quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um punhado de pó

Um punhado de pó
de Evelyn Waugh


296 páginas - capa dura

Tony Last vive para a sua mansão de estilo gótico vitoriano e para um casamento que crê feliz. Sucede, porém, que o gótico vitoriano enerva a sua encantadora mulher, Lady Brenda, e, juntamente com o quotidiano do campo, representa o tédio de uma vida sem conflitos e também sem préstimo no mundo presente.

Esse tédio lança Lady Brenda num relacionamento amoroso com um jovem apático, sem interesse nem posição. Assim começa esta obra-prima literária de 1934. A visão mordente e tragicómica da decadência das classes altas inglesas no período entre as duas grandes guerras revela o génio criativo e o espírito de Evelyn Waugh, inquestionavelmente um dos maiores escritores do século XX.

A imagem final do cavalheiro inglês a recitar a obra de um dos maiores escritores da tradição literária inglesa (Charles Dickens) para uma não-audiência em plena selva brasileira é eloquente, bem como a epígrafe, de T.S.Eliot: «Vou mostrar-te uma coisa à uma diferente / Da tua sombra que te segue ao amanhecer / E da tua sombra que por ti se ergue ao anoitecer; / Vou mostrar-te o medo num punhado de pó.»


O AUTOR
Evelyn Waugh nasceu em 1903, numa família de escritores, e a sua obra de novelista satírico, de biógrafo apaixonado e de jornalista de alto coturno insere-se com uma pessoalíssima desenvoltura na corrente satírica tão predominante na literatura inglesa.

Do mesmo autor: O ente querido

"Um dos melhores romances do século.”
Frank Kermode


* Os Livros da Raposa são uma chancela dos Livros Cotovia

Um lançamento da


Nenhum comentário: