sábado, 15 de março de 2008

O TESTAMENTO




O Testamento

de Eric Van Lustbader





Este é com certeza para tirar o sono e vale ler de um só fôlego. Verdadeiramente arrebatador.



"O Testamento é uma fascinante história de seitas secretas, milagres religiosos e história medieval combinada com questões políticas contemporâneas. Com ritmo vertiginoso, inteligente e atraente, O Testamento traz Lustbader em sua melhor forma."


Steve Berry, autor de O legado dos templários


Durante séculos, uma seita secreta fundada por seguidores de São Francisco de Assis – a Ordem dos Observantes Gnósticos – guardou um segredo que poderia transformar para sempre a história da humanidade. Mas agora a segurança desse legado está nas mãos de um homem e uma mulher que mal se conhecem.
Braverman Shaw nunca perdoou o pai, Dexter, por levar uma vida distante e enigmática. Mas ele nunca imaginara a gravidade dos segredos que Dexter escondia – até que, durante uma tentativa de reconciliação, o pai foi brutalmente assassinado.


Ainda atordoado pelos acontecimentos, Braverman descobre que seu pai era membro do alto escalão da Ordem dos Observantes Gnósticos, uma centenária organização secreta cuja missão era preservar documentos sagrados capazes de causar um verdadeiro caos no mundo se caíssem em mãos erradas.
Envolvido numa teia de mistério e perseguição, Braverman se vê diante de incompreensíveis pistas deixadas por seu pai para levá-lo ao esconderijo do Testamento de Cristo – um evangelho apócrifo e a Quintessência, a lendária substância que possibilitaria a vida eterna.


Em sua luta frenética para escapar da morte e, ao mesmo tempo, encontrar respostas para suas perguntas, Braverman é auxiliado pela jovem Jenny Logan, guardiã da Ordem treinada para protegê-lo. Mas, pouco a pouco, ele percebe que não deve confiar em ninguém e que o perigo pode estar onde ele menos imagina.
Numa trama tensa, repleta de suspense e ação ininterrupta, Eric Van Lustbader conduz o leitor por uma vertiginosa viagem por grandes segredos da história, da política e da religião e pelos mais sombrios sentimentos humanos.
****


"Eric Van Lustbader prova mais uma vez que é o mestre do thriller inteligente. Em O Testamento, ele mistura o antigo e o contemporâneo com a grande questão da atualidade – o extremismo religioso – e faz isso com habilidade, discernimento e energia. Um romance sensacional, bem escrito e bem pesquisado."
Nelson DeMille, autor de Night Fall

Consultor de empresas com uma sólida formação em estudos medievais e criptografia, Braverman Shaw, de um dia para o outro, é violentamente arrastado para o epicentro de um conflito cujas forças vão muito além do que ele pode prever.
Depois que seu pai é assassinado, Braverman descobre que ele era integrante da Ordem dos Observantes Gnósticos e tinha a missão de proteger o Testamento – documentos históricos que poderiam abalar o Cristianismo e os fundamentos da civilização ocidental se viessem a público.
Entre esses documentos estão um evangelho apócrifo, supostamente escrito pelas mãos do próprio Jesus Cristo, e a fórmula da Quintessência, o quinto elemento buscado pelos alquimistas e tido como a chave da imortalidade.
Os Cavaleiros de São Clemente, inimigos da Ordem e braço armado secreto do papado, não medem esforços para descobrir o paradeiro do Testamento. Usando de todo o seu poder e influência, eles deixam um rastro de sangue numa guerra mortífera que envolve interesses econômicos, políticos e religiosos.
Numa corrida desesperada para desvendar os enigmas deixados por seu pai e salvar a própria vida, Braverman se dá conta de que está sozinho no meio de uma complexa rede de intrigas, traições, conspirações e assassinatos.


O Testamento tem uma narrativa ágil e cheia de reviravoltas, que torna impossível parar de ler antes de se chegar à última página. Com rica pesquisa histórica e enredo original, tem todos os ingredientes para se tornar um livro inesquecível.


Um lançamento da Editora Sextante

OS MERCADORES DA NOITE

Os Mercadores da Noite

de Ivan SantAnna



"Os mercadores da noite tem um enredo que supera, e muito, os ‘romances de homens de negócio’ lançados às dúzias. Por dois motivos básicos: primeiro, consegue dar uma perspectiva real do que acontece num dos cenários mais fascinantes do mundo, o mercado financeiro global – sem deixar o leitor entediado; segundo, foge do padrão estereotipado de tantas obras do gênero." Gazeta Mercantil


Com a experiência de quem atuou na área por mais de 30 anos, Ivan Sant’Anna criou um thriller surpreendente e emocionante, que tem o ritmo nervoso dos pregões das grandes bolsas de valores.
Julius Clarence é um operador financeiro extremamente bem-sucedido, que deixou a Bolsa de Mercadorias de Chicago para conquistar Wall Street e várias empresas. Mas num mercado tão competitivo, tamanho sucesso vai lhe render, além de uma grande fortuna, um grande inimigo: Clive Maugh.
Após muitos anos de disputa entre esses dois gigantes do mercado de capitais, Julius cria um plano para destruir o rival e provocar um colapso na economia mundial, mesmo que para isso seja necessário sacrificar sua própria empresa.
Julius está prestes a dar a cartada final em um jogo eletrizante, repleto de traições e chantagens, onde o mais importante não é ganhar, mas sim quem vai perder.


Um lançamento instigante principalmente nestes tempos conturbados de economia norteamericana em colapso.

Lançamento da Editora Sextante

sexta-feira, 14 de março de 2008

Filme sobre o skate brasileiro tem estréia na Cinemateca

O lançamento acontece neste sábado (15), em duas sessões, às 19h e 20h,
com entrada franca


O filme Duotone: Dois tons e dois skatistas estréia neste sábado (15), na Cinemateca de Curitiba. Com 35 minutos de duração e dirigido por Fernando Granja, Duotone é um documentário sobre o skate brasileiro que reúne alguns dos melhores skatistas de rua da atualidade, incluindo dois paranaenses, Alex Carolino e Marcos Mamá.
O filme é resultado de dois anos de gravação, em todo o Brasil, Argentina, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, República Tcheca, Rússia e China. Além dos paranaenses, o vídeo traz também as manobras de Rodrigo Teixeira e Fábio Cristiano, dois skatistas de fama internacional, e ainda de Bruno Aguero, Cezar Gordo, Fernando Javali e Diego Chaveiro.
As produções de vídeo sobre skate têm grande mercado e repercussão nesse meio esportivo, pois são responsáveis pelo estímulo à evolução de técnicas e manobras. A linguagem audiovisual é a melhor forma para transmitir a real essência do skate, pois ela chega mais próxima à sensação do momento em que o skatista executa uma manobra. Além disso, também revela o estilo de vida dos skatistas, que vivem o esporte 24 horas por dia .
Os produtores acreditam que o filme servirá a todos praticantes brasileiros, de forma que não precisem necessariamente recorrer a vídeos estrangeiros. Já é possível encontrar no Brasil uma produção nacional profissional e de qualidade, que servirá também para representar o país internacionalmente.


Serviço:
Duotone: Dois tons e dois skatistas - lançamento
Data: 15 de março (sábado), às 19h e 20h
Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174
Entrada franca.

BALAIO DE NOTÍCIAS

E O VENTO LEVOU SOB UM NOVO OLHAR

O inesquecível protagonista do clássico E o vento levou está de volta no lançamento O clã de Rhett Butler, do especialista em história norte-americana, Donald McCaig. Setenta anos depois do lançamento da saga que deu à Margaret Mitchell o prêmio Pulitzer e dez Oscars à adaptação cinematográfica, eternizada por Clark Gable e Vivien Leigh, a infância e a juventude do aventureiro Rhett Butler é desvendado neste romance histórico sobre superação, sobrevivência e paixão. O clã de Rhett Butler chega às livrarias em abril pela Rocco, depois de se manter por 17 semanas consecutivas nas mais importantes listas dos mais vendidos dos Estados Unidos, entre as quais a do The New York Times.

A FACETA ENSAÍSTA DE AFFONSO DE VOLTA

Poeta, ensaísta e cronista dos mais renomados, com aguçado olhar sobre as artes e a cultura, Affonso Romano de Sant’Anna acaba de entregar à Editora Rocco os originais de O enigma do vazio: impasses da arte e da crítica. Nos ensaios que compõem o livro, o autor analisa os principais fundamentos da arte conceitual e propõe uma nova episteme para reavaliação da arte do século XX. O título dá continuidade às análises iniciadas em Desconstruir Duchamp: Arte na hora da revisão e A cegueira e o saber, e chega às prateleiras em agosto, durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. ANGÉLICA LOPES AGORA NO TEATROA peça Plano B – Missão Namoro, baseada no livro homônimo da escritora e roteirista de TV Angélica Lopes, sucesso entre o público juvenil, está em cartaz no Rio de Janeiro. Os fãs podem conferir o espetáculo nos sábados, às 19h, e domingos, às 18h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, na Barra da Tijuca (Av. das Américas, 2.603). Com adaptação da própria autora, a comédia romântica – protagonizada pelos jovens atores Natalia Soutto e Gabriel Azevedo – conta as desventuras da adolescente Camila nessa fase tão conturbada de sua vida.

NINGUÉM SEGURA JANET EVANOVICH

Ela é uma freqüentadora assídua - e sempre no topo - das principais listas dos mais vendidos dos Estados Unidos.E, ao que tudo indica, não pretende mudar este hábito. Com uma obra cujas vendas ultrapassam a marca de 45 milhões de exemplares em dezenas de países, Janet Evanovich emplacou, simultaneamente, mais duas aventuras de sua heroína Stephanie Plum nas listas de best-sellers da Publishers Weekly, respeitada publicação sobre o mercado editorial norte-americano. O primeiro volume da série protagonizada por Plum, Um dinheiro nada fácil, acaba de chegar às livrarias do Brasil pela Rocco.

NO PRELO

Slam, de Nick Hornby
Viagem ao fundo do quarto, de Tibor Fischer
O pedante na cozinha, de Julian Barnes

quarta-feira, 12 de março de 2008

A Cinemateca de Curitiba desenvolve o programa Primeira Sessão

A Cinemateca de Curitiba, unidade da Prefeitura Municipal administrada pela Fundação Cultural de Curitiba, está aberta para o agendamento de escolas no programa Primeira Sessão. Toda quinta-feira, às 9h30, a Cinemateca faz uma sessão dirigida aos alunos da faixa etária entre 6 e 11 anos. A sessão é gratuita para as escolas municipais. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3321- 3359.
Para a maioria das crianças, o programa tem sido a primeira oportunidade de conhecer uma sala de cinema. Na próxima quinta-feira (13) será realizada a primeira sessão deste ano, com 60 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Barigüi.
O filme em cartaz é Turma da Mônica – uma aventura no tempo. Esse é o décimo filme baseado nos personagens das revistas em quadrinhos. A história começa quando Franjinha constrói uma máquina do tempo que dá certo. Ele só não esperava que a turminha entrasse em seu laboratório e causasse a maior confusão, fazendo com que o quatro elementos fundamentais (água, ar, terra e água) caíssem dentro do portal do tempo. Agora, os quatro amigos – Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão – têm que viajar no tempo para recuperá-los, caso contrário os relógios irão parar e o mundo vai, literalmente, congelar no espaço.

Cia Filarmônica de São Paulo


Cia Filarmônica de São Paulo
apresenta show em Curitiba

O show, assistido por 100 mil pessoas, conta com participação do Bira,do Sexteto do Jô

A Cia. Filarmônica de São Paulo chega finalmente a Curitiba paramostrar o repertório do grupo pop mais famoso e influente do mundo: OsBeatles. O show conta com uma participação especial: o Bira, que integra o Sexteto do Programa do Jô, da Rede Globo. O grupo da Filarmônica é formado por quarteto de cordas, três vozes, violão, guitarra, piano, bateria, guitarra e contrabaixo. Na capital paranaense, a companhia apresenta o espetáculo The Beatles’ Songs, noTeatro Fernanda Montenegro, nos dias 14, 15 e 16 de março de 2008. Na sextae no sábado, o show acontece às 21h e no domingo, às 19h. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Fernanda Montenegro(Shopping Novo Batel) e pelo Disk Ingressos: (41) 3315 0808 ouwww.diskingressos.com.br.

Serviço:
The Beatles’ Songs – Cia Filarmônica de São Paulo
Data: 14, 15 e 16 de março – sexta e sábado, às 21h, e domingoàs 19h
Local: Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel)
Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 40 (valor antecipado até um diaantes da estréia) e R$ 25 (meia entrada).
Informações: 3224-4986

Educação para o Pensar: Filosofia viva, ética e transformadora

ATENÇÃO FORTALEZA - CE e SÃO LUIS - MA para os SEMINÁRIOS REGIONAIS

SeminárioSão Luis/MA
14 e 15/03
Onde: Liceu Maranhense
Contato e mais informações: Isabel Cristina (98) 3252-3717 - filocoruja@yahoo.com.br ou Prof. Geverson (48) 3025-2909 - seminariosaoluis@portalser.net

SeminárioFortaleza/CE
18 e 19/03
Onde: Auditório do Palácio da Educação – Sindicato da APEOC - Rua Sólon Pinheiro, 1306 - Bairro de Fátima
Contato e mais informações: APEOC (85) 3064-3212 ou Jaime Alencar (85) 9922-8953 - jaopai@uol.com.br ou Prof. Zeca (48) 3025-2909 - seminariofortaleza@portalser.net

Expo Unimed Curitiba apresenta grande exposição sobre a história de Curitiba

Mostra “Curitiba, a construção de uma cidade” fala da história da capital paranaense e de sua preocupação com o meio ambiente ao longo do tempo

A Universidade Positivo abrigará, a partir de 15 de março, em comemoração aos 315 anos de Curitiba, a exposição interativa Curitiba, a construção de uma cidade, organizada pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Grupo Positivo, maior corporação de Educação e Tecnologia do Brasil. A exposição será realizada dentro do Expo Unimed Curitiba, centro de eventos construído no campus da instituição, e vai atender preferencialmente crianças e adolescentes das escolas de Curitiba no período de 15 a 28 de março. A partir do dia 30, a visitação estará aberta para o público em geral, diariamente das 10h às 19h, até dia 10 de abril. A entrada é gratuita.
Viagem pela história do passado e um embarque para o futuro - A exposição aborda a história da capital paranaense e sua vocação de preservação do meio ambiente desde a época colonial, antes de sua fundação, até o tempo presente e os projetos para o futuro. Curitiba, a construção de uma cidade exibirá o vasto material de acervo da FCC, mostrando a evolução da cidade em seus 315 anos de vida até as perspectivas para o futuro. A exposição será instalada no átrio principal do Expo Unimed Curitiba.
Curitiba, a construção de uma cidade traz, ainda, painéis com todas as capas do jornal Gazeta do Povo do dia 29 de março, desde o ano de fundação do jornal, em 1919. Representando as tendências que irão manter a cidade na vanguarda mundial, as maiores empresas sediadas em Curitiba também terão espaço na mostra. Personagens da história econômica e cultural da cidade, elas terão a oportunidade de contar ao público suas histórias particulares.
Reunindo 300 peças do acervo da FCC – pinturas, mapas, fotos, desenhos, relatos de viajantes, textos literários, documentos, filmes e anúncios publicitários – a exposição Curitiba, a construção de uma cidade é dividida em seis seções: Curitiba colonial, Curitiba capital, Curitiba na Belle Époque, Curitiba moderna, Curitiba contemporânea e Curitiba do amanhã. Todas falam de períodos históricos da cidade traçando um paralelo com a questão ambiental, sem esquecer de fatos políticos, econômicos e culturais que marcaram a trajetória da capital.
Da forma como a mostra foi organizada, o visitante não precisa seguir a linha do tempo histórica, podendo dirigir-se primeiro às seções que mais lhe interessarem. No centro da exibição, uma mesa expõe uma projeção da planta de Curitiba e sua evolução em seus 315 anos de vida. Ao redor da mesa, seis monitores exibem filmes de cineastas curitibanos de variados períodos. Ao final da mostra, o visitante tem a chance de deixar sua contribuição pessoal à história de Curitiba, num convite aos curitibanos para refletirem como será sua cidade daqui a cinco, dez, 50 anos. A pesquisa foi conduzida pelos historiadores Marcelo Sutil e Maria Luiza Gonçalves Baracho.
Conteúdo na Internet – acesso para todos - A partir do dia 15 de março, um hotsite especialmente elaborado para a exposição em homenagem ao aniversário de Curitiba estará disponível no endereço www.positivoinformatica.com.br/curitiba315. Este hotsite foi desenvolvido pelas equipes dos maiores portais de educação do país, o Portal Aprende Brasil e o Portal Educacional da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. Os conteúdos do hotsite também serão apresentados para os visitantes do evento, projetados em uma lousa interativa, numa das estações da exposição.

Expo Unimed Curitiba e Teatro Positivo – Grande Auditório
Reunindo projeto arquitetônico inovador e instalado dentro de um câmpus universitário, o Expo Unimed Curitiba, centro de eventos da Universidade Positivo, será inaugurado no dia 29 de março, aniversário de 315 anos de Curitiba. No mesmo dia também será inaugurado o Teatro Positivo – Grande Auditório, o maior do Paraná, com 2.400 lugares, que receberá um concerto do tenor espanhol José Carreras.
O Expo Unimed Curitiba apresenta uma flexibilidade dos espaços internos que o torna referência para acontecimentos científicos na região Sul. O centro de eventos e as salas multiuso, construídos sobre uma área de 8.365 m², são distribuídos em pavilhão de piso único, e foram projetados para acolher vários eventos simultâneos, sem que um interfira em outro.
O estacionamento do complexo tem capacidade para mais de 2 mil veículos. Além do Expo Unimed Curitiba e do Teatro Positivo – Grande Auditório, o Grupo Positivo está construindo no campus da Universidade Positivo um hotel, com previsão de inauguração em 2009, que será administrado pela rede Bourbon.

Serviço:
Curitiba, a construção de uma cidade
Data: 15 de março a 10 de abril
Horário: 10h às 19h.
Local: Expo Unimed Curitiba – Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).
Entrada: gratuita
Informações : 3317-3193
* A exposição ficará fechada à visitação nos dias 23, 27, 28 e 29/03.