sábado, 24 de abril de 2010

Projeto cadaFalso apresenta instalação poético-performática, explorando o mote do "poeta engavetado"



O grupo projeto cadaFalso apresenta o espetáculo poesia inCômoda, dentro do programa Literatura em Revista, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 3º andar - fone: (85) 3464.3108), neste sábado, 24, às 18 horas, com entrada franca.

Nesta edição do programa, o projeto cadaFalso apresenta uma instalação poético-performática, explorando o mote do "poeta engavetado", aquele que se "esconde" (ou é escondido) por timidez, imaturidade, misantropia, ignorância ou senso de clandestinidade.

Gavetas, portas e janelas servem duplamente para guardar e revelar. Basta uma ação... Inserido ativamente nesta cenografia, o público participa abrindo os vários armários, cômodas, baús e guarda-roupas: a cada "abertura", uma revelação cênica e poética.

O projeto cadafalso é um canal de pesquisa e experimentação da multilinguagem. Ao grupo interessa, sobretudo, o caráter performático das várias artes. Desde 2007, o cadafalso vem desenvolvendo vários projetos estéticos, fazendo confluir o teatro, a dança, a música, a literatura e as artes visuais.

De acordo com Washington Hemmes, integrante do grupo, "nossa instalação também se propõe a explorar as várias possibilidades de manifestação física do poema. A idéia é reunir onze artistas que buscam experimentar diferentes suportes para o texto poético: voz, papel, corpo, areia, tecido, tela, projeção, gravação, madeira etc. Por vezes, o texto é o próprio suporte... E o meio também é mensagem...", destaca.

Participam do projeto cadaFalso os seguintes poetas: Caio Dias, Dianton, Diego Landin, Fran Bernardino, Júlia Kilme, Liana Borges, Maria Vitória, Rami Alves, Sahmaroni Rodrigues, Tito de Andrea e Washington Hemmes.

“CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano”


Projeto “Chopin, o poeta do piano” chega a Curitiba

O ator Fernando Eiras, a pianista Linda Bustani e a cantora lírica Carolina Faria estão no espetáculo que acontece na Capela Santa Maria, nesta segunda (26).

O ano de 2010 marca as comemorações mundiais do bicentenário de nascimento do grande compositor polonês Fryderyk Chopin (1810 – 1849), o primeiro poeta do piano e signo do “Grande Romantismo” do século 19. Para comemorar a data, o Comitê Chopin 2010 traz a Curitiba o projeto “CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano”, que estreou com enorme sucesso em fevereiro, no Rio de Janeiro, e agora será apresentado nesta segunda-feira (26), às 20h, na Capela Santa Maria. Na terça-feira (27), às 19h, a Biblioteca Pública do Paraná sedia palestra multimídia sobre Chopin.

Criado e dirigido pela pesquisadora Eli Rocha, “CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano” engloba concerto-cênico, exposição iconográfica e palestra multimídia. O espetáculo na Capela Santa Maria reúne o ator Fernando Eiras (Prêmio Shell de Melhor Ator de 2010), a premiada pianista Linda Bustani e a jovem mezzo-soprano Carolina Faria, que acaba de retornar de turnê pela França.

O concerto-cênico tem como protagonista a música de Chopin, interpretada pela pianista Linda Bustani e pela cantora Carolina Faria. Elas dão vida à obra do compositor, ancoradas na experiência cênica de Fernando Eiras. O ator dialoga com o repertório musical e encena trechos de cartas e diários, que contam a nostalgia da pátria, a chegada e o sucesso nos salões de Paris, a ruptura do noivado com Maria Wodzinska e, o momento mais marcante da sua vida, a paixão avassaladora pela Baronesa de Dudevant, conhecida como George Sand.

A pesquisadora Eli Rocha escolheu para o repertório obras do compositor, pouco tocadas, como Mazurca opus 7 nº 1, Valsas opus 34 nº 2 e opus 69 nº 1, Noturno opus 27 nº 2, Scherzo nº 3, Prelúdio nº 2 e as Variações Brilhantes opus 1, além de três canções do álbum das Melodias Polonesas opus 74, para canto e piano, raramente ouvidas no Brasil.

O crítico musical Rodolfo Valverde encerra a programação com a palestra intitulada Bate-Papo com Chopin, que acontece às 19h de terça-feira (27), na Biblioteca Pública do Paraná. A vida e a obra do genial compositor polonês serão amplamente comentadas no encontro, que também conta com exibição multimídia de apresentações dos maiores intérpretes da atualidade. A palestra completa-se com a exposição de 15 painéis compostos por 32 fotografias e reproduções – algumas inéditas no Brasil – de pinturas, desenhos, gravuras, partituras, documentos e objetos, cedidas pelo Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia.

O projeto “CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano” integra o programa oficial das celebrações internacionais do Ano Chopin, com o objetivo de mostrar ao mundo a imagem da Polônia de hoje, através da música do compositor polonês. Recebeu o apoio do Ministro da Cultura e da Herança Nacional da Polônia, do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, da Embaixada da República da Polônia no Brasil, do Consulado Polonês em Curitiba e do Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia.

Para o Embaixador da República da Polônia, Jacek Junosza Kisielewski, “Fryderyk Chopin é motivo de grande orgulho para os poloneses. Nós o consideramos não apenas o mais importante compositor nacional, como também um dos personagens mais marcantes da milenar história da Polônia. Artista cuja obra pertence à herança cultural da humanidade.”

Serviço: Projeto “CHOPINÍSSIMO – Chopin, o Poeta do Piano” Data: dia 26 de abril de 2010 (segunda-feira), às 20h – Concerto-cênico com a participação de Linda Bustani (piano), Carolina Faria (mezzo-soprano) e do ator Fernando Eiras. Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível). O dinheiro e os alimentos arrecadados irão para as vítimas dos desabamentos no Rio de Janeiro. Data: dia 27 de abril de 2010 (terça-feira), às 19h – “Bate-papo com Chopin”, palestra multimídia com o crítico Rodolfo Valverde e exposição de fotografias e reproduções cedidas pelo Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia. Local: Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133. Entrada franca

Fotógrafo e motociclista José Albano apresenta no CCBNB-Fortaleza o Manual do Viajante Solitário



O fotógrafo cearense José Albano apresentará o livro "Manual do Viajante Solitário: rodando de moto nas estradas do Brasil", na próxima terça-feira, 27, às 18 horas, dentro do programa Troca de Ideias, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 3º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108).

O livro é um estímulo ao uso da motocicleta, sobretudo a de baixa cilindrada, como uma solução prazerosa e de custo reduzido em viagens de trabalho ou lazer pelas estradas brasileiras. O manual cobre todos os aspectos das viagens de motocicleta, incluindo roteiros, hospedagem, alimentação, bagagem, conforto e os riscos inerentes a esse tipo de percurso, assim como aspectos emocionais e filosóficos vivenciados pelo viajante solitário sobre duas rodas.

Essa edição do programa Troca de Ideias será ilustrada com uma projeção das fotografias publicadas no referido livro. José Albano também fará uma leitura de textos selecionados de alguns capítulos da obra. O "Manual do Viajante Solitário" será lançado ainda neste semestre com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).



História de vida e trajetória profissional

José Cordeiro Albano nasceu em Fortaleza em 13 de março de 1944. Começou a fotografar em 1967, enquanto cursava Letras na Universidade Federal do Ceará e ensinava português e inglês.

Em 1969, trabalhou como fotógrafo de retratos no Rio de Janeiro e na Editora Bloch no departamento Manchete Press Agency, editando fotografias para venda a publicações no Brasil e exterior.

Entre 1970 e 1972, com bolsa de estudos da Comissão Fullbrigh do Governo dos Estados Unidos da América, obteve o Mestrado em Fotografia na Newhouse School of Public Communications da Syracuse University, Nova York, percorrendo, em seguida, os Estados Unidos, o Canadá e 12 países da Europa em viagens fotográficas, experiência que gerou cinco exposições individuais: "Crianças das Américas", "Itália", "Alemanha", "França" e "Barcelona de Gaudi" - assim como uma série de 43 reportagens para o jornal O POVO, em Fortaleza.

De volta ao Ceará em 1973, ministrou diversos cursos de iniciação à fotografia junto ao Serviço de Extensão da Universidade Federal do Ceará (Casa Amarela), entre outros. Atuou como fotografo publicitário para Scala Publicidade em Fortaleza, e depois como autônomo, posição mantida até o presente, realizando fotografia profissional para o comércio e indústria no Ceará, ilustração fotográfica de livros, restauração e reprodução de fotos antigas, retratos, documentação da paisagem, ecologia e turismo no estado do Ceará, sobrando ainda tempo para a fotografia de expressão pessoal e ocasionais retornos ao fotojornalismo.

Um de seus trabalhos mais conhecidos, encomendado em 1988, pela Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Fortaleza, é a coleção de retratos "Criança Tapeba", que resultou numa exposição individual, exibida várias vezes em Fortaleza e em outras cidades brasileiras, assim como no exterior, na Alemanha e Inglaterra, em exposições coletivas. Desta coleção, imagens foram adquiridas pelo Museu de Arte de São Paulo, integrando a coleção Pirelli/Masp de Fotografias e pelo fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva para o seu acervo de fotografia brasileira contemporânea, além de agraciada com o 1º Prêmio no Salão Nacional de Fotografia sobre Racismo e Discriminação, promovido pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, em Porto Alegre, RS.

Ganhou Menção Honrosa no Concurso Internacional Nikon de Fotografia 92/93 e o Prêmio ACCU do concurso internacional "Living Together" da Asia/Pacific Cultural Center for Unesco, Tokyo, Japão em 1995, com imagens da coleção de fotografias do movimento alternativo no Brasil.

Em 1998, participou do "Projeto Brasil 500 Anos" de Paula Simas, com imagens da vida dos meninos de Sabiaguaba, mostradas na exposição "Vida de Menino", em outubro de 2002, na galeria de arte do Centro Cultural Banco do Nordeste. Sua primeira exposição a marcar presença na Internet.

Foi premiado em reconhecimento ao conjunto de sua obra em 1998 com Troféu Iracema e o Prêmio Dragão do Mar de Arte e Cultura, na categoria Fotografia, promovido pelo jornal O POVO, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Fundação Demócrito Rocha. E em 2004, recebeu da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da FUNCET, o Prêmio Patativa de Arte e Cultura pelo conjunto da obra assim como à sua atuação no panorama sócio cultural da cidade.

Atualmente, já na sua fase digital, faz documentação fotográfica, junto ao irmão Maurício Albano, para o projeto "Comida Ceará" do Centro Cultural Dragão do Mar.

O Caminho para o Sucesso nos Negócios

Revelações para o Planejamento Estratégico:
O Caminho para o Sucesso nos Negócios

de Paul R. Niven


Número de Páginas: 216

Uma obra que ensina, de forma simples e eficaz, como desenvolver estratégias de ponta rumo ao sucesso de sua organização.

A empresa de Rory, um gestor de planejamento, atravessa grandes mudanças após ter sido comprada por uma concorrente multinacional. Para salvar seu pescoço, ele recebe a difícil missão de elaborar e aplicar, em apenas cinco dias, um novo processo estratégico e assim guiar os esforços da organização em se reinventar no seu mercado.

Sem ter a menor ideia de como cumprir a incumbência, o gestor planeja usar uma agradável viagem a caminho da reunião da família de sua esposa, para organizar o pensamento. Porém, tudo muda de figura quando ele é obrigado a buscar um parente no aeroporto. Para sua surpresa, Sydney era mais que um familiar aparentemente desagradável. Tratava-se de um guru em planejamento estratégico. O empreendedor e o “futuro salvador” de Rory.

Em Revelações para o Planejamento Estratégico: O Caminho para o Sucesso nos Negócios, o renomado consultor Paul Niven usa uma interessante narrativa para conduzir o leitor pelo processo de criação de uma estratégia de sucesso em sua organização. Em meio a um emaranhado de conceitos, o autor propõe um framework de projeto estratégico simples e intuitivo, que resgata os conceitos clássicos e os concatena de modo inovador. Além disso, ele desmistifica a ideia de que um planejamento precisa ser robusto e consequentemente efetivo.

Repleto de exemplos práticos e soluções exequíveis para executivos, gerentes e consultores, esta história motivadora o colocará no caminho para a criação de uma estratégia de sucesso sustentável.


O Autor Paul R. Niven é consultor de negócios, autor e reconhecido palestrante em assuntos sobre estratégia; gestão de negócios e Balanced Scorecard. Sendo ao mesmo tempo usuário e consultor de ferramentas de gestão, desenvolveu modelos de gestão de sucesso para organizações em todo o mundo. Seus clientes incluem organizações que figuram na lista das 500 maiores da revista Fortune, organizações do setor público e não-governamentais. Os livros anteriores de Paul são Balanced Scorecard Passo a Passo (publicado pela Qualitymark Editora e traduzido em mais de 15 idiomas), Balance Scorecard Passo a Passo para Organizações Não-Governamentais e Balanced Scorecard Diagnostics. Podem ser encontrados nas melhores livrarias do país. Conheça mais sobre eles no site www.senalosa.com.

UM LANÇAMENTO





Julião Boêmio e Nilze Carvalho se reunem no Teatro da CAIXA



A tradição carioca do samba e choro se mescla com a nova geração de músicos curitibanos

Julião Boêmio e Nilze Carvalho criam a autêntica roda de samba na CAIXA Cultural Curitiba. Os dois grandes nomes se encontram na capital paranaense de 30 de abril a 02 de maio. O espetáculo conta com os arranjos de Vina Lacerda, Thatá Costa e André Prosdóssimo, com o violão de sete cordas de Vinícius Chamorro e a percussão de Luiz Rolim.



O motivador deste encontro, que estreou em 2009, é a criação da legítima roda de samba e choro. O músico conta que já conhecia o trabalho de Nilze e após conhecê-la pessoalmente surgiu a idéia da união. “O show vai ser muito interessante, pois é um passeio entre o choro e o samba. Eu e a Nilze temos muito e comum, tanto no jeito de pensar quanto no jeito de tocar”, conta Julião.



O repertório traz composições de Julião e de Nilze, mas para essa reunião não poderiam faltar os clássicos de grandes compositores dos gêneros, como: Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Mauro Duarte, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.



Julião Boêmio – O cavaquinista curitibano é compositor de choros, maxixes e polcas e aos 30 anos é um dos músicos de destaque da música paranaense. Apesar de gostar de fazer música desde os nove anos, Julião iniciou a carreira profissional após a entrada no Conservatório de MPB de Curitiba, com 15 anos. Depois disso, galgou seu espaço como instrumentista dividindo o palco com nomes como Nelson Sargento, Guilherme de Brito, Noite Ilustrada, Yamandu Costa, Mônica Salmaso, Ceumar, Dominguinhos, Zé Renato, entre muitos outros. Julião lançou em janeiro deste ano o álbum “Feijão no Dente”, com participações de músicos do samba e do choro de todo o país.



Nilze Carvalho – A sambista e instrumentista carioca começou a carreira aos seis anos de idade e já aparecia na televisão com seu cavaquinho em punho. Aos 14 anos já possuía quatro álbuns gravados, como bandolinista, na série chamada “Choro de Menina”, acompanhada do conjunto Época de Ouro. Posteriormente saltou para a carreira internacional, retornou ao Brasil, cursou a faculdade de música e gravou mais álbuns e participações em projetos de outros artistas. Nilze está em processo de gravação depois de quatro anos do último lançamento.

Ficha Técnica



Músicos: Julião Boêmio e Nilze Carvalho

Arranjos: Vina Lacerda, Thatá Costa e André Prosdóssimo

Violão: Vinícius Chamorro

Percussão: Luiz Rolim



Serviço Música: Julião Boêmio e Nilze Carvalho Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: de 30 de abril a 02 de maio Ingressos: R$10 e R$5 (meia) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

São José do Rio Preto recebe exposição sobre Fernando Sabino

São José do Rio Preto recebe exposição sobre Fernando Sabino durante a Virada Cultural Paulista

Serviço:

“Encontro Marcado com Fernando Sabino”-
“O Menino no Espelho”
Período: 22/05 a 21/06/2010
Local: Casa de Cultura "Dinorath do Valle" (praça Cacilda Becker, s/nº - Vila Universitária – São José do Rio Preto)
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 17h; aos domingos, das 10h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (17) 3226-3366

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ínternacional faz homenagem a Marcelo Dourado no Beira-Rio

leia em *****

Publicidade prefere a internet às revistas impressas

Na semana passada, a Zenith Opitmedia divulgou dados revelando que a internet já ultrapassa as revistas impressas, reunindo mais de 12% de toda a verba de publicidade investida em 2009 - cerca de US$ 55 bilhões. As revistas caíram para o quarto lugar entre os meios de comunicação, atraindo pouco mais de 10% do orçamento total.

Flávio Luizetto, Gerente de Operações da WEBTraffic, empresa especializada em marketing on-line e uma das líderes de mercado no segmento de SEM (Search Engine Marketing), vê o gasto do consumidor como fator decisivo neste contexto. "A internet não tem custo de aquisição. O conteúdo é aberto a todos, basta haver interesse", comenta.

Do lado do anunciante, Luizetto cita a liberdade quanto ao conteúdo: "A web dá autonomia para o anunciante. Ele pode alterar a informação ou a veiculação de acordo com o resultado que está tendo, real time. A revista, uma vez publicada, só oferece possibilidade de mudanças na próxima edição", afirma.

As redes sociais estariam substituindo os veículos segmentados?

Flávio explica que as mídias sociais permitem uma segmentação de público bem mais profunda. "A internet, com as redes sociais, permite a 'segmentação da segmentação'. Trabalhamos com nichos de mercado muito mais focados. A segmentação não tem custo, tem base no planejamento - se ele é assertivo ou não. Na revista, quanto mais segmentada for sua ação, mais cara ela será", acrescenta.

Como exemplo, o Gerente de Operações cita as ações de vanguarda da WEBTraffic para a Suzano Papel e Celulose, que foi uma das primeiras empresas a realizar este tipo de relacionamento com o público. "Trabalhamos ações em Orkut e Facebook, além de blogs, possibilitando que a empresa se posicione como uma indústria altamente preocupada com o meio ambiente e com o usuário final", relata.

Seguindo esta tendência, o Twitter acaba de anunciar que, pela primeira vez, vai permitir a veiculação de mensagens publicitárias não tradicionais, "que reflitam o estilo dos usuários" e façam parte das conversas no site.
Sobre a WEBTraffic

A WEBTraffic é uma empresa que cria soluções personalizadas e exclusivas para atender a cada uma das necessidades de seus clientes, tendo como foco a qualificação de tráfego, mensuração de resultados e otimização de campanhas. Sua missão é potencializar ações de marketing on-line com o objetivo de gerar maior rendimento. Cria, planeja e executa peças e campanhas para lojistas de e-commerce, agências de comunicação e de promoção e empresas em geral.

A WEBTraffic é uma das primeiras empresas brasileiras com o certificado Ambassador, do Grupo Yahoo! e, também, a única a ter 37 colaboradores com o Google Advertising Professionals (GAP), certificado para profissionais da área de publicidade.

"Espectáculo Poético"


A convite do Fórum Jovem da Maia e como encerramento da Exposição "A Arte Contra o Cancro" inserida no movimento "Um Dia pela Vida", a Edita-Me leva ao público o "Espectáculo Poético".

A decorrer no Fórum Jovem da Maia (Travessa Cruzes do Monte, n.º 46 * 4470-169 Maia) na próxima sexta-feira, 23/Abr pelas 21h30, neste espectáculo que será de entrada gratuita, parte da receita das vendas dos livros da Edita-Me (como das restantes obras expostas), reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Contando com a presença de diversos autores que responderam ao apelo da editora e fizeram questão de marcar a sua presença, a Edita-Me associa-se desta forma a este importante movimento.

Estarão presentes os autores:

* Adrião Pereira da Cunha
* Alexandra Malheiro
* Carla Madureira
* Filipe Paixão
* Henrique Normando
* Luísa Azevedo
* Marta Neves
* Ruth Ministro
* Yolanda Freitas


O ilustrador:

* Miguel Ministro


Que autografarão os livros, dando-lhes desta forma um cunho mais pessoal, bem como uma mais valia para quem quiser aderir a esta iniciativa, através da compra das obras, que estarão à venda no local.

Para além destes, participam ainda neste espectáculo:

* Celeste Pereira (Voz)
* Carlos Lopes (Voz)


No aspecto musical, participam:

* 575 Band - [ Pedro Lopes (Piano) e Miguel Motta (Voz) ]
* Bianca Almeida (Voz)


Com a certeza que se viverão momentos únicos e memoráveis, convidamos todos a estar presentes, fazendo de sexta feira, um verdadeiro: Dia Pela Vida!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Inclusão – conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência


Inclusão – conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência
de Carolina Ignarra, Tabata Contri e o fotógrafo Raphael Bathe



Número de Páginas: 152

Uma obra que fortalece a integração social e profissional das pessoas com deficiência no Brasil.

O mercado de trabalho no Brasil ainda não se adequou totalmente à inclusão de profissionais com deficiência. Apesar da criação da Lei de Cotas (8.213/91), que destina um certo número de vagas a essas pessoas, muitas empresas encontram dificuldades de contratar esses indivíduos. O fator principal é a falta de adaptação das corporações em seu espaço físico e cultura corporativa.

A percepção dessa realidade uniu as consultoras Carolina Ignarra, Tabata Contri e o fotógrafo Raphael Bathe, que montaram o livro Inclusão – conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência. A ideia é apresentar aos leitores informações, acompanhadas de relatos de práticas e acontecimentos do dia a dia, a fim de preparar os processos desses indivíduos no mercado de trabalho com mais responsabilidade e envolvimento coletivo nas organizações.

Primeiro a obra apresenta conceitos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de abordar aspectos da Lei de Cotas e as transformações culturais nas organizações necessárias para recebê-las. Depois, apresenta tocantes trajetórias profissionais de indivíduos que conseguiram suas oportunidades, ilustradas por meio de fotos e relatos em seu ambiente de trabalho.

De forma objetiva, mas nem por isso menos emocionante, o livro Inclusão – conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência, apresenta à sociedade a importância de cidadãos que possuem suas limitações. Porém, são detentores de um talento profissional sem igual e uma alegria de viver contagiante, que derruba barreiras e olhares preconceituosos.



OS AUTORES
Carolina Ignarra é educadora física e adquiriu a paraplegia depois de formada. Trabalhou na área de consultoria em qualidade de vida nas empresas por dez anos. Hoje dirige a consultoria Talento Incluir e atua como consultora da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Tabata Contri é atriz e consultora em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Paraplégica devido a um acidente de carro no final do ano 2000, sempre se preocupou em mostrar que uma pessoa com deficiência pode ter uma vida comum. Por isso filmou campanhas publicitárias e deu depoimentos na mídia sempre com o intuito de quebrar os tabus impostos pela sociedade.

Raphael Bathe é fotógrafo e assessor de comunicação. Já trabalhou como produtor, editor e apresentador de TV. Dentre os seus trabalhos, faz fotografias em estúdio, cobertura de eventos, festas e shows.

UM LANÇAMENTO





Carreira Profissional Vencedora de Benedito Milioni


Carreira Profissional Vencedora
de Benedito Milioni
Número de Páginas: 208


Um livro que vai agigantar os leitores que desejam se tornar profissionais reconhecidos.


Carreira Profissional Vencedora é o livro que irá ajudar o leitor a planejar suas metas pessoais e profissionais de forma eficaz. Seu objetivo é fazer com que as atitudes previamente planejadas se transformem em ações diretas e atinjam os resultados esperados.

Magistralmente, o administrador de empresas Benedito Milioni, nos apresenta uma obra que destrincha a arte de planejar ações de crescimento de forma clara e simples. Suas dicas propiciam ao leitor a obstinação necessária para a obtenção dos objetivos ao seu alcance. Mas como nada á fácil, o autor também aponta algumas barreiras a serem superadas com propriedade e critérios que o próprio leitor estabelecerá.

Carreira Profissional Vencedora transpõe para o complexo campo humano fatores importantes como a qualidade pessoal, a elaboração precisa de objetivos e as dimensões nas quais os indivíduos poderão agigantar-se. Por isso é uma obra que deve ser manuseada, rabiscada e principalmente guardada, não só na instante, mas dentro da mente para o resto da vida.


O AUTOR Benedito Milioni é um profissional independente na área de Tecnologia de Gestão de Pessoas. Graduado em Sociologia e Administração, possui 37 anos de carreira em RH. Tem em sua autoria 23 livros e 25 manuais técnicos. Gerador de tecnologia em RH, prestou serviços para mais de 240 empresas e dirigiu treinamentos para cerca de 2.890 grupos. É diretor técnico da ABTD Nacional (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento).


UM LANÇAMENTO







Ravi Justin Freeman apresenta a música de fusão na Série Solo Música



Músico inglês se apresenta na CAIXA Cultural Curitiba

O inglês Ravi Justin Freeman invade o palco do Teatro da CAIXA para uma apresentação singular no dia 27 de abril. Parte da Série Solo Música, o músico irá tocar a kora, uma harpa do oeste africano, e utilizar as técnicas de canto difônico, popular na Ásia Central. Além do recital, o músico fará um workshop sobre a kora, às 19h do dia 28 de abril. O workshop acontece no Teatro da CAIXA e tem entrada franca.

Pesquisador pioneiro na música de fusão, popularmente chamada de world music, Freeman já se apresentou em festivais como o WOMAD, Festival Musicale Del Mediterrâneo, Glastonbury Festival e o Edinburgh International Harp Festival. Já fez parcerias com Marlui Miranda, na música Neuneuneu-Humanity, e no Afrobrasilian Project, em que participam Armando Marçal, Paulo Moura, Marlui Miranda e Robertinho Silva.

A kora de Ravi possui 24 cordas e tarraxas de violão e desde 1985 tem desenvolvido uma nova sonoridade ao instrumento. "A primeira vez que eu realmente vi uma (a kora) foi no festival WOMAD, no Cleveden (Bristol), com a Gâmbia Nacional Troupe. Eram quatro tocadores de kora. Este foi um primeiro encontro maravilhoso, especialmente porque havia uma chance de participar de uma oficina e depois ver a kora de perto. Em seguida foi em uma viagem à Gâmbia, onde obtive minha primeira kora, do antigo e lendário músico Jali Nayma Suso”, explica Ravi.

A singularidade

Ravi Justin Freeman irá apresentar um concerto único, pois reúne a kora e o canto difônico, em uma apresentação solo, práticas incomuns no ocidente. A kora é um instrumento africano similar à harpa e possui 21 cordas. Feita de uma cabaça, couro de vaca, linha de pesca e madeira, é encontrada em países como Senegal, Mali e Gâmbia, além de outras áreas da África Ocidental. Apenas o polegar exige apenas o polegar e o indicador das duas mãos são necessários para dedilhar as suas cordas. Músicos africanos como Toumani Djabate, Foday Musa Suso e Jali Musa Jawara são os expoentes da kora.

O canto difônico, também conhecido como “canto de garganta”, é uma técnica originária de país asiáticos. O cantor faz intervalos harmônicos e acordes em uma só voz, ou seja, é possível cantar duas notas ou entoar uma escala ascendente e descendente ao mesmo tempo. A realização desta técnica exige muita concentração e esforço, fundindo a mente e corpo em um estado único.

O projeto

O Solo Música apresenta um recital por mês, sempre às terças-feiras, nos quais são exibidas apresentações raras, com artistas solo tocando instrumentos que dificilmente são mostrados em outras programações culturais. A série foi desenvolvida a partir de uma observação dos espaços culturais da cidade. Segundo o produtor Álvaro Collaço, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.

A Série não privilegia um gênero musical definido, mas a diversidade cultural em solo, promovendo assim uma aproximação entre a música instrumental e erudita, sendo que a única ligação entre os recitais apresentados é o fato de estar no palco um único músico, cuja característica principal é ter absoluta segurança na sua qualidade como instrumentista e intérprete.

Serviço

Projeto Solo Música – Ravi Justin Freeman – Kora e Canto Difônico

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 27 de abril

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Workshop sobre a kora

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 28 de abril

Horários: quarta 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do evento.

“As Aventuras do Avião Vermelho”


Milton Gonçalves é escalado para o elenco do longa-metragem de animação gaúcho “As Aventuras do Avião Vermelho” O ator dará vida e voz ao personagem título ao filme, o Avião Vermelho. As gravações ocorrem nos dias 23 e 24 de abril no Rio de Janeiro

O Avião Vermelho, personagem que dá título ao longa-metragem de animação “As Aventuras do Avião Vermelho”, dos diretores gaúchos Frederico Pinto e José Maia, vai ganhar voz nos próximos dias. O ator escalado para essa missão é o veterano Milton Gonçalves, que gravará a voz do personagem nos próximos dias 23 e 24 de abril, no Rio de Janeiro.

Milton Gonçalves tem mais de 50 anos de carreira artística, trabalhando com cinema, televisão e teatro. Sempre respeitado e querido, ganhou muitos prêmios. Ao todo fez mais de cem filmes, com papéis grandes e pequenos, contracenando também com muitos artistas estrangeiros, como Jacqueline Bisset, Raul Julia e outros. O ator faz parte do seleto grupo de 50 pessoas que está na Rede Globo desde o início. Em sua ficha constam novelas como, “Véu de Noiva”, “Um Homem que Deve Morrer”, “Selva de Pedra”, “Carga Pesada”, “A Grande Família”, “Baila Comigo”, “Pecado Capital”, “Irmãos Coragem”, “Anjo de Mim”, e muitos outros trabalhos, entre novelas, mini-séries e Casos Especiais. O ator também é reconhecido pela sua militância no movimento negro.

Também integram o elenco do filme os atores Lázaro Ramos, Fernando Alves Pinto, Wandi Doratiotto, Zezeh Barbosa e Sérgio Lulkin, que gravaram as vozes dos personagens Chocolate, Lunar, Ursinho, Josefina e Pai, respectivamente. O personagem principal do filme, o Fernandinho, foi dublado pelo porto-alegrense Pedro Yan, de oito anos. O Avião, personagem que o Milton Gonçalves interpreta em “As Aventuras do Avião Vermelho” é primeiro um brinquedo, depois um meio de transporte e, mais adiante, um amigo para todas as horas. Salva a pele da turma várias vezes, se valendo de sua experiência.

De acordo com os diretores, a gravação das vozes é uma das etapas mais importantes do processo de animação, pois desempenham um papel criativo fundamental no processo de construção do personagem. “Como gravamos as falas antes, podemos trabalhar a animação dos personagens inspirados na interpretação dos atores, na entonação e até mesmo no gestual que o ator utiliza”, destaca Frederico Pinto.

“As Aventuras do Avião Vermelho” é um filme para o público infantil, baseado no livro de Erico Verissimo, escrito em 1936. O longa é uma produção da Armazém de Imagens e Okna Produções e está previsto para ser lançado em 2011. Para isso, uma equipe técnica trabalha num estúdio de animação montado no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Segundo os diretores, o processo de animação utilizado combina a fluidez e a organicidade dos movimentos da tradicional técnica do desenho animado 2D, produzido em papel, com as possibilidades de movimentação espacial da animação digital 3D. Os cenários e o planejamento dos movimentos de câmera são produzidos digitalmente em 3D, mesma técnica em que o Avião e todas as máquinas do filme serão modeladas e animadas. Para cada plano é produzido uma série de movimentos e imagens, que servem como base para os desenhos produzidos no papel. Posteriormente eles são digitalizados e coloridos em um processo de pintura digital. O 3D é utilizado como uma ferramenta para aperfeiçoar e facilitar o processo de trabalho, mas a aparência final é a do desenho animado 2D.



A largada para este projeto foi dada em 2003, quando foi premiado no Edital do 2º Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre para Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem. Após, a entrada de importantes patrocinadores – BNDES e Petrobras- garantiu o início da viabilização. Orçado em 3 milhões de reais, o filme pretende completar seu orçamento financeiro com novas captações de recursos, que devem acontecer em 2009 e 2010. Vale destacar ainda que importantes empresas gaúchas já aderiram ao projeto como patrocinadores. São elas: Banrisul Consórcios, Banrisul Corretora, BRDE, Corsan, Eny Calçados, Metasa, Randon, Sulgás e Unifértil.





FICHA TÉCNICA:



Duração: 90 minutos

Cópia final: 35mm



Direção: Frederico Pinto e José Maia

Roteiro: Camila Gonzatto, Emiliano Urbim e Frederico Pinto
Produção: Aletéia Selonk, Camila Gonzatto e Frederico Pinto
Produção Executiva: Aletéia Selonk e Lisiane Cohen

1º Ass. de Direção: Felipe Antoniolli

Assistente de Produção: Itamony Barros
Secretária de Produção: Laura Coelho

Modelador 3D: Luis Monty Pellizzari e Cristiano Lopes

Edição: Giancarlo Zardo
Animatic: Alexandre Linck
Animação: Bruno Fantinelli Seelig, Carlos Mateus, Charles Lima, Diego Amorim, Felippe Steffens, MauMau, Ruben Castillo, Thiago Ribeiro

Sombra: Marcelo Souza
Calque: Guilherme Green
Pintura: Giovana Maia e Geórgia Reck
Direção de Arte: Moa

Cenário e Co-Diretor de Arte: Marco Antonio Lesina Pilar e Jack Kaminski (Jack)
Assistente de Arte: Pedro Fanti

Música: Nico Nicolaiewsky
Montagem: Kiko Ferraz
Projeto Educativo: Monica Hoff

"Abril Jazz MiL" 2010


Sociedade Filarmónica Humanitária | Conservatório Regional de Palmela apresentam “Abril Jazz Mil” 2010



"Abril Jazz MIl" é um projecto que começou em 2009 e pressupõe ser uma iniciativa de cariz pedagógico, que através de um Workshop e Concertos proporcione à Comunidade Educativa e ao público em geral um contacto próximo com esta linguagem musical - o Jazz. A programação é composta por alguns artistas Portugueses de topo nesta àrea musical.

Programa:


WORKSHOP | Dia 24 de Abril, 15h – Sala Polivalente CRP

- inscrições na secretaria do Conservatório Regional de Palmela -

................................................................................................................................................................


“Improvisação – Primeiros passos”
Por Paulo Gaspar

CONCERTOS | Dia 24 de Abril, 21h30 – Auditório SFH

................................................................................................................................................................


Jazz Pictórico - Zé Soares e POLITONIA convidam São Nunes

Para activar a visualização de imagens nesta mensagem, utilize a opção disponibilizada pelo seu programa de email
Quatro músicos | Uma artista plástica | Uma tela | Sombra chinesa | Pintura/música improvisada

Simbiose entre pintura e música, sempre com uma base de improvisação muito forte, ou não fosse o jazz o improviso por excelência. Desta feita há, no entanto, um elemento novo: a componente cénica – mímica e luz, considerada fundamental na “composição” deste concerto.
Este happening, no sentido conceptual da palavra, é um momento artístico efémero, improvisado que os artistas pretendem partilhar com o público, em que poderemos assistir, “ao vivo e a cores”, ao processo artístico desde o início até ao fim. Ou seja, desde o momento em que o artista se encontra face a uma tela branca, a uma pauta de música ou a uma cena, até ao momento em que aquilo que foi criado passa a “ser” do público.

Se na primeira parte o espectador vive uma experiência sensitiva na “Arte Global” numa estética baseada no “Work in Progress”, na segunda parte deste espectáculo é o jazz que o convida para embarcar na sonoridade contemporânea dos Politonia.


José Soares – Guitarra | Mário Franco – Contrabaixo | Gonçalo Prazeres – Saxofone | João Lencastre – Bateria | São Nunes – Artes Plásticas


"Tributo a Benny Goodman" - Paulo Gaspar and friends

Para activar a visualização de imagens nesta mensagem, utilize a opção disponibilizada pelo seu programa de email
Paulo Gaspar clarinete | Jeffery Davis vibrafone | Óscar Graça piano | Eduardo Lopes bateria


O clarinetista pôs de pé um quarteto destinado a prestar homenagem ao rei das pistas de dança de antigamente.

Nesta viagem sonora aos anos 1930, acompanham-no Óscar Graça, Jeffery Davis e Eduardo Lopes




JAM SESSION | Dia 24 de Abril, 23h30 – Bar SFH

................................................................................................................................................................


Org.: Sociedade Filarmónica Humanitária | Conservatório Regional de Palmela

Apoios: Câmara Municipal de Palmela

Para activar a visualização de imagens nesta mensagem, utilize a opção disponibilizada pelo seu programa de email


Soc. Filarmónica Humanitária - Palmela Av. Dr. Godinho de Matos, Palmela - Tel. 21 235 0235 - www sfh pt

Orquestra de Câmara de Curitiba reúne convidados ilustres


O maestro norte-americano Christopher Morris Whiting, mais as instrumentistas Betina Stegmann (violino) e Ana Valéria Poles (contrabaixo), integram o espetáculo musical deste fim de semana.

O destaque da programação musical do fim de semana fica por conta do concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura Municipal, com apresentações às 20h de sexta-feira (23), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (24), na Capela Santa Maria. O espetáculo, que integra a temporada 2010 patrocinada pela Volvo, tem como convidados ilustres o maestro Christopher Morris Whiting e as instrumentistas Betina Stegmann (violino) e Ana Valéria Poles (contrabaixo).

O repertório diversificado evidencia a versatilidade dos músicos, na execução de obras de compositores marcantes. O programa selecionado pelo maestro Christopher Morris Whiting abre com o “Concerto para Violino em Sol menor”, de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750), prosseguindo com “Andante expressivo”, de Pedro Cameron (1948); “Ponteio nº 46” e “Dança Brasileira para Orquestra de Cordas”, de Camargo Guarnieri (1907 – 1993); e “Gran Duo Concertante para Violino e Contrabaixo”, de Giovanni Bottesini (1821 – 1889). Para encerrar, “Rikudim (Danças)”, de Jan Van der Roost (1956).

Os convidados – Parte instrumental da Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra de Câmara de Curitiba também desenvolve carreira própria e é considerada um dos principais grupos do país. A participação de músicos convidados fortalece a orquestra e a regência do norte-americano Christopher Morris Whiting evidencia a importância do grupo. Com uma extensa carreira orquestral, as atividades de Whiting englobam atuações como primeiro violino na orquestra da Deutsche Oper Berlin, no Festival de Cordas de Lucerna, na Rádio de Berlim, na Ópera de Zurique e na Orquestra Tonhalle de Zurique.

Exibindo no currículo gravações efetuadas em toda a Europa e artigos publicados em revistas especializadas, Whiting é um entusiasmado comunicador musical, responsável pela fundação e regência da Orquestra Prima Vista da Universidade de Artes de Zurique, onde também leciona. Na condução de renomadas orquestras, em vários países europeus, firmou-se como destacado maestro e assumiu, em março passado, a regência da Winterthurer Symphoniker, na Suíça.

O concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba conta ainda com a violinista Betina Stegmann e a contrabaixista Ana Valéria Poles, que desenvolvem carreira internacional. Iniciando estudos musicais no Brasil, a argentina Betina Stegmann diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), aperfeiçoou técnicas do violino em Israel e se apresentou em várias cidades da Europa, além de realizar gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália). Atualmente, a instrumentista é o primeiro violino da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A paulista Ana Valéria Poles começou a estudar contrabaixo aos 12 anos de idade e, depois de vencer importantes prêmios nacionais e tocar como solista em destacadas orquestras brasileiras, foi para a Áustria, em 1982, aperfeiçoar conhecimentos na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Viena. Na Europa, a instrumentista conquistou premiações e integrou conjuntos, entre eles a Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria. Hoje, é primeira contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a regência do maestro norte-americano Christopher Morris Whiting, dentro da temporada de concertos 2010 patrocinada pela Volvo.

Datas e horários: dia 23 de abril de 2010 (sexta-feira), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Av. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário), com entrada franca; dia 24 de abril de 2010 (sábado), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos a R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível) / promoção não cumulativa.

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

PROGRAMAÇÃO

De 23 a 29 de abril de 2010

CINEMATECA - Sala Groff - Rua Carlos Cavalcanti, nº 1.174 - fone (41) 3321-3252 (diariamente, das 9h às 12h e das 13h30 às 22h30 – sábados e domingos, das 14h30 às 22h30) www.fccdigital.com.br

OS INQUILINOS (BR/2009 – 103’ – 35mm). Direção de Sergio Bianchi. Com Marat Descartes, Caio Blat, Cássia Kiss.

Valter estuda de noite. Iara, sua mulher, diz que os novos inquilinos não trabalham, que devem ser bandidos. Ninguém sabe de onde vieram os três rapazes. Iara diz que eles levam mulheres para casa e falam palavras sujas. Os jovens da rua querem ir para a briga, Valter quer dormir. Ele não tem uma arma, tem uma filha e um filho pequenos, fica fora o dia inteiro, não vê o que se passa na rua, ouve o que a mulher diz, o que a rua diz, ouve o barulho da música e das risadas dos inquilinos, de madrugada. E não consegue dormir. Quem vai morrer? Valter não sabe. Classificação 14 anos

Sessões às 15h45, 18h e 20h15

Nos dias 26, 27, 28 e 29 sessões somente às 15h45

Ingresso pago: R$5,00 (inteira)

R$2,50 (meia)

R$1,00 ( aos domingos)


LANÇAMENTO DE CURTAS-METRAGENS

Dia 26, às 20h – entrada franca

Classificação 14 anos para os dois programas

DIA DAS MÃES (BR/2010, cor, digital, 13’20’)

Ficha Técnica:

Direção: Eugenia Castello.

Elenco: Ludimila Nascarella, Roberto Guedes, Débora Vecchi, Bruno H.S. Beza, Luana K. Oliveira, Tiago Chiminazzo, Adeline Pilati, Tânia Lage e Danilo Custódio.

Produção: Cássia Hauari

Roteiro: Eugenia Castello

Direção de Fotografia: Carlos Moreira

Direção de Arte: Gabriela Brunetta Sávio e Ligea Helena Perreto

Duração: 13min 29s

Ano: 2010

País: BRA

Gênero: Drama.

Cor: Colorido

Produzido por Espaço De Arte - Escola De Artes Visuais E Cinema.

"Dia das Mães" conta a história de uma mãe solteira com dois filhos que trabalha numa lanchonete. Mas como o dinheiro não é suficiente, ela vê-se forçada a matar para seu Chefe. O Chefe, homem temido e respeitado, deu à Mulher a possibilidade de ganhar algum dinheiro extra, matando aqueles que tinham dividas com ele. O curta-metragem mostra a realidade de uma pessoa que se vê obrigada a buscar seus próprios recursos para sustentar sua família.

A LENDA DAS CATARATAS (BR, digital, 11’20’’)

Ficha Técnica:

Direção: Fernando Macedo

Apoio: RPC TV.

Narração: Luis Melo.

Um filme da Digital Spirit Animation, dirigido por Fernando Macedo.

Elenco: Rafaela Bacila. José Kloss. Breno Bonin. Fernando Macedo.

Antes do curta será exibido o making of do filme.

Baseado na incrível lenda que explica como uma das maravilhas do mundo, As Cataratas do Iguaçu, veio a se formar. Um filme sobre amor, inocência e consequências. Há muito tempo atrás o Rio Iguaçu era plano, sem cataratas. Tarobá, jovem índio,amava Naipi, linda filha do cacique Igobi. Ao saber que Naipi seria oferecida ao grande Deus-Serpente M'Boi, Tarobá deve decidir entre abandonar seu amor em sacrifício à seu Deus ou lutar por uma eternidade ao lado de Naipi.


CICLO DE DEBATES SOBRE DANÇA

De 27 a 29 (ver programação abaixo)

Às 19h30 – entrada franca


Ciclo de debates sobre dança

Realização

Cinemateca de Curitiba e

Coordenação de Dança da Fundação Cultural de Curitiba

Apoio:

Rumos Itaú Cultural

Entrada franca

Dia 27/04, às 19h30min:

Exibição do documentário “Um olhar sobre a dança”. Após o filme haverá um debate com profissionais da dança.

Um olhar sobre a dança (doc, 2004, 120’ - dvd)

Classificação livre.

Direção e roteiro: Rocio Infante. Produção: Tempo Arte.

O documentário “Um olhar sobre a dança” Rocio Infante é um registro de depoimentos e informações compiladas sobre danças brasileiras e divide-se em quatro partes: Dança Brasileira, Dança Clássica, Dança Moderna e Dança Contemporânea. A produção, da TempoArte Filmes, procura mostrar as diferentes formas de manifestação artística na dança baseado no panorama da dança na cidade de Curitiba e nas influências de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Dia 28/04, às 19h30:

Parceria Rumos Itaú Cultural.

Classificação 18 anos.

Apresentação de curtas em dvd de videodança e de uma coreografia.

Jornada ao Umbigo do Mundo (6’) -
Roteiro, direção e coreografia: Alex Cassal e Alice Ripoll
intérpretes: Ana Poubel, Camila Magalhães, Camila Moura, Fernando Klipel, Guilherme Stutz, Jamil Cardoso, Marcela Donato e Michelle França

Sinopse: Usando a técnica de stop motion, este vídeo propõe uma subversão de forma e função do corpo humano. Um grupo de viajantes empreende uma arriscada odisséia por uma paisagem em constante mutação, formada por corpos aparentemente inertes. Em sua trajetória, esses personagens são esmagados, devorados, desmembrados, irremediavelmente transformados pelo mundo que habitam - eles estão em movimento ou é o mundo que se move?

Sensações Contrárias (5’)
Direção: Amadeu Alban, Jorge Alencar e Matheus Rocha.

Sinopse: Esta obra é ambientada no Recôncavo Baiano, região de passado coronelista. Dentro de um ambiente provinciano-decadente, desenvolve-se a noção de borrão, em que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por aparentes acidentes, falhas e descontinuidades, num limite entre realismo cotidiano e surrealismo.

Passagem (6’)
Concepção, direção e edição: Celina Portella e Elisa Pessoa
coreografia e interpretação: Celina Portella

Sinopse: Esta videoarte é uma passagem por ambientes distintos. Imagens transitórias que constituem lugares onde surgem motivações diversas. Transitória é também a identidade do personagem, que reaparece transmutado a cada nova sala e demanda diferentes movimentos. A câmera, subjetiva, define o ponto de vista, tradução do trauma gerado pela atitude do intérprete.

FF (6’)

direção-geral: Karenina de Los Santos, Letícia Nabuco, Marcello Stroppa e Tatiana Gentile.
Intérpretes: Letícia Nabuco e Marcello Stroppa

Sinopse: Esta videodança traz a diferença e o contraste de ritmos que convivem em sintonia. Movimentação simples e constante que percorre um longo caminho nos mais diversos ambientes urbanos. Duas pessoas seguem um fluxo contínuo e ininterrupto, criando um estranho diálogo com o tempo e o espaço.

Fora de Campo (6’)
Concepção, direção e produção: Cláudia Müller e Valeria Valenzuela
fotografia e câmera: Philippe Guinet.

Sinopse: A videodança partiu da experiência de apresentar dança contemporânea em locais onde ela não era esperada, em espaços despercebidos, brechas no cotidiano. Busca-se a reconstrução desse acontecimento por meio do olhar daqueles que o vivenciaram, mergulhando no que persiste em cada um após a passagem desse corpo em movimento. O resgate do ponto de vista de quem observa a obra e a torna presente, mesmo quando fora de campo. O argumento é baseado na performance Dança Contemporânea em Domicílio, de Cláudia Muller.

Coreografia moderna:

Op1 (29’)

Concepção, direção-geral e desenho de luz: Mirella Brandi
coreografia solo: Lali Krotoszynski
Direção de produção: Marissa Riccitelli Sant'ana

Idealizado por Mirella Brandi, o espetáculo explora os limites entre o real e o imaginário por meio dos princípios da optical art e da interação entre quatro artistas: Lali Krotoszynski, na coreografia solo; Raimo Benedetti, no vídeo; Fábio Villas-Boas, na música; e Mirella Brandi no desenho de luz e na direção artística. A obra propõe a relação entre o real e o imaginário conquistado na interação entre dança, vídeo, luz e música. Uma proposta que experimenta os limites do espaço e da tecnologia no diálogo com o corpo, uma visão mágica que brinca com ambigüidades dos sentidos, com paradoxos, com sonhos, construindo realidades alternativas.

Deslimites (21’)

Direção e ação: Clara F. Trigo
assistência de direção: SUA Cia. de Dança

As criações de Clara F. Trigo aprofundam interesses antigos que sempre a motivaram: inversão de sentidos, rejeição a parâmetros habituais, aproveitamento total das formas, espaços e tempo. O movimento contínuo, rasteiro e lento, em diálogo com a música de Arnaldo Antunes, abole expectativas do corpo feminino. Inventa, ainda, uma lógica que lhe sirva e recria poéticas de cena que modifiquem as dimensões da representação da mulher baiana na dança.

Dia 29/04, às 19h30min:

Tangos, o exílio de Gardel (Argentina e França, 1985, 118 min – 35mm).

Direção: Fernando Solanas.

Elenco: Marie Laforêt, Miguel Ángel Solá, Philippe Léotard, Lautaro Murúa, Ana María Picchio, Gregorio Manzur.

Classificação 14 anos

Na amargura do exílio, um grupo de argentinos em Paris procura distração e uma ligação com sua cultura montando um série de tangos. O filme alterna-se entre os vibrantes ensaios e suas vidas limitadas a apartamentos baratos, subemprego, a difícil comunicação com suas famílias em casa, tentando seguir em frente com o que acreditam ser condições temporárias de vida em uma terra estranha.

Fundação divulga projetos admitidos na primeira fase do Mecenato

A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação dos projetos inscritos no edital do Mecenato Subsidiado e que estão aptos para passar para a segunda fase, quando será analisado o mérito.



Mais de 600 projetos inscritos no edital do Mecenato Subsidiado 2009-2010 foram habilitados para a segunda etapa do programa, quando será feita a análise do mérito. As inscrições para o Mecenato encerraram em março e contou com adesão de 659 projetos culturais, divididos nas categorias iniciante e não-iniciante. A relação das inscrições validadas na primeira fase estão no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, menu Lei de Incentivo/ Mecenato 2009-2010.

O Mecenato é uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Na segunda fase, os projetos que tiveram suas inscrições validadas serão analisados quanto ao seu conteúdo. A análise será feita por uma comissão de 44 membros, entre titulares e suplentes, subdivida em sete subcomissões, responsáveis pela elaboração dos critérios que embasarão a avaliação de mérito dos projetos inscritos. Os membros foram indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, pela comunidade artística e cultural organizada, pelos incentivadores e alguns diretamente pelo prefeito.

Pela primeira vez, nesta edição do programa, foi estabelecida uma categoria exclusiva para proponentes iniciantes, com o objetivo de promover a identificação e o desenvolvimento de novos agentes culturais locais, permitindo o conhecimento e o estímulo ao seu trabalho. No Mecenato são contempladas as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos aprovados é de R$ 80 mil para os não-iniciantes e de R$ 40 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social.

Mais informações sobre o edital do Mecenato Subsidiado podem ser obtidas pelo e-mail: paic.atendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br .

Curitiba ganha primeira Estação da Leitura



O novo equipamento começou a funcionar na última sexta-feira, no Terminal do Pinheirinho. A Estação da Leitura faz parte

do Programa Curitiba Lê.

O Interbairros IV que, perto do meio dia da última sexta-feira, saiu do terminal do CIC em direção ao Pinheirinho não levava apenas passageiros, levava personagens. Vestidos de Sherlock Holmes, Madame Bovary, Dona Flor e Gato de Botas atores entraram no ônibus com livros na mão, surpreendendo quem fazia o percurso. Lendo trechos de suas histórias, eles chamavam a atenção para o lançamento do programa Curitiba Lê e para a inauguração da primeira Estação da Leitura, instalada no Terminal do Pinheirinho.

A Estação, inaugurada pelo prefeito Luciano Ducci, faz parte do programa Curitiba Lê, promovido pela Fundação Cultural e lançado na sexta-feira (16). Iniciativa inédita na cidade, a Estação vai funcionar como posto de atendimento para empréstimo de livros, o que será feito sem burocracia. “Nossa intenção é implantar estações da leitura em todos os terminais, facilitando o acesso e incentivando o hábito de ler”, diz Paulino Viapiana, presidente da Fundação. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar o endereço. “Essa ideia é maravilhosa. É o que a gente precisa em todo Brasil. Ficou muito mais fácil emprestar livro para mim e para as minhas filhas. Sempre passo por aqui”, diz a dona de casa Maria Silva Batista, 42 anos.

Analisando os livros nas prateleiras da Estação, Antônio Pires, de 53 anos, fez o seguinte comentário: “Não é em todo lugar em que se encontram livros tão acessíveis. Vai me incentivar a ler”. Douglas Santos, 26, acha que a Estação da Leitura, dentro do Terminal vai poupar tempo. “Falta tempo para ir até uma Biblioteca. Aqui facilitou a minha vida”.

A ideia é que quem circule pelo terminal diariamente possa emprestar livros de literatura de forma simples e gratuita. “Já vou emprestar um e sair lendo no ônibus”, animou-se a estudante F. Moraes, de 13 anos. O procedimento de devolução também é simplificado. O livro poderá ser devolvido na própria Estação ou na rede de Casas da Leitura, localizadas em diversos bairros. A Casa da Leitura Paulo Leminski, na CIC, também inaugurada na sexta-feira é uma delas.

O horário de funcionamento da Estação da Leitura foi estabelecido de forma a facilitar o empréstimo e devolução. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e sábados das 6h30 às 14h. A Estação tem dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos localizados em outras unidades da Fundação Cultural.

O programa - Promovido pela Fundação Cultural o programa Curitiba Lê engloba um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Para integrar o Curitiba Lê, todas as bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural foram transformadas em Casas da Leitura, cada uma homenageando um autor. No total são 13 novos espaços que tem como objetivo incentivar ativamente a prática da leitura e envolver a comunidade com o hábito de ler.

O programa também engloba outras atividades de incentivo ao hábito de ler, como as oficinas literárias e os ciclos de leitura.

Casas da Leitura – endereços e horário de funcionamento

Casa da Leitura Augusto Stresser

Centro de Criatividade de Curitiba – Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço – Fone: 3254-6802

Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Domingos, das 10h às 17h30.

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam

Rua Batista Ganz, 453 – Parque Barigüi – Fone: 3240-1101

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Domingos, das 10h às 17h30.

Casa da Leitura Paulo Leminski

Rua Padre Gaston, s/n° - Cidade Industrial – Fone: 3212-1402

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Casa da Leitura Jamil Snege

Rua da Cidadania da Fazendinha – Rua Carlos Klentz, s/nº - Fazendinha – Fone: 3350-3973

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Casa da Leitura Maria Nicolas

Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardim, 213 – Santa Felicidade – Fone: 3374-5017

Segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h às 18h

Casa da Leitura Walmor Marcelino

Rua Lupianópolis, 12 – Vila Tecnológica – Bairro Novo – Fone: 3298-6319

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Casa da Leitura Wilson Martins

Rua da Cidadania do Carmo – R. Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Boqueirão – Fone: 3313-5512

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h

Casa da Leitura Osman Lins

Rua da Cidadania do Pinheirinho – Av. Winston Churchil, s/nº - Fone: 3212-1514

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Casa da Leitura Franco Giglio

Rua Jerônimo Durski, 1039 – Bigorrilho – Fone: 3240-1102

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Casa da Leitura Hilda Hilst

Rua Rodolfo Senff, 223 – Jardim das Américas – Fone: 3361-2303

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Casa da Leitura Miguel de Cervantes

Praça Espanha – Rua Carlos de Carvalho, s/nº - Batel – Fone: 3321-2821

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 10h às 18h.

Casa da Leitura Nair de Macedo

Rua da Capitania, 57 - Guabirotuba – Fone: 3296-3312

Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Casa da Leitura Dario Vellozo

Praça Garibaldi, 7 – Centro – Fone: 3321-3268

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Estação da Leitura Pinheirinho

Terminal do Pinheirinho

Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, sábados das 6h30 às 14h

Inscrições abertas para curso e seminário sobre gestão cultural


Em parceria com o Observatório Itaú Cultural e o Fórum Nacional dos Secretários de Cultura das Capitais, a Fundação Cultural de Curitiba promove em maio o I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e o II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento. As Inscrições já estão abertas.

A Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Observatório Itaú Cultural e o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais, promove de 3 a 7 de maio o curso de gestão cultural e o seminário sobre financiamento e leis de incentivo, voltados para agentes e gestores atuantes no setor da cultura. Com aulas expositivas e palestras, serão abordados temas como leis de incentivo, políticas culturais e desenvolvimento humano, políticas públicas, produção cultural, sistemas de financiamento e economia da cultura.

Os interessados em participar deverão fazer inscrição prévia mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Cultural: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br . As inscrições são gratuitas e o prazo vai até 27 de abril. Informações: seminário_info@fcc.curitiba.pr.gov.br.

O I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e o II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento serão realizados no auditório do Cietep (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico). Os palestrantes são professores, consultores e pesquisadores de políticas culturais, além de representantes de órgãos governamentais. Entre os participantes estão Bernardo Mata-Machado, coordenador de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e Henilton Parente de Menezes, secretário de fomento do MinC, Romulo Avelar (MG), professor e produtor cultural, assessor de planejamento do Grupo Corpo e do Grupo do Beco e Leonardo Brant (SP), consultor e pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados.

Confira a programação:

3 de maio (segunda-feira):

8h30 às 12h - aula expositiva Políticas e gestão culturais: desafios contemporâneos,

com Albino Rubim (BA), diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.

14h às 18h - aula expositiva Políticas e gestão: o desafio da sustentabilidade dos projetos culturais, com Cláudia Leitão (CE), professora do mestrado em políticas públicas da Universidade Estadual do Ceará.

4 de maio (terça-feira)

8h30 às 12h - aula expositiva Cultura e desenvolvimento humano - os desafios para a gestão, com José Marcio Barros (MG), professor da PUC Minas e Universidade Estadual de Minas Gerais, Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural.

14h às 18h - aula expositiva Cultura e enlaces contemporâneos : cultura e desenvolvimento, com Paulo Miguez (BA), professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia – UFBA

5 de maio (quarta-feira)

8h30 às 12h e das 14h às 18h - aula expositiva Produção cultural: relações e processos de trabalho, com Romulo Avelar (MG), professor e produtor cultural, assessor de planejamento do Grupo Corpo e do Grupo do Beco.

6 de maio (quinta-feira)

8h30 às 12h - palestra Financiamento da Cultura – panorama histórico, com Paulo Miguez (BA), professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia – UFBA

14h às 16h30 - palestra Incentivo fiscal à cultura: histórico, mecanismos disponíveis e propostas de mudança, com Fábio Cesnik (SP), advogado, sócio da Cesnik, Quintino e Salinas Advogados.

16h30 às 19h (SP) - palestra Cultura entre o Estado e o mercado, com Leonardo Brant (SP), consultor e pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados.

7 de maio (sexta-feira)

8h30 às11h30 - palestra Reflexões sobre o financiamento da cultura, com Bernardo Mata-Machado (DF), coordenador de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

11h30 às 12h30 - palestra com Manoel Rangel (RJ), diretor-presidente da Ancine

14h às 15h - palestra O Financiamento à Cultura no Governo Federal, com Henilton Parente de Menezes (DF), secretário de fomento do Ministério da Cultura.

15h às18h - palestra Financiamentos não estatais da atividade cultural, com Enrique Saravia (RJ), professor da Fundação Getúlio Vargas. Coordenador do projeto MinC/FGV de Formação de Gestores Culturais.

Serviço:

Inscrições abertas para o I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento

Período de Inscrições: de 15 a 27 de abril no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br