sexta-feira, 1 de maio de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 04-15.05 2015

         



Exposição “A abolição e seus registros na vida privada II”
         

12.05 a 09.07
        

Desde 2011 o Serviço de Arquivo Histórico e Institucional realiza exposições ligadas à temática da escravidão negra e sua abolição no Brasil. Em 2014 foi realizada a primeira edição da mostra “A Abolição e seus registros na vida privada”, com documentos que retratavam a perspectiva abolicionista. Uma vez que os documentos não se esgotaram e a recepção do público foi boa, a exposição volta com sua segunda edição em 2015. Foram selecionados alguns documentos do período de 1871 a 1896 que mostram os desdobramentos da lei de 13 de maio; arquivos de Rui Barbosa e da Família Barbosa de Oliveira que registram os movimentos pelo fim da escravidão e seu impacto na sociedade brasileira depois de maio de 1888. Museu.
         
         

IDEIAS

05.05
terça, 14h
        

Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições

"Capitalismo criativo e criatividade multitudinária" é o terceiro da série promovida pela FCRB em parceria com a Universidade Nômade. Sala de cursos. Entrada franca.


06.05
quarta, 13h
        

Estudos de direito e política

Debate “Democracia e cultura cívica na América Latina” com a participação de Marcos Araújo (Sociologia da UFPE), Walter Rodrigues (Direito da UniRio) e Ricardo Marinho (História da Unigranrio e membro da cátedra Mariátegui). O evento tem a finalidade de discutir as experiências sociais e políticas na América latina. Sala de cursos. Entrada franca.


07.05
quinta, 9h
        

O Sistema Nacional de Cultura no desenho federativo brasileiro e seus mecanismos de participação social: um estudo de caso

Palestra com a pesquisadora Clarissa Semensato (Políticas Culturais/FCRB). A conferencista vai explicitar o Sistema Nacional de Cultura e sua implantação a partir da lógica do desenho federativo brasileiro. Sala de cursos. Entrada franca.


13.05
quarta, 14h30
        

Memória & informação

Palestra “Centros de Memória”, proferida pela professora Ana Maria de Almeida Camargo, História/USP. Sala de cursos. Entrada franca.

         

CURSO

12.05
terça, 10h às 15h
        

Elaboração de resumos

Ministrada por Eduardo Coelho (doutor em Literatura/UFRJ), a oficina destaca as prioridades na elaboração de resumos sobre documentos de arquivo e procura analisar resumos de base de dados de instituições, com enfoque sobre a seleção de palavras e a construção sintática de períodos. Sala de cursos. Participação gratuita mediante inscrição prévia. Vagas limitadas.

         

MÚSICA

14.05
quinta, 12h30
        

Concerto da orquestra Rio Camerata

Apresentação com a participação dos solistas Gabriel Linhares (trompete) e Harold Emert (oboé) e com regência de Israel Menezes. No programa, G.P.Telemann, G.Rossini e J.W.Hertel. Auditório. Entrada franca.

         

INSCRIÇÕES ABERTAS

até 15.05
        

VII Encontro de Arquivos Científicos

O evento será de 24 a 26 de junho e terá como tema central "Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa". Serão também abordados os seguintes temas: "Legislação e acesso aos arquivos de ciência e tecnologia" e "Atividade de pesquisa e a gestão de documentos". Uma promoção da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) Serão concedidos certificados para os participantes com, no mínimo, 75% de presença. Auditório. Entrada franca.

Nenhum comentário: