência dos termos do acordo.


Grafia Padronizada

O Acordo Ortográfico - assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990 - é considerado um marco de unificação entre os países de língua portuguesa - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal. Foi assinado, inicialmente, pelos sete países que tinham o português como idioma oficial - o Timor-Leste ainda não era nação independente. Em razão das diferenças entre as grafias desses países é grande a dificuldade na difusão da língua. Dessa forma, a intenção do acordo é facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.


Este Suplemento buscará adaptar-se às novas regras de grafia, gestadas nos obscuros anos de "Gisele, a redentora" . Como acordo é entre partes, os governos assinaram. Faltou combinar com o povo.

Como editor irei preservar a ortografia utilizada pelos nossos colaboradores e parceiros em especial os não brasileiros, com certeza os mais resistentes às mudanças. Com justiça.

baixe aqui em PDF as novas regras


O essencial















A papelada toda
















Eduardo Cruz, jornalista, editor, sem hifem, trema ou acento.

RADIOWEB SUPLEMENTO


Estamos em fase de testes. Em breve, programas especiais, entrevistas e muita música. Experimente.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

VISITE SUPLEMENTO CULTURAL PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

Em janeiro, Curitiba se transforma na capital da música


A Oficina de Música de Curitiba de 2009 terá 22 dias de intensa programação de shows e concertos com atrações internacionais



A Oficina de Música de Curitiba chega à 27ª edição em janeiro de 2009. O evento, promovido todos os anos pela Fundação Cultural de Curitiba, transforma a cidade na capital da música e num dos principais pólos de formação musical do Brasil. Durante 22 dias (7 a 28 de janeiro), uma extensa programação de concertos e recitais toma conta de praças, teatros e espaços culturais, enquanto mais de 1.300 alunos participam de 101 cursos de instrumento, prática de conjunto, canto e coral.

As novidades desta edição ficam por conta de vários professores estrangeiros que estão participando do festival pela primeira vez: Bruno Borralhinho (Portugal), Laura Ruiz Ferreres (Espanha), Pierre Dutot (França), Marian Sobula (Polônia), Jacques Ogg (Holanda), Gabriele Mirabassi (Itália) e Nicola Krassic (França). Há músicos brasileiros que estão estreando como professores na Oficina, entre eles Isaac Duarte, Fábio Cury, Alessandro Penezzi e Thiago do Espírito Santo. O conjunto Ensemble Mediterrain, da Alemanha, está entre as atrações internacionais.

De acordo com a diretora geral da Oficina, Janete Andrade, essa edição tem um forte viés voltado à música latino-americana. “Tivemos a preocupação de estabelecer um diálogo mais acentuado com a produção da América Latina, numa linha que até então ainda não havíamos trabalhado”, explica a diretora. Essa intenção se traduz na vinda de músicos argentinos que estarão ministrando uma mini-oficina de Música Argentina e com o concerto de encerramento da fase de MPB, a cargo do conjunto América Contemporânea, que reúne nove músicos de cinco países da América do Sul – Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile e Peru.

Outra novidade da 27ª edição é o festival de Música Étnica Contemporânea, com uma programação que contempla temas tradicionais de países como a Índia, Grécia, França, Namíbia, Malásia, Gabão, Guianas e Lituânia. “Em edições anteriores tivemos algumas incursões de música étnica, por meio das apresentações dos grupos Terra Sonora e Bayaca, mas desta vez formatamos um encontro de especialistas, com shows e palestras, possibilitando uma discussão mais aprofundada sobre esse segmento musical”, diz Janete.

Os cursos, concertos e shows se dividem entre música antiga, erudita, popular e eletrônica, e também blues. Além de atuar como professores, os músicos fazem concertos e se juntam em duos, trios e grupos, exclusivamente para os concertos e shows da Oficina, o que garante sempre apresentações únicas e inéditas. Estão previstos 63 concertos nos 22 dias de festival. A programação atualizada pode ser conferida no endereço eletrônico www.oficinademusica.org.br. Os alunos inscritos nos cursos têm entrada gratuita nos concertos. Para o público em geral, os ingressos custam R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento.

As aulas acontecem no Colégio Estadual do Paraná, no Solar do Barão, SESC da Esquina, Canal da Música e Teatro Guaíra. A Oficina de Música também se estende aos bairros, oferecendo cursos nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Santa Felicidade, Fazendinha e Cajuru. Os concertos ocupam vários espaços culturais da cidade, como Memorial de Curitiba, Teatro Guaíra, Teatro da Reitoria, Canal da Música, Teatro do SESC da Esquina, Capela Santa Maria, Igreja Bom Jesus e AOCA.



Oficina de Música tem início ao som da Camerata Antiqua - Sob os acordes de Coronation Anthems, de Georg Friedrich Haendel, executada pela Camerata Antiqua de Curitiba, na noite de 7 de janeiro de 2009, no Teatro Guaíra, terá início a 27ª Oficina de Música de Curitiba. Na abertura do evento, a Fundação Cultural de Curitiba presta uma homenagem a Domingos Antônio Kalva, funcionário falecido em 2008 e que teve importante atuação na produção da Oficina de Música nos últimos 20 anos.

A obra a ser apresentada pela Camerata é uma das mais conhecidas do compositor alemão, que passou a maior parte de sua vida na Inglaterra. Foi escrita em 1727, para a coroação do rei George II e da rainha Caroline. Os quatro Anthems conquistaram multidões e foram executados várias vezes em concertos e festivais. Os hinos com ritmos de dança são provocativos e mostram as modificações introduzidas por Haendel nos rumos da música religiosa.

Coronation Anthems é uma das composições que integram o extenso repertório desenvolvido pela Camerata Antiqua nos seus 34 anos de existência. A obra de Haendel também compõe uma das 17 gravações do grupo. O CD, lançado em 1999, marcou na época as comemorações dos 25 anos da Camerata. Formado por 16 cantores e 16 instrumentistas, o grupo conta com mais de mil apresentações no Brasil e exterior. Tem realizado temporadas de concertos anuais em sua sede, na Capela Santa Maria, e em igrejas de Curitiba. Os seus concertos contam sempre com regentes e solistas convidados para a execução das mais expressivas obras do repertório erudito.

Com esse concerto da Camerata, a Oficina de Música abre-se para sua primeira fase, que contempla a música erudita e antiga e prossegue até o dia 17. Na noite seguinte tem início a segunda fase, voltada à MPB, com apresentação da Orquestra À Base de Sopro e Laércio de Freitas.

Editais do Fundo Municipal da Cultura com inscrições até 30 de janeiro

Quatro editais do Fundo Municipal da Cultura, contemplando vários segmentos artísticos, estão com inscrições abertas


Estão abertas até 30 de janeiro de 2009 as inscrições para quatro editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Os editais são destinados à seleção de projetos em vários segmentos artísticos, financiados com recursos do Fundo Municipal da Cultura. Os editais abertos são os de Bandas de Garagem, Arte por onde você anda, Ópera Ilustrada e Literatura Oral.

Na área de música, um dos editais contempla as bandas de garagem, com a finalidade de conceder apoio financeiro para a gravação de CDs no segmento “rock” e “pop”. O edital Ópera Ilustrada tem o propósito de selecionar projetos que possibilitem à comunidade compartilhar as tendências na modalidade de concerto lírico. Com o edital de Literatura Oral, o município concede apoio a projetos com enfoque na utilização da contação de histórias como incentivo à leitura, e que permitam o aprimoramento cultural dos participantes.

Um dos mais abrangentes, o edital Arte por onde você anda regulamenta as inscrições para seleção de projetos voltados à produção e difusão artística e cultural, nas áreas de artes cênicas (teatro para crianças, teatro para jovens e adultos, circo, dança de salão e patinação artística), artes visuais (gravura, aerografia, desenho e história em quadrinhos), literatura (contação de histórias), música (grupo vocal e solo), folclore e manifestações culturais tradicionais, artesanato (patchwork, mosaico e pintura em objetos de madeira) e cultura popular (hip-hop com seus quatro elementos - rap, break, DJ e grafite).

Os editais, regulamentos e formulários de inscrição estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba – www.fccdigital.com.br, link “Lei/Editais – Lei de Incentivo”, no menu “Editais de inscrições”. Uma das exigências para todos os produtores e artistas contemplados é uma contrapartida social, que segue as especificações do edital escolhido. A seleção dos contemplados será efetuada por grupo técnico especializado em cada área. Dúvidas sobre os editais também podem ser enviadas para o e-mail paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ 2009 para todos nós

CRISE? QUE CRISE!

QUE VENHA 2009

SUCESSO PARA
TODOS NÓS!

SUPLEMENTO CULTURAL AGORA É PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

Uma boa notícia: ABL + Global = Volp atualizado

VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

AO ALCANCE DE TODOS



Até o começo do mês de fevereiro de 2009, a Global Editora colocará no mercado o Vocabulário ortográfico da língua portuguesa, também conhecido apenas como Volp. É uma obra de referência para todos que utilizam a língua portuguesa como principal instrumento de trabalho, porque registra oficialmente a grafia correta das palavras empregadas no Brasil e que, verdadeiramente, norteia todos os nossos dicionários.

O Volp chega ao catálogo da Global em sua 5ª edição e apresentará cerca de 370 mil verbetes, atualizados em consonância com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 29 de setembro de 2008, o acordo deverá ser usado em documentos oficiais e na mídia a partir de 1º de janeiro de 2009.

Continuamente elaborado pela Academia Brasileira de Letras, em suas edições anteriores o Volp sempre foi comercializado apenas pela ABL. No catálogo da Global, ele continuará tendo a chancela da Academia – sob a supervisão do acadêmico Evanildo Bechara, responsável na ABL pelo setor de lexicografia e lexicologia – e terá, enfim, maior visibilidade, uma vez que seus usuários poderão encontrá-lo à venda em livrarias e nos principais pontos de venda do Brasil, pois a Global possui distribuidores nos quatro cantos do País.

UM LANÇAMENTO


Parque Barigüi terá atrações musicais neste domingo

Os grupos Terra Sonora, Universo em Verso Livre e o cantor Lydio Roberto são as atrações do programa Música nos Parques


O programa Música nos Parques acontece neste domingo (4), no Parque Barigüi, tendo como atrações os grupos Terra Sonora, Universo em Verso Livre e o cantor Lydio Roberto. Os shows acontecem pela manhã e à tarde, garantindo mais uma opção de cultura e lazer para a população.

O grupo Terra Sonora apresenta-se às 11h, levando o espetáculo Som do Mundo nos Parques. O repertório foi especialmente elaborado para este show. É composto por músicas de celebrações, cerimônias, danças e festas populares tradicionais de várias partes do mundo. Além das composições que representam as tradições brasileiras, há também temas da Polônia, Síria, Portugal, Japão, Marrocos, Espanha, Itália, Turquia e Macedônia.

O músico e compositor curitibano Lydio Roberto apresenta-se às 14h, mostrando o show que comemora os seus 30 anos de carreira. Lydio lançou o seu primeiro CD, Choro das Águas, em 1985. Depois vieram outros trabalhos: Estrela Guia (1999), Violada (2005) e Alma Brejeira (2008). Suas músicas representam a sonoridade paranaense. Neste show, o músico conta com o acompanhamento de Daniel Migliavacca, Cristina Lemos e Juliana Cortes.

O programa de domingo encerra às 17h, com o projeto Musicaoar, do grupo Universo em Verso Livre em parceria com o músico André Abujamra. O espetáculo tem composições do grupo e de André Abujamra, adaptadas para essa apresentação conjunta inédita. Temas como a natureza e a interação do homem no mundo são recorrentes em suas obras. A banda Universo em Verso Livre desenvolve um trabalho peculiar, preocupado com a cultura popular brasileira, sem deixar de lado as influências cosmopolitas contemporâneas. Cantor, compositor, multiinstrumentista, produtor e ator, André Abujamra é conhecido por um trabalho que funde ritmos e melodias de diferentes cantos do planeta.



Serviço:
Música nos Parques
Local: Parque Barigüi
Data: 4 de janeiro de 2009 (domingo)


11h – Show Som do Mundo nos Parques, com o grupo Terra Sonora


14h – Show Lydio Roberto 30 Anos


17h – Show Musicaoar, com Universo em Verso Livre e André Abujamra.
Entrada franca

Casa da Leitura empresta livro e cadeiras para quem quer ler no parque

No verão, uma das opções é emprestar livros para ler no parque. As Casas da Leitura estão localizadas no Parque Barigüi e no São Lourenço.

As Casas da Leitura, espaços de literatura da Fundação Cultural de Curitiba instaladas no Parque Barigüi e no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, dispõem de um valioso acervo de livros infantis, infanto-juvenis e para adultos, além de jornais e revistas. Com a chegada do verão, uma das opções oferecidas pelas Casas é o empréstimo de livros e de cadeiras para quem quer ler ao ar livre, na área do parque. Para retirar o livro e a cadeira, basta apresentar a carteira de identidade.

A Casa da Leitura tem por finalidade ser um espaço de promoção da leitura utilizando-se de ações de incentivo, e também um centro de estudos e pesquisas nessa área, com a realização de cursos, seminários, rodas de leitura e conferências destinados aos agentes multiplicadores.

Esses agentes podem ser professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte-educadores e voluntários. O programa compreende também ações com estudantes e a comunidade. O principal objetivo é disseminar na população o gosto pela leitura.

Outras Bibliotecas: Além da Casa da Leitura e dos Faróis do Saber, a comunidade conta também com outras 12 bibliotecas localizadas em vários bairros da cidade. Acervos de boa qualidade são disponibilizados à população para leitura local e empréstimos. As bibliotecas oferecem também oficinas de criação literária ao longo do ano.


Confira os endereços:

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Rua Batista Ganz - Parque Barigüi (acesso pela avenida Mário Tourinho/ BR-277) Tel.: 3240-1101 Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

Casa da Leitura Augusto Stresser Rua Mateus Leme – Centro de Criatividade de Curitiba Tel.: 3254-6802 Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, das 10h às 16h

Biblioteca Casa Kosák
Rua Pe. Julio Saavedra, 588 - Vila São Paulo Tel. 3217-1213 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca da Cidade Industrial de Curitiba Rua Padre Gaston, s/nº - Terminal CIC. Tel. 3212-1402 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca da Rua da Cidadania Boqueirão
Mal. Floriano Peixoto, s/nº. Terminal do Carmo Tel. 3276-6016 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 13h – 18h

Biblioteca da Rua da Cidadania Fazendinha
Rua Carlos Klentz, s/nº. Terminal da Fazendinha Tel. 3245-1100 - Ramal 2039 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca da Rua da Cidadania Pinheirinho Av. Winston Churchil, s/nº. Terminal do Pinheirinho. Tel. 3212-1514 Horário de funcionamento: 9h – 18h

Biblioteca da Rua da Cidadania
Santa Felicidade Rua Santa Bertila Boscardi, s/nº. Terminal Santa Felicidade. Tel. 3374-5017 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca do Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul,1700. Tel. 3298-6319 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca Franco Giglio Rua Jerônimo Durski, 1139 – Bigorrilho. Tel. 3240-1102 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca Jardim das Américas
Rua Rodolfo Senff, 223 - Jardim das Américas Tel. 3361-2303 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h

Biblioteca Miguel de Cervantes
Rua Carlos de Carvalho, s/nº. Praça da Espanha Tel. 3321-2821 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 14h – 18h Sábados: das 10h - 17h

Biblioteca Nair de Macedo
Rua da Capitania, 57 - Guabirotuba. Tel. 3296-3312 Horário de funcionamento: 9h – 12h / 13h30 – 17h30

Biblioteca Santos Andrade Rua Astolfo Nogueira,s/nº. Campo Comprido Tel. 3314- 5235 Horário de funcionamento: 10h – 17h

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

SUPLEMENTO CULTURAL AGORA É PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

QUANDO A VERDADE SE CONFUNDE COM A FICÇÃO


Costumamos pensar que o romance histórico é uma típica narrativa dos que se socorrem dos fatos para dar asas a seus floreios ficcionais. Talvez pudesse ser verdade, não fosse o empenho de grandes autores em procurar aproximar as informações históricas, muitas vezes maçantes, bordadas de datas e acrescida de pinduricalhos, como notas de rodapé do grande público. Não fosse assim, poucos teriam a oportunidade de entender melhor a história de seus países. O romance histórico também é um fenômeno pop, uma vez que é a base para muitas das adaptações de sucesso para o cinema e a televisão. Muitos ousam demais e “romanceiam”, glamourizando personagens muito mais desinteressantes. De uma forma ou outra, realmente fica difícil para qualquer um de nós saber o diálogo ocorrido, nessa ou naquela alcova, ou ainda o último suspiro de um bravo herói (isso se ele realmente foi um herói). LEIA O TEXTO COMPLETO

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SUPLEMENTO CULTURAL AGORA É PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

Exposição D. João e a Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional inaugurou no dia 11 de dezembro a exposição D. João e a Biblioteca Nacional no Centro Cultural da Justiça Federal. A mostra integra o evento 200 anos - da Corte à Corte, em homenagem a cinco instituições: Supremo Tribunal Federal, Corpo de Fuzileiros Navais, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Imprensa Nacional e a Biblioteca Nacional.

Estão expostos 130 documentos, entre os quais a carta original de abertura dos portos, as diversas representações iconográficas de D. João, imagens do Rio do século XIX, entre outros.


Outras informações:
Local: Centro Cultural da Justiça Federal: Av. Rio Branco, 241 Galerias do térreo e do 1º andar

De 11/12/2008 a 25/01/2009, terça a domingo, das 12 às 19h.

REPORTAGENS DA RTP SOBRE A ENTREGA DO PRÉMIO DO CLP AO ESCRITOR LOBO ANTUNES

-ver as reportagens da RTP aqui e aqui.

domingo, 28 de dezembro de 2008

SUPLEMENTO CULTURAL AGORA É PONTO COM

CONHEÇA A INOVAÇÃO DE SEU SUPLEMENTO CULTURAL

Programação Zigue Zague 2009



Desfiles incríveis - Imagens de desfiles disparam comentários de pesquisadores e diálogo com o público

Conversas transversais - Convidados comentam relações, intersecções, aproximações e deslocamentos entre arte e moda

Oficinas transitivas – Trânsito entre linguagens produzem breves trajetórias de criação. Nesta edição, a matéria-prima é mote para atividades que exploram técnicas de modelagem, desenho e escultura para experimentações em acessórios e vestíveis
Número de participantes: 20

Vídeo-situações têxteis - Mostra de vídeos com curadoria do artista f.marquespenteado que reúne trabalhos de brasileiros e internacionais em sessões com diferentes eixos nas quatro tardes do evento


Data: 17 a 20 de Janeiro de 2009
Local: Auditório e ateliê do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque do Ibirapuera

Inscrições: 05 a 16 JAN
Gratuitas para Desfiles incríveis, Conversas transversais e vídeo-situações têxteis

Taxa de R$10 para oficinas transitivas

Vagas limitadas
Inscrições na hora do evento sujeitas a disponibilidade de vagas

Informações no site www.mam.org.br
e no blog http://ziguezagueblog.blogspot.com


Programação

17 JAN – SÁBADO
AUDITÓRIO
10h30 – ABERTURA

AUDITÓRIO
11hs - CONVERSA TRANSVERSAL
O têxtil e as artes visuais: galerias, passarelas e cidadãos. Comentários:Fernando Marques Penteado (cronista e artista visual).
Mediação: Cristiane Mesquita (pesquisadora de moda) e Lílian Alves (estilista)

AUDITÓRIO
14hs – vídeo-situações têxteis
Visões têxteis contemporâneas I - f. marquespenteado/ Ernesto Neto/ Jarbas Lopes/ Lino Villaventura/ Karen Harley/ Luiz Hermano/ Laura Lima.

Artistas atuantes nas artes visuais brasileiras que processam seus trabalhos em intimidade com suportes têxteis. As pesquisas que serão apresentadas nos vídeos vão desde trabalhos em comunidades por entre oficinas de bordados como no caso de f. marquespenteado e seus projetos em penitenciárias masculinas, ou o trabalho de Jarbas Lopes em suas disputas cívicas e debate sobre a bio-política do corpo, passam pela estética da fibra têxtil que constrói com meros nós espaços monumentais como no caso dos monumentos auto equilibrados de Ernesto Neto, ou maravilhas artesanais como no trabalho de Lino Villaventura, e chegam até as tecnologias do corpo performático, corpo que experimenta apêndices e amarras onde o têxtil é contemporaneamente elemento comunicante e alicerce, como nos trabalhos de Laura Lima

ATELIER
14H – OFICINA TRANSITIVA
Novos costumes, também quero pra mim - Experimentação de modelagens em vinil baseadas no trabalho Novos costumes, apresentado pela artista na Bienal de 2006
Laura Lima (artista plástica)


18 JAN – DOMINGO
AUDITÓRIO
11hs – DESFILES INCRÍVEIS
Matéria prima: memória e outros enredos - Reinaldo Lourenço SPFW verão 2009 + Melk Zda Fashion Rio verão 2009 + OEstudio SPFW verão 2009. Comentários:Rita Andrade (historiadora e autora de biografias das roupas) e Cláudia Garcia Vicentini (pesquisadora têxtil). Mediação: Eduardo Motta (consultor de moda)

ATELIER
11HS – OFICINA TRANSITIVA
Inventando moda – criação de fantasias para crianças a partir de materiais diversos.
http://atelierzigzag.wordpress.com/ Atelier Zigzag (da figurinista Silvia Moraes) -
OBS:para crianças de 04 a 09 anos

AUDITÓRIO
14hs – vídeo-situações têxteis
Visões têxteis contemporâneas II - David Littler/ Fiona Kirkwood/ Christopher Pearson/ Hetain Patel/ Miranda Whall/ Linda Florence/ Leora Farber

Artistas internacionais que experimentam o têxtil por entre sua infinita capacidade de significar. Os trabalhos vão desde experimentos vídeo-sensíveis que disputam as noções dos elementos decorativos como é o caso de Christopher Pearson e sua inquietante parábola digital orientada para efeitos decorativos, ao lado dos experimentos de Miranda Whall com suas perturbadoras animações-papéis-de-parede, performances que se apropriam do conteúdo das padronagens universais para dissemina-las em novas plataformas como nos trabalhos de Linda Florence em tablados cobertos de motivos têxteis aplicados com açúcar branco granulado por sobre onde uma valsa tem lugar, ou o trabalho de Hetain Patel em pintura de henna corporal aonde o artista, sobre o seu próprio corpo, recebe e contemporaneamente copia-em-espelho, um padrão que lhe é desconhecido, e chegam aos projetos vivenciais onde as comunidades narram suas vidas e suas fábulas, narrativas entretecidas à história do têxtil, como no caso de David Littler na Inglaterra e o de Fiona Kirkwood na África

ATELIER
14H – OFICINA TRANSITIVA
A-sensórios - Criação de acessórios bio-inspirados e experimentações sensoriais
Juliana Bertolini (designer) - http://www.julianabertolini.com
OBS: OS INSCRITOS NA OFICINAA-sensórios DEVERÃO TRAZER MATERIAL DE DESENHO DE SUA PREFERÊNCIA E KIT COSTURA


19 JAN – SEGUNDA
AUDITÓRIO
11hs– CONVERSA TRANSVERSAL
Curadorias em têxteis e vestíveis. Comentários: Gláucia Amaral (curadora) e Adélia Borges (jornalista e curadora de design)
Mediação: Rosane Preciosa (pesquisadora de moda e design)

AUDITÓRIO
14hs – vídeo-situações têxteis
Eminências têxteis brasileiras: de Lygia Clark a Bispo do Rosário - Lygia Clark/ Letícia Parente/ Ana Maria Maiolino/ Miguel Przewodowski & Helena Martinho da Rocha/ Hugo Denizart/ Kátia Maciel/ Karen Harley

Nesta sessão o têxtil brasileiro se faz histórico: artistas, de eruditos aos mais incomuns, afinam suas obras nas cordas e ressonâncias do universo têxtil.
Vídeos documentais nos aproximam de obras inquietantes (Kátia Maciel revive Hélio Oiticica, Karen Harley edita os diários gravados de Leonilson), ou mesmo nos dão a oportunidade de testemunhar artistas que, em primeira pessoa, narram seus processos e visões (Artur Bispo do Rosário dentro da cobertura inspirada de Hugo Denizart, Ana Maria Maiolino em elegia à sua terra natal e seus diários, Lygia Clark aplicando seu método e seus instrumentos têxtil-sensíveis). Por outro lado, vídeos autorais nos ensinam que a dinâmica da arte contemporânea já se encontrava incrustada desde há décadas, tão bem fica demonstrado na eficaz e inspirada obra em vídeo de Letícia Parente

ATELIER
14H30 - OFICINA TRANSITIVA
Árvore genealógica: modelagens e estampas de nossas histórias - Experimentação com desenhos, colagens, textos e memórias
Fernando Marques Penteado (cronista e artista visual)


20 JAN – TERÇA
AUDITÓRIO
11hs – DESFILES INCRÍVEIS
Desfiles em estado de arte: wearable e outras derivas. Como viver sem dor - exposição Modos da Moda/1992 (Comevestiveis: Rochelle Costi, Nina Moraes e Neka Menna Barreto + Vertigo: Luciana Azanha + Polyester: Carlos Christofani + Lucia Koch + os Acessoristas: Rochelle Costi) + Gareth Pugh - primavera/verão 2007 / Maison Martin Margiela -primavera/verão 2009. Comentários: Liana Bloisi (consultora de design e estilo) e Lali Krotoszynski (coreógrafa e performer) - http://www.bodyweave.net Mediação: Karlla Girotto (estilista)

AUDITÓRIO
14hs – vídeo-situações têxteis
Visões têxteis contemporâneas em performance - Linda Florence/ Laura Lima/ Hetain Patel/ Christine Ellison aka Polly Fibre/ Jarbas Lopes/ Jum Nakao
É nesta fusão inquietante entre o artista, seu corpo e sua fantasia espacial aonde o têxtil recria os territórios os mais inusitados. Os vídeos desta sessão expõem a platéia à leituras do têxtil enquanto movimento: os artistas visitam desde o singelo cotidiano caseiro da costura, como na irreverente leitura da costureira e seus instrumentos na performance de Polly Fiber, até as incessantes migrações poéticas das padronagens entre povos, aonde o têxtil é amálgama cênico (Hetain Patel e Linda Florence).
Os resultados visuais estarão, entretanto, contaminados de tecnologia digital, de sonhos românticos, seguidos de intensos mas muito intensos frenesis (em especial Polly Fiber , Laura Lima e Jum Nakao)

ATELIER
14H OFICINA TRANSITIVA
Trama da semana - Criação coletiva de veste-escultura a partir de refugo de material impresso da SPFW
Teresa Berlinck (artista plástica) - http://cozinhacultural.blogspot.com // http://meulivrodela.blogspot.com

MAM
Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nº
São Paulo - SP - Brasil
04094-000
Tel.: (11) 5085-1300
Fax: (11) 5085-2342

Horários
terça a domingo e feriados das 10h às 18h

Entrada: R$5,50

Meia entrada para estudantes, mediante apresentação da carteirinha
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 65 anos, sócios do MAM e funcionários das empresas parceiras
ENTRADA GRATUITA AOS DOMINGOS

Lançamento de novas Publicações da ABL

A Academia Brasileira de Letras promoveu, no dia 16 de dezembro, terça-feira, às 16h, o lançamento de suas novas publicações. Entre as novidades, figura a "Correspondência de Machado de Assis (1860-1869)" ─ Tomo I, coordenada pelo Acadêmico Sergio Paulo Rouanet.

Além da "Correspondência de Machado", a Academia entrega ao mercado editorial mais cinco obras: o "Dicionário Machado de Assis", de Ubiratan Machado; "Esaú e Jacob", de Machado de Assis ─ Edição fac-similar do manuscrito; "Dificuldades da Língua Portuguesa", de M. Said Ali; "Curiosidades Verbais", de João Ribeiro, sob direção do acadêmico Evanildo Bechara; e a 5ª edição de "Ouvrages brésiliens traduits en français"/Livros brasileiros traduzidos para o francês, uma co-edição com a Fundação Biblioteca Nacional, organizada por Estela dos Santos Abreu.

Segundo Ubiratan, “O Dicionário Machado de Assis reúne cerca de dois mil verbetes referentes à biografia e à bibliografia do escritor carioca, abrangendo todos os fatos e episódios conhecidos, e alguns inéditos, de sua vida privada, profissional e literária, pseudônimos utilizados, doenças, viagens, residências, levantamento de amigos e inimigos, e o registro de suas obras, com o acréscimo de mais de cem itens não relacionados na Bibliografia de Machado de Assis, de J. Galante de Sousa”.


Publicações:

- Correspondência de Machado de Assis (1860-1869). Tomo I.
Coordenação do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet e pesquisa de Irene Moutinho e Sílvia Eleutério. Co-edição ABL e Fundação Biblioteca Nacional

- Dicionário Machado de Assis, de Ubiratan Machado
- Esaú e Jacob, de Machado de Assis. Edição fac-similar do manuscrito

Na mesma ocasião, da área de lexicografia e lexicologia, sob direção do Acadêmico Evanildo Bechara:

- Dificuldades da Língua Portuguesa, de M. Said Ali
- Curiosidades Verbais, de João Ribeiro

E, na sua 5ª edição, organizada por Estela dos Santos Abreu:

- Ouvrages brésiliens traduits en Français / Livros brasileiros traduzidos para o Francês
Co-edição ABL e Fundação Biblioteca Nacional

ABL encerra suas atividades em 2008


A Academia Brasileira de Letras chegou aos seus 111 anos deixando 2008 marcado na memória de todos como um ano de celebrações à cultura e à literatura brasileira. Seminários, Exposições e Ciclos de Conferências fizeram parte da programação da ABL no Ano Nacional Machado de Assis, que também celebrou os 200 anos da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil e o Centenário de Nascimento de João Guimarães Rosa.

Dirigida pelo Acadêmico Cícero Sandroni, a Academia Brasileira de Letras através da abertura de suas portas, também virtuais, para a sociedade, pôde acrescentar cultura e levantar assuntos de interesses gerais como os debatidos em seus seminários.

Reeleito, o Presidente Cícero Sandroni anunciou que 2009 será o "Ano Euclides da Cunha na ABL", em homenagem ao centenário de morte do autor de "Os sertões". A Academia também pretende expandir as atividades literárias no próximo ano por meio dos recursos tecnológicos, como a Internet.

A ABL entra em recesso no dia 19 de dezembro e volta às suas atividades no dia 5 de janeiro de 2009. Nesse período, os sistemas ABL Responde e Consulta ao Acervo das Bibliotecas da ABL estarão indisponíveis.