quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CINEASTAS ALEMÃES COMO CRONISTAS


De 9 a 15 de novembro de 2009

Realização:

Instituto Goethe de Curitiba

Local: Cinemateca de Curitiba

Entrada franca

Classificação 16 anos para todos os filmes

Versão original em alemão com legendas em português


Um cronista se inspira nos acontecimentos diários que o cercam para elaborar seu material. Após a apreensão do cotidiano, o cronista dá aos fatos seu toque particular, incluindo em sua narrativa elementos da ficção, fantasia e imaginação. Isso é o que se poderá encontrar na mostra “Cineastas Alemães como Cronistas”, uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Instituto Goethe. Na tela, a magia do cinema e da imagem aliada às características do dia a dia não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo.


Dia 9, às 16h:

O ÚLTIMO A SABER (Jeder schweigt von etwas anderem)

Direção: Marc Bauder, Dörte Franke, color., 72 min., 2006 - Documentário

Quatro ex-prisioneiros políticos da RDA (República Democrática Alemã), julgados a penas de vários anos devido às suas posições declaradamente críticas ao regime do SED (Partido Socialista Unitário da Alemanha), relatam sobre suas experiências neste passado recente e nos dias atuais. Eles e suas famílias não superaram até hoje o trauma do passado – e afinal de contas, seus filhos não querem mais saber disso.

Às 20h:

IGREJA SÃO NICOLAU (Nikolaikirche)

Direção: Frank Beyer, colorido, 133 min., 1995 – filme de ficção/literário. Com Barbara Auer, Urich Matthes e Annemone Haase-Wolf.

Leipzig, 1987: Albert Bacher, um oficial da polícia popular da RDA, respeitado e altamente condecorado, morre vítima de um colapso circulatório durante um exercício de tiro. Na Igreja de São Nicolau, o pastor Ohlbaum inicia seu sermão com a pergunta: “Por que vós, governantes, sois tão obstinados?” As autoridades estatais não tardam a enviar-lhe uma primeira advertência e, no Ministério de Segurança do Estado, as pessoas se perguntam: “Por que as coisas estão fugindo ao nosso controle?” Pela primeira vez, a arquiteta, Astrid Protter, filha de Albert Bacher, deixa de participar da demonstração oficial do 1o de maio e se recusa a assinar um documento em seu local de trabalho, na administração municipal. Astrid se envolve, com isso, em uma séria crise, que atinge inclusive ser irmão, que é capitão da Segurança de Estado. Por fim, Astrid é expulsa do Partido e corre o risco de perder o emprego. Sascha Bacher, irmão de Astrid, tem uma namorada e solicita o consentimento dos seus superiores para a sua relação. Quando a namorada é presa temporariamente por ser membro de um grupo ecológico, Sascha rompe o relacionamento abruptamente. Marianne, a viúva de Albert Bacher, recebe uma visita do ocidente. Trata-se de Linus Bornowski, a quem ela amara no passado, antes de ele desaparecer de repente. O Ministério de Segurança do Estado interfere até nesse caso. O encontro de Linus e Marianne é escutado por Sascha. Nesse ínterim, as orações pela paz na Igreja de São Nicolau atraem um número cada vez maior de pessoas. Por maiores que sejam as represálias das autoridades, elas não surtem efeito. No dia 9 de outubro de 1989, os cidadãos de Leipzig conquistam uma vitória decisiva. O Chefe da Segurança do Estado declara: “Contávamos com tudo, menos com velas e orações!”


Dia 10, às 16h:

DESPEDIDA DE ONTEM (Abschied von gestern) -

Direção: Alexander Kluge, p/b, 88 min., 1966 – Ficção/ensaio. Com Alexandra Kluge, Günther Mack, Hans Brammer

Uma jovem, Anita G., rouba um pulôver para se aquecer. Cumprida a pena, ela faz várias tentativas de começar vida nova. Depois de uma fuga em ziguezague, vai parar de novo na cadeia. Os nazistas tinham levado seus pais. Ela vem do Leste. E agora passa frio no Oeste. Três Alemanhas. Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza.

Às 20h:

O RELATÓRIO DE WILLI BUSCH ( Der Willi-Busch-Report )

Direção: Niklaus Schilling, colorido, 129 min., 1979 – ficção. Com Tilo Prückner, Dorothea Moritz, Kornelia Boje

Na cidade provinciana de Friedheim, próximo à fronteira entre as duas Alemanhas, Willi Busch e sua irmã editam um jornal local – o “Werra-Post” – que sai apenas três vezes por semana, pois mal consegue sobreviver à concorrência dos jornais sensacionalistas supraregionais. A circulação cai sem cessar. Por isso mesmo, Willi executa seu trabalho de repórter sem muita vontade, preferindo rodar sem destino, a toda velocidade, com o seu Messerschmitt-Kabinenroller, ou divertir-se com sua amante, a professora Rose-Marie Roth. Um dia, ele resolve tomar uma atitude. Como nunca acontece nada em Friedheim, Willi decide encenar ocorrências. Ele corta o fio dos fones das cabines telefônicas públicas, de modo que, no dia seguinte, o “Werra-Post” pode publicar em sua primeira página a manchete “Terrorismo telefônico em Friedheim”. Noticia também sobre uma menina de cinco anos que prega a reunificação para um rebanho de ovelhas no campo: “Milagre de Friedheim”. Esse artigo desperta, inclusive, a atenção de Arno Rösler, um conhecido repórter da imprensa marrom e ex-colega de escola de Willi, que vem para Friedheim. Quando Rösler morre subitamente nos braços da amante em um quarto de hotel, Willi Busch tem uma idéia genial: ele arrasta o cadáver até a cerca da fronteira e declara no “Werra-Post” que Rösler era espião. Seu plano funciona – a tiragem do jornal local volta a aumentar. Porém, de repente, surgem na cidade umas figuras estranhas dirigindo carros escuros e, daí em diante, Willi começa a tropeçar em cadáveres.



Dia 11, às 16h:

O DESESPERO DE VERONIKA VOSS (Die Sehnsucht der Veronika Voss)

Direção: Rainer Werner Fassbinder, p/b, 104 min., 1981 – ficção. Rosel Zech, Hilmar Thate, Cornelia Froboess.

Inspirado pelo destino da estrela Sybille Schmitz do estúdio alemão da Ufa, Fassbinder narra uma estória sombria do pós-guerra: a atriz Veronika Voss, viciada em drogas, não consegue mais ter o mesmo sucesso que no passado. Ela se desespera e, enquanto se ouve no rádio a benção de páscoa do papa, ela comete suicídio. Neste segundo filme de sua trilogia sobre os anos cinqüenta, Fassbinder utiliza de modo soberano os elementos visuais do antigo melodrama dos estúdios da Ufa.

Às 20h:

O CASAMENTO DE MARIA BRAUN (Die Ehe der Maria Braun)

Direção: Rainer Werner Fassbinder, colorido, 120 min., 1978 – ficção.

Uma estória dos anos da reconstrução alemã após a 2a Guerra Mundial. Maria Braun consegue ascender socialmente; porém, ela paga um preço pessoal alto demais pela sua carreira. O primeiro filme da trilogia crítica e multifacetada de Fassbinder sobre a RFA (República Federal da Alemanha) termina de modo fatal - exatamente no momento em que os alemães ganham a Copa do Mundo de Futebol de 1954.


Dia 12, às 16h:

O CASAMENTO DE MARIA BRAUN (Die Ehe der Maria Braun) - reprise

Direção: Rainer Werner Fassbinder, colorido, 120 min., 1978. Com Hanna Schygulla, Klaus Löwitsch, Ivan Desny.

Às 20h:

O DESESPERO DE VERONIKA VOSS (Die Sehnsucht der Veronika Voss) - reprise

Direção: Rainer Werner Fassbinder, p/b, 104 min., 1981



Dia 13, às 16h:

O RELATÓRIO DE WILLI BUSCH ( Der Willi-Busch-Report ) - reprise

Direção: Niklaus Schilling, colorido, 129 min., 1979

Às 20h:

CÉU SEM ESTRELAS (Himmel ohne Sterne)

Direção: Helmut Käutner, preto/branco, 109 min., 1955 – ficção. Com Erik Schumann, Eva Kotthaus, Georg Thomalla.

A trágica história de amor entre uma operária da Alemanha Oriental e um policial de fronteira da Alemanha Ocidental, em 1952/53. Embora rodado na Alemanha Ocidental nos tempos da Guerra Fria, em nenhum momento, este filme se coloca a serviço da guerra, mas sim, tenta encontrar a humanidade para além de qualquer ideologia.


Dia 14, às 16h:

ADEUS LENIN! (Good Bye Lenin)

Direção: Wolfgang Becker, colorido, 120 min., 2003 – ficção. Com Daniel Brühl, Katrin Saß, Chulpan Khamatova.

Berlim (leste), outono de 1989: A mãe de Alex Kerner entra em estado de coma após sofrer um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990 ela recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder da mãe a extinção do Estado do SED (Partido Socialista Único). Ele e seus amigos enganam a mulher enferma, fazendo parecer que a RDA ainda existe. A ilusão funciona por um bom tempo, mas chega o momento em que a verdade não poderá mais ser ocultada. Esta inteligente comédia foi o filme alemão de maior sucesso no ano de 2003.


Às 20h:

O ÚLTIMO A SABER (Jeder schweigt von etwas anderem) - reprise

Direção: Marc Bauder, Dörte Franke, color., 72 min., 2006



Dia 15, às 16h:

DESPEDIDA DE ONTEM (Abschied von gestern) - reprise

Direção: Alexander Kluge, p/b, 88 min., 1966

Às 20h:

ADEUS LENIN! (Good Bye Lenin) - reprise

Direção: Wolfgang Becker, colorido, 120 min., 2003

Nenhum comentário: