sábado, 3 de janeiro de 2009

Site inglês disponibiliza iPoemas

Um site agora lançado permite descarregar poesia em MP3 para ouvir em leitores de áudio digitais.

A 57 Productions, uma empresa de entretenimento britânica, lançou recentemente um site onde é possível fazer o download e ouvir poesia, depois de descarregada, em leitores de MP3 e iPods, revela a imprensa inglesa.

Com um acervo de poesia moderna, o site, chamado iPoems, foi inaugurado na passada quarta-feira, conforme anunciou o porta-voz da empresa responsável, Philip Abraham.

Desde então, foram já disponibilizados cerca de mil poemas escritos em inglês, que podem ser descarregados a um preço de 75 cêntimos por cada ficheiro áudio e 1,4 euros por cada ficheiro de vídeo.
A empresa está a oferecer uma mensalidade gratuita, sendo que, após a oferta, a subscrição do serviço custa cerca de 14 euros por ano.

Entre os autores aí disponibilizados está Ian McMillan, poeta que acredita que o futuro da poesia passa por esta nova forma de difusão, a par da tradicional versão impressa.

"Isto é um passo em frente. Os poemas falados irão oferecer uma interpretação diferente e mais profunda, remetendo-nos para a tradição oral de onde a poesia emergiu", afirmou em declarações ao Daily Telegraph.

Também o premiado Andrew Motion se mostrou entusiasmado com a ideia. "Esta é uma área com um potencial enorme. Se podemos ter uma sinfonia ou um sermão religioso no iPod, porque não poemas?", comentou a propósito.

O lançamento do iPoems é um bom indicador de como a Internet e as novas tecnologias podem transformar o cenário da poesia.

No final do ano passado foi igualmente lançado o The Poetry Archive, através do qual é possível ouvir vários poetas a recitarem os seus trabalhos.

Apesar de não permitir o download do material, recebeu já a visita de 250 mil pessoas.

No site podem pesquisar-se obras por título, tema ou nome do autor, contando este com poemas que datam do século XVII até à actualidade.

Este 'arquivo poético' lançou entretanto uma compilação de 60 minutos, em CD, com alguns dos trabalhos mais significativos, à venda na loja virtual Poetry Bookshop Online.

Nenhum comentário: