quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cida Moreira e André Frateschi cantam Tom Waits no Paiol


Neste fim de semana, a música do compositor norte-americano toma conta do Teatro Paiol, no show “Canções para cortar os pulsos”, que tempera com humor a melancolia das composições.






Com direção geral de Cida Moreira (voz, piano e acordeom), ao lado de André Frateschi (voz, violão e gaita), o espetáculo Canções para cortar os pulsos – A Música de Tom Waits é o cartaz do Teatro Paiol, às 21h de sábado (6) e às 19h de domingo (7). Em clima de cabaré, a dupla interpreta 21 temas do repertório cult do músico nova-iorquino. No programa estão baladas, blues, polca, country e tango que traçam um panorama dos mais de 30 anos da carreira do cantor, compositor e ator, considerado um dos personagens mais interessantes e excêntricos do universo da música pop norte-americana.

Realçado pelas características dos dois artistas, que vão além do canto e da execução dos instrumentos, o show é teatral. Cida Moreira confessa uma identificação musical e artística com Tom Waits, e explica ter escolhido interpretar sua obra “porque são canções de sangrar, de cortar os pulsos”. Mas, apesar do título e das músicas que mostram o estado de espírito triste e melancólico do autor, a produção tem humor: os intérpretes falam coisas engraçadas e cantam com senso cômico.

O repertório da cantora e atriz Cida Moreira sempre foi instigante e, quando ela descobriu que André Frateschi nutria a mesma paixão pela obra de Tom Waits, nasceu o espetáculo para celebrar esse estranho artista que, segundo Cida, “compõe como que fazendo malabarismos com nossos sentimentos mais secretos”. Para André, “juntas, a voz, a poesia e a música de Waits são a melhor crônica do século XX”.

Os artistas – A cantora e pianista paulista Cida Moreira iniciou a carreira artística na década de 1970, trabalhando em teatro e musicais. O primeiro disco, Summertime, independente e ao vivo, foi lançado em 1981 com clássicos do blues e do jazz norte-americano, além da versão censurada de Geni, de Chico Buarque. Desde então gravou outros LPs e CDs, alguns dedicados a compositores, como Cida Moreira Interpreta Brecht e Cida Canta Chico.

Com um repertório refinado, Cida é uma das poucas cantoras brasileiras que sabe extrapolar a arte musical para levar ao público outras expressões culturais. O mesmo talento que fez história no teatro, marcou presença na televisão e no cinema brasileiros. Recentemente, a cantora lançou o CD Angenor, delicada homenagem ao grande compositor Cartola.

O ator, radialista, vocalista e locutor André Frateschi tem estreita relação com a música, com trabalhos em televisão, rádio e, especialmente, no teatro paulistano. Na televisão, atuou na novela Ciranda de Pedra, da rede Globo, onde fez também Páginas da Vida e as minisséries JK, Mad Maria, Um Só Coração e Queridos Amigos. Participou, ainda, do longa-metragem O Cheiro de Ralo, de Heitor Dhalia, entre outros.

Frateschi é vocalista e idealizador da Poltrona F, banda de funk e soul, e do Heroees, única banda brasileira dedicada ao repertório de David Bowie. No teatro, entre outros trabalhos, participou recentemente de Ricardo III, de Shakespeare, com direção de Roberto Lage, além de Sossego e Turbulência no Coração de Hortência, no projeto Teatro nas Universidades, como ator e diretor musical.

Serviço:

Espetáculo Canções Para Cortar os Pulsos – A Música de Tom Waits, com Cida Moreira e André Frateschi

Datas e horários: dia 6 de dezembro (sábado), às 21h, e dia 7 de dezembro (domingo), às 19h.

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)

Ingressos: R$ 30

Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: