quinta-feira, 5 de outubro de 2017

SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS REALIZA JAZZ SESSIONS ESPECIAIS


A programação conta com dez bandas, com curadoria do Jazz​NosFundos. Há também programação especial para crianças, no final de semana e um cardápio especial da Forneria San Paolo 
Apreciadores de um bom jazz a céu aberto já têm compromisso entre os dias 5 e 8 de outubro: o Shopping Pátio Higienópolis apresenta duas a três bandas por dia, em jazz sessions especiais.  O local: Boulevard, a céu aberto, repleto de vegetação natural.  São duas bandas na quinta e na sexta (a partir das 19 horas) e três bandas no sábado e domingo (entre 13 e 19 horas). 
A programação do Pátio Jazz Sessions do Shopping Pátio Higienópolis tem curadoria do grupo JazzNosFundos, que começou como um clube de jazz na região oeste da cidade e hoje organiza apresentações em vários locais. A entrada é gratuita. O evento conta com cardápio especial da Forneria San Paulo, de comes e bebes, com opções de até R$ 20. No sábado e domingo, ​haverá ainda banda dedicada às crianças ​e oficina de tambores nos intervalos da programação. 
Confira a programação: 
Quinta-feira, 5 de outubro (a partir das 19h)Haley Peltz e o Quarteto Feiticeiro – Haley Peltz (voz), norte-americana, faz parte da nova geração de cantoras que como suas predecessoras foi positivamente influenciada pelo espírito inovador de ​grandes cantoras do jazz. Com o quarteto formado por Igor Pimenta (contrabaixo), Daniel Szafran (piano), Claudio Faria (trompete e flugelhorn) e Edu Nali (bateria) apresentará um show em homenagem às Divas do Jazz. Temas cantados por Ella Fiztgerald, Billie Holliday, e canções que marcaram a história do jazz.  Tuto Ferraz Quinteto - Compositor, Baterista e Produtor, Tuto Ferraz traz para o cenário musical seu último álbum: 'Funky Jazz Machine'. Acompanhado de alguns dos melhores músicos de Jazz do Brasil, suas composições alcançaram sonoridade única. Tuto criou uma atmosfera atraente, com melodias e ritmos inspirados no Jazz dos anos 50 e começo dos anos 60. Com Tuto Ferraz (bateria), Agenor de Lorenzi (guitarra), Sidiel Vieira (baixo acústico), Josué dos Santos (sax tenor e soprano) e Pepe Cisneros (piano). 
Sexta-feira, 6 de outubro (a partir das 19h)Vanessa Moreno - A cantora Vanessa Moreno vem se destacando com uma das mais expressivas e talentosas vozes da música atual. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2017 na categoria 'Cantora', Vanessa apresentará no Pátio Jazz Sessions seu primeiro disco solo, “Em Movimento”, ao lado de Fábio Leal (guitarra), Wagner Vasconcelos (bateria) e Fi Maróstica (baixo). No show delicado e com arranjos elaborados, apresenta canções autorais, de novos compositores e duas releituras do cancioneiro brasileiro, "Tocando em Frente" de Almir Sater e Renato Teixeira e "Silêncio das Estrelas” de Lenine e Dudu Falcão. Hammond Grooves - Daniel Latorre no órgão Hammond B-3, Felipe Galadri na guitarra e Wagner Vasconcelos na bateria apresentam um repertório de SoulJazz que homenageia grandes organistas da história, como Jimmy Smith, Jack McDuff, Dr.Lonnie Smith, Jimmy McGriff, Big John Patton e outros, além de composições do disco FUNKTASTIC que está disponível no iTunes, Dezzer, Spotify e Youtube. Usando esta linguagem musical, o Hammond Grooves compõe temas próprios mesclando jazz com ritmos brasileiros como maracatu, samba, baião e frevo. Além das autorais, o “organ trio” interpreta também alguns clássicos com sua formação de órgão Hammond, bateria e guitarra. 
Sábado, 7 de outubro - (entre 13h e 19h) POIN - Pequena Orquestra Interativa – A POIN, é um grupo musical que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados. No repertório, sonoridades que misturam músicas dos balcãs, música klesmer, valsas malucas e música cigana. Em sua apresentação, propõe uma viagem pelo universo da linguagem musical. A cada tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo juntamente com os artistas, explorando ritmo, afinação, coordenação motora e memória. Há momentos em que todos devem emitir sons desafinados, participar de uma pequena partitura de percussão corporal para acompanhar a melodia, ou cantar a marcação rítmica de uma composição. Em cada número, uma nova surpresa para a plateia.  Toninho Ferragutti - Músico, compositor, arranjador considerado um dos mais importantes acordeonistas do Brasil, foi contemplado como melhor instrumentista pelo Prêmio da Música Brasileira em 2017. Fruto da qualidade técnica e expressiva com que transita por diversos gêneros da música de nosso país. Neste show no Pátio Jazz Sessions, traz seu mais recente projeto, uma formação em quinteto com grandes músicos e com sonoridade mais próxima do jazz. David Kerr e Canastra Trio – Comemorando 10 anos de carreira, o grupo lança o disco ‘Walkin’ in White Shoes’, celebrando o repertório que o tornou uma referência na cena jazzística paulistana. David Kerr, Rodrigo Braga, Gustavo Sato e Edu Nali assinam a produção e os arranjos das músicas do disco, consagrados standards do Great American Songbook. Walkin’ in White Shoes é uma ode à elegância, marca de quem busca a beleza sutil que a arte e a música podem proporcionar. 
Domingo, 8 Outubro (entre 13h e 19h)New Orleans Jass Band – Tocando, há 51 anos, o autêntico jazz tradicional e dançante, tal qual o surgido no início dos anos 1900 em Nova Orleans. É um dos pouquíssimos grupos do gênero existentes no Brasil, e seu talento e fidelidade ao estilo musical são reconhecidos por todo o país e até mesmo no berço do jazz, os EUA. Além da música bem executada, a diversão está sempre presente nos shows. Os músicos costumam sair do palco e passear entre os convidados, tocando para eles. Com a platéia infantil os shows viram uma grande festa em que os pequenos se envolvem com a música e com os instrumentos musicais. Com Guilherme Americano (clarinete), Marcelo Troni (cornet), Márcio Rafael (trombone), Gabriel Gentile (banjo). Daniel Grisanti (contrabaixo), Uirá Moreira (bateria) e Alexandre Hage (piano). Trio Corrente - Formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria), Trio Corrente é um dos grupos de maior destaque na cena da música instrumental da atualidade. Vencedor do Grammy Latino e do Grammy Americano com o álbum “Song for Maura” com Paquito D’Rivera, em 2014, o Trio Corrente faz apresentação especial no Pátio Jazz Sessions com piano Rhodes. O Trio apresentará repertório de seus quatro discos, além de outros temas próprios e de outros grandes compositores. Alba Santos – A compositora e cantora espanhola que mora no Brasil - vem se destacando com uma das vozes do jazz hoje. Com formação jazzística, Alba vem pesquisando as sonoridades brasileiras e sul americanas desde que desembarcou no Brasil em 2010. Fruto desse interesse vem desenvolvendo seu trabalho autoral que acaba sendo um reflexo de todas as experiências vivenciadas e que resultam numa linguagem e sonoridade próprias, com matizes que lembram o flamenco espanhol, melodías jazzísticas, e com o tempero da música latino americana. Escolheu a cosmopolita São Paulo e desde então, vem trabalhado com artistas como: William Magalhães Banda Black Rio, Mano Brown Racionais Mc's, Pepe Cisneros e Felipe Lamoglia. Se apresenta com Robson Nogueira, Fellipi Sodre e Thiago Alves (baixo) 
Cada apresentação tem duração media de 1 hora, com intervalos entre uma banda e outra. 
Sobre o Pátio Higienópolis - Construído em outubro de 1999, o Pátio Higienópolis é um dos principais shoppings da cidade de São Paulo. Ao longo dos anos, o empreendimento impulsionou o desenvolvimento do seu entorno e se tornou uma extensão da casa dos moradores da região. Com mais 300 lojas, seu projeto arquitetônico segue um estilo moderno que convive em harmonia com o clássico e oferece um espaço único com as melhores marcas nacionais e internacionais de moda, diversas opções de gastronomia e serviços. Além disso, proporciona atividades de lazer, entretenimento e cultura para toda a família. O shopping está localizado na Avenida Higienópolis, 618, com entradas alternativas pela Rua. Dr. Veiga Filho 133 e R. Dr. Albuquerque Lins. Para mais informações, acesse www.patiohigienopolis.com.br

PIANISTA OLGA KIUN MOSTRA EM RECITAL A REVOLUÇÃO QUE CONHECEU DE PERTO



Formada na antiga União Soviética, a artista traz ao palco a estética e os compositores que se destacaram durante esse período histórico

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dia 10 de outubro, dentro do projeto Solo Música, a pianista russa naturalizada brasileira Olga Kiun. Em seu recital, a artista irá apresentar compositores que se destacaram durante o período da Revolução Russa que completa 100 anos em 2017. “Este será um recital não apenas histórico, mas sobre história. Olga nasceu sob o regime comunista e viveu parte de sua vida na antiga União Soviética. Formou-se pelo Conservatório de Moscou e fez doutorado na então Leningrado. Conhece, como poucos, o que foi viver na Rússia em seu período comunista e toda a estética musical preferida pelo regime”, diz o produtor Álvaro Collaço, que teve a ideia do concerto criado para o talento de Olga Kiun.

O recital terá no repertório obras de diversos compositores, entre os quais Sergei Rachmaninoff, Dmitri Shostakovich, Sergei Prokofiev e Aram Khachaturian. Para enfatizar o caráter histórico da apresentação musical, o diretor cênico e multiartista Flávio Stein trará, por meio do uso de imagens, a atmosfera da Revolução Russa. Uma das mais destacadas professoras de piano do país, que escolheu Curitiba para viver a partir de 1992, Olga Kiun lançou seu primeiro CD em 2010 (Olga Kiun), no qual interpreta obras de Dmitri Shostakovich, Cláudio Santoro e Camargo Guarnieri. Em 2014, realizou com o Festival Olga Kiun, em Curitiba.


Carreira internacional

Nascida em Akmolinsk, atual Astana, capital do Cazaquistão, Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). Aos 17 anos ingressou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na classe do professor Lev Obórin, onde foi graduada com distinção. Fez seu doutorado em Leningrado (atual São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov.

Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia, e integrou o Mosconcert, sociedade artística estatal da então União Soviética, para a qual realizou recitais, concertos com orquestra e gravações para rádio e televisão. Apresentou-se na Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai, Paraguai e Peru. No Brasil, sua primeira apresentação foi em 1991, em Curitiba, cuja receptividade determinou seu futuro. De volta a Moscou, Olga acompanhou de perto o fim da União Soviética.

Em 1992, a artista mudou-se para Curitiba. Um ano depois, passou a lecionar na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, tornando-se uma das mais conceituadas professoras de piano do país. No Brasil, foi solista de orquestras importantes, como a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica Brasileira e a Sinfônica do Paraná, entre outras, sob as regências dos maestros Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Adriano Machado, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso, Roberto Minczuk, Osvaldo Ferreira e Roberto Tibiriçá.


A Revolução Russa

Dos acontecimentos históricos do século XX, a Revolução Russa, ocorrida em outubro de 1917 foi dos mais marcantes, ao lado da II Guerra Mundial. A partir dela, o comunismo como sistema político se estabeleceu em parte do mundo, em contraponto ao capitalismo. O regime criado sob a perspectiva da igualdade entre os trabalhadores, sob um Estado forte, gerou um dos regimes mais controversos de todos os tempos, capaz de submeter até mesmo a criação artística a uma estética própria. No ano em que completa 100 anos, a Revolução Russa é analisada, dentro do projeto Solo Música, pelo aspecto musical, revelando os compositores soviéticos que mais se destacaram e de que maneira a política influenciou a criação artística desses compositores pelo olhar de Olga Kiun.



Serviço
Música: Solo Música – Olga Kiun
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 10 de outubro de 2017 (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 07 de outubro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 16h às 19h).
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Soviet em dose dupla para retomar a programação após reforma


 
Após grande reforma, o Soviet retoma sua programação com duas festas neste fim de semana. As festas Soviet Station e Stardust esquentam o club com muito pop, R&B, funk e dance, para ninguém ficar parado. Sexta-feira (6/10) é dia da Soviet Station, com os DJs ADRN, Duda Rezende, Fefo, Pedrô e Vitor Cruz, a partir das 23h. Até 1h, Absolut e Catuaba são servidas em dose dupla. A entrada de R$ 25 tem valor especial para quem incluir nome na lista amiga: R$ 15 até 1h.
 
Já no sábado, a festa Stardust conta com os DJs Dimis, Duda Rezende, Fefo, Lumo e Pedrô. Desde a abertura da casa às 23h até 1h há double dose de Absolut e gim Seagram's. A entrada é R$ 30, com desconto na lista amiga saindo a R$ 20 até 1h. A lista está disponível no Soviet App, aplicativo oficial da casa.
 
A reforma
 
A reforma é assinada pelos arquitetos Ralf Sperka e Christiane Freitas Santos, que se inspiraram nas viagens espaciais para repaginar o ambiente. “A identidade visual do Soviet sempre teve a corrida espacial como referência. Não só consideramos este aspecto importante para o projeto, como também o ampliamos, propondo uma espécie de ‘viagem espacial’ com ‘quês’ de ficção científica”, revela Sperka.
 
O projeto propõe um espaço totalmente reformulado, mas mantendo a capacidade da casa para 500 pessoas. O coração do club, a pista de dança, foi repensada e ampliada, com realocação da cabine dos djs e também dos camarotes. “Queremos que as pessoas se sintam realmente no espaço nesta nova pista, como se flutuassem, livres de gravidade”, sinaliza o arquiteto.
 
Além da repaginação do espaço, que inclui dois bares, um no piso térreo e outro no mezanino, e novos banheiros e uma nova área para fumantes, Ralf destaca a definição de fluxos (entrada, saída etc.) como um dos pontos centrais da reforma. “Dividimos, ampliamos e construímos estruturas para que tudo fique mais fácil, ágil e confortado dentro do club”, diz. Neste aspecto, a iluminação também ganha papel importante. “Ela é um dos destaques da nova proposta que o Soviet vai inaugurar depois da reforma”, antecipa.
 
Para compor o novo ambiente, materiais tradicionais ganham formas subversivas e inovadoras, uma característica da dupla. Pelas mãos deles, placas cimentícias, globos de espelho, madeira e LEDs recompõem o espaço de forma a criar uma nova visão do Soviet para o público. “Nessa linha, um painel fotográfico gigantesco fará com que os tripulantes desta ‘nave’ que está sendo criada na Batel tenham a impressão estarem em órbita”, conta Christiane.
 
Fim de semana Soviet
 
Festa: Soviet Station
Data: 6 de outubro, sexta-feira
Horário: 23h
Entrada: R$ 25, com nome na lista R$ 15 até 1h.
 
Festa: Stardust
Data: 7 de outubro, sábado
Horário: 23h
Entrada: R$ 30, com nome na lista R$ 20 até 1h.
 

Grupo seleciona vozes masculinas de canto gregoriano



Com a intenção de aumentar o grupo, o coro Cantus Libere está selecionando vozes masculinas. O grupo coral existe há 20 anos e é o único vocal latino-americano a realizar o canto gregoriano com base em pesquisas musicológicas atualizadas.
“Não se trata de um coro religioso”, frisa o diretor musical Paulo Valente. “Somos um grupo de músicos profissionais envolvidos na pesquisa e na prática do repertório cristão da Alta Idade Média”, afirma Paulo. No ano passado, o Cantus Libere lançou a primeira gravação brasileira de canto gregoriano reconstituído: o CD Missa Pro Sponsis.
O perfil que se busca são cantores com idade superior a 21 anos, não fumantes, que leiam partitura e tenham alguma experiência com música vocal (pode até ser popular). O treinamento necessário, como pronúncia do latim, leitura das notações paleográficas e técnica vocal, será desenvolvido após a seleção.
Inscrições pelo telefone:(41) 3223-6824

Monumentos da Praça de 19 de Dezembro têm nova ação de despiche



                A coordenação de preservação de acervo da Fundação Cultural de Curitiba precisou novamente realizar mais uma ação de despiche nos patrimônios da Praça 19 de Dezembro. Dessa vez, a limpeza foi realizada no obelisco e nas três colunas do painel de duas faces. A limpeza ocorreu na semana passada, no dia 26, após a praça amanhecer pichada no dia 25.  
            A remoção da pichação levou duas horas. De acordo com coordenadora de Preservação e Conservação de Acervos, Cláudia Arioli, a lavagem foi feita com a aplicação do produto Deleta e em seguida a tinta foi eliminada com o uso de borrifador com água. O produto é fornecido pelo Grupo OVD, detentor da marca VONDER, da Linha Especial de Limpeza e Impermeabilização da VONDER. Cláudia avalia que foi fácil a remoção das pichações devido à impermeabilização completa realizada no final de agosto. “Podemos considerar que o trabalho foi executado a contento e que a impermeabilização foi um diferencial no projeto”, analisa. Entretanto, a coordenadora destaca a necessidade de a população valorizar e cuidar dos bens públicos. “É importante que a população valorize o Patrimônio e ajude a preservá-lo”, afirma.  Nesse sentido ela destaca o trabalho de visitas mediadas realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa da FCC, “os roteiros da ação educativa tem como objetivo promover a educação patrimonial ao abordar a importância dos bens culturais e uma reflexão sobre a sua preservação”, conclui. A remoção das pichações nos monumentos da Praça Dezenove de Dezembro é uma ação da Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Associação Comercial do Paraná, que acionou empresas apoiadoras para o fornecimento de equipamentos e material de limpeza dos monumentos. 
O primeiro trabalho de remoção de pichações nas obras e painéis artísticos da Praça 19 de Dezembro iniciou no dia 12 de agosto e foi finalizado no dia 30 do mesmo mês com a impermeabilização do Painel (face de granito do Erbo Stenzel).
Campanha – A limpeza da praça faz parte da campanha “Pichação é crime. Denuncie”, que está sendo retomada pela Associação Comercial do Paraná com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e outros segmentos da sociedade organizada.

FESTIVAL LITERÁRIO ZOONA II – AMÉRICAS TRANSITIVAS NA CAPELA SANTA MARIA


Em sua segunda edição, festival literário reúne artistas em performances, shows, lançamento de publicações, fóruns e feiras literárias.
O festival literário ZOONA II – Américas Transitivas se realiza em Curitiba, na Capela Santa Maria, de 16 a 19 de outubro, e em Foz do Iguaçu, na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, de 23 a 25 de outubro. O tema transversal desta edição, resumido no título, são as fronteiras, as transições e misturas nos saberes e práticas literárias.
O Paraná, por sua localização e história, é um lugar de trânsito de pessoas e bens materiais e simbólicos. O Estado tem sido destino de imigrantes vindos tanto do exterior como de outras regiões do Brasil e conta com um porto, o de Paranaguá, que é um dos mais importantes do país. Na área da fronteira tríplice com a Argentina e o Paraguai, utilizam-se na comunicação cotidiana as interlínguas resumidas no termo “portunhol”.
Recentemente instalada nessa região, a UNILA - Universidade Internacional Latina vem se tornando uma instituição pública de vital importância para a pesquisa das questões sociais, econômicas, ambientais e culturais da região utilizando, oficialmente, as línguas portuguesa, guarani e espanhol.
Esta condição favorece uma produção cultural e literária “de fronteira”. Desde que Wilson Bueno lançou Mar paraguayo (1992), o portunhol tem sido explorado como material literário. No último decênio do século XX, foram publicados inúmeros textos em variantes desta interlíngua. Mais recentemente, a partir de iniciativas como a de Douglas Diegues, formou-se o movimento conhecido como "portunhol selvagem" reunindo autores da fronteira.
Mais além da tensão ou oposição entre urbano e rural, erudito e popular, literário e não literário, exemplificada, por exemplo, na obra plural de Paulo Leminski, e nas singulares interseções e montagens de imagem-texto, do HQ ao cinema, constantes na obra de Valêncio Xavier, o Paraná tem sido um laboratório de criação intercultural.
A etnopoética, da tradução à criação, a partir do envolvimento em vários níveis com as culturas originárias, marca obras como Curare (2011), de Ricardo Corona, e Roça Barroca (2011), de Josely Vianna Baptista.
Autores e autoras nascido(a)s, radicado(a)s ou em trânsito pelo Estado têm contribuído para ampliar o conceito de “literatura latino-americana”, como Maria Alzira Brum, cujo trabalho pode ser caracterizado como nômade, Isabel Jasinski, que, a partir do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná e da pesquisa acadêmica, coloca em diálogo as literaturas latino-americanas contemporâneas, ou Maria Josele Bucco, que, na mesma instituição realiza estudos sobre as culturas dos imigrantes.
ZOONA II - Américas Transitivas busca explorar e criar vizinhanças por meio da participação presencial e à distância de convidados do Brasil e do exterior. O dominicano radicado em Chicago Rey Andújar utiliza o afro-caribenho, a literatura de gênero, a dança e o teatro para explorar e renovar os sentidos de migração e “mestiçagem”. O uruguaio Dani Umpi, que mora na Argentina, é um híbrido entre músico, artista visual e escritor. O chileno Héctor Hernández Montecinos foi um dos escritores que no começo da década dos 2000, iniciou a formação de uma rede interconectada de poesia latino-americana. O uruguaio Roberto Echavarren, um dos expoentes do neobarroco, momento igualmente transitivo e potente da criação literária nas américas, trabalha pensamento e linguagem em sua obra crítica e poética.
Estas vizinhanças abarcam também o ensaio literário, as práticas pedagógicas e a escrita criativa e expandida por meio da participação de Raúl Antelo (argentino radicado em Florianópolis), Elena Palmero (cubana radicada no Rio de Janeiro), Ana Cecília Olmos (argentina radicada em São Paulo) e Juliana Borrero (colombiana nascida no Brasil). 
A estas contribuições se somam o lançamento da publicação de artista Passaporte, de Eliana Borges, performances, leituras presenciais e à distância de escritores do Paraná e outros países, em português, espanhol e línguas originárias, edição e apresentação da coleção “américas transitivas” (Editora Medusa), organizada especialmente para o festival, da Baronesa, feira de publicações de artista e editoras independentes, e mostras de cinema e fotografia.
Com diálogos e ações artísticas intercruzados ZOONA II - Américas Transitivas pretende discutir e difundir estéticas e ideias a partir do Paraná e criar pontos de vista transperiféricos por meio dos trânsitos, dos diálogos entre diferenças e dos pensares e fazeres em rede.
Essa perspectiva visa uma abordagem dos fenômenos literários que considera as redes não apenas como um meio de difusão de literaturas nacionais ou de mercado, mas, principalmente, como espaço multidimensional de trocas e aprendizagens intermedidas por afetos, ideias, estéticas e atuações conjuntas.
Confira a programação completa do evento em zoona.editoramedusa.com.br

SERVIÇO
ZOONA II – AMÉRICAS TRANSITIVAS
16 a 19 de outubro na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba - PR, 80060-100).
23 a 25 de outubro em Foz do Iguaçu na  UNILA - Universidade Internacional Latina  (Av. Silvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A, Foz do Iguaçu - PR, 85866-000)
Confira a programação completa do evento no site zoona.editoramedusa.com.br

Novo projeto roqueiro estreia nesta quinta no Sheridan´s


 
A vocalista Jordana Soletti, conhecida pela participação nos grupos DeLorean e TN´She, é a convidada da noite de estreia do projeto Sheridan´s Music Club, nesta quinta-feira (5/10). A banda de mesmo nome foi formada especialmente para tocar no pub irlandês mais roqueiro da cidade, trazendo a cada show uma participação especial.
 
A estreia traz no repertório releituras para músicas de artistas como AC/DC, Rita Lee, Journey, Janis Joplin, Kiss, Aerosmith e Joan Jett, entre muitos outros. A casa abre às 19h. Em outubro, o Sheridan´s continua com sua promoção de entrada a R$ 5, a noite toda.
 
A banda Sheridan's Music Club é o desdobramento do grupo Partner's Music Club, que fez sua estreia na casa no mês passado. Depois do sucesso na primeira noite, agora se torna exclusiva do pub, com shows especiais nos quais apresenta vocalistas convidados e novo repertório a cada noite. Dona de uma voz marcante, Jordana Soletti é bem conhecida do público curitibano com suas performances roqueiras que exalam versatilidade e uma voz marcante. "Recebi o convite dos meninos e escolhi dentro do meu repertório de anos minhas maiores influências", explica a cantora.
 
O Sheridan's Music Club tem em sua formação os músicos Leandro Gonçalves (baixo), John Lemes (bateria) e Rodrigo Silva (guitarra).
 
 
Sheridan's Music Club no Sheridan's Irish Pub
 
Data: quinta-feira, 5 de outubro
Horário: a casa abre às 19h
Entrada: R$ 5
Telefone: (41) 3343-7779 | www.sheridansirishpub.com.br

terça-feira, 3 de outubro de 2017

MARBÔ BAKERY ABRE EXPOSIÇÃO “FLORES E CORES” DE KATIA VELO


Acontece no Marbô Bakery a exposição “Flores e Cores” da artista plástica Katia Velo. A exposição faz parte das atividades desenvolvidas pela Campanha #doeumaflor (em sua 3ª. edição).  “As cores são para Katia Velo uma forma de expressão e, acima de tudo, de diálogo com o mundo, por meio de seu trabalho, ela permite que se pense a cor não apenas como uma manifestação perceptível ao olhar, mas como uma interpretação da realidade”. Destaca Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp.
SERVIÇO:
Exposição “Flores e Cores” de Katia Velo 
Local: Marbô Bakery 
Endereço: Rua Dr. Faivre, 621 – Centro, Curitiba – PR
Período expositivo: de 03/10 a 05/11/2017
Momento com artista: 18/10/2017 das 19h às 21h30
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 11h às 18h
Sábado e domingo das 10h às 17h
Telefone: (41) 3121-1547 / 99871-0176
E-mail: eventos.marbo@gmail.com

CAIXA CULTURAL RECEBE O CURTA 8 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA SUPER 8 DE CURITIBA




A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 5 a 8 de outubro, a décima terceira edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 — o “Curta 8”. Este ano a programação do evento conta com a exibição de 74 filmes vindos de 8 países, e três mostras paralelas que vão das fronteiras estaduais para as nacionais e sul-americanas – do Paraná ao Brasil e à Argentina -, explorando trabalhos em super 8 que transitam da animação ao documentário e ao experimental. Todas as sessões têm entrada franca.
O Curta 8 traz, também, uma mostra especial com dois superclipes realizados por cineastas da cidade e com performances musicais ao vivo de artistas locais. Tudo isto, mais o aguardado “Dia do Filme Caseiro” (Home Movie Day), onde o público pode trazer seus rolinhos de casa para serem projetados em sessão especial comentada. O festival promove, ainda, o lançamento do livro "Super 8 no Brasil: Um Sonho de Cinema", de Antônio Leão Neto, que já participou do Festival na condição de jurado.

Homenagem a Hugo Mengarelli
Outro destaque deste ano está na abertura do Festival, que exibe os filmes “O Mágico” e “O Besouro”, de Hugo Mengarelli. Argentino radicado em Curitiba, há décadas ele contribui para a formação de artistas locais inspirando-os com sua paixão incondicional pela sétima arte e pelo teatro. 
Por sua trajetória na história do superoitismo paranaense, Mengarelli receberá o Troféu Leandro Bossy Schip, criado ano passado como lembrança e homenagem à memória do idealizador do Curta 8, que nos deixou repentinamente em 2016. Entregue pela primeira vez a sua família, o troféu “Super Schip”, a partir deste ano, destina-se a homenagear figuras marcantes do cinema super 8.

Mostra irm(ã)os Wagner
O Curta 8 também homenageia os irm(ã)os Wagner. Ingrid Marie, Elizabeth Elze, Rosane Edith e Helmuth Jr. (Muti) - filhos do consagrado fotógrafo Helmuth Erich Wagner e da desenhista imaginativa Edith Pitz Wagner, são autodidatas que iniciaram no cinema na bitola super 8 em 1976, apresentando seus primeiros filmes na Cinemateca de Curitiba. Entre outros, produziram “Ensaios”, “Metamorfose”, “A cidade dos executivos”, “Pudim de morango” e “Foi pena q...”, filmes que serão exibidos no Curta 8.
O desafio dos filmes em Tomada Única
Outra grande atração do Festival, que sempre gera aflição entre participantes e público, são os filmes em Tomada Única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção.
A maioria das películas em Tomada Única é fruto da oficina gratuita organizada pelo Curta 8, que antecede o evento. Este ano são 17 filmes produzidos a partir do encontro, além de outros nove de realizadores independentes. Vale salientar, que durante as sessões o público participa votando nos filmes que mais gostar em todas as mostras competitivas. 

Sobre o Curta 8
Criado em 2005, o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008, com o patrocínio da CAIXA. Atualmente em sua décima terceira edição, o evento é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil, e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola Super 8 nas Américas.

A programação completa do evento estará disponível nos sites 
www.curta8.com.br e www.caixacultural.com.br

PROGRAMAÇÃO

DIA 5 OUT 2017 - QUINTA-FEIRA
18h30
Abertura – Filmes de Hugo Mengarelli
20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital / Mostra de Filmes em Tomada Única Independentes / Mostra de Filmes em Tomada Única Oficina /PR / Mostra em Tomada Única Clipes

DIA 6 OUT 2017 – SEXTA-FEIRA
18H30
Mostra Ivan Cordeiro
20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital / Mostra de Filmes Finalizados em Película / Mostra de Filmes em Tomada Única Independentes / Mostra de Filmes em Tomada Única Oficina /PR

DIA 7 OUT 2017 - SÁBADO
17H
Lançamento do Livro – “Super 8 no Brasil: Um sonho de Cinema, de Antônio Leão
18h30
Mostra Irmã(o)s Wagner
20H30
Mostra de Filmes Finalizados em Digital / Mostra de Filmes em Tomada Única Independentes / Tomada Única Oficina /PR/ Mostra de Filmes Finalizados em Película / Mostra de Filmes em Tomada Única Clipes

DIA 8 OUT 2017 - DOMINGO
16H
Dia Do Filme Caseiro - Com Lucas Vega e Eugenia Castello
18h30
Mostra Ernesto Baca
20H30
Cerimônia de Encerramento e Premiação

SERVIÇO:
“Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”
Data: 5 a 8 de outubro de 2017
Horário: quinta a sábado sessões às 18h30 e 20h30. Domingo sessões às 16h, 18h30 e 20h30. Consultar programação completa no sitewww.caixacultural.com.br
Local: CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Ingressos: entrada franca, com os ingressos devendo ser retirados diariamente, uma hora antes da primeira sessão
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 13h às 20h)
Capacidade: 125 pessoas (123 lugares fixos e dois espaços para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Millencolin faz show especial, nesta sexta-feira, em São Paulo

Millencolin, um dos nomes mais importantes do hardcore/punk rock mundial, se apresenta, nesta sexta-feira (06/10), na Tropical Butantã, em São Paulo. Show faz parte da turnê do elogiado álbum “True Brew” na América do Sul e que celebra 25 anos de carreira do grupoAinda há ingressos à venda


Suecos retornam com a turnê do álbum “True Brew” e comemorativa aos seus 25 impressionantes anos de carreira – foto: divulgação

Celebrando 25 anos de carreira, o Millencolin, um dos nomes mais respeitados do hardocre/punk rock mundial, se apresenta, nesta sexta-feira (06/10), na Tropical Butantã, em São Paulo. Show faz parte da nova passagem da “Part of the True Brew World tour 2017” pela América do Sul.

No repertório, Nikola Sarcevic (vocal/baixo), Mathias Färm (guitarra), Erik Ohlsson (guitarra) e Fredrik Larzon (bateria) prometem executar setlist repleto de clássicos, além das principais composições do novo álbum “True Brew”.

Apesar da grande procura, ainda há ingressos à venda na bilheteria da Triopical Butantã, no site da Ticket Brasil (https://ticketbrasil.com.br/show/5096-millencolin-saopaulo-sp) e pontos autorizados pela empresa na capital paulista, Barueri, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Sorocaba, Campinas e Jundiaí (https://ticketbrasil.com.br/show/5096-millencolin-saopaulo-sp/pontos-de-venda). Mais informações no serviço abaixo.

Na América do Sul, as datas são as seguintes:


“True Brew” é o oitavo álbum de estúdio do Millencolin e um dos melhores de toda a sua carreira do grupo. Produzido e gravado pela própria banda, este trabalho foi lançado no dia 22 de abril de 2015 via Epitaph, gravadora fundamental para a explosão de boa parte dos grandes nomes do punk/hardcore no cenário internacional como NOFX e Bad Religion.

O disco que marca o retorno ao punk rock rápido dos anos 90, direto e reto, com riffs de guitarras mais rápidos, além de vocais rasgados, que vociferam contra o surgimento de partidos populistas de direita em muitos países da Europa.

Formado em 1992, na pacata Örebro, o nome Millencolin deriva de uma manobra de skate chamada “melancholy” (também conhecida por “sad air”). A sonoridade mais melódica e rápida, além do fato de não ser uma banda totalmente punk, e por não terem alguma ligação com o movimento, faz com que tenham fãs skatistas, surfistas, adolescentes e adultos de diversas tribos.

O grupo sueco ganhou popularidade em 2000, graças ao álbum “Pennybridge Pioneers”, que proporcionou a realização de uma grande turnê mundial, além da inclusão de algumas músicas na trilha sonora de games como Tony Hawk's Pro Skater 2 e Dave Mirra Freestyle BMX. Em 2008, “Done is Done” entrou na trilha sonora do game NHL '09 e “Duckpond” foi incluída na abertura do PES 2008.

A primeira vinda do Millencolin ao Brasil aconteceu em 1998, depois voltaram em 2006 para uma turnê nacional, que ficou marcada pelo recorde de público no país, ao lotar o Credicard Hall (hoje, Citibank Hall), em São Paulo. Também já estiveram em solo brasileiro em 2008, em 2010, em comemoração aos dez anos de lançamento do álbum “Pennybridge Pioneers”, e a última passagem foi em novembro de 2015, para show sold out em São Paulo.

Links relacionados:
https://www.facebook.com/Millencolin
https://www.facebook.com/RadioTvCorsario
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR
Millencolin - "Penguins And Polar Bears"
Millencolin - "Fox"
SERVIÇO SÃO PAULO
Rádio & TV Corsário orgulhosamente reapresenta Millencolin
Data: 6 de outubro, sexta-feira
Local: Tropical Butantã – www.tropicalbutanta.com.br
End: Av. Valdemar Ferreira, 93 – 200m da estação Butantã da Linha Amarela do Metrô
Horário: 21h (open doors)
Imprensa: press@theultimatemusic.com | 11 964.197.206
Evento Fb: https://www.facebook.com/events/795329707294253
Capacidade: 2.500 lugares
Chapelaria : R$ 10,00
E-mail: contato@tropicalbutanta.com.br
Telefone: (11) 3031.0393
Censura: 16 anos
Estacionamento: nas imediações da Tropical Butantã (sem convênio)
Estrutura: ar-condicionado, acesso para deficientes somente na pista, área para fumantes e enfermaria

SETORES/VALORES - 2° LOTE
Pista meia entrada/estudante/ promocional*: R$ 150,00
Camarote meia entrada/estudante/ promocional*: R$ 220,00
*ingressos promocional devem levar 1kg de alimento não perecível exceto sal e açúcar para doação no dia do evento.

Informações e compra de ingressos:
BILHETERIAS TROPICAL BUTANTà(Posto de venda sem taxa de conveniência)
Horário: Segunda à sábado das 11h às 18h | Formas de pagamento: apenas dinheiro

COMPRA PELA INTERNET – https://ticketbrasil.com.br/show/5096-millencolin-saopaulo-sp/
***PONTOS DE VENDA AUTORIZADOS em São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, São Mateus, São Bernardo do Campo, Osasco, Guarulhos. Mais informações emhttps://ticketbrasil.com.br/show/5096-millencolin-saopaulo-sp/pontos-de-venda
(Formas de Pagamento: dinheiro, cartões de crédito Visa, MasterCard, American Express e Dinners Club)

**** Para a compra de ingressos para estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do titular da carteira estudantil no ato da compra e no dia do espetáculo, munido de documento que comprove condição prevista em lei;
***** A produção do evento NÃO se responsabiliza por ingressos comprados fora do site e pontos de venda oficiais;
****** É expressamente proibida a entrada com câmeras fotográficas e filmadoras profissionais ou semi-profissionais.