quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Velorios Inusitados

“Na Trilha do Arco-Íris – Do movimento homossexual ao LGBT”



“Na Trilha do Arco-Íris – Do movimento homossexual ao LGBT” de Regina Facchini e Júlio Assis Simões Número de páginas: 194 pp.

Editora Fundação Perseu Abramo recebe o

10º Prêmio pela Cidadania em Respeito à Diversidade



“Na Trilha do Arco-Íris – Do Movimento homossexual ao LGBT”, de Regina Facchini

e Júlio Assis Simões, Organização Parada do Orgulho LGBT





Legenda (da esquerda para a direita): Júlio Assis Simões, Rogério Chaves (coordenador editorial da Editora Fundação Perseu Abramo), Regina Facchini e Jean Willys



No dia 4 de junho, o livro “Na Trilha do Arco-Íris – Do movimento homossexual ao LGBT”, da Editora Fundação Perseu Abramo, recebeu o 10º Prêmio pela Cidadania em Respeito à Diversidade, concedido pela Organização Parada do Orgulho LGTB, no Sesc Pompéia, em São Paulo.



Instituído em 2001, o Prêmio é uma forma de homenagear instituições, ações culturais e protagonistas de propostas e fatos significativos para a população LGBT, reconhecendo a atuação dos premiados na promoção dos Direitos Humanos. Sendo, por isso, um momento importante de divulgação e valorização das atividades que colaboraram com o movimento na consolidação do respeito à diversidade, bem como um estímulo às práticas socialmente responsáveis.



Os autores Regina Facchini e Júlio Assis Simões receberam o prêmio pelas mãos do jornalista, escritor e mestre em Literatura pela Universidade Federal da Bahia, Jean Willys, ao lado do coordenador editorial da Editora Fundação Perseu Abramo, Rogério Chaves, que ressaltou a importância política do evento:



“Uma das belezas do livro de Júlio e Regina é a capacidade de informar e entreter, reunindo a história de luta de homens e mulheres que se identificam pelas letras LGBT. Certamente é um apanhado do passado que dá luz ao presente e ao futuro. É uma honra participar, junto com os autores, desse prêmio de grande relevância política e cidadã”, afirmou Rogério.



Escrito por Regina Facchini e Julio Simões, o livro é um registro dos principais fatos históricos que desencadearam na formação do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no Brasil. Além de curiosidades e casos verídicos sobre as vitórias e desafios da comunidade homossexual no país, a obra destaca, também, a importância desse movimento na construção de um programa de combate ao preconceito e de garantia dos direitos civis básicos. O livro é parte da coleção História do Povo Brasileiro, que busca oferecer uma visão abrangente e alternativa da história brasileira, combinando rigor historiográfico com linguagem acessível e publicando obras de autores de reconhecida competência nos temas selecionados para cada volume.




Editora Fundação Perseu Abramo



Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. Mais informações nos sites da editora www.efpa.com.br ou da Fundação Perseu Abramo www.fpabramo.org.br

Editora Fundação Perseu Abramo participa da 21ª Bienal de São Paulo



Como vocês sabem, a Editora Fundação Perseu Abramo participa da 21ª Bienal de São Paulo Durante o evento, a editora lançará oito novos livros, todos eles sobre importantes questões brasileiras. Uma das ações da Editora Fundação Perseu Abramo para o evento, será o sorteio das novas obras através do twitter da editora.



Os seguidores de concerrerão que responderem corretamente às perguntas postadas no endereço do twitter da Editora Fundação Perseu Abramo - @editora_perseu – serão premiados com os lançamentos da editora.

Editora Fundação Perseu Abramo participa da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo com títulos que discutem questões importantes da pauta nacional



Coleção “Brasil em Debate” e novos volumes da série “2003-2010 O Brasil em Transformação” ganham lançamento durante um dos mais importantes eventos do calendário paulista



“Brasil em Debate” é o nome da nova coleção que a Editora Fundação Perseu Abramo trás à tona para mostrar e discutir de forma sucinta as áreas nas quais a gestão Lula causou mais transformações, como elas foram feitas e o que permitiu os resultados alcançados. A coletânea chega ao mercado com três volumes: “O Governo Lula e o Combate à Corrupção”, de Jorge Hage; “Trabalho e Renda no Brasil – Avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos”, de Márcio Pochmann; “O Governo Lula e o Novo Papel do Estado Brasileiro”, de Glauco Faria.



Os volumes serão lançados durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorre no período de 12 a 22 de agosto, no Anhembi. Além da coleção “Brasil em Debate”, a Editora Fundação Perseu Abramo também apresenta aos leitores dois novos livros da série “2003-2010 O Brasil em Transformação”: “Justiça e Segurança” organizado por Pierpaolo Cruz Bottini; e “A Nova Política Externa”, com organização de Kjeld Jakobsen.



Também são destaques no estande “Bibliodiversidade”, do qual a Editora Fundação Perseu Abramo fará parte, as obras “A Nova Política Econômica – A Sustentabilidade Ambiental”, primeiro volume da coleção 2003-2010 que chegou às livrarias em abril deste ano com organização assinada por Elói Pietá (com colaboração de Pedro Ivo de Souza Batista); e “Bolsa Família – Avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil”, de Marco Aurélio Weissheimer, cuja a segunda edição foi lançada em junho de 2010.



Outra obra de relevo importante que poderá ser conferida durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo é “Brasil entre o Passado e o Futuro”, organizada por Marco Aurélio Garcia e Emir Sader. Co-edição Boitempo e Editora Fundação Perseu Abramo, o livro reúne textos sobre a herança recebida do passado pelo Brasil, bem como mostra as transformações realizadas no país nas primeiras décadas do novo século. O livro traz ainda uma entrevista com Dilma Rousseff.



Todos os títulos trazem dezenas de contribuições que se concentram na identificação dos avanços obtidos, desafios vencidos, dificuldades e do que, embora desejado para o presente, restou para o futuro. Constituem contribuições valiosas para a história brasileira, por registrarem as características políticas, econômicas, sociais, administrativas e culturais deste período. Confira abaixo um pouco mais sobre as obras:

Coleção “Brasil em Debate”



“O Governo Lula e o Combate à Corrupção”. No primeiro volume da coleção, Jorge Hage mostra as formas e os mecanismos utilizados pelo governo federal para combater a corrupção nos últimos sete anos. O autor ressalta ações como mudanças na forma de operação dos organismos de controle do Estado, o amplo acesso à informação concedido à imprensa, investimentos no quadro de pessoal da Controladoria Geral da União e em corregedorias para o acompanhamento de processos administrativos disciplinares. Além disso, a obra traz estatísticas sobre a repressão à corrupção.



“Trabalho e Renda no Brasil – Avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos”. O livro traz um panorama sobre ocupação nacional e a distribuição de renda no período anterior à gestão Lula, abordando questões históricas sobre a força de trabalho no Brasil, bem como as transformações iniciadas a partir de 2003 nesse setor. Em três capítulos, Márcio Pochmann discute o antes e o depois no que diz respeito ao trabalho e a distribuição de renda no país, tendo como referência o ano do primeiro mandato do presidente Lula.



“O Governo Lula e o Novo Papel do Estado Brasileiro”. A obra de Glauco Faria retrata um novo momento na postura governamental brasileira no que diz respeito ao esforço para que o aparelho estatal voltasse a participar da vida do país como indutor do crescimento. Dividido em cinco partes, o mostra como se deu a reversão da política de privatizações a partir do primeiro mandato do presidente Lula, livro discute o papel das estatais na área energética (inclusive a questão do petróleo), no transporte e infaestrutura, além de apontar os desafios futuros.



Série “2003-2010 O Brasil em Transformação”

“Justiça e Segurança”. Expõe os rumos da política da reforma do Judiciário sob perspectivas diversas. O livro traz textos de personalidades de várias áreas sobre a reforma do sistema judiciário, que pautou significativamente o Ministério da Justiça durante o governo Lula. Organizada por Pierpaolo Cruz Bottini, a obra integra a coleção “2003-2010 O Brasil em Transformação”, resultado de um trabalho coletivo ao longo de 2009 e finalizado em 2010, os livros têm sido elaborados a partir de exposições orais feitas por ministros e outros altos dirigentes do governo federal, além de intelectuais e lideranças sociais que também acompanharam de perto os acontecimentos nacionais neste período. Estas avaliações, gravadas em áudio e depois adaptadas à linguagem escrita por um organizador de cada livro, têm, ao final, os textos submetidos à aprovação de seus autores.



“A Nova Política Externa”: A obra traz artigos que avaliam e comentam a política externa brasileira durante as duas gestões do governo Lula. O livro, organizado por Kjeld Jakobsen, apresenta as razões pelas quais o Brasil tem alcançado destaque junto a personalidades e publicações especializadas no que diz respeito às suas ações internacionais. Apesar dos textos convergirem para uma avaliação positiva a respeito do assunto, eles também apontam lacunas nas ações da política externa como as que dizem respeito à aceitação da agenda de comércio multilateral dos anos 90 e a modesta preocupação do governo com o fortalecimento do regime trabalhista internacional.



“A Nova Política Econômica – A Sustentabilidade Ambiental”: Organizado por Elói Pietá, com colaboração de Pedro Ivo de Souza Batista, o primeiro volume da coleção “2003-2010 O Brasil em Transformação” traz dois temas de grande relevância: a política econômica e a sustentabilidade ambiental, apontando os desafios e os avanços na política econômica e ambiental nos dois mandatos do governo Lula.



Outros Destaques:



“Bolsa Família – Avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil”: Assinado por Marco Aurélio Weissheimer, jornalista e mestre em Filosofia, o livro traz uma análise profunda do resultado desta iniciativa na sociedade brasileira, com seus impactos na diminuição da pobreza no Brasil e aponta elementos para o debate sobre qual modelo de desenvolvimento é necessário para superar o quadro de desigualdade social e violência urbana do país.



“Brasil entre o Passado e o Futuro”: coedição da Editora Fundação Perseu Abramo e da Editora Boitempo, reúne ensaios de atores da cena política e intelectual brasileira que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos, organizados por Emir Sader e Marco Aurélio Garcia, debruçam sobre o passado recente do país na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural.



Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. www.efpa.com.br

Meia Maratona do Rio reúne atletas de 20 países



A Meia Maratona do Rio de Janeiro, a principal prova da distância do Brasil, já está consolidada no Brasil atraindo atletas de todos os Estados e do Distrito Federal. A competição, que será disputada no dia 22, com largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, reúne cada vez mais a participação de estrangeiros, não só os convidados que integram os pelotões de elite masculino e feminino como os amadores que fazem questão de participar da grande festa do atletismo nacional. A 14ª edição da prova terá corredores de 20 países.

A organização, que está investindo no processo de internacionalização da prova, já conta com mais de 100 corredores inscritos de 20 países como os Estados Unidos, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Portugal, Arábia Saudita, Paraguai, Peru, Uruguai. Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina, além de países africanos.

O percurso de 21.097 metros ganha a cada ano a participação de mais estrangeiros, atraídos pela excelente organização - a prova foi escolhida como Mundial de Meia Maratona de 2008 pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) - e as belezas da Cidade Maravilhosa.

"A XIV Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que é a maior e melhor do País, conquista a cada ano mais espaço no Exterior. A tendência é que em 2011 esse número aumente ainda mais porque pretendemos fazer um processo de divulgação em provas como a Maratona de Nova York, Maratona de Berlim, Maratona de Atenas e Maratona de Buenos Aires, entre outras."

Inscrições abertas - As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 e o limite é de 18 mil participantes.

A entrega do Kit de participação e do chip de cronometragem será feita nos dias 19 e 20 de agosto, das 9h00 às 19h00, e no dia 21, das 9h00 às 16h00, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo, ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna). Não serão entregues kits no dia da prova, nem após a mesma.

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, 3 Corações, HCor e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).

Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br


E-mail: Nunes@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

Banda larga cresce 42% no primeiro semestre do ano

No final do primeiro semestre deste ano, a internet em banda larga atingiu 26,1 milhões de conexões, número 42% maior que em dezembro do ano passado, revela balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações.

Entre janeiro e junho foram ativadas 7,7 milhões de novas conexões. O destaque foi a banda larga móvel (3G), que aumentou a base de acessos de 4,3 milhões para 10,4 milhões.

A banda larga fixa registrou aumento mais modesto, de 11,4 milhões para 12,2 milhões.

O estudo, realizado em parceria com a consultoria Teleco, mostra que a velocidade média dos acessos em banda larga no Brasil é de 1,3 megabits por segundo e que 71% das conexões possuem 512 kilobits por segundo ou mais.

A Martins Martins Fontes marcará presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

No período de 12 a 22 de agosto, você terá a oportunidade de conhecer todas as obras de nossos catálogos: geral e infantojuvenil.



Não deixe de conferir, em nosso estande, os grandes lançamentos para a festa do livro, como Beirute, eu te amo de Zena el Khalil; Heliópolis de James Scudamore; e mais uma obra do consagrado J. R. R. Tolkien, A lenda de Sigurd e Gudrún.

O Goethe-Institut São Paulo abrirá inscrições a partir de agosto para os cursos de alemão semipresenciais e cursos voltados para jovens entre 12 e 15


Cursos semi-presenciais

Os cursos semi-presenciais do Goethe-Institut São Paulo englobam um programa multimídia para aprendizado individual combinado com aulas presenciais intensivas. A grande vantagem nesta modalidade é que o aluno estuda individualmente, em casa ou no trabalho, de acordo com seu próprio ritmo e sua disponibilidade de tempo, e participa periodicamente de aulas presenciais que dão ênfase especial ao treino de conversação e fonética. Os cursos têm duração de quatro meses, com seis aulas presenciais distribuídas durante o semestre e ministradas sábados à tarde, incluindo correção de exercícios e acompanhamento individual, via e-mail, a cargo de um professor do Goethe-Institut São Paulo.



Ao final de cada curso, o aluno poderá realizar os exames para saber os níveis atingidos: Start Deutsch 1, Start Deutsch 2 ou Zertifikat Deutsch, dependendo do curso realizado, já incluído no preço do cursos. Os três exames são reconhecidos internacionalmente.



Cursos para adolescentes

Já o curso para adolescentes do Goethe-Institut São Paulo é dirigido a jovens entre 12 e 15 anos que buscam uma oportunidade divertida de aprender a língua alemã. O curso conta com um encontro semanal que acontecerá sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h40, num total de 48 horas/aula por curso.



Sobre o Goethe-Institut São Paulo

Referência no ensino do idioma – a instituição é o órgão oficial para a certificação de proficiência em língua alemã -, o Goethe-Institut baseia seu método de didático na construção de uma ponte para que o aluno possa ter acesso à cultura alemã. Por isso, além do material destinado à alfabetização, as aulas são enriquecidas com informações sobre a cultura, os costumes, a história e a Alemanha contemporânea. Além dos regulares Intensivo, Semi-Intensivo e Extensivo, o Goethe-Institut São Paulo oferece também cursos especiais de Tradução, Versão, Conversação e gramática e preparatórios para exames.



Mais do que aprender um novo idioma, os alunos do Goethe-Institut podem mergulhar em uma outra cultura. A instituição oferece amplos subsídios aos estudantes como biblioteca, midiateca, seminários personalizados, métodos modernos de ensino e programação cultural variada.







Serviço



Cursos semipresenciais

Período: agosto a dezembro

Preço: quatro parcelas de R$ 532,00 ou R$ 1.990,00 (à vista).

Datas de matrícula (alunos iniciantes, com conhecimentos de alemão e ex-alunos): 6 e 7 de agosto

Local: Goethe-Institut São Paulo – Rua Lisboa, 974 - Pinheiros

Mais informações: cursos@saopaulo.goethe.org ou Tel. 11 3296 7000





Cursos para adolescentes

Período: de 13 de agosto a 10 de dezembro

Horário: Sexta-feira, das 14h às 16h40

Preço: quatro parcelas de R$ 285,00 ou R$ 1.065,00 (à vista).

Datas de matrícula (alunos iniciantes, com conhecimentos de alemão e ex-alunos): 6 e 7 de agosto

Local: Goethe-Institut São Paulo – Rua Lisboa, 974 - Pinheiros

Mais informações: cursos@saopaulo.goethe.org ou Tel. 11 3296 7000



A matrícula é realizada na Secretaria de Cursos do Goethe-Institut São Paulo. Não é necessário comparecer pessoalmente, qualquer pessoa poderá fazê-la. Basta trazer o nome completo do aluno, endereço, nº do CPF, data e local de nascimento, nº de telefones, endereço de e-mail e curso desejado.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lançamento


clique para ampliar

Eu , voce e Maria


clique para ampliar

Outras novidades da Editora

O quarto volume da coleção Brasil em Debate, O governo Lula e a construção de um Brasil mais justo, de Aloizio Mercadante, chega às livrarias e à loja virtual da Editora na próxima semana.

No livro, o autor aborda temas como a retomada do crescimento, o protagonismo no cenário internacional, a redução da pobreza e a inclusão social, transparência, o desafio do crescimento com distribuição de renda e justiça social, as lições da crise de 2008-2009, e programas sociais.
UM EVENTO DA






As leituras críticas de Maria da Conceição Tavares

Será lançado na segunda quinzena de agosto o livro Leituras Críticas de Maria da Conceição Tavares.


Organizada por Juarez Guimarães, a obra integra a Coleção Intelectuais do Brasil, da EFPA em coedição com a Editora da UFMG. Da mesma coleção já foram publicados volumes sobre Leonardo Boff, Boris Fausto, Evaldo Cabral de Mello, Silviano Santiago.

O primeiro evento de lançamento do novo livro acontecerá na UFMG em 24/8.

UM EVENTO DA






Inscrições abertas para Laboratórios de Leitura

Estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para os Laboratórios de Leitura, projeto desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba voltado à formação de mediadores de leitura. Serão cinco laboratórios ministrados nas Casas da Leitura e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria de cursos da Coordenação de Literatura (Praça Garibaldi, n.º 7 - Palacete Wolf - Fone: 3321-3317), de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Para se inscrever o interessado deve levar um livro de literatura novo, escolhido a partir de uma lista divulgada pela organização. As informações completas sobre os Laboratórios estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br).

Os laboratórios integram o programa Curitiba Lê, promovido pela Fundação Cultural, que engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação com o intuito de aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura nos vários grupos sociais. Esta é a terceira edição dos cursos que orientam a montagem de projetos de incentivo à leitura a serem aplicados à população.

Abertas a um público heterogêneo, que abrange professores da rede pública de ensino, funcionários de bibliotecas, educadores e artistas, entre outros, as oficinas serão orientadas por profissionais qualificados na área de Literatura. Sob a orientação dos mediadores, os participantes percorrem um período de 13 meses de estudos, discussões e reflexões a respeito de leitura e literatura. É nesse trabalho a médio e longo prazo que se dá a formação efetiva de mediadores de leitura, tanto no que diz respeito à fundamentação teórica e troca de experiências, quanto no que concerne às ações práticas junto à população.

O programa desenvolve-se até novembro de 2011, em sessões quinzenais com duração de quatro horas cada, num total de 26 encontros e 104 horas de atividades, não incluindo a aplicação dos projetos. Os trabalhos serão realizados em duas fases. Na primeira, os participantes farão pesquisas sobre os autores escolhidos, ao mesmo tempo em que organizarão projetos de incentivo à leitura. Na sequência, os projetos serão aplicados em bibliotecas, escolas e instituições de atendimento social, entre outros locais que atendam às comunidades curitibanas.

Os laboratórios, que unem teoria e prática de leitura, acontecem com aulas em dias e horários variados nas Casas da Leitura: Dario Vellozo (Centro), Augusto Stresser (Parque São Lourenço), Paulo Leminski (CIC), Maria Nicolas (Santa Felicidade) e Nair de Macedo (Guabirotuba). Integram esta edição os escritores Paulo Sandrini, com o laboratório Um percurso fantástico, mágico e maravilhoso, e Assionara Souza, com A arte de desenhar um carneiro: leitura e o papel do mediador, os pesquisadores Flavio Stein, com Leitura: conhecimento e vida. Da literatura como mediação, e Elcio di Trento, com Da narrativa ao livro. O psicólogo Mauro Tietz, coordenador de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, apresenta o tema Leitura: outras possibilidades para o olhar.



Serviço:

Inscrições para Laboratórios de Leitura

Data e horário: Até 20 de agosto (de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h)
Local: Secretaria de Cursos da Coordenação de Literatura - Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7, ou encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida para coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Início das atividades: 23 de agosto
Informações: 3321-3317

Mostra reúne ilustrações feitas em mesas de restaurantes






Informalidade é a marca da exposição “Costelão Ilustrado”, que acontece no Centro de Criatividade de Curitiba, a partir desta quinta-feira (12).



O encontro mensal entre amigos ilustradores, cartunistas e desenhistas curitibanos é a origem da mostra “Costelão Ilustrado”, que tem início às 19h desta quinta-feira (12), no Centro de Criatividade de Curitiba. Sob a coordenação dos ilustradores Laqua, Francis de Cristo, Rafael Mox e Marcelo Lopes, a exposição reúne trabalhos traçados em mesas de restaurantes da cidade, durante a degustação de uma costela. A informalidade dos desenhos, produzidos por um número crescente de participantes, pode ser conferida até o dia 8 de setembro de 2010, com entrada franca.

Inspirado na iniciativa paulista, batizada de “Bistecão Ilustrado”, o grupo acumula um ano de reuniões nos costelões 24 horas de Curitiba, com o objetivo de reunir amigos e interessados em bater papo, comer costela e desenhar. Aliás, os organizadores ressaltam que para participar não é necessário ser artista, basta querer e preencher um dos três requisitos: saber comer, saber conversar ou saber desenhar.

O suporte dos trabalhos são os papéis kraft deixados sobre a mesa, enquanto saboreiam a costela. A refeição inspira as criações realizadas com giz de cera e pastel, caneta nankim, lápis de cor, grafite e marcador, bem como recortes e colagens. Os participantes variam muito de encontro para encontro, mas todos são unânimes em destacar que o Costelão Ilustrado estreita amizades e abre possibilidades para quem está começando, além de permitir a troca de informações sobre o mercado de trabalho e técnicas.



Serviço:

Exposição “Costelão Ilustrado”, sob a coordenação dos ilustradores Laqua, Francis de Cristo, Rafael Mox e Marcelo Lopes.

Local: Centro de Criatividade de Curitiba (Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço)

Data: de 12 de agosto (abertura às 19h) a 8 de setembro de 2010

Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 20h30. Aos sábados, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.

Entrada franca

Repertório diversificado marca programação de concertos da Camerata, Coro e Orquestra


Os grupos de câmara da Fundação Cultural de Curitiba reiniciam a temporada de concertos com a apresentação de obras inéditas de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros.



A apresentação de um repertório completamente renovado, que inclui obras de jovens compositores brasileiros e autores estrangeiros pouco conhecidos no Brasil, é a marca dos próximos concertos da Camerata Antiqua, do Coro e da Orquestra de Câmara de Curitiba. Os grupos artísticos da Fundação Cultural de Curitiba reiniciam a sua temporada de apresentações, no segundo semestre, com novidades. Já neste fim de semana, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta um concerto com obras de compositores nórdicos. Das quatro peças, três são inéditas no país. As apresentações acontecem sexta-feira (13), às 20h, e sábado (14), às 18h30, na Capela Santa Maria.

No início de julho a Camerata apresentou um programa só de compositores russos. Agora, a Orquestra dá sequência à proposta do diretor artístico dos grupos, Wagner Polistchuk, de pesquisar novas possibilidades musicais, revelando a produção musical de países como Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia. Ainda em agosto, o Coro da Camerata faz uma incursão por poemas e canções alemãs, muitas também inéditas, embora criadas por compositores famosos, como Haydn, Mendelssohn e Schumann. A Camerata volta ao palco no final do mês trazendo um repertório dos atuais talentos da composição erudita brasileira, com destaque para a Missa Breve, escrita especialmente para o grupo curitibano pelo jovem compositor Cláudio de Freitas.

Orquestra neste fim de semana - Sob a regência de Rodrigo de Carvalho, regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta dois músicos finlandeses: o consagrado Jean Sibelius (1865-1957), autor de “Rakastava” (O Amante), e Aulis Sallinen (1935), também reconhecido no meio musical europeu, autor de “Kamarimusiikki”. Do sueco Iwan Torbjörn Lundqvist, a Orquestra executará “Landscape para Tuba e Cordas”, quando entra em cena o instrumentista convidado Marcos dos Anjos Jr, tuba solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A orquestra toca ainda a “Holberg Suíte”, de Edvard Grieg, o mais célebre dos compositores noruegueses, e encerra o espetáculo com “Pequena Suíte”, do dinamarquês Carl Nielsen.

Além do regente e do solista, a Orquestra de Câmara também conta neste concerto, como músico convidado, com o violinista Matthew Thorpe. Norte-americano, integrante da Osesp, Mathew assume nas duas apresentações a função de spalla.

Coro da Camerata – Sob a regência de Helma Haller o Coro da Camerata fará nos dias 20 e 21 de agosto um concerto cênico com textos narrados em português e alemão. O Coro faz uma seleção de canções alemãs, escritas por compositores do período barroco, romântico e até contemporâneo, agrupadas em quatro diferentes temas: Elogio à Música, Ditames Curiosos, Celebração da Primavera e Canções Ciganas. O grupo oferece oportunidade ao público de conhecer músicas para corais pouco executadas, de autores como Beethoven, Haydn, Schumann e Brahms, mais populares pelas suas grandiosas obras sinfônicas.

Música brasileira - Wagner Polistchuk rege o concerto de música brasileira que a Camerata apresenta no dias 27 e 28 de agosto, reunindo trabalhos de compositores que estão em plena atividade. Todas as obras serão executadas pela Camerata pela primeira vez: “Choro para flauta e corda”, de Edino Krieger (1928), com solo do flautista Maurício Freire; “Cidade das Minas”, de Alexandre Schubert (1970), “Pattapiana para flauta e cordas”, de Dimitri Cervo, e “Missa Breve para vozes, cravo e cordas”, de Cláudio de Freitas, compositor mineiro, contrafagotista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Os grupos reservam outras boas surpresas para o público neste segundo semestre. Haverá repertórios exclusivos de música cubana e latina, música espanhola, música romântica alemã, música folclórica brasileira, além de um “Trombone Cocktail”, concerto em que a Orquestra convida quatro trombonistas da Osesp para executar obras dedicadas a esse instrumento. Também haverá um programa conjunto do Coro da Camerata com o Coro Carmina Mundi, da Alemanha.





Serviço:

Compositores Nórdicos - Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Regência: Rodrigo de Carvalho

Solista: Marcos dos Anjos Jr. (tuba)

Local: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Data: 13 de agosto (sexta-feira), às 20h, e 14 de agosto de 2010 (sábado), às 18h30.

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Informações: (41) 3321-2842

XX Narrativas do Século XX apresenta as obras de Borges e J.M. Coetzee






O argentino e o sul africano são os autores da sessão de agosto





Jorge Luis Borges e J. M. Coetzee são os autores da próxima edição do projeto XX Narrativas do Século XX. A sessão, dirigida por Flávio Stein, acontece no dia 11 de agosto, no Teatro da CAIXA.



O projeto propõe uma leitura mensal, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.



O coordenador do projeto, Mauro Zanatta, busca valorizar a vocalização das leituras e dar atenção à palavra, às melodias e aos ritmos dos textos, pois acredita que este é o caminho para devolver aos textos a sua função primordial: a de serem lidos e ouvidos. “Acreditamos que com esta proposta podemos contribuir para uma valorização do texto, estimulando dessa forma que as pessoas prestem mais atenção nele e se interessem pela palavra nas suas mais diversas formas”, acredita Zanatta.



Jorge Luis Borges - Argentina



Jorge Luis Borges nasceu em 1899 em Buenos Aires, na Argentina. Borges mostrou o precoce talento com o primeiro conto, "La Visera Fatal", e com a tradução do inglês da obra "O Príncipe Feliz", de Oscar Wilde. Em temporada na Europa, de 1914 a 1920, escreveu e publicou poemas, livros e manifestos na imprensa. Na década de 20 regressou a Buenos Aires e publicou "Fervor em Buenos Aires", "Luna de Enfrente" e "Inquisiciones". Transformou-se em um dos mais brilhantes e polêmicos escritores da América Latina, com a obra traduzida para mais de 25 idiomas.


Um novo tipo de regionalismo, com uma perspectiva metafísica da realidade, pode ser observado em obras como "Cuaderno San Martin" e "Evaristo Carriego". Dividiu com Samuel Beckett o prêmio concedido pelo Congresso Internacional de Editores. Recebeu também diversos prêmios e títulos, entre eles o Cervantes em 1980. O relato "Agosto 25, 1983", publicado no diário La Nación, profetizava seu suicídio, que não se realizou.



J. M. Coetzee – África do Sul



John Maxwell Coetzee, ou apenas J. M. Coetzee, nasceu em 1940 na Cidade do Cabo, África do Sul. Coetzee se graduou em inglês e matemática com honras. De 1962 a 1965 trabalhou na Inglaterra como programador. Em 1968 fez pós-graduação na Universidade do Texas, em Austin, e se tornou PhD em inglês, lingüística e línguas germânicas.



Em 1971 retornou à África do Sul e lecionou na Universidade de Cape Town. Entre 1984 e 2003 fez parte do quadro da Universidade Estadual de Nova York, da Universidade de Harvard e da Universidade de Chicago. A carreira como escritor iniciou apenas em 1969, com “Dusklands”. Posteriormente vieram “No Coração do País”, que recebeu o prêmio CNA, “Waiting for the Barbarians”. “Life & Times of Michael K” foi a obra que consolidou Coetzee como um dos nomes da literatura mundial, com a qual ganhou o prêmio Booker britânico. Vieram então “Foe”, “Idade do Ferro”, “O Meste de Petersburgo” e “Disgrace”, com o qual ganhou novamente o prêmio Booker. Em 2003 recebeu o prêmio Nobel de Literatura.



Serviço



Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de Jorge Luis Borges e J. M. Coetzee

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: 11 de agosto

Horários: quarta 20h

Ingressos: 01 (um) livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

“Brasileirinho - Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”



Estrelas do longa-metragem homônimo se apresentam no Teatro da CAIXA

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 13 a 15 de agosto, o show “Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”, que reúne estrelas do longa-metragem homônimo. Trio Madeira Brasil, Yamandú Costa, Zé da Velha, Silvério Pontes, Henrique Cazes, Beto Cazes, Marcos Suzano, Jorginho do Pandeiro, Rui Alvim e Pedro Miranda são os músicos que sobem ao palco nesta extraordinária apresentação.



Assim como no roteiro do filme, o show será conduzido pelo grupo Trio Madeira Brasil, que convidará os artistas ao palco. Alternando-se em diversas formações, os músicos tocarão desde clássicos do choro, como “Assanhado” (Jacob do Bandolim), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), “Carinhoso” (Pixinguinha/ João de Barro) e “Machucando” (Adalberto de Souza) a composições contemporâneas, como “Choro Louco” (Yamandu Costa) e “Choro da Bisa” (Zé Paulo Becker). O diferencial deste espetáculo é a união inédita de músicos com carreiras independentes, mas que ganham força com a comunhão musical que o choro propicia.



No filme “Brasileirinho”, o diretor finlandês Mika Kaurismaki mostra a alma e a vitalidade do choro, primeiro gênero musical urbano do Brasil, e seu papel no cotidiano social do Rio de Janeiro. É também o primeiro longa-metragem a mostrar a nova e promissora geração de músicos brasileiros que está conquistando salas de concerto e casas noturnas, com uma inovadora roupagem do choro.



Marcello Gonçalves, além de um dos anfitriões do Trio Madeira, fez a direção musical do filme. O músico quis mostrar a diversidade existente dentro do gênero e, por isso, a seleção vai de chorões típicos a novos nomes contemporâneos. “Queria mostrar nesse filme essa coisa ampla do choro, ter artistas do choro profissional, do choro mais camerístico, do choro mais jazzístico, do choro mais cantado e do contemporâneo... A idéia básica era essa, tentar reunir artistas dos vários estilos dentro de um mesmo gênero”, afirma Marcello.



Trafegando entre o tradicional e o moderno, este gênero musical vive hoje um verdadeiro renascimento, empolgando públicos de todas as idades e classes sociais. A magia e paixão desta música serão mostradas em toda sua opulência no show na capital paranaense. “Brasileirinho” já foi mostrado em mais de 30 países, participou de festivais, e foi exibido em circuito de cinema e televisão, sempre aclamado pelo público e pela mídia.





Ficha Técnica



Músicos: Trio Madeira Brasil

(Marcello Gonçalves – violão 7 cordas, Zé Paulo Becker – violão e Ronaldo do Bandolim – bandolim)

Yamandu Costa – violão 7 cordas

Zé da Velha – trombone

Silvério Pontes – trompete

Henrique Cazes - cavaquinho

Beto Cazes – percussão

Marcos Suzano - pandeiro

Jorginho do Pandeiro – pandeiro

Rui Alvim – clarinete

Pedro Miranda - voz

Direção Musical: Marcello Gonçalves





Serviço



Música: “Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: Sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

NOTA DA CAIXA

A Caixa Econômica Federal informa que a divulgação do resultado da seleção pública de projetos do Programa CAIXA de Apoio a Festivais de Teatro e Dança e do Programa CAIXA de Apoio ao Artesanato Brasileiro ocorrerá até o dia 29 de novembro de 2010, no site da CAIXA Cultural (www.caixa.gov.br/caixacultural).



O adiamento das datas de divulgação previstas nos regulamentos, 13 e 20 de agosto, respectivamente, deve-se à elevada quantidade de projetos recebidos pelos Programas.