terça-feira, 28 de abril de 2015

CARLOS NAVAS FAZ HOMENAGEM A MÁRIO REIS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Reabrindo a temporada do projeto Samba de Bamba, músico paulistano canta sucessos da era do rádio

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 05 de maio como atração do projeto Samba de Bamba, o show do cantor paulistano Carlos Navas. O músico sobe ao palco com o repertório do seu elogiado álbum Quando o Samba Acabou, disco que presta homenagem a uma das mais famosas vozes da era do rádio, o carioca Mário Reis (1907-1981).

Lançado em 2007, Quando o Samba Acabou é o sexto álbum da carreira de Carlos Navas. O trabalho é dedicado ao cantor Mário Reis e recebeu elogios da crítica especializada, tendo sido a única homenagem em disco ao Bacharel do Samba, como Reis era conhecido. O homenageado é considerado o primeiro inovador do canto no samba, com dicção particular que se aproximava da fala, sendo visto como um dos precursores da bossa nova.

Carlos Navas iniciou sua carreira musical como agente e produtor de Tetê Espíndola e Alaíde Costa, no final da década de 1980. Em 1992 começa a participar de shows como backing vocal e passa a se dedicar ao canto. Seu primeiro álbum, Pouco pra Mim, foi lançado em 1997. Com dez discos no currículo, acumula versões, homenagens e reconhecimento de público e crítica.

No palco, Navas será acompanhado pelo trio Evandro Gracelli (violão), Humberto Zigler (percussão) e Moisés Alves (piano). O repertório é repleto de clássicos do samba, tendo canções como Se Você Jurar (Francisco Alves/Ismael Silva/Nilton Bastos), Filosofia (Noel Rosa/André Filho) e Jura (Sinhô).

O cantor Mario Reis, que ganha a releitura de Navas, era conhecido como Bacharel do Samba por sua formação em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Parceiro de Carmen Miranda e Francisco Alves, com quem fez grande sucesso na década de 1930, implementou um canto sincopado, com entonação mais suave, técnica que viria a ser trabalhada posteriormente por João Gilberto. Colega de classe de Ary Barroso, gravou o primeiro sucesso popular do compositor, Vamos deixar de intimidades. Após ficar muitos anos afastado da música, retoma a carreira em 1965, tendo gravado seu último disco em 1971.

Samba de Bamba
Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.

O formato é semelhante ao programa de mesmo nome que Browne realiza há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.


Serviço:
Música: Samba de Bamba apresenta Carlos Navas
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba)
Data: 05 de maio de 2015
Horário: terça-feira, às 20h
Ingressos: vendas a partir de 02 de maio (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: