sexta-feira, 1 de maio de 2015

APAP/PR REALIZA EXPOSIÇÃO “DEVASTAÇÃO inEVITÁVEL” DE ILKA PASSOS



A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR realiza  neste domingo, dia 03 de maio,  das 11h às 13h, na  sala Osmar Chromiec, a abertura da exposição “Devastação inEvitável” da artista plástica Ilka Passos. A  artista retorna ao tema recorrente em seu trabalho: o meio ambiente com foco nos animais silvestres ameaçados pela urbanização.

Serviço:
Exposição: “Devastação inEvitável”
Artista plástica: Ilka Passos
Período: 03 de maio a 04 de junho de 2015
Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR
Salas Osmar Chromiec
Horário de visitação: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR
CEP – 80.510-100
Telefone: (41) 3232-0408
E-mail: apap@apap.com.br
Entrada: Franca

Faith No More - shows no Rock in Rio e em São Paulo

A THE ULTIMATE MUSIC – PR foi contratada pela gravadora do Faith No More para assessorar o grupo durante esta nova passagem pelo Brasil. Um dos grandes ícones do rock mundial tem, até então, duas apresentações confirmadas pelo país: São Paulo (24/09 - Espaço das Américas) e Rio de Janeiro (25/09 – Rock in Rio 2015).
Neste momento, Mike Patton (vocal), Bill Gould (baixo), Mike Bordin (bateria), Roddy Bottum (teclado) e Jon Hudson (guitarra) estão se preparando para o lançamento de “Sol Invictus”, sétimo álbum de estúdio, que mundialmente chega ao mercado no próximo mês de maio.

Visando promover este novo disco de inéditas e ambas as apresentações no país, os músicos estão começando a agendar entrevistas para atender as solicitações da imprensa brasileira. Portanto, jornalistas interessados em entrevistá-los, por favor, entrem em contato o quanto antes.

O Faith No More é dono de hits como “Epic”, “Easy”, “Ashes to Ashes”, “Falling to Pieces”, “Midlife Crisis”, entre outros clássicos.

Atualmente, a THE ULTIMATE MUSIC – PR é responsável pela assessoria de imprensa dos seguintes artistas:
Faith No More (Rock in Rio), Urbana Legion (Tributo ao Legião Urbana/Tihuana + Bula), Krisiun, Korzus, About 2 Crash (Rock in Rio), KroW (Rock in Rio), Confronto, Claustrofobia, Paura, Mork, Lacerated And Carbonized e Hugin Munin

Casa de Rui Barbosa | Agenda 04-15.05 2015

         



Exposição “A abolição e seus registros na vida privada II”
         

12.05 a 09.07
        

Desde 2011 o Serviço de Arquivo Histórico e Institucional realiza exposições ligadas à temática da escravidão negra e sua abolição no Brasil. Em 2014 foi realizada a primeira edição da mostra “A Abolição e seus registros na vida privada”, com documentos que retratavam a perspectiva abolicionista. Uma vez que os documentos não se esgotaram e a recepção do público foi boa, a exposição volta com sua segunda edição em 2015. Foram selecionados alguns documentos do período de 1871 a 1896 que mostram os desdobramentos da lei de 13 de maio; arquivos de Rui Barbosa e da Família Barbosa de Oliveira que registram os movimentos pelo fim da escravidão e seu impacto na sociedade brasileira depois de maio de 1888. Museu.
         
         

IDEIAS

05.05
terça, 14h
        

Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições

"Capitalismo criativo e criatividade multitudinária" é o terceiro da série promovida pela FCRB em parceria com a Universidade Nômade. Sala de cursos. Entrada franca.


06.05
quarta, 13h
        

Estudos de direito e política

Debate “Democracia e cultura cívica na América Latina” com a participação de Marcos Araújo (Sociologia da UFPE), Walter Rodrigues (Direito da UniRio) e Ricardo Marinho (História da Unigranrio e membro da cátedra Mariátegui). O evento tem a finalidade de discutir as experiências sociais e políticas na América latina. Sala de cursos. Entrada franca.


07.05
quinta, 9h
        

O Sistema Nacional de Cultura no desenho federativo brasileiro e seus mecanismos de participação social: um estudo de caso

Palestra com a pesquisadora Clarissa Semensato (Políticas Culturais/FCRB). A conferencista vai explicitar o Sistema Nacional de Cultura e sua implantação a partir da lógica do desenho federativo brasileiro. Sala de cursos. Entrada franca.


13.05
quarta, 14h30
        

Memória & informação

Palestra “Centros de Memória”, proferida pela professora Ana Maria de Almeida Camargo, História/USP. Sala de cursos. Entrada franca.

         

CURSO

12.05
terça, 10h às 15h
        

Elaboração de resumos

Ministrada por Eduardo Coelho (doutor em Literatura/UFRJ), a oficina destaca as prioridades na elaboração de resumos sobre documentos de arquivo e procura analisar resumos de base de dados de instituições, com enfoque sobre a seleção de palavras e a construção sintática de períodos. Sala de cursos. Participação gratuita mediante inscrição prévia. Vagas limitadas.

         

MÚSICA

14.05
quinta, 12h30
        

Concerto da orquestra Rio Camerata

Apresentação com a participação dos solistas Gabriel Linhares (trompete) e Harold Emert (oboé) e com regência de Israel Menezes. No programa, G.P.Telemann, G.Rossini e J.W.Hertel. Auditório. Entrada franca.

         

INSCRIÇÕES ABERTAS

até 15.05
        

VII Encontro de Arquivos Científicos

O evento será de 24 a 26 de junho e terá como tema central "Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". Serão também abordados os seguintes temas: "Legislação e acesso aos arquivos de ciência e tecnologia" e "Atividade de pesquisa e a gestão de documentos". Uma promoção da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) Serão concedidos certificados para os participantes com, no mínimo, 75% de presença. Auditório. Entrada franca.

série Colóquios | Casa de Rui Barbosa 05.05



Série de Colóquios "Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições"
Clique na foto para ampliarSérie de colóquios iniciada em 2008. As primaveras árabes abriram um longo ciclo de revoluções e levantes que passaram por Grécia, Espanha, Estados Unidos, Turquia, Kiev e Brasil. Quando os movimentos pareciam ter perdido fôlego, surge na Grécia o Syriza que ganha as eleições. Na Espanha, uma formação de novo tipo – o Podemos – mostra-se capaz de ganhar as próximas eleições. Esse quadro nos sugere algumas questões:
Estamos diante de uma nova forma partido, de um partido-movimento ou apenas do refluxo dos movimentos dentro de formas de representação apenas superficialmente novas?
No Brasil, o governo reeleito tem grandes dificuldades para manter suas promessas eleitorais e implementa um ajuste fiscal de tipo neoliberal. O horizonte é o da volta do movimento de junho ou da multiplicação de iniciativas no sentido da invenção de novas formas institucionais?

Organização:
Giuseppe Cocco (PPGCO/UFRJ e Universidade Nômade)
Mauricio Siqueira (FCRB)
Barbara Szaniecki (UERJ e Uninômade)

terça-feira 5 de maio, 14h
III Colóquio: Capitalismo Criativo e Criatividade Multitudinária 
Convidados:
Yann Moulier Boutang (Universidades de Paris e de Shangai)
Barbara Szaniecki (Esdi/Uerj e Universidade Nômade)
Ariel Pennisi (Universidade Sarmiento – Argentina)
Bruno Cava (Universidade Nômade)

Sala de Cursos
Entrada franca
Informações: 3289 8608

quinta-feira, 30 de abril de 2015

CAIXA CULTURAL CURITIBA PROMOVE OFICINA GRATUITA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS



Ateliê de Histórias terá quatro encontros, de 05 a 08 de maio. Inscrições encerram nesta quarta, 29 de abril

A CAIXA Cultural Curitiba realiza, de 05 a 08 de maio, a oficina Ateliê de Histórias, ministrada pelo grupo carioca Os Tapetes Contadores de História. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta quarta-feira, 29 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br.

A oficina faz parte do projeto Viagem Pelo Mundo Através das Histórias, que conta com uma exposição interativa na galeria da CAIXA Cultural Curitiba, em cartaz até o dia 31 de maio. Intercalando teoria e prática, a proposta dos quatro encontros é se debruçar no tema da arte de contar histórias e seus desdobramentos. Uma segunda edição do mesmo workshop será realizada de 19 a 22 de maio, com inscrições a partir do dia 09 de maio.

Os 25 participantes, conduzidos pelo diretor Warley Goulart, passarão por dinâmicas em torno das práticas narrativas, do diálogo entre narração e animação de formas, além da criação de suportes plásticos como tapetes e, painéis. Com duração de 12 horas divididas em quatro encontros, a oficina é direcionada a profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias.

Warley Goulart é diretor teatral e ator formado pela UniRio com Especialização em Literatura pela UFF. Em 2011, foi indicado ao Prêmio Shell pela Direção Musical do espetáculo Não me diga Adeus. No mesmo ano, dirigiu o ator Gilberto Gawronski no monólogo Ato de Comunhão, montagem considerada uma das 10 melhores peças do Rio de Janeiro (Jornal O Globo, VejaRio) e, em 2012, em São Paulo (VejaSP, Revista Bravo e O Estado de S. Paulo).

Há 16 anos é contador de histórias, diretor artístico e artista plástico do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, com o qual já se apresentou, ministrou oficinas e participou de festivais de teatro e de contadores de histórias no Brasil e exterior.

O projeto Viagem Pelo Mundo Através das Histórias realizará ainda mais três ações no decorrer do mês de maio. Do dia 19 ao dia 22, a CAIXA Cultural Curitiba receberá mais uma edição da oficina Ateliê de Histórias. No dia 27, será realizada uma roda de conversa e, dois dias depois, uma roda de histórias com participação do público.


Serviço:
Oficina Ateliê de Histórias
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 5 a 08 de maio de 2015
Horário: de terça a sexta-feira, das 17h às 20h
Inscrições gratuitas: até 29 de abril pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Vagas: 25
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA LISBELA E O PRISIONEIRO




Sucesso da dramaturgia brasileira chega à cidade em montagem mineira de 08 a 10 de maio

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo Lisbela e o Prisioneiro. De 08 a 10 de maio, o público curitibano poderá conferir um dos grandes sucessos da dramaturgia nacional, que vem à cidade em uma montagem do grupo mineiro Canastra Real.

A encenação se passa no sertão nordestino, mais precisamente na cidade de Vitória de Santo Antão, em 1940. Lisbela é uma jovem obcecada pelo cinema norte-americano e filha do delegado da cidade. Apesar de estar de casamento marcado com um convencido advogado, ela acaba se apaixonando por um artista de circo -- Leléu, um legítimo Don Juan do sertão que acaba de chegar ao povaréu.

Escrito por Osman Lins e lançado em 1964, o texto narra o amor entre o inusitado casal enquanto Leléu tenta escapar com vida de um matador que busca vingança. Com sotaque nordestino e cômicos diálogos, o autor descreve a cultura popular brasileira enquanto trata questões sociais e morais. Em 2003, a história foi levada aos cinemas em filme dirigido por Guel Arraes.

A montagem do grupo mineiro Canastra Real é dirigida por Ricardo Batista e conta com Fernanda Botelho, Fabiano Persi, Luciano Luppi, Geraldo Carrato, Pepê Sabará, Fernando Veríssimo, Edu Costa e Rubens Ramalho no elenco.

Canastra Real
Fundado em 1985, o Canastra Real é um grupo formado por seu criador, Ricardo Batista (Cadinho), Fernanda Botelho e artistas convidados a cada nova produção.
Cadinho é ator, com mais de 40 anos de carreira, além de locutor, diretor de teatro e audiovisual, autor, iluminador, cenógrafo e produtor cultural. Fernanda Botelho é atriz, produtora cultural, jornalista e publicitária. Em mais de 15 anos de carreira nos palcos, acumula 20 peças teatrais no currículo.

O grupo busca produzir espetáculos com linguagem cênica que leve o publico à reflexão de assuntos contemporâneos, contando com convidados que participem deste processo.



Serviço:
Teatro: Lisbela e o Prisioneiro
Local:
CAIXA Cultural Curitiba  – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 08 a 10 de maio de 2015
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 02 de maio (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Alessandra Leão se apresenta na Fundação Ema Klabin

Chegue uma hora antes do  show e conheça a Casa-Museu mais bonita de São Paulo e seu acervo de mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial
 
Cantora Alessandra apresenta seu último trabalho Pedra de Sal . Foto: Tiago Lima

A pernambucana Alessandra Leão faz dia 9 de maio, às 16h30, na Fundação Ema Klabin, o show do seu novo trabalho, Pedra de Sal, pelo Programa Nova Música, com entrada franca.
Pedra de Sal é o primeiro capítulo do novo ciclo criativo de Alessandra Leão, Língua, que será lançado no formato de três EPs: Pedra de Sal, Aço e Língua. O disco, que tem direção artística da própria  Alessandra  e produção musical de Caçapa, é um lançamento do selo Garganta Records em parceria com a YB Music.
Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Fulozinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Em 2006, a cantora deu início ao seu trabalho autoral, com o elogiado Brinquedo de Tambor. Produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa. Em 2008 lançou o CD do projeto Folia de Santo, idealizado, coordenado e produzido por ela. Em 2009, lançou seu segundo CD solo “Dois Cordões”.  Realizou  turnês no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Bélgica, Portugal e Holanda.
O show terá repertório composto pelas canções do EP e de seus dois discos anteriores, Dois Cordões (2011) e Brinquedo de Tambor (2006).

Serviço:
Programa Nova Música – Alessandra Leão
Dia: 9 de maio de 2015
Horário: 16h30
Entrada franca
Ouça: https://soundcloud.com/garganta-records/sets/pedradesal-ep
Site: http://www.alessandraleao.com.br
 180 lugares
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo. http://emaklabin.org.br/ telefones: (11) 3897-3232 /  3062-5245
 
 

Cia. Cabelo de Maria - Baianá - Parece Cinema




A Cia. Cabelo de Maria foi fundada em 2007 por Renata Mattar e Gustavo Finkler, lançaram os disco “Cantos de Trabalho” (SESC SP) e São João do Carneirinho (Por do Som). O grupo trabalha a música regional brasileira em suas várias vertentes.
Baianá, originário do Sul de Pernambuco, o folguedo denominado Baianá chegou a Alagoas no início do século passado.
O CD “Baianá – Parece Cinema”, é o resultado da pesquisa realizada por Renata Mattar no Estado de Alagoas, especialmente na cidade de Coqueiro Seco, onde se deparou com o folguedo denominado Baianá. O Baianá apresenta uma linguagem bastante peculiar, com ritmo muito forte e contagiante, melodias de grande beleza e elaboração, além de letras com um conteúdo impressionante.

Fundação Cultural e UFPR lançam edital de concurso de composição



            A Fundação Cultural de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná divulgaram o edital do III Concurso Nacional de Composição Música Hoje, que tem o objetivo de fomentar a produção de música orquestral. As obras finalistas serão executadas pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba durante a III Bienal Música Hoje, em agosto. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho.
            Podem participar do concurso compositores brasileiros, natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade. As obras não precisam ser inéditas, mas não podem ter sido publicadas oficialmente e devem ter sido compostas há no máximo cinco anos (a partir de 29 de abril de 2010). Como serão executadas pela Orquestra de Câmara, devem ser escritas para a formação máxima de 6 primeiros violinos, 5 segundos violinos, 4 violas, 3 violoncelos, 1 contrabaixo e 1 piano ou órgão positivo ou cravo.
            Serão escolhidas três obras finalistas para serem executadas durante a Bienal de Música Hoje. O concerto será nos dias 14 e 15 de agosto, na Capela Santa Maria, sob a regência do maestro Márcio Steuernagel e com a presença da banca julgadora. O concerto será aberto ao público, que também terá direito a voto. A obra vencedora será anunciada ao final do segundo dia de concerto. Como premiação, o vencedor terá sua composição executada em concerto oficial da temporada 2016 da Orquestra de Câmara. Terá também a gravação de registro de ambos os concertos e a edição da partitura pela Editora da UFPR. 
            As informações de como participar e encaminhar as obras para o concurso estão no edital, disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/editais/).






Cinemateca tem programação especial do Dia do Trabalho


A Cinemateca de Curitiba promove, a partir da próxima sexta-feira (dia 1º) até domingo (03), uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalho. Com uma seleção de filmes nacionais, o espaço exibe os sucessos e fracassos de diferentes profissões em diferentes épocas. A entrada é gratuita.
No primeiro dia da mostra serão exibidos a comédia Durval Discos, de Ana Muylaert e o drama musical Antônia, de Tatá Amaral, às 17h e 19h respectivamente. No sábado, às 19h, é a vez do filme Estômago, do diretor Marcos Jorge, ocupar a grande tela. Para encerrar, no domingo serão exibidos  mais dois clássicos do cinema nacional em sessões às 17h e 19h: Boleiros – Era uma vez o futebol, de Ugo Giorgetti e o premiado Eles Não Usam Black Tie, de Leon Hirszman.
Programação
Dia 01/05 às 17hs
DURVAL DISCOS de Anna Muylaert (2002, 93’)
Durval – dono de uma loja que vende apenas discos em vinil, no bairro de Pinheiros, em São Paulo – e sua mãe Carmita vivem um cotidiano sem emoções ou horizontes. Tudo acontece em 1995, ano em que a indústria fonográfica brasileira deixou de fabricar discos de vinil. E assim como o vinil, o dia-a-dia em torno da loja de discos mostra que a vida tem sempre o lado A e o lado B.
Gênero: Comédia
Elenco: Ary França, Etty Fraser, Fábio Sleiman, Isabela Guasco, Kadu Torres, Letícia Sabatella, Marisa Orth, Rita Lee
Classificação: 12 anos
Dia 01/05 às 19hs
ANTÔNIA de Tatá Amaral (2006, 90’)
Preta (Negra Li), Barbarah (Leila Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) são quatro amigas de infância que moram na Zona Norte de São Paulo e formam o conjunto de hip hop que dá nome ao filme. Enquanto lidam com a violência da região onde moram e o machismo dentro da cena musical, elas tentam o sucesso.
Gênero: Drama/Musical
Elenco: Leilah Moreno, Cindy, Quelynah, Negra Li Sandra de Sá, Thaíde, Nathalye Cris, Thobias da Via Vai, Maionezi, DJ Hadji, Ezequiel da Silva
Classificação: 12 anos
Dia 02/05 às 19hs
ESTOMÂGO de Marcos Jorge ( 2007, 113’)
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.
Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.
Gênero: comédia
Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos, Jean Pierre Noher, Alexander Sil, Marco Zenni
Classificação: 16 anos
Dia 03/05 às 17hs
BOLEIROS – ERA UMA VEZ O FUTEBOL de Ugo Giorgetti (1998, 97’)
Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.
Gênero: Comédia
Elenco: Denise Fraga, Marisa Orth, Flavio Migliaccio, Lima Duarte, Adriano Stuart, Otávio Augusto, Cássio Gabus Mendes, Rogério Cardoso, Antônio Grassi.
Classificação: Livre
Dia 03/05 às 19hs
ELES NÃO USAM BLACK-TIE de Leon Hirszman (1981, 122’)
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
Baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri. Premiado no Festival de Veneza.
Gênero: Drama
Elenco: Anselmo Vasconcelos, Bete Mendes, Carlos Alberto Riccelli, Fernanda Montenegro, Francisco Milani, Gianfrancesco Guarnieri, Lelia Abramo, Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho
Classificação: 14 anos
Local: Cinemateca
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Ingresso: Gratuito

MÉTODO DEROSE, TAMBÉM NA SWIMEX


O Método DeRose, que conta com seis escolas certificadas em Curitiba, agora também pode ser praticado na Academia Swimex. A instrutora Ana Paula Iamane ministra as aulas.
 
O Método DeRose é um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a alta performance em diversas áreas profissionais, pessoais e esportivas.
 
Sistematizado pelo educador DeRose, o Método que leva seu nome utiliza como ferramentas técnicas corporais e conceitos que visam aprimorar as boas relações, entre outras.
 
Trabalha pontos como aumento da concentração, foco, consciência corporal, domínio das emoções, administração do stress e da ansiedade. Para tanto, utiliza ferramentas como controle da respiração e mentalizações, entre muitos outros.
 

terça-feira, 28 de abril de 2015

Sabatina Folha de S. Paulo | Nuno Ramos | Iluminuras

Clique para ampliar

CARLOS NAVAS FAZ HOMENAGEM A MÁRIO REIS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Reabrindo a temporada do projeto Samba de Bamba, músico paulistano canta sucessos da era do rádio

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 05 de maio como atração do projeto Samba de Bamba, o show do cantor paulistano Carlos Navas. O músico sobe ao palco com o repertório do seu elogiado álbum Quando o Samba Acabou, disco que presta homenagem a uma das mais famosas vozes da era do rádio, o carioca Mário Reis (1907-1981).

Lançado em 2007, Quando o Samba Acabou é o sexto álbum da carreira de Carlos Navas. O trabalho é dedicado ao cantor Mário Reis e recebeu elogios da crítica especializada, tendo sido a única homenagem em disco ao Bacharel do Samba, como Reis era conhecido. O homenageado é considerado o primeiro inovador do canto no samba, com dicção particular que se aproximava da fala, sendo visto como um dos precursores da bossa nova.

Carlos Navas iniciou sua carreira musical como agente e produtor de Tetê Espíndola e Alaíde Costa, no final da década de 1980. Em 1992 começa a participar de shows como backing vocal e passa a se dedicar ao canto. Seu primeiro álbum, Pouco pra Mim, foi lançado em 1997. Com dez discos no currículo, acumula versões, homenagens e reconhecimento de público e crítica.

No palco, Navas será acompanhado pelo trio Evandro Gracelli (violão), Humberto Zigler (percussão) e Moisés Alves (piano). O repertório é repleto de clássicos do samba, tendo canções como Se Você Jurar (Francisco Alves/Ismael Silva/Nilton Bastos), Filosofia (Noel Rosa/André Filho) e Jura (Sinhô).

O cantor Mario Reis, que ganha a releitura de Navas, era conhecido como Bacharel do Samba por sua formação em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Parceiro de Carmen Miranda e Francisco Alves, com quem fez grande sucesso na década de 1930, implementou um canto sincopado, com entonação mais suave, técnica que viria a ser trabalhada posteriormente por João Gilberto. Colega de classe de Ary Barroso, gravou o primeiro sucesso popular do compositor, Vamos deixar de intimidades. Após ficar muitos anos afastado da música, retoma a carreira em 1965, tendo gravado seu último disco em 1971.

Samba de Bamba
Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.

O formato é semelhante ao programa de mesmo nome que Browne realiza há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.


Serviço:
Música: Samba de Bamba apresenta Carlos Navas
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba)
Data: 05 de maio de 2015
Horário: terça-feira, às 20h
Ingressos: vendas a partir de 02 de maio (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Últimos dias para conferir a exposição Cruzando Caminhos


Fotógrafo curitibano relata viagem de 36 dias em livro e exposição

Em 2010, o fotógrafo Fritz Jr percorreu os 800 quilômetros que ligam San Jean Pied-des-Ports, no sul da França, até Santiago de Compostela, na Espanha. O trajeto, feito a pé, levou 36 dias e deu origem a uma série de fotografias reunidas pelo autor. A exposição fotográfica que resultou este trabalho fica em cartaz até 30 de abril, no Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534), em Curitiba. A entrada é gratuita. Um livro que reúne as fotos também está disponível no local.

De caráter documental e artístico, o trabalho “Cruzando Caminhos” apresenta imagens pautadas em encontros comuns. O livro de 84 páginas contém o material completo, com enxertos de textos relativos ao tema, acompanhados de intervenções do autor, como cortes, furos e colagens. Já a exposição representa um recorte do trabalho, com 17 das principais imagens captadas.

O Caminho de Santiago exposto no trabalho se mostra como uma representação metafórica da maneira como a vida pode ser considerada, baseada na compreensão de que os caminhos trilhados são compostos pelas atitudes diariamente utilizadas. “A peregrinação apresentada nas fotos transcende qualquer referência religiosa e passa a caracterizar unicamente o ser transeunte, que interage com condições que ali existem e que proporcionam em troca uma vivência de resultados inesperados”, explica Fritz.

Serviço
Exposição fotográfica “Cruzando Caminhos”, de Fritz Jr.
Período expositivo: até 30 de abril.
Local: Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534), em Curitiba/PR.
A entrada é gratuita.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h30.
Valor do livro: R$ 30.
Informações: (41) 3015-6320

Música no Museu | Casa de Rui Barbosa 30.04



Ipea: Estudo analisa a influência da educação nos rendimentos do trabalho

Ipea: Estudo analisa a influência da educação nos rendimentos do trabalho
Texto para discussão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia em que medida a educação pode ser considerada um dos principais determinantes dos rendimentos do trabalho no Brasil.
Utilizando dados do Censo Demográfico de 2010, o estudo analisa características dos trabalhadores adultos com idades entre 25 e 64 anos com rendimentos positivos, e mostra que, se o trabalhador brasileiro típico tem níveis educacionais baixos (mais da metade da força de trabalho adulta sequer possui educação secundária completa e apenas um sexto tem diploma universitário), entre os trabalhadores 1% mais ricos do país, os níveis de escolaridade são elevados.
O estudo mostra que altos níveis de escolaridade e formação em áreas específicas (como medicina, direito, engenharias) aumentam as chances de um trabalhador pertencer ao 1% mais rico, mas também demonstra que a educação não é um dos principais fatores que explicam a riqueza no Brasil: as estimações dos pesquisadores mostram que grande parte dos pertencentes ao 1% mais rico da população seria rica mesmo sem a contribuição líquida estimada da educação, devido a, por exemplo, fatores como laços familiares e sociais, probabilidade de as famílias assumirem mais riscos na manutenção dos filhos etc. Portanto, segundo o estudo, não se deve assumir que os ricos são ricos predominantemente por serem mais educados, pois existem outros fatores, mais importantes, que explicam essa desigualdade.
Assim, se parte importante da desigualdade entre o 1% mais rico e o total da população não parece ser reduzida por políticas educacionais, como mostra o estudo, impõem-se outros desafios em termos de políticas públicas.

série Memória e informação | Casa de Rui Barbosa 29.04


série História e culturas urbanas | Casa de Rui Barbosa 28.04


OZ EXTREME METAL celebra 1ª edição neste domingo com Krisiun, Confronto, Project46 e mais três atrações

Festival une nome consagrado da música pesada internacional, duas sensações do cenário e três representantes do underground nacional – foto: divulgação

Neste domingo (03/05), acontece a 1ª edição do festival OZ EXTREME METAL! Krisiun, Project46 (Rock in Rio 2015), Confronto, Warsickness, 3M=C e Machinage são as atrações que devem atrair fãs de toda região metropolitana de São Paulo. O evento acontece, a partir das 15h, no Centro de Evento Pedro Bortolosso, em Osasco. Serão mais de 8h ininterruptas de som!
Ainda há ingressos à venda pela internet e em diversos pontos espalhados pelas cidades de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema e Guarulhos.






Faltam poucos dias para 1ª edição do OZ EXTREME METAL, festival que promete atrair uma legião de fãs das mais diversas cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo.

O evento, organizado pela Amplitude Produtora & Studio, em parceria com a Agência Sob Controle, acontece, neste domingo (03/05), a partir das 15h, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, em Osasco, tem em seu lineup nomes importantes como Krisiun, Project46 (atração do Rock in Rio 2015), Confronto, Warsickness, 3M=C e Machinage.

Totalmente voltado ao público que curte rock, metal e hardcore, a estrutura do festival terá equipamentos de alta performance. O ponto positivo está justamente na união de estilos, além de contar com a localização triplamente privilegiada: bem próximo à estação de trem Comandante Sampaio, da Av. dos Autonomistas e da Marginal Tietê.

Serão mais de 8h ininterruptas com um nome consagrado da música pesada internacional, duas sensações do cenário e três representantes do underground nacional.

Veja abaixo a ordem das apresentações e horários do festival OZ EXTREME METAL:
15h: abertura dos portões
15h30: Machinage
16h: 3M=C
16h50: Warsickness
17h50: Confronto
19h20: Project46
21h: Krisiun
22h30: encerramento

Ainda há ingressos à venda pelo site da Ticket Brasil (https://ticketbrasil.com.br/festival/2909-ozextrememetal-osasco-sp/), e em diversos pontos espalhados pelas cidades de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Diadema e Guarulhos. Os ingressos custam a partir de R$ 30,00 (1° lote – promo/estudante). Mais informações no serviço abaixo.

Os ingressos da promoção “Metal do bem” serão vendidos antecipadamente em todos os pontos de vendas físicos e pela internet. Aqueles que comprarem os ingressos promocionais devem levar, obrigatoriamente, no dia do evento, 1 (um) Kg de alimento não-perecivel (exceto sal e açúcar) para doação.

Confira mensagem dos artistas convocando o público para prestigiarem o evento:
Krisiun: https://www.youtube.com/watch?v=-XyTH3oJuY4
Confronto: https://www.youtube.com/watch?v=v4rnXeHJZaU

O OZ EXTREME METAL Festival é uma realização da Amplitude Produtora & Studio, conta com a parceria da Agência Sob Controle, e apoio da Secretária de Cultura de Osasco e Rádio KISS FM.

Links relacionados:
https://www.facebook.com/ozextrememetal
https://www.facebook.com/krisiun.official
https://www.facebook.com/Confrontobrazil
https://www.facebook.com/Project46
https://www.facebook.com/www.3mC.com.br
https://www.facebook.com/warsickness
https://www.facebook.com/machinage
https://www.facebook.com/agenciasobcontrole
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço Osasco
Amplitude Produtora & Studio orgulhosamente apresenta OZ EXTREME METAL Festival
Krisiun, Project46, Confronto, 3M=C, Warsickness e Machinage
Data: 03 de Maio 2015
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso
End: Av. Visconde de Nova Granada, 513
Hora: 15h (open doors)

Ingressos (promo/estudante): 1º Lote: R$ 30,00 | 2º Lote: R$ 40,00 | 3º Lote: R$ 50,00

Ingresso online: https://ticketbrasil.com.br/festival/2909-ozextrememetal-osasco-sp/

Pontos de Vendas:

São Paulo
- Galeria do Rock: SP Rock | Black Tea
- CadaQual (Consolação) | Twister Games (Itaquera) | School Of Rock (Moema)

Osasco
- B2 Surf Wear Av. dos Autonomistas, 5059 - Km 18 | (11) 3695-2884
- Microcamp Av; Dos Autonomistas, 2725 - (11) 3699-0111

Itapevi
- Casa Marley: Ladeira Hugo Michellotti, 18 - Centro - (11) 4773-3129
- Caveira Velha Rock Bar: Rua Dona Elvira Simone Donega, 13 - Jandira/SP (Próximo ao depósito Fortaleza) Horário: sextas e sábados (das 19h às 23h).

Carapicuíba – A Lenda Tattoo: Travessa David Salom, 14 –Calado - (11) 4183-1071
Barueri – Point Hippie: Rua Campos Sales, 173 - Centro Barueri | (11) 4198-8054
Santo André: Metal Music
São Bernardo do Campo: Age of Dreams
São Caetano do Sul: School Of Rock
Diadema: Twister Games

Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/770951609685074/
Mais informações: (11) 3462-2915 | www.amplitudestudio.com.br

Casa Hoffmann celebra o Dia Internacional da Dança



Na próxima quarta-feira (29), a Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, celebra o Dia Internacional da Dança recebendo o grupo Pró-Danças de Salão Curitiba para uma série de atividades gratuitas e abertas ao público a partir das 19h30.
Apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba, o "#SOUPRODSCURITIBA – O Encontro”  reserva um pocket show,  prática de danças a dois com ritmos variados, sorteio de pacotes de aulas e brindes, além de um bate-papo aberto entre profissionais, alunos e praticantes, que tem como objetivo iniciar uma troca de ideias para o crescimento da dança de salão como forma de arte, lazer e atividade física na cidade.

Sobre o Pró-Danças de Salão Curitiba –
Criado em 2015, o grupo busca difundir na cidade a importância da qualificação profissional para atuação no mercado das danças de salão, por meio do investimento na divulgação e fomento do tema na mídia e redes sociais. Lideram o movimento Gracinha Araújo, coordenadora do curso de pós-graduação em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Danças de Salão, da Universidade Tuiuti do Paraná; Luiz Dalazen, professor, coreógrafo, dançarino e produtor cultural atuante no meio das danças de salão; Sandra Ruthes, professora, coreógrafa, dançarina e DJ, autora do livro “Música para Dança de Salão”; Sheila Santos, professora, coreógrafa e dançarina, que desenvolve reconhecido trabalho com foco no papel atual da mulher na dança; e Sonia Formighieri, professora pioneira no ensino da dança de salão no Paraná.

Sobre a data
– Criada em 1982, pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810). O artista tinha como proposta atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Serviço:
“#SOUPRODSCURITIBA – O Encontro”
Data: 29 de abril de 2015 – Dia Internacional da Dança
Local: Casa Hoffmann
Endereço: Rua Doutor Claudino dos Santos, 58 São Francisco | Curitiba-PR
Ingresso: Entrada gratuita
Programação: 19h30 às 21h – Pocket Show e Bate Papo
21h às 22h – Prática de dança de salão
Mais informações: www.facebook.com/prodscuritiba

Últimas apresentações da peça "Vice Versa" no Novelas Curitibanas




O Teatro Novelas Curitibanas recebe na sexta-feira, no sábado e domingo  (1º, 2 e 3) as últimas apresentações da peça "Vice Versa", de Flavio de Souza.  Nos três dias, a comédia dramática inicia às 20h com entrada gratuita e indicação para maiores de 16 anos.

O novo trabalho de Flavio de Souza, um dos criadores do cultuado programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, autor das peças Fica Comigo Esta Noite e Sexo dos Anjos, mostra as últimas horas de um casal antes do fim do mundo. Vice Versa leva ao público uma noite cheia de brincadeiras sérias, tragédias engraçadas, números de dança, piadas, revelações e declarações de amor.

O próprio diretor Flavio de Souza faz o papel do marido, contracenando com a atriz Helena Portella. Os cenários e figurinos são de Paulo Maia, a iluminação de Érica Mityko e a produção de Jewan Antunes com a assistência de direção de Samuel Gallo.

Sobre o Novelas
Construído em 1902 na Rua Carlos Cavalcanti, o casarão da família Vieira Cavalcanti virou espaço cultural em 1992. Desde então, o local passou a sediar o Teatro Novelas Curitibanas e se dedica totalmente à encenação de espetáculos teatrais da cidade. Grandes atores e diretores levaram importantes histórias e personagens ao palco do Novelas Curitibanas, que tem capacidade para 70 lugares na plateia.

Serviço:
"Vice Versa" – uma comédia dramática
Data: 1º, 02 e 03 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco
Entrada: gratuita
Retirar os ingressos com uma hora de antecedência, sujeito a lotação
Classificação: Espetáculo não indicado para menores de 16 anos.

Projeto paulistano Flying Buff é grande atração na Butt Clap Gold Edition desta semana no James




Butt Clap busca a melhor mistura para chacoalhar os quadris do público ao som de Twerk, Miami Bass, electro, trap, entre outras sonoridades.  A noite é produzida pelo DJ Anaum (Cambalacho), com a residente Fefa (Sweet Grooves) e nesta semana recebe o elogiado projeto Flying Buff, que recentemente lançou o EP Mil Trutas.  A Butt Clap Gold Edition acontece nesta quinta-feira (30.04), a partir das 22h.

Lucas Lima e Rafal Casarin, ambos de 19 anos, fazem parte de uma nova geração de DJs e produtores da cena paulistana. Influenciados pelo projeto Tropkillaz, do veterano Zegon ao lado do prodígio Laudz, a dupla encontrou seu próprio caminho com remixes de clássicos brasileiros em meio a contagiantes batidas de hip-hop. Favela Venceu é um dos hits do Flying Buff que pode exemplificar bem o som deles.

O projeto comemorou um ano em fevereiro e, para celebrar o sucesso que vem fazendo por aí, o Flying Buff lançou o EP Mil Trutas. O EP conta com produções próprias e pode ser baixado gratuitamente, o “pagamento” é apenas uma "curtida" na fanpage do Facebook. É a primeira vez que o duo toca em Curitiba. Para ouvir no Soundcloud, clique aqui.

A Butt Clap nasceu da vontade de ter uma balada pra que todo mundo pudesse “se jogar” na pista, sem medo de dançar do jeito que quiser. “A ideia da Butt Clap é simples: fazer todo mundo dançar. O gênero principal da festa é o Twerk, que possui batidas que vão fazer seu bumbum não ficar parado. Claro que na mesma noite você vai se deparar com outras linhas, como a rasteirinha, miami bass e até funk carioca”, define a residente Fefa. Para conferir como é o som da festa, acesse a mixtape.

E não é só: ainda tem as divertidas intervenções de Buttshaker e as inspiradoras performances das Twerk dancers do Aline Maia Dance Group.

BUTT CLAP - Twerk, miami bass, electro, trap e muito mais, para mexer o quadril. DJs residentes Anaum e Fefa (Sweet Grooves). DJS convidados Flying Buff (SP). Intervenções de Buttshaker e performances do Aline Maia Dance Group. Apoio: Tristano Peluqueria e LAIA. Nesta quinta-feira (30.04), a partir das 22h, com entradas a R$ 25.

* Todas as infos e releases sobre nossa programação estão disponíveis em nosso site www.barjames.com.br.
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.



Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.