quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Show “As Canções de Dolores Duran” no Teatro da CAIXA




Alaíde Costa, Claudette Soares e Claudia Telles homenageiam os 50 anos da morte da cantora carioca



Estreia na CAIXA Cultural Curitiba "As Canções de Dolores Duran", um tributo aos 50 anos da morte de Dolores Duran. A homenagem reúne três grandes intérpretes da música popular brasileira: Alaíde Costa, Claudette Soares e Claudia Telles. O espetáculo, que apresenta uma música inédita de Dolores e duetos magistrais, fica em cartaz de sexta (06) a domingo (08) e em seguida abre temporada na CAIXA Cultural São Paulo.



As três estrelas eram próximas à homenageada. Alaíde Costa e Claudette Soares foram amigas de Dolores Duran e Claudia Telles é filha de Sylvinha, que também foi uma grande amiga da cantora. O show é um passeio musical pela obra desta grande artista que, ainda hoje, tem sua obra muito reconhecida e prestigiada por fãs em todo o Brasil e no mundo.



Alaíde Costa - A grande dama da música popular brasileira iniciou a carreira no programa musical infantil “A Raia Miúda” e firmou-se no cenário musical com o surgimento da bossa nova, incentivada por João Gilberto. Com a voz suave e sussurrada consagrou-se com a canção “Onde Está Você?”. É uma das referências da bossa nova, no entanto, adentrou por outros territórios musicais.



Claudette Soares - Assim como Alaíde Costa, Claudette Soares começou sua carreira ainda criança e, de lá pra cá, sua trajetória musical mostra uma cantora que nunca se prendeu a modismos. Intérprete importante para a divulgação da bossa nova, sobretudo em São Paulo, Claudette Soares foi responsável por lançar pérolas como "Primavera" e "Tristeza de nós dois".



Claudia Telles - Filha de uma das precursoras da bossa nova, Sylvinha Telles, empresta sua voz firme e de uma impressionante afinação para compor esse trio de estrelas. Ainda menina participou de coros em apresentações de cantores famosos e aos 19 anos estourou com o sucesso “Fim de Tarde”. Cantou do samba ao bolero, no entanto, a bossa nova sempre foi sua verdadeira paixão.



Dolores Duran - Dolores Duran, batizada Adileia da Silva Rocha em 1930, é o retrato dos anos dourados da Copacabana da década de 50. Artista e boêmia, Dolores foi a ponte entre o samba-canção e a bossa nova, realizando com excelência suas interpretações e composições. O tema principal de suas obras é a dor do amor, cantadas em tom extremamente intimista. Dolores Duran se apresentou nas boates mais conhecidas do Rio de Janeiro, como a Vogue, Little Club e Baccarat.



Começou a fazer shows na noite carioca aos 16 anos, na boate Vogue, motivo pelo qual adquiriu e assumiu uma identidade falsa. Autodidata, aprendeu inglês, francês, espanhol e italiano apenas ouvindo músicas. Morreu prematuramente aos 29 anos e deixou uma obra primorosa com músicas como “Castigo”, “Olha o Tempo Passando” e “Estrada do Sol”. Seu maior sucesso, "A noite do meu bem", é um autorretrato que faz penetrar no universo noturno carioca dos anos 50, do samba-canção, do surgimento da bossa-nova, dos bares e das boates, sinônimos do prazer. Prazer este que se transformou na intimidade dessa grande compositora.


Ficha Técnica:



Voz: Alaíde Costa, Claudette Soares e Claudia Telles

Músicos: Marcello Lessa (violonista) e José Estebes (tecladista)

Produção: Vanderley Lopes

Assistente de Produção: Glauker Bernardes



Serviço:



Show: “As Canções de Dolores Duran”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 06 a 08 de novembro

Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: