terça-feira, 13 de maio de 2008

Orquestra de Câmara na agenda de fim de semana


Um concerto que reúne obras de Bach é a atração de sexta e sábado (16 e 17), com a Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Marco Damm



Com um programa dedicado a Johann Sebastian Bach, a Orquestra de Câmara de Curitiba, grupo musical da Prefeitura Municipal, apresenta-se neste fim de semana, dentro da temporada 2008 patrocinada pela Volvo. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (16), na Paróquia São Pio X, e às 18h30 de sábado (17), na Capela Santa Maria – Espaço Cultural. O violinista Marco Vinícius Damm responde pela direção musical do concerto, que tem como solistas convidados Maria Ester Brandão, no violino, e Zélia Brandão e Marco Aurélio Koentopp, nas flautas.

O repertório reúne as obras Concerto de Brandenburgo Nº 3 em Sol Maior (para cordas e baixo contínuo), Concerto em Lá Menor (para violino, cordas e baixo contínuo) e Concerto de Brandenburgo Nº 4 em Sol Maior (para violino, duas flautas, cordas e baixo contínuo), todas de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Compositor fecundo, Bach foi responsável, de 1723 até o fim de sua vida, pela música religiosa em Leipzig (Alemanha). Nessa época, também foi contratado pelo Príncipe Leopold, em Cöthen, um nobre que amava a arte. Como a corte era calvinista, o compositor ficou isento das exigências religiosas e pode concentrar-se na música instrumental.

Datam desse breve, porém fértil, período os Concertos para violino, os Seis Concertos de Brandenburgo, as Sonatas, Partitas, Suítes e obras para teclado. Coleção de seis peças musicais, os Concertos de Brandenburgo foram compostos por Bach entre 1718 e 1721, e são considerados como expoentes do barroco na música, além de estar entre os clássicos mais populares. Outra obra selecionada para o programa deste fim de semana, o Concerto em Lá Menor sobreviveu na sua forma original e abre com uma figura característica, que forma um elemento repetitivo no movimento.



Marco Damm – Formado em violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde também leciona, Marco Vinícius Damm tem mestrado em Música pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O músico aperfeiçoou conhecimentos com Mary Bargh, Ruggiero Ricci e Max Rostal e atua como professor convidado de cursos e festivais em todo o Brasil. Atualmente, Marco Damm desenvolve, em parceria com o professor Paulo Bosísio, um curso regular de Técnica e Alta Interpretação Violinística para Jovens Talentos. O violinista foi eleito ensaiador da Orquestra de Câmara de Curitiba, nas temporadas 2008 e 2009.



Os solistas – O concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba conta com solistas convidados que se destacam internacionalmente. A violinista curitibana Maria Ester Brandão, considerada um dos mais expressivos talentos do cenário musical brasileiro, iniciou a carreira no Conjunto da Família Brandão. Graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, lecionou na Universidade de São Paulo – USP e integrou vários conjuntos.

Maria Ester conquistou o primeiro prêmio em todos os concursos dos quais participou, tendo realizado turnês pela Alemanha, Áustria e Suíça, como convidada da Orquestra de Câmara de Blumenau (SC). Foi solista de importantes orquestras, entre elas a Filarmônica de São Paulo. Até 2006, atuou como recitalista, com o Duo Brandão-Watanabe de violino e viola, e hoje é spalla da Camerata Antiqua de Curitiba.

A também curitibana Zélia Brandão é uma flautista que se caracteriza pela versatilidade, dedicando-se aos vários estilos da flauta transversal. A instrumentista participava do Conjunto da Família Brandão e formou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Especialista em flauta barroca pela Schola Cantorum Basiliensis (Basel – Suíça), realiza apresentações de música barroca com instrumentos originais e, desde 1984, escreve e interpreta seus próprios espetáculos de música cênica. Em 1994, a flautista iniciou uma pesquisa de música popular brasileira e desde então tem integrado diversos grupos de choro e MPB. Também atua como professora, no Conservatório de MPB de Curitiba.

Igualmente formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde leciona atualmente, o flautista curitibano Marco Aurélio Koentopp foi aluno do maestro Osvaldo Colarusso, em harmonia e orquestração. Professor dos cursos de música da Universidade Federal do Paraná (2003 a 2005) e dos festivais paranaenses de Música de Cascavel (1996 a 2005) e Maringá (1999), Marco Aurélio também atuou como assistente e tradutor dos professores Michel Debost e Kathleen Chastain, na Oficina de Música de Curitiba (2002 a 2005) e em Jaraguá do Sul – SC (2006 e 2007).



Serviço:

Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Marco Damm, dentro da temporada 2008 de concertos, patrocinada pela Volvo.

Data: 16 de maio de 2008 (sexta-feira), às 20h

Local: Paróquia São Pio X (Rua Hermes Fontes, 1073 - Batel)

Entrada franca

Data: 17 de maio de 2008 (sábado), às 18h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Gatos



Autor : Marty Becker Gina Spadafori

Páginas : 256

Tudo o que você sempre quis saber sobre gatos...
mas não tinha a quem perguntar!

Será que meu gato é normal ou meio maluco? Por que os olhos dos gatos brilham à noite? Os gatos sempre caem de pé? Por que a íris do gato se contrai na vertical? Os gatos precisam tomar banho? Qual a origem do mito de que os gatos têm nove vidas? Eles sonham? Cães e gatos são realmente inimigos mortais? Os gatos só ronronam quando estão felizes? Qual a melhor maneira de dar remédio ao meu gato? Os gatos podem andar presos a coleiras, como os cães? Podemos ensinar um gato a fazer truques e piruetas? Por que os gatos se esfregam nas pessoas?

As respostas a essas perguntas e a dezenas de outras estão neste livro, um pulo do gato para quem pretende se dar bem com seu bichano...

UM LANÇAMENTO DA BUTTERFLY EDITORA

Sonhos de liberdade


Autor : Espírito Jussara
Médium : Vera Lúcia Marinzeck

Páginas : 256

NA ALEMANHA DO SÉCULO 14 viveu um conde muito egoísta. Iniciado na alquimia, usava seus conhecimentos para o mal. Não temia evocar os espíritos ou mesmo desdobrar-se para - no estado de emancipação da alma - ir até onde seus pensamentos o levavam. Longe da influência da Igreja, que tanto detestava, arquitetou um plano terrível que lhe causou pesados encargos espirituais...

Depois de dolorosas experiências, ao desencarnar, foi ao encontro de espíritos perversos que atraiu ao praticar o mal. Arrependido de seus erros, desejou reencarnar. Escravo do destino que criou, aquele que um dia ostentou o título de conde pede para retomar a existência na carne, onde vai viver, no Brasil, a incrível aventura de sua libertação...

Um lançamento da

NOVIDADES ON LINE

A PARTIR DE AGORA IREMOS INCLUIR NOS LANÇAMENTOS ALGUMAS EDIÇÕES ALTERNATIVAS DE EDITORAS DIFERENCIADAS. ALGUNS LEITORES PEDIRAM-NOS QUE DESSEMOS OPORTUNIDADE PARA LIVROS NAS ÁREAS MÍSTICAS, ESPÍRITAS E AFINS.