segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paisagem cultural e sustentabilidade



Paisagem cultural e sustentabilidade
de Leonardo Barci Castriota (org.)



Coleção: Arquitetura&Cidade
Apoio: MACPS; ieds
Patrocínio: UNESCO; Banco Interamericano de Desenvolvimento; Monumenta; IPHAN;
Ministério da Cultura


Dentro da perspectiva aberta nas últimas décadas pela ampliação do conceito de patrimônio, a ideia de “paisagem cultural” parece oferecer novas possibilidades para a área, combinando aspectos materiais e imateriais do conceito, muitas vezes pensados separadamente, indicando as interações significativas entre o homem e o meio ambiente natural. Este livro trabalha esse instigante conceito, abordando-o sob diferentes pontos de vista e à luz de vários exemplos, no Brasil e no mundo. Reúne textos de especialistas nacionais e estrangeiros, procurando circunscrever por diferentes ângulos as novas perspectivas abertas para o campo do patrimônio com a introdução da ideia de paisagem cultural.

LANÇAMENTO DA

Cultura impressa e educação da mulher no século XIX de Mônica Yumi Jinzenji


Cultura impressa e educação da mulher no século XIX

de Mônica Yumi Jinzenji


Coleção: Origem

Apoio: Fapemig
298 p.

Entre 1829 e 1932, uma publicação voltada para senhoras circulou em São João Del-Rei, Minas Gerais. O periódico intitulado “O Mentor das Brasileiras” realizava um cuidadoso procedimento de adaptação de textos provenientes de livros, jornais e cartas, transformando-os em novos textos, de acordo com crivos morais e políticos da época. Esse processo de apropriação resultava em um texto híbrido e contribuía para a criação de um novo público leitor, novas formas de leitura e novos usos para os textos. A proposta do periódico era suprir a “deficiente” educação das senhoras brasileiras no período. Cultura Impressa apresenta um estudo cuidadoso do jornal e ajuda o leitor a reconstruir o cenário da educação para mulheres nas primeiras décadas do século XIX.

LANÇAMENTO DA

Maquiavel entre repúblicas de Gabriel Pancera


Maquiavel entre repúblicas

de Gabriel Pancera

Coleção: Humanitas Pocket
Apoio: Ford Foundation; Crip
165 p.


Em Maquiavel entre repúblicas, Gabriel Pancera apresenta reflexões sobre o texto Discurso sobre as formas de governo de Florença, escrito por Nicolau Maquiavel, entre 1519 e 1520. No texto Maquiavel formula um projeto de reforma político-institucional para Florença com o objetivo de solucionar a instabilidade ali reinante. O modelo escolhido é o republicano. Pancera analisa o texto usando como base outras obras de Maquiavel como O Príncipe (1513) e Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1513 a 1517), ajudando a elucidar algumas
das crenças e valores republicanos de Maquiavel.



LANÇAMENTO DA

Os Fanaticos de MAX GALLO


Os Fanaticos
de MAX GALLO


Claire tornou-se Aisha. Ela escolheu, casando, converter-se ao islã. Seu pai, Julien Nori, professor na Sorbonne, encarou essa decisão como um fracasso pessoal. Homem do Iluminismo, temia a volta das inquisições, do fanatismo. Ele duvida do choque de civilizações. A escolha de sua filha o transtorna, põe em dúvida as suas convicções, tudo aquilo que ele acreditou transmitir. Quer compreender, renovar o diálogo com Claire. Mas só encontra Aïsha. Em um dia de outubro, ele foi assassinado em Paris, a poucos passos da Sorbonne. Vingança de um fanático ou algum outro motivo sórdido?


O autor

MAX GALLO
Max Gallo nasceu na cidade de Nice, França, em 1932. Filho de classe operária, deixou o Partido Comunista quando se deu conta de sua condição de intelectual. Licenciado em História e doutor em Letras, lecionou durante muito tempo. Escreveu várias biografias – entre elas as de Jaurès, Robespierre, Garibaldi, Valle, De Gaulle e Napoleão. Trabalhou como editorialista do L’Express e diretor de redação do Matin, de Paris. Anos mais tarde, entrou na política pelas mãos de François Mitterrand, de cujo governo foi porta-voz (1983-1984). Durante algum tempo, foi deputado por sua cidade natal. Em 1990, farto do mundo político e de suas discussões, voltou aos livros, editou um jornal (já extinto) e, hoje, é comentarista em programas de rádio e colunista.



um lançamento