sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ESPETÁCULO DE DANÇA “CASTANHA SUA COR” ESTREIA NA CAIXA CULTURAL


Fusão do popular e erudito traz uma linguagem contemporânea da dança

O Teatro da CAIXA recebe, de sexta-feira (14) a domingo (16), o espetáculo de dança “Castanha Sua Cor, constituído pelo Grupo Grial de Dança e apresentado pelo duo coreográfico Maria Paula Costa Rego e Sebastião Lima. Na peça, Maria Paula interpreta uma bailarina de formação erudita e Sebastião Lima é Seu Martelo, um dos mais antigos brincantes (personagens ativos da cultura popular) de Pernambuco.

“Castanha Sua Cor” é a última parte da trilogia “A Parte que nos Cabe”, que iniciou com “Brincadeira de Mulato” e “Ilha Brasil-Vertigem”. A série busca permear o universo das raças formadoras do povo brasileiro para criar uma corporalidade própria e construir a dança contemporânea pela pluralidade deste povo. Os espetáculos descentralizam a ideia de arte contemporânea pela premissa de que cada local possui seus instrumentos para a construção da sua própria linguagem.

O espetáculo é a maneira poética escolhida pelo grupo para adentrar no interior da cultura brasileira e levar o público aos tempos remotos, resgatando a memória de um lugar e de um povo, sob a ótica de diferentes personagens, dentre eles brancos, negros e pardos. A peça permeia elementos da tradição popular e da contemporaneidade com o vigor e a sutileza necessários para tratar do olhar que os próprios brasileiros possuem de si e dos mais diversos povos contidos em um mesmo Brasil. O duo coreográfico se torna a dramaturgia de romances populares, antigas loas e canções e tradição corporal apresentada como linguagem e memória já quase soterrada pelo tempo.

Sobre o Grupo Grial de Dança

Fundado em 1997 pelo escritor Ariano Suassuna, o Grupo Grial de Dança é hoje dirigido e coreografado pela balinarina Maria Paula Costa Rego. Com mais de 10 anos de estrada o grupo produz espetáculos singulares, pois seu corpo dançante é composto por brincantes da tradição popular e bailarinos de formação erudita. Esta mistura permite criar uma linguagem contemporânea de dança com os contrastes típicos e marcantes da cultura brasileira.

Histórico - O Grupo estreou nos palcos em 1997 com “A Demanda do Graal Dançado” que foi lançado nacionalmente pelo canal Multishow. Nos dois anos seguintes criou o “Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo” e participou do “Festival 11”, em Paris. O espetáculo “Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta” foi premiado em 2002 pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, com o Projeto Encena Brasil. Em 2005 inicia a criação da trilogia “A Parte que nos Cabe” com “Brincadeira de Mulato”. Em 2006, apresenta a segunda parte da trilogia “Ilha Brasil-Vertigem” vencedora do prêmio Klauss Vianna da FUNARTE e do Prêmio Especial no Janeiro de Grandes Espetáculos. No ano seguinte, 2007, finaliza com “Castanha Sua Cor”.

Ficha Técnica

Concepção: Maria Paula Costa Rêgo

Direção: Maria Paula e Eric Valença

Assistente de Direção: Emerson Dias

Trilha: Hélder Vasconcelos

Luz: Luciana Raposo, Sávio Uchoa

Assistente Iluminação e Arte: Maria Helena Costa Rêgo

Figurino: Gustavo Silvestre

Direção de Arte: Dantas Suassuna

Videasta: Hanna Godoy

Serviço: Espetáculo de dança “Castanha Sua Cor”

Local: Teatro da CAIXA (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba)

Data: de 14/08/2009 a 16/08/2009

Horários: sexta e sábado às 21h

domingo às 19h

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

Bilheteria: 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Lotação máxima do teatro: 123 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: