sábado, 6 de dezembro de 2008

Site de humor com Heloísa Perissé e Lúcio Mauro Filho


JÁ QUE É FIM DE SEMANA


Eles são atores da TV e do teatro que gravaram esquetes de humor com textos originais, especialmente para a internet.

Lúcio Mauro Filho, Heloísa Perisse e os atores do Grupo Na Neura convidam você para dar boas risadas.

www.naneura.com.br

Fim de semana com lançamentos e feira de gravura no Solar do Barão



O Centro Cultural Solar do Barão promove neste fim de semana a Feira da Gravura, uma palestra e o lançamento do catálogo da exposição de Carlito Carvalhosa. Segunda-feira começa um curso de gravura em metal.

O Centro Cultural Solar do Barão promove neste fim de semana uma série de atividades artísticas. Sábado e domingo (6 e 7), durante todo o dia, acontece a Feira da Gravura, com lançamento de edições, exposição e venda de obras. A feira ocupa as instalações da Loja da Gravura e reúne a produção de arte realizada nos ateliês do Museu da Gravura, em outros ateliês da cidade e também trabalhos de artistas renomados. Dentro dos ateliês de gravura os artistas estarão realizando a venda direta de suas obras.

Outro evento programado para o sábado é a palestra e o lançamento do catálogo da exposição do artista plástico paulista Carlito Carvalhosa, que está aberta no Solar do Barão. Carlito Carvalhosa expõe a instalação Meus Olhos, um projeto desenvolvido especificamente para aquele local. O artista movimenta o espaço expositivo e estabelece um convívio quase insustentável entre o espaço e a obra exposta.

Carlito Carvalhosa é um destacado integrante do cenário das artes brasileiras, tendo tomado parte da chamada Geração 80, marcada não apenas pela súbita explosão de jovens artistas, mas, fundamentalmente, pela significativa contribuição ao processo de amadurecimento do ambiente artístico. Em 1982, Carvalhosa fundou o atelier Casa 7 e, desde então, tem participado de importantes mostras de arte, individuais e coletivas, somando no extenso currículo um grande número de trabalhos que discutem a própria condição de obra na contemporaneidade e suas relações com a arquitetura e o espaço público.

Curso - Para encerrar as atividades do ano, o Centro Cultural Solar do Barão também oferece um curso de férias. De 8 a 12 de dezembro, a artista plástica Paula Monteiro orienta a oficina de Gravura em Metal, com uma turma pela manhã e outra à tarde. O investimento é de R$ 40 e as aulas acontecem das 9h às 12h e das 15h às 18h. Informações pelo telefone (41) 3321-3373.

Aberto a todos os interessados na prática da gravura em metal, sem necessidade de conhecimentos prévios e com idade mínima de 18 anos, o curso tem por objetivo desenvolver as técnicas a partir da experimentação direta, além de estimular a produção artística e o desenvolvimento da poética pessoal. Os participantes terão acesso aos diferentes tipos de chapas – como cobre, ferro, alumínio e latão – e instrumentos de gravação, com explicações sobre as diversas possibilidades de trabalho e necessidades específicas de cada metal.

Serviço:

Atividades no Centro Cultural Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533.

Feira da Gravura (nas instalações da Loja da Gravura e nos ateliês)

Data: 6 e 7 de dezembro de 2008. Sábado, das 11h às 20h; domingo, das 11h às 18h

Palestra e lançamento do catálogo de Carlito Carvalhosa

Data: 6 de dezembro (sábado), às 11h

Entrada franca.

Curso de Gravura em Metal, com orientação de Paula Monteiro

De 8 a 12 de dezembro, com duas turmas ( das 9h às 12h e das 15h às 18h)

Inscrições: R$ 40

Informações: (41) 3321-3373.

Dia 8 de Dezembro no CLP


clique para ampliar










Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

LANÇAMENTO DE DVD - FESTIVAL RATHA YATRA NOVA YORK


Desde 1977 a tradição do Festival de Ratha Yatra em Nova York tem chamado a atenção pela grandeza, beleza e organização!

Milhares de participantes vindos de vários estados norte-americanos e até de outros países prestigiam a grande "Hare Krishna Parade" na 5ª avenida, centro financeiro do mundo, manifestando diferentes relações e sentimentos com um dos maiores festivais Ratha Yatra da América.

Aproveitando o grande festival , a equipe do Festival da Índia Produções visitou dois importantes marcos do movimento Hare Krishna, a famosa lojinha da 2ª avenida (1º templo Hare Krishna) e o parque Tompkins Square, onde Srila Prabhupada realizou seu primeiro kirtan no ocidente.

Portanto, prepara-se para fazer uma viagem inesquecível , penetrando no universo do Festival Ratha Yatra e resgatando fatos que marcaram a história da ISKCON no ocidente.

Saiba mais...

Madame de Pompadour


Madame de Pompadour
de Nancy Mitford

tradução de Luísa Feijó
256 páginas

Bela, perspicaz e mulher realizada, Madame de Pompadour era uma actriz talentosa, uma entusiasta da jardinagem e da botânica, e uma sábia mecenas das artes, que se aperfeiçoou também na arte de viver. A biografia de Nancy Mitford, agora um clássico, está recheada de historietas, rumores de corte e trechos da vida desta mulher admirável, e enriquecida com comentários dos principais escritores e diaristas da época.

Incontestavelmente o seu melhor livro. Madame de Pompadour está eficazmente escrito duma forma rápida, nervosa, alegre e entusiástica, que estimula o leitor da primeira página à última. Cyril Connolly, Sunday Times É uma história maravilhosa, e Miss Mitford contou-a com a sua habitual leveza e habilidade. Harold Nicolson, Observer


A AUTORA

Nancy Mitford nasceu em Londres em 1904, no seio de uma família aristocrata. Prosadora de rara elegância e malícia, a mais famosa das famosas irmãs Mitford que escandalizaram a sociedade britânica nos anos 30 e 40, é autora de uma obra curta e de gênio.


* Os Livros da Raposa são uma chancela dos Livros Cotovia

Um lançamento da

José Dumont e seu trabalho em debate na Cinemateca


Nesta sexta-feira (5), 19h, o premiado ator José Dumont fala sobre cinema.


Um dos mais premiados atores brasileiros, o paraibano José Dumont, estará na Cinemateca de Curitiba, às 19h desta sexta-feira (5), para participar de um debate que terá Rudney Flores e Marden Machado como debatedores. O encontro integra a Retrospectiva José Dumont, em exibição na Cinemateca numa parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil.

Nascido em Bananeiras, na Paraíba, Dumont iniciou a carreira artística em 1976 e ficou conhecido pelo público com o caso especial O sonho, de Gianfrancesco Guarnieri, exibido pela Rede Globo. Foi o bastante para no ano seguinte ser escalado para trabalhar em nada menos que cinco produções: Morte e vida Severina, de Zelito Viana; Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, de Hector Babenco; Tudo bem, de Arnaldo Jabor; Amor bandido, de Bruno Barreto; e Se segura, malandro, de Hugo Carvana. Com menos de um ano de carreira, tornou-se um dos atores mais requisitados de sua geração.

Em 1980 conquistou seu primeiro Kikito no Festival de Gramado, como ator coadjuvante em Gaijin – os caminhos da liberdade, de Tizuka Yamazaki. Em 1981 veio a consagração com O homem que virou suco, de João Batista de Andrade, que deu a Dumont o Kikito de melhor ator e o troféu Candango, no Festival de Brasília. O filme sagrou-se vencedor do Grande Prêmio do Festival de Moscou.

A partir daí, o artista passou a colecionar prêmios. Em 1985, no Festival de Havana, em Cuba, é escolhido como melhor ator pela atuação nos filmes O baiano fantasma, de Denoy de Oliveira; Avaeté, de Zelito Viana; e Tigipió, de Pedro Jorge de Castro. Levou um novo Candango por A hora da estrela, de Suzana Amaral. Kenoma, de Eliane Caffé, rendeu dois novos troféus em Brasília e Miami, além da obra Narradores de Javé, que conferiu a Dumont prêmios nos festivais do Rio de Janeiro e Recife.

Ao todo são mais de 40 filmes, com atuação impecável a cada personagem. O paraibano que encontrou na arte a saída para uma vida de extrema pobreza, graças ao enorme talento, estava destinado à fama. Quando nasceu, o pai Severino do Monte foi registrá-lo no cartório e, por um erro do cartorário, o menino que seria José do Monte ganhou sobrenome afrancesado, um bom nome de artista.

Serviço:

Debate com o ator José Dumont. Debatedores: Rudney Flores e Marden Machado

Data e horário: 5 de dezembro de 2008 (sexta-feira), às 19h

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174)

Entrada franca


CANCELAMENTO SHOW CIDA MOREIRA

Recebemos a informação da produção do show de Cida Moreira e André Frateschi de que as apresentações previstas para os dias 6 e 7 de dezembro, no Teatro Paiol, foram canceladas por problemas técnicos. Voltaremos a informá-lo caso haja confirmação de uma nova data de realização do show.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um punhado de pó

Um punhado de pó
de Evelyn Waugh


296 páginas - capa dura

Tony Last vive para a sua mansão de estilo gótico vitoriano e para um casamento que crê feliz. Sucede, porém, que o gótico vitoriano enerva a sua encantadora mulher, Lady Brenda, e, juntamente com o quotidiano do campo, representa o tédio de uma vida sem conflitos e também sem préstimo no mundo presente.

Esse tédio lança Lady Brenda num relacionamento amoroso com um jovem apático, sem interesse nem posição. Assim começa esta obra-prima literária de 1934. A visão mordente e tragicómica da decadência das classes altas inglesas no período entre as duas grandes guerras revela o génio criativo e o espírito de Evelyn Waugh, inquestionavelmente um dos maiores escritores do século XX.

A imagem final do cavalheiro inglês a recitar a obra de um dos maiores escritores da tradição literária inglesa (Charles Dickens) para uma não-audiência em plena selva brasileira é eloquente, bem como a epígrafe, de T.S.Eliot: «Vou mostrar-te uma coisa à uma diferente / Da tua sombra que te segue ao amanhecer / E da tua sombra que por ti se ergue ao anoitecer; / Vou mostrar-te o medo num punhado de pó.»


O AUTOR
Evelyn Waugh nasceu em 1903, numa família de escritores, e a sua obra de novelista satírico, de biógrafo apaixonado e de jornalista de alto coturno insere-se com uma pessoalíssima desenvoltura na corrente satírica tão predominante na literatura inglesa.

Do mesmo autor: O ente querido

"Um dos melhores romances do século.”
Frank Kermode


* Os Livros da Raposa são uma chancela dos Livros Cotovia

Um lançamento da


Parque Cambuí recebe shows musicais neste fim de semana

Os grupos Mesmalaia, o dueto Carlos Careqa e Glauco Solter e a cantora Íria Braga integram a programação do Música nos Parques deste domingo (07)



O Parque Cambuí, nova área de lazer do bairro Fazendinha, recebe neste fim de semana o programa Música nos Parques, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Três shows musicais animam o domingo (07) na região. Às 11h, haverá apresentação do grupo Mesmalaia; às 14h, será a vez do Dueto Curitibano, formado por Carlos Careqa e Glauco Solter; e às 17h, acontece o show de Iria Braga e Trio.

O programa Música nos Parques é uma das atrações do verão em Curitiba. Até março de 2009, os parques da cidade serão palcos de apresentações musicais gratuitas, garantindo mais uma opção de cultura e lazer para a população.

O grupo Mesmalaia mostra as músicas do álbum recém-lançado M.N.P.Q (Música Natural Oriunda de Pensamentos Quaisquer). A diversidade de ritmos é o conceito básico do grupo, que une samba, reggae, rock, funk, bossa nova e baião. Um destaque são os idiomas, pois a banda tem composições em português, inglês, espanhol e norueguês.

Glauco Solter e Carlos Careqa firmaram a parceria especialmente para as apresentações nos parques de Curitiba. Os dois músicos são referências da música paranaense. Glauco Solter, além de compositor e produtor cultural, é baixista do grupo de Carlos Careqa. No show serão relembrados sucessos e novas criações de ambos compositores, que possuem estilos diferentes. Glauco Sölter representa a música instrumental brasileira e curitibana e Carlos Careqa passeia pela MPB de vanguarda, como um trovador dos tempos modernos com paródias urbanas instigantes.

O terceiro show do dia é com a cantora Iria Braga, um dos talentos da música curitibana. Com acompanhamento de outros músicos, a cantora apresenta um repertório voltado à música brasileira de raiz.



Serviço:

Música nos Parques

Local: Parque Cambuí – Fazendinha

Data: 7 de dezembro de 2008 (domingo)

11h – Grupo Mesmalaia

14h – Dueto Curitibano, com Glauco Solter e Carlos Careqa

17h – Iria Braga e Trio

Entrada franca

Os filósofos e o suicídio


Os filósofos e o suicídio
Fernando Rey Puente, organizador


Coleção: Travessias
193 páginas.

Procura dar ao leitor uma idéia aproximada da discussão que, ao longo da história da filosofia, foi realizada em torno deste tema tão polêmico. Ressalta-se que o objetivo desta antologia foi o de abordar apenas e tão somente o problema filosófico do suicídio e não seu desdobramento em outros planos, tais como o sociológico, o médico, o jurídico, o psicanalítico, o antropológico, o histórico ou o religioso. Com introdução de Fernando Rey Puente, reúne textos de Platão, Plotino, Lúcio Aneu Sêneca, Tomás de Aquino, Michel de Montaigne, David Hume, Jean-Jacques Rousseau, Arthur Schopenhauer, Phillip Mainländer e Raimundo de Farias Brito.

UM LANÇAMENTO






Recital comentado leva ao público o piano minimalista

Apresentação no sábado integra a série Piano Itinerante e acontece no Xaxim.



Neste sábado (6), às 15h, no Centro de Educação Integrada David Carneiro (Xaxim), o pianista Marcelo Torrone estará apresentando o recital Piano Minimalista. O espetáculo integra a série Piano Itinerante, contemplada pelo Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e que acontecerá até o fim do ano em bairros da cidade. A entrada é franca.

Durante a apresentação, Marcelo Torrone comentará as relações entre música e imagem, utilizando-se de um repertório que inclui números minimalistas compostos por ele, entre 2002 e 2006. Essas músicas fizeram parte de trilhas sonoras para cinema e teatro paranaenses. A abordagem da música minimalista, presente no cotidiano das pessoas por meio do rádio e televisão, instiga o espectador a conhecer melhor esse gênero musical.

Marcelo Torrone também abordará sua trajetória de intérprete e compositor, que figura entre os principais nomes da música minimalista no Paraná, ao lado de Chico Mello e Mario da Silva.



Serviço:

Piano Itinerante, com o recital Piano Minimalista, a cargo do pianista Marcelo Torrone

Data e horário: 6 de dezembro de 2008 (sábado), às 15h

Local: CEI David Carneiro (Rua João Batista Zagonel Passos, 1.161 – Xaxim)

Entrada franca

EVENTOS no Clube Literário do Porto

DIA 5 DE DEZEMBRO
Ciclo Planeta Vivo:
DA EVIDÊNCIA DA ALMA
Apresentação do livro “O elogio da vida simples“, de Lanza del Vasto
22:00, Auditório
CONCERTO PRESENÇA LATINA
com Bruno Pinto Cardoso e Raquel Cunha
23:00, Piano Bar

DIA 6 DE DEZEMBRO
Inauguração da exposição de pintura
“PERCURSOS“,
de Ana Del Rio
17:00, Galeria e Cave
Apresentação do livro
“O AMBIENTE LETRA A LETRA”
, de António Eloy
Edições Colibri
21:30, Auditório
MELODIAS DE SEMPRE
com Joel Azevedo e Isolda Crespi Rubio
23:00, Piano Bar

DIA 7 DE DEZEMBRO
LEITURA ENCENADA DO LIVRO
”Vai estar um bom dia para morrer“, de
Marta Leal
21:30, Piano Bar


no Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt
BLOGUE: http//www.clubeliterariodoporto.blogspot.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

CASUALIDADE E DIREÇÃO DO TEMPO


CLIQUE PARA AMPLIAR

LANÇAMENTOS EM BH - EDITORA UFMG


CLIQUE PARA AMPLIAR

Coreógrafo Ralf Jarochinski orienta workshop na Casa Hoffmann


Professor de dança contemporânea no exterior, Jarochinski dará

workshop sobre improvisação de contato



O coreógrafo Ralf Jarochinski, que há mais de dez anos trabalha com improvisação de contato (de dois ou mais corpos), estará em Curitiba para um workshop sobre o tema Contato improvisação, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, de 5 a 7 de dezembro. As inscrições estão abertas no local.

Com formação em dança clássica, moderna e em várias técnicas de dança contemporânea, Jarochinski integrou na Alemanha a companhia de dança do Teatro Nacional de Hannover, foi assistente coreográfico no Teatro da Cidade de Nuremberg, diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim.

Coreógrafo independente e professor de dança contemporânea, tem mais de 80 coreografias assinadas por ele. Foram mostradas na Alemanha, Áustria, Suíça, nos Países Baixos, França, Itália, Estados Unidos, México, Colômbia, Brasil, Índia e na Malásia. Como professor, Ralf Jaroschinski se interessa pela busca da expressão pessoal na dança, tanto no solo como no duo e também na dança em grupo.



Serviço:

Workshop sobre Contato improvisação, com Ralf Jarochinski.

Datas: 5 de dezembro de 2008 (sexta-feira), das 14hs às 18hs, dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), das 10hs às 14hs.

Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58 – Setor Histórico)

Inscrições: R$ 70

Informações: 3321-3228

70 anos Leonardo BOFF


CLIQUE PARA AMPLIAR

Cida Moreira e André Frateschi cantam Tom Waits no Paiol


Neste fim de semana, a música do compositor norte-americano toma conta do Teatro Paiol, no show “Canções para cortar os pulsos”, que tempera com humor a melancolia das composições.






Com direção geral de Cida Moreira (voz, piano e acordeom), ao lado de André Frateschi (voz, violão e gaita), o espetáculo Canções para cortar os pulsos – A Música de Tom Waits é o cartaz do Teatro Paiol, às 21h de sábado (6) e às 19h de domingo (7). Em clima de cabaré, a dupla interpreta 21 temas do repertório cult do músico nova-iorquino. No programa estão baladas, blues, polca, country e tango que traçam um panorama dos mais de 30 anos da carreira do cantor, compositor e ator, considerado um dos personagens mais interessantes e excêntricos do universo da música pop norte-americana.

Realçado pelas características dos dois artistas, que vão além do canto e da execução dos instrumentos, o show é teatral. Cida Moreira confessa uma identificação musical e artística com Tom Waits, e explica ter escolhido interpretar sua obra “porque são canções de sangrar, de cortar os pulsos”. Mas, apesar do título e das músicas que mostram o estado de espírito triste e melancólico do autor, a produção tem humor: os intérpretes falam coisas engraçadas e cantam com senso cômico.

O repertório da cantora e atriz Cida Moreira sempre foi instigante e, quando ela descobriu que André Frateschi nutria a mesma paixão pela obra de Tom Waits, nasceu o espetáculo para celebrar esse estranho artista que, segundo Cida, “compõe como que fazendo malabarismos com nossos sentimentos mais secretos”. Para André, “juntas, a voz, a poesia e a música de Waits são a melhor crônica do século XX”.

Os artistas – A cantora e pianista paulista Cida Moreira iniciou a carreira artística na década de 1970, trabalhando em teatro e musicais. O primeiro disco, Summertime, independente e ao vivo, foi lançado em 1981 com clássicos do blues e do jazz norte-americano, além da versão censurada de Geni, de Chico Buarque. Desde então gravou outros LPs e CDs, alguns dedicados a compositores, como Cida Moreira Interpreta Brecht e Cida Canta Chico.

Com um repertório refinado, Cida é uma das poucas cantoras brasileiras que sabe extrapolar a arte musical para levar ao público outras expressões culturais. O mesmo talento que fez história no teatro, marcou presença na televisão e no cinema brasileiros. Recentemente, a cantora lançou o CD Angenor, delicada homenagem ao grande compositor Cartola.

O ator, radialista, vocalista e locutor André Frateschi tem estreita relação com a música, com trabalhos em televisão, rádio e, especialmente, no teatro paulistano. Na televisão, atuou na novela Ciranda de Pedra, da rede Globo, onde fez também Páginas da Vida e as minisséries JK, Mad Maria, Um Só Coração e Queridos Amigos. Participou, ainda, do longa-metragem O Cheiro de Ralo, de Heitor Dhalia, entre outros.

Frateschi é vocalista e idealizador da Poltrona F, banda de funk e soul, e do Heroees, única banda brasileira dedicada ao repertório de David Bowie. No teatro, entre outros trabalhos, participou recentemente de Ricardo III, de Shakespeare, com direção de Roberto Lage, além de Sossego e Turbulência no Coração de Hortência, no projeto Teatro nas Universidades, como ator e diretor musical.

Serviço:

Espetáculo Canções Para Cortar os Pulsos – A Música de Tom Waits, com Cida Moreira e André Frateschi

Datas e horários: dia 6 de dezembro (sábado), às 21h, e dia 7 de dezembro (domingo), às 19h.

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)

Ingressos: R$ 30

Classificação: 14 anos

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cem anos sem Machado

"Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto. (...). A vantagem dos míopes é enxergar onde as grandes vistas não pegam." O excerto é de autoria de Machado de Assis em crônica intitulada A Semana, publicada na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, logo no início da primeira década de 1900.

Comemoramos este ano o centenário de falecimento de Joaquim Maria Machado de Assis, o mais importante escritor brasileiro, sobretudo por suas admiráveis incursões nos diferentes gêneros literários — romance, poesia, prosa, conto, crítica literária e de teatro, jornalismo e crônica.

TEASER DE CAPITU - Mini Série (quadrante) da Rede Globo





O LIVRO


Crônicas da antiga corte: literatura e memória em Machado de Assis

Marli Fantini (org.)


426 páginas

Coleção: Invenção

Esse livro conta com a preciosa colaboração de relevantes críticos e pesquisadores da obra machadiana, cujas consistentes e renovadas perspectivas críticas iluminam, com outros focos, a devotada leitura da obra do Bruxo do Cosme Velho. Ao desestabilizar a consolidada legibilidade de tão desafiante obra, esta coletânea pretende prestar a justa homenagem ao centenário da morte do autor. Investir no redimensionamento da recepção crítica que todo um contexto de leituras, equacionamentos, confrontos é o objetivo desse investimento compartilhado, que tem em vista instigar, com seus enfoques e insights, os leitores machadianos. A diversidade de perspectivas que essa publicação encerra vem confirmar a riqueza lingüística, estrutural e temática de romances, contos, teatro, crônicas e poemas produzidos com dedicação e genialidade pelo autor de Dom Casmurro. As sete partes de que se compõe esta coletânea foram dispostas de acordo com as afinidades temáticas, estruturais ou crítico-teóricas entre os artigos/ensaios.Esse livro conta com a preciosa colaboração de relevantes críticos e pesquisadores da obra machadiana, cujas consistentes e renovadas perspectivas críticas iluminam, com outros focos, a devotada leitura da obra do Bruxo do Cosme Velho. Ao desestabilizar a consolidada legibilidade de tão desafiante obra, esta coletânea pretende prestar a justa homenagem ao centenário da morte do autor. Investir no redimensionamento da recepção crítica que todo um contexto de leituras, equacionamentos, confrontos é o objetivo desse investimento compartilhado, que tem em vista instigar, com seus enfoques e insights, os leitores machadianos. A diversidade de perspectivas que essa publicação encerra vem confirmar a riqueza lingüística, estrutural e temática de romances, contos, teatro, crônicas e poemas produzidos com dedicação e genialidade pelo autor de Dom Casmurro. As sete partes de que se compõe esta coletânea foram dispostas de acordo com as afinidades temáticas, estruturais ou crítico-teóricas entre os artigos/ensaios.

UM LANÇAMENTO




Fundação Cultural detalha edital de Pontos de Cultura

O edital que prevê instalação de pontos de cultura na capital será explicado em pormenores para os interessados em participar do programa

Os interessados em participar do edital dos Pontos de Cultura, projeto desenvolvido pelo Ministério da Cultura/MinC em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, estão sendo convidados a participar de uma oficina que acontece nesta terça-feira (2), na Diretoria de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (Moinho Rebouças), no horário das 9h30 às 11h30. O edital será explicado em detalhes, assim como o preenchimento dos formulários, para dirimir as dúvidas existentes. Reuniões semelhantes acontecerão no mesmo local, no dia 9 de dezembro, das 14h30 às 17h, e no dia 16 de dezembro, das 9h30 às 11h30. A participação é gratuita.

Serão instalados na capital 30 Pontos de Cultura, que contarão com repasses de recursos financeiros da Prefeitura e do MinC. Poderão se inscrever instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, sediadas e que atuem na produção artístico-cultural em Curitiba há pelo menos três anos. O edital está disponível na página da Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.com.br, no link “Lei/Editais – Lei de Incentivo”, no menu “Pontos de Cultura”).

O projeto, lançado recentemente com a assinatura de convênio firmado entre o município e o MinC, faz parte do programa Cultura Viva, do governo federal, que atinge no momento 850 locais em todo o país. O prazo para inscrever-se no edital Pontos de Cultura encerra dia 31 de janeiro de 2009.

Serviço:

Oficina para detalhamento do Edital Pontos de Cultura

Local: sede da Fundação Cultural de Curitiba (Moinho Rebouças – Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças)

Datas e horários: dia 2 de dezembro (terça-feira), das 9h30 às 11h30; dia 9 de dezembro, das 14h30 às 17h; dia 16 de dezembro, das 9h30 às 11h30.

Agenda de eventos

Debates e lançamentos de livro são destaque
02/12 - debate "Crise internacional e alternativas de esquerda", organizado pelo PT e pelo PCdoB. O evento contará com a participação de dirigentes petistas e com o jornalista Umberto Martins, pelo PCdoB. Local: sede do PT em São Paulo, na Rua Silveira Martins, 132, próximo à Praça da Sé, às 19:00h. Confirmar presença através do e-mail sri@pt.org.br

09/12 -
às 19 hs, lançamento do livro "Leituras críticas sobre Leonardo Boff" (ver nota acima). Local: Auditório Tucker, do Instituto Metodista Bennett, Rua Marquês de Abrantes, 55, Rio de Janeiro/RJ.

10/12 - O Ciclo de Debates “A Propósito” discute Memórias de mulheres na anistia, com a participação de Celeste Fon, Maria Auxiliadora Arantes e Zilah Abramo. Leia mais sobre o evento, clicando aqui.

12/12 – às 19hs - lançamento do livro "Vitor Meyer, um revolucionário", do jornalista e novo membro do Conselho Curador da FPA, Emiliano José (o volume integra a coleção "Lembranças do mar cinzento"). Local: Memorial da Resistência (antigo Dops), na Estação Pinacoteca, Largo General Osório, 66 – Luz. São Paulo/SP Tel.: (11) 3337-0185 .

16/12 - debate “A crise internacional e as alternativas de esquerda”, em Salvador. Local: Sol Barra Hotel, na Avenida Sete de Setembro, 3577, Porto da Barra. Já estão confirmadas as presenças de Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT e Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB. O debate é promovido pelos partidos: PT, PCdoB e do PSB da Bahia.

17/12 – a partir das 16hs - Sessão de autógrafos da segunda edição – revista e ampliada – do livro "Dos filhos deste solo" com os autores Nilmário Miranda e Carlos Tiburcio, no estande da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, durante a Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília/DF. Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O livro estará nas livrarias em 12/12.

domingo, 30 de novembro de 2008

Projeto Afina-se mostra novos talentos musicais


Alunos dos cursos práticos do Conservatório de MPB de Curitiba

fazem apresentações gratuitas, de 2 a 12 de dezembro.

O resultado do trabalho desenvolvido nas salas de aulas do Conservatório de MPB de Curitiba, no segundo semestre deste ano, pode ser conferido pelo público em espetáculos gratuitos. No período de 2 a 12 de dezembro, os alunos participam do Projeto Afina-se, com apresentações no Auditório Nhô Berlarmino do Conservatório de MPB, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba e no Bar Corcovado. O evento proporciona às comunidades a possibilidade de apreciar o talento e a criatividade desses novos artistas. Informações pelo telefone (41) 3321-3318, com Mari Lopes.

Nos shows, sob orientação dos professores, sobem ao palco estudantes iniciantes e de nível avançado dos diversos cursos de instrumento, canto e práticas de conjunto. De cunho didático, o projeto conta com toda uma estrutura de produção, que abrange o aparato de cartazes e programas impressos, sonorização e iluminação, ingredientes indispensáveis para estabelecer uma ponte entre a escola e o ambiente musical profissional.

Confira a agenda de apresentações das turmas e seus respectivos professores:

Local: Auditório Nhô Belarmino do Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico)

Datas e horários:

Dia 2 (terça-feira), das 18h30 às 20h – VIOLÃO (Guilherme Campos), VIOLÃO (Cláudio Menandro)

Dia 3 (quarta-feira), das 18h30 às 22h – PIANO PARA CRIANÇAS (Cristina Loureiro), VIOLÃO PARA CRIANÇAS (Daniel Fagundes), BATERIA PARA CRIANÇAS (Paulo Oliveira), CANTO POPULAR (Suzie Franco)

Dia 4 (quinta-feira), das 18h30 às 22h – PRÁTICA DE CONJUNTO DE CHORO (Sérgio Albach e Cláudio Menandro), GUITARRA (Mário Conde), VIOLÃO/ VIOLA CAIPIRA (Rogério Gulin), CANTO POPULAR (Suzie Franco)

Dia 6 (sábado), das 14h às 17h – FLAUTA DOCE (Ana Fumaneri), PIANO (Abigail Silva), FLAUTA TRANSVERSAL (Zélia Brandão), CANTO POPULAR (Joubert Guimarães)

Dia 10 (quarta-feira), das 18h30 às 22h – PIANO (Reginaldo Nascimento), BATERIA (Toni Antoniacomi), ACORDEOM (Rubens Pires), CANTO POPULAR (Ana Cascardo)

Local: Teatro Londrina do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)

Datas e horários:

Dia 8 (segunda-feira), das 19h às 22h – PERCUSSÃO (Alex Figueiredo), CANTO POPULAR (Joubert Guimarães), CANTO POPULAR (Suzie Franco), CANTO POPULAR (Joubert Guimarães)

Dia 9 (terça-feira), das 19h às 22h – CAVAQUINHO (Julião Boêmio), SAX ( Raul Valente), CONJUNTO DE MPB (Glauco Sölter), CANTO POPULAR (Suzie Franco)

Dia 11 (quinta-feira), das 19h às 22h – PERCUSSÃO (Vina Lacerda), BAIXO ELÉTRICO (Marcelo Pereira), FLAUTA DOCE (Ana Fumaneri), CANTO POPULAR (Adriana Fabro)

Dia 12 (sexta-feira), das 19h às 22h – PRÁTICA DE ORQUESTRA DE MPB (Luis Otávio Almeida), TROMBONE (Osmário Jr.), PIANO (Beth Fadel), CANTO POPULAR (Ana Cascardo)

Local: Bar Corcovado (Alameda Cabral, 501 – Centro)

Data e horário:

Dia 2 (terça-feira), das 20h às 22h – CANTO POPULAR (Suzie Franco)