sábado, 23 de janeiro de 2016

Desfiles do Carnabanda continuam neste final de semana; confira a programação

 

Neste final de semana continuam as programações relacionadas aos desfiles do Carnabanda, em Santos. Cinco grupos agitarão as ruas da Cidade, entre eles está as bandas do Jaú, Skinão, Azul e Branco, White Day e a Bebo mas não travo, que desfilarão neste sábado (23).
 
No domingo (24) haverá quatro bandas. As primeiras a desfilar serão a Vila Santista, a Padre Anchieta. Em seguida vem a Dragão e a Vahia de Abreu. Os se apresentarão a partir do período da tarde. 
 
 
 
 
Confira a programação:
>>> Sábado
Nome da Banda: Jaú
Horário das apresentações: das 14 às 16 horas
Concentração: Rua Alexandre Fleming , entre a Praça Miguel Couto com a Rua Ministro João Mendes.
Itinerário: Rua Alexandre Fleming/  Rua Frei Francisco Sampaio/ Rua Antenor Bué/ Rua  Vergueiro Steidel/ Rua Alexandre Martins (contra fluxo)/ Rua Frei Francisco Sampaio/ Rua Antenor Bué/ Rua Vergueiro Steidel / Fim do percurso Rua Alexandre Fleming.
Nome da Banda: Skinão
Horário: das 16 às 18 horas
Concentração: Rua Dr. Nilo Peçanha, entre a Rua Delphino Stockler de Lima e a Rua Antônio Bento de Amorim.
Itinerário: Avenida Dr. Nilo Peçanha/ Rua Benedito Ernesto Guimarães/ Rua Nove de Julho/ Rua Saturnino de Brito/ R: Francisco de Souza Dantas/ Rua Dona Ana Nery/ Rua Antônio Bento do Amorim/ Fim do percurso Rua Nilo Peçanha.
Nome da Banda: Azul e Branco
Horário: das 16 às 18 horas
Concentração: Largo São Bento.
Itinerário: Avenida Assunção de Nossa Senhora/ Avenida Santo Antônio do Valongo/ Rua São Marcos/ Rua São Cristóvão/ Fim do percurso Largo São Bento.
Nome da Banda: White Day  
Horário: das 18 às 20 horas  
Concentração: Rua Alexandre Herculano com a Rua Armando Sales de Oliveira
Itinerário: Rua Alexandre Herculano/ Avenida Cons. Nébias (Centro-Praia)/ Rua Goiás/ Avenida Washington Luiz (Praia-Centro)/ Fim do percurso: Rua Alexandre Herculano.
Nome da Banda: Bebo mas não travo      
Horário: das 19  às 21 horas
Concentração: Rua Adolfo Assis, entre a Rua São Paulo e a Rua Rio de Janeiro.
Itinerário: Rua Adolfo Assis/ Rua Rio de Janeiro/ Rua Augusto Paulino/ Rua Alm. Barroso/ Rua Espírito Santo/ Rua Amazonas/ Rua Araguaia/ Fim do percurso:  Rua Adolfo Assis.
>>> Domingo 
Nome da Banda: Vila Santista
Horário: das 14 às 16 horas
Concentração: Rua Bernardo Browne, entre a Avenida Joaquim Montenegro e a Rua Moema.
Itinerário: Rua Moema/ Avenida Afonso Pena (PP/JM)/ Rua Felipe Camarão/ Rua Bernardo Browne/ Fim do percurso:  Avenida Joaquim Montenegro.
Nome da Banda: Padre Anchieta
Horário: das 14 às 16 horas
Concentração: Rua Padre Anchieta, entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Siqueira Campos.
Itinerário: Rua Padre Anchieta/ Avenida Siqueira Campos (Cais/Praia)/Rua DRua Nilo Costa/ Rua Vinte e Oito de Setembro/ Avenida Cons. Rodrigues Alves (Bairro/Cais)/ Fim do percurso:  Rua Padre Anchieta.
Nome da Banda: Dragão        
Horário: das 16 Às 18 horas
Concentração: Praça Joaquim Murtinho.
Itinerário: Rua Delfim Moreira/ Rua Vergueiro Steidel/ Rua Oswaldo Crochane (Praia-Bairro)/ Rua Frei Francisco Sampaio/ Rua Delfim Moreira/ Fim do percurso: Praça Joaquim Murtinho.
Nome da Banda: Vahia de Abreu
Horário: das 17 às 19 horas
Concentração: Rua Vahia de Abreu, entre a Rua Goiás e a Rua Alexandre Herculano.
Itinerário: Rua Vahia de Abreu/ Rua Mato Grosso (Contra Fluxo)/ Rua Washington Luiz (Praia/Centro)/ Rua Alexandre Herculano / Fim do percurso: Rua  Vahia de Abreu
.

Pela primeira vez, Parque Madureira recebe blocos de Carnaval

 

Ao todo, 37 blocos vão desfilar pela cidade neste fim de semana, arrastando 160 mil foliões

Lucas Gayoso
Rio - Os 103,5 mil metros quadrados do novo Parque Madureira serão ocupados neste sábado, pela primeira vez, pela nata do Carnaval de rua das Zonas Norte e Oeste. Celebrando o centenário do samba com o tema ‘Xô, crise’, o evento reúne 18 dos blocos mais tradicionais que desfilam longe da praia. Enquanto isso, a Praça 15 também será palco de festa, com mais de 30 baterias se apresentando. Isso sem contar outros 37 blocos que desfilam pelas ruas da cidade entre hoje e amanhã, arrastando 160 mil foliões.
Com direito a feijoada da Tia Surica, o evento em Madureira também terá apresentação do carnavalesco Milton Cunha e entrada gratuita. A previsão é de tempo firme. Entre os blocos confirmados estão: Timoneiros da Viola; Meu Amor, Eu Vou Ali; Banda do Pechincha; Banguçando o Coreto; Bigode Esticado; Mulheres de Zeca; Afoxé Filhos da Paz; e Filhos de Gandhi.
Paulinho da Viola será homenageado nos Timoneiros
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Presidente dos Timoneiros da Viola, Vagner Fernandes aposta que a união será positiva para a saúde financeira dos blocos. “Justamente nesse momento que há uma fragilidade no financiamento dos blocos de rua, é importante que eles se unam. Estamos juntos para buscar subsídios por meio de eventos autossustentáveis. No mais, é um barato, as baterias se juntam e tocam juntas. Todos estão convidados para entrar nessa mistura, cantar e tomar todas”, convidou.
Já na Praça 15, o Multibloco, Boêmios da Lapa, Bloco do Rock, Terreirada Cearense e Gambito são alguns dos blocos que fazem parte da mistura. “A ideia inicial era um simples ensaio em conjunto mas em tempos de carnaval tudo é motivo para confraternizar e virou um grande encontro dos blocos cariocas”, informam os organizadores.
"Quando a gente consegue trabalhar junto, isso gera força e o Carnaval só vem crescendo em diversidade, o que é ótimo. É muito bom participar disso”, disse Geraldo Junior, organizador do bloco Terreirada Cearense.
O samba começa a partir das 16h no Parque Madureira, e, às 15h30, na Praça 15. Além destes encontros, alguns dos maiores blocos do Rio desfilam até amanhã, como a Banda de Ipanema, Imprensa que eu Gamo e Cordão do Prata Preta. A programação completa pode ser conferida no site da Riotur.
'Quem é essa aí, papai?' vira bloco
A polêmica em torno da chamada que IveteSangalo deu no namorado no meio de um show também deu samba. Em Niterói, foi fundado o bloco ‘Quem É Essa Aí, Papai?’, frase dita pela cantora no microfone e que viralizou nas redes sociais.
O bloco sairá amanhã, no Barreto, Niterói, com a concentração marcada para às 15h, na Rua Galvão 143, próximo a quadra da Viradouro. Ele vai completar uma volta no quarteirão.
CAIA NA FOLIA
HOJE
Desliga da Justiça – Praça Santos Dumont, na Gávea, na Zona Sul, às 10h.
Spanta Neném, em frente ao Corte de Cantagalo, na Lagoa, às 13h.
Imprensa que Eu Gamo – Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, às 15h.
Xô Crise, no Parque de Madureira, a partir das 16h.
Grande Encontro de Blocos Cariocas, na Praça 15, no Centro, às 15h.
Cordão do Prata Preta – Praça Harmonia, na Gamboa, às 16h.
Puxa que é Peruca, na Praça Edmundo Rego, no Grajaú, às 16h.
Nem Muda Nem Sai de Cima – Rua Garibaldi, na Tijuca, às 16h.

AMANHÃ
Me Esquece: na Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão, no Jardim Botânico, às 10h.
Volta Alice: na Rua Alice, em Laranjeiras, às 10h.
Se Cair Eu Como: Praça Calcutá, na Freguesia, Ilha do Governador, às 11h.
Calma, Calma Sua Piranha: Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo, às 12h.
Bigodinho Esticado: Rua Dias da Cruz, no Méier, às 14h.
Estratégia: Praça Tiradentes, no Centro, às 16h.
Boi da Vila da Penha: Rua Ápia, Vila da Penha, às 16h.
Coração das Meninas: Largo São Francisco, na Saúde, às 17h.
Vai Tomar no Grajaú: Av. Engenheiro Richard, no Grajaú, às 18h

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

DHZ lança a faixa "Batendo"


O selo Buuum (Skol Music), comandado por Zegon, começa 2016 com seu 
primeiro lançamento, da faixa "Batendo" https://soundcloud.com/buuumtrax/dhz-batendo. A música é do DHZ, projeto inovador de trap music formado em 2015 e composto por três artistas da nova safra do rap nacional. Flem, Knox e Lil Tec somam apresentações por todo o país e exterior, além de produzir diversos artistas nacionais e internacionais. 
O som do grupo tem grande influência do trap mundial, mas com uma pitada tropical e brasileira nos ritmos e timbres, dando um toque especial ao projeto. "Desde que começamos com o selo Buuum, tenho recebido muita música boa de novos produtores aqui do Brasil. Em 2016, resolvemos abrir espaço para essa nova galera. Direto de Curitiba, berço de beatmakers e DJs de alto nível, meu parceiro Flem mandou alguns sons do seu projeto DHZ. Então é com ele que decidimos abrir o ano e anunciar que em breve lançaremos uma coletânea, com o melhor da nova escola e alguns clássicos também. Feliz Ano Novo!", comenta Zegon.
Mais informações: http://www.skol.com.br/music/

Marina Lima apresenta seu novo trabalho em Curitiba


O Trajeto Lumen Ao Vivo de janeiro traz pocket show e sessão de autógrafos com a cantora

A quinta temporada do Trajeto Lumen Ao Vivo traz a Curitiba a cantora e compositora Marina Lima com seu trabalho atual “No Osso”. Em seu 20º álbum, a cantora se apresenta com seu violão e relembra sua origem no primeiro trabalho solo em 35 anos de carreira.

Marina Lima é conhecida por sua originalidade, a cantora e compositora foi lançada em 1979 com o LP “Simples como Fogo” e desde então é trilha sonora de várias gerações de brasileiros. O primeiro “Trajeto Lumen Ao Vivo” de 2016, projeto em parceria com o Shopping Curitiba, volta dia 29 de janeiro e traz a carioca para cantar e conversar com o público curitibano.

Para participar da sessão de autógrafos, senhas estarão disponíveis na Livraria Cultura, a partir das 10h do dia do evento. O Trajeto Lumen Ao Vivo começa às 18h, é gratuito e aberto ao público, no Largo Curitiba. Quem não puder comparecer poderá ouvir na Rádio Lumen FM (99,5) que transmitirá ao vivo o programa. 

Mais informações: (41) 3271-4700

Serviço:
Trajeto Lumen ao Vivo com Marina Lima.
Data: 29 de janeiro
Horário: 18h
Local: Largo Curitiba (Piso L2) do Shopping Curitiba.
Entrada gratuita.

SOBRE O TRAJETO LUMEN AO VIVO
O projeto da Rádio Lumen FM em parceria com o Shopping Curitiba entra em sua quinta temporada. O objetivo é fomentar e divulgar a cultura em Curitiba e aproximar artistas do público curitibano. Em 2015, passaram pelo palco artistas como: Tiê, Biquini Cavadão, Pato Fu, Nenhum de Nós, Ivan Lins, Mariana Aydar, Marcelo Jeneci, Tiago Iorc, Jair Oliveira e Leoni.

Carnaval 2016 tem 'reeleição' do Rei Momo e Rainha estreante



O Rei Momo curitibano teve o reinado prorrogado por mais um ano. Rubens Marques da Silva foi um dos concorrentes da escolha do Cortejo Real do carnaval 2016 nesta quarta-feira (20), no Memorial de Curitiba, e novamente venceu a disputa. Já a nova rainha do carnaval, Renatha Rosa, de apenas 19 anos, concorria pela primeira vez. O Cortejo ainda é composto por Franciele Loiola, como 1ª Princesa e Daniele Sansone como 2ª Princesa do Carnaval.

"Foi uma surpresa para mim porque é a primeira vez que participo do concurso. Eu não esperava. Estou muito emocionada", diz Renatha. Já Rubens disse que apesar da "reeleição" ainda prepara surpresas para este ano. "A fantasia que estou preparando vai ser mais bonita que a de 2015", promete.

Além de representar a cidade em eventos do Carnaval agendados pela Fundação Cultural, o Rei Momo e a Rainha receberão R$ 3 mil cada. Já as duas princesas receberão R$ 2 mil cada. As obrigações dos eleitos começaram logo depois do concurso e envolvem participar dos ensaios das escolas de samba, do desfile da Marechal Deodoro no dia 6 de fevereiro e dos bailes populares e demais festividades.

O concurso foi aberto para maiores de 18 anos, residentes em Curitiba há pelo menos seis meses e que tenham espírito carnavalesco, simpatia e samba no pé.

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Acompanhe o site da FCC (fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

34ª Oficina de Música chega à Boca Maldita



A 34ª Oficina de Música de Curitiba também vai às ruas e neste sábado (23) promove uma série de shows no centro da cidade. Um palco estará montado na Boca Maldita para receber, a partir das 11h, uma série de atrações. A programação começa com a Banda Gentileza e tem ainda João Pedro Teixeira e Octeto de Acordeons, a cantora Cida Airam, o som dos beats digitais de Felipe e Manoel Cordeiro, e a emblemática banda curitibana Blindagem.
A curitibana Banda Gentileza mistura diversos ritmos e gêneros musicais, e tem no bom humor elemento constante em suas letras. O grupo formado por João Pedro Teixeira e Octeto de Acordeons apresenta em sua formação instrumentos que fazem parte da família das sanfonas: a sanfona de oito baixos, a cromática e a concertina, além do próprio acordeom. No repertório, músicas de Hermeto Pascoal.
Cida Airam, cantora natural de Natal (RN) e radicada em Curitiba, lança seu CD de estreia, que apresenta influências que vão do Nordeste ao Sul do país. O paraense Felipe Cordeiro ganhou destaque com o álbum Kitsch Pop Cult (2012). O artista mistura a tradição popular musical do Pará com a sonoridade contemporânea dos beats digitais da América Latina, tais como a cúmbia, zouk, reggaeton, bachata, cacicó. Esse show conta com a participação de Manoel Cordeiro, guitarrista e pai de Felipe.
Encerrando a festa da 34ª Oficina na Boca Maldita está a banda Blindagem, patrimônio do rock local, que em 2015 completou seus 40 anos de existência. Confira a programação:

34ª Oficina de Música na Boca Maldita
Sábado, dia 23 de janeiro
11h – Banda Gentileza
13h – João Pedro Teixeira e Octeto de Acordeons
15h – Cida Airam
17h – Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro
19h – Blindagem

Parceiros – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

EX-ALCÓOLATRA LUTA POR SEGUNDA CHANCE EM LEITURA DE QUADRINHO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Estética infantil e conteúdo adulto estão em A vida de Jonas, obra levada ao palco no dia 27 de janeiro pelo projeto Cena HQ

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro da programação do projeto Cena HQ, a leitura do quadrinho A vida de Jonas no dia 27 de janeiro (quarta-feira), às 20h. O autor da obra, Magno Costa, estará presente para um bate-papo com o público logo após a apresentação ao lado dos atores e do diretor Paulo Biscaia.

O livro A vida de Jonas – que conta com o trabalho de Marcelo, irmão gêmeo do autor, nas cores – parece inspirado nos fantoches do clássico Muppets, criados pelo norte-americano Jim Henson para cinema e televisão. O conteúdo, no entanto, é bem diferente. Se à primeira vista a estética da obra parece infantil, logo nota-se que a narrativa mergulha num mundo repleto de densos dramas adultos permeados pelo vício, pela culpa, autopiedade e egoísmo.

Ex-alcoólatra, desempregado e abandonado pela esposa, Jonas luta para se regenerar e ter uma segunda chance na vida, precisando enfrentar fantasmas do passado e alguns perigos pelo caminho.

A vida de Jonas relata expressões singelas e ao mesmo tempo intensas de uma reabilitação, como o momento em que o protagonista faz compras e fica parado na seção de bebidas, pensativo. Revela ainda momentos de raiva, compaixão, de perda dos amigos, retratando um personagem na essência de sua humanidade.

Os autores
Nascido no Paraná e radicado há mais de 20 anos em São Paulo, Magno costuma trabalhar em parceria com o irmão Marcelo desde o início da carreira. A dupla faturou, em 2012, o 24º Troféu HQ Mixna categoria Novo talento.

Entre suas principais obras, estão Matinê, de 2011, repleta de ação e inspirada nos filmes de Tarantino e John Woo. A HQ com dois volumes acabou virando filme em 2013, dirigido por Elder Fraga e com atuação de Júlio Rocha. Ainda em 2013, lançaram Oeste vermelho, uma briga literalmente entre gatos e ratos inspirada nos filmes de Sergio Leone e John Ford.

Cena HQ
Bicampeão do Troféu HQ Mix 2015 na categoria Produção para Outras Linguagens, o projeto Cena HQ segue a proposta de ler em cena obras publicadas originalmente em quadrinhos. O evento é uma parceria entre a Cia Vigor Mortis e a Quadrinhofilia, com curadoria dos autores feita pelo quadrinhista José Aguiar e escolha dos encenadores pelo diretor Paulo Biscaia Filho. Cada leitura é seguida por um debate envolvendo público, autores, diretor e atores.

Serviço:
Leitura cênica: Cena HQ – A vida de Jonas
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 27 de janeiro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Seguimento do acordo nuclear com o Irã

Neste último fim de semana, a retirada das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia sobre o Irã e a troca de prisioneiros trouxeram avanços no cumprimento do acordo nuclear anunciado em julho passado e na normatização das relações diplomáticas entre os países.
A retirada das sanções ocorreu após a Agência Internacional de Energia Atômica confirmar que Teerã manteve seus compromissos com relação aos pontos negociados no acordo de julho, que preveem a limitação de vários aspectos do programa nuclear do país.
No caso dos Estados Unidos, a retirada completa das sanções ainda depende de aprovação do Congresso, o que não deve ocorrer antes das eleições presidenciais de novembro. De qualquer forma, a suspensão anunciada das sanções já permite a retomada de negócios com o Irã e o descongelamento parcial de fundos iranianos no exterior que chegam a US$100 bilhões.
A implementação efetiva do acordo abre caminho para maior participação de Teerã na diplomacia regional e também abre o mercado iraniano para as multinacionais europeias e estadunidenses. No ano passado, poucos dias após o anúncio do acordo nuclear, potências europeias, como Alemanha e França, enviaram seus ministros de relações exteriores e líderes empresariais em missões ao país persa. A normatização das relações com o Irã também deve acentuar a queda do preço do petróleo, que vem registrando quedas recordes nos últimos dias.
Vale lembrar que este acordo ocorre mais de cinco anos após o Brasil e a Turquia terem alcançado um compromisso semelhante do Irã, que na época não se confirmou devido a falta de disposição dos Estados Unidos com a negociação. Desta vez, mudanças no contexto político regional podem ajudar a explicar o acordo, pois o Irã tem ocupado um espaço crescente na política do Oriente Médio (presença no conflito sírio, combate ao Estado Islâmico, apoio ao frágil governo iraquiano, que também é apoiado pelos Estados Unidos), sendo um ator cada vez mais importante para o instável equilíbrio regional. Contudo, nem todos os atores estão jogando pelo sucesso do acordo. Dentre as posições contrárias, podemos destacar Israel e a Arábia Saudita, que justamente vêm promovendo uma escalada de tensões e o rompimento de relações diplomáticas como reação ao acordo.
Ainda no final de semana, os Estados Unidos anunciaram novas pequenas sanções devido a testes com mísseis balísticos. Embora haja uma contradição aparente entre os dois anúncios, é plausível que as novas sanções cumpram um papel para as audiências domésticas em ano eleitoral nos Estados Unidos e no Irã, já que as novas medidas são bastante limitadas frente à abrangência das primeiras.

A Jornada do Roteirista

A Jornada do Roteirista
com Thelma Guedes
A novelista e escritora Thelma Guedes dará aula sobre a trajetória profissional e simbólica de um roteirista profissional. Neste curso ela abordará os diferentes estágios da formação de quem escreve para TV e cinema. Desde o despertar do desejo, as ferramentas, técnicas e referências, até as provações para se chegar a ser um profissional seguro e respeitado. 

"Um roteirista não nasce roteirista, nem se forma da noite para o dia. Há um longo caminho a ser trilhado, que parte de um “chamado”, isto é, um desejo ou interesse despertado. Nesta travessia há um “tesouro” a ser buscado, que são as ferramentas, técnicas, saberes e referências. São essas valiosas “armas” que tornarão possível enfrentar dificuldades e provações deste ofício." Saiba mais

Datas 
Dia 30 de janeiro
Sábado, das 10h às 14h

DJS CONVIDADOS AGITAM FIM DE SEMANA DO SOVIET







Com muito pop, EDM e R&B, o agito do fim de semana do Soviet é garantido. Tudo começa na sexta-feira (22), às 23h, com os DJs residentes Fefo e Vitor Cruz recebendo os convidados Felipe Oslaj, Diogo Oliveira e Adriano Leite (ADRN). A noite tem double de vodka até as 2h. A entrada promocional é R$ 15 até 1h com lista amiga e estudantes com carteirinha pagam R$ 10 até a meia-noite. O valor integral da entrada é R$ 25.

No sábado (23), o convidado é Julio Mayo, recebido pelos residentes Dimis, Duda Rezende, Fefo e Pépe. A festa começa às 23h e tem double vodka até 1h. A entrada é R$ 30, mas estudantes pagam R$ 15 até meia-noite. Com nome na lista amiga, a entrada é R$ 20 até a 1h. Para a lista amiga, basta acessar o Soviet App (disponível para Android e iOS).

SOVIET
Sexta-feira, 22 de janeiro -23h - Entradas: R$ 10 para estudantes até meia-noite, R$ 15 até a 1h com nome na lista amiga do Soviet App ou R$ 25 (a noite toda e sem nome na lista)
Sábado, 23 de janeiro – 23h - Entradas: R$ 15 para estudantes até meia-noite, R$ 20 até a 1h com nome na lista amiga do Soviet App ou R$ 30 (a noite toda e sem nome na lista)
Endereço: R. Bispo Dom José, 2277 - Batel

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

1º Baca Fest traz Second Come, Estranhos Românticos, Coquetel Molotov e Os Estudantes para a Audio Rebel dias 22 e 23 de janeiro



Criado pelo músico, baterista, agitador e discotecário Bacalhau (Acabou La Tequila/Planet Hemp/Autoramas) em parceria com a Audio Rebel, o festival BacaFest será bimestral e irá reunir artistas, bandas, cantautores, intérpretes, música instrumental, experimental e o que der na telha do Bacalhau.

A primeira edição acontece dias 22 e 23 de janeiro e traz duas 
bandas por noite. Os cariocas “indie folk new wave” Estranhos 
Românticos abrem a primeira noite tocando músicas de seu álbum homônimo e lança o clipe da música “Monalisa”. Em seguida, o Second Come, cult nos anos 90 que acaba de voltar com parte da formação original, tocará sucessos de seus dois discos relançados e duas inéditas.

Dia 23, a festa começa com Os Estudantes e seu punk rock cheio de personalidade e, em seguida, o grupo cult oitentista Coquetel Molotov, conhecido por ser a primeira banda punk do Rio de Janeiro, sobre ao palco mostrando, 30 anos depois, porque até hoje é referência para o punk rock brasileiro.


Festival: Baca Fest
Datas: 22 e 23 de janeiro
Shows: Estranhos Românticos e Second Come (22) e Os Estudantes e Coquetel Molotov (23)
Local:Audio Rebel (Rua Visconde Silva 55 - Botafogo
tel: 3435 – 2692)
Horário de abertura da casa: 19h
Início do show: 20h
Ingressos:
R$ 20 reais cada dia*
R$ 30 reais passaporte*
* na compra do ingresso direito a CD de bandas brasileiras.
Ingressos antecipados no local ou pelo
audiorebel@gmail.com


Edgard Scandurra e Silvia Tape lançam “EST” no Sesc Belenzinho dia 23 de janeiro



Projeto dos músicos Edgard Scandurra e Silvia Tape, o álbum “EST” traz dez faixas simples e inventivas nas quais as inconfundíveis cordas acústicas e eletrificadas de Edgard Scandurra se desdobram ao longo do delicado vocal de Silvia Tape. A atmosfera das canções é tensa, suscitando o trip hop sem deixar de lado influências da música brasileira.

A turnê de “EST” estreou no Rio, dia 15 de dezembro, no Oi Futuro e chega a SP, no Sesc Belenzinho, no sábado dia 23 de janeiro. Edgard Scandurra (guitarra e voz) e Silvia Tape (voz) serão acompanhados por Thadeu Meneghini (baixo), Lucinha Turnbull (guitarra/violão), Carlinhos Mazzoni (bateira) e André Lima (teclado/synth).

No repertório, canções do disco como o primeiro single “Asas Irreais” https://www.youtube.com/watch?v=zehS_Wkw2lc, “Hoje o Tempo”, “Eu Acho que Posso Esperar”, “Meu Lamento” E “Num Instante Qualquer’ e versões especiais de “Good Day Today (David Linch), “Vapores Marroquinos” (Edgard Scandurra e Ciro Pessoa), “Kate Love” (Silvia Tape) e “Não Me Ignora” (Silvia Tape).

“EST” pode ser baixado gratuitamente no http://www.tapescandurra.com/

Serviço
Show: Silvia Tape & Edgard Scandurra - Lançamento do álbum "EST"
Data: 23 de janeiro (sábado)
Horário: 21h
Local:Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000 - São Paulo/SP
Ingressos: R$ 25,00 (inteira); R$ 12,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante); R$ 7,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes
Estacionamento: R$ 11,00 (não matriculado); R$ 5,50 (matriculado no SESC - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário)
Teatro (392 lugares)
Duração: 1h30
Não recomendado para menores de 12 anos
Informações: (11) 2076-9700 / www.sescsp.org.br/belenzinho

Brasileirinho faz “Festa de Arromba” na 34ª Oficina Música




O Coral Brasileirinho marca a sua presença na 34ª Oficina de Música de Curitiba levando ao palco da Reitoria da UFPR, nesta quinta-feira (21), o show “Festa de Arromba”, cantando as músicas emblemáticas da geração dos anos 60 no Brasil. Na quinta também tem show de Hélio Brandão, às 12h30, na Capela Santa Maria, e do Tao do Trio, às 19h, no Teatro do Paio.
“Festa de arromba”, “Negro gato”, “O calhambeque”, “Se você pensa”, “Broto legal”, “Vem quente que eu estou fervendo” são algumas das canções que receberam arranjo especial para o coro de 26 crianças e adolescentes que integram o Brasileirinho. São músicas que marcaram época. Há 50 anos, estreava na televisão brasileira o programa “Jovem Guarda”, protagonizado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que nas tardes de domingo atraíam uma multidão de jovens fãs ao teatro, repercutindo suas músicas, suas roupas e atitudes pelo Brasil afora.
O Coral Brasileirinho já tem 22 anos de trajetória, dedicando-se à música brasileira de todas as épocas. Com ludicidade e humor, características do seu trabalho, o grupo construiu  ao longo de sua história vários espetáculos temáticos, como “Álbum de Família”, “TV Brasileirinho”, “A Cara do Brasil”, “Quem não se comunica se trumbica”, “Passarim”, “Brasileirinho 100 Gonzagão” e “Você já foi à Bahia”, este último em homenagem ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi. Os espetáculos têm direção musical de Helena Bel e direção cênica de Milton Karam.   
Instrumental – A Oficina de Música será a oportunidade do músico Hélio Brandão e banda apresentar o seu novo CD, “Equilibrista”, que reúne 12 composições autorais, inspiradas no universo musical de Egberto Gismonti e Wayne Shorter. O álbum, gravado em junho de 2015 nos estúdios da Gramofone, comemora os 35 anos de carreira do saxofonista, membro de uma reconhecida família de músicos de Curitiba.
As obras integram um ciclo de tributos que Hélio Brandão fez em homenagem a grandes mestres (Bach, Chico Buarque e Edu Lobo, Villa-Lobos e Astor Piazzolla). Hélio está finalizando outros dois tributos: Charlie Parker e John Coltrane, que serão lançados em 2016. Equilibrista” é continuidade de um trabalho de dez anos e apresenta Hélio Brandão como um solista e um arranjador notável. Em seu quinteto, o músico convida artistas de destaque do jazz curitibano: Endrigo Bettega na bateria, Mário Conde na guitarra, Thiago Duarte no baixo e Davi Sartori no piano.
            O Tao do Trio – O grupo vocal feminino O Tao do Trio faz o pré-lançamento do CD “Flor de Dor”, com composições de Etel Frota. O trio formado por Cristina Lemos, Fernanda Sabbagh e Suzie Franco foi criado em 1994, ganhando cada vez mais destaque na cena musical curitibana. A história do grupo está profundamente ligada à do arranjador e produtor musical Vicente Ribeiro, que em 1995 assumiu a direção musical do trio e desde então acompanha a sua trajetória, como um quarto integrante.
            O trio firmou sua carreira a partir de 2006, quando lançou o CD “Uns Caetanos”. O disco fez com que o Tao do Trio fosse indicado como um dos finalistas do Prêmio Caras de Música de melhor grupo de MPB. Em 2015, depois da ganhar cara nova com a saída da cantora Helena Bel e a entrada de Fernanda Sabbagh, o grupo gravou o seu terceiro CD, Flor de Dor, dedicado à obra da poeta paranaense Etel Frota.  Neste trabalho, marcado por arranjos camerísticos que conciliam intensidade e delicadeza, o universo feminino se faz presente em todas as suas facetas.   

Parceiros – Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2016 tem o patrocínio da Copel, apoio master da PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, apoio do Banco do Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Lumen FM, Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, UFPR/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Serviço:
34ª Oficina de Música de Curitiba
            Hélio Brandão 
            Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273
            Data e horário: 21 de janeiro, às 12h30
            Ingressos: gratuito

            O Tao do Trio
            Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº
            Data e horário: 21 de janeiro, às 19h
            Ingressos: R$ 10 e R$ 5

            Coral Brasileirinho
            Local: Teatro da Reitoria – R. 15 de Novembro, 1299
            Data e horário: 21 de janeiro, às 21h
            Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Democracia e golpismo pautam debate no Fórum Social

O Fórum Social Mundial Temático 2016 começou hoje (19/01), em Porto Alegre, com a recepção aos participantes e a marcha de abertura. Participam redes de organizações e movimentos sociais, grupos de base, lideranças sociais, intelectuais, artistas e cidadãos do mundo.

Com o mote Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, o FST2016: FSMPoA+15 comemora 15 anos do Fórum Social Mundial e fará um balanço das lutas anticapitalista, discutirá desafios das classes sociais populares e das mulheres e homens que desejam uma sociedade mais humana e fraterna. Vejaaqui a programação completa e, ao final do texto, os eventos que serão transmitidos ao vivo pelatevêFPA.

O tema desta edição são os 15 anos do FSM de Porto Alegre, no sentido de reposicionar e redesenhar as dinâmicas do Fórum Social diante da nova conjuntura internacional, em especial, os tema das guerras, dos refugiados, da crise climática, das crises econômicas e sociais e da retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em todos os continentes. Em relação à América Latina e ao Brasil, será dada uma atenção especial a temas como o extermínio da juventude negra, as questões referentes ao fortalecimento da democracia e contra qualquer possibilidade de retrocesso democrático.

Dois dos eventos programados são realizados pela Fundação Perseu Abramo (FPA). No dia 20 (quarta-feira), às 17h, será a Mesa de Convergência Democracia e Desenvolvimento em Tempos de Golpismo e Crise, no auditório Araújo Viana, Parque Farroupilha. As fundações Maurício Grabois e Leonel Brizola/Alberto Pasqualini são parceiras na promoção deste debate, para o qual estão convidados Luciana Santos (Fundação Maurício Grabois/Brasil); Manoel Dias (Fundação Leonel Brizola/Brasil); Rui Falcão (Fundação Perseu Abramo/Brasil); Roberto Requião (Senador, PMDB); Roberto Amaral (PSB); Elizabete Santos Movimento (Aliança Internacional de Habitantes/Venezuela); Milagros Gacon (Sindicalista, Peru); e Gilberto Leal (Movimento Negro, Brasil).

Já no dia 22 de janeiro (sexta-feira), às 18h30, as fundações Perseu Abramo (FPA), Friedrich Ebert Stiftung (FES) e Maurício Grabois promovem o debate Enfrentar as Desigualdades nas Cidades. O tema será discutido por Fernando Haddad, prefeito de São Paulo; Boaventura de Souza Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal); e Gerardo Ardila, antropólogo e ex-secretário de Planejamento de Bogotá (Colômbia) . O encontro deve ocorrer a céu aberto, no Parque da Redenção (em frente ao Monumento ao Expedicionário). Caso chova, será transferido para o auditório do Sindicato dos Bancários.

O FST2016: FSMPoA+15 promoverá diversas atividades de 19 a 23 de janeiro, em vários locais. Os chamados ‘territórios’ do Fórum compreendem o Parque Farroupilha (Redenção), o Auditório Araújo Viana, o Largo Zumbi dos Palmares e o Acampamento da Juventude no Parque Harmonia, além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. Há ainda atividades paralelas espalhadas por toda a cidade. Ao final, o acúmulo das discussões e as sugestões serão enviadas ao Conselho Internacional e ao FSM2016, a ser realizado em agosto, no Canadá.
Eventos que serão transmitidos ao vivo pela tevêFPA

Pré-Carnaval eletrônico terá DJs nacionais e destaques curitibanos



Alok (foto: divulgação)

A Avenida Marechal Deodoro recebe neste domingo (24) mais uma edição do Pré-Carnaval Eletrônico de Curitiba. O evento começa a partir das 14h, e terá a apresentação das atrações nacionais Alok e Illusionize, dos djs curitibanos Rafael Araújo, Repow, Sound Cloup, C.R.O.M.I. e Pombeatz. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Travessa da Lapa e da Avenida Marechal Floriano (ganhando cerca de 60 metros de extensão) e terá entradas e saídas pela Marechal Floriano, Rua Monsenhor Celso e Travessa da Lapa.

Sucesso de público em 2015, esta é a segunda vez que o evento eletrônico acontece no Pré-Carnaval, mostrando a importância do estilo para a cidade. "Hoje, depois de três anos de incentivo e reconhecimento da música eletrônica, conseguimos dar ao gênero o espaço que merece. É um setor que revela diversos talentos e que tem uma importância econômica enorme para Curitiba", avalia Igor Cordeiro, superintende da Fundação Cultural de Curitiba, realizadora do evento.

Atrações - Considerado como um dos principais djs do Brasil, o brasiliense Alok Petrillo, de apenas 23 anos, já se apresentou ao lado de grandes nomes da música eletrônica, como David Guetta e Armin Van Buuren. Natural de Goiânia, Pedro Mendes – o Illusionize -, também tem uma carreira destacada apesar da pouca idade, sendo considerado um dos artistas mais promissores da música eletrônica brasileira, tendo lançado a faixa "Bass" ao lado do produtor Sharam Jay, do Deep Dish.

Já os três artistas curitibanos foram escolhidos em parceria com a Aimec – Academia Internacional de Música Eletrônica. "É um grande prazer poder participar deste evento, que já é muito significativo e importante para a nossa cidade. O cenário musical eletrônico de Curitiba é conhecido no Brasil todo. E o Pré-Carnaval Eletrônico demonstra isso. Este evento é de suma importância para o desenvolvimento musical e cultural da cidade", diz o dj e produtor Rafael Araújo, que também é instrutor da Aimec.

Os djs se apresentam na seguinte ordem: Rafael Araújo, Sound Cloup, Cromi, Illusionize, Alok, Repow e Pombeatz.

Bebidas e segurança - Mais uma vez será proibida a entrada na área do Pré-Carnaval de Curitiba de garrafas, latas e isopores. Haverá venda controlada de bebidas (cerveja, água e refrigerante) e de comida dentro do espaço reservado ao evento. A segurança estará reforçada, em três níveis de atuação: a Polícia Militar fará o policiamento do entorno do evento e a Guarda Municipal atuará dentro da área juntamente com mais 300 seguranças privados.

A capacidade da arena é limitada e, uma vez atingido o público máximo (verificado de acordo com os critérios da Polícia Militar), a entrada de mais pessoas não será permitida. Também não será permitida a entrada de menores de 16 anos sem a companhia de um responsável.

Haverá dois pontos de atendimento médico: um localizado na esquina com a Avenida Marechal Floriano e o outro na esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão do evento. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 12h e liberado após as 23h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

Investimento - Para a realização do Pré-Carnaval – composto pela saída dos blocos na Marechal Deodoro e no Sítio Cercado, pelo Carnaval Eletrônico, pelo Curitiba Rock Carnival e pelo Zombie Walk –, a Prefeitura está investindo R$ 200 mil, destinados principalmente para infra-estrutura. Para completar o recurso necessário para a festa, a FCC conseguiu patrocínios no valor aproximado de R$ 500 mil, destinados à produção dos eventos, ao pagamento dos cachês dos artistas, segurança e demais necessidades.

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zombie Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.

A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

Programação do Pré-Carnaval 2016

Dia 24 de janeiro – Carnaval Eletrônico (Alok, Illusionize, Rafael Araújo, Repow, Sound Cloup, C.R.O.M.I. e Pombeatz)
Dia 30 de janeiro – Sítio Cercado (Garibaldis e Sacis)
Dia 31 de janeiro – Marechal Deodoro (Garibaldis e Sacis)
Eventos gratuitos
Início sempre às 14h