sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

HISTÓRIA - UM POUCO MAIS...

DOIS LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS
DA BERTRAND BRASIL




O MANTO DO SOLDADO (CRISTÃOS VOL. I)
Max Gallo
Páginas : 266
Em sua nova trilogia, Max Gallo – autor do qual a Bertrand Brasil já publicou as séries Os Patriotas e Victor Hugo – apresenta uma fascinante saga histórica ambientada na Idade Média. Os Cristãos traz o surgimento da França cristã por meio de três personagens primordiais: Martinho, o primeiro evangelizador dos gauleses; Clóvis, o bárbaro convertido que unificou a Gália e tornou-se o primeiro rei cristão; e Bernardo de Clairvaux, o grande fundador da ordem cisterciense que preconizou a segunda cruzada. Em O Manto do Soldado, o primeiro volume, Gallo apresenta a discussão entre Julius Galvinius e seu filho, Antonius, na defesa de dois mundos sempre em confronto. Julius pretende convencer seu filho a voltar à tradição, enquanto este tenta converter o pai à nova fé. O centro da discussão acaba sendo a vida de são Martinho, também dividido entre duas concepções de mundo. Martinho, através de suas preces e solidão, decidiu dedicar-se a Deus. Contudo, Deus preferiu agir de outra forma. Martinho foi eleito bispo de Tours e chamado para converter os pagãos e destruir o antigo culto. Suas armas eram apenas a prece e a prédica. Sua disciplina e a pobreza em que viveu, somadas aos milagres que realizou, fizeram com que surgisse em torno dele uma comunidade cada vez mais crescente e que de pronto o reconheceu como o primeiro mestre cristão. A série Os Cristãos, de Max Gallo, segue com O Batismo do Rei e A Cruzada do Monge, apresentando os outros dois pilares de sustentação da França cristã.
O EGITO DOS GRANDES FARAÓS
Christian Jacq
Páginas : 308
Depois da série Ramsés, seu grande sucesso, o escritor e egiptólogo Christian Jacq apresenta mais uma obra de não-ficção, parte de seus estudos arqueológicos sobre o Antigo Egito. Em O Egito dos Grandes Faraós, Jacq compartilha com os leitores os segredos e os mistérios dos faraós que, desde a Iª dinastia, iniciada em 2950 a.C., até o domínio dos Ptolomeus, que se encerrou em 30 a.C., legaram sua história e suas lendas à humanidade. Entre eles estão Djoser, o magnífico; Snefru, o construtor; Amósis, o libertador; Pépi II e seu reinado mais longo da História; Hatshepsut, a rainha-faraó; Amenófis, o faraó desportista; Akhenaton, o herético; Tutankhamon, o desconhecido; Ramsés III, o último grande faraó; Nectanebo II, o último faraó egípcio; Cleópatra e Antônio, um amor único; e muitos outros.“Fundiram-se no rei uma pessoa divina e uma pessoa humana”, escreve o autor, “formando uma personalidade única e incompatível, eixo de uma civilização que se estendeu ao longo de vários milênios e cuja grandeza vamos descobrindo a cada dia que passa. Os faraós eram homens excepcionais, e o modelo político e social que forjaram era também fora do comum. Partamos então para a sua descoberta.”

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ATLAS DE HISTÓRIA

ATLAS DE HISTÓRIA MEDIEVAL

Colin McEvedy
Tradução Bernardo Joffily
Capa Mariana Newlands
Páginas 120
Formato 25,50 x 21,00 cm


O Atlas de história medieval faz parte de uma série de atlas históricos compostos ao longo de quarenta anos por Colin McEvedy.Esse tipo de livro é uma das maneiras mais eficazes e atraentes de se organizar o conhecimento da História. Os fatos são retratados em duas de suas dimensões fundamentais: o espaço e o tempo. Cada mapa fotografa a disposição espacial dos povos, Estados, religiões e exércitos num dado momento, e a sucessão encadeada de mapas mostra a evolução temporal desses agentes históricos. Os mapas são acompanhados de textos que os explicam e complementam, narrando os acontecimentos que levaram às circunstâncias retratadas. A maior parte dos capítulos tem como foco a história político-estatal e militar do Ocidente, no período que vai do apogeu de Roma (início do século IV) ao início do Renascimento e das grandes navegações (fim do século XV). Facilitando o estudo comparado, as áreas retratadas nos mapas são sempre as mesmas: a Europa, o Oriente Próximo e o Norte da África. Este volume publicado pela Cia das Letras é uma nova tradução do atlas publicado em 1979 pela editora Verbo/Edusp.

ATLAS DE HISTÓRIA MODERNA- Até 1815

Colin McEvedy
Tradução Bernardo Joffily
Capa Mariana Newlands
Páginas 104
Formato 25,50 x 21,00 cm


Assim como o Atlas de história medieval, este Atlas de história moderna faz parte de uma série de atlas históricos compostos ao longo de quarenta anos por Colin McEvedy. Organizando os fatos históricos em duas de suas dimensões fundamentais - o espaço e o tempo -, os mapas aqui reunidos fotografam a disposição espacial dos povos, Estados, religiões e exércitos nos momentos mais importantes do período moderno, e a sua sucessão encadeada mostra a evolução temporal desses agentes históricos. Os mapas são acompanhados de textos que os explicam e complementam, narrando os acontecimentos que levaram às circunstâncias retratadas. Uma série deles retrata a Europa, e outra o resto do mundo, dando conta da expansão de horizontes após as grandes navegações.Este volume da Cia das Letras também é uma nova tradução do atlas publicado em 1979 pela editora Verbo/Edusp.

Há quem diga que d. João gostou tanto do Brasil que por aqui foi ficando.



D. JOÃO CARIOCA- A corte portuguesa ao Brasil (1808-1821)
Lilia Moritz Schwarcz
Ilustrações Spacca
Capa Spacca
Páginas 96


Mais um Lançamento da Cia das Letras que nos brinda com Quadrinhos Inteligentes neste f inal de ano.

Mesmo depois que os franceses foram expulsos de Portugal, que aconteceu o Congresso de Viena, que a paz foi decretada e a guerra chegou ao fim, o prícipe português preferiu não voltar a ocupar o seu trono em Portugal. Na nova capital do Império, sediada no Rio de Janeiro, o príncipe regente reproduziu a pesada estrutura portuguesa, criou instituições e escolas, fundou jornais e o Banco do Brasil. Além do mais, encontrou um belo lugar para morar - a Quinta da Boa Vista -, onde ficava, sobretudo, apartado da esposa, Carlota Joaquina, que vivia em Botafogo. Esqueceu da guerra, sarou da gota e aproveitou o clima e as frutas dos trópicos. Acomodou-se de tal maneira que virou um "João carioca" - personagem popular de nossa história e cuja passagem pelo Brasil completa cem anos em 2008. Para lembrar dessa data especial, o cartunista Spacca e a historiadora Lilia Moritz Schwarcz narram a aventura da casa real que atravessa o oceano e pela primeira vez governa um império a partir de sua colônia americana. O livro reconta essa história usando a linguagem dos quadrinhos, elaborada a partir de extensa pesquisa, não só documental e historiográfica, como fielmente pautada na iconografia da época. A obra traz ainda uma bibliografia sobre o tema, uma cronologia que ajuda a entender os fatos no calor da hora e inclui uma galeria de esboços preliminares e estudos de personagens, cenários e vestimentas. D. João nunca foi tão brasileiro!

REINO DO MEDO



- Segredos abomináveis de um filho desventurado nos dias finais do século americano
Hunter S. Thompson
Tradução Daniel Galera
Páginas - 488
MAIS UM LANÇAMENTO DA CIA DAS LETRAS
Reino do medo é a aguardada autobiografia de Hunter S. Thompson, autor do aclamado Medo e delírio em Las Vegas (adaptado para o cinema por Terry Gilliam, trazendo Johnny Depp no papel de Raoul Duke, o alter ego de Hunter). Publicado em 2003, nos "dias finais do século americano", Reino do medo reúne artigos, cartas, entrevistas, fotos e matérias de imprensa, selecionados e organizados pelo próprio Hunter. A colagem é completada com comentários, reflexões e textos inéditos, sempre no inimitável estilo gonzo que o consagrou.Famoso por seu estilo de vida extremo e por suas críticas ferozes ao governo e ao sistema de justiça norte-americanos, Thompson sempre levou suas paixões e convicções às últimas conseqüências, transformando-as em ações. É o que se vê nessas histórias, repletas de perseguições policiais, motos e carros em alta velocidade, batalhas em tribunais, zonas de guerra, juízes loucos, brigas de vizinhos, dançarinas, atrizes pornô e armas de fogo dos mais diversos calibres. O Doutor Gonzo não estava brincando quando disse: "Minha vida foi o pólo oposto da segurança, mas me orgulho dela e meu filho também, e para mim isso basta. Faria tudo de novo sem alterar a batida".
E quem é Hunter S. Thompson, o pai do jornalismo gonzo ?
Nasceu em Lousville, nos Estados Unidos, em 1937, e suicidou-se em 2005 no seu rancho nas montanhas do Colorado. Escritor, jornalista e cronista esportivo, é autor de Rum, Hell´s Angels: medo e delírio sobre duas rodas, Medo e delírio em Las Vegas, Fear and Loathing: On the Campaign Trail '72 e Screw Jack, entre outros, além de ter contribuído a vida inteira para diversos jornais e revistas.

O CASTELO BRANCO



Orhan Pamuk
Tradução Sergio Flaksman
MAIS UM LANÇAMENTO DA CIA DAS LETRAS. Primeiro romance de Orhan Pamuk, O castelo branco conta a história de um acadêmico veneziano aprisionado pelos turcos no século XVII. Graças aos seus conhecimentos, o italiano escapa do chicote e dos remos da esquadra, mas acaba vendido em uma feira de escravos e, depois de ser comprado por um paxá, é dado de presente a Hoja, um estudioso turco. Quando amo e escravo se encontram, um choque: os dois homens são tão parecidos entre si que chegam a se confundir. Além disso, dividem inúmeros interesses científicos e intelectuais. A partir daí, a vida de ambos se entrelaça, e tem início uma longa e complexa relação.Sem nunca abandonar a esperança de voltar à terra natal, o veneziano ensina a Hoja tudo o que aprendera em seu país, e os dois ainda investigam alguns fenômenos naturais. Até que o mestre fica obcecado por uma pergunta: o que faz de nós o que somos? Sem ter uma resposta exata, o escravo procura as pistas, e os dois concluem que a chave dessa questão de identidade está nos sonhos e nos pecados de ambos. Eles então se dedicam a uma longa expiação, na qual narram em pormenores todos os acontecimentos de suas vidas.A intrincada tapeçaria da trajetória dos dois, de obscuros curiosos de província a conselheiros diretos do sultão da Turquia, encobre um estudo delicado e complexo das relações entre a Europa e a Turquia. Mas a principal investigação de Pamuk nesta narrativa fluida e criativa é sobre a questão ancestral que perturba Hoja e ecoa em todos nós: o que, afinal, forma a nossa identidade e define quem somos?

"Pamuk ganhou o direito de ser comparado a Jorge Luis Borges e Italo Calvino, autores que pairam sobre o livro como dois anjos da guarda." - The New York Times

"Um livro brilhante não pelo retrato que oferece de uma época, mas pela investigação do mito da individualidade; e porque Pamuk condensa nessa história simples muitas reflexões profundas." - Guardian

"Um romance maravilhoso sobre influências estrangeiras e fusões culturais." - Independent

Doris Lessing - Prêmio Nobel de Literatura.

A escritora Doris Lessing é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura 2007. Segundo a Academia Sueca, Lessing foi escolhida por transmitir a "experiência épica feminina", que "com ceticismo, paixão e força visionária" colocou sob escrutínio uma civilização dividida. Ela é a 11a. mulher a ganhar o prêmio.Filha de pais britânicos, Doris Lessing nasceu em Kermanshah, Pérsia, atual Irã, em 1919. Aos cinco anos mudou-se para a Rodésia (atual Zimbábue), na África, onde viveu até 1949, quando mudou-se para a Inglaterra.De sua autoria, a Companhia das Letras publicou os romances Amor, de novo e O sonho mais doce, além dos dois volumes de sua autobiografia: Debaixo da minha pele e Andando na sombra, e ainda este ano lançou o livro As avós.
AS AVÓS
Doris Lessing
Tradução Beth Vieira
Roz e Lil são amigas inseparáveis desde a infância. Cresceram, casaram, tiveram filhos, e vivem na paradisíaca bacia de Baxter, um lugar cercado de rochas por todos os lados. O ambiente protegido, "bocejante", além do qual o "verdadeiro oceano rugia e roncava", é o cenário ideal para uma relação cada vez mais simbiótica. Morando em casas vizinhas, elas criam os filhos por conta própria - e eles se tornam adolescentes encantadores. Tão encantadores e próximos, que Roz e Lil não tardam a se envolver uma com o filho da outra. Num efeito ambíguo e desconcertante, típico da grande literatura, o que poderia parecer repulsivo é tratado com naturalidade e bom-humor, fazendo a quebra de tabus soar como regra, e não como dramática exceção. Temas como amizade, maternidade e sexualidade ganham novos contornos enquanto Doris Lessing esmiúça as complexidades e armadilhas da forte ligação entre essas duas mulheres, e retrata a força com que elas confrontam as convenções familiares e sociais de sua época.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Venha trocar idéias, filosofar!



Venha trocar idéias, filosofar!
SÁBADO

Dezembro29


O quê é?

Café com Idéias em Manaus/AM

Conteúdo? Como o último evento do Projeto Café com Idéias de 2007, este será especial, pois terá como ponto alto a reflexão sobre a Prática Docente e a Reflexão Filosófica e encerrará a base de queijo e vinho!

Quando? Dia 29 de Dezembro de 2007 (último sábado do ano)Onde? Livraria Nacional - Rua 24 de Maio, 415 - Centro (próximo à Rua Barroso)

Horário: 12:00 horas

Para quem? Professores(as) que atuam em sala de aula, com experiência em Filosofia e outras disciplinas, objetivando a socialização e reflexão de sua prática docente.

Confirmação: (92) 9185.1414 (Vivo), 8119.1414 (Tim) - José Maria: 3234.4617 - josemariamendes@oi.com.br