segunda-feira, 31 de março de 2008

KAFKA E A BONECA VIAJANTE


KAFKA E A BONECA VIAJANTE
de JORDI SIERRA I FABRA

Número de páginas: 128

Um ano antes de sua morte, Franz Kafka viveu uma experiência singular. Passeando pelo parque de Steglitz, em Berlim, encontrou uma menina chorando porque havia perdido sua boneca.
Para acalmar a garotinha, inventou uma história: a boneca não estava perdida, mas viajara, e ele, um "carteiro de bonecas", tinha uma carta em seu poder que lhe entregaria no dia seguinte. Naquela noite, ele escreveu a primeira de muitas cartas que, durante três semanas, entregou pontualmente à menina, narrando as peripécias da boneca em todos os cantos do mundo. Inspirado por esta história pouco conhecida de Kafka, contada por Dora Diamant, companheira do escritor na época, Jordi Sierra i Fabra recria as cartas nunca encontradas e que constituem um dos mistérios mais belos da narrativa do século XX.


Lançamento da MARTINS EDITORA


Arquiteta fala sobre patrimônio histórico no programa Hora da Prosa

O programa acontece na próxima quarta-feira (2), às 19h, no Espaço Cultural David Carneiro, e terá como convidada a arquiteta Briane Elisabeth Panitz Bicca.



As edições de 2008 do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, iniciam com uma Hora da Prosa Especial, no Espaço Cultural David Carneiro. A palestrante é a arquiteta Briane Elisabeth Panitz Bicca, coordenadora em Porto Alegre do projeto Monumenta – uma iniciativa de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Doutora em Urbanismo pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble, França (1979), Briane Panitz Bicca realizou seu pós-doutorado em Conservação do Patrimônio Histórico, em Paris, em 1990. Em sua atuação profissional, tem desenvolvido importantes atividades relacionadas à conservação do patrimônio histórico. Como técnica em conservação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), atuou em várias cidades brasileiras, de 1979 a 1992.

Briane Panitz Bicca participou de planos de revitalização de importantes cidades históricas. Coordenou um grupo de trabalho para a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural de Brasília, o Pró-Memória, de 1980 a 1989. Foi responsável pela elaboração do dossiê de Brasília para inscrição no Patrimônio Mundial – Unesco (1986-87). Como coordenadora do setor de cultura da Unesco no Brasil, de 1992 a 2001, participou da realização de acordos de cooperação entre o Ministério da Cultura e a Unesco, para a implementação do Programa Monumenta MINC/BID.

Na Unesco, a arquiteta e urbanista coordenou a primeira edição da obra Patrimônio Mundial no Brasil, publicado em Brasília em 2000. É autora do capítulo "Monumenta Porto Alegre, a estratégia dos eixos", na publicação Intervenções em Centros Urbanos, lançado em 2005, em São Paulo, pela Ed. Manole. Participou da coordenação do livro Arquitetura na Formação do Brasil, uma publicação UNESCO/Caixa (2007).

Briane foi responsável, também, pela publicação Nós somos da Praça, do projeto Monumenta Porto Alegre, 2004. Desde 2001 é coordenadora do Projeto Porto Alegre do Programa Monumenta. Na palestra, a arquiteta falará sobre sua atuação profissional e sua experiência no Monumenta. Do encontro participam as equipes técnicas da Prefeitura de Curitiba que atuam na área de gestão do patrimônio histórico e cultural, propiciando o debate, a troca de idéias e experiências entre as duas cidades.



Sobre o Hora da Prosa – O programa “Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural” promove discussões de temas relacionados à história, à memória e ao patrimônio cultural de Curitiba, sob a coordenação da Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

Os encontros acontecem na Casa Romário Martins, com a participação de palestrantes escolhidos entre profissionais que atuam na área do patrimônio cultural, favorecendo um ambiente de divulgação de ações de patrimônio, debates e troca de informações. O evento conta com a parceria do IPHAN e do ICOMOS e o apoio do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, através do qual é considerado como curso de capacitação para os funcionários da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O projeto também conta com edições especiais, sempre em auditórios maiores, quando convidados discorrem sobre temas de relevância estadual e/ou nacional. Todos os encontros são filmados em formato digital e incorporados ao Centro de Documentação da Casa da Memória, onde ficam disponíveis ao público para consulta e pesquisa.





Serviço:

Hora da Prosa Especial

Programa Monumenta e o Projeto Monumenta Porto Alegre, com a arquiteta Briane Elisabeth Panitz Bicca

Data: 2 de abril de 2008 (quarta-feira), às 19h

Local: Espaço Cultural David Carneiro – Hotel Pestana – Rua Brigadeiro Franco, 1.826

Entrada franca.

AS RAZÕES DO AMOR


AS RAZÕES DO AMOR de HARRY G. FRANKFURT

Número de páginas: 103

Em busca de respostas para uma pergunta de importância universal - "Como viver?" -, o filósofo Harry Frankfurt explora o amor e suas razões, propondo que a chave para uma vida plenamente satisfatória é a dedicação ao objeto de nosso afeto. E não há afeição mais definitiva que o amor, uma preocupação desinteressada e involuntária pelo bem-estar do amado. É o amor que dá significado ao mundo. Para Frankfurt, não há amor mais puro que o amor por si próprio, o que poderia parecer uma afirmação narcisista, mas na verdade é só a reiteração de que o simples desejo de amar representa a busca pelo significado da vida. Escrito com elegância e clareza, As razões do amor constitui leitura agradabilíssima e instigante.




Lançamento da MARTINS EDITORA

Filosofia viva, ética e transformadora

Educação para o Pensar:
Seminário

Brasília/DF
11 e 12/04
Onde: Colégio Notre Dame
Contato e mais informações: Patrícia Gerard (61) 9213.9636 - patriciagerard@terra.com.br ou Colégio Notre Dame (61) 3245.2836 ou Prof. Geverson (48) 3025-2909 - seminariodf@portalser.net


Rio de Janeiro/RJ
25 e 26/04
Onde: Universidade Estácio de Sá - Campus R9 - Auditório 6o. andar - Rua André Rocha, No. 838 - Taquara - Jacarepaguá/RJ
Contato e mais informações: Nufep/RJ (21) 3414-2814 com a Profa. Angela Paiva - nufep.rj@globo.com ou Prof. Zeca (48) 3025-2909 - seminariorj@portalser.net