segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TESTE DE AUDIÊNCIA CONVIDA PARA MAIS UMA SESSÃO SURPRESA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


No dia 11 de agosto, os fãs de cinema têm compromisso marcado no Teatro da CAIXA. Viabilizado por meio do patrocínio da CAIXA Cultural, o Teste de Audiência foi desenhado pelos cineastas Marcio Curi e Renato Barbieri nos moldes dos realizados pelas cinematografias mais desenvolvidas do mundo e adaptado à realidade brasileira.

Teste de Audiência

O Teste de Audiência é um projeto que exibe no Teatro da CAIXA, uma vez por mês, um filme brasileiro da nova safra, ainda em fase de finalização. Por meio de um questionário tabulado pela equipe de pesquisadores do Teste de Audiência, a plateia, formada por leigos e especialistas em cinema, emite sua opinião sobre diversos aspetos do filme como roteiro, trilha, duração, personagens, além de peças promocionais como cartaz e trailer. Ao final, um debate com o diretor ou produtor dá chance ao público de fazer perguntas, críticas e elogios.

Para sua terceira temporada, o Teste de Audiência trouxe inovações. As sessões passaram a ser surpresa. Ou seja, somente no momento da exibição do filme o público fica sabendo o que assistirá. Esse formato é usado nos tradicionais screening tests no exterior. Para os curadores e idealizadores do projeto, os cineastas Renato Barbieri e Marcio Curi, a chamada “Sessão Surpresa” melhora qualitativamente o resultado dos questionários e dos debates, uma vez que o espectador chega ao Teatro da CAIXA menos condicionado a respeito do que irá assistir.

Ainda pensando na qualidade do material obtido no Teste, foi criado em 2009 o Grupo Focal. Antes de se iniciar o bate-papo entre público e diretor, um pequeno grupo de participantes pré-selecionados da plateia é levado a outra sala do Teatro da CAIXA para uma conversa mais aprofundada sobre o filme. Este bate-papo é conduzido por uma pesquisadora e acompanhado por um dos curadores do projeto.

O CD com o áudio do debate entre público e diretor, assim como os relatórios da pesquisa quantitativa e do Grupo Focal, são entregues aos realizadores dos filmes testados. Em posse desse material, produtores e diretores têm uma visão privilegiada dos valores do filme. Isso pode ajudar nas tomadas de decisões relevantes para o aprimoramento da montagem e para a elaboração da estratégia de lançamento. Durante o evento, a plateia concorre a entradas de cinema e locações de DVD.

Serviço: Sétima edição de 2009 do Projeto Teste de Audiência

Local: Teatro da CAIXA (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba)

Data: 11 de agosto de 2009

Horários: 19h30

Ingressos: Entrada Franca – Ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir do meio dia.

Bilheteria: 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima do teatro: 123 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: