quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CAIXA Cultural resgata a obra de Carlos Oswald






Do ateliê do artista saíram os croquis do monumento máximo brasileiro: o Cristo Redentor





A CAIXA Cultural apresenta a exposição “Carlos Oswald – O Resgate de um Mestre”, uma retrospectiva com 70 das mais importantes obras de Oswald. A mostra, que tem curadoria assinada por Paulo Leonel Gomes Vergolino, abre no dia 17 de janeiro após a visita guiada com o curador às 18h30 e fica em cartaz até o dia 26 de fevereiro, com entrada franca.



“Carlos Oswald é, sem dúvida, um dos maiores expoentes da gravura artística brasileira. Na exposição, colhi trabalhos raríssimos, passando por todas as trajetórias do artista. Os temas mais recorrentes trazem representações religiosas, de paisagens, de figuras humanas e da vida animal”, explica o curador. Quem tiver a oportunidade de visitar a exposição vai perceber o traço firme do artista e notar o jogo de claro/escuro correto que ele imprimia em suas obras, marca que o acompanhou durante sua carreira.



Foi Oswald que a partir de 1913 se empenhou na divulgação, no Brasil, da gravura como expressão artística e não somente como meio de reprodução. Essa característica vai imprimir a ele e à sua forma de atuar um caráter moderno, seguido de perto por outros grandes gravadores como Oswaldo Goeldi (1895–1961), Raimundo Cela (1890-1954), Lívio Abramo (1903–1992) e Lasar Segall (1891-1957).



O artista:

Nascido em Florença, na Itália, em 1882, Carlos Oswald foi registrado no Consulado Brasileiro e residiu no Brasil até o ano de 1971, quando faleceu no Rio de Janeiro. Tocado pelas propostas dos movimentos europeus que já viam há muitos anos a gravura como expressão artística, Carlos Oswald inaugurou a primeira oficina de gravura brasileira, no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Desde então, dedicou-se por quase 40 anos ao ensino e à difusão da gravura artística, sendo inclusive responsável pela primeira exposição de gravura realizada no Brasil, em 1919.



Entre seus alunos, que hoje fazem parte da moderna e premiada gravura artística brasileira, estão Poty Lazarotto (1924-1998), Hans Steiner (1910-1974), Darel Valença Lins (1924), Henrique Carlos Bicalho Oswald (1918-1965) e Orlando da Silva (1923).



Para Vergolino, Oswald estava à frente do seu tempo. “Ele criou obras de cunho impressionista de extrema beleza, além de ter contribuído para a evolução da arte brasileira. Pouca gente sabe, mas seu nome também está ligado à concepção do monumento máximo brasileiro, o Cristo Redentor. Foi de seu ateliê que saíram os croquis enviados a Paris e que possibilitaram a execução da obra pelo escultor francês de origem polonesa Paul Landowski”, finaliza.



Serviço:

Exposição “Carlos Oswald – O Resgate de um Mestre”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Visita Guiada: 17 de janeiro às 18h30 com o curador

Abertura: 17 de janeiro às 19h30

Visitação: de 18 de janeiro a 26 de fevereiro de 2011

Horário: De terça a quinta das 9h às 20h, sexta e sábado das 10h às 21h e domingo das 10h às 19h

Ingressos: Entrada Franca.

Informações: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

CURTAS

MinC lança campanha Leia Mais, Seja Mais


Uma campanha de valorização da leitura como hábito que gera prazer e conhecimento e, assim, projeta um outro tamanho para os sonhos e as conquistas pessoais. É com este mote que o Ministério da Cultura lançou dia 23/12, em todo o País, a campanha publicitária com o slogan Leia Mais, Seja Mais.



Escolas receberão 6,7 milhões de livros de literatura em 2013


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu o prazo para o cadastramento de editores e pré-inscrição das obras de literatura do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para 2013. O programa vai distribuir cerca de 6,7 milhões de obras literárias a mais de 50 mil escolas do ensino fundamental e a 18,8 mil do ensino médio em todo o país.

Caixa Cultural apresenta “Música para Gente Miúda”







Projeto infantil conta com três espetáculos diferentes





A Caixa Cultural traz para Curitiba o projeto infantil “Música para Gente Miúda”, de 20 a 22 de janeiro. O espetáculo conta com três apresentações, cada uma em dois horários: “Brincantes da Palavra Cantada”, “O Menino Teresa – Banda Mirim” e “Auto-ContraBaixo” do músico Tibô Delor.



O projeto nasceu da vontade de criar uma programação artística de qualidade para o público infantojuvenil, difundindo cultura e estimulando a formação de plateias. A ideia é aproximar esse público de produções artísticas e culturais que apresentam pontos de vista diversos em relação ao mundo em que se vive, considerando que a televisão, a internet e o cinema, são as principais fontes de entretenimento e cultura desse público.



Programação:

20 de janeiro - Brincantes da Palavra Cantada – espetáculo do núcleo Palavra Cantada

O encontro é um espetáculo interativo com os quatro músicos brincantes da coleção Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Nele são desenvolvidos jogos e brincadeiras musicais - o público assiste e participa ao mesmo tempo, experimentando as atividades oferecidas pela coleção.

Com o repertório da “Palavra Cantada”, entremeado por outras canções tradicionais brasileiras, o público responde adivinhas, faz percussão com o próprio corpo, desvenda o enigma dos instrumentos e aprende alguns conceitos musicais. No repertório estão presentes algumas músicas consagradas da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, como “Fome-Come”, “Ora Bolas” e “Pomar”, e músicas do universo tradicional das canções infantis, como “Peixe Vivo” e “Escravos de Jó”.

21 de janeiro - O Menino Teresa – Banda Mirim

O espetáculo de música infantil conta a história de Teresa, uma menina que resolveu, por um dia, virar menino para descobrir os segredos de quem usa cueca. A montagem recebeu o Prêmio APCA 2008 - Melhor Cenário e Prêmio Coca-Cola/Femsa 2008 – Melhor Atriz e Melhor Cenário.



A Banda mirim é um coletivo composto por 14 artistas (atores, músicos, cantores e artistas circenses) e inúmeros colaboradores que se destacam com espetáculos destinados ao público infantojuvenil. Desde 2004 se dedica a inventar e produzir atividades cênicas que combinem linguagens derivadas do circo, do teatro e da música, buscando neste elo de integração traduzir em poesia e linguagem lúdica o universo das crianças.



22 de janeiro - Auto-ContraBaixo – músico Tibô Delor

Neste trabalho solo, Tibô Delor realiza uma performance musical mostrando as várias facetas do contrabaixo. Durante a apresentação, o espectador se torna testemunha da luta que o personagem trava com o instrumento: no começo um objeto enorme, pesado e estranho que aos poucos vai se transformando em instrumento de poesia, que fala, dança e ri.



Natural da França, Tibô Delor se formou no conservatório de Nice, como saxofonista. Descobriu a paixão pelo contrabaixo com o mestre André Mariller, se tornando, aos 19 anos, baixista acústico do Conservatório Superior de Músico de Paris. Foi integrante da Orquestra de Ópera de Paris durante quatro anos e da L’Orchestre de Contrabasses, grupo parisiense com a proposta de música instrumental teatral.



Serviço:

Música: Música para Gente Miúda

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 20 a 22 de janeiro de 2012 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta, sábado e domingo às 15h e 18h

Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Oficina de Música apresenta recital de violoncelo e piano com músicos poloneses

A 30ª Oficina de Música de Curitiba apresenta nesta sexta-feira (13), às 19h, na Capela Santa Maria, o recital de piano e violoncelo com os músicos poloneses Piotr Banasik e Tomasz Zieba. Os músicos são professores da Oficina e vieram a Curitiba com o apoio cultural do Consulado Geral da Polônia.

O pianista Piotr Banasik e o violoncelista Tomasz Zieba desenvolvem carreira internacional, realizando concertos como solistas em diversos países. Piotr Banasik recebeu diversos prêmios e menções honrosas em concursos e festivais na Polônia, Espanha e México. Desde 1998 tem se apresentado na República Checa, França, Alemanha, Itália, México, África do Sul, Suíça e Ucrânia, bem como em muitas salas de concerto importantes na Polônia.

O violoncelista Tomasz Zieba teve toda sua formação musical na Polônia e atualmente vive nos Estados Unidos, onde é professor da Escola de Música da Universidade de Oklahoma. Integrou várias orquestras na Polônia e nos Estados Unidos, sendo atualmente membro da Orquestra Filarmônica da Cidade de Oklahoma e do Conjunto de Câmara Brightmusic. Como recitalista e camerista realizou masterclasses na Polônia, Espanha, Áustria, Alemanha, França, México e Estados Unidos.

O duo apresentará composições de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809 – 1847), Fryderyk Chopin (1810 –1849), David Eby e Mark Summer.



Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.



Serviço:

30ª Oficina de Música de Curitiba

Recital de piano e violoncelo com os poloneses Piort Banasik e Tomasz Zieba

Data: 13 de janeiro de 2012 (sexta-feira), às 20h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.

Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“Sinfonias Concertantes” nos acordes da Orquestra de Câmara

O espetáculo “Sinfonias Concertantes”, a cargo da Orquestra de Câmara de Curitiba, toma conta do Canal da Música, às 20h30 desta sexta-feira (13), sob a direção musical de Maurício Aguiar. A apresentação, dentro da agenda da 30ª Oficina de Música de Curitiba, leva ao palco solistas internacionais que atuam como professores da Oficina. No repertório está a obra “Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra em Mi bemol maior K.364”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), mais a “Sinfonia Concertante para sopros e orquestra em Mi bemol Maior K (3) 297b”, trabalho atribuído a Mozart.

Numa celebração da linguagem universal da música, participam do encontro professores de vários países. O canadense David Lefevre, cuja vinda ao Brasil conta com o apoio cultural do Escritório do Quebec em São Paulo e da Air France KLM Brasil, responde pelo solo de violino. No clarinete, o virtuosismo do francês Olivier Patey, ao lado do trompista esloveno Boštjan Lipovšek e do fagotista português Rui Lopes. Do Brasil estão Alexandre Razera (viola), que desenvolve carreira artística na Alemanha, e Isaac Duarte (oboé), atualmente trabalhando na Suíça, na Orquestra da Tonhalle de Zurique.

O repertório leva ao público o gênero “sinfonia concertante”, que incorpora elementos da sinfonia e do concerto. Geralmente escrita para dois ou mais instrumentos solistas e orquestra, a sinfonia concertante foi um gênero particularmente popular no século 18.



Direção musical – A Orquestra de Câmara de Curitiba, que já se apresentou em inúmeras cidades brasileiras e participou de todos os principais festivais de música do país, apresenta-se nesta sexta-feira (13), sob a direção musical do brasileiro Maurício Aguiar. O músico reside há mais de 20 anos nos Estados Unidos, onde atua como primeiro violino da Orquestra Sinfônica de Cincinnati. O violinista venceu vários concursos no Brasil, além de ter integrado o Quarteto Amernet e realizado diversos concertos nos Estados Unidos.



Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.



Serviço:

30ª Oficina de Música de Curitiba

Espetáculo “Sinfonias Concertantes”, a cargo da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Maurício Aguiar, tendo como solistas David Lefevre (violino), Alexandre Razera (viola), Isaac Duarte (oboé), Olivier Patey (clarinete), Boštjan Lipovšek (trompa) e Rui Lopes (fagote)

Data e horário: dia 13 de janeiro de 2012 (sexta-feira), às 20h30

Local: Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“CARNAVAL PALAVRA CANTADA” NO HSBC


Paulo Tatit e Sandra Peres voltam a São Paulo com seu show de Carnaval

em única apresentação no dia 29 de janeiro, domingo, às 17h





A Palavra Cantada retorna ao HSBC Brasil

com o show “Carnaval Palavra Cantada”.



Paulo e Sandra vêm acompanhados de sua banda,

formada por Daniel Ayres, Estevão Marques,

Julia Pittier, Marina Pittier, João Milliet e Ed Encarnação.

Juntos, eles trazem os hits da Palavra Cantada

para o universo do carnaval,

passando por vários ritmos como o frevo,

a marchinha, o samba, entre outros.



Fazem parte do repertório do show

os maiores sucessos da dupla, como

“Sopa”, “Criança não trabalha” e “Pindorama”,

além de canções do CD “Carnaval”.


A casa vai abrir espaço para os foliões

mais animados caírem na dança, fazendo do show

uma brincadeira muito animada e gostosa para todos.

Fantasias, confete e serpentina serão muito bem vindos!


Serviço

“Carnaval Palavra Cantada”

Data: 29 de janeiro, domingo

Horário: 17h00

Local: HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antonio

Informações e compra de ingressos:
# BILHETERIAS HSBC BRASIL - Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio.
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 12h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 20h)

# COMPRA POR TELEFONE - Ingresso Rápido - Tel: 4003-1212
(Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 22h)

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET
(www.hsbcbrasil.com.br / www.ingressorapido.com.br)
(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# PONTOS DE VENDA CAPITAL, INTERIOR E OUTROS ESTADOS
Consultar www.ingressorapido.com.br

Taxa de Compra através da Ingresso Rápido

Compra em ponto-de-venda: 15% do valor do ingresso

Entrega em domicílio Grande São Paulo: R$ 15,00

Entrega em domicílio São Paulo Capital: R$ 10,00

Retirada na bilheteria: R$ 5,00



Para a compra de ingressos para estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda da Ingresso Rápido. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do titular da carteira estudantil no ato da compra e no dia do espetáculo, munido de documento que comprove condição prevista em lei.



Preços



Camarote R$ 120,00

Frisa R$ 100,00

Cadeira Alta R$ 70,00

Setor Vip R$ 100,00

Setor 01 R$ 80,00

Camarote Inferior R$ 120,00




* Clientes HSBC têm pré-venda exclusiva e 25% de desconto. O limite é de 04 ingressos por pessoa e a promoção não é cumulativa com outros descontos.

Capacidade: 1800 lugares
Censura: 14 anos (desacompanhados). Menores dessa idade somente acompanhados dos pais ou responsáveis.
Duração: Aproximadamente 1h30
Abertura da Casa: 2h antes do espetáculo
Estacionamento: Hot Valet (com manobrista) - R$ 25,00 (antecipado – adquirido junto com o ingresso) e R$ 30,00 (na hora)
Aceitamos dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners)
Não aceitamos cheques
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Hoje - Fábio Zanon faz recital no Teatro do Paiol

O violonista Fábio Zanon, músico paulista que atualmente figura entre os nomes mais importantes do cenário internacional de violão clássico, fará um recital nesta quinta-feira (12), às 19h, no Teatro do Paiol. O recital integra a programação da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Professor do curso de Violão da Oficina, Zanon apresentará um repertório exclusivo de composições para violão solo. São obras dos compositores Alonso Mudarra (1510-1580), Manuel Ponce (1882-1948), Isaac Albeniz (1860-1909), Francisco Mignone (1897-1986), Sindo Garay (Cuba, 1867-1968), Antonio Lauro (Venezuela, 1917-1986), Eduardo Caba (Bolivia, 1890-1953), Gentil Montana (Colombia, 1942-2011), Ariel Ramirez (Argentina, 1941-2010) e Marco Pereira (Brasil, 1950).

Fábio Zanon tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Austrália e Oriente Médio, e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall em Nova York, Sala Verdi em Milão, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKL em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Venceu por unanimidade dois dos maiores concursos internacionais: o 30º Concurso “Francisco Tarrega”, na Espanha, e o 14º Concurso da Fundação Americana de Violão, nos Estados Unidos. Como resultado dessas premiações, fez uma turnê de 56 concertos nos Estados Unidos e Canadá e lançou seus primeiros CDs. Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital/Naxos foi escolhido pela revista Gramophone como o melhor de 1998. Desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music de Londres.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:

Recital de Fábio Zanon na 30ª Oficina de Música de Curitiba

Data: 12 de janeiro de 2012 (quinta-feira), às 19h

Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho

Ingresso – R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Programação de 13 a 19 de janeiro de 2012

30ª OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA (continuação da mostra)

Dia 13 – 15h45 e 18h
CYRK – o circo musical do Trio Quintina (PR, 2011 – 75min).
20h
OS DOCES BÁRBAROS (BR/ 1977 – 100 min). Direção de Jom Tob Azulay
Foi em 1976, quando Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa
resolveram comemorar os 10 anos de carreiras individuais e formaram um
conjunto que se apresentaria nas principais cidades brasileiras. O filme registra
acontecimentos como: os ensaios gerais, o assédio dos fãs e da imprensa, a prisão
e julgamento de Gil pelo envolvimento num incidente policial com a Delegacia de
Tóxicos de Florianópolis, e espetáculo do Anhembi e do Canecão, e finalmente,
a performance dos baianos com muita leveza, espontaneidade e magia dando o
depoimento de uma época e de um movimento musical de formação tipicamente
brasileira. Classificação 12 anos

Dia 14 – 15h45 e 18h
OS DOCES BÁRBAROS (BR/ 1977 – 100 min). Direção de Jom Tob Azulay.
20h
NEVERMORE (BR/PR, 2011 – 52 min). Direção de Paulo Biscaia.
Três Pesadelos e um Delírio de Edgar Allan Poe. Trata-se de curtas metragens
inspirados pelas obras do escritor norte-americano de horror e fantasia Edgar Allan
Poe. Berenice, Ligeia, Morella e o poema O Corvo.
Após esta sessão, palestra sobre a trilha sonora do filme, pelo realizador da música
original Demian Garcia.
Classificação 18 anos

Dia 15 – 15h45 e 18h
NEVERMORE (BR/PR, 2011 – 52 min). Direção de Paulo Biscaia.
20h
MAHALEO (França, 2005 – 100 min). Direção de Cesar Paes e Marie Clémence.
Mahaleo é a formação musical mais popular de Madagascar. Os sete músicos do
grupo sempre rejeitam o show business, apesar dos 30 anos de sucesso. Estes
precursores do blues malgache são também médicos, cirurgiões, agricultores,
sociólogos ou deputados... Guiado pela força de suas canções, o filme é um retrato
de Madagascar hoje em dia.
Classificação 12 anos

Dia16 – 15h45, 18h e 20h
MAHALEO (França, 2005 – 100 min). Direção de Cesar Paes e Marie Clémence.

Dia 17 – 15h45 e 18h
MAHALEO (França, 2005 – 100 min). Direção de Cesar Paes e Marie Clémence.
20h
EDUARDO DARNAUCHANS (Uruguai, 2010 – 58 min). Direção de Ricardo Casas.
Um músico muito especial, talvez o melhor de sua geração, um músico popular e

perseguido por sua filiação política. Suas atuações ao vivo e os relatos desta história
vão pautando esse documentário que está em elaboração desde o ano de 1983, um
documentário que cumpre sua missão: homenageia e registra uma das melhores
vozes do canto uruguaio.
Classificação 12 anos

Dia 18 – 15h45, 18h e 20h
EDUARDO DARNAUCHANS (Uruguai, 2010 – 58 min). Direção de Ricardo Casas.

Dia 19 – 15h45, 18h e 20h
SUITE HAVANA (Cuba, 2003 – 80 min). Direção de Fernando Perez.
Neste documentário musical sobre Havana, uma diversidade de rostos e locais
que misturam-se às histórias de várias figuras anônimas. Cada uma das pessoas
representa a curiosa multiplicidade dos grupos sociais que vivem hoje em Havana.
Os dez personagens reais representam na película as suas próprias vidas sem
entrevistas, diálogos ou narração. Um jovem bailarino, uma senhora vendedora de
amendoins, uma criança com síndrome de Down, um médico que sonha em ser ator,
entre outros. Classificação livre

Dia 20 – 15h45 e 18h
SUITE HAVANA (Cuba, 2003 – 80 min). Direção de Fernando Perez.
20h
GRUPO FATO: Tamancalha ao Sampler (PR, 2011 – 60 min). Realização TV E
Paraná.
Gravado no SESC da Esquina, o show é baseado no livro de partituras homônimo, e
conta com arranjos originais de diversas músicas da trajetória do grupo curitibano.
YAMANDU COSTA : Mafuá (PR, 2011 – 30 min). Realização TV E Paraná.
Show “Mafuá” de Yamandu Costa realizado na TV E do Paraná.
Classificação livre

Dia 21 - 15h45 e 18h
GRUPO FATO: Tamancalha ao Sampler (PR, 2011 – 60 min). Realização TV E
Paraná.
YAMANDU COSTA : Mafuá (PR, 2011 – 30 min). Realização TV E Paraná.
20h
BLINDAGEM VOZES DISFARÇADAS DE GENTE (BR/PR, 2006 – 7 min). Direção
de João Hoffman.
Documentário narra com fotos estáticas a vida e a obra de Ivo Rodrigues, vocalista
da Banda Blindagem, letrista e parceiro de Paulo Leminski: A narração é do próprio
Ivo Rodrigues.
LÁPIS DE COR E SALTEADO (BR/PR, 1990 – 15 min). Direção de Nivaldo Lopes.
A vida e a obra do compositor "Lápis" que levou consigo, em 11.02.78, a última noite
de um Curitiba que vivia intensamente.
O DIA EM QUE ROBERTO CARLOS MORREU (BR/PR, 2005 – 27 min). Direção de
Jotaeme.
O filme é uma ficção que homenageia o grande mito vivo Roberto Carlos. Um rapaz
coincidentemente chamado Erasmo Carlos que está de aniversário e sua namorada
Wanderléia começam o dia passeando de motocicleta pelas ruas da cidade. No bar
jogadores de sinuca e fanáticos por futebol se surpreendem com a notícia, na TV,
informando que o cantor Roberto Carlos acaba de falecer. Muito abalado, Erasmo,

de pronto resolve promover uma homenagem ao rei. Por fim, o fã terá uma surpresa
ainda maior.
DESCOBRINDO WALTEL (BR/PR, 2005 – 35 min). Direção de Alessandro Gomes.
Documentário sobre a incrível e desconhecida trajetória do maestro Waltel Branco.
Classificação 12 anos

Dia 22 – 15h45, 18h e 20h
BLINDAGEM VOZES DISFARÇADAS DE GENTE (BR/PR, 2006 – 7 min). Direção
de João Hoffman.
LÁPIS DE COR E SALTEADO (BR/PR, 1990 – 15 min). Direção de Nivaldo Lopes.
O DIA EM QUE ROBERTO CARLOS MORREU (BR/PR, 2005 – 27 min). Direção de
Jotaeme.
DESCOBRINDO WALTEL (BR/PR, 2005 – 35 min). Direção de Alessandro Gomes.

Dia 23 – 15h45, 18h e 20h
BLINDAGEM VOZES DISFARÇADAS DE GENTE (BR/PR, 2006 – 7 min). Direção
de João Hoffman.
LÁPIS DE COR E SALTEADO (BR/PR, 1990 – 15 min). Direção de Nivaldo Lopes.
O DIA EM QUE ROBERTO CARLOS MORREU (BR/PR, 2005 – 27 min). Direção de
Jotaeme.
DESCOBRINDO WALTEL (BR/PR, 2005 – 35 min). Direção de Alessandro Gomes.

Dia 24 – 15h45, 18h e 20h
BELARMINO E GABRIELA (BR/PR, 2005 – 85 min). Direção de Geraldo Pioli.
Documentário musical sobre a famosa dupla sertaneja do Paraná, que iniciou
carreira da década de 1940, em Curitiba. Músicos e humoristas, durante quatro
décadas eles pontificaram nos shows populares, circos, rádios e no disco.
Classificação livre

Dia 25 – 15h45, 18h e 20h
PROVA DE ARTISTA (BR, 2011 – 84 min). Direção de José Joffily.
O documentário acompanha o dia-a-dia de cinco jovens e talentosos músicos
(Ricardo, oboísta; Catherine, fagotista; Byron e Rodrigo, violinistas; e Rodney,
violista) em suas audições, estudos e ensaios para orquestras de Belo Horizonte,
Rio de Janeiro e São Paulo. O filme revela os conflitos, a paixão e a disciplina
envolvidos na escolha de seguir a vocação artística.
Classificação livre

Dia 26 – 15h45, 18h e 20h
PROVA DE ARTISTA (BR, 2011 – 84 min). Direção de José Joffily.
Após a sessão das 18h, haverá debate com o diretor do filme, José Joffily.

Dia 27 – 15h45, 18h e 20h
SUÍTE ASSAD (BR, 2003 – 15 min). Direção de Joel Pizzini.
Ensaio musical sobre a Família Assad, realizado no Natal de 2002 em São João
da Boa Vista (SP). Através da apresentação de um concerto na cidade, a narrativa
vai se delineando através do encontro entre três gerações desta virtuosa família
que inclui desde a arte dos genitores, Seu Jorge e Dona Ica, até o Duo Assad e a
cantora Badi Assad, hoje reconhecidos internacionalmente
HELENA ZERO (BR, 2005 – 30 min). Direção de Joel Pizzini.

Documentário poético sobre a trajetória cinematográfica da atriz Helena Ignez.
DORMENTE (BR, 2003 – 12 min). Direção de Joel Pizzini.
Um filmensaio que versa sobre os espaços de passagem, elegendo a estação de
trem e a ferrovia como ambientes emblemáticos desse fenômeno contemporâneo,
tão certeiramente denominado "não-lugar" por Marc Augé.
PARTIDO ALTO (BR, 1982 – 22 min). Direção de Leon Hirszman.
Com raízes na batucada baiana, o partido alto sofre variações porque, ao contrário
do samba comprometido com o espetáculo, é uma forma livre de expressão e
comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a
inspiração de cada um. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunindo sambistas
em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir.
MOLEQUE DE RUA (BR, 1991 – 10 min). Direção de Marco Ferrari.
Documentário sobre a banda Moleque de Rua, da periferia de São Paulo, que
fabrica os próprios instrumentos com sucata.
DOIS TONS (BR/ 2005 – 15 min). Direção de Caetano Gottardi.
Um garoto que mora numa região rural do Brasil, vive algumas descobertas, como o
amor e a música.
Classificação 12 anos

Dia 28 – 15h45, 18h e 20h
SUÍTE ASSAD (BR, 2003 – 15 min). Direção de Joel Pizzini.
HELENA ZERO (BR, 2005 – 30 min). Direção de Joel Pizzini.
DORMENTE (BR, 2003 – 12 min). Direção de Joel Pizzini.
PARTIDO ALTO (BR, 1982 – 22 min). Direção de Leon Hirszman.
MOLEQUE DE RUA (BR, 1991 – 10 min). Direção de Marco Ferrari.
DOIS TONS (BR/ 2005 – 15 min). Direção de Caetano Gottardi.

Dia 29 – 15h45, 18h e 20h
SUÍTE ASSAD (BR, 2003 – 15 min). Direção de Joel Pizzini.
HELENA ZERO (BR, 2005 – 30 min). Direção de Joel Pizzini.
DORMENTE (BR, 2003 – 12 min). Direção de Joel Pizzini.
PARTIDO ALTO (BR, 1982 – 22 min). Direção de Leon Hirszman.
MOLEQUE DE RUA (BR, 1991 – 10 min). Direção de Marco Ferrari.
DOIS TONS (BR/ 2005 – 15 min). Direção de Caetano Gottardi.

Ingresso gratuito para o evento

Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às
22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Grito Rock recebe inscrição de produtores até a próxima quinta (12)




O maior festival integrado da América Latina chega à sexta edição e deve integrar 200 cidades


Previsto para ocorrer entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março em 2012, o Festival Grito Rock recebe cadastro de cidades interessadas em promover o projeto até o dia 12 de janeiro. Para participar é necessário que o produtor desenvolva trabalhos exclusivamente no setor da cultura independente, leia o regulamento e se inscreva através de um formulário online, disponível no site do Grito Rock (gritorock.com.br). Cerca de 120 municípios já efetuaram inscrição.

Quem for realizar o projeto pela primeira vez precisa enviar uma clipagem com matérias publicadas em veículos de comunicação, que comprove a atuação no ramo, para o email: gritorock@foradoeixo.org.br.

Mais Grito Rock

O Festival foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003, em Cuiabá (MT), como uma alternativa ao carnaval tradicional. Entretanto, a partir da atuação do Circuito Fora do Eixo - uma rede nacional de coletivos de produção cultural criada em 2005 - o projeto se ampliou geográfica e conceitualmente, envolvendo produtores de todo o país. No ano passado, o Grito Rock aconteceu em mais de 130 cidades, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil expectadores. Além do Brasil, países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá e Honduras realizaram o Festival.

JAN/ FEV - CURSO PALHAÇO E IMPROVISO NO QUINTAL DE CRIAÇÃO


clique para ampliar

Teatro JUCA CHAVES apresenta o espetáculo “Peter Pan – No Reino Encantado das Cores”

Teatro JUCA CHAVES apresenta o espetáculo “Peter Pan – No Reino Encantado das Cores” todos os domingos do mês de março





O Teatro Juca Chaves (Hipermercado Extra Itaim Bibi) apresenta o espetáculo infantil “Peter Pan – No Reino Encantado das Cores” pela primeira vez em São Paulo, sob a direção de Tiago Barony. Os espetáculos acontecem todos os domingos do mês de março, às 16h. A peça fala sobre um garoto aventureiro que vive momentos emocionantes ao lado de seus amigos e de sua companheira fiel, a pequena Sininho.



Peter Pan é um garoto que não quer crescer e enfrenta a tudo e a todos. Seu principal inimigo trata-se de um malvado vilão, o pirata Capitão James Gancho. Mas é no quarto de uma jovem, chamada Wendy, que ele fica escutando emocionantes histórias para poder contar aos amigos. Um dia Peter Pan acaba se apresentando a Wendy e seus dois irmãos, João e Miguel, e assim eles voam pela janela deixando para trás o senhor e senhora Darling e sua cachorrinha Naná em busca de grandes aventuras e embarcam em um lindo passeio ao REINO ENCANTADO DAS CORES, onde conhecem personagens ilustres, inclusive as belas sereias.






Nesta aventura, as crianças passam a ser perseguidas pelo Capitão Gancho e seus piratas, mas contam com a ajuda dos índios de uma aldeia liderada por um valente Cacique que se juntam a Peter Pan por ter salvado a linda índia, Tigrinha, das garras do terrível capitão Gancho. Mais uma grande batalha está preste a acontecer, em uma grande aventura e uma janela a esperar pelas crianças... será que eles voltam são e salvos dessa aventura? Embarque nesta longa jornada e viva as grandes emoções dessa inesquecível produção, porque o começo de tudo é acreditar!



Elenco: José Douglas (Peter Pan), Gabriela Costa (Wendy), Kyee Markez (João), Bruno Castelly (Mighel), Eduardo Sanches (Capitão James Gancho), Tamara Lunardi (Sininho), Jeferson Pinheli (Smee), Jessica Arrais (Tigrinha, pierrot, pirata), Roseli Dias (Sra. Darling, pirata, índio), Ordálio Barbosa (Sr. Jorge Darling, cacique, pirata).



Ficha Técnica:



Texto e Direção: Tiago Barony

Produção Executiva: Núcleo Cultural Realeza Brasil

Designer Gráfico: Jhony Diego de Jesus

Cenografia: Wilson Cândido

Músicas: Tiago Barony

Melodias: Maestro Hanilton Messias

Coreografias: Káka Pinheiro

Sonoplastia: Tiago Barony

Iluminação: Vânia Francisco

Confecção e figurinos: Solange Thomaz

Assessoria de imprensa: Vantom Comunicações – Silvana Santana



Serviço
Teatro Juca Chaves – Peter Pan – No Reino Encantado das Cores

Domingos, 4,11,18 e 25 de Março as 16h00

Gênero: Infantil

Classificação: Livre

Duração: 80 min.

Capacidade: 350 lugares

Local: Teatro Juca Chaves (Dentro do Hipermercado Extra Itaim Bibi)

Rua João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi - SP

Ingresso: R$ 40,00 INTEIRA

MEIA ENTRADA: R$ 20,00 – (válida para Estudantes, professores, aposentados e classe artística)

Acesso a portadores de deficiência física.

Estão abertas as inscrições para o Curso Infantil do Teatro Escola Macunaíma






Início: dia 11 de fevereiro de 2012



infantil



A aventura é companheira de todas as aulas.



Ministrado por professores especializados em dar aulas para alunos entre 6 e 13 anos,

esse curso tem como foco a transformação da sala em um espaço lúdico,

repleto de magia e de aventuras. Em meio a exercícios que mais parecem brincadeiras,

é oferecida uma experiência única, em que os alunos aprendem a se socializar,

a exercer seu poder de comunicação, enfrentam seus medos e, invariavelmente,

acabam por vencer a timidez. Mais acima de tudo, é no meio do mundo mágico do teatro,

que os alunos descobrem a importância das palavras cooperação e responsabilidade,

pois elas são a base de qualquer espetáculo. Estímulos que certamente

vão ajudar a formar mais que alunos: vão formar cidadãos.







Início: dia 11 de fevereiro de 2012

Vários dias e horários

Idade: dos 6 aos 13 anos

Duração: 5 meses

Aulas semanais

Preço: 1ª parcela de R$ 111,50
mais 4 x R$ 223,00

Referente ao figurino e produção

+ 2 x R$ 109,50



Local: Teatro Escola Macunaíma

Informações e reservas :

www.macunaima.com.br

11. 3667.0807

Orquestra Sinfônica do Paraná é atração da Oficina de Música

Composições de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) e Francis Poulenc (1899 – 1963) integram o repertório que a Orquestra Sinfônica do Paraná executa nesta quarta-feira (11), às 20h30, no grande auditório do Teatro Guaíra. Sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, o concerto é uma das atrações da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba, e tem como solistas os pianistas Olga Kiun (Rússia) e Piotr Banasik (Polônia), que também atuam como professores da Oficina de Música.

A liberdade de criação defendida por Beethoven e a graciosidade melódica de Poulenc permeiam o espetáculo conduzido por Osvaldo Ferreira, que responde pela direção artista da fase erudita da 30ª Oficina de Música de Curitiba. O maestro português, que acumula trabalhos em toda a Europa e atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, leva ao público um programa brilhante, de sonoridade inesquecível.

Na “Abertura Egmont Op. 84”, Beethoven mais uma vez demonstra que sua música expandiu formas, harmonias e instrumentação. A música foi feita sob encomenda para a peça “Egmont”, de Goethe, escritor que merecia profunda admiração do compositor. A obra incorpora a convicção de Beethoven de que a morte não é um fim, quando esperanças e ideais permanecem intactos. Na outra peça selecionada para o concerto, “Sinfonia nº 7 em Lá maior Op. 92”, Beethoven comprova que fazia música para despertar as emoções dos ouvintes.

De Francis Poulenc o espetáculo conta com o ”Concerto para dois pianos e orquestra em Ré menor, FP 61”, inspirado no encontro do compositor com tocadores de gamelões (instrumentos tradicionais da ilha de Bali), na Exposição Colonial de Paris, em 1931. Além disso, a instrumentação da obra tem efeitos jazzisticos e exige habilidades de conjunto dos pianistas solistas. Durante todo o concerto, os pianistas tocam quase de forma contínua, por vezes sem o acompanhamento da orquestra. Com isso, Poulenc cria um diálogo dramático, mas também encantador entre os dois pianos e a orquestra.



Os solistas – Junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, o palco do Guairão também recebe o talento de dois pianistas de renome internacional, que transmitem seus conhecimentos como professores da Oficina de Música de Curitiba. Olga Kiun, que descende de uma tradicional família de músicos soviéticos, estudou no Conservatório Tchaikovsky e doutorou-se pelo Conservatório de Leningrado, atual Conservatório de São Petersburgo. Realizou apresentações por toda a Europa, além do Uruguai e Peru e, no Brasil, foi solista dos mais conceituados grupos sinfônicos, tendo trabalhado com os regentes Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso e Roberto Minczuck. Atualmente vive em Curitiba e desenvolve intensa atividade artística e pedagógica, em todo o país.

O polonês Piotr Banasik estudou na Academia de Música de Katowice e recebeu vários prêmios e menções honrosas em concursos e festivais, na Polônia e em outros países. O instrumentista tem se apresentado como solista em concertos sinfônicos na República Checa, França, Alemanha, Itália, México, África do Sul, Suíça e Ucrânia, bem como em muitas salas de concerto importantes na Polônia. Para participar da Oficina de Música, Banasik recebeu o apoio cultural do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.



Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.



Serviço:

30ª Oficina de Música de Curitiba

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, tendo como solistas os pianistas Olga Kiun (Rússia) e Piotr Banasik (Polônia).

Data e horário: 11 de janeiro de 2012 (quarta-feira), às 20h30

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Rua Conselheiro Laurindo, s/n – Centro)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.



Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:

http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Convocatoria de Audiciones para Instrumentistas en Huelva (España)

Convocatoria de Audiciones para Instrumentistas en Huelva (España):

La Orquesta Sinfónica Nacional de Paraguay convoca Pruebas Internacionales para la contratación de Músicos de diferentes especialidades instrumentales.
Las pruebas tendrán lugar en Huelva (España) los días 6, 7 y 8 de Febrero de 2012.
Para más información visitar el Tablón de Anuncios (margen inferior derecho) de la web http://www.orchestraconducting.com


_______________________________________________________________________________________________________

Auditions in Huelva (Spain):

The National Symphony Orchestra of Paraguay International announces International Auditions for several Instruments.
Auditions take place in Huelva (Spain) on 6, 7 and 8 February 2012.
For more information, please visit the "Tablón de Anuncios" (botton right) in the web: http://www.orchestraconducting.com

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os detetives e Harry Bosch, criação de Michael Connelly

LITERATURA POLICIAL
e os livros de Michael Connelly
UM TIRO NO PEDANTISMO INTELECTUAL


Antes que alguém já saia torcendo o nariz para o tema, mais nos compensa repensar o quanto esse crime compensa. Se para alguns de nossos intelectuais os romances policiais estariam fadados a carregar eternamente o rótulo de subliteratura, para a maioria de intelectuais e escritores, tal colocação não passa de claro preconceito criado a partir de uma outra grande distorção - a de que toda a literatura que envolve crime e mistério é de baixa qualidade. A verdade é que tais intelectuais vivem de dar tiros no próprio pé, e esquecem que muitos de nossos autores clássicos produziram seus contos e romances de mistério, de inconteste qualidade e importância. São livros recheados com todos os elementos execrados pelos tão exigentes detratores. Nas tramas, o crime, os processos, as deduções e as investigações.

Não é preciso ter tanta acuidade de detetive para lembrar de Emile Zola que nos brindou com obras como "Tereza Raquim", "Germinal" e a "Besta Humana" que, certa feita, escreveu que "toda a obra de arte é um pedaço da natureza, visto através de um temperamento". Dessa forma, os elementos policialescos e os crimes em si, fazem parte de nosso dia-a-dia, uma realidade que, nem por ser trágica e incluir muitas vezes elementos repugnantes, deve ser ignorada pelo artista. Talvez seja por isso mesmo que no início do século passado, Enrico Ferri, psicólogo e criminalista, professor da Universidade de Roma e de Bruxelas, afirmou que "Besta Humana" e ainda "Crime e Castigo", de Dostoievsky eram, para a psicopatologia e para a antropologia criminal, "um meio de propaganda, mil vezes mas rápido que a observação estritamente erudita".

Citando aqui Dostoievsky, lembramos que no universo da literatura russa, temos Leon Tolstoi que além de romances perfeitos como Anna Karenina e Guerra e Paz, escreveu contos de fina ironia e sátira onde a figura da lei era colocada em cheque. Basta conferir "O Custo Da Justiça".

LITERATURA POLICIAL
ONDE ENCONTRAR

Nas boas casas e livros do ramo, e mais aqui e ali e vez por outra tanta no acolá. Pode ser encontrada de diversas formas e, dificilmente, um leitor pode correr o risco de dizer que nunca leu esse tipo de livro. Segundo o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o gênero policial pode ser encontrado até na Bíblia. Basta ler Caim e Abel. "Gosto e leio muitas histórias policiais e acho que, como todo o gênero, tem produções boas e más. Mas é um estilo extremamente fascinante e muito importante na formação de um escritor, pois com os bons policiais você aprende muito em relação à arte da narrativa. Na verdade, o que existe é um grande preconceito por parte dos falsos intelectuais que se postam contra a literatura policial." Seus autores prediletos no gênero são George Simenon, Raymond Chandler, Patrícia Highsmith e Agatha Christie”.

Segundo o gaúcho Flávio Moreira da Costa que foi crítico de cinema, música e literatura e tem hoje cerca de 30 livros publicados incluindo o por ele organizado , uma coletanea de contos policiais "o homem é o único animal que mata seu semelhante por razões que não sejam sua própria sobrevivência".

Temos aqui uma ficção que beira a realidade, tratando de um assunto por demais comentado em nossos dias, sobretudo devido à crescente globalização do crime. Os textos (contos policiais) registram uma faceta da humanidade sempre presente e cada vez mais visível e ameaçadora. A antologia, organizada com brilhantismo, pode ser considerada a mais completa da literatura de crime e mistério até hoje publicada no país. A primeira história escolhida por ele é do Antigo Testamento - A história de Sansão, depois podemos facilmente passar por Sófocles - Édipo Rei. Mil e uma noites, Perrault, Voltaire, Honoré de Balzac, Robert Louis Stevenson, Apollinaire, Guy de Maupassant, Kafka, Dickens, Edgard Allan Poe...e claro Michael Connelly, antes de um longo etc.



CIDADE DOS OSSOS (Coleção Negra)
de Michael Connelly


Páginas: 368




Premiado em 1997 com o Anthony Award por melhor romance de mistério, Connely já é considerado um dos mais inteligentes e vívidos escritores da literatura noir. Seu detetive-herói Hieronymous Bosch, ou Harry Bosch, é conhecido nos Estados Unidos até por quem nunca leu os romances do escritor. CIDADE DOS OSSOS, mais recente aventura deste detetive cínico e durão, freqüentou as listas de mais vendidos e é o novo título da Coleção Negra, dedicada aos maiores mestres da literatura policial.




LUZ PERDIDA (Coleção Negra)
de Michael Connelly


Páginas: 352


Em meio a viradas sensacionais, o leitor assiste a outra brilhante investigação conduzida por Bosch. Connelly acerta em cheio mais uma vez, com uma obra à altura dos clássicos de Raymond Chandler.

O AUTOR
Michael Connelly (Filadélfia, 21 de julho de 1956) é um escritor norte-americano. Escreveu vários romances policiais, sendo os mais famosos aqueles protagonizados pelo detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles - Hieronymus "Harry" Bosch. Seus livros já foram traduzidos para 35 línguas diferentes e suas obras lhe renderam várias premiações.
O autor ganhou diversos prêmios por sua obra, incluindo o Bancarella (Itália), o Calibre 38 (França) e o Falcão Maltês (Japão). Do mesmo autor, a Editora Record já publicou Mais escuro que a noite, Luz perdida e Correntezas da maldade.

Saiba mais
www.michaelconnelly.com



BIBLIOGRAFIA
Série de Harry Bosch

The Black Echo (1992)
The Black Ice (1993)
The Concrete Blonde (1994)
The Last Coyote (1995)
Trunk Music (1997, lançado no Brasil como O Último blefe)
Angels Flight (1999)
A Darkness More Than Night (2001)
City Of Bones (2002)
Lost Light (2003)
The Narrows (2004, lançado no Brasil como Correntezas da maldade)
The Closers (2005)
Echo Park (2006)
The Overlook (2007, lançado no Brasil como O Mirante)
The Brass Verdict (2008)
9 Dragons (2009)
The Reversal (2010)

Série de Mickey Haller

The Lincoln Lawyer (2005) (Lançado no Brasil como "Advogado de Porta de Cadeia" e depois como "O Poder e a Lei", nome dado ao filme baseado no livro)
The Brass Verdict (2008)
The Reversal (2010)
The Fifth Witness

Outros romances

The Poet (1996)
Blood Work (1998)
Void Moon (2000
Chasing the Dime (2002)
The Scarecrow (2009)

Editor

The Best American Mystery Stories 2003 (2003)
Murder In Vegas (2005)
In the Shadow of the Master (2009)

Contos

"Two-Bagger" – em Murderers' Row (2001) e The Best American Mystery Stories 2002 (2002).
"Cahoots" – em Measures of Poison (2002)
"After Midnight" – em Men from Boys (2003)
"Christmas Even" – em Murder...and All That Jazz (2004)
"Cielo Azul" – em Dangerous Women (2005)
Uma história publicada anonimamente em The Secret Society Of Demolition Writers (2005)[2]
"Angle of Investigation" – em Plots with Guns (2005) e The Penguin Book Of Crime Stories (2007)
"Mulholland Dive" – em Los Angeles Noir (2007) e Prisoner of Memory (2008)
"Suicide Run" – em Hollywood and Crime (2007)
"One Dollar Jackpot" – em Dead Man's Hand (2007)
"Father's Day" – em The Blue Religion (2008)

Não Ficção

Crime Beat (2006), coleção de jornalismo do Sun-Sentinel e Los Angeles Times

Videografia

Level 9 (2001) – co-criador e co-produtor executivo




um lançamento






segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NOS PASSOS DE CASCAES



NOS PASSSOS DE CASCAES
Bruxas, lobisomens e outros seres encantados
de Juliana Dalla e
Ilustrações de Sergio Magno


42 páginas

Não sou muito amigo de resenhar livros infantis , quiçá juvenís. São tantas as obras emburrecedoras e de preço tão alto que entendo o porque poucos foram brindados em
sua infância e préadolescência com uma farta biblioteca. Mas quando chega as nossas mãos oma perola como essa - NOS PASSSOS DE CASCAES, não posso me indispor com a consciência e não rabiscar loas a tal lançamento. Vamos dizer assim embruxou-se e assumiu a objetiva beleza de um personagem que devia ser melhor conhecido - Franklin Cascaes.
Sergio Magno de forma bela praticamente psicografou cada traço do artista. Num coreto e colorido projeto "viriatocorreram" um Cazuza criador de criaturas.
Não acreditam? deem só uma olhada no Boitatá de Franklin Cascaes, 1960


Nanquim sobre papel e colagem
38,5 X 44,6cm
Acervo: Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral / Secretaria de Cultura e Arte / Universidade Federal de Santa Catarina



e agora



delicie-se com a obra do Magno




O Museu Histórico de Santa Catarina abrigou a exposição Franklin Cascaes: desenhos e esculturas, com curadoria de Fernando Lindote. Franklin Cascaes (1908-1983) foi pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, gravurista e escritor. Ele dedicou a vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina e região.

Vale conferir

Um lançamento





A Festa do Século de Niccolò Ammaniti



A Festa do Século
de Niccolò Ammaniti

336 páginas

Em A Festa do Século, Ammaniti faz uma ode à futilidade da sociedade atual. Para isso, reúne celebridades, como falsos intelectuais, jogadores de futebol, escritores ganhadores do prêmio Nobel, políticos desonestos e atrizes pornôs, numa celebração ao lado de criaturas enviadas pelo próprio demônio. Tudo ocorrerá na casa do magnata imobiliário Salvatore Chiatti.

Segundo o autor, ele tenta, por meio de uma trama engraçada e criativa, fazer uma sátira da vulgaridade berlusconiana. A consequência foi um romance impressionante e impiedoso.

Leia trecho em http://bit.ly/sTLdIR

O AUTOR
Niccolò Ammaniti é conhecido por sua escrita corajosa. Em seu romance anterior, Como Deus Manda, expôs o mundo dos excluídos, dos marginalizados e dos brutalizados italianos em uma sociedade consumista. Agora, em seu ótimo e mais recente livro, A Festa do Século, o autor apresenta a sociedade da vaidade que as importantes personalidades irão desfrutar. Com apenas uma ressalva: não da maneira que elas esperavam.

Niccolò Ammaniti (nascido em 25 de setembro de 1966 em Roma ) é um escritor italiano. Como um jovem italiano romancista , Ammaniti fazia parte do grupo canibal, a partir da antologia Gioventù Cannibale (1996), para a qual escreveu um romance curto, juntamente com Ricardo Shorts .

Tornou-se conhecido em 2001 com a publicação de Io non ho paura , uma novela que mais tarde foi transformado em um filme dirigido por Gabriele Salvatores .



Em 2006, ele publicou Venha Dio comanda , um romance em que nada deve ser tomado pelo valor de face. Um romance policial, que também é um diálogo incansável entre o homem e Deus. Uma visão profunda da Itália de subclasses e desempregados onde a pobreza e sonhos, nobreza e crueldade, o humor e a tristeza estão entrelaçados à noção espetacular da própria vida.


Niccolò Ammaniti apresenta no Caffeina WebTvo seu mais recente romance, "Che la festa cominci"



UM LANÇAMENTO


CAIXA CULTURAL ABRE TEMPORADA COM A PERCUSSÃO MÁGICA DO UAKTI




Grupo mineiro realiza três shows na capital paranaense





A Caixa Cultural apresenta o grupo Uakti, de 13 a 15 de janeiro, abrindo a programação do teatro em 2012. Um dos principais grupos de percussão do mundo, o Uakti - formado por Artur Andrés, Paulo Santos e Décio Ramos – comemora 33 anos de atividade com o show “Uakti 4 Tempos”, uma síntese dos últimos trabalhos do grupo. Haverá também um workshop gratuito com os músicos no sábado (14), às 15h.



A proposta radical de fazer música com instrumentos não convencionais rendeu fama mundo afora, com uma orquestra de instrumentos inusitados construídos com materiais como vidro e pedras, além da criação de linguagens e sonoridades absolutamente originais, que são hoje a marca do grupo.



Serão executadas músicas dos álbuns “Uakti – Águas da Amazônia”, com música feita por Philip Glass tendo como tema as águas do Rio Amazonas; “OIAPOK XUI”, baseado em ritmos brasileiros e nas obras de Tom Jobim, Ary Barroso e Milton Nascimento; “Clássicos“, transposição de temas da música erudita para o universo sonoro do Uakti e “Trilobita”, que mescla a música de Elomar e Milton Nascimento com temas de inspiração oriental feitos pelo grupo.



Capitaneado por instrumentos já tradicionais, como o trilobita, a marimba de vidro e a torre, o show é uma incursão pela música inclassificável do Uakti, com as presenças da pianista Regina Amaral e da percussionista Josefina Cerqueira. As duas dão mais peso e ampliam as possibilidades de uso dos mais de 50 instrumentos criados pelo grupo, a partir do trabalho original e de vanguarda desenvolvido por Marco Antônio Guimarães.



O grupo:

O Uakti leva ao palco os instrumentos criados por Marco Antônio Guimarães. Aluno do suíço Walter Smetak, na Universidade Federal da Bahia, Marco Antônio desenvolveu uma técnica de criar instrumentos a partir de materiais do cotidiano, como tubos de PVC, cabaças, borrachas, apitos, placas de vidro e metais, rodas de bicicleta e uma gama cada vez maior de elementos que, aos poucos foram se transformando num som plural, original e mágico como a lenda indígena que deu origem ao nome.



Diz a história dos índios tukano, da região do Alto Rio Negro, que Uakti era um monstro de forma humana, com o corpo aberto em buracos, por onde o vento passava e produzia música. Ele seduzia e maltratava as mulheres e, por isso, foi morto. No lugar onde seu corpo foi sepultado cresceram três palmeiras. Da madeira destas palmeiras foram feitos instrumentos que reproduzem o som que o vento fazia ao passar pelos buracos do corpo do herói Uakti.



Desde o primeiro show, que aconteceu em 1980, o grupo já se apresentou em todo o Brasil, no Japão, na Europa e nos Estados Unidos, onde é contratado do selo Point Music, do compositor Philip Glass. Milton Nascimento, Paul Simon, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Manhattan Transfer, Mônica Salmaso, Grupo Corpo e Skank são alguns dos artistas que já fizeram parcerias com o Uakti.



Serviço: Música: Grupo UAKTI Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: de 13 a 15 de janeiro de 2012 Hora: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) Workshop com o Grupo UAKTI Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) Data: 14 de janeiro de 2012 Hora: sábado às 15h Ingressos: Entrada franca. As inscrições devem ser encaminhadas para caixacultural08.pr@caixa.gov.br Informações: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

As glórias de Srila Prabhupada - “Está vendo esta cicatriz?”


As glórias de Srila Prabhupada “Está vendo esta cicatriz?”

27 de dezembro de 1972, Apartamento de Mahadevia, Mumbai, Índia

Um dia, enquanto eu massageava Srila Prabhupada, ele apontou para uma cicatriz na sua perna.

“Está vendo esta cicatriz?”, ele perguntou...Leia mais em ******

O Espaço Veredas-SP abre a exposição INCUBADORA#1



O Espaço Veredas-SP abre a exposição INCUBADORA#1 dia 29 de fevereiro, às 19h



Mostra é resultante de um ano de trabalho do grupo

de pesquisa “Incubadora”, sob orientação e curadoria de Regina Johas.

Estarão expostos os trabalhos de

Eide Feldon, Elaine Pessoa, Gláucia Martelli e Juliana D Chohfi.



O ESPAÇO VEREDAS-SP apresenta a exposição INCUBADORA#1, que reúne os desdobramentos recentes da produção de Eide Feldon, Elaine Pessoa, Gláucia Martelli e Juliana D Chohfi. Esta mostra é resultante de um ano de trabalho do grupo de pesquisa Incubadora, sob orientação e curadoria de Regina Johas. A exposição abre, com vernissage, dia 29 de fevereiro e fica até o dia 17 de março no local.



Inaugurada em setembro de 2010, VEREDAS-SP propõe novos vetores e idéias em arte contemporânea. Conectada com o espírito de seu tempo, uma de suas principais propostas é promover artistas emergentes, trabalhando com mídias diversas e promovendo uma arte de ponta.



Dirigida por Elaine Pessoa e coordenada por Regina Johas, VEREDAS-SP possui um programa que inclui exposições, edições e projetos de intervenção em seu espaço, além de promover o diálogo crítico entre artistas, público e colecionadores abertos ao mercado da arte brasileira.



"A galeria abriga cursos e palestras e encontros com artistas, além de promover a produção jovem em seu projeto de intervenção no espaço chamado PAREDÃO VEREDAS".




“Paredão Veredas” por Vivian Kass. Obra ficou exposta no final de 2011 VEREDAS - SP Rua Lisboa 328 Pinheiros – São Paulo SP CEP – Brasil + 55 11 3081-3505 www.atelierveredas.com.br Horário de funcionamento: Seg – Sex, das 14h30 às 18h