quinta-feira, 12 de novembro de 2015

BOMBA! Justiça brasileira legaliza maconha para uso medicinal

BOMBA! Justiça brasileira legaliza maconha para uso medicinal
Decisão de ontem da Justiça Federal do DF deu prazo de dez dias para a Agência de Vigilância Sanitária, que regula os medicamentos no país, retirar o THC da lista negra das substâncias proib... Leia Mais »

Onze:20 se apresenta no Latin Grammy 2015



O Onze:20 embarca no próximo dia 16 de novembro rumo a Las Vegas para uma apresentação na premier do Latin Grammy. A banda será a única representante brasileira a se apresentar esse ano, junto com outros três artistas latinos. Uma versão inédita da música “Sem Medo de Amar” https://www.youtube.com/watch?v=4--oAEWwgyU será feita em versão acústica e cantada em espanhol e português. 

A cerimônia de entrega do 16º Latin Grammy será no dia 19 de novembro e a premier será transmitida via live stream para mais de 4 milhões de pessoas através do site www.latingrammy.com a partir de 19h30 (horário de Brasília).

O Onze:20 está indicado ao prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo na categoria brasileira.



Museu de Arte Sacra apresenta exposição do artista Antonio Arney

Museu de Arte Sacra apresenta
exposição do artista Antonio Arney



            O Museu de Arte Sacra de Curitiba recebe no próximo sábado (14) a exposição do premiado artista paranaense Antonio Arney. A mostra “Estações” é uma síntese de sua produção, que enfatiza o uso da madeira associado a colagens de materiais diversos e pintura. É também uma rara oportunidade de apreciar o conjunto de obras desse artista, nascido em Piraquara e prestes a completar 90 anos.
Com curadoria de Eliane Prolik e Adolfo Montejo Navas, a exposição reúne trabalhos que fazem refletir sobre o tempo. “O conjunto de quatorze pinturas do artista fala da natureza do tempo que habita nelas, com as suas camadas entranhadas na madeira, uma matéria-prima sempre constituinte, que oferece certa dramaturgia na própria paisagem de sua pintura”, explica Adolfo Navas. Para o curador, o fato de expor suas obras no Museu de Arte Sacra dá um significado ainda maior ao título da mostra, “simbolicamente, como estações da vida, do tempo, como também dos passos últimos que Cristo sofreu por ter sido criado à nossa imagem e semelhança”.  
“Estações” dá início a uma série de exposições pela comemoração de seus 90 anos a serem completados em 2016. Artista autodidata, Antonio Arney  aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Sua longa trajetória artística começou em Curitiba, desde o final dos anos 1950, com participação no Círculo de Artes Plásticas, na Galeria Cocaco, e posteriormente no coletivo paranaense Grupo Um.
Em seu currículo constam inúmeros prêmios, sendo oito premiações no Salão Paranaense, e participação em importantes mostras nacionais e internacionais como o Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/ SP (1969 e 1970), Pré-Bienal de São Paulo (1970) eXI Bienal Internacional de São Paulo (1971), onde dez obras da terceira série intitulada “Comparação de Valores foram exibidas na sala do artista. Integrou a Brasil Plástica 72  e o Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro. Sua obra integra acervos públicos do Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea (PR), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte da UFPR e Museu Municipal de Arte de Curitiba e importantes coleções particulares.
           
Serviço:
            Exposição “Estações”, de Antonio Arney
Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac (Largo da Ordem
Abertura: 14 de novembro de 2015 (sábado), às 10h
Horário: Até 14 de fevereiro de 2016, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.
Entrada franca.


Aldo The Band apresenta o repertório do álbum “Giant Flea” na Casa do Mancha dia 14 de novembro



Formado pelos irmãos André e Murilo Faria, o Aldo The Band se apresenta no dia 14 de novembro na Casa do Mancha, em São Paulo. O evento rola após um show elogiado da banda no MIS, no qual os irmãos André e Murilo Faria apresentaram o repertório completo do novo disco. Misturando influências do indie-rock e da música eletrônica, o grupo quer trazer para o palco um formato de show que expresse sua nova identidade. “Nossa intenção é continuar trazendo uma performance energética, mas com mais foco na musicalidade e nas múltiplas referências de nosso novo disco”, explica André.

Após uma passagem elogiada pelo Canadian Music Week e muitos shows ao redor do Brasil (festival Bananada, Sesc Pompeia), o grupo voltou sua atenção para o novo disco, com semanas de ensaio e muita conversa para afinar o formato final. No repertório, novidades como “Second Hand Chest”, livremente inspirada em um violão folk setentista estilo Wilco, e “Liquid Metal”, hit de pista com um beat eletrônico pesado na tradição de artistas como Mr. Oizo.

Com produção dos Aldos André (guitarra, produtor e vocalista) e Murilo Faria (sintetizadores, produtor e DJ) e direção artística de Dudu Marote, o disco evidencia o talento de composição e a criatividade da banda, que conta também com o reforço de palco de Érico Theobaldo (bateria) e Isidoro Snake (baixo).  “Eu e Mura consideramos fundamentais as seguintes etapas de composição: gravar, buscar timbres, arredondar letras, testar microfones, amplificadores e maneiras alternativas de buscar um som”, explica André. Todos esses elementos ganham força no palco, com a apresentação energética e pesada da banda.
Além do show na Casa do Mancha, o Aldo prepara o lançamen to do clipe “Good Morning, Pumpkin”, dirigido pela Planalto, produtora que assinou o clipe anterior do grupo, “Sunday Dust”.

Serviço:
Show: Aldo The Band na Casa do Mancha
Data: 14/11
Horário: 21h
Local: Casa do Mancha
Endereço: Rua Filipe de Alcaçova, s/n
Ingressos: R$ 20 (dinheiro/débito)


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lançamentos | Iluminuras

clique para ampliar

Tropkillaz lança música inédita na trilha sonora do game Need For Speed e prepara nova turnê europeia





Prestes a embarcar para mais uma turnê internacional, o Tropkillaz lança um remix especial da música “Make The Crowd”https://soundcloud.com/buuumtrax/sets/tropkillaz-make-the-crowd-nfs-remix, lançada recentemente pela plataforma Skol Music e que entra agora na trilha sonora do game Need For Speed. 

A faixa que estará no game, que chega em território nacional pela Eletronic Arts Brasil, foi pensado por Zegon e Laudz especificamente para reproduzir a vibe de velocidade e tensão do game. “Quando recebemos o convite, fizemos questão de remixar nosso próprio som e fazer uma versão especial com cara de trilha sonora de perseguição”, explicou Zegon.

O projeto é pioneiro no mercado brasileiro de games. “Fizemos um grande esforço para colocar uma música nacional em Need for Speed, franquia internacionalmente reconhecida por sua trilha sonora”, afirmou Jonathan Harris, gerente de negócios da EA no Brasil. “Decidimos fazer um clipe para expandir a experiência dos fãs para algo além do jogo, então escolhemos o Tropkillaz e o Kondzilla para participar desse novo projeto por acreditar que eles combinam bastante com a cultura de rua apresentada no jogo”, completou.

O clipe oficial será dirigido e produzido por Kondzilla, que assinou o vídeo de “Tombei”, da rapper Karol Conka. “Fiquei muito animado ao receber o convite para fazer parte desse projeto. O processo de gravação foi ótimo e agora estamos nos dedicando à montagem”, explicou Kondzilla, que comanda um império de produção de clipes nacionais com mais de meio bilhão de visualizações em seu canal no YouTube e reúne trabalhos com nomes como MC Guimê e Nego Blue.

Além do lançamento do jogo, o Tropkillaz reúne forças para mais uma turnê europeia que passará por Dinamarca, Rússia, Alemanha e Portugal, onde se apresentarão pela primeira vez, ao lado dos artistas da Skol Music Mahmundi e Karol Conka no Vodafone Mexefest.

Tropkillaz na Europa
20/11 - KB3, Copenhagen, Denmark
21/11 - Izvestia Hall, Moscow, Russia
25/11 - H1 Club, Hamburg, Germany
27/11 - Vodafone Mexefest, Lisbon, Portugal
28/11 - Rush Hour, Dortmund, Germany
28/11 - Revolution, Neuss, Germany

Mais informações: http://www.skol.com.br/music/

PARLAPATÕES APRESENTA COMÉDIA DE MOLIÈRE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Relacionando a França do século 17 ao Brasil atual, sátira O burguês fidalgo fica em cartaz de 19 a 22 de novembro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo O burguês fidalgo, com o grupo Parlapatões, de São Paulo. A comédia chega à capital paranaense para quatro sessões, de 19 a 22 de novembro.

Escrita em 1670 pelo francês Molière, O burguês fidalgo satiriza as necessidades de uma classe em ascensão na sua desenfreada busca por prestígio social. O chamado “sonho burguês de nobreza” – desejo de uma classe dominada em ocupar o lugar da classe dominante – é encarnado pelo Sr. Jordain, o burguês do título, que, embora seja casado, tenta conquistar o amor de uma nobre para se projetar socialmente.

Suas tentativas o expõem ao ridículo e revelam o quanto está cercado de interesseiros, que tiram proveito das ilusões que cria sobre si mesmo. A análise de Molière vai além da visão sobre o comportamento social e, por meio do humor, volta-se para os conflitos sociais e políticos ocultos nas relações cotidianas na vida de um homem que se deixa enganar para ser aceito socialmente.

Com figurino e cenário de época, a adaptação de Adonis Comelato, Hugo Possolo e Rafael Fanganiello mantém o ambiente histórico, quando nobres e burgueses disputavam o domínio da sociedade. Sem fugir do tempo no qual a história é narrada, aproxima e relaciona com a realidade atual no Brasil

“Mais que uma analogia de épocas, os Parlapatões pretendem brincar com as facetas risíveis de um Brasil que vive a fantasia de crescimento, sem resolver sequer seus problemas básicos”, explica o diretor Hugo Possolo. A peça ganha uma encenação festiva, com música ao vivo e espaço para os improvisos que caracterizam o grupo.

Parlapatões
Criado em 1991, o grupo teatral Parlapatões produziu mais de 45 diferentes espetáculos voltados para a comédia, técnicas circenses e improvisação. Hoje, tem seu teatro próprio, o Espaço Parlapatões, reconhecido nacionalmente por sua programação artística e pelo papel na revitalização do centro paulistano. Com vasto repertório, circulou todo o Brasil e seus principais festivais, como o FTC (Curitiba); FILO (Londrina), FIT (Belo Horizonte) e Porto Alegre em Cena.

Entre suas montagens, destacam-se as peças PPP@WllmShkspr.brPiolim (Grande Prêmio da Crítica APCA); Sardanapalo, (Festival de Edimburgo, Escócia); U Fabuliô, (representante oficial do Brasil na Expo 98), em Lisboa; As nuvens e/ou um Deu$ chamado dinheiro; Prego na testaHércules O papa e a bruxa. Seus espetáculos já estiveram na Espanha, Portugal, Chile, Escócia e Estados Unidos.


Serviço:
Teatro: O burguês fidalgo
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba - PR
Data: 19 a 22 de novembro de 2015
Hora: quinta a sábado às 20h. Domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 14 de novembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 14h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

U.D.O., Blitzkrieg e Jess Cox em SP: encontro histórico é neste domingo

Neste final de semana acontece o encontro histórico entre as bandas U.D.O. e Blitzkrieg em São Paulo. O evento confirmado para este domingo (15/11), na Via Marquês, também contará com a participação especial de Jess Cox, vocalista do Tygers Of Pan TangAinda há ingressos à venda






As produtoras Open The Road e Dynamo promovem, neste final de semana, um dos encontros mais expressivos do metal mundial. As lendárias bandas U.D.O. (foto 1) e Blitzkrieg (foto 2) e apresentam, neste domingo (15/11), no palco da Via Marquês, em São Paulo.

Os ingressos para este evento histórico ainda estão à venda pela internet (Eventioz e Ticket Brasil), e em diversos pontos em São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Osasco, Guarulhos, Santos e Sorocaba. Mais informações no serviço abaixo.

O grupo alemão U.D.O., liderado pelo renomado vocalista Udo Dirkschneider, volta ao Brasil para promover o seu elogiado último trabalho “Decadent”. O frontman vem acompanhado de Andrey Smirnov (guitarra), Kasperi Heikkinen (guitarra), Fitty Wienhold (baixo) e Sven Dirkschneider (bateria, filho do Udo). O repertório deve contar com clássicos do Accept como “Balls to the Wall”, “Metal Heart”, “Fast as Shark”, além das principais composições de sua carreira solo.

Já o Blitzkrieg, um dos nomes mais importantes do seminal NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), movimento musical que começou em 1970 e catapultou grupos como Iron Maiden, Venom, Def Leppard, Saxon, Diamond Head, Raven, Avenger, Girlschool, Grim Reaper, Satan, Tank, e até hoje influencia diversas a bandas por todo mundo, finalmente fará a primeira performance no Brasil, em 35 anos de carreira.

Brian Ross (vocal), Ken Johnson (guitarra), Allan Ross (guitarra), Bill Baxter (baixo) e Matt Graham (bateria) estão celebrando três décadas de lançamento do clássico álbum “A Time of Changes” e divulgar o disco “Back from Hell”, lançado em 2013.

Outro grande representante da NWOBHM, Jess Cox, vocalista da lendária banda Tygers Of Pan Tang, fará participação especial no evento, tendo no setlist as músicas do álbum “Wild Cat”. Esta exibição servirá com aquecimento para o show do Tygers Of Pan Tang, no próximo dia 13 de março de 2016, em São Paulo.



Serviço São Paulo
Open The Road e Dynamo orgulhosamente apresentam U.D.O e Blitzkrieg
Data: 15 de novembro de 2015 (domingo)
Endereço: Av Marquês de São Vicente, 1589 – próximo ao Terminal Barra Funda do Metrô
Hora: 16h (open doors) | 17h: Jess Cox | 17h30: Blitzkrieg | 19h: U.D.O. 
Censura: 18 anos (Menor é permitido acompanhado do Pai ou Mãe, ou responsável legal, com documento comprobatório e registrado em cartório)

Ingressos (1º lote): 
R$ 110 (Meia estudante* e Promocionais**) R$ 220 (Inteira)
R$ 160 (Camarote - Meia estudante* e Promocionais**) R$ 320 (Inteira)
* Meia estudante - Válido para estudantes, professores do ensino público, idosos, deficientes, doadores de sangue todos com documento original comprovatório.
** Promocionais - Quando disponível trata-se de um lote promocional e limitado para promover o evento.

Ingressos online – Eventioz: goo.gl/iEzMKx | Ticket Brasil: goo.gl/cIGqPx

Pontos de venda 

São Paulo
Mutillation Records - Av São João 439, Galeria do Rock - 2º andar - Loja 370
Die Hard - Av São João 439, Galeria do Rock - 2º andar - Loja 313

Com taxa de conveniência (Pontos da Ticket Brasil)
SÃO PAULO
SP Rock (Galeria do Rock) - Av São João, 439 – 3º andar/ Lj 402 - Centro 
Cada Qual - Rua Augusta, 2171 - Jardim Paulista
School of Rock - Rua dos Chanés, 263 - Moema
King Musicial - Avenida Maria Cursi, 645 - Cidade São Mateus 

ITAQUERA - Twister Games: Av. José Pinheiro Borges, Loja 245 - Shopping Metro Itaquera
SANTO ANDRÉ - Metal Music: Rua Dona Elisa Fláquer, 184 - Centro
SÃO BERNARDO DO CAMPO - Age Of Dreams: Av. Marechal Deodoro, 1754 - 2º Andar loja 33/36 - Centro
SÃO CAETANO DO SUL - School of Rock: Rua São Paulo, 1154 - Cerâmica
DIADEMA - Twister Games: Rua Manoel da Nobrega, 712 (Shopping das Moças), Lojas 338/339 - Piso Paineira 
OSASCO - Acervo Musical: Avenida Dona Primitiva Vianco, 516 - Centro
GUARULHOS - Halloween Rock Wear: Rua Luiz Gama, 79 - Loja 04 - Centro 
SANTOS - Pontos do Rock: Rua Martin afonso , 72 - Centro 
SOROCABA - Gallery Rock: Rua Francisco Scarpa, 281 – Centro
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/1659321314306285/

Festa de 30 anos da 89 FM – A Rádio Rock

Urbana Legion, um dos maiores tributos já prestados ao lendário Legião Urbana, é uma das principais atrações da festa de 30 anos da 89 FM – A Rádio Rock. O supergrupo formado por Egypcio (vocal – Tihuana), Marcão (guitarra – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca), Lena (baixo – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca) e PG (bateria – Tihuana) se apresenta, no próximo dia 28 de novembro, na Arena Anhembi, emSão Paulo. O evento também contará com a participação de nomes como TitãsParalamas do SucessoRaimundosPittyCPM 22,Vespas MandarinasSupercomboScalene e Nem Liminha OuviuAinda há ingressos à venda
 



Após protagonizar uma das melhores e mais emocionantes performances do Caruaru Rock Festival, o Urbana Legion, um dos maiores tributos já prestados ao lendário Legião Urbana, já está pronto para mais uma empolgante apresentação. 

O supergrupo formado por Egypcio (vocal – Tihuana), Marcão (guitarra – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca), Lena (baixo – Bula/Charlie Brown Jr/A Banca) e PG (bateria – Tihuana) recentemente confirmou nova exibição em São Paulo. 
 
A banda é uma das atrações da festa de 30 anos da 89 FM – A Rádio Rock. O evento confirmado para o próximo dia 28 de novembro, na Arena Anhembi, também contará com a participação de nomes como Titãs, Paralamas do Sucesso, Raimundos, Pitty, CPM 22, Vespas Mandarinas, Supercombo, Scalene e Nem Liminha Ouviu. Mais infos em http://goo.gl/mbJJjB.
 
O Urbana Legion mostra revisitações para os clássicos de um dos maiores ícones do rock nacional. Com uma pegada mais “moderna”, mas “sem sair do original”, o grupo, selecionou aproximadamente 30 músicas retiradas dos quatro primeiros discos dos brasilienses para sair em turnê pelos quatro cantos do país.
 
O repertório composto por "Tempo Perdido", "Geração Coca-Cola", "Pais e Filhos", Que País é Esse?", "Índios", "Monte Castelo", "Será", "Faroeste Caboclo", entre outras composições, tem comovido fãs de todas as idades.
 
A ideia de reunir esse time partiu de Egypcio, que já havia feito a seleção musical baseada nos quatro primeiros álbuns da Legião Urbana para serem apresentados na forma de um show tributo. Porém, o atual momento do país, com a nação em sua maioria de jovens clamando por mudanças, a ideia ganhou força e rapidamente ganhou os palcos.
 
O principal intuito do Urbana Legion é levar aos jovens de hoje a incontestável e magnifica obra do Legião Urbana com suas letras poéticas e contestadoras, mantendo a fidelidade musical, além de relembrar a energia que essa banda tinha e que muitas pessoas¸ infelizmente, não tiveram o privilégio em assistir.
 
O Urbana Legion publicou diversos vídeos e fotos das últimas exibições na página oficial do grupo no Facebook. Confira emhttps://www.facebook.com/urbanalegion.
 
Confira lyric video produzido para a clássica “Tempo Perdido” em https://youtu.be/_x9QvtS7W9A.
 
Links relacionados:
https://www.facebook.com/urbanalegion
https://www.facebook.com/radiorockoficial
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço São Paulo
30 anos da 89 FM – A Rádio Rock
Atrações: Titãs, Paralamas do Sucesso, Raimundos, Pitty, Urbana Legion, CPM 22, Vespas Mandarinas, Supercombo, Scalene e Nem Liminha OuviuData: 28 de novembro de 2015 (sábado)
Local: Arena Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
Horário: 12h (abertura dos portões)
Classificação: 16 anos
Valor: R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia ou se levar 1Kg de alimento)
Ingresso online: http://www.portaldoingresso.com.br/2.0/Ingressos-para/ANIVERS225RIO_30_ANOS_DA_89_-_A_R225DIO_ROCK-SAO_PAULO-SP/6000
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1900026060221641/

Filme leva Curitiba as telas de Bangkok


 
O documentário de longa-metragem "Gastronomia Urbana", do diretor curitibano Ricardo E. Machado, será exibido no próximo domingo (15/11) no 13ª Festival Internacional de Bangkok, na Tailândia. Fazendo parte da mostra oficial, o filme tem duas exibições previstas no festival que acontece até dia 22/11. Para acompanhar as exibições e participar do evento,  o diretor Ricardo Machado e o produtor Guilherme Glück embarcam para a capital da Tailândia nesta quarta-feira.
 
No filme, personagens inusitados apresentam um olhar crítico e bem humorado sobre a cidade de Curitiba. De um ex-prefeito da capital paranaense, ao dono de um moinho falido, até um mendigo eloquente, personagens distintos revelam como uma cidade que um dia foi considerada perfeita está agora lidando com o crescimento desenfreado e o marketing excessivo a qual foi exposta.
 
"Curitiba é um prato complexo, onde se mistura uma perfeita combinação de sabores e texturas, culturas e povos, planejamento e execução. O filme registra a Curitiba atual através da comparação das relações entre os elementos urbanos com os ingredientes de uma grande receita culinária. Sob esta ótica são retratadas as diversas vertentes do cotidiano de Curitiba” explica Ricardo.
 
Sobre Ricardo E. Machado
 
O diretor curitibano Ricardo E. Machado é formado em Rádio e TV, e cursou cinema na Academia de Cinema de Nova Iorque. Faz documentários, video-arte e vídeo-instalações. "Gastronomia Urbana" marca sua estreia nos longas-metragens.
 
Entre seus trabalhos premiados, estão "Gringo in Rio" (Prêmios Especial do Júri e Melhor Edição/Montagem no festival CineEsquemaNovo em Porto Alegre) e "Andorinhas" (Primeiro Lugar no Festival Arte.mov em Belo Horizonte).
 

Tempo & Música é o novo espetáculo do Coral Champagnat



Musical terá única apresentação no dia 13 de novembro, às 20h30

O Coral Champagnat da PUCPR apresenta o novo espetáculo “Tempo & Música”. No roteiro, uma viagem pelo tempo com interpretações clássicas do pop nacional e internacional como Gilberto Gil, Ed Motta, Djavan, Tim Maia, Phil Collins, U2, Cidade Negra, Beatles, entre outros. O musical terá apresentação única, no dia 13 de novembro (sexta-feira), às 20h30, no TUCA (Teatro da PUCPR). Ingressos custam R$ 5,00.
 A maestrina Rosemeri Paese é quem está à frente da direção musical. Já a direção cênica é assinada por Luciano Oro. O Coral Champagnat é integrado por alunos, professores e funcionários da PUCPR e cantores da comunidade externa. 

SERVIÇO:
Espetáculo "Tempo & Música" - CORAL CHAMPAGNAT - PUCPR
Data: 13/11/2015
Horário: Às 20h30min.
Local: TUCA (Teatro da PUCPR) - Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
* Locais indicados para estacionamento: PORTAL 4 (Rua Imaculada Conceição) e ESTACIONAMENTO B (Rua Iapó)
Ingressos: R$ 5,00 (preço único) - 
*A venda dos ingressos será feita no local, dia 13/11, das 11h às 14h e das 18h às 20h30min.

Saberes femininos atraem a Curitiba pessoas de todo o mundo na próxima semana




O Festival dos Sagrados Saberes Femininos está em sua segunda edição e acontece de 18 a 22 de novembro, com convidados de toda a América Latina

Na próxima semana, entre 18 e 22 de novembro, o II Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos acontece na chácara Tempero da Serra, em Curitiba, e já conta com inscrições de vários lugares do mundo. Serão 5 dias de imersão na natureza repletos de atividades, com rodas de saberes, cerimônias, yoga, danças, oficinas e apresentações artísticas. No evento, homens e mulheres estarão em busca dos saberes ancestrais femininos e serão guiados por convidados de toda a América Latina, dentre eles abuelas (anciãs), temazcaleiras, artistas, terapeutas, parteiras, curandeiras e lideranças indígenas.

Os saberes ancestrais, demonstrados através das culturas milenares, sempre reverenciaram o feminino como parte do equilíbrio da Terra. É o Yin-Yang, a dualidade que se complementa, presente em todos os seres. Nas mulheres, o polo feminino se evidencia através dos ciclos menstruais, do útero, da gestação e do hormônio ocitocina, conhecido como “hormônio do amor”, produzido em maior parte durante o parto, amamentação, e quando mulheres estão reunidas entre mulheres. Esses valores são inerentes à mulher, guardados e passados às próximas gerações por anciãs como um tesouro.

Segundo as organizadoras do Festival, Anna Sazanoff e Noélle Bonacin, encontros em que as mulheres se reúnem ao redor do fogo e cultivam esses saberes são comuns em toda a América Latina. É o caso dos convidados que estarão presentes no Festival, como a Abuela María Huenuñir, facilitadora de círculos de cura no Peru, do Maory Atumchury, guardião da Memória da Tribo da Lua da Colômbia, e de Iliana Coyoxausqui, que vem do México e é líder do Tambor da Dança da Paz do Fogo Sagrado de Itzachilatlan. Também do Brasil, Gisele de Menezes transmite a Magia da Cleópatra, Celita Djaxuka representa a etnia Guarani e Suely Carvalho é coordenadora da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais do Brasil e vem de Pernambuco.

O Brasil não tem a tradição das abuelas tão alicerçada e, segundo Anna, precisa se espelhar em seus vizinhos para manter suas raízes de sabedoria. “Em nosso país, apesar de termos tantas sabedorias tradicionais por conta dos indígenas, parteiras, curandeiras, benzedeiras..., não temos acesso a elas e nem são difundidas ao grande público”, comenta. Segundo ela, com a procura por métodos de cura não convencionais e autoconhecimento, é importante que o Brasil resgate os saberes ancestrais de nossa cultura, pois até a ciência tem comprovado sua eficácia.

Ainda restam vagas para inscrição no Festival, que pode ser realizada pelo site http://saberesfemininos.wix.com/site. Para mais informações e atualizações, siga também a página do evento no Facebook: Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos.

Serviço:
II Festival dos Sagrados Saberes Femininos
Data: 18 a 22 de novembro de 2015
Local: Chácara Tempero da Serra – Curitiba-PR
R$500 (4º lote) para o Festival inteiro ou R$150 por dia.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Filme sobre a casa noturna Madame Satã tem lançamento marcado em SP




"Uma Nova Onda De Liberdade: A História do Madame Satã" é o segundo documentário longa-metragem do diretor e jornalista Wladimyr Cruz (de "Woodstock - Mais Que Uma Loja..."), e apresenta a história desta que é a principal casa noturna da história do underground paulistano.
Em atividade até hoje, o casarão conhecido como Madame Satã iniciou suas atividades em 1983, e no período dos anos 1980 foi o principal polo aglutinador de artistas de vanguarda da cidade, de onde saíram nomes díspares e essenciais para a música, artes cênicas, artes plásticas, pro jornalismo, foto e video de São Paulo, bem como personagens míticos da noite paulistana que fizeram história com suas performances absurdas e impactantes.
A história da casa é contada por quem a criou, seus frequentadores assíduos, nomes como Angela Dippe, Akira S. (Akira S. & As Garotas Que Erraram), Ciro Pessoa (Titãs/Cabine C), Clemente Nascimento (Inocentes), Edgard Scandurra (Ira!), Fernando Deluque (RPM), Grace Gianoukas, o jornalista Mário Mendes, Miguel Barella (Voluntários Da Pátria), o fotógrafo Rui Mendes, Sandra Coutinho (As Mercenárias) e muito mais, tudo ilustrado com material de arquivo e dezenas de histórias impagáveis sobre o principal reduto da noite alternativa brasileira .
O lançamento do filme acontece em dezembro de 2015, com exibições em cinema, e recebe versão home-video em DVD e nos sistemas on demand em fevereiro de 2016.
"Uma Nova Onda De Liberdade: A História do Madame Satã" é uma produção e lançamento da produtora paulistana BDT Filmes.
 Confira abaixo as exibições já confirmadas do filme:
 ✔18/11 @ Cinemateca Brasileira - São Paulo/SP - PremiereInfo: https://www.facebook.com/events/1499618163666337/✔27/11 @ 74club - Santo André/SP - PremiereInfo: https://www.facebook.com/events/792931990853702/✔06/12 @ Madame - São Paulo/SP - Lançamento oficialInfo: https://www.facebook.com/events/1515097695467982/ Mais Informações: https://www.facebook.com/umanovaondadeliberdade?fref=ts


Cepal: igualdade de gênero é um fim e um meio para alcançar o desenvolvimento


Relatório recentemente lançado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) afirma que a igualdade de gênero é um fim e um meio para alcançar o desenvolvimento e a consolidação de sociedades mais justas e democráticas, mas apesar dos avanços, a desigualdade de gênero continua sendo uma marca da desigualdade social na região.
A desigualdade de gênero se baseia na divisão sexual do trabalho, que relega às mulheres a responsabilidade de manutenção do lar e cuidado dos filhos/dependentes, limitando seu tempo e oportunidades para participar no trabalho remunerado e ter autonomia econômica.
O relatório relaciona o trabalho doméstico não remunerado à pobreza, na medida que impede a mulher de atingir a autonomia econômica, o que também está relacionado, segundo o relatório, à violência de gênero. Já as mulheres que combinam o trabalho doméstico não remunerado e o trabalho remunerado no mercado, enfrentam uma alta jornada de trabalho. Os dados mostram ainda que tal questão não afeta somente mulheres adultas, mas afeta as mulheres desde a infância. Além disso, muitas idosas nunca se “aposentam” destas responsabilidades e, na velhice, ao invés de ser objeto de cuidado, passam a ser cuidadoras de outros dependentes, como netos, cônjuges ou outros idosos. O gráfico abaixo traz informações sobre a partilha desigual do trabalho doméstico entre os membros do lar em três países da região.
América Latina: distribuição de horas semanais dedicadas a trabalho doméstico e de cuidado, segundo sexo e posição de parentesco no lar, por volta de 2010 (em %)

Fonte: Comissón Economica para América Latina Y el Caribe (CEPAL), sobre la base de tabulaciones especiales de las encuestas sobre el uso del tiempo del Ecuador (2011), México (2009) y el Perú (2010)
Outro dado importante para caracterizar a desigualdade de gênero é a falta de autonomia econômica: na região, as mulheres são 51% da população total, mas correspondem a 38% da renda monetária total gerada. O relatório mostra que, com variações entre os países, em 2011, 32% da população feminina não estudante com 15 anos ou mais não tinham renda própria, contrastando com 12% da população masculina desta mesma faixa etária e condição.
América Latina (17 países): mulheres não estudantes de 15 anos ou mais sem renda própria, por volta de 2002 e 2011 (em %)

Fonte: Comissón Economica para América Latina Y el Caribe (CEPAL), Pactos para la igualdad: hacia un futuro sostenible (LC/G.2586(SES.35/3)), Santiago , 2014. * Personas de 15 años y más que no estudian ni perciben ingresos proprios.
Segundo o relatório, a falta de autonomia econômica está diretamente ligada ao trabalho doméstico não remunerado exercido pelas mulheres e melhorou nos últimos anos pela inserção das mulheres no mercado de trabalho e pelos programas de transferência de renda, com foco principalmente nas mulheres.

Renan Marcondes se apresenta no Arte-Papo da Fundação Ema Klabin

Artista fala sobre seus trabalhos, entre eles a performance  "como um jabuti matou uma onça e fez uma gaita de seus ossos", baseada na tentativa de assassinato a tiros do pintor e cineasta Andy Warhol pela escritora feminista Valerie Solanas e o uso do agente laranja (mistura de herbicidas cancerígena) pelo exército americano na Guerra do Vietnã.



                              Na performance hipótese sobre a construção, artista  questiona as formas dos objetos com os usos  que deles fazemos. 

A arte Contemporânea ganha voz e vez na Fundação Ema Klabin, todos os meses a casa-museu promove encontros com conceituados artistas contemporâneos pelo Programa Arte-Papo. Nesses encontros, os artistas  relatam experiências, êxitos e processos criativos.



Expondo trabalhos recentes, o artista Renan Marcondes se apresenta dia 14, sábado, às 14h, com entrada franca. O   trabalho do artista busca uma articulação entre imagens de natureza muito distintas e sua justaposição em relação ao seu  corpo.


SOBRE O ARTISTA

Renan Marcondes (1991) é artista, performer e pesquisador. Mestre em Poéticas Visuais pela UNICAMP. Membro fundador do Pérfida Iguana, pólo de criação em dança contemporânea. Principais exposições: 11ª VERBO (Galeria Vermelho), ABRE ALAS 10 (A Gentil Carioca), Mostra Performatus #1 (Central galeria de arte), Festival Now&After (Moscou), Salão de Abril de Fortaleza, PEFOR5 (Paço das Artes).

                             
Serviço:
Programa Arte-Papo com o artista plástico Renan Marcondes
Data: - 14/11,  sábado

Horário:  às 14h
Vagas: 30 participantes

Entrada franca 
Local:  Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, 011 3897-3232 ou 3062-5245- http//emaklabin.org.br 

Para conhecer mais sobre o trabalho do artista:  http://renanmarcondes.com