sábado, 12 de maio de 2012

Grupo “Chicas” em curta temporada na CAIXA Cultural




Trio feminino apresenta o show “Em Tempo de Crise Nasceu a Canção”


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show “Em Tempo de Crise Nasceu a Canção”, do trio feminino Chicas, de 17 a 20 de maio. Composto por Amora Pêra - filha de Gonzaguinha, Isadora Medella e Paula Leal, o grupo apresenta no novo trabalho canções como “Divino Maravilhoso”, de Gilberto Gil, e “Androginismo, de Kleiton e Kledir, com arranjos próprios, definido por um estilo musical pessoal e descontraído.

Além destas músicas, mais nove canções deram  a roupagem a este show, que traduz no palco a dinâmica do grupo, que gosta de experimentar e reinventar o tempo todo. Juntas desde 1996, o grupo lançou o primeiro álbum “Quem Vai Comprar Nosso Barulho?” em 2009. Esse show marca o novo trabalho, inédito com direito a algumas repescagens do trabalho anterior, mas cheias de surpresas.

A formação e a origem do grupo são teatrais, logo não poderiam faltar no show alguns textos ditos pelas artistas, entre eles o poema “O melhor do namoro é quando acaba”, de Pedro Rocha; “Ah”, de Cacaso e “Os Ninguéns”, do uruguaio Eduardo Galeano. As Chicas já estão preparando seu próximo trabalho que se chamará “Dia útil”.

Serviço:

Show Chicas
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 17 a 20 maio de 2012
Hora: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Lançamento do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8




Acontece na próxima terça-feira, dia 15 de maio, às 14h, a coletiva de lançamento da 8ª edição do “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”. Único evento no gênero na América Latina, o Festival será realizado de 4 a 7 de outubro de 2012 e conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.  Participam da coletiva o idealizador do Curta 8 Leandro Bossy, o curador Rafael Urban, o coordenador Antonio Carlos Domingues e os produtores Fábio Allon, Adriano Esturilho e Bruno de Oliveira.



Referência mundial dentro do chamado “cinema de bitola estreita”, o Festival apresenta nesta temporada três categorias em competição: Filme Super-8 – Tomada Única; Filme Super-8 – Finalizado em Película; e Filme Super-8 – Finalizado em Digital. Além disso, a programação incluirá mostras retrospectivas, sessões especiais de homenagens a realizadores de Super 8, debates e o Home Movie Day (HMD), também chamado de “Dia do Filme Caseiro”.



O “Dia do Filme Caseiro” é um evento realizado em diversos locais do mundo, que tem o objetivo de ser uma celebração do cinema amador em suas várias formas: filmes de família (registros de aniversários, casamentos, viagens), documentários amadores, animações caseiras etc. Numa sessão de duas horas o público tem a oportunidade de levar seus filmes familiares (muitos dos quais não podem ser vistos por falta de projetor) para serem exibidos em tela grande. A sessão é coordenada pela pesquisadora Lila Foster, apaixonada e entusiasta das produções de cinema em bitolas alternativas.



Como nas edições anteriores, o Curta 8 apresentará filmes realizados a partir de uma oficina na técnica “Tomada Única”. Nela, treze alunos, depois de orientados por professores, receberam um cartucho Super-8 para filmar um roteiro de sua escolha, mas sem a opção de editar o material filmado. A edição deve ser feita na própria câmera. Revelados pela organização do Festival, os filmes só são vistos pelos realizadores no dia da exibição para o público.



Um pouco da história do Super-8



No dia 8 de maio de 1965 a Kodak anuncia o lançamento de um novo formato de película, uma idéia simples inspirada na proposta, “aperte o botão que nos cuidamos do resto”. Nascia assim o Super-8, iniciativa que seria responsável por uma revolução cinematográfica em todo o mundo. O foco de mercado eram os filmes domésticos. Por conta disso as câmeras tornaram-se mais compactas e com ajustes automáticos de exposição. O suporte Super-8 foi apenas uma evolução do antigo filme 8mm já utilizado profissionalmente, porém com uma perfuração reduzida, o que deu espaço para aumentar o tamanho do fotograma e inserir uma pista magnética para captação de som direto.



Tudo isso, aliado à praticidade do filme acondicionado em um cartucho, contribuiu para democratizar a produção audiovisual. Até meados da década de 70 ainda existiam laboratórios que faziam a revelação deste tipo de material no Brasil e os filmes podiam ser encontrados em qualquer loja de artigos fotográficos. O surgimento do vídeo na década de 80, entretanto, marcou o fim dos laboratórios de revelação de Super-8, por representar uma alternativa mais viável comercialmente o vídeo ganhou espaço.



Hoje o Super-8 representa uma forma de expressão audiovisual amplamente utilizada em vários países sendo aplicado a videoclipes, publicidade e filmes independentes. No Brasil, o formato está restrito a poucos realizadores e raros festivais ainda prestigiam esta bitola que foi a escola de renomados cineastas da atualidade. O primeiro Festival Brasileiro do Filme Super-8, realizado em Curitiba, em 1974, com uma segunda edição em 1975, foi o pontapé inicial dos grandes festivais brasileiros que passaram a prestigiar a pequena bitola. Curitiba foi um representativo pólo da produção independente em Super-8. Filmes paranaenses deste período colecionaram prêmios em vários festivais no Brasil, sendo inclusive reconhecidos no exterior como o trabalho dos irmãos Wagner, pioneiros na animação no Paraná, com três filmes selecionados para o Canadian International Amateur Film.

AGENDA CULTURAL CURITIBA

Clique para ampliar

Programação de Cinema - Fundação Cultural de Curitiba - de 11 a 17/05/12




De 11 a 13
ITINERÂNCIA RECINE NA CINEMATECA DE CURITIBA (programação final)
Promovida pelo Arquivo Nacional/RJ e Rio de Cinema Produções Culturais
Realização - Cinemateca de Curitiba e Consulado da Itália em Curitiba.  

O REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, comemorou em 2011 dez anos de existência celebrando a presença italiana no cinema brasileiro. A Cinemateca de Curitiba traz uma parte da mostra reunindo clássicos do cinema italiano e do cinema brasileiro. São 15 programas e uma palestra. Todos com entrada gratuita.

DIA 11  - Sexta-feira

Programa 7  - 14 h
Sai da frente De Abílio Pereira de Almeida (Brasil, 80 min., 1952, DVD)
Isidoro (Mazzaropi), dono de um caminhãozinho, é contratado para transportar alguns móveis para Santos. Descendo a serra pela Via Anchieta, Isidoro provoca inúmeras situações cômicas. Seu principal amigo é um cão chamado Coronel, interpretado pelo cão Duque, famoso astro da Vera Cruz.
Classificação livre

Programa 8  - 17 h

O gigante De Mario Civelli (Brasil, 83 min., 1969, DVD)
Imagens de uma São Paulo que começava a agigantar-se nos anos de 1920, a ousadia da arquitetura de Brasília, a pobreza dos candangos, a estrada Madeira-Mamoré e a perfuração de petróleo em Lobato (BA) formam o retrato de um país de identidade múltipla. Filme censurado em 1968.
Classificação livre

Programa 9 – 19 h

Rio Zona Norte ( Brasil, 1957, 90 min, DVD)  de Nelson Pereira dos Santos. Um clássico do cinema novo, com Grande Otelo, Jece Valadão, Paulo Goulart. Delicado retrato da vida de um artista popular carioca, a partir das memórias do personagem vivido por grande Otelo, um talentoso e humilde compositor de sambas de salão que vive na periferia do Rio de Janeiro.
Classificação 14 anos


DIA 12 - Sábado

Programa 10 – 14 h

Cadáveres ilustres De Francesco Rossi (Itália, 127 min., 1976, DVD)
Juízes da Suprema Corte estão sendo assassinados misteriosamente e o detetive Rogas assume a investigação do cãs.
Classificação livre

Programa 11 – 17 h

O caso Mattei De Francesco Rossi (Itália, 116 min., 1972, DVD)
Filme baseado na história de Enrico Mattei, empresário e personalidade importante na história da Itália que morreu em um misterioso acidente de avião em 1962.
Classificação 14 anos

Programa 12 – 19 h

Oriundi De Ricardo Bravo (Brasil, 97 min, 2000, DVD).
Durante a festa de seus 93 anos, o imigrante italiano Giuseppe Padovani é apresentado a Sofia, cuja semelhança com Caterina, sua esposa morta tragicamente há muitos anos, o deixa impressionado.
Classificação 14 anos


DIA 13 – Domingo

Programa 13 -  14 h

Sacco e Vanzetti De Giuliano Montaldo (Itália, 120 min., 1971, DVD)
Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté), dois imigrantes italianos anarquistas, são detidos pela polícia, acusados de um assassinato. O julgamento deles torna-se
político, pois querem condená-los por serem estrangeiros.
Classificação 14 anos

Programa 14  -  17 h

Queimada De Gillo Pontecorvo (Itália, 112 min., 1969, DVD)
No século XIX, um representante inglês (Marlon Brando) é mandado para uma ilha do Caribe sob domínio português com intuito de incentivar uma revolta para favorecer os negócios da coroa inglesa. Dez anos depois, ele retorna para depor quem ele colocou no poder.
Classificação 14 anos

Programa 15 -  19 h

Cabíria De Giovanni Pastrone (Itália, 180 min., 1914, DVD)
Primeira exibição no Rio de Janeiro da cópia restaurada do clássico do cinema mundial. No século III a.C, a jovem Cabíria é raptada por piratas e vendida como escrava em Cartago. Quando ela seria oferecida em sacrifício ao deus Moloch, é salva pelo nobre Fulvius Axilla e seu escravo Maciste.
Classificação livre



DIA 13, domingo - 18h

EXIBIÇÃO ESPECIAL DE CURTA-METRAGENS ITALIANOS DO MUSEU NACIONAL DO CINEMA, DE TURIM, com acompanhamento de piano por Sérgio Justen, durante a sessão. Filmes mudos das décadas de 10 e 20.
Total do programa: 39 minutos
Um matrimônio interplanetário De Enrico Novelli (Itália, 13 min., PB, 1910, DVD)
Um jovem astrônomo estuda as estrelas usando seu telescópio. Ele vê a paisagem lunar e um maravilhoso palácio onde uma jovem observa o céu tão atentamente quanto ele. A jovem alienígena o vê: o amor à primeira vista.
Um raio de sol De Arrigo Frusta (Itália, 14 min., PB com tingimento, 1921, DVD)
O príncipe de um país frio e nevoento está com uma doença incurável. O rei percebe que seu filho deseja um raio de sol. Em vão, os astrônomos do reino trabalham com seus instrumentos para encontrar o Astro-rei.
O tambor sardo De Umberto Paradisi (Itália, 12 min., PB com viragem e tingimento, 1911, DVD)
Durante as lutas do Ressurgimento, que culminou com a unificação da Itália, companhia de soldados italianos cercada pelo exército austríaco numa casa isolada envia um jovem tambor em busca de ajuda. Mesmo ferido na perna, o jovem executa bravamente sua missão.
Classificação livre

Sérgio Justen é pianista, compositor e arranjador formado no Curso Superior de Instrumento – Piano, pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná. Gravou inúmeros discos entre eles, “Novos Ares” com 16 composições próprias. É integrante da banda “Denorex 80”, desde 2003. Atuou como arranjador em diversos espetáculos tais como “Mônica Salmaso com Orquestra À Base de Cordas” e “Homenagem ao compositor Cartola com a Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba”. Compôs trilhas para teatro como “Os Leões”, direção de Nadja Naira em 2007, e “Cinderela”, direção de Maurício Vogue” em 2009. Foi professor de piano do Conservatório de MPB de Curitiba entre 1997 e 1999. Foi professor colaborador da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em 2003. Atualmente dedica-se a composição e direção musical de trilhas para teatro e dança, edição de partituras e recitais de piano.

Local: Capela Santa Maria
            Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
            Entrada gratuita

Obs: somente esta exibição do dia 13, domingo – às 18h, referente à programação do RECINE, será realizada na Capela Santa Maria.



De 14 a 17
HISTÓRIA E CINEMA: NARRATIVAS DO PASSADO
Semana de História do Curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná. Evento de extensão universitária em parceria com a Cinemateca de Curitiba. Debate e discussão de filmes em DVD e 35mm.

Para as exibições, às 16h: entrada gratuita sem inscrições
Para as palestras, às 19h: entrada gratuita através de inscrições no local limitadas à lotação da sala.

Dia 14 – 16h
Exibição do filme O BANDIDO DA LUZ VERMELHA (BR, 1968 – 92 min – ficção - DVD). Direção de Rogério Sganzerla.
Marginal paulista coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados. Conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona.
Classificação 16 anos
19h
Abertura
“Cinema e história em ruínas: o neo-realismo italiano como esgotamento do possível”, com Prof.ª Dr.ª Karen Cristina Rechia (Universidade Federal de Santa Catarina).
20h
Exibição do filme O BANDIDO DA LUZ VERMELHA (BR, 1968 – 92 min – ficção). Direção de Rogério Sganzerla. Classificação 16 anos

Dia 15 – 16h
ERVILHA DA FANTASIA (BR/PR, 1989 – 30 min - DVD). Direção de Werner Schumann.
Documentário sobre o poeta e compositor Paulo Leminski a partir de depoimentos registrados em 1985 e reeditados posteriormente a sua morte em 1989, constituindo um verdadeiro testamento de sua obra e pensamento, intermediado por depoimentos de Sylvio Back.
Classificação 12 anos
19h
Mesa Redonda Cinema Curitibano, com Marden Machado.
20h
ERVILHA DA FANTASIA (BR/PR, 1989 – 30 min - DVD). Direção de Werner Schumann. Classificação 12 anos

Dia 16 – 16h
Exibição do filme LANCE MAIOR(PR/SP, 1968 – 90 min – 35mm). Direção de Sylvio Back.
Um universitário burguês, bancário, passa por crise de identidade quando
precisa tomar decisões quanto à greve no seu local de trabalho, posições políticas, carreira e fortuna.
Classificação 14 anos
19h
Mesa Redonda Cinema e Modernidade:
“O Brasil urbano no cinema dos anos 1960: Curitiba melancólica em Lance Maior (Sylvio Back, 1968)”, com Prof.ª Dr.ª Rosane Kaminski (Universidade Federal do Paraná).
“Quando os mortos se levantam por seus direitos: 1968 e A Noite dos mortos vivos” , com Prof. Doutorando Luiz Carlos Sereza (Universidade Federal do Paraná).
“O grande roubo do trem: o cinema como narrativa da história”, com Prof. Doutorando Clóvis Gruner (Universidade Tuiuti do Paraná).
20h
Exibição do filme LANCE MAIOR(PR/SP, 1968 – 90 min – 35mm). Direção de Sylvio Back. Classificação 14 anos

Dia 17 – 16h
A ORDEM DOS PENITENTES (BR, 2002 - 20 min -DVD). Direção de Petrus Cariry.  
Aspectos da religiosidade popular herdados da Idade Média europeia são revelados pela narrativa do mestre Decurião Joaquim Mulato, 81 anos. Os rituais e penitências apareceram como forma de domar os desejos da carne e as fantasias do espírito. No Cariri cearense, a Ordem surgiu por volta de 1860, época de fome e peste.
ILÊ AIYÊ/ANGOLA (BR, 1985 -16 min - DVD). Direção de Orlando Senna.
O Carnaval do grupo Ilê Aiyê, organização do bairro Curuzu, Salvador (BA). A música, a religião, a política e a influência desta comunidade negra, 120 anos depois do fim do tráfico de escravos.
PAX (BR/PR, 2005 – 14 min - DVD). Direção de Paulo Munhoz.
Quatro religiosos se reúnem para discutir a violência do mundo atual e encontrar uma resposta para isso. Será que encontram?
ALDEIA (BR/PR, 2000 – 11 min – ficção – 35mm). Direção de Geraldo Pioli.
Relato bem humorado da tentativa de um padre em ensinar os 10 mandamentos a uma tribo indígena, poligâmica, no início da colonização, no Brasil.
Classificação 16 anos para o programa
19h
Mesa Redonda Cinema e Religiosidade
“Livros envenenados: notas sobre o problema dos estudos entre os franciscanos do século XIV a partir do filme O Nome da Rosa (1986)”, com Prof. Mestrando André Siqueira.
“Religiosidade no cinema norte-americano: entre a devoção e a contestação” com Prof.ª Dr.ª Karina Kosicki Bellotti (Universidade Federal do Paraná).
“Vaticano II, 50 anos”, com Prof.ª Dr.ª Vera Irene Jurkevics (Universidade Tuiuti do Paraná).
20h
A ORDEM DOS PENITENTES (BR, 2002 - 20 min - DVD). Direção de Petrus Cariry.  
ILÊ AIYÊ/ANGOLA (BR, 1985 -16 min - DVD). Direção de Orlando Senna.
PAX (BR/PR, 2005 – 14 min - DVD). Direção de Paulo Munhoz.
ALDEIA (BR/PR, 2000 – 11 min – ficção - DVD). Direção de Geraldo Pioli.
Classificação 16 anos para o programa





Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Rosie and Me lança seu álbum de estreia no Teatro do Paiol




         
Elogiada pela crítica e um dos expoentes da cena folk no Brasil, a banda curitibana Rosie and Me realiza, neste sábado (12), o show de lançamento de seu disco de estreia, “Arrow of my Ways”, no Teatro Paiol. A apresentação acontece a partir das 21h. Os ingressos custam R$ 25 e R$ 12,50.
O grupo acaba de retornar de uma turnê realizada nos Estados Unidos. Foram 10 shows que embalaram os estados do Texas e da Califórnia. Durante a temporada internacional, Rosie and Me também participou do South by Southwest 2012, um dos mais importantes festivais dos EUA, que tem por tradição revelar novos talentos da música independente.

Formado por Rosanne Machado (voz, banjo e violão), Guilherme Miranda (baixo), Ivan Camargo (violão), Thomas Kossar (guitarra) e Tiago Barbosa (bateria e percussão), o trabalho acústico e de raízes folk deu seus primeiros passos em 2006. Já em 2010, após o lançamento do primeiro EP “Bird and Whale”, a banda alcançou reconhecimento internacional com a participação da canção “Darkest Horse” em um dos episódios do seriado americano One Tree Hill.
O novo álbum conta com as participações especiais do britânico Joshua Thomas em “Home (Intro)” e “Where the Heart Is”, assim como o americano Greg Thomas, que faz um dueto com Rosanna em “Arrow of my Ways”. O diretor Daniel Cummings, vencedor do Grammy Bon Iver com o videoclip “Calgary”, também está de olho no trabalho dos curitibanos e deve assinar um dos próximos clipes da banda ainda este ano.

Serviço:
Rosie and Me – show de lançamento de “Arrow of my Ways”
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Data: 12 de maio de 2012 (sábado), às 21h
Ingressos: R$ 25 e R$ 12,50 (estudantes, professores, idosos,
doadores de 1Kg de alimento, doadores de sangue e deficientes físicos).
Produção: Fineza Comunicação e Cultura e Santa! Produção

Brincadeiras sonoras no programa Terça Brasileira




A soma de texto poético, som e expressão vocal resulta na produção musical de Marcelo Brum-Lemos e o Som-De-Brinkedo, atração do programa Terça Brasileira, dentro da extensa programação comemorativa dos 40 anos do Teatro do Paiol. O espetáculo acontece às 20h da próxima terça-feira (15), levando ao palco os músicos Marcelo Brum-Lemos (guitarra, piano, harmônica e voz), Aruana Moscheta (rabeca), Aluísio Coelho (violão e guitarra), Felipe Ayres (guitarras, eletrônicos e harpa), Leandro Leal (bateria, instrumentos e voz) e Mateus Sokolowski (bandolim, bouzouki e viola caipira).
Montar o grupo Som-De-Brinkedo foi a maneira que Marcelo Brum-Lemos encontrou para tocar ao vivo suas composições “poético-sonoras”, como costuma definir, visto que nos CDs que gravou (“Res” e “Mágica”) os diversos instrumentos e vozes são executados pelo próprio autor, com arranjos experimentais. As composições ganham novas possibilidades expressivas com a atuação conjunta do Som-De-Brinkedo.
Na prática, o Som-De-Brinkedo é uma oficina sonora, na qual os músicos convidados procuram trabalhar de maneira mais experimental e lúdica na criação dos arranjos. O grupo tem formação flutuante, mas se destaca pela versatilidade e qualidade dos músicos. A proposta, já denunciada pelo título, é a de “brincar” com os sons, numa postura experimental e irreverente. Nesse sentido, os músicos costumam revezar-se entre diversos instrumentos e objetos ruidosos para expressar as composições de Marcelo, caracterizadas por uma profunda relação com a palavra cantada.
Marcelo Brum-Lemos, também poeta e contista, procura com suas canções explorar os limites entre a poética da palavra e a linguagem musical propriamente dita. Dessa forma, a expressão vocal, entre o canto e a fala, assume posição essencial, fazendo da interpretação de Marcelo Brum-Lemos o real elemento que agrega música e texto. O artista e seu grupo Som-De-Brinkedo apresentam-se regularmente em Curitiba desde 2009 e, em 2012, estrearam internacionalmente, com espetáculos em Portugal.

Serviço:
Programa Terça Brasileira, com o show Marcelo Brum-Lemos e o Som-De-Brinkedo.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Data e horário: dia 15 de maio de 2012 (terça-feira), às 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

No final de semana tem teatro para a garotada




Quem quiser tirar as crianças de casa neste final de semana, tem ótimas opções de entretenimento. No sábado e no domingo (12 e 13), o Teatro de Bonecos Dr. Botica (Shopping Estação) apresenta “Labirinto do Mundo”, com sessões às 15h e às 17h. Quem preferir dar uma passada no Teatro do Piá (Praça Garibaldi) vai ter a oportunidade de assistir à peça “Alberto, o Menino que Queria Voar”, domingo, às 11h, com entrada franca.
Em “Labirinto do Mundo” uma narradora conduz a história de uma misteriosa mulher, um ser mágico, que se transforma constantemente, seja em estrela, peixe ou pássaro, tudo para explorar o mundo e suas sensações. A montagem, dirigida por Cristine Conde, aborda a vida no planeta de maneira delicada e quase poética.
Partindo do olhar de um mecânico, amigo de Santos Dumont, “Alberto, o Menino que Queria Voar” percorre as descobertas e desafios vividos pelo mais famoso aviador brasileiro.  Dirigida por Marcello Andrade, a peça, que mistura músicas e sombras, acaba de voltar de Cuba, depois de participar do 10° Taller Internacional de Teatro de Títeres, realizado no mês de abril, como a única companhia brasileira convidada para o evento.

Serviço:
Espetáculos infantis:
“Labirinto do Mundo”, com direção de Cristine Conde.
Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica (Shopping Estação – Av. Sete de Setembro, 2.775).
Data e horário: dias 12 e 13 de maio de 2012 (sábado e domingo), com sessões às 15h e 17h.
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (estudantes, idosos e crianças de até 5 anos).

“Alberto, o Menino que Queria Voar”, com direção de Marcello Andrade.
Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
Data e horário: dia 13 de maio de 2012 (domingo), às 11h.
Entrada franca

Tem post novo no Blog do Le-Heitor.



Heitor ganhou mais uma amiga escritora, leu dois livros dela e conta tudo no seu blog: http://blogdoleheitor.sintaxe.com.br

VII Festival Instrumental reafirma a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos






A partir do sucesso das seis edições anteriores, o VII Festival da Música Instrumental vem para reafirmar a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos e visitantes, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, Distrito Federal e de um país vizinho, a Argentina. Com programação gratuita, o Festival acontecerá de 16 (próxima quarta-feira) a 26 de maio.

Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público poderá interagir com os instrumentistas e descobrir detalhes da apresentação, das técnicas utilizadas para execução ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs - tudo isso direcionado aos públicos de todas as idades.

No decorrer deste mês de Maio, os três Centros Culturais BNB buscarão mostrar um Festival mais ousado, valorizando a diversidade que tem a música instrumental, não só de sons, mas também de instrumentos utilizados pelos músicos. Materiais que anteriormente eram lixo (a exemplo de garrafas PET, vidros e latas) agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando plateias. Além do material reciclável utilizado pelos grupos, a sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.



Aulas-shows com baixistas

E para os amantes do contrabaixo, em Fortaleza, nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental (16 a 18 de Maio, de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas) acontecerão as aulas-shows dentro do IB&T Bass Festival, o mais importante festival nacional de contrabaixistas, que contará com a participação especial de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O IB&T Bass Festival é uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com as escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.

A direção do IB&T Festival é do seu idealizador, o baixista Celso Pixinga, reconhecido e respeitado internacionalmente. A produção local é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica à formação musical do povo cearense. O III IB&T Festival de Fortaleza tem mais uma vez o apoio do Banco do Nordeste, que abre as portas do CCBNB-Fortaleza para a sua realização, apostando no valor da música instrumental brasileira e incentivando a iniciativa das escolas de música envolvidas na promoção do Festival.


17 de maio no Baile Emme Banda Baile da Cumbuca


17 de maio no Baile Emme

Banda Baile da Cumbuca



A cantora e atriz santista Carol Bezerra uniu-se ao músico paulistano
Guga Stroeter e sua poderosa Orquestra HB para realizar
uma grande festa/baile para se ouvir e dançar a rica diversidade dos estilos brasileiros.

Em uma única noite, o público é convidado a viajar pelo Brasil,
cantando e dançando samba, maxixe, carimbó, jongo, boi-bumbá,
congada, afoxé, samba de roda, capoeira e maracatu. Esse é o Baile da Cumbuca,
que tem como diferenciais o domínio técnico e cênico de Carol Bezerra
e arranjos exuberantes para uma big band com 13 integrantes.

A festa acontece mensalmente no Estúdio Emme,
uma das melhores casas
com palco e pista de dança de São Paulo.

Coreografias:  Paulina Alves e Simone Debet
Figurino: Guga Stroeter e Carol Bezerra
Cantora Convidada: Carol Bezerra

SERVIÇO

BAILE  EMME

Todas as quintas-feiras

Abertura da casa:

a cada 15 dias, quando o Trixmix precede o baile: às 20h
Noite só com baile: 21h
ingressos baile: R$ 20,00 antecipado e R$ 30 na porta
Estúdio Emme - Rua Pedroso de Moraes, 1036  Pinheiros – São Paulo

Informações: 3031 3290

Canais de vendas:

On line: lista@estudioemme.com.br

Bilheterias do Estúdio Emme | de segunda a sábado, das 13h00 - 19h00.

Ingresso para o Baile Emme:

Na porta R$ 30,00

Antecipado: R$ 20,00

(aloingressos.com.br ou lista: www.diadegroove.com.br)    

Censura: 18 anos

Estacionamento: serviço de valet: R$ 20,00

Cartão de crédito: Mastercard e Visa.

Cartão de Débito: Redeshop e Visa Electron

Acesso para deficientes.

Ar condicionado.

Tutu Recebe dia 16 de maio, no Estúdio Emme, Pipo Pegoraro músico e produtor musical





Tutu Recebe
dia 16 de maio, no Estúdio Emme,


Pipo Pegoraro
músico e produtor musical



Tutu Morais, pesquisador de música brasileira, DJ e criador da Festa do Santo Forte, é o curador da noite TUTU RECEBE. No  projeto, que tem edições mensais, ele recebe novos nomes da Musica Brasileira.  No dia 16 de maio se apresenta o músico e produtor musical Pipo Pegoraro.



Pipo Pegoraro iniciou seus estudos musicais aos seis anos; construiu em sua trajetória diferentes olhares sobre a música, tanto do ponto de vista da interpretação e criação musical como também na captação e gravação das obras. Junto com o grupo Q´Saliva gravou em 2005 o disco DELA e seguiu em turnê pela Europa por seis meses, tocando em diversos clubes e festivais europeus como o antológico Paradiso (Amsterdã) e Supernatural (Utrecht – Holanda).Em 2008 lançou o álbum Intro, seu primeiro trabalho solo autoral, no melhor estilo “do it yourself”. Com sonoridade delicada e mesclando sons eletrônicos com orgânicos, INTRO revela uma atmosfera de situações imagéticas e reflete sensações sobre tempo e encontros em arranjos inusitados. Lança agora seu segundo álbum solo Taxi Imã, pela gravadora YB no segundo semestre de 2011, produzido em parceria com o compositor e cantor Bruno Morais.



Serviço


TUTU RECEBE PIPO PEGORARO


Dia: 16 de Maio, quarta-feira
Abertura da casa: 22h30
Ingresso: R$ 30,00


Local: Estúdio Emme


Av. Pedroso de Morais, 1036 – Pinheiros
Horário da Bilheteria:


de segunda a sábado, das 13h00 às 20h00
ou até horário de abertura da casa.


Tel para informações: (11) 3031.3290
Valet no local
Não recomendado para menores de 18 anos.
A casa aceita cartões, dispõe de chapelaria,
e área aberta (externa) para fumantes