Amanhã Dance of Days @ Hangar 110 - Show especial 10 Anos de Coração De Troia
clique para AMPLIAR
Fusa Records apresenta:
VOWE
DESEJO INSANO
LOST IN TRANSLATION
INSTINTO
DAVINA
CHARLIE IS DEAD
REMAKE
BAD MOOD BEARS
VIMME
DELTA ZERO
21/Julho
14h as 22h30
LOCAL: CERVEJAZUL MUSIC CLUB
Praça Ciro Pontes, 26 - Mooca
www.cervejazul.com
INGRESSOS
$ 15 antes | $ 20 porta
Antecipados:
- Clicando em comparecer nessa lista já garante o valor antecipado do ingresso na portaria, no dia do show.
- @fusarecords
- www.ticketbrasil.com.br (venda online e parcelada com cartão)
Com as bandas:
CALIBRE 12
PERIFERIA S.A
KRAPPULAS
U.T.I
EXTREMA AGONIA
.................................................................................................
Ingressos: Entrada: 15,00 antecipado 25,00 na hora
POSTOS DE VENDA para ingressos antecipados:
TNT ESTÚDIO : Gal.pinheiro lima-centro lj17 (41) 3013-61-09
LADO B: Rua Inácio lustosa 517-sao francisco (41) 3233-94-96
UNDER ROCK CWB: Rua Tenente Max.W.Filho-Aguá verde (41)30216753
SAILOR¨S TATUARIA: Estrada da Ribeira,39 Guaraituba-Colombo (41) 3666-78-71
....................................................................................................
Local: Espaço Cult - Rua São Francisco / Largo da Ordem - Curitiba - PR
A partir das 10h deste domingo (15), o público poderá conferir a intervenção que o artista plástico Fernando Franciosi preparou para o Espaço de Arte Urbana, unidade da Fundação Cultural de Curitiba localizada na Galeria Júlio Moreira. A obra “Verdadeiro e Falso”, que permanece em exposição até 9 de setembro de 2012, faz parte de uma pesquisa do artista sobre a desconstrução de formas geométricas.
Fernando Franciosi é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Tem trabalhado com pintura e intervenção urbana desde 2000. Em 2002, passou a integrar o coletivo Interlux e a frequentar a oficina permanente de arte, orientada por Geraldo Leão. O artista participou das exposições O Estaddo da Arte (2010), MOB 2010, O Corpo na Cidade – Performance em Curitiba (2009), V Bienal Vento Sul (2009) e Galerias Subterrâneas 2008.
Serviço:
Intervenção “Verdadeiro e Falso”, de Fernando Franciosi
Local: Espaço de Arte Urbana – Galeria Júlio Moreira (Largo da Ordem – Setor Histórico)
Data: de 15 de julho (abertura às 10h) a 9 de setembro de 2012.
Horário: de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; domingos, das 14h às 18h.
Entrada franca
Fusa Records apresenta:
LIPSTICK
STROUNAS
SINTÉTICA
FACE THE TRUTH
+ bandas à confirmar
11 de agosto - 14h as 22h
INGRESSOS
$ 15 (clicando em comparecer, seu nome estará na lista)
$ 20 porta
DYNAMITE PUB
Rua 13 de maio, 363 - Bela Vista
Exposição traz a jovem arte contemporânea do nordeste ao Paço das Artes O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, confirma mais uma vez a sua vocação para o fomento e difusão da jovem arte contemporânea e inaugura uma mostra especial em julho. A partir do dia 17, próxima terça-feira, o público poderá visitar gratuitamente a 1ª Mostra Metrô de superfície, com o trabalho de jovens artistas da região Nordeste do País. A abertura acontece no dia 16, segunda-feira, a partir das 19h30 e é aberta ao público.
Metrô de superfície é o resultado da parceria entre o Paço das Artes e o Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB). “Nosso interesse em fazer esta parceria, que teve início no ano passado quando fui algumas vezes para Fortaleza, é de mostrar em São Paulo a produção dos jovens artistas do Nordeste do País”, conta Priscila Arantes, diretora técnica da instituição. “Com a Metrô de superfície esperamos impulsionar o diálogo entre artistas e público para a diversidade da produção nacional”, afirma Jacqueline Medeiros, coordenadora do setor de Artes Visuais do CCBNB, “sem, no entanto, enclausurar-se em uma auto-referência local, mas que, sobretudo, problematize a produção e as condições do fazer artístico no Nordeste em sintonia com o restante do Brasil”, conclui. Este processo de intercâmbio se completará em novembro deste ano, quando será realizada uma mostra composta por artistas que passaram pelas Temporadas de Projetos do Paço das Artes, programa que tem como objetivo fomentar a curadoria e produção artística contemporâneas.
Os curadores e críticos Bitu Cassundé (Fortaleza, CE) e Clarissa Diniz (Recife, PE) são os responsáveis pelo projeto. Como assistentes curatoriais do Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009 (Instituto Itaú Cultural, São Paulo), realizaram um amplo mapeamento da região Nordeste, acumulando um repertório bastante atualizado acerca da produção artística do local. “Esta parceria é muito importante para fortalecer nossa interlocução, nossa troca e pensamento crítico e, ao mesmo tempo, colaborativo. Oportunidades de pensarmos uns em relação aos outros são fundamentais”, afirmam os curadores. “Outro sentido especialmente importante é o do esforço de pensar-nos historicamente, seja em relação a um delineamento mais amplo, secular, seja em relação à contemporaneidade, onde nos roçamos”.
O conjunto da pesquisa feita por Cassundé e Clarissa é formado por obras de 30 artistas, dos quais 13 estarão presentes na mostra apresentada no Paço das Artes. O recorte escolhido reúne trabalhos que lidam com a potência da invenção de linguagem em sua acepção fenomenológica, estreitamente vinculada ao corpo, recriando, assim, as concepções comuns de indivíduo, realidade, verdade e gênero.
Os artistas Amanda Melo (PE), Bruno Vilela (PE), Carlos Mélo (PE), Cristiano Lenhardt (RS/PE), Juliana Notari (PE), Marina de Botas (SP/CE), Milena Travassos (CE/RJ), Solon Ribeiro (CE), Marcelo Gandhi (RN/SP), Rodrigo Braga (PE), Solange, tô aberta! (RN/Berlim), Thiago Martins de Melo (MA) e Virginia de Medeiros (BA/SP) compõem a exposição.
Atividades
Debates e apresentações completam a programação da exposição. No dia 17 de julho, às 19h30, o Paço das Artes recebe os artistas Milena Travassos (CE), Juliana Notari (PE), Cristiano Lenhardt (RS/PE) e Bruno Vilela (PE), Amanda Melo (PE), Virgínia de Medeiros (BA), Marina de Botas (CE) para uma primeira conversa acerca da mostra. Os curadores Bitu Cassundé e Clarissa Diniz também irão compor a mesa, juntamente com a crítica Carolina Soares. Para encerrar, as atividades do dia 27 de agosto, segunda-feira, também serão voltadas para a Metrô de superfície. Os artistas Ribeiro (CE), Thiago Martins de Melo (MA), Carlos Mélo (PE), Rodrigo Braga (PE), Marcelo Gandhi (RN) e Pedro Costa (RN), novamente acompanhados pelos curadores Bitu Cassundé e Clarissa Diniz e pela crítica Carolina Soares, participam da segunda mesa redonda referente à mostra. Na ocasião, também haverá um debate entre os artistas José Rufino (PB) e Marcelo Campos (RJ), com mediação do curador Bitu Cassundé. Para encerrar a programação do dia, haverá uma performance de Solange, to aberta!. A mostra será encerrada em 13 de setembro próximo.
1ª Mostra Metrô de Superfície
Abertura: dia 16 de julho, segunda-feira, a partir das 19h30
Visitação: 17 de julho a 13 de setembro
Grátis
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832 |
Site: www.pacodasartes.org.br
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado
O Fora do Eixo esteve presente na entrega do Prêmio Dynamite, que esse ano chega à sua 10ª edição. Indicado à 15 categorias, o Fora do Eixo foi premiado como Melhor Entidade Cultural e as bandas parceiras também ganharam! O melhor disco de Música Eletrônica foi para Daniel Peixoto, o melhor álbum instrumental, para Macaco Bong, melhor banda de Indie Rock, ficou com os Los Porongas, o Melhor trabalho de Hip Hop, com Criolo, Melhor disco de Hard Core para Mukeka di Rato (Läjä Rex), Melhor Disco de MPB com Vanguart, Melhor álbum regional com Beto Brito e ainda, como revelação, Gaby Amarantos.
A editora LeYa traz para o Brasil a coleção “O Pequeno Príncipe”, uma série de livros inspirados nos episódios da animação que é sucesso de audiência, pelo Canal Discovery Kids – exibida toda sexta às 20h. Formada por mais de 20 obras – entre livros com CD, edições pop-up e livros ilustrados e de contos para dormir – a coleção traz de volta para o imaginário infantil o personagem clássico de Saint-Exupéry em aventuras interplanetárias a bordo de seu avião e na companhia da amiga Raposa.
Mais de 130 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, traduzido para cerca de 250 idiomas e dialetos, o personagem do francês Antoine Saint-Exupéry conquistou gerações ao longo de quase 70 anos falando sobre valores como responsabilidade, solidariedade, respeito, amor, amizade, proteção ao meio ambiente e a difícil arte de enxergar através das aparências.
Nesta nova aventura, inspirada nos 52 episódios da adaptação do clássico para a televisão feita por Mathieu Delaporte, Alexandre dela Patellièree Bertrand Gatignol – e exibida na França, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha, Bélgina e no Brasil desde novembro de 2011 -, o Pequeno Príncipe deixa o Asteróide B-612 e sai em busca da Serpente, que está aterrorizando e apagando planetas e estrelas, junto com seu exército de idéias negras. Acompanhando de sua fiel amiga Raposa, e deixando para trás sua saudosa Rosa, ele viaja a bordo de seu avião descobrindo planetas inusitados onde o tempo parou ou a euforia se apagou.
Amigo das plantas e dos animais, O Pequeno Príncipe sabe “ver com o coração”, para além das aparências. Sonhador, ele tem o poder de dar vida a criaturas surpreendentes soprando seu caderno de rascunhos, e com sua espada mágica espalha o amor e a solidariedade pela galáxia.
Os primeiros volumes da coleção chegaram às livrarias em junho e julho e novos volumes serão lançados a cada dois meses. Os primeiros títulos serão o “O Pequeno Príncipe – Planeta do Tempo” e o “O Pequeno Príncipe – Pássaro de fogo”, em formato de livro de contos, e uma outra edição de o “O Pequeno Príncipe – Pássaro de fogo”, com formato 14 x 14 cm, para ler na cama.
OS CRIADORES DA ANIMAÇÃO
O Pequeno Príncipe e o Pássaro de Fogo
Katherine Quenot
Páginas: 32
Era uma vez um planeta queimado por um terrível Pássaro de Fogo... Para punir o rei Huang por ter roubado a coroa e prisionado sua irmã Feng, ele queima tudo o que vê pela frente! Conseguirão o Pequeno Príncipe e a Raposa convencer os dois irmãos gêmeos a deixar o pássaro designar quem será o herdeiro do trono antes que seu pla-neta seja reduzido a cinzas?
O Pequeno Príncipe: O Pássaro de Fogo
Katherine Quenot
Páginas: 24
O Pássaro de Fogo está furioso desde que o príncipe Huang roubou a coroa
e aprisionou sua irmã. Se o Pequeno Príncipe e a Raposa não levarem a
coroa de volta para ele, ele queimará todo o planeta!
O Pequeno Príncipe: O Planeta do Tempo
Fabrice Colin
Páginas: 96
Quando o Pequeno Príncipe e a Raposa desembarcaram no planeta do Tempo, algo ali não estava correndo bem... Num vilarejo, tudo parou; num outro, tudo se ace-lera. Com a ajuda de seu novo amigo Caracatus, eles decidem partir em busca do Grande Relojoeiro. Será que ele, que conhece tão bem o tempo, detém a chave do enigma?
LANÇAMENTO DA
Bandas de Curitiba que quiserem participar da “Mostra de Bandas Pop Rock” tem até o dia 17 de julho para se inscrever pelo site da Fundação Cultural de Curitiba (http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/novostalentos).
O objetivo da mostra é divulgar novos talentos musicais, selecionando 12 bandas curitibanas, sendo uma de cada Regional de Curitiba – num total de nove grupos – e mais três das Regionais com maior número de inscrições.
“Vamos ter um panorama da produção na cidade. Podem participar do edital bandas residentes em uma das nove Regionais de Curitiba, compostas por até seis integrantes. Cada banda deve inscrever quatro músicas de composição própria”, esclarece Sérgio Albach, coordenador de Música Popular Brasileira da Fundação Cultural de Curitiba.
As músicas serão analisadas pela comissão técnica do evento, formada por profissionais da área musical. Os integrantes da banda precisam ter idade mínima de 16 anos e experiência comprovada de atuação musical de pelo menos um ano. No ato da inscrição, cada grupo indicará o link do youtube com um vídeo de interpretação das quatro músicas.
O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de julho de 2012, no site da Fundação Cultural de Curitiba. As 12 bandas selecionadas terão como prêmio a gravação de uma faixa no CD do projeto. Receberão, ainda, 80 cópias do CD gravado para divulgação de seu trabalho, sem qualquer outro tipo de remuneração. Completa a premiação uma apresentação gratuita, no Auditório Antonio Carlos Kraide do Portão Cultural, em data e horário a serem definidos.
O edital está disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba, o documento pode ser obtido em uma das nove Regionais da cidade, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante o pagamento das respectivas cópias.
Serviço:
Edital de seleção para a “Mostra de Bandas Pop Rock”
Inscrições: até 17 de julho de 2012 (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/novostalentos).
Informações: (41) 3223-5710
Neptuno
de Leticia Wierzchowski
Páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Antonio Del Claro comemora 50 anos de carreira com concerto
na Capela Santa Maria
O violoncelista Antonio Del Claro, um dos instrumentistas mais completos e virtuosos do Brasil, está em Curitiba para apresentações na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, junto com a pianista Olga Kiun e com o violinista Winston Ramalho. O trio Kiun-Del Claro-Ramalho é a atração dos dias 11 e 12 de julho (quarta e quinta-feira), às 20h.
Os concertos integram a programação da série Música de Câmara, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC. O repertório é composto de músicas tchecas e russas. No programa do dia 11 (quarta-feira), serão executadas a “Sonata para violino e piano”, de Leos Janácek, e “Piano Trio, Op 90 - Dumky”, de Antonin Dvorak. No dia 12 (quinta-feira), “Sonata para piano e violoncelo”, de Sergei Rachmaninov e “Trio nº. 2, Op. 67”, de Dmitri Shostakovich.
Abre o programa do dia 11 a “Sonata para violino e piano”, de Leos Janácek (1854-1928), considerado o maior compositor tcheco do início do século 20. A obra foi escrita durante os primeiros dias da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1915. O próprio compositor disse que compôs a peça ouvindo o brandir do aço em sua cabeça. Em seguida será apresentado o famoso “Trio Dumky para Piano, Op 90, de Antonin Dvorak. Último e mais conhecido dos trios do compositor, uma obra permeada com a beleza simples e de qualidade colorida de música e dança folclórica. A composição foi publicada enquanto Dvorak estava na América e foi revisado por seu amigo, Johannes Brahms.
No dia 12, o Trio Kiun-Del Claro-Ramalho brinda o público com obras de compositores russos, começando com “Sonata para piano e violoncelo, de Sergei Rachmaninov, uma das composições mais significativas, concluída em novembro de 1901, e publicada um ano depois. Rachmaninov não gostava de chamá-la de sonata para violoncelo, pois acreditava que os dois instrumentos tinham igual peso, portanto também é chamada de Sonata para piano e violoncelo, aludindo à sua complexa escrita pianística. A obra foi dedicada ao violoncelista Anatoliy Brandukov, que tocou a peça em 2 de dezembro de 1901, em Moscou, acompanhado por Rachmaninov ao piano.
Para finalizar, será apresentado o “Trio para piano, violino e violoncelo, Op. 67”, de Dmitri Shostakovich, escrito em 1944. Essa obra é uma homenagem do compositor ao seu amigo Ivan Solertinsky, sábio russo versado em várias artes, que morreu aos 41 anos. Composta em quatro movimentos, todos de caráter sombrio, a peça recria em seu final a dança da morte que os prisioneiros judeus, obrigados pelos soldados nazistas, realizavam antes de serem mortos.
Sobre os intérpretes:
Antonio Lauro Del Claro - natural de São Paulo, iniciou seus estudos muito cedo, aos 7 anos. Mais tarde, ainda no Brasil, prosseguiu os estudos com Jean Jacques Pagnot. Na Itália foi aluno de Radu Aldulescu (violoncelo) e Enrico Mainardi (música de câmara). Hoje, ao completar 50 anos de carreira, o músico é reconhecido internacionalmente por seu brilhantismo e virtuosismo. A crítica especializada brasileira e do exterior reconhece sua capacidade de captar toda a substância musical das obras através de sua postura firme, técnica aprofundada e convicção interpretativa.
Winston Ramalho – jovem curitibano, reconhecido como um grande talento do violino. Estudou no Brasil e exterior com renomados profissionais como Hildegard Soboll, Marco Damm e com a famosa pedagoga Dorothy De Lay na Juilliard School de Nova Iorque. Foi premiado com o primeiro lugar em vários concursos nacionais e internacionais. Participou de concertos e recitais de câmara no Brasil e em diversos países. Em 2008 foi diretor artístico da série de Concertos Internacionais no Mosteiro de São Bento, e no ano de 2009 foi curador da série de concertos internacionais “Clássicos dos Clássicos”, realizada no Teatro da União Cultural Brasil-EUA. Há quatro anos é o diretor artístico do Instituto Música da Futurong, em São Paulo. É integrante do Quarteto Iguaçu, de Curitiba, e professor no projeto Música para Todos, desenvolvido nos municipios de Tunas e Pinhais, no Paraná.
Olga Kiun - Descendente de uma tradicional família de músicos soviéticos, iniciou seus estudos de piano aos seis anos, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). Ao longo de sua carreira se apresentou em países como Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai, Paraguai e Peru. No Brasil esteve pela primeira vez em 1991, em Curitiba. Atuou como solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos do país. Desde 1993 leciona na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em 2010 gravou CD com obras de compositores russos e brasileiros. Atuou como jurada em inúmeros concursos de piano do Brasil e como diretora artística do 1° Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina.
Serviço:
Série Música de Câmara – Trio Kiun-Del Claro- Ramalho
Local: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data: dias 11 e 12 de julho de 2012 (quarta e quinta-feira), às 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
* Ensaio aberto dia 10 (terça-feira), às 15h.
O filme “Coração Brasil” de Daniel Santiago foi avaliado pelo público curitibano na temporada 2012
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 17 de julho, a quarta sessão do Teste de Audiência -TA, projeto de cinema idealizado pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri. O projeto consiste na exibição de um filme nacional não finalizado e em um bate-papo entre o diretor do filme e o público.
Os filmes avaliados no Teste de Audiência são sempre uma surpresa para o público. No mês de maio foi exibido "Coração do Brasil", do cineasta Daniel Santiago, pela primeira vez em um projeto como o TA. O documentário retrata a aventura dos participantes da expedição dos irmãos Villas-Boas, refazendo o trajeto percorrido pelos aventureiros, cinqüenta anos depois. Sergio Vahia de Abreu, o documentarista inglês Adrian Cowell e o cacique Raoni – hoje o principal cacique da etnia Kayapó-, participaram da expedição original e são os protagonistas da história.
O cineasta conta que no bate-papo com o público é possível descobrir muitos detalhes, como quando uma espectadora mencionou o filme "A Bruxa de Blair" para destacar a situação de "perdido na mata", narrada pelo filho do Sérgio Vahia, o Tito. “Eu não havia percebido que inserira, inconscientemente, o suspense em um filme documentário”, comenta.
Santiago acredita que o “diagnóstico possibilita (re)ver o filme através de diferentes olhares e opiniões. É uma ferramenta poderosa que vai influenciar na performance futura do filme”.
Teste de Audiência:
Além de oferecer aos cineastas uma preciosa ferramenta de trabalho, o Teste de Audiência colabora também para a formação do público e para o desenvolvimento de uma metodologia científica de aprimoramento e finalização das obras audiovisuais. Por meio de uma ampla pesquisa sobre o estágio de filmagem e montagem dos novos filmes brasileiros, os curadores selecionam os títulos mais adequados ao projeto.
Nessa etapa, são considerados critérios de diversificação geográfica e de gênero, sempre respeitando a qualidade cinematográfica em seus aspectos técnicos e narrativos. Esses aspectos essenciais permitem montar uma grade de programação forte e plural, refletindo e respeitando os valores da cinematografia brasileira.
Serviço:
Cinema: Teste de Audiência 2012 – 4ª sessão
Local: CAIXA Cultural - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 17 de julho de 2012 (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)