quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cinemateca tem programação especial do Dia do Trabalho


A Cinemateca de Curitiba promove, a partir da próxima sexta-feira (dia 1º) até domingo (03), uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalho. Com uma seleção de filmes nacionais, o espaço exibe os sucessos e fracassos de diferentes profissões em diferentes épocas. A entrada é gratuita.
No primeiro dia da mostra serão exibidos a comédia Durval Discos, de Ana Muylaert e o drama musical Antônia, de Tatá Amaral, às 17h e 19h respectivamente. No sábado, às 19h, é a vez do filme Estômago, do diretor Marcos Jorge, ocupar a grande tela. Para encerrar, no domingo serão exibidos  mais dois clássicos do cinema nacional em sessões às 17h e 19h: Boleiros – Era uma vez o futebol, de Ugo Giorgetti e o premiado Eles Não Usam Black Tie, de Leon Hirszman.
Programação
Dia 01/05 às 17hs
DURVAL DISCOS de Anna Muylaert (2002, 93’)
Durval – dono de uma loja que vende apenas discos em vinil, no bairro de Pinheiros, em São Paulo – e sua mãe Carmita vivem um cotidiano sem emoções ou horizontes. Tudo acontece em 1995, ano em que a indústria fonográfica brasileira deixou de fabricar discos de vinil. E assim como o vinil, o dia-a-dia em torno da loja de discos mostra que a vida tem sempre o lado A e o lado B.
Gênero: Comédia
Elenco: Ary França, Etty Fraser, Fábio Sleiman, Isabela Guasco, Kadu Torres, Letícia Sabatella, Marisa Orth, Rita Lee
Classificação: 12 anos
Dia 01/05 às 19hs
ANTÔNIA de Tatá Amaral (2006, 90’)
Preta (Negra Li), Barbarah (Leila Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) são quatro amigas de infância que moram na Zona Norte de São Paulo e formam o conjunto de hip hop que dá nome ao filme. Enquanto lidam com a violência da região onde moram e o machismo dentro da cena musical, elas tentam o sucesso.
Gênero: Drama/Musical
Elenco: Leilah Moreno, Cindy, Quelynah, Negra Li Sandra de Sá, Thaíde, Nathalye Cris, Thobias da Via Vai, Maionezi, DJ Hadji, Ezequiel da Silva
Classificação: 12 anos
Dia 02/05 às 19hs
ESTOMÂGO de Marcos Jorge ( 2007, 113’)
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.
Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.
Gênero: comédia
Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos, Jean Pierre Noher, Alexander Sil, Marco Zenni
Classificação: 16 anos
Dia 03/05 às 17hs
BOLEIROS – ERA UMA VEZ O FUTEBOL de Ugo Giorgetti (1998, 97’)
Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.
Gênero: Comédia
Elenco: Denise Fraga, Marisa Orth, Flavio Migliaccio, Lima Duarte, Adriano Stuart, Otávio Augusto, Cássio Gabus Mendes, Rogério Cardoso, Antônio Grassi.
Classificação: Livre
Dia 03/05 às 19hs
ELES NÃO USAM BLACK-TIE de Leon Hirszman (1981, 122’)
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.
Baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri. Premiado no Festival de Veneza.
Gênero: Drama
Elenco: Anselmo Vasconcelos, Bete Mendes, Carlos Alberto Riccelli, Fernanda Montenegro, Francisco Milani, Gianfrancesco Guarnieri, Lelia Abramo, Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho
Classificação: 14 anos
Local: Cinemateca
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário: