quinta-feira, 2 de abril de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z - 11



POEMA V


De repente
os gestos fizeram sentido
braços romperam o cotidiano e
foram desenhar emoção no ar.
Dedos calçaram-se de ternura
enquanto
o borrão amarelo
consumia um universo
diverso de cada um
Olhos acebderam-se e
a parede interposta/justaposta
composta de regras inúteis
rompeu-se
De repente
os gestos
fizeram sentido
O par ficou impar 
na rua deserta



Myrtha em 1974

Chula Rock Band lança clipe de “Tragédia Teatral”



Banda mineira lança álbum de estreia em abril

Prestes a lançar seu primeiro álbum, “Agora é Guerra”, os mineiros da Chula Rock Band colocam na rede o webclipe de mais uma música, “Tragédia Teatral”https://youtu.be/cRu_yHw0MQg. “A canção fala sobre o fim de um relacionamento após infinitas tentativas de um casal eternizar uma união que começou de uma forma bonita” - conta o vocalista e guitarrista Márcio Chula.

“Tragédia Teatral”, a grande balada do disco, teve o clipe filmado no estúdio Locomotiva (Rio de Janeiro). Todo feito com cenas do momento real da gravação, o vídeo é um fragmento do DVD "Diário de Bordo", que será lançado no segundo semestre. A faixa já está disponível nas plataformas de música via streaming (Rdio, Deezer, Spotify e Google Play).

Formada em 2010 em Divinópolis (MG) por Márcio Chula (voz e guitarra), Rhodes Madureira (guitarra), Felipe Fox (baixo) e Pedro Moykano (bateria), a Chula Rock Band vem galgando seu espaço a passos largos. Lançou um CD-demo, dois EPs e participou de vários festivais, incluindo o Festival de Inverno de Ouro Preto, Planeta Brasil, Minas Music e Fun Music. Em abril lançam seu primeiro álbum, “Agora é Guerra”, com 10 faixas inéditas e autorais.

Mais informações: www.chularockband.com.br

Krisiun gravando novo álbum nos EUA


Brasileiros estão trabalhando novamente ao lado do renomado produtor Erik Rutan – foto: divulgação

O Krisiun, um dos principais nomes do heavy metal brasileiro no exterior, está gravando o tão aguardado novo disco de inéditas. Grupo está concentrado no Mana Recording Studios, na Flórida (EUA), ao lado do renomado produtor Erik Rutan. 

Antes de começar mais uma longa maratona de shows pela Europa, a banda tem dois shows confirmados pelo Brasil: Osasco (03/05 – OZ EXTREME METAL | Centro de Eventos Pedro Bortolosso) e Campinas (13/05 – Sesc Campinas), tendo o Confronto como open act. 





Após quarto anos excursionando literalmente o mundo inteiro para promover o aclamado álbum “The Great Execution”, o Krisiun está concentrado, neste exato momento, no Mana Recording Studios, na Flórida (EUA), gravando o seu tão aguardado disco de inéditas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre deste ano. 

Alex Camargo (baixo/vocal), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria) estão trabalhando ao lado do produtor Erik Rutan, o cérebro e o coração do renomado Hate Eternal e guitarrista da formação original do Morbid Angel. Rutan é famoso por também já ter produzido discos de nomes como Cannibal Corpse, Nile, Six Feet Under, Malevolent Creation, Madball, Agnostic Front, entre outros.  

Esta é a segunda vez que o power trio brasileiro se junta a Rutan. Ele co-produziu “Conquerors of Armageddon” (1999), considerado, até hoje, um dos álbuns mais brutais da história do death metal.

"É uma fantástica honra trabalhar com o Krisiun novamente. Eles são uma das melhores bandas do death metal mundial. O elo musical e criatividade desses caras é única. O novo material é excelente! Rápido e pesado, traz a essência da brutalidade selvagem! As novas composições tem muita vibração e dinâmica. Recentemente, começamos a gravar alguns vocais, guitarras e solos adicionais. Este será um álbum que todos os fãs de death metal certamente não pode perder!”, declarou Rutan.

Confira imagens do grupo em estudio em http://theultimatemusic.com/krisiun-gravando-novo-album-nos-eua/.

Antes de começar mais uma longa maratona de shows pela Europa, o Krisiun tem duas exibições confirmadas no Brasil. O grupo é a atração principal do OZ EXTREME METAL, festival agendado para o próximo dia 3 de maio, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso em Osasco, e se apresenta, no dia 13 de maio, no Sesc Campinas. A abertura, em anabas as oportunidades, contará com a performance da banda Confronto, um dos nomes mais respeitados do metal sul-americano.

Confira abaixo, as apresentações confirmadas em diversas casas e festivais de verão do Velho Continente: 
03/05 – Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Osasco, Brasil
13/05 – Sesc Campinas – Campinas, Brasil
12/06 – Chronical Moshers – Mühlteich, Alemanha
13/06 – K17 – Berlin, Alemanha
14/06 – P 60 – Amstelveen, Holanda
07/08 – Brutal Assault – Josevof, República Tcheca
08/08 – Party San Open Air – Schlotheim, Alemanha  
09/08 – Saint Maurice de Gourdans – Sylak, França
10/08 – Secret Place – Montepellier, França
11/08 – Manoir – St-Maurice, Suiça
13/08 – Rockstad Extreme – Rasnov, Romenia
15/08 – Falun – Rockstad, Suécia
16/08 – Saint-Nolff – Motocultor, França 
17/08 – Little Devil – Tillburg, Holanda
18/08 – Vortex – Siegen, Alemanha 
19/08 – Cafe Zentral – Weinheim, Alemanha 
20/08 – Backstage – Munique, Alemanha
21/08 – Kaltenbach OA, Spital am Semmering, Áustria
22/08 - Metal Mean Festival – Mean, Bélgica
23/08 – Baroeg – Rotterdam, Holanda 

Links relacionados:
https://www.facebook.com/krisiun.official
https://www.facebook.com/centurymedia
https://www.facebook.com/agenciasobcontrole
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Cinemateca exibe filmes sobre a religiosidade



A Cinemateca de Curitiba exibe a partir desta quinta-feira (2) a mostra “Semana Religiosidade no Cinema”. Será exibido um filme por dia até 8 de abril (quarta-feira). As sessões são às 16h, com exceção do sábado (4), em que a sessão é às 18h. A entrada é gratuita.
Programação:
Dia 2, quinta-feira:
16h – “Fé” (1999, 92’), de Ricardo Dias.
Sinopse: Documentário de longa-metragem que enfoca a religião e a fé no Brasil de hoje. As grandes festas religiosas, os rituais mais marcantes das diferentes religiões, seitas e cultos, os pastores e os fiéis. O filme parte do princípio de que a religião não é o ópio do povo. Para grande parte da população brasileira, a fé tem importância decisiva e a sua presença é ainda maior do que aparenta. Conhecer o Brasil e os brasileiros exige que nos livremos de preconceitos para vivenciar profundamente a religião e a fé do nosso povo.
Dia 3, sexta-feira:
16h – “Dom Helder Câmara, o Santo Rebelde” (2004, 73’), de Erika Bauer.
Sinopse: Documentário que revisita os pensamentos de Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Mostra sua atuação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, quando participou da criação da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) e do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano). Mostra também sua atividade durante a ditadura militar, quando se envolveu profundamente com as comunidades eclesiais de base e viu a citação a seu nome ser proibida em todo o território nacional.
Elenco: Pedro Domingues.
Dia 4, sábado:
18h – “Por 30 dinheiros” (2005, 110’), de Vania Perazzo Barbosa e Ivan Hlebarov.
Sinopse: No interior do Nordeste, uma trupe mambembe encena “A Paixão de Cristo”. Depois de meses de espetáculo, Zé, que interpreta Cristo, e Lula, no papel de São Pedro, fogem com o dinheiro acumulado da bilheteria. Na viagem da caatinga ao litoral, os dois são perseguidos pelo diretor e pelo resto da trupe. Cenas da peça se confundem com a realidade em momentos de traição, gozação e delírio, um misto de situações tragicômicas e surreais. Misticismo, valores novos e arcaicos revelam, metaforicamente, a região Nordeste em meio à globalização.
Elenco: Claúdia Alencar, Osvaldo Mil, Ilya São Paulo, Emílio de Mello e Fernando Teixeira.
Classificação: 12 anos.
Dia 5, domingo:
16h – “O Chamado de Deus” (2000, 90’), de José Joffily. 
Sinopse: Seis jovens vocacionados revelam como se decidiram pela vida religiosa. Três deles hoje são seminaristas da Igreja Católica e se preparam para se tornar padres em breve, espalhando a fé cristã junto à população. Já os demais seguiram também a linha da religiosidade, mas atuam mais próximos à Teologia da Libertação – que prega que é preciso se inserir na realidade dos fiéis para ajudar a concretizar seus anseios e ideais.
Dia 7, terça-feira:
16h – “Milagre em Juazeiro” (1999, 83’), de Wolney Oliveira.
Sinopse: Ceará, 1889. Padre Cícero Romão Batista, pároco de Juazeiro do Norte, administra a comunhão aos fiéis. Entre eles está Maria de Araújo, mulher simples e religiosa. Quando recebe a hóstia das mãos do padre e pousa em sua boca, a transforma em sangue. Milagre? O fenômeno se repete e a crença de que o padre é um santo e a beata Maria de Araújo, um instrumento de Deus é consolidada. As primeiras romarias começam a chegar a Juazeiro. O milagre pouco ortodoxo e de tanto apelo popular não agradou à Igreja Católica Apostólica Romana. Padre Cícero se vê privado dos misteres religiosos. Morre sem conseguir a absolvição, mas seu poder político perdura enquanto vive. A polêmica continua até hoje, Juazeiro do Norte é cenário de uma das maiores romarias do Brasil e Padre Cícero é venerado como um verdadeiro santo.
Elenco: José Dumont, Marta Aurélia, Roberto Bonfim, B. de Paiva, Antônio Leite, Antonieta Noronha.

Dia 8, quarta-feira:
16h – “Cafundó” (2005, 98’), de Clóvis Bueno e Paulo Betti. 
Sinopse: Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo é tropeiro e ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, ilumina-se e é capaz de ver Deus. Uma visão em que se mistura a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte nos anos 1940, transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira
Elenco: Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luís Melo, Chica Lopes e Flávio Bauraqui.
Classificação: 14 anos.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z- 10






ST. LOUIS STREET



Rua São Luiz
rua mistificada
Mon Montparnasse, God save St. louis
St. Louis blue street
Elevadores com dores baixas
prédios sem remédios
tédios - prédios - ódios
fumaça saindo das carnes
sensualidade sem sexo
sexomaníacos de escritórios
mãos-de-mãos contra-mãos
calmaria de agitação
ação-contração-inação
Rua São Luiz - rua sem santos
Mon Montparnasse
quatro quadras de riso e solidão
cores-dores-suores
Um pouco de todos nós
saindo de dentro de todos.


Myrtha em 1973

Sermões | Nuno Ramos | Iluminuras

clique para ampliar

Comemorações dos 20 anos do Pé no Palco continuam



Espetáculos O Conto da Ilha Desconhecida e O Amor Seja Como For entram em cartaz neste final de semana

O Festival de Teatro de Curitiba dedicou toda a programação do Portão Cultural para celebrar os 20 anos do Pé no Palco. Neste final de semana entram em cartaz dois espetáculos da companhia que são sucesso de público: O Conto da Ilha Desconhecida e O Amor Seja Como For.

Mais de dez anos após estrear na Mostra Oficial do Festival de Teatro, o espetáculo “O Conto da Ilha Desconhecida” volta para a programação do evento, com duas apresentações, nos dias 3 e 4 de abril, às 19h. O texto de José Saramago trata da trajetória de um homem que desafia o rei para sair pelo mundo em busca de uma ilha que ninguém conhece. Em uma linguagem bem humorada e cheia de metáforas, são abordados temas como amor e a busca infinita pelo autoconhecimento.

A comédia “O Amor Seja como For” mostra quatro atores que se revezam em 30 personagens vivendo situações impagáveis da vida real. Todos falam de algo simples: o convívio de duas pessoas que se amam e que, entre desastres e acertos, fantasias, medos e prazeres, buscam manter acesa a chama que um dia fez com que se aproximassem.

Além dos espetáculos, quatro exposições fotográficas contam a história do Pé no Palco. São imagens destes 20 anos de cursos livres, das montagens profissionais, dos projetos socioculturais e uma mostra especial com imagens da fundadora do espaço, a atriz, diretora, escritora e arte educadora Fátima Ortiz. As exposições já estão em cartaz e ficam até 24 de maio, com entrada franca.

SERVIÇO
O Conto da Ilha Desconhecida
Dias 3 e 4 de abril às 19h.
Ingresso R$ 30 e R$ 15.
Classificação livre.

O Amor seja como for
Dias 4 de abril às 21h e 5 de abril às 19h.
Ingresso R$ 30 e R$ 15.
Classificação 14 anos.

Ingressos à venda nas bilheterias oficiais, no site do Festival e uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro – www.festivaldecuritiba.com.br


LOCAL: Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba/PR.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
Fone: (41) 3229-4482

Primeiro vocalista do Iron Maiden envia mensagem aos fãs brasileiros


Paul Di’Anno está de volta ao país para oito shows – foto divulgação


Prestes a desembarcar no Brasil para uma nova série de apresentações, Paul Di´Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, responsável pelas vozes nos dois primeiros álbuns da Donzela de Ferro, enviou mensagem aos fãs brasileiros. Um dos principais shows está confirmado para o dia 12 de abril, no Carioca Club, em São Paulo. A apresentação faz parte da festa de 30 anos do programa Rádio Corsário. Ingressos continuam à venda.





Paul Di´Anno, primeiro vocalista do Iron Maiden, responsável pelas vozes nos dois primeiros álbuns da Donzela de Ferro, retorna ao Brasil para mais uma série de apresentações especial. Desta vez, o frontman traz especialmente na bagagem a turnê que celebra o lançamento do debut álbum “Iron Maiden”, que será executado na íntegra. Além disso, existe a possibilidade das principais composições do álbum “Killers” também figurarem no repertório.

Em São Paulo, o show está confirmado para o próximo dia 12 de abril, no Carioca Club, e faz parte da festa de 30 anos do programa Rádio Corsário. Os ingressos continuam à venda, no site da Ticket Brasil (https://ticketbrasil.com.br/show/2721-pauldianno-sp/), Clube do Ingresso (clubedoingresso.com) e pontos autorizados. Os bilhetes custam R$ 70,00 (pista meia – 1° lote) e R$ 140,00 (camarote promo – 1° lote). Mais informações no serviço abaixo.

Paul Di’Anno é considerado um dos vocalistas mais queridos e carismáticos da história do Heavy Metal. Ele gravou os álbuns "Iron Maiden" e "Killers" e pertenceu à formação original do grupo registrando estes dois full-length que impulsionaram a carreira desta que é tida por muitos, como a maior banda de heavy metal da história.

Após anunciar sua aposentadoria em 2013, o frontman não conseguiu ficar longe dos palcos e segue na estrada perpetuando sua respeitada carreira. Confira a mensagem do artista aos fãs brasileiros em https://www.youtube.com/watch?v=tjVCh31ebJ0.

A festa também contará com a apresentação do lendário Korzus. Reconhecidos com um dos principais nomes da música pesada nacional, Marcello Pompeu (vocal), Heros Trench (guitarra), Dick Siebert (baixo), Antônio Araújo (guitarra) e Rodrigo Oliveira (bateria) devem executar o setlist da turnê que está na estrada promovendo o aclamado “Legion”, considerado um dos melhores lançamentos de 2014, segundo a imprensa especializada.

Paul Di’Anno tem as seguintes datas confirmadas pelo Brasil:
02/04 - Evok - Nova Friburgo/RJ
03/04 - Teatro Sesc - Brasília/DF
04/04 - Centro de Convenções - Cabo Frio/RJ
05/04 - Circo Voador - Rio de Janeiro/RJ
09/04 - John Bull - Florianopolis/SC
10/04 - Pirilampus Bar - Sorocaba/SP
11/04 - Ferrovia Live - Bento Goncalves/RS
12/04 - Carioca Club - São Paulo/SP

Links relacionados:
http://www.pauldianno.com/
http://radiocorsario.com.br/
http://theultimatemusic.com
http://www.korzus.com.br/

Serviço São Paulo
Rádio Corsário apresenta Paul Di’Anno e Korzus
Data: 12 de abril de 2015
Local: Carioca Club
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros
Hora: 18h (abertura da casa) | 19h (show time)
Ingressos 1º lote: R$ 70,00 (pista meia) e R$ 140,00 (camarote promo)
Venda online: https://ticketbrasil.com.br/show/2721-pauldianno-sp/ | www.clubedoingresso.com
Informações: www.radiocorsario.com.br

Machine Head confirma única apresentação no Brasil

A banda Machine Head, precursora do movimento "New Wave of American Heavy Metal", acaba de confirmar única apresentação no Brasil. O show agendado para o dia 7 de junho, na Via Marquês, em São Paulo, faz parte da longa turnê promocional do novo álbum “Bloodstone & Diamonds” pela América do Sul.




Após quatro anos, banda anuncia retorno a América do Sul – foto: divulgação

Está confirmado! A banda norte-americana Machine Head realmente vem ao Brasil este ano! Após o frontman Robb Flynn comentar nas redes sociais sobre um possível retorno a América do Sul, os fãs do grupo não conseguem dormir em paz de tanta ansiedade.

A Agência Sob Controle agendou única apresentação no país, para o próximo dia 7 de junho, na Via Marquês, em São Paulo. O show faz parte da turnê promocional de “Bloodstone & Diamonds”, considerado um dos melhores discos lançados em 2014, segundo a imprensa especializada mundial.

Os fãs interessados em conferir a performance de Robb Flynn (vocal/guitarra), Dave McClain (bateria), Phil Demmel (guitarra) e Jared MacEachern (baixo) já podem garantir presença através do site da Ticket Brasil. Mais informações no serviço abaixo.

“Bloodstone & Diamonds” foi lançado via Nuclear Blast e figurou nos principais charts ao redor do mundo: Áustria #6 | Austrália #10 | Canadá #25 | Canadá (Hardchart) #3 | Alemanha #6 | Finlândia #18 | França #29 | Irlanda (Indie) #4 | Suécia #31 | Suécia (Rock/Metal) #3 | Suiça #7 | Inglaterra #18 | Inglaterra (Indie) #1 | Inglaterra (Rock) #3 | EUA #21 | EUA (Hardcharts) #2

“Bloodstone & Diamonds” está disponível para audição na integra em https://play.spotify.com/user/machineheadofficial/playlist/3vRdtsl4HG0MlxsByfekdA

Confira a música "Beneath The Slit":
https://www.youtube.com/watch?v=1zSIdjOc4Zw&list=PL4qfuCI0_FfOlnedFiLH0u3d65KaJBQD1.

Assista ao vídeo oficial de "Now We Die" em https://youtu.be/zSiKETBjARk?list=PL4qfuCI0_FfOlnedFiLH0u3d65KaJBQD1.

A primeira e única passagem do Machine Head pelo Brasil, aconteceu em outubro de 2011 e passou pelas cidades de São Paulo (Via Funchal), Curitiba (Master Hall) e Porto Alegre (Casa do Gaúcho). Na ocasião, os norte-americanos excursionaram ao lado do Sepultura pela América Latina.

Fundado em 1991, em Oakland (EUA), o Machine Head é reconhecido como o pioneiro do movimento New Wave of American Heavy Metal. Com 11 álbuns lançados e presença sempre garantida nos principais festivais da Europa, o grupo já atingiu a expressiva marca de 3 milhões de discos vendidos em todo planeta.

Link relacionados:
www.facebook.com/MachineHead
https://www.facebook.com/agenciasobcontrole
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço São Paulo
Agência Sob Controle orgulhosamente apresenta Machine Head
Data: 7 de junho de 2015 – domingo
Local: Via Marquês – http://www.viamarques.com.br
End: Av. Marquês de São Vicente, 1589 – próximo ao Metrô e Rodoviária Palmeiras-Barra Funda
Abertura da casa: 19h
Classificação etária: a partir de 16 anos

Valor dos ingressos:
1º Lote: R$120,00 (Pista Meia/promocional - limitados)
2º lote: R$ 150,00 (Pista Meia/promocional)
Camarote: R$ 200,00 (Meia/promocional)

Pontos de Venda
São Paulo – Galeria do Rock
Loja Hellion: 1° andar – 11 3223.8855
Loja 255: 2° andar – 11 3361.6951
Santo André | Metal Music: Rua Dona Elisa Fláquer, 184 – Centro – 11 4994.7565
Ingressos online: https://ticketbrasil.com.br | www.clubedoingresso.com (em até 12 vezes no cartão)

Tito Marcelo grava com Yuri Queiroga



Pela primeira vez, o cantor e compositor Tito Marcelo, grava uma música que não é de sua autoria. “Morbidance” (Lula Queiroga / Lucky Luciano / Felipe Falcão) foi a canção escolhida para esse desafio de Tito como intérprete. O requisitado produtor pernambucano Yuri Queiroga, que já trabalhou com grandes nomes da música nacional e acaba de finalizar o novo álbum de Elba Ramalho, assumiu a produção, arranjou e gravou todos os instrumentos. “Yuri quis fazer várias experimentações com minha voz. Eu curti muito o trabalho e o resultado” – conta Tito. A mixagem ficou a cargo do também pernambucano Buguinha Dub (Nação Zumbi, Mundo Livre, Planta e Raiz, entre outros). Recifense de nascença, mas radicado em Brasília, Tito Marcelo adorou a experiência de gravar na sua cidade e certamente esse será o primeiro de muitos trabalhos do cantor na seara pernambucana.


Mais informações: www.titomarcelo.com

Poloneses e ucranianos celebram a Páscoa nos Memoriais


 

A Bênção dos Alimentos, uma das mais tradicionais festividades de Páscoa das comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba, acontece neste sábado (4). A cerimônia será realizada às 16h, no Memorial Ucraniano (Parque Tingui), e às 16h30 no Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa (Rua Mateus Leme).

A “Swieconka” (Páscoa Polonesa), realizada em parceria com a Missão Católica Polonesa no Brasil, tem atividades a partir do meio-dia, com o almoço típico. Durante todo o dia, quiosques oferecem artigos e alimentos típicos da colônia polonesa. As atrações artísticas começam às 14h, com apresentações de corais e dos grupos folclóricos “Raices de Bolívia”, “Centro Espanhol do Paraná”, “Alma Lusa” e “Wisla”. A Bênção dos Alimentos, seguida de paraliturgia oficiada pelo padre Zdzislaw Malczewski, acontece às 16h30, com acompanhamento do Coral João Paulo II.

            No Memorial Polonês, o público também pode visitar a exposição “Arte em ovos – Pisanki”, na Casa de Eventos do bosque, com entrada franca. A mostra registra as diversas técnicas de pintura em ovos, realizadas em diferentes épocas e regiões da Polônia e por seus descendentes. As peças integram o acervo particular de Danuta Lisicki de Abreu.
No Memorial Ucraniano (Parque Tingui), a Benção dos Alimentos começa às 16h. Os pães, preparados na última semana da Quaresma, são levados à igreja em cestas forradas e cobertas por toalhas ricamente bordadas, junto com outros alimentos, como linguiça (Kovbassa), carne defumada, salo (toucinho), manteiga, queijo, mel, hrin (raiz forte com beterraba), ovos cozidos (krashanky), pimenta e sal. Também compõem as cestas as pyssankas, os famosos ovos pintados com símbolos milenares. Esses produtos são consumidos pelas famílias na manhã do Domingo de Páscoa.
Qualquer pessoa, mesmo não sendo descendente de poloneses ou ucranianos, pode levar sua cesta e receber a benção dos alimentos.

 


Serviço:
Páscoa Ucraniana – Benção dos Alimentos
Data: 4 de abril de 2015 (sábado)
Local: Memorial Ucraniano (Parque Tingui)
Horário: 16h

“Swieconka” (Páscoa Polonesa)
Data: 4 de abril de 2015 (sábado)
Local: Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa)
Programação:
– às 12h, almoço e quermesse de produtos típicos poloneses
– às 14h, início das atividades artísticas com apresentações de corais e de grupos folclóricos poloneses.
– às 16h30, Bênção dos Alimentos, seguida de paraliturgia oficiada pelo reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Padre Dr. Zdzislaw Malczewski, com acompanhamento do Coral João Paulo II.
– durante todo o dia, exposição “Arte em Ovos – Pisanki”, reunindo ovos pintados na tradição polonesa, em diversas técnicas e de várias épocas, com entrada franca.



Nomade Orquestra faz show na “Maratona Instrumental” dia 07 de abril


Apresentação é parte da tour de lançamento do primeiro disco da banda
No próximo dia 07  de abril, às 20h, a Nomade Orquestra participa da “Maratona Instrumental”, projeto idealizado pelo grupo para divulgar a turnê de estreia do seu primeiro CD, o homônimo “Nomade Orquestra”.  O evento conta com quatro shows gratuitos, acompanhados de oficinas ministradas pelos integrantes da Nomade.
 Formada no ABC paulista, em 2012, pode-se dizer que a Nomade Orquestra é um ponto de encontro onde diferentes vertentes e expressões musicais interagem de forma única. O grupo desenvolve um trabalho autoral instrumental vivaz e transita com destreza entre os universos do funk, jazz, dub, rock, afro beat, hip-hop, ethiogrooves e muitos outros sons. Além de se utilizar de um “caldeirão de ritmos”,  incorpora elementos da música eletrônica, assim quebrando as barreiras entre música tradicional e música contemporânea.
Improvisos, colagens sonoras e arranjos aliados a grooves marcantes e profundos aprimoramentos de timbres, o show se complementa com as projeções do artista plástico Danilo Oliveira. Em uma profusão de imagens sonoras, Danillo faz da Nomade Orquestra um rico mosaico audiovisual.
Toda essa peculiaridade da banda, vem do encontro entre Guilherme Nakata (bateria), Ruy Rascassi (baixo), Fabio Prior (percussão), Luiz Eduardo Galvão (guitarra), Marcos Mauricio (teclado), Beto Malfati (sax, flauta e pick ups), Bio Bonato (sax baritono), Marco Stoppa (trompete), André Calixto (sax tenor e flautas), Victor Fão (trombone) e Danilo Oliveira (VJ).
“Samurai”, “Vênus” e “Rádio ABC” são algumas das músicas do repertório.

07/04 – “Maratona Instrumental” com a Nomade Orquestra
Horários – 16h Oficina de Improvisação livre
                20h Show Nomade Orquestra
Ingressos: Grátis
Endereço:
Travessa Sessenta e Cinco, Jardim Guarani, São Paulo - SP, 02851-180
Informações: (11) 2735-4071
Sobre a Nomade Orquestra: http://www.nomadeorquestra.com/


terça-feira, 31 de março de 2015

INÉDITOS - A POESIA DE MYRTHA RAC'Z- 9




GARCIA LORCA

Em Andaluzia
ainda luzia
a última luz
quando o sangue correu

As cores coradas
as moças formosas
esmaeceram
na praça sem touros

Na bala partida
Na vida saída
Na sorte lançada
O poeta anoitece

Em Andaluzia
ainda luzia
a última luz
quando Espanha morreu.


Myrtha em 1974

CONTO DE GUIMARÃES ROSA INSPIRA ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Maria Miss adapta texto em que autor mineiro lança olhar sobre o feminino

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo teatral Maria Miss - adaptação do conto Esses Lopes, de Guimarães Rosa. A montagem paulistana dá versão ao texto em que o autor mineiro lança pela primeira vez em sua obra um olhar central sobre o papel da mulher em uma sociedade machista. A peça chega a Curitiba após temporada de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, e fica em cartaz de 9 a 12 de abril.

A história, publicada no final dos anos 60, conta a vida de uma sertaneja sensível e sonhadora que, ainda menina, teve a virgindade negociada pelos pais. A partir daí ela luta para redesenhar seu destino e se livrar dessa situação cuja crueldade é alimento para o machismo. A montagem teve duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro em 2012, nas categorias Melhor Autor e Melhor Atriz.

"Para desvendar o universo de Guimarães Rosa é preciso deixar-se levar para além da realidade geográfica, social, política e mergulhar no campo psicológico e metafísico construído por ele", diz a diretora mineira Yara de Novaes. "Em Guimarães, o sertão não se limita ao espaço geográfico. Ele recria a linguagem regional, constrói palavras novas, recupera o significado de outras e, muitas vezes, empresta termos de outras línguas. Reinventa, brinca, abre-se, se expõe e se impõe, trazendo novas possibilidades ao que era tido como estabelecido", acrescenta a atriz Tania Castello, idealizadora do projeto.

A adaptação ficou a cargo do premiado dramaturgo cearense radicado em São Paulo Evill Rebouças. Yara de Novaes assina a direção do espetáculo. No palco, Tania Castello contracena com os atores Gustavo Duque e Plinio Soares.

Guimarães Rosa
Mineiro nascido em 1908, Guimarães Rosa foi um aluno destacado. Poliglota, formou-se em medicina, profissão que exerceu até a década de 1930, quando prestou concurso para o Ministério do Exterior e iniciou sua carreira em embaixadas pelo mundo.

Foi representante brasileiro em vários concursos literários internacionais. Eleito por unanimidade pela Academia Brasileira de Letras em 1963, só assumiu a cadeira em 67. Ele acreditava que algo de mal lhe aconteceria, tanto que no discurso de posse disse: “... a gente morre é para provar que viveu”. Morreu subitamente três dias depois, sozinho em casa.



Serviço:
Teatro: Maria Miss
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: De 9 a 12 de abril de 2015 (quinta a domingo)
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h; e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 4 de abril (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia: conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Espetáculo infantil “Que História é Essa?”


Peça faz parte da mostra 20 anos Pé no Palco e está em cartaz neste final de semana

Num reino de faz de conta, um rei, uma rainha e um enigma para ser decifrado por quem deseja conquistar o coração da princesa e tornar-se o novo rei. Como se conta a história de tudo e se abrem as janelas do mundo? Uma fábula que fala da importância de abrirmos as janelas do imaginário.

O espetáculo infantil “Que História é Essa” faz parte da mostra 20 anos Pé no Palco, e está em cartaz neste final de semana, nos dias 28 e 29 de março, às 16 horas, no Portão Cultural.

SERVIÇO
Que História é Essa?
Dias 28 e 29 de março às 16h

Ingressos
: R$ 30 e R$ 15, à venda nas bilheterias oficiais, no site do Festival e uma hora antes de cada espetáculo na bilheteria do teatro – consulte em www.festivaldecuritiba.com.br

LOCAL: Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba/PR.
Fone: (41) 3229-4482


Cidadão Instigado lança “Fortaleza”


Banda vai disponibilizar novo álbum para download gratuito no Facebook e faz show de lançamento em São Paulo, dias 09 e 10 de abril no Sesc Pompeia

Com 19 anos de carreira, o Cidadão Instigado traz na bagagem sua música peculiar, diversas influências e uma formação poderosa: Fernando Catatau (voz e guitarra), Regis Damasceno (baixo e vocal), Rian Batista (violão, percussão, teclado e vocal), Clayton Martin (bateria e efeitos), Dustan Gallas (guitarra, teclado e vocal) e Kalil Alaia (técnico de som e efeitos). 

Encerrando um jejum de seis anos sem músicas inéditas, depois do premiado “Uhuuu!”, a banda lança o aguardado “Fortaleza”. O álbum traz 12 faixas inéditas e será lançado nos próximos dias para download gratuito na página da banda no Facebook: https://www.facebook.com/bandacidadaoinstigado.

Os shows de lançamento já estão confirmados; dias 9 e 10 de abril em São Paulo, no Sesc Pompeia e dia 30 de abril na abertura do Festival Maloca do Dragão, no Dragão do Mar em Fortaleza (CE).

SERVIÇO
Show: Cidadão Instigado – Lançamento do álbum “Fortaleza”
Data: 09 e 10 de abril (quinta e sexta)
Horário: 21h30
Local: Choperia do Sesc Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 93 – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 9,00 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$ 15,00 (credenciado/usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 30,00 (inteira).
Venda online a partir de 31 de março, terça-feira, às 17h30.
Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 01 de abril, quarta-feira, 17h30.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.
Informações: sescsp.org.br/pompeia


PATRICIA COELHO lança música produzida por Tadeu Patolla, produtor do Charlie Brown Jr.

Em cartaz no espetáculo que homenageia Chorão, Patrícia Coelho lança música produzida por Tadeu Patolla, produtor do Charlie Brown Jr.


Desde que começou o trabalho para o musical “Dias de Luta, Dias de Glória”, a atriz e cantora Patricia Coelho tem mergulhado na obra do Charlie Brown Jr. e também em suas lembranças referentes ao grupo. Em 2005 gravou uma música com o produtor do Charlie Brown Jr., Tadeu Patolla. “Atrás do Véu” (Patricia Coelho/Andre Batista) acabou não sendo lançada na época e agora, Patricia disponibiliza na internet para seus fãs e para os fãs da banda.

Ela comentou sobre o dia da gravação: “Me lembro da primeira vez que entrei no estúdio do Pattola. No meio a tantos quadros de disco de ouro e prêmios que ganharam juntos, lá estava o violão usado no acústico da MTV, um dos meus discos favoritos do Charlie Brown Jr.. Relembrando este dia, resolvi disponibilizar uma música inédita que gravamos. Com certeza, um dos sons mais pesados que já fiz!”.

Para ouvir “Atrás do Véu”, acesse:

Aprenda Brincando- Hemus Editora


Obituary inicia tour pelo Brasil com shows lotados

O Obituary, um dos nomes mais respeitados do death metal mundial, já iniciou longa tour pelo Brasil, com belos shows em Belém (27/03), Fortaleza (28/03), Recife (29/02). A banda norte-americana ainda se apresenta em Manaus (31/03 – Teatro Manauara), Novo Hamburgo (02/04 – Sinuca Bar), Curitiba (03/04 – Music Hall), São Paulo (04/04 – Clash Club) e Rio de Janeiro (05/04 – Circo Voador). Ainda há ingressos à venda para a apresentação na capital paulista.




Grupo americano volta ao Brasil para promover o álbum "Inked in Blood" - foto: divulgação

O Obituary, um dos nomes mais respeitados do death metal mundial, começou sua devastação pelo Brasil. A mais nova longa turnê da banda norte-americana pelo país já passou por Belém (27/03), Fortaleza (28/03) e Recife (29/02), arrastando grande público.

John Tardy (vocal), Donald Tardy (bateria), Trevor Peres (guitarra), Terry Butler (baixo) e Kenny Andrews (guitarra) devem protagonizar excelente performance, neste sábado (04/04), na Clash Club, em São Paulo. No repertório, os músicos devem executar clássicos da carreira, além das principais novas composições disco "Inked in Blood".

Ainda há ingressos à venda na Galeria do Rock (loja Paranoid) e no site da Ticket Brasil (https://ticketbrasil.com.br/show/2740-obituary-sp/).

Confira o setlist das últimas exibições abaixo:
Centuries of Lies
Visions In My Head
Infected
Intoxicated
Bloodsoaked
Immortal Visions
'Til Death
Don't Care
Violence
Back to One
Dead Silence
Back on Top
Inked In Blood
I'm in Pain
Slowly We Rot


A "Inked in Brazilian Blood tour" consiste nas seguintes datas:
27/03 – Botequim – Belém
28/03 – Armazém Hall – Fortaleza
29/02 – Clube Internacional – Recife
31/03 – Teatro Manauara – Manaus
02/04 – Sinuca Bar – Novo Hamburgo
03/04 – Music Hall – Curitiba
04/04 – Clash Club – São Paulo
05/04 – Circo Voador – Rio de Janeiro

A abertura na capital paulista está sob responsabilidade do Test. O duo grindcore ficou conhecido pelas apresentações viscerais nos mais diversos ambientes: palco, chão ou calçada, sempre a bordo de uma Kombi.

Serviço São Paulo
Overload orgulhosamente apresenta Obituary
Convidado especial: Test
Data: 4 de abril de 2015 (sábado)
Local: Clash Club
Endereço: Rua Barra Funda, 969 - próx. ao Terminal Barra Funda
Abertura da casa: 18h | Início do show: 19h
Classificação etária: 16 anos
Pista (promocional antecipado/meia entrada): R$ 80,00
Camarote (promocional antecipado/meia entrada): R$ 120,00
Ponto de venda: Paranoid (Galeria do Rock)
Venda online: https://ticketbrasil.com.br/show/2740-obituary-sp/
Informações: www.overload.com.br
Imprensa: press@theultimatemusic.com